o legislativo municipal o papel do vereador para sociedade

19
O LEGISLATIVO O LEGISLATIVO MUNICIPAL MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE SOCIEDADE

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

114 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

O LEGISLATIVO O LEGISLATIVO MUNICIPAL MUNICIPAL

O PAPEL DO VEREADOR PARA O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADESOCIEDADE

Page 2: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Participação Cidadã:Participação Cidadã:

• Compreender o papel e a atuação do Compreender o papel e a atuação do poder legislativo municipal.poder legislativo municipal.

• Conhecer os vereadores e suas ações.Conhecer os vereadores e suas ações.• Despertar o interesse pela história da Despertar o interesse pela história da

casa e de seus parlamentares.casa e de seus parlamentares.• Entender os processos e procedimentos Entender os processos e procedimentos

adotados pela CMN nas funções adotados pela CMN nas funções constitucionais.constitucionais.

• Adotar uma postura educativa como Adotar uma postura educativa como novo papel da CMN.novo papel da CMN.

Page 3: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Divisão dos PoderesDivisão dos Poderes

Poder LegislativoPoder Legislativo: Senado, : Senado, Câmara dos Deputados, Assembléia Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal.Legislativa, Câmara Municipal.

Poder ExecutivoPoder Executivo: União, Governo : União, Governo do Estado, Prefeituras;do Estado, Prefeituras;

Poder JudiciárioPoder Judiciário: Tribunais : Tribunais Federais, Tribunais Regionais, Federais, Tribunais Regionais, Comarcas, Varas, etc. Comarcas, Varas, etc.

Page 4: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

O Município:O Município:

Município é a unidade territorial e Município é a unidade territorial e política, componente da ordem política, componente da ordem federativa da União, tem a sua federativa da União, tem a sua autonomia administrativa, política autonomia administrativa, política e financeira, entretanto e financeira, entretanto respeitando mutuamente as respeitando mutuamente as respectivas esferas de atuação e respectivas esferas de atuação e competência (Estado e União). competência (Estado e União).

Page 5: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

03 tipos de municípios03 tipos de municípios

UrbanosUrbanos - municípios constituídos - municípios constituídos exclusivamente, ou quase, por território exclusivamente, ou quase, por território urbanizado; urbanizado;

RuraisRurais - municípios constituídos por um - municípios constituídos por um ou mais núcleos populacionais de ou mais núcleos populacionais de pequenas dimensões e por território pequenas dimensões e por território não urbanizado relativamente vasto; não urbanizado relativamente vasto;

MistosMistos - municípios que compreendem - municípios que compreendem quantidades significativas quer de quantidades significativas quer de território urbano, quer de território território urbano, quer de território rural. rural.

Page 6: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

A Câmara:A Câmara:

No Brasil a No Brasil a câmara municipalcâmara municipal (ou (ou câmara de vereadorescâmara de vereadores) é ) é Órgão Legislativo da Órgão Legislativo da administração dos Municípios, administração dos Municípios, configurando-se como a configurando-se como a assembléia de representantes assembléia de representantes dos cidadãos residentes.dos cidadãos residentes.

Page 7: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Vereador:Vereador:

O O vereadorvereador ou ou ediledil é o agente político é o agente político que atua no âmbito dos Municípios, a nível que atua no âmbito dos Municípios, a nível legislativo, conforme a forma de governo legislativo, conforme a forma de governo constitucional.constitucional.

No Brasil, ele tem atividade legislativa e No Brasil, ele tem atividade legislativa e parlamentar, gozando de prerrogativas parlamentar, gozando de prerrogativas legais asseguradas pelo mandato, como legais asseguradas pelo mandato, como inviolabilidade do Exercício da vereança, inviolabilidade do Exercício da vereança, por opiniões, palavras e votos;por opiniões, palavras e votos;

Idade mínima de 18 anos.Idade mínima de 18 anos.

Page 8: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Eleições:Eleições:

A eleição é um dos modos de exercício da democracia, democracia que é processo dinâmico e permanente da vontade popular.

Para se chegar à condição de eleito, passa-se primeiramente pelo estágio de candidatura, que está a exigir a probidade, a honestidade, a dignidade, a moralidade e o compromisso do candidato com o interesse público.

Page 9: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Posse:Posse:

O vereador toma posse no dia 1º. O vereador toma posse no dia 1º. de janeiro do ano seguinte às de janeiro do ano seguinte às eleições municipais. eleições municipais.

Tomar posse significa que o eleito, Tomar posse significa que o eleito, a partir daquele momento, passa a a partir daquele momento, passa a ser o legítimo representante do ser o legítimo representante do povo do Município.povo do Município.

Page 10: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Compromisso de Posse:Compromisso de Posse:

PROMETO EXERCER COM PROMETO EXERCER COM DEDICAÇÃO E LEALDADE O MEU DEDICAÇÃO E LEALDADE O MEU MANDATO, MANTENDO, MANDATO, MANTENDO, DEFENDENDO E CUMPRIDO A LEI DEFENDENDO E CUMPRIDO A LEI ORGÂNICA, OBSERVANDO AS LEIS ORGÂNICA, OBSERVANDO AS LEIS DA UNIÃO, DO ESTADO E DO DA UNIÃO, DO ESTADO E DO MUNICÍPIO, PROMOVENDO O BEM MUNICÍPIO, PROMOVENDO O BEM ESTAR GERAL DOS MUNÍCIPES E ESTAR GERAL DOS MUNÍCIPES E EXERCENDO O CARGO SOB A EXERCENDO O CARGO SOB A INSPIRAÇÃO DA DEMOCRACIA, DA INSPIRAÇÃO DA DEMOCRACIA, DA LEGITIMIDADE E DA LEGALIDADE".LEGITIMIDADE E DA LEGALIDADE".

Page 11: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Funções da Câmara:Funções da Câmara: Função LegislativaFunção Legislativa – consiste na elaboração de – consiste na elaboração de

Leis sobre matérias de competência exclusiva do Leis sobre matérias de competência exclusiva do Município;Município;

Função FiscalizadoraFunção Fiscalizadora – tem o objetivo do – tem o objetivo do exercício do controle da administração local, exercício do controle da administração local, principalmente quanto a execução orçamentária principalmente quanto a execução orçamentária e o julgamento de contas;e o julgamento de contas;

Função JulgadoraFunção Julgadora – Função de julgar o Prefeito, – Função de julgar o Prefeito, Vice-prefeito, vereadores, quando praticam Vice-prefeito, vereadores, quando praticam ações político-administrativas não condizentes ações político-administrativas não condizentes com is interesses do município;com is interesses do município;

Função AdministrativaFunção Administrativa – a qual restringi-se a – a qual restringi-se a sua administração interna, ou seja, a estrutura sua administração interna, ou seja, a estrutura organizacional, seu quadro de pessoal, a direção organizacional, seu quadro de pessoal, a direção de seus serviços auxiliares e regimentais.de seus serviços auxiliares e regimentais.

Page 12: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Plenário:Plenário:

A palavra vem de A palavra vem de plenopleno (cheio, (cheio, repleto). É o lugar destinado aos repleto). É o lugar destinado aos assentos dos vereadores. É de assentos dos vereadores. É de dentro do dentro do Plenário Plenário que os que os representantes eleitos pelo povo representantes eleitos pelo povo discutem e decidem leis e projetos discutem e decidem leis e projetos de interesse da coletividade.de interesse da coletividade.

Page 13: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Mesa DiretoraMesa Diretora

É eleita para mandato de 2 (dois) anos, É eleita para mandato de 2 (dois) anos, onde os Vereadores escolhem para onde os Vereadores escolhem para administrar o Legislativo, 1 (hum) administrar o Legislativo, 1 (hum) Presidente 1º e 2º Vice- Presidente, 1º 2º Presidente 1º e 2º Vice- Presidente, 1º 2º 3º e 4º Secretários. 3º e 4º Secretários.

A Casa é administrada pelo Presidente e A Casa é administrada pelo Presidente e auxiliado pelo 1º e 2º Secretários, os auxiliado pelo 1º e 2º Secretários, os demais cargos da Mesa são substitutos demais cargos da Mesa são substitutos para o caso de impedimento dos titulares. para o caso de impedimento dos titulares.

Page 14: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Regimento Interno:Regimento Interno:

Código de normas que nele se Código de normas que nele se baseiam o funcionamento da baseiam o funcionamento da Câmara Municipal e as atividades Câmara Municipal e as atividades do vereador quando no Plenário.do vereador quando no Plenário.

Page 15: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Sessão LegislativaSessão Legislativa

Sessão legislativa é o Sessão legislativa é o período anual de reunião da período anual de reunião da Câmara Municipal.Câmara Municipal.

Cada legislatura é Cada legislatura é composta de quatro composta de quatro sessões legislativas. sessões legislativas.

Page 16: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Tipos de Sessões:Tipos de Sessões: Sessão Especial - Sessão Especial - Seu objetivo é discutir, com Seu objetivo é discutir, com

autoridades (municipais, estaduais ou federais) autoridades (municipais, estaduais ou federais) questões ligadas à coletividade de forma ampla ou questões ligadas à coletividade de forma ampla ou restrita.restrita.

Sessão Extraordinária - Sessão Extraordinária - É convocada para uma É convocada para uma finalidade específica. O prefeito pode solicitar a finalidade específica. O prefeito pode solicitar a convocação dos vereadores para discutir questões convocação dos vereadores para discutir questões de interesse do Município. Mas isso só é possível de interesse do Município. Mas isso só é possível com uma prévia comunicação à Mesa Diretora do com uma prévia comunicação à Mesa Diretora do Legislativo.Legislativo.

Sessão Ordinária - Sessão Ordinária - É aquela que ocorre dentro É aquela que ocorre dentro do período normal de funcionamento dos do período normal de funcionamento dos trabalhos em plenário.trabalhos em plenário.

Sessão Solene - Sessão Solene - Como o próprio nome sugere, Como o próprio nome sugere, ela se realiza em clima de ela se realiza em clima de solenidade solenidade ((festividade).festividade).

Page 17: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Proposições:Proposições:

Toda matéria Legislativa, sujeita Toda matéria Legislativa, sujeita ou não à deliberação do Plenário;ou não à deliberação do Plenário;

São elas: Emendas a Lei Orgânica, São elas: Emendas a Lei Orgânica, Projeto de Lei Complementar e Projeto de Lei Complementar e Ordinária, Projeto de Decreto Ordinária, Projeto de Decreto Legislativo, Resoluções, Moções, Legislativo, Resoluções, Moções, Requerimentos, Substitutivos, Requerimentos, Substitutivos, emendas, subemendas e emendas, subemendas e indicações.indicações.

Page 18: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Comissões LegislativasComissões Legislativas

As comissões são órgãos colegiados, As comissões são órgãos colegiados, de constituição permanente ou de constituição permanente ou temporária, com competência temporária, com competência determinada, que têm por finalidade o determinada, que têm por finalidade o estudo prévio das matérias decididas estudo prévio das matérias decididas no Plenário.no Plenário.

Auxilia as atividades parlamentares Auxilia as atividades parlamentares tanto no processo legislativo quanto tanto no processo legislativo quanto nas funções fiscalizadoras e nas funções fiscalizadoras e julgadoras.julgadoras.

Page 19: O LEGISLATIVO MUNICIPAL O PAPEL DO VEREADOR PARA SOCIEDADE

Site:Site:

www.cmnat.rn.gov.brwww.cmnat.rn.gov.br