o jornal puc cidadÃo é produzido pela escola de...

6
O Jornal PUC CIDADÃO é produzido pela Escola de Comunicação da PUC Goiás [Jornalismo | Publicidade e Propaganda] Lambe-Lambe produz mais de 3 mil fotos no primeiro dia da Jornada U m dos serviços oferecidos pela Escola de Comunicação na Jornada de Cidadania é a produção de fotos 3x4 gratuitas. Cada pessoa recebe quatro cópias das fotos, que ficam prontas em uma hora e podem ser retiradas no balcão ao lado do estande. Ele está localizado no piso inferior do Centro de Convenções, no Campus II. Criado em 2006, o projeto envolve alunos e professores dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás. Aluno do 7° período de Publicidade e Propaganda, Jorge Fernando de Oliveira é monitor no estande pelo segundo ano consecutivo e avalia que as mulheres são as que mais procuram pelo Lambe-lambe. Sabrina Pontes de Assis (5º Per. Mat) Segundo a professora do curso de Publicidade, Patrícia Quitero, no primeiro dia da Jornada (23) 400 mulheres, 263 homens e 119 crianças foram fotografadas, totalizando 3.488 fotos. A professora explica que a maioria das pessoas tiram as fotos para o documento de identidade, que pode ser feito dentro da Jornada, no estande do Vapt Vupt. Neide Castro mora nos arredores do Campus II, e veio conferir o evento. Ela aproveitou a chance para tirar fotos 3x4. “Eu acabei de chegar, estou gostando do evento, vou tirar fotos para uns documentos”. Terça-feira, 24 de maio de 2016 Autoridades marcam presença em celebração Foto: Lara Martins N esta terça-feira, 24 de maio, o Governador de Goiás, Marconi Perillo, participou de celebração presidida pelo Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, em comemoração à Padroeira de Goiânia, na Jornada da Cidadania. ”Estou muito feliz por participar mais uma vez da Jornada e da Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora”, afirmou. Durante a homilia, o Arcebispo ressaltou a importância de se espelhar nas atitudes e ensinamentos de Maria, Mãe de Jesus, para conquistar a alegria e o amor. “Viver sempre como Maria na atenção ao coração aos outros”, recomendou. Ao final da celebração, o Reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, presenteou o Governador, o secretário municipal de Governo e representante do prefeito de Goiânia, Osmar Magalhães, e os gestores das instituições católicas de ensino com Foto: auany Monma Thauany Monma (3º Per. Mat) o livro sobre o Secretário da Congregação para a Educação Católica do Vaticano, “Dom Angelo Vicenzo Zani, uma vida dedicada à educação católica”.

Upload: dangnhi

Post on 04-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Jornal PUC CIDADÃO é produzido pela Escola de …pucgoias.edu.br/arquivos/2016/05/24/puc_cidadao_terca.pdf · Bruna Martins de Souza e Tatiana Muratti (3° período)/ Foto: Rafaella

O Jornal PUC CIDADÃO é produzido pela Escola de Comunicação da PUC Goiás [Jornalismo | Publicidade e Propaganda]

Lambe-Lambe produz mais de 3 mil fotos no primeiro dia da Jornada

Um dos serviços oferecidos pela Escola de Comunicação na Jornada de Cidadania

é a produção de fotos 3x4 gratuitas. Cada pessoa recebe quatro cópias das fotos, que ficam prontas em uma hora e podem ser retiradas no balcão ao lado do estande. Ele está localizado no piso inferior do Centro de Convenções, no Campus II. Criado em 2006, o projeto envolve alunos e professores dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás.

Aluno do 7° período de Publicidade e Propaganda, Jorge Fernando de Oliveira é monitor no estande pelo segundo ano consecutivo e avalia que as mulheres são as que mais procuram pelo Lambe-lambe.

Sabrina Pontes de Assis (5º Per. Mat)

Segundo a professora do curso de Publicidade, Patrícia Quitero, no primeiro dia da Jornada (23) 400 mulheres, 263 homens e 119 crianças foram fotografadas, totalizando 3.488 fotos.

A professora explica que a maioria das pessoas tiram as fotos para o documento de identidade, que pode ser feito dentro da Jornada, no estande do Vapt Vupt. Neide Castro mora nos arredores do Campus II, e veio conferir o evento. Ela aproveitou a chance para tirar fotos 3x4. “Eu acabei de chegar, estou gostando do evento, vou tirar fotos para uns documentos”.

Terça-feira, 24 de maio de 2016

Autoridades marcam presença em celebração

Foto: Lara Martins

Nesta terça-feira, 24 de maio, o Governador de Goiás, Marconi Perillo, participou

de celebração presidida pelo Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, em comemoração à Padroeira de Goiânia, na Jornada da Cidadania. ”Estou muito feliz por participar mais uma vez da Jornada e da Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora”, afirmou.

Durante a homilia, o Arcebispo ressaltou a importância de se espelhar nas atitudes e ensinamentos de Maria, Mãe de Jesus, para conquistar a alegria e o amor. “Viver sempre como Maria na atenção ao coração aos outros”, recomendou.

Ao final da celebração, o Reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, presenteou o Governador, o secretário municipal de Governo e representante do prefeito de Goiânia, Osmar Magalhães, e os gestores das instituições católicas de ensino com

Foto

: Thau

any M

onm

a

Thauany Monma (3º Per. Mat)

o livro sobre o Secretário da Congregação para a Educação Católica do Vaticano, “Dom Angelo Vicenzo Zani, uma vida dedicada à educação católica”.

Page 2: O Jornal PUC CIDADÃO é produzido pela Escola de …pucgoias.edu.br/arquivos/2016/05/24/puc_cidadao_terca.pdf · Bruna Martins de Souza e Tatiana Muratti (3° período)/ Foto: Rafaella

2 Jornal Puc Cidadão

A vila cenográfica, situada atrás do Museu Memorial do Cerrado, é palco da Estação

Arte e Cultura da Jornada da Cida-dania da PUC Goiás. O local, cha-mado de Vila Santa Luzia, possui instalações de teatro que dialogam com o cenário e interagem com o público durante o evento promovi-do pela universidade.

A cenografia reconstitui um am-biente do século 18, com casas, uma

Teatro livreigreja, a sapataria do português e a delegacia. Em uma das casas, duas moças que ficam na janela chamam a atenção de todos que passam pelo local. No bordel, personagens icô-nicos como o bêbado, a louca e as dançarinas atraem o público.

Os personagens são vividos por atores alunos da PUC Goiás, em sua maioria do curso de extensão em teatro. Os estudantes têm a peça da vila como oportunidade para colo-car em prática tudo que aprendem nas oficinas. Este ano, são 30 ato-res se apresentando nas esquetes da Vila Santa Luzia.

O diretor de teatro Danilo Alen-car dirige peças na vila desde a es-treia do local. O espetáculo de inau-guração, Opereto do Cerrado, teve um público de aproximadamente 500 pessoas e contava a história tanto do memorial quanto da vila.

Nesta edição a novidade é a in-serção da 3ª idade, com a participa-ção de alunosda Universidade Aber-ta a Terceira Idade (Unati).

Not

as

+

Envelhecimento é tema de palestra

Universidade Aberta à Terceira Idade

Bruna Martins de Souza e Tatiana Muratti (3° período)/ Foto: Rafaella Soares (3° per.)

“As implicações da velhice nos vários âmbitos da vida” foi o tema da palestra promovida pelo Programa de Gerontologia Social – PSG, no segundo dia de Jornada da Cidadania. De maneira interativa, foram debatidos o processo de envelhecimento, desmistificação da velhice, o conceito de idoso na sociedade atual, políticas publicas. Também foram abordadas questões culturais, emocionais, espirituais e físicas relacionadas à velhice.

A atividade faz parte da UNATI, serviço disponibilizado há mais de 20 anos pela PUC Goiás, que tem como objetivo promover o convívio social e a formação continuada aos idosos, a partir dos 60 anos. “A pessoa que procura a Universidade, com 60 anos ou mais, descobre na UNATI um momento de encontro com outras pessoas, discute, conversa, cria outros

círculos de amizade”, afirma Lisa Torres, coordenadora do PSG.

Lisa Torres destacou ainda os mitos que a sociedade constrói a respeito da velhice, por exemplo, de que todo idoso é senil ou é inútil. A aposentada Elci afirma que os médicos não aceitam seu comparecimento sozinha às consultas semestrais, porém constata “eu sou independente”. A voluntária da UNATI Maria José conta que trabalha com a Universidade há cinco anos e preza por uma experiência de envelhecimento ativo. “Sem mudança de atitude e ideias a gente não chega a lugar nenhum”. Ruth também participa da UNATI e conta que dança samba quatro horas sem parar. “Pessoas com 30 anos não me acompanham”, avalia.Lucas Soares e Sarah Rhayane (5º Período de Jornalismo)

Atrizes da Unati fazem em cena

PUC GOIÁS:

GRÃO-CHANCELERDom Washington Cruz, CP

REITORWolmir Therezio Amado

VICE-REITORAOlga Izilda Ronchi

PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃOSônia Margarida G. Sousa

PRÓ-REITORA DE EXT. E APOIO ESTUDANTIL

Márcia de Alencar Santana

PRÓ-REITORA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

Milca Severino Pereira

PRÓ-REITORA DE DES. INSTITUCIONAL

Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto

PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO

Daniel Rodrigues Barbosa

PRÓ-REITOR DE COMUNICAÇÃOEduardo Rodrigues da Silva

PRÓ-REITOR DE SAÚDEJosé Antonio Lôbo

CHEFE DE GABINETELorenzo Lago

JORNAL PUC CIDADÄO

Direção da Escola de Comunicação:

Sabrina Moreira

Coordenação do Curso de Jornalismo: Antônio Carlos Cunha

Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda

Adriana Rodrigues Ferreira..................................

PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR ESTA EDIÇÃO: Carolina GoosCarolina Melo

Gabriella LuccianniJoãomar Carvalho de Brito

Lara GuerreiroLuiz Carlos Fernandes

Mariana CapelettiSalvio Juliano

DIAGRAMADAÇÃO:Alexandre FerrartiDhayane Marques

Ingrid CardosoLaura Weiller

Page 3: O Jornal PUC CIDADÃO é produzido pela Escola de …pucgoias.edu.br/arquivos/2016/05/24/puc_cidadao_terca.pdf · Bruna Martins de Souza e Tatiana Muratti (3° período)/ Foto: Rafaella

3Jornal Puc Cidadão

Eu & a Jornada

Na Jornada da Cidadania, o envolvimento dos alunos da PUC Goiás com as atividades

de monitoria tem se intensificado bastante a cada edição. Para eles, esse engajamento é importante para a formação profissional e também pessoal, devido a prestação de serviço à comunidade.

A acadêmica do 1º período de Publicidade e Propaganda Isabella Colombini, 18 anos, conta que tudo é uma novidade, já que é a sua primeira vez na Jornada. Ela ficou impressionada com a quantidade de pessoas reunidas em um mesmo evento. Para Isabella, o conhecimento sobre outros cursos nos estandes e em outras áreas são trocas de experiências. A estudante

diz ter sentido dificuldade em relação à sinalização dentro do Campus II da universidade, onde a Jornada está sendo realizada, e acha que isso pode dificultar a busca do cidadão para o serviços que ele precisa. “Como eu tive essa dificuldade, creio que eles também poderão sentir a mesma coisa”, afirma a aluna.

Outra aluna da instituição, a estudante Valéria Pedro, que cursa o 6º período de História, relata que chegou bem cedo à Jornada e que já visitou vários estandes, entre eles, os da Estação Saúde. Para a aluna, essa experiência vai agregar muito na sua vida acadêmica, além de aprimorar seus conhecimentos. Sobre a estrutura do evento, ela revela que

Texto: Idê Oliveira (6º período)

Estudantes avaliam positivamente o evento

não imaginava ser de tal tamanho. Em sua opinião, o mais importante é poder exercer a sua cidadania, dividindo experiências por meio do que aprende em sala de aula. “São experiências boas, e vão ser úteis para a minha formação”, avalia.

Os serviços de saúde estão entre as atividades mais procuradas pela população. Serviços como aferição de pressão, orientações sobre cirurgia vascular, entre outros, fazem parte dos atendimentos onde o estudante de medicina Leonardo Mello, 20 anos, está lotado. Ele conta que participará como monitor em dois dias e que é uma oportunidade de praticar sua atividade e avaliar a confiança da população no serviço prestado.

Estação Saúde

Isabella Colombini, Pedro Mello e Valéria Pedro: Jornada registra intenso envolvimento de alunos

Acadêmicos recomendam atenção na luta contra a dengueNão deixar água parada; verificar se as caixas d’água estão tampadas corretamente

e se os vasos das plantas estão secos. Estas foram as principais recomendações fei-tas pelo acadêmico de biomedicina, da PUCGoiás, Fábio Oliveira de Souza, durante workshop realizado nesta segunda-feira, durante a III Jornada da Cidadania, organi-zada pelo PUCGoiás e Arquidiocese de Goiânia.

Do workshop também participou a acadêmica Isadora Cândido Siqueira. Ela des-tacou a importância destes cuidados para o efetivo combate a doenças. A apresenta-ção ocorreu no primeiro dia da III Jornada da Cidadania, com o tema: Chinkungunya, Dengue e Zika vírus: vamos ouvir e agir? (Ana Paula de Moraes - 7º período)

Page 4: O Jornal PUC CIDADÃO é produzido pela Escola de …pucgoias.edu.br/arquivos/2016/05/24/puc_cidadao_terca.pdf · Bruna Martins de Souza e Tatiana Muratti (3° período)/ Foto: Rafaella

4 Jornal Puc Cidadão

Retrato falado

Brasilina Fernandes Silva, 75 anos Aposentada

“Já fiz teste de glicemia e lanchei. É a primeira vez que eu compareço. Pretendo voltar todos os anos ago-

ra, o evento é maravilhoso.”

Alyandra Souza, 22 anos Pedagogia PUC Goiás

“Primeira vez que eu compareço. Até o momento estou gostando, mas ainda não decidi o que ver,

são muitas opções.”

Josefa Patrocínio Neves,74 anos

Pensionista“Apesar de não ter conseguido

fazer a nova via da minha carteira de identidade, o evento está muito

bom.”

João Victor Pereira, 12 anos Recanto do Saber

“Eu estou gostando. Está abrin-do oportunidade de ver o que o pessoal está estudando na facul-

dade.”

José Carlos Verissimo Souza, 59 anos

Manutencionista CESAM “O evento está bom, viemos com cinco ônibus de alunos e eles es-

tão gostando bastante.”

Fotos e entrevistas: Stephanie Paula (5º Período) e Maryzlane Sarah (4º Período)

Anna Carolina BarbosaLeonardo, 20 anos

Serviço Social PUC Goiás “Evento muito produtivo, melhor que as edições anteriores devido a grande variedades de oficinas. Acabei de chegar e no momento

estou interessada no workshop de gastronomia.”

Page 5: O Jornal PUC CIDADÃO é produzido pela Escola de …pucgoias.edu.br/arquivos/2016/05/24/puc_cidadao_terca.pdf · Bruna Martins de Souza e Tatiana Muratti (3° período)/ Foto: Rafaella

5Jornal Puc Cidadão

Parque da Criança promove diversão e culturaTexto: Guilherme Araújo e Fabiana Rodrigues (3º período)Fotos: Stefany Fonseca

Hora de brincadeira!

Inaugurado painel em homenagem a Dom Washington Cruz

Entre as principais atrações da III Jornada da Cidadania está o Par-que da Criança. Com programação

voltada para a primeira infância, o espaço oferece, entre outros serviços, a distribui-ção de algodão doce, pipoca e um pula--pula para a garotada brincar. Destacam--se ainda as oficinas de desenho, grafite e dança.

De acordo com a coordenadora do Parque da Criança e da Escola de Circo Dom Fernando, Maíse Martins, a ex-pectativa é que haja cerca de oito mil atendimentos no espaço durante os três dias de duração da Jornada. Graças a parceria firmada entre a PUC Goiás e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, a organização do evento espera receber a visita de aproximadamente 46 ônibus escolares.

Os objetivos do Parque da Criança não se restringem só à diversão. Segun-do a assistente social Elaine Marques responsável pelo atendimento especial, além de promover o lazer, previsto in-clusive no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), busca-se contribuir tam-bém na formação da criança.

Na promoção de reflexão da cidada-

“Cada painel é um cartão postal, individual e único.” Assim o artista plástico Elifas Mo-

desto define seus painéis. No primeiro dia da Jornada da Cidadania deste ano foi inaugurado um novo painel do escul-tor goianiense, este em homenagem a Dom Washington Cruz, Arcebispo de Goiânia. Elifas Modesto afirma que con-sidera o painel Dom Washington Cruz o mais bonito que já produziu. “Eu me sin-

Texto: Alessandra Rocha (3º período)

nia, da criatividade e em questões de identidade cultural, destacam-se as oficinas de capoeira e stre-et dance, como salienta o estudante de jornalismo Marcus Vinícius Beck. Para ele, iniciativas como as do Parque da Criança são importan-tes para reafirmar as perspectivas de inclu-são e para integrar o público infantil à cultura. Ele res-salta ainda que a ação permite o acesso a ati-vidades que muitas dessas crianças não têm em casa.

O Parque da Criança funciona nos três dias da Jornada da Cidadania, nos períodos matutino e vesper-tino e está localizado na entrada do Campus II, no Jardim Mariliza. A entrada é franca para brincar no espaço.

to honrado por ter feito esta obra para a PUC Goiás”, pontuou.

Wolmir Amado, reitor da PUC Goiás, afirma que os painéis retratam quase uma década e meia de trajetória e a vida dos três arcebispos que foram responsáveis pela PUC Goiás. São eles segundo Wolmir Amado, Dom Fer-nando Gomes dos Santos, fundador da Universidade Católica de Goiás, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira e Dom Wa-

shington Cruz.O painel Dom Washington

é composto pelo símbolo do Sí-nodo Arquidiocesano, que foi realizado sob a presidência e orientação de Dom Washing-ton, em 2012. A obra traz ain-da a cena de Pentecostes, que, de acordo com Wolmir Amado, retrata a comunidade em torno de Maria. A escultura também é

composta pela logomarca da Arquidioce-se de Goiânia, que ganha destaque com o lema “Muitos membros, Um Só Corpo”. Segundo o reitor, a frase refere-se à união e à diversidade.

O busto de Dom Washington Cruz também é retratado sob uma pilha de livros que representa o trabalho de evan-gelizar por meio de cartas pastorais, reali-zado por Dom Washington. O painel ain-da possui a marca da PUC TV e o símbolo da Feira da Solidariedade, o qual simboli-za as obras sociais da instituição.

Ao avaliar os painéis, o mestre e dou-tor em Ciências da Religião Valmor da Silva define o painel como “um conjunto além de harmonioso, muito simbólico”. O reitor espera que outras obras sejam inauguradas na PUC Goiás. “Que outros painéis sejam feitos nos próximos anos, para as novas gerações”, diz. O painel Dom Washington Cruz está localizado na Praça do Campus II da PUC Goiás.

Page 6: O Jornal PUC CIDADÃO é produzido pela Escola de …pucgoias.edu.br/arquivos/2016/05/24/puc_cidadao_terca.pdf · Bruna Martins de Souza e Tatiana Muratti (3° período)/ Foto: Rafaella

6 Jornal Puc Cidadão

Lente sobre a Jornada

Um mundo fantásticoA vida é mais colorida a partir do olhar de uma criança. É acreditar que o universo é magico.

Foto

: Dh

ayan

e M

arq

ues

Dia

gra

maç

ão: I

ng

rid

Car

do

soTe

xto

: Dh

ayan

e M

arq

ues

e In

gri

d C

ard

oso