o impacto do avc no paciente e nos familiares

7
O impacto do AVC no paciente e nos familiares O acidente vascular cerebral é uma doença impactante para quem a sofre e para os seus familiares. Mas por que é assim? A maioria das pessoas tem uma visão fatalística desta doença, pois é séria, comum, de rápida evolução e incapacitante. Felizmente as pesquisas nas áreas médica e de reabilitação nos últimos anos têm auxiliado para que as pessoas que sofreram um AVC vivam em condições cada vez melhores. O sucesso do tratamento também depende de uma colaboração verdadeira entre a equipe de saúde, o paciente, membros da família ou outras pessoas próximas como os vizinhos e os amigos que passarão a cuidar da pessoa acometida. Após um AVC, dependendo da sua localização e extensão da lesão as conseqüências podem ser físicas, de sensibilidade, visuais, cognitivas e emocionais. Tudo muda, em menor ou maior grau, na esfera familiar, das relações no trabalho e relações sociais. O individuo acometido por um AVC precisa reformular seu modo de vida e isso afeta diretamente não só a ele como também todos que o cercam. As dúvidas surgem, todos querem entender o que é o AVC, quais são suas causas, as conseqüências, duração das seqüelas, probabilidades de recuperação e principalmente como se comportar e agir frente a esta nova realidade. O conhecimento sempre foi e será a melhor maneira para entender, aceitar e então auxiliar na reformulação do modo de vida, permitindo que o indivíduo acometido por AVC tenha uma vida o mais independente possível e que seus familiares e amigos possam interagir e vê-lo como alguém que passou a ter algumas limitações mais que tem muitas possibilidades. Que é uma pessoa que precisa de atenção, carinho, amor e acima de tudo respeito pelos novos limites e desafios impostos pelo AVC. A família é o grupo social que certamente vai sentir com maior peso as conseqüências de um AVC, pois sua rotina será totalmente CAROLINE PRUDENTE DA SILVA SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA E ESTÉTICA LTDA Rua: Adolfo André, 425 – Centro Atibaia – SP – Tel. 4412-9328 Email: [email protected]

Upload: suzana-polonca

Post on 18-Sep-2015

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

avc

TRANSCRIPT

O impacto do AVC no paciente e nos familiaresO acidente vascular cerebral uma doena impactante para quem a sofre e para os seus familiares. Mas por que assim? A maioria das pessoas tem uma viso fatalstica desta doena, pois sria, comum, de rpida evoluo e incapacitante. Felizmente as pesquisas nas reas mdica e de reabilitao nos ltimos anos tm auxiliado para que as pessoas que sofreram um AVC vivam em condies cada vez melhores. O sucesso do tratamento tambm depende de uma colaborao verdadeira entre a equipe de sade, o paciente, membros da famlia ou outras pessoas prximas como os vizinhos e os amigos que passaro a cuidar da pessoa acometida.

Aps um AVC, dependendo da sua localizao e extenso da leso as conseqncias podem ser fsicas, de sensibilidade, visuais, cognitivas e emocionais. Tudo muda, em menor ou maior grau, na esfera familiar, das relaes no trabalho e relaes sociais.

O individuo acometido por um AVC precisa reformular seu modo de vida e isso afeta diretamente no s a ele como tambm todos que o cercam. As dvidas surgem, todos querem entender o que o AVC, quais so suas causas, as conseqncias, durao das seqelas, probabilidades de recuperao e principalmente como se comportar e agir frente a esta nova realidade.

O conhecimento sempre foi e ser a melhor maneira para entender, aceitar e ento auxiliar na reformulao do modo de vida, permitindo que o indivduo acometido por AVC tenha uma vida o mais independente possvel e que seus familiares e amigos possam interagir e v-lo como algum que passou a ter algumas limitaes mais que tem muitas possibilidades. Que uma pessoa que precisa de ateno, carinho, amor e acima de tudo respeito pelos novos limites e desafios impostos pelo AVC.

A famlia o grupo social que certamente vai sentir com maior peso as conseqncias de um AVC, pois sua rotina ser totalmente alterada, em alguns casos mais srios de maneira drstica, levando inclusive a necessidade de recorrer a ajuda especializada nas atividades do dia a dia para no sobrecarregar permanentemente algum membro em especial.

Todos os familiares so afetados pela leso cerebral, no somente a pessoa com leso ou o cuidador principal dela. Muitas vezes os profissionais da sade e os adultos de modo geral ignoram as necessidades das crianas que tendem a ser isoladas durante o perodo de hospitalizao e podem ter um acesso restrito a informao. Por isso importante que todos na famlia, especialmente os mais jovens, entendam o que est acontecendo, quais as limitaes, mas tambm os novos caminhos que podem e devem ser trilhados.

Como sugesto de leitura para os mais jovens indica-se o livro de Dori Hillestad Butler, Vov teve um AVC da editora Artmed. Esta obra auxilia as crianas a enfrentarem o medo e a mudana familiar. Conta a histria de um garoto que adora sair com seu av para pescar, porm quando ele tem um AVC, tudo muda, o garoto fica confuso, assustado e preocupado com o estado do seu av. Comeam a surgir muitas perguntas: o que um AVC? Por que o vov no mexe o brao? Quem vai cuidar dele?

Esta uma leitura ideal para as famlias com filhos pequenos, oferece informaes valiosas e aborda os diversos sentimentos das crianas que como se constata durante a leitura no muito diferente das emoes dos adultos.

Perguntas e Respostas sobre AVCO que AVC ?O AVC (Acidente Vascular Cerebral) popularmente conhecido como Derrame. Isto ocorre quando o suprimento sangineo reduzido ou bloqueado, podendo haver a perda sbita da funo neurolgica, ocasionando leses cerebrais que podem ser: pequenas, severas, temporrias ou permanentes. O AVC pode ocorrer a qualquer hora, durante qualquer atividade e at durante o sono.

Quais so os tipos de AVC?1-AVC Isqumico: o mais comum. Ocorre quando um vaso que irriga o Crebro bloqueado.

2-AVC Hemorrgico: Ocorre devido a ruptura de um vaso sangineo, causando sangramento dentro ou ao redor do crebro.

O que Ameaa de Derrame ?Ocorre quando um vaso bloqueado por um perodo e depois o fluxo sangineo volta ao normal. Acontecendo isto o indivduo perde a funo neurolgica e depois a recupera em menos de 24 horas (geralmente em minutos). Isso um aviso de que algo est errado e este indivduo deve fazer exames para descobrir a causa e trat-la, antes que um derrame definitivo ocorra.

Quais so os indivduos que tem maior chance de ter um AVC ? Idosos

AVC ou Ameaa de derrame prvio

Hipertensos

Cardacos

Diabticos

Fumantes

Alcoolistas (alclatras)

Obesos

Sedentrios

Quais sintomas indicam a ocorrncia de um AVC ?Os sintomas descritos, abaixo, no ocorrem somente nos AVCs, mas so um alerta !

Alteraes do movimento e/ou da sensibilidade em uma parte do corpo

Dificuldade para falar e/ou entender

Dor de cabea intensa e sbita

Alterao da viso, como viso dupla e/ou dificuldade para enxergar

Tontura, alterao no equilbrio (andar como bbado)

Nusea/vmito, dificuldade para engolir e/ou perda da conscincia (desmaio)

O que fazer na suspeita de AVC ?Dirigir-se imediatamente um servio de emergncia Hospitalar.

Por qu internar ?Para evitar as complicaes, investigar o tipo e a causa do AVC e realizar a teraputica apropriada.

Onde internar ?Em unidades especiais compostas por profissionais especializados, como que possui uma equipe especializada de tratamento emergencial ao AVC.

Existe tratamento ?Atualmente existe o medicamento alteplase (rt-PA), que se administrado em at 3 horas aps o incio dos sintomas, reduz o grau de invalidez nos pacientes com AVC do tipo isqumico.

Como descobrir o tipo e a(s) causa(s) ?Isto ser realizado atravs de vrios exames que sero indicados pelo neurologista responsvel de acordo com a necessidade de cada paciente. Entre eles esto: exames de sangue, radiografias, eletrocardiograma, ecodoppler de cartidas, tomografia computadorizada de crnio, ecocardiograma, liqor, angiografia cerebral, Doppler Transcraniano.

O que ocorre aps um AVC ?Alm dos sintomas j apresentados, alguns pacientes podero apresentar algumas seqelas como: dificuldade na sua capacidade de ateno, sensao trmica alterada; sensaes de formigamento e estados depressivos tambm podem ocorrer.

Aspectos psicolgicosps um AVC comum o paciente apresentar-se com:

Ansiedade medo de que um novo AVC ocorra e expectativa em relao a sua recuperao etc;

Depresso como sequela da leso causada pelo AVC ou secundria nova condio;

Instabilidade emocional dificuldade para controlar as emoes;

O que fazer ?Procurar ajuda de um profissional, que atravs de tcnicas psicoteraputicas buscar facilitar para o paciente a compreenso de seu estado e a elaborao das perdas, contribuindo assim no aumento da auto-estima, na melhora da qualidade de vida e na adaptao nova realidade.

O papel da famlia:Um fator fundamental para a reestruturao emocional o meio em que o paciente vive, principalmente no que diz respeito ao relacionamento familiar. A maneira como a famlia conduz o caso ter reflexos diretos no avano da reabilitao do indivduo.

Grupo de AVC:Alm da Psicoterapia individual, a formao de grupos psicoteraputicos e de orientao familiar possibilita a troca de experincias e a socializao, ocasionando com base nas experincias vividas pelos demais, um controle sobre sua prpria vida.

O que neuropsicologia?A Neuropsicologia se dedica a compreender, a tratar e a mensurar uma grande variedade de alteraes que podem resultar de leses cerebrais de diferentes tipos, indicando quais funes mentais esto comprometidas e em que extenso. CAROLINE PRUDENTE DA SILVA SERVIOS DE FISIOTERAPIA E ESTTICA LTDARua: Adolfo Andr, 425 Centro Atibaia SP Tel. 4412-9328

Email: [email protected]