o futuro está aqui88cbd86e-11c9-43c4-8e10... · veículo elétrico, ... mo e carro compartilhado....

4
CONTRA AS REFORMAS POR NENHUM DIREITO A MENOS Terça-feira 30 DE MAIO DE 2017 Edição nº 4077 WWW.SMABC.ORG.BR PÁGINA 4 PÁGINA 2 Ato reúne milhares no Rio de Janeiro pelas 'Diretas Já' Dica do Dieese: A crise e nossos desafios Escola “Dona Lindu” promove curso preparatório de matemática PÁGINA 2 Desafios da indústria automotiva foram debatidos no Comitê Mundial dos Trabalhadores na Mercedes. PÁGINA 3 DIVULGAÇÃO DANÇA DAS CADEIRAS O MINISTRO DA J USTIÇA , OSMAR SERRAGLIO ( FOTO ), FOI TROCADO DE POSTO COM O MINISTRO DA T RANSPARÊNCIA, T ORQUATO JARDIM. O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA É RESPONSÁVEL PELA INDICAÇÃO DO COMANDO DA POLÍCIA F EDERAL. DIVULGAÇÃO O FUTURO ESTÁ AQUI ?

Upload: truongcong

Post on 09-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: o futuro está aqui88CBD86E-11C9-43C4-8E10... · veículo elétrico, ... mo e carro compartilhado. ... da Central Única dos Traba-lhadores, a CUT, na praia de Copacabana, no domingo,

contra as reformaspor nenhum direito a menos

terça-feira30 de maio de 2017

edição nº 4077

www.smabc.org.br

página 4

página 2

ato reúne milhares no rio de Janeiro pelas 'diretas Já'

dica do dieese: A crise e nossos desafios

escola “dona Lindu” promove curso preparatório de matemática

página 2

Desafios da indústria automotiva foram debatidos no Comitê Mundial dos Trabalhadores na Mercedes.

página 3

divu

lgaç

ão

Dança Das caDeiras

O ministrO Da Justiça, Osmar serragliO (fOtO), fOi trOcaDO De pOstO cOm O ministrO Da transparência, tOrquatO JarDim. O ministériO Da Justiça é respOnsável pela inDicaçãO DO cOmanDO Da pOlícia feDeral.

divu

lgaç

ão

o futuro está aqui?

Page 2: o futuro está aqui88CBD86E-11C9-43C4-8E10... · veículo elétrico, ... mo e carro compartilhado. ... da Central Única dos Traba-lhadores, a CUT, na praia de Copacabana, no domingo,

aDeus aO cargO

A presidente do BNDES, Ma-ria Silvia Bastos (foto), pediu demissão do cargo, alegando motivos pessoais. O novo presi-dente é Paulo Rabelo de Castro.

internaçãO cOmpulsória

O Tribunal de Justiça cassou a liminar que autorizava a Pre-feitura de São Paulo a levar a força dependentes químicos para avaliação médica.

luta cOntra a privatizaçãO

A Federação Única dos Petro-leiros, a FUP, exigiu em carta ao presidente da Petrobras, Pedro Parente, a sua renúncia por destruição do patrimônio.

2° semestre

As inscrições do Sisu vão até quinta, dia 1. Pode se cadastrar quem prestou Enem em 2016. São 51.913 vagas em 63 institui-ções de ensino.

prazO prOrrOgaDO A Campanha de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho. A dose está disponível para crianças até 5 anos, grávidas e idosos.

fotos: divulgação

Notas e recados

Agenda

Doe sangue

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 30 de maio de 2017

edu guimarães

hoJe, Às 20h30

canal 44.1 hd

escoLa “dona Lindu” abre inscrições para curso preparatório de matemática

A interminável crise polí-tica no Brasil vem deixando de lado temas fundamentais para a retomada do cresci-mento econômico. Seja qual for o desfecho da crise - elei-ções diretas, eleições indiretas, impeachment, cassação da chapa Dilma/Temer, ou a mais improvável delas, que seria a permanência do governo Temer até o final de 2018 - o País precisa produzir, gerar empregos e renda.

As principais economias do mundo, Estados Unidos, Ale-

manha e China, estão frente a uma intensa transformação in-dustrial que deve remodelar os processos produtivos, eliminar postos de trabalho e intensifi-car a automação industrial.

A combinação entre esses movimentos amplia as amea-ças aos trabalhadores brasilei-ros, pois enquanto o mundo desenvolvido está disputando o protagonismo industrial, o comando político nacional, o sistema financeiro e a burgue-sia empresarial brasileira estão empenhados em precarizar o

mercado de trabalho e des-mantelar a soberania do Brasil em temas estratégicos para o nosso presente e nosso futuro.

A desnacionalização do Pré-Sal, a desnacionalização da cadeia produtiva de óleo e gás, a eliminação das políticas de conteúdo local, a extinção do programa Inovar-Auto e até a criminalização de operações do BNDES são medidas que distanciam o Brasil do mun-do desenvolvido e impõem grandes desafios à classe tra-balhadora.

Dica do Dieese

A crise e Nossos DesAfios

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Subseção do Dieese

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

Para auxiliar os trabalhadores que desejam fazer cursos do convênio Sindi-cato/Senai, mas têm dificuldade na hora de realizar a prova, a Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu” abre inscrições para a 2ª edição do cursinho Preparatório de Matemática.

Serão disponibilizadas 50 vagas para duas turmas de 25 alunos cada, uma das 15h às 17h e outra das 18h às 20h. As inscrições para o cursinho começam na próxima segunda-feira, dia 5, e vão

até a sexta, dia 9. As aulas se iniciam no próximo dia

20 e irão até dia 30 de junho. O curso abordará os seguintes conteúdos: fração própria, imprópria e número misto; cálculo das quatro operações; regra de sinais nas operações, equação de 1º grau, regra de três, cálculo de perímetro e área de círculo, retângulo e quadrado.

As vagas são exclusivas para sócios e só serão disponibilizadas para os de-pendentes se não forem preenchidas. As inscrições devem ser feitas na secretaria

da Escola, na Regional Diadema. Aveni-da Encarnação, 290, Piraporinha (perto do Terminal de Trólebus).

Sócios e dependentes devem levar carteirinha do sócio ou último holerite, RG, CPF e comprovante de residência. Ao trabalhador desempregado é ne-cessário RG, CPF e comprovante de endereço. Para quem já fez algum curso na Escola, apresentar o diploma do curso Sindicato e Cidadania, realizado a partir de 2014.

CoMpanheiroS na evaCon

Trabalhadores na Evacon estão convocados para reunião para tratar de assuntos internos. Amanhã, às 17h30, na Regional Diadema. (endereço abaixo)

aula De gaFieiragraTuiTa

O Studio Mônica Batoni oferece aula demonstrativa de samba de gafieira, com o professor Kelvin. Na próxima sexta-feira, dia 2, às 20h30. Re-gional Diadema. Avenida En-carnação, 290, Piraporinha. Tel. 94539-0203. Entrada franca.

Para José Dias dos Santos, amigo do companheiro Júlio César Morelli, trabalhador no Prédio 122, da Mercedes. Núcleo Re-gional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma. Rua Peri, 361, Oswaldo Cruz. São Caetano, São Paulo. De segunda a sábado, das 8h às 12h. Tel. 4227-1083.

Page 3: o futuro está aqui88CBD86E-11C9-43C4-8E10... · veículo elétrico, ... mo e carro compartilhado. ... da Central Única dos Traba-lhadores, a CUT, na praia de Copacabana, no domingo,

3Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 30 de maio de 2017

adonis guerra

sindicato discute rumos e desafios da indústria automotiva mundiaL

Os rumos da indústria automotiva nos próximos anos e os desafios colocados para metalúrgicos e empresas foram

discutidos na reunião do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Mercedes, em Stuttgart, na Alemanha. O vice-presidente do Sindicato e membro do Comitê, Aroaldo Oliveira da Silva, participou do encontro nos dias 16 e 17 de maio.

“A nova revolução tecnológica vai nortear o futuro de todos nós e, por isso, é tão importante a intervenção dos trabalhadores do mundo. É um tema que teremos que nos debruçar muito porque os empregos de hoje estarão em xeque”, disse.

Entre os assuntos debatidos estão Indústria 4.0, veículo elétrico, conectividade, veículo autôno-mo e carro compartilhado. Confira mais sobre cada ponto ao lado.

O governo brasileiro divulgou que vai criar um grupo de trabalho para discutir as estratégias do País para a Indústria 4.0 sem a participação dos trabalhadores.

“Tanto a diminuição dos postos de trabalho quanto a formação necessária para a compa-nheirada ocupar os cargos de futuro precisam ser debatidos pela classe trabalhadora”, defendeu.

Aroaldo exemplificou que o IG Metall, sin-dicato nacional dos metalúrgicos da Alemanha, participa do grupo de trabalho junto ao governo alemão e empresas sobre o tema.

“A classe trabalhadora ficar de fora das discus-sões no Brasil significa que perderemos empre-gos mais rápido e os que ficarem no processo vão trabalhar muito mais para que os patrões ganhem o máximo possível em cima disso”, criticou.

“Os metalúrgicos do ABC têm que se apro-priar dessa discussão para que a migração da mão de obra seja gradual e os trabalhadores estejam preparados para as novas funções que vão surgir com a tecnologia avançada. Essa tran-sição tem que ser pensada da mesma forma que aconteceu durante o processo da reestruturação produtiva”, contou.

A ideia é que o veículo não precise mais de motorista e seja dirigido via satélite. Atualmente já existe a tecnologia para veículo semiautônomo.

“Um comboio com dez ca-minhões já pode ser controlado apenas pelo primeiro veículo, por exemplo. O primeiro motorista dirige enquanto os outros nove podem dormir enquanto todos os caminhões seguem os comandos de virar e frear”. Ve

ícul

os A

utôn

omos

Por meio de uma central que monitora os veículos, será possível acompanhar onde está o cami-nhão, quanto está consumindo de combustível e óleo, a durabilidade das peças, entre outros.

“Com isso, conseguem analisar qual o comportamento do condu-tor e até se ele pisa muito no freio. Se tiver algum problema aparente, a Central já orienta a parar o ca-minhão”.

Cone

ctiv

idad

e

A previsão dada na reunião do Comitê Mundial é que a produção de veículos elétricos representará 15% da produção mundial nos próximos dez anos.

“Já existem testes para cami-nhão elétrico no Japão. Com essa nova tendência, temos que nos preocupar com as fábricas de agregados, eixo, motor e câmbio, porque não existem na mesma concepção do carro elétrico”. Ve

ícul

os E

létr

icos

A Indústria 4.0 altera toda

a lógica de produção e troca de informações. “A própria linha de montagem vai se comunicar com a máquina na outra fábrica por meio de rádio frequência. Não vai mais precisar de alguém para contar as peças, fazer pedido para outra fábrica e controlar o que precisa”, explicou Aroaldo.

O modelo de Indústria 4.0 utiliza a aplicação de tecnologia avançada na busca por excelência e inteligência nos processos. “Os sindicatos no mundo tem que estar muito preocupados e antenados sobre isso”, reafirmou.

Indú

stri

a 4.

0

Outra tendência para o futuro é o carro compartilhado, que já existe em alguns locais da Europa.

“As prioridades das empresas não serão mais a produção, mas sim o fornecimento de serviços. Para isso precisará desenvolver tecnologia e conectividade dos veículos e nós temos que estar preparados para essas mudanças”, alertou.

“Existem pesquisas que indi-cam a diminuição de interesse de ter o carro próprio. Cada mon-tadora está desenvolvendo seu aplicativo para o usuário ver onde tem um carro disponível por perto, pagar pelo aplicativo, dirigir até onde precisa e deixar o veículo”, exemplificou.

Carr

o Co

mpa

rtil

hado

Page 4: o futuro está aqui88CBD86E-11C9-43C4-8E10... · veículo elétrico, ... mo e carro compartilhado. ... da Central Única dos Traba-lhadores, a CUT, na praia de Copacabana, no domingo,

midia ninja

cut/rj

cut/rj

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Estagiária: Girrana Rodrigues. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

O atacante Ricardo Oliveira disse que não pensa em se apo-sentar e não esconde a vontade de renovar com o Santos. “Ainda tenho muitos gols para fazer”.

O zagueiro do Corinthians, Balbuena, ainda não tem pre-visão de retorno. A recuperação completa do jogador pode va-riar entre duas e seis semanas.

O goleiro do Palmeiras, Fer-nando Prass, reconheceu que falhou nos dois gols que deter-minaram a vitória do São Pau-lo. “Eram lances defensáveis”, lamentou.

O São Paulo vai comprar o atacante Léo Natel, do clube português Benfica. O jogador está emprestado para o Trico-lor até final de junho.

A Conmebol definiu que fará uso do recurso de árbitro de vídeo para auxiliar juízes, nas quartas de final, semifinal e final da Copa Libertadores.

Tribuna esportiva

fotos: divulgação

4 Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 30 de maio de 2017 smabc.org.br

150 miL pessoas pedem “fora, temer”e “diretas Já” em ato no rio

O ato “Rio de Janeiro Pelas Diretas Já”, organizado pela Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, com a participação da Central Única dos Traba-lhadores, a CUT, na praia de Copacabana, no domingo, dia 28, reuniu cerca de 150 mil pessoas, que pediram a saída de Temer e eleições diretas.

A manifestação contou com a presença de artistas e movimentos populares. No palco, músicos, atores, parlamentares e lideranças sindicais, entre eles Milton Nascimento, Mano Brown, Rappin Hood, Mart'nália, Te-resa Cristina, Criolo, Cordão da Bola Preta, Otto, Maria Gadú, BNegão, Elisa Lucinda e Caetano Veloso, além dos atores Wagner Moura, Gre-gório Duvivier, Osmar Prado, Antonio Pitanga.

As apresentações musicais fo-ram intercaladas com discur-sos que terminavam em coros de “Fora, Temer!” e “Diretas Já”.

O presidente da CUT, Vag-ner Freitas, reafirmou a dis-posição para a mobilização popular pelo restabelecimento da normalidade democrática no País.

“Não adianta o 'Fora, Te-mer!' e manter as reformas. Por que a Globo golpista quer derrotar o Temer?”, questionou o presidente da Central.

“Porque eles acham que o Temer não consegue aprovar as reformas, então eles querem colocar um golpista pior para acabar com nossa aposentado-ria”, criticou Freitas.

“Se as reformas continua-rem, já convoco os trabalhado-res a fazer a maior greve geral da história do País”, completou.

Não houve repressão po-licial.

ReformasA votação do relatório da

reforma Trabalhista é o pri-meiro item da pauta de hoje na Comissão de Assuntos Eco-nômicos, a CAE, do Senado. O texto foi dado como lido, pelo presidente da Comissão, Tasso Jereissati, PSDB-CE, após o tumulto que marcou a sessão do último dia 23, mesmo sob protestos dos senadores da oposição.

Na manhã de ontem, repre-sentantes dos trabalhadores criticaram as reformas da Previdência e Trabalhista em uma audiência pública na Co-missão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Também ontem, especia-listas em direito previdenci-ário participaram da CPI da Previdência. A votação desta reforma em plenário da Câ-mara está prevista para o início de junho, entre os dias 5 e 12.