o filme monstros s

Upload: evanilson-goncalves

Post on 07-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 O Filme Monstros S

    1/7

    Monstros S.A. e a necessidade de inovar como

    administradores

    A animação Monstros S.A. (Monsters Inc. 2001) conta a história deuma empresa de produção de energia localizada em um mundo haitado

    por monstros! paralelo ao nosso. "sta empresa! situada na cidade deMonstrópolis! utiliza como mat#ria$prima da sua produção de energia osgritos e sustos de crianças do nosso mundo. Assim como muitas empresasdo mundo real! so%re de um prolema muito comum& %alta de ino'ação eresistncia mudança. "sta empresa!

    *entre os %uncion+rios desta %+rica! a dupla %ormada por Sulle,(respons+'el por assustar as crianças) e Mi-e (auiliar de Sulle,!respons+'el por manuseio de e/uipamentos e armazenamento da energia)possui desta/ue e reconhecimento tanto dentro como %ora do amiente daorganização por se manter como recordista na produção de energia.

    "sse desta/ue acaa aalando o amiente dentro da organização aogerar uma competi'idade eagerada com o segundo colocado andall! /ueutiliza de trapaças para tentar se soressair dentro da %+rica e conseguirreconhecimento e a atenção do che%e da %+rica! sr. aternoose.

    clima de instailidade dentro da organização se agra'a %rente auma crise na produção. Acontece /ue as crianças se tornam cada 'ez maisdi%3ceis de serem assustadas! diminuindo a produção de energia /ueaastece a cidade dos monstros.

    A primeira reação dos gestores! representado pelo che%e sraternoose! diante dessa crise # insistir no antigo modelo de negócio daempresa e tentar treinar os monstros assustadores para /ue se assemelhem Sulle,. 4ica claro /ue dentro da %+rica do 5lme! como acontece emgrandes organizaç6es do mundo real! a resistncia mudança est+ muitopresente! principalmente no modo de agir dos gestores.

    7o entanto a estrat#gia de insistir no modelo /ue se aseia em deiarcrianças com medo para produzir energia acaa se mostrando ine5caz eosoleta! impactando na lucrati'idade da empresa e tornando uma poss3'el

    demissão em massa e %alncia cada 'ez mais próimos.

    *urante o decorrer do desenho! o melhor assustador da empresa&Sulle, acaa se a%eiçoando a uma criança do mundo real! a menina 89oo:!algo inadmiss3'el dentro da empresa /ue ;ulga erroneamente todo e/ual/uer contato com humanos como noci'o sa

  • 8/18/2019 O Filme Monstros S

    2/7

    con5ando na capacidade e nas eperincias de dois dos seus melhores%uncion+rios e l3deres.

    processo de reorganização da empresa! então! acaa 5cando cargo de Sulle, e Mi-e! /ue apostando na ino'ação do riso humano como

    %onte de energia! alteram o %oco dos negócios e garantem empresa umasa3da da crise aumentando a produti'idade e mudando totalmente osprinc3pios e 'alores organizacionais! causando inclusi'e impacto nasatis%ação e moti'ação de todos os %uncion+rios.

    Conclusão:

    "mora o 5lme Monstros S.A. Se;a de 2001! as liç6es /ue ele deiapara os a administradores continuam '+lidas e são cada 'ez mais urgentes.

    =omo %oi 'isto em '+rias mat#rias dentro da sala de aula para umaoa administração # necess+rio ter %oco no sucesso e produti'idade! sendopara isso necess+rio /ue o administrador tenha uma oa 'isão de seusnegócios! analise critica e /ue saia arriscar e ino'ar.

    "mora o 5lme trate de monstros! ele nos mostra /ue tam#m #necess+rio um modelo de gestão de pessoas mais humanizado le'ando emconta aspiraç6es e moti'aç6es de seus %uncion+rios! reconhecendo sua

    capacidade de o%erecer soluç6es para as empresas.Superar resistncia mudança dentro da organização muitas 'ezes

    # a sa3da /ue trans%orma crises em oportunidades de crescimento.

    "m meio tantas crises do mundo real! administradores tem cada'ez mais o desa5o de utilizando$se da coragem de ino'ar! trans%ormarprolemas em oportunidades atra'#s da ino'ação e mudança deparadigmas organizacionais.

    5lme monstros S.A! destaca uma empresa de produção de energia!

    /ue possui oa in%ra$estrutura e alta tecnologia em suas instalaç6es. "mre%erencia a gestão dessa empresa! encontra$se! uma administraçãorigorosa /ue eige de seus %uncion+rios eperincia! para %azer um ser'içoem %eito> muito empenho! para atingir metas e /uali5cação! para %orneceraos seus consumidores a ?@AI*A*".

    Bor#m! possui alguns aspectos negati'os! como # o caso dacompetição entre os %uncion+rios! a 5m de pre;udicar o outro por causa depoder! e a %alta de uma 'isão ampla da gerencia! /uanto a soluç6es para osprolemas da empresa.

    Atualmente! as relaç6es entre a 5cção e a realidade estão muitopróimas.

  • 8/18/2019 O Filme Monstros S

    3/7

    Cemos /ue! as empresas estão eigindo pro5ssionais /uali5cados.7as ind

  • 8/18/2019 O Filme Monstros S

    4/7

    %uncion+rios dedicados do calire de Games Sulli'an (monstro roo dechi%res) e Mi-e azoHs-i (olinha 'erde de um olho só) para manter o n3'elda produção.

    prolema # /ue! dado o modelo osoleto de negócios! aternoose(che%ão carangue;o) tem prolemas em contratar no'os %uncion+rios. Amaior preocupação de aternoose # com a +rea de ecursos JumanosD"ssa parte # muito engraçada.

    "le usca contratar monstros /ue tenha a personalidade deSulli'an (monstro roo de chi%res)! mas descore /ue não # poss3'el%aricar Sulli'ans /ue tornara$se o pilar e o sustent+culo de sua empresa.A /uestão começa a complicar /uando um %uncion+rio desonesto chamadoandall 9oggs (/ue tem in'e;a do sucesso de Sulli'an) usca criar um

    modelo de negócio paralelo (a l+ "ron e Barmalat) para aumentar o%aturamento da empresa. andall se/Lestra uma criança (isso # proiidopor lei) a 5m de sugar os gritos dela %orça aumentando assim o%aturamento da empresa.

    A /uestão começa a se complicar /uando acidentalmente GamesSulli'an (monstro roo de chi%res) descore a %alcatrua e se a%eiçoa acriança se/Lestrada. *a3 # apro'eitar a parte cmica do 5lme e dar muitarisada. Foda essa con%usão! no entanto! permite /ue Games Sulli'an eazoHs-i se dem conta /ue o modelo de negócios da empresa # %adado

    ao %racasso e /ue seus es%orços indi'iduais para ater as metas só adiam a%alncia da empresa! mas de modo algum resol'em o prolema do%aturamento.

    "m meio a con%usão os dois perceem /ue # poss3'el ter um no'omodelo de negócio muito mais lucrati'o e muito menos penoso. K precisore%ormular a empresa e mudar o próprio crit#rio de %uncion+rio ideal a 5mde /ue a empresa se recupere. s dois descorem /ue # poss3'el oterenergia atra'#s dos sorrisos (o modelo anterior era aseado nos gritos) dascrianças. Isso seria moleza por/ue dada a osolescncia dos monstros elespro'oca'am mais risos do /ue apa'ora'am. /ue era a des'antagem (os

    monstros não tinham mais o -noH$hoH de assustar) acaou por se tornaruma 'antagem (eles eram cmicos e produziam risos %+ceis).

    7o entanto! para se utilizar desta oportunidade estrat#gica seriapreciso %azer uma re'olução interna. A oportunidade esta'a l+ %ora! mas aempresa só poderia se apro'eitar dela se 5zesse uma re'olução interna. Aocontr+rio do /ue aternoose (che%ão carangue;o) a5rma'a! não era asmudanças sociais /ue esta'am le'ando a empresa a %alncia! mas era aresistncia da empresa em mudar seu modelo de negócios /ue esta'acausando isso. A culpa não era das crianças (/ue não se assusta'am mais)!

    mas sim da empresa /ue insistia em não aceitar a mudança. Aoportunidade aparece /uando aternoose (che%ão carangue;o) # preso

  • 8/18/2019 O Filme Monstros S

    5/7

    de'ido as suas %alcatruas e Sulli'an (monstro roo de chi%res)!assume ocomando da empresa.

    Nestão de Bessoas e Monstros SOA& modelo de negócios e Jestrat#gico rumo a ino'ação

     12 de ;ulho de 2010

    Monstros S A # um 5lme %ant+sticoD A narrati'a gira em torno de uma%+rica (Monstros S A) /ue produz energia para a cidade dos monstros /ue #um mundo paralelo ao nosso! mas %unciona so a mesma lógica& o o;eti'o+sico de uma empresa # a criação de um produto para a sociedade 'isandolucro. Fodo esse processo en'ol'e %uncion+rios! estrutura administrati'a!che5a e estrat#gia empresarial. u se;a! temos o nosso mundo

    representado pela empresa Monstros S A.s dois personagens centrais são Games Sulli'an (monstro roo de

    chi%res) e Mi-e azoHs-i (olinha 'erde de um olho só). primeiro # t3pico%uncion+rio /ue # dedicado a empresa e recee as 8honrarias: de ser oempregado do ano (ate recordes de produção) en/uanto /ue o segundo #a;udante do tipo Sancho Banza! mas /ue tem um grande potencial /ue não# apro'eitado pela estrutura da empresa. A dupla # muito oa no /ue %az!mas não /uestiona o modelo de negócios da empresa. 4azem seu ser'iço deolhos %echados e não /uerem perceer o modelo de negócios da empresa #%adado ao %racasso.

    J+ um imenso es%orço para se atingir as metas da empresa /ue 'i'ea eira da %alncia total por/ue não /uer se ade/uar as mudanças /ueocorrem na sociedade a /ual a empresa depende& a nossa sociedade. che%ão # uma esp#cie de carangue;o chamado Jenr, aternoose /ueinsiste em um modelo de negócio /ue mostra seus e'identes limites dada amudança da cultura social. A empresa 'i'e dos 8gritos das crianças: /uesão engarra%ados e trans%ormados em um produto (energia) /ue # 'endidopara os monstros (consumidores) /ue 'i'em na sociedade dos Monstros.

    A Monstros S A # a empresa /ue %az essa trans%ormação da mat#ria$prima (gritos) em produto (energia). prolema # /ue as crianças (dada amudança cultural em nossa sociedade) não estão mais se assustando comos monstros. s monstros são osoletos perto dos 5lmes de terrorproduzidos por Joll,Hood.

    K preciso um es%orço enorme para /ue uma criança se assuste e gereenergia. A empresa est+ em crise e a %alncia # uma /uestão de tempo.

    Mas! aternoose (che%ão) conta com %uncion+rios dedicados docalire de Games Sulli'an (monstro roo de chi%res) e Mi-e azoHs-i (olinha

    'erde de um olho só) para manter o n3'el da produção. prolema # /ue!dado o modelo osoleto de negócios! aternoose (che%ão carangue;o) tem

  • 8/18/2019 O Filme Monstros S

    6/7

    prolemas em contratar no'os %uncion+rios. A maior preocupação deaternoose # com a +rea de ecursos JumanosD

    "ssa parte # muito engraçada. "le usca contratar monstros /uetenham a 8personalidade: de Sulli'an (monstro roo de chi%res)! mas

    descore /ue não # poss3'el %aricar 8Sulli'ans: /ue tornara$se o pilar e osustent+culo de sua empresa. A /uestão começa a complicar /uando um%uncion+rio desonesto chamado andall 9oggs (/ue tem in'e;a do sucessode Sulli'an) usca criar um modelo de negócio 8paralelo: (a l+ "ron eBarmalat) para aumentar o %aturamento da empresa. andall se/Lestra umacriança (isso # proiido por lei) a 5m de 8sugar: os gritos dela %orçaaumentando assim o %aturamento da empresa.

    A /uestão começa a se complicar /uando acidentalmente GamesSulli'an (monstro roo de chi%res) descore a %alcatrua e se a%eiçoa acriança se/Lestrada. *a3 # apro'eitar a parte cmica do 5lme e dar muitarisada. Foda essa con%usão! no entanto! permite /ue Games Sulli'an eazoHs-i se dem conta /ue o modelo de negócios da empresa # %adado ao%racasso e /ue seus es%orços indi'iduais para ater as metas só adiam a%alncia da empresa! mas de modo algum resol'em o prolema do%aturamento. "m meio a con%usão os dois perceem /ue # poss3'el ter umno'o modelo de negócio muito mais lucrati'o e muito menos penoso. Kpreciso re%ormular a empresa e mudar o próprio crit#rio de 8%uncion+rioideal: a 5m de /ue a empresa se recupere. s dois escorem /ue # poss3'eloter energia atra'#s dos sorrisos (o modelo anterior era aseado nosgritos) das crianças.

    Isso seria moleza por/ue dada a osolescncia dos monstros elespro'oca'am mais risos do /ue apa'ora'am. /ue era a des'antagem (osmonstros não tinham mais o -noH$hoH de assustar) acaou por se tornaruma 'antagem (eles eram cmicos e produziam risos %+ceis). 7o entanto!para se utilizar desta 8oportunidade estrat#gica: seria preciso %azer umare'olução interna. A oportunidade esta'a l+ %ora! mas a empresa só poderiase apro'eitar dela se 5zesse uma re'olução interna. Ao contr+rio do /ueaternoose (che%ão carangue;o) a5rma'a! não era as mudanças sociais /ueesta'am le'ando a empresa a %alncia! mas era a resistncia da empresaem mudar seu modelo de negócios /ue esta'a causando isso.

    A culpa não era das crianças (/ue não se assusta'am mais)! mas simda empresa /ue insistia em não aceitar a mudança. A oportunidade aparece/uando aternoose (che%ão carangue;o) # preso de'ido as suas %alcatruas eSulli'an (monstro roo de chi%res)!assume o comando da empresa. "mpouco tempo ele tira a empresa da %alncia produzindo mais energia commenos es%orço. =ria um no'o modelo de gestão de pessoas onde os%uncion+rios traalham mais %elizes (agora eles traalham para alegrar e

    não para assustar) e os estagi+rios /ue não 'aliam nada passam adesempenhar papel %undamental no processo organizacional da empresa.

  • 8/18/2019 O Filme Monstros S

    7/7

    "ste 5lme demonstra em como podemos trans%ormar mudançassociais (e conse/uentemente mudanças de mercado) em 'antagenscompetiti'as signi5cati'as desde /ue não tenhamos a pretensão de mudaro consumidor ao in'#s de se adaptar a ele. Se adaptar ao conteto social. Kdentro deste conteto /ue o J "strat#gico se torna %undamental. J

    estrat#gico de'e ser o centro de di%usão da Nestão de Bessoas e de umano'a cultura corporati'a /ue 'enha incorporar tendncias sociais e /ueino'e continuamenteP

    " sua empresa Ainda %arica 8gritos: