o evangelho segundo jesus cristo - 3ª a - 2011

58
Escola Irene Dias Ribeiro DAC – Literatura: Disciplina de Apoio Curricular Profª Maria Inês Vitorino Eliezer da Silva Luiz Gustavo Mateus Marchiori Wesley Jofre 3ª A - 2011

Upload: maria-ines-de-souza-vitorino-justino

Post on 11-Jul-2015

835 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Escola Irene Dias Ribeiro

DAC – Literatura: Disciplina de Apoio Curricular

Profª Maria Inês Vitorino

Eliezer da Silva Luiz Gustavo Mateus Marchiori Wesley Jofre

3ª A - 2011

Page 2: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

O Evangelho Segundo Jesus Cristo

José Saramago/1991

Page 3: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

“Contudo, das lentilhas com cebola picada e das papas de grão-de-bico que estavam para ser o seu jantar, tirou Maria uma boa porção [...]

Estendeu Maria as mãos para receber a tigela de barro, a qual, em consequência duma ilusão de óptica em verdade assombrosa, porventura gerada pelas cambiantes luzes do céu, era como se a tivessem transformado em vaso do mais puro ouro, [...]

Page 4: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Resumo

Maria encontra na rua um mendigo, alto e misterioso que lhe entrega uma tigela. No momento em que a recebe, Maria observa que a tigela tem um brilho incomum, embora seja feita de barro.Maria chega em casa conta o sucedido no encontro com o mendigo e revela que está grávida.

Page 5: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

[...] disse o mendigo com poderosíssima voz, que até nisto o pobre de Cristo tinha mudado, Que o Senhor te abençoe, mulher, e te dê todos os filhos que a teu marido aprouver [...] Turbou-se Maria e perguntou, Isso que quer dizer, e o mendigo respondeu apenas, Mulher, tens um filho na barriga”

Page 6: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

No nascimento de Jesus temos a reinterpretação do episódio dos três reis magos. O menino Jesus tem um choro sofrido e surgem três pastores, o primeiro trouxe leite, o segundo trouxe queijo e o terceiro, que Maria parece reconhecer como sendo o misterioso mendigo, trás pão e diz:

“Com estas minhas mãos amassei este pão que trago, com o fogo que só dentro da terra há o cozi.”

Nascimento

Page 7: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Na infância Jesus cresce rodeado de vários irmãos e irmãs. Quando Jesus atinge a adolescência seu pai, José, morre crucificado. Quando Herodes mandou matar os meninos que nascessem em Belém, José sabendo do perigo que sua esposa e seu vindouro filho corriam, fugiu para que Jesus nascesse num lugar afastado do alcance dos soldados de Herodes.

A infância de Jesus

Page 8: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

A adolescência de Jesus

Page 9: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Discussão de Jesus e sua mãe

“(…) Ó minha mãe, os pensamentos são o que são, sombras que passam, e não são bons nem maus em si mesmos, só as acções é que contam, Louvado seja o Senhor que me deu um filho sábio, a mim que sou uma pobre ignorante, mas sempre te digo que essa não é a ciência de Deus, Também se aprende com o Diabo (…)”

Page 10: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Inicia-se o Ministério de Jesus, logo depois de ter sido batizado por João Batista.

Quando Jesus vai morar numa aldeia de pescadores, observa-se que quando Jesus entra no barco os peixes se lançam para dentro,assim, a cada dia, Jesus vai com um dos pescadores, de modo que todos tenham sua boa pescaria.

Page 11: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Diálogo com Deus

Page 12: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Certa vez, num dia de muito nevoeiro, Jesus parte sozinho para o mar. Mais adiante o nevoeiro se dissipa e Jesus e numa “roda maior de luz, a barca pára, é o centro do mar. Sentado no banco da popa, está Deus.”

•Deus revela a Jesus sua descendência divina, e a seguir Deus explica o motivo que o levou a ter um filho: para que sua glória aumentasse entre os homens, pois passados quatro mil anos,

Page 13: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

• Deus era deus apenas para um pequeno povo “que vive numa diminuta parte do mundo”. Deus, pois, tem um plano para o seu filho, que levará o conhecimento de sua figura para todos os outros povos.

• E, por fim, revela que o papel que Jesus tem nesse plano é o de mártir.

Page 14: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

• “[…] Disse Jesus, Estou à espera, De quê, perguntou Deus, como se estivesse distraído, De que me digas quanto de morte e de sofrimento vai custar a tua vitória sobre os outros deuses, com quanto de sofrimento e de morte se pagarão as lutas que, em teu nome e no meu, os homens que em nós vão crer travarão uns contra os outros, Insistes em querer sabê-lo, insisto, Pois bem, edificar-se-á a assembléia de que te falei [...]”

Page 15: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

“E qual foi o papel que me destinaste no teu plano? O de mártir, meu filho, o de vítima, que é o que melhor há para fazer espalhar uma crença e afervorar uma fé.”

Jesus pergunta se outras pessoas terão que morrer para que a fé se propague, Deus confirma que sim e durante vários parágrafos e páginas segue-se uma lista dos martirizados durante os séculos que se seguiram até a expansão e o domínio do Cristianismo.

Explica também os modos com que muitos serão martirizados (fogueira, decapitação, enforcamento, cravados com flechas, a pedradas, esquartejados, etc.). Deus ainda fala das guerras religiosas, das Cruzadas, da Inquisição.

Page 16: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Jesus, diante de tal revelação de mortandade, recusa o seu papel no plano, mas Deus reafirma o seu destino. Próximo a Jesus está o Diabo, que diz: “É preciso ser Deus para gostar tanto de sangue”.

O Diabo, que não era ninguém menos do que aquele mendigo misterioso, ainda oferece a Deus o seu perdão e voltar a ser um de seus arcanjos diletos, mas Deus recusa afirmando que a bondade só existe em oposição à maldade e que Deus só será adorado porque existe um Diabo a ser temido.

Page 17: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Jesus e o Diabo voltam na mesma barca. Antes, ao entrarem, o Diabo fala que há uma coisa no alforje de Jesus que pertence ao Diabo, mas que um dia voltará ao poder de Jesus. Ao olhar no seu alforje, Jesus encontra a velha tigela de barro.

Page 18: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Jesus conhece o amor por meio de Maria

de Magdala (Madalena). Assim foi que Jesus conheceu a Maria Magdala.Estava ele em longa viagem que fazia, e

sucedeu que ferindo o pé, parou para pedir ajuda em uma cidadezinha. Ali então, conhece Maria de Magdala,

prostituta que cura Jesus, e este “cura” a Magdala, e ambos passarão a caminhar juntos. Porém, Magdala não oferece apenas seus dotes de hospitalidade:

Page 19: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

“[...] Depois, juntos, Jesus amparado, como fizera antes, ao ombro de Maria, esta prostituta de Magdala que o curou e o vai receber na sua cama, entraram em casa, na penumbra propícia de um quarto fresco e limpo.

[...] novos rumores de águas se ouviram, depois uma pausa, o ar de repente tornou-se perfumado e Maria de Magdala apareceu, nua. Nu estava também Jesus, como ela o deixara, o rapaz pensou que assim é que devia estar certo, tapar o corpo que ela descobrira teria sido como uma ofensa. Maria parou -ao lado da cama, olhou-o com uma expressão que era, ao mesmo tempo, ardente e suave, e disse, És belo, mas para seres perfeito, tens de abrir os olhos.”

Page 20: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Após quarenta dias Jesus retorna para a aldeia dos pescadores, pronto para cumprir o seu destino. O milagre de Lázaro, a traição de Judas e a negação de Pedro são os fatos que irão suceder adiante. Surgem os milagres de Jesus:

•O milagre do vinho (numa “festa de arromba” o vinho acaba, os convidados reclamam e Jesus opera o milagre da transformação da água em vinho);

•O milagre dos pães (dividiu um único pão entre vários mendigos que não conseguiam fazê-lo).

Page 21: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Dias Finais de Jesus

•Morte de João Batista•A posição de Jesus em relação ao chamado•Crucificação de Cristo

Page 22: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

A posição de Jesus em relação ao trabalho

“[...] Tu sabes, Pedro, que serei crucificado, Disseste-mo, Mas não te disse que tu próprio, e André, e Filipe, o sereis também, que Bartolomeu será esfolado, que a Mateus o matarão bárbaros, que a Tiago filho de Zebedeu o degolarão, que o segundo Tiago, filho de Alfeu, será lapidado, que Tomé será alanceado [...]”

Page 23: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

“Morreremos, então, por tua causa, disse uma voz, mas não se soube de quem havia sido, Por causa de Deus, não por minha causa, respondeu Jesus, Que quer Deus, afinal, perguntou João, Quer uma assembleia maior do que aquela que tem [..]”

Page 24: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

“Morrerão muitos no futuro por vontade de Deus e causa sua, Se é vontade de Deus, é causa santa,[...] Sim, mas não deveria ser tão dolorosa a condição para lá entrar, Se o filho de Deus disse o que disse, a si próprio se negou, protestou Pedro, Enganas-te, só ao filho de Deus é permitido falar assim, o que na tua boca seria blasfêmia, na minha é a outra palavra de Deus, respondeu Jesus,

Page 25: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Falas como se tivéssemos de escolher entre ti e Deus, disse Pedro, Sempre a vossa escolha terá de ser entre Deus e Deus, eu estou como vós e os homens, no meio, Que mandas então que façamos, Que ajudeis a minha morte a poupar as vidas dos que hão-de vir, Não podes ir contra a vontade de Deus, Não, mas o meu dever é tentar [...]

Page 26: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

O filho de Deus deverá morrer na cruz para que assim se cumpra a vontade do Pai, mas, se no lugar dele puséssemos um simples homem, já não poderia Deus sacrificar o Filho, Queres pôr um homem no teu lugar, um de nós, perguntou Pedro, Não, eu é que irei ocupar o lugar do Filho [...]

Page 27: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

A Prisão de Cristo

“Os guardas do Templo e os soldados de Herodes vieram prender Jesus na primeira luz da manhã. [...] e o que neles mandava gritou, Onde está esse que diz ser rei dos Judeus, e outra vez, Que se apresente esse que diz ser o rei dos Judeus, então Jesus saiu da sua tenda, estava com ele Maria de Magdala que vinha chorando.”

Page 28: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Diante do Sinédrio

Entraram enfim em Jerusalém e Jesus foi levado ao conselho dos anciãos, príncipes dos sacerdotes e escribas.

Page 29: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Morte de Cristo[...] logo a primeira dilaceração das carnes repuxadas quando o patíbulo começou a ser içado aos sacões para o alto da cruz, todo o seu peso suspenso dos frágeis ossos, e foi como um alívio quando lhe empurraram as pernas para cima e um terceiro cravo lhe atravessou os calcanhares, agora não há mais nada a fazer, é só esperar a morte.

Jesus morre, morre, e já o vai deixando a vida [...]

Page 30: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Palavras Finais de Cristo

Page 31: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

“Então Jesus compreendeu que viera trazido ao engano como se leva o cordeiro ao sacrifício, que a sua vida fora traçada para morrer assim desde o princípio dos princípios, e, subindo-lhe à lembrança o rio de sangue e de sofrimento que do seu lado irá nascer e alagar toda a terra, clamou para o céu aberto onde Deus sorria, Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que fez.”

Page 32: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

[...] sentiu que uma esponja embebida em água e vinagre lhe roçava os lábios, e então, olhando para baixo, deu por um homem que se afastava com um balde e uma cana ao ombro. Já não chegou a ver, posta no chão, a tigela negra para onde o seu sangue gotejava [...]

Page 33: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Jesus é crucificado, e já desfalecendo após o momento em que um soldado que lhe dá vinagre numa esponja para que beba e diminua seu sofrimento.

Morre sem ver que aos pés da cruz estava a tigela que servia agora para recolher o sangue que escorria da cruz.

Page 34: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Autor da Obra

• José de Souza – 16 de Novembro de 1922 á 18 de Junho de 2010.

• Nobel de Literatura – 1998

• Prêmio Camões – o mais importante premio literário da Literatura Portuguesa.

Page 35: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

• O livro conta uma história humanizada da vida de Jesus.

• Saramago coloca que a propagada história da crucificação de Jesus, "um revulsivo forte, qualquer coisa capaz de chocar as sensibilidades e arrebatar os sentimentos“, resultou na imposição de "uma história interminável de ferro e de sangue, de fogo e de cinzas, um mar infinito de sofrimento e de lágrimas“.

Page 36: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Palavras de Saramago

“No fundo, o problema não é um Deus que não existe, mas a religião que o proclama.

Denuncio as religiões, todas as religiões, por nocivas à Humanidade. São palavras duras, mas há que dizê-las"

Page 37: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Reações ao romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo

• Interpretação desvirtuada dos textos sagrados, deforma abusiva os Evangelhos canônicos.

• Outras reações criticam a alegada hipocrisia do autor, por enfatizar, numa cena em que Deus mostra a Jesus, uma lista de todos os mártires do Cristianismo, os aspectos mais negativos desta religião, esquecendo inteiramente os milhões de vítimas do comunismo.

Page 38: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Comunismo• Definição: O comunismo pode ser definido como uma doutrina

(propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais.

De acordo com esta ideologia, os meios de produção deixariam de ser privados, tornando-se públicos.

Grande marco histórico do comunismo foi a Revolução Russa de 1917. Podemos citar também, neste contexto, a Revolução Cubana que ocorreu em 1 de janeiro de 1959.

Page 39: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Do Ponto de vista dos CríticosRegina Sardoeira, professora de Filosofia e escritora :

“Quer se seja ateu ou crente, comunista ou outra coisa qualquer, a personagem de Jesus Cristo é sempre fascinante.

“Esta é a grande lição que deriva da história de Jesus Cristo e ela pode ser seguida por crentes e ateus, por comunistas e por outros quaisquer [...]‘Logo, o livro de Saramago é, não somente belo, mas, acima de tudo, útil para desvendar o que os Evangelhos canónicos não desvendam.’ ”

Page 40: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

O narradorO narrador do romance é alguém que não só vê,

mas também observa, comenta, interpreta, relata e escreve.O narrador do romance não só narra uma história,

mas tem consciência dos caminhos que utiliza (consciência ficcional) e comenta-os.

Várias vezes no romance ele faz uma parada para comentar como anda seu texto e se posiciona defendendo-se ou explicando-se. Sem dúvida, o narrador saramaguiano não é neutro, nem é só um personagem que vive a história contada.

Page 41: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

“ E também dizem que é esse o processo narrativo que melhor serve o sempre desejado efeito de verossimilhança, pois se o episódio imaginado e descrito não é nem poderá tornar-se nunca em facto, em dado da realidade, e nela tomar lugar, ao menos que seja capaz de o parecer [...]”

Page 42: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Estilo da Obra

• Utiliza frases e períodos comprimidos usando a pontuação de maneira não convencional;

• Percebe-se que o “ritmo” do estilo do livro, está próximo ao povo português;

• Muitas de suas frases ocupam mais de uma página, usando vírgulas em vez de pontos finais para concluir uma afirmação ou ideia;

Page 43: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Pacto ficcional para garantir a narração

•Coevo dos contos de tradição popular;Um recurso encontrado em diversos romances é

o pacto entre narrador e leitor.

Esse pacto também ocorre entre o narrador do O evangelho segundo Jesus Cristo e seu leitor. Temos nesse romance, entretanto, um pacto diferente, pois o narrador não quer convencer o leitor da veracidade de sua história, mas ao contrário, quer deixar claro e lembrar sempre ao seu leitor o espaço ficcional.

Page 44: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Espaço para as reflexões

Page 45: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011
Page 46: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

OS TEMPLÁRIOS

•A Ordem dos Cavaleiros Templários, do qual o priorato supostamente fez parte, foi criada em 1118 para proteger as rotas de peregrinação e comércio que ligavam Jerusalém à Europa;

• Financiados pela Igreja;

•Acusados de heresia, foram queimados na tal sexta-feira 13, pelo rei da França;

•Outras teorias dizem que, durante as escavações nas ruínas, os cavaleiros teriam achado a Arca da Aliança e descoberto toda a verdade sobre o Santo Graal. Por isso, tinham que ser exterminados.

Page 47: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011
Page 48: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

A Inquisição A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição.

Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

Page 49: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011
Page 50: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011
Page 51: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011
Page 52: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011
Page 53: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011
Page 54: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011
Page 55: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011
Page 56: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011
Page 57: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011
Page 58: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - 3ª A - 2011

Bibliografia

• http://www.sitedeliteratura.com

• http://www.wikipédia.com

• http://www.eternoretorno.com