o espírito santo se apresenta como

7
O Espírito Santo se apresenta como: Deus; Pessoa; Fruto; Dom. O Espírito Santo só habita no indivíduo, quando ele nasce de novo: (Romanos 8:9): “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:1-5): “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam- se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.” (Romanos 10:14-20): “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo. Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira. E Isaías ousadamente diz: Fui

Upload: alexandre-de-freitas-freitas

Post on 12-Jan-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

estudo

TRANSCRIPT

Page 1: O Espírito Santo Se Apresenta Como

O Espírito Santo se apresenta como:

Deus;

Pessoa;

Fruto;

Dom.

O Espírito Santo só habita no indivíduo, quando ele nasce de novo:

(Romanos 8:9): “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”

(Romanos 8:1-5): “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.”

(Romanos 10:14-20): “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles,

E as suas palavras até aos confins do mundo. Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira. E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam."

O Espírito Santo é divino, prova-se a sua divindade pelos seguintes fatos:

1)Ele é Eterno (Hebreus 9:14): “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”

2)Ele é Onipresente (Salmos 139:7-10): “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.''

Page 2: O Espírito Santo Se Apresenta Como

3)Ele é onipotente (Lucas 1:35): “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

4)Ele é Onisciente (I Coríntios 2:10,11): “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”

As Obras do Espírito Santo

Criação (Gênesis 1:2);

Regeneração (Atos 2:2);

Ressurreição (Romanos 8:1).

Os Símbolos do Espírito Santo

Fogo (Lucas 3:16);

Vento (Atos 2:2);

Água (João 7|:37-39);

Selo (Efésios 1:13, I Timóteo 2:19);

Azeite (Zacarias 4;2-6);

Pomba (Mateus 3:16,17).

Os nomes do Espírito Santo

Espírito Santo (Atos 1:15);

Espírito de Cristo (Romanos 8;9);

Espírito da Promessa;

Consolador (João 14:26);

Espírito da Verdade;

Espírito de Graça;

Page 3: O Espírito Santo Se Apresenta Como

Espírito de Vida (Romanos 8:2).

O Espírito Santo como Pessoa

O Espírito Santo é uma pessoa, ou apenas uma influência?

Muitas vezes, descreve-se o Espírito Santo de uma maneira impessoal, como o sopro que preenche, unção que unge, fogo que ilumina e aquece, água, etc... Isto faz parte das suas operações. O Espírito Santo exerce atributos de personalidade, Ele faz coisas que o mostram como uma pessoa distinta e não como poder impessoal. A personalidade envolve três fatores:

Conhecimento (Inteligência - Romanos 8:27);

Sentimentos (afeto - Efésios 4:30);

Vontade (I Coríntios 12:11).

Atividades Pessoais lhe são atribuídas

Ele Revela (II Pedro 1:21);

Ele Ensina (João 14;26);

Ele Clama (Gálatas 4:6);

Ele Intercede (Romanos 8:26);

Ele Diz (Apocalipse 2:7);

Ele Ordena (Atos 16:6,7);

Ele Testifica (João 15:26);

Ele se Ofende (Atos 5:3).

O Espírito Santo como Dom

Não confunda Dom de Deus com Dom do Espírito. O Dom do Espírito Santo é dado a que já é salvo (batismo com o Espírito Santo), mas o Dom de Deus é o mesmo espírito, mas com relação à salvação.

Dom do Espírito (Atos 2:3-7);

Page 4: O Espírito Santo Se Apresenta Como

Dom do Espírito (Atos 10:45);

Dom do Espírito (Atos 11:16-18);

Dom de Deus (Efésios 2:8);

Dom de Deus (Romanos 6:23).

Pela generosidade do Espírito Santo, Ele nos concede nove dons (I Coríntios 12;1-11).

Palavra de Sabedoria;

Palavra de Ciência;

Fé;

Dons de Curar;

Operação de Maravilhas;

Profecia;

Discernimento;

Variedade de línguas;

Interpretação de línguas.

Os dons do Espírito são as manifestações deste batismo.

Classificação Geral dos Dons

do Espírito Santo

1) Dons de Revelação:

Palavra de Sabedoria;

Palavra de Conhecimento;

Discernimento de Espíritos.

2) Dons de Poder:

Fé;

Dons de Curar;

Operação de Milagres.

Page 5: O Espírito Santo Se Apresenta Como

3) Dons de Evolução:

Profecia;

Variedade de Línguas;

Interpretação de Línguas.

O Espírito Santo como Fruto

O que é o fruto do Espírito na vida do crente?

- É a reprodução do caráter de Cristo na vida do homem.

Como é produzido o fruto ?

- Através do novo nascimento, pela habitação do espírito, como conseqüência da pela plena liberdade que o crente dá ao Espírito Santo.

Mas, o fruto do Espírito é:

Amor - amor aqui é ágape, o que caracteriza esse amor é sacrifício (João 13:1);

Gozo – é diferente da alegria, o gozo é de dentro para fora, e a alegria é de fora para dentro (Filipenses 4:11 – I Timóteo 6:6);

Paz – na Bíblia não significa ausência de guerra, como diz o dicionário, mas significa plenitude, algo que está completo realização, no Grego Eirene;

Longanimidade - significa paciência divina;

Benignidade – significa disposição de ser bom, isso vem de dentro;

Bondade – É amor na prática;

Fé – significa fidelidade;

Mansidão – significa saber suportar;

Temperança – significa domínio próprio, equilíbrio, moderação.

No versículo 23, diz que contra estas coisas não há lei, ou seja, não há proibição:

Page 6: O Espírito Santo Se Apresenta Como

Gozo é o amor obedecendo;

Paz é o amor repousando;

Longanimidade é o amor sofrendo;

Benignidade é o amor em teoria;

Bondade é o amor em prática;

Fé é o amor confiado;

Mansidão é o amor suportando;

Temperança é o amor controlando