o espaço

21
Trabalho realizado por: Érica Neves

Upload: ministerio-da-educacao

Post on 22-Jun-2015

633 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: O espaço

Trabalho realizado por: Érica Neves

Page 2: O espaço

O espaçoA Terra, o nosso planeta, não estamos sozinhos no espaço. Nós temos <<vizinhos>>: o Sol, a Lua, os planetas que nos rodeiam e os cometas que cruzam o firmamento com a sua cabeleira luminosa. Ainda mais longe, também existem galáxias gigantescas compostas por milhares de milhões de estrelas.

Page 3: O espaço

O Sol, a nossa estrela

O Sol parece muito maior e mais brilhante do que as outras estrelas porque está muito mais próximo de nós. Todas as manhãs, quando o Sol nasce, o céu enche-se de luz e parece que todas as estrelas minúsculas desaparecem até que o Sol volte a esconder-se. Sem a luz e o calor do Sol, o sistema solar seria frio e escuro e não haveria vida sobre a Terra.

Page 4: O espaço

Mercúrio, o planeta nu Mercúrio é o planeta mais próximo do

Sol. Gira à volta do Sol a tanta velocidade que, apesar da força da gravidade, não é atraído para ele. É um planeta muito pequeno, ligeiramente maior do que a Lua, e não tem nem atmosfera nem orla gasosa que o protejam. É por isso que em Mercúrio ou está muito calor ou está muito frio. A crosta é coberta de crateras.

Page 5: O espaço

Vénus, o planeta brilhante

Vénus é o 2º planeta a partir do Sol e o nosso vizinho mais próximo no espaço, sem contar com a Lua. Depois do Sol e da Lua, também é o astro mais brilhante que vemos no firmamento, especialmente antes de o Sol nascer e depois de se esconder.

Page 6: O espaço

A Terra, nosso planeta

A Terra não é um planeta como os outros, pois é o planeta onde vivemos.

Encontra-se à distância ideal do Sol para receber suficiente luz e calor. O ar da atmosfera do nosso planeta é respirável e dispõe de água em abundância.

Page 7: O espaço

A Lua A Lua é o nosso vizinho mais

próximo. Brilha porque reflecte a luz do Sol. Dir-se-ia que muda de forma com a passagem dos dias : isso deve-se ao facto da, à medida que gira à volta do Sol, irem ficando iluminadas as diferentes partes da sua superfície.

Page 8: O espaço

Marte, o planeta vermelho

Marte é um planeta frio e rochoso. Também é chamado <<planeta vermelho>>, porque se encontra coberto de uma orla de poeira cor de ferrugem.

Page 9: O espaço

Júpiter, o planeta gigante

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. É dez vezes maior do que a Terra. Ao contrário desta, Júpiter não é composto por rochas, mas sim pelo mesmos gases que o Sol. Porém, nunca conseguiu atingir o tamanho suficiente para se transformar numa estrela.

Page 10: O espaço

Saturno e os seus anéis

Saturno é o 2º maior planeta do sistema solar. Distingue-se dos restantes porque está rodeado de anéis largos e achatados

Page 11: O espaço

Úrano, Neptuno e Plutão

Os planetas mais afastados do Sol são Úrano, Neptuno e Plutão. Neptuno têm cerca de 44 vezes o volume da Terra. Úrano e Neptuno têm uma atmosfera de grande espessura, um núcleo rochoso e anéis pouco visíveis. Plutão é muito mais pequeno do que a Terra e, além disso, está tão longe que dificilmente se poderá ver, mesmo com um telescópio potente.

Page 12: O espaço

Os asteróides e os meteoritos

Os asteróides são blocos de rocha que datam da época em que a Terra se formou. São milhões os que ainda gravitam à volta do Sol. Os meteoritos são blocos mais pequenos de rocha e poeira cósmica.

Page 13: O espaço

Os cometas Os cometas são corpos

rochosos de vários quilómetros de espessura. A maioria gravita muito longe, na zona exterior do sistema solar.

Page 14: O espaço

O mapa das estrelas

Noite após noite, e ao longo de todo o ano, as estrelas parecem deslocar-se no firmamento. Isto deve-se ao facto de a Terra girar sobre si mesma enquanto viaja à volta do Sol.

Page 15: O espaço

Desenhos no céu Desde os tempos mais

remotos, as pessoas contam histórias acerca das estrelas e figuras que se formam no firmamento. Também se serviram das estrelas para navegar ou para reencontrar o caminho perdido.

Page 16: O espaço

A vida de uma estrela

Uma estrela nasce a partir de uma nuvem de gases e de poeira chamada <<nebulosa>>. Todos os dias nascem novas estrelas velhas desaparecem; no Universo, há estrelas de todas as idades.

Page 17: O espaço

As supernovas e as estrelas de neutrões

As estrelas de tamanho médio, como o Sol, transformam-se em «gigantes vermelhas», depois encolhem e convertem-se em «anãs brancas».

Page 18: O espaço

Os buracos negros

Quando as estrelas muito grandes morrem, transformam-se em buracos negros. Um buraco negro possui uma força de gravidade tão forte que nada consegue escapar dele, nem sequer a luz!

Page 19: O espaço

A Via Láctea O Sol, a nossa estrela, faz

parte de um grupo muito grande de estrelas, uma galáxia chamada «Via Láctea». Esta tem a forma de uma espiral gigantesca e contém 200 mil milhões de estrelas.

Page 20: O espaço

O futuro no espaço

As viagens espaciais ainda agora começaram, mas os progressos são muito rápidos. No futuro, talvez o ser humano possa viver noutro planeta.

Page 21: O espaço

O futuro no espaço Muitas pessoas apaixonam-se

pelas viagens espaciais e pelo que se possa descobrir nas remotas regiões do espaço. Por isso são tão populares os programas televisivos e os filmes de ficção científica que narram viagens a várias regiões do Universo. Quem sabe se algum dia seremos capazes de viver na Lua ou até visitar Marte.