o direito como linguagem - marcelospalding.com · capsi-ii [modo de compatibilidade] author:...

20
O DIREITO COMO LINGUAGEM A linguagem do advogado Juridiquês Ataque os pontos fracos Erros mais comuns Um caso concreto Caps 1e 2

Upload: trananh

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

O DIREITO COMO LINGUAGEM

•A linguagem do advogado

•Juridiquês

•Ataque os pontos fracos

•Erros mais comuns

•Um caso concretoCaps 1e 2

Page 2: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

A LINGUAGEM DOA LINGUAGEM DOADVOGADO

Page 3: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

A LINGUAGEM DO ADVOGADO

•Para o advogado, tudo é linguagem;

•Não existe alguém que escreva mal e seja um bom advogado;

•Correção, organização, clareza e precisão;•Correção, organização, clareza e precisão;

•Observar o que diz e o que não diz, o que pede e o que nega.

Page 4: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

LINGUAGEM TÉCNICALINGUAGEM TÉCNICAx JURIDIQUÊS

Page 5: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

Destarte, como coroamento desta peça-ovo emerge a premente necessidade de jurisdição fulminante, aqui suplicada a Vossa Excelência. (…) Os cânones civis pavimentam a pretensão sumária, estribada no Livro pavimentam a pretensão sumária, estribada no Livro das Coisas, na Magna Carta, na boa doutrina e nos melhores arestos deste soldalício. Urge sejam vivificados os direitos fundamentais do Ordenamento Jurídico, espeque do peditório que se encerra. O apossamento solerte e belicoso deve ser sepultado ab apossamento solerte e belicoso deve ser sepultado ab initio e inaudita altera parte, como colorário da mais lídima Justiça.

Page 6: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

Quem escreve um texto jurídico dessa maneira, prejudica, sem exagero, a Justiça. Você já pensou o trabalho de um juiz, por exemplo, para decifrar um processo inteiro escrito assim? Quantas vezes ele iria ao dicionário? Quanto tempo perderia?ele iria ao dicionário? Quanto tempo perderia?

Aldo Corrêa de Lima

http://aldoadv.wordpress.com/2007/05/08/o-juridiques-no-banco-dos-reus/

Page 7: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

Não é privilegio o profissional do Direito usar termos técnicos; ao contrário, toda a ciência

necessita de termos técnicos, por meio dos quais é sintetizada uma série de conceitos para facilitar o estudo e precisar dados, sob pena de não fazer

ciência.ciência.

Ricardo Cabezón

http://redalyc.uaemex.mx/pdf/934/93400109.pdf

Page 8: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

Mandado, Mandato, Impetrar, Artigo, Capítulo, Inciso, Ajuizamento, Acolhimento,

TE

RM

OS

CN

ICO

S

Ajuizamento, Acolhimento, Autos, Cessão, Caução, Habeas corpus, Foro, Liminar, Mora, Petição, Usofruto, Prêmio, Mister,

TE

RM

OS

CN

ICO

S

Usofruto, Prêmio, Mister, Data venia, Jurisprudência…

TE

RM

OS

CN

ICO

S

Page 9: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

ERROS MAIS COMUNS

Page 10: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

ERROS MAIS COMUNS

•Grafia: *não esite em denunciar o preconseito e o raçismo.

•Concordância: *ela e seu primo é culpado pelo crimes.

•Regência: *ela deve o marido.

• Inadequação: *o parecer do juiz foi soberano.

Page 11: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

INADEQUAÇÃO

Jamais pagou uma multa de trânsito.•Jamais pagou uma multa de trânsito.

•Entrei com uma liminar.

•O parecer do juiz é soberano.

•A decisão judicial deve ser cumprida.•A decisão judicial deve ser cumprida.

•A matéria já foi decidida.

•A questão está preclusa.

Page 12: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

ATAQUE OSATAQUE OSPONTOS FRACOS

Page 13: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

O ataque à linguagem do adversário é um recurso lícito e tem fundamento técnico, pois sua eficácia está em técnico, pois sua eficácia está em

desviar a atenção para um defeito (de preferência grosseiro) nos aspectos formais do discurso do contendor. É como se alguém dissesse: "Veja, ele nem sequer sabe se expressar e pretende que suas razões sejam pretende que suas razões sejam encaradas com seriedade".

Moreno & Martins

Page 14: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

O SIC

•O sic é um advérbio latino que significa, literalmente, "assim“;literalmente, "assim“;

•Usado para indicar que aquilo que o leitor acabou de ler, por errado ou estranho que pareça, é assim mesmo;

•Não devemos usar quando se trata de óbvio equívoco de digitação;equívoco de digitação;

•Observar casos em que o melhor é corrigir o erro (se possível) --> "ela só tinha 34 dedos na mão"

•Usado para emitir opinião --> "esse foi o erro (sic) de Freud"

Page 15: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

UM CASOCONCRETO

Page 16: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

Augusto entra em juízo contra seu vizinho Germano, alegando, em linhas gerais, que este lhe esbulhou uma parte de seu terreno onde existiu um córrego com água potável e um abrigo para vacas leiteiras. Pede liminarmente a reintegração de posse, dizendo que houve violência, que a invasão se deu durante a noite -clandestinamente, portanto - e que isso está lhe trazendo crescentes prejuízos. Em sua petição inicial, seu advogado explica os fatos e, entre outros argumentos, justifica, a partir dos prejuízos, a necessidade de obter jurisdição de urgência.

Page 17: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

Destarte, como coroamento desta peça-ovo emerge a premente necessidade de jurisdição fulminante, aqui suplicada a Vossa Excelência. Como visto nas razões suso expostas com pueril singeleza, ao alvedrio da lei e com a repulsa do Direito, o energúmeno passou a ao alvedrio da lei e com a repulsa do Direito, o energúmeno passou a solitariamente cavalgar a lei, este animal que desconhece, cometendo toda sorte de maldades contra a propriedade deste que vem às barras do Tribunal. Conspurcou a boa água e lançou ao léu os referidos mamíferos. Os cânones civis pavimentam a pretensão sumária, estribada no Livro das Coisas, na Magna Carta, na boa doutrina e nos melhores arestos deste soldalício. Urge sejam vivificados os direitos fundamentais do Ordenamento Jurídico, espeque do peditório que se encerra. O apossamento solerte e belicoso deve ser sepultado ab initio e inaudita altera parte, como colorário da mais lídima Justiça.

Page 18: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

O acima explicitado leva à inequívoca conclusão de que a reintegração de posse é imperativo de Justiça, tanto que flagrantes o prejuízo econômico e as gravíssimas implicações de todas as ordens e gravar o reabertura e sua família, em evidente afronta à Constituição Federal e às mais elementares normas do nosso Direito positivo. O Federal e às mais elementares normas do nosso Direito positivo. O postulante se encontra privado do precioso líquido, e seu rebanho, sem paradeiro. A doutrina e a jurisprudência evidenciam o bom Direito aqui buscado e a conduta abusiva, violenta e clandestina da parte requerida. A prova está feita, quer no plano adjetivo, quer no substantivo, sendo irrefutável dentro da Ciência do Direito. A posse anterior decorrente do domínio resta indiscutível. Os prejuízos são anterior decorrente do domínio resta indiscutível. Os prejuízos são incalculáveis e a cada instante se avolumam, pelo que, em sede de jurisdição sumária, impende seja concedida a liminar, como manifestação concreta da melhor Justiça.

Page 19: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

Do que foi exposto acima, conclui-se que os fatos narrados nesta petição inicial são incontroversos e estão provados sumariamente por meio dos documentos aqui juntados. Tanto o Código Civil como a Constituição da Republica contêm regras claras que protegem a propriedade, observada sua função social - ou seja, exatamente a propriedade, observada sua função social - ou seja, exatamente a hipótese deste processo. Como nos ensinam a melhor doutrina e a jurisprudência, o pedido em exame contém todos os elementos que determinam a concessão imediata da reintegração de posse: há interesse econômico, os fatos estão provados e o direito do autor é indiscutível. A água potável existente no local está sendo poluída e as vacas leiteiras ficaram ao desabrigo, pelo que os prejuízos são vacas leiteiras ficaram ao desabrigo, pelo que os prejuízos são evidentes. Assim, pede a concessão da liminar, por ser medida de direito e de Justiça.

Page 20: O DIREITO COMO LINGUAGEM - marcelospalding.com · capsI-II [Modo de Compatibilidade] Author: Spalding Created Date: 2/24/2011 1:39:34 PM Keywords ()

Este material estará disponibilizado no ambiente EAD