o destino dos mortos - vila camargo – curitiba /pr · o destino dos mortos objetivo desafiar o...

15
O destino dos mortos E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. (Gn 2:7)

Upload: phamkhanh

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O destino dos mortos

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. (Gn 2:7)

O destino dos mortos

OBJETIVO Desafiar o estudante da palavra de Deus a refletir sobre o ensino da Bíblia relacionado ao destino dos mortos, apresentando-o à visão promessista sobre o assusto e aos argumentos que refutam a visão cristã tradicional.

TEXTO BÁSICO Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. (Jo 5:28)

O destino dos mortos

INTRODUÇÃO Nós, cristãos adventistas da promessa, com base na Bíblia Sagrada, também temos a nossa formulação doutrinária sobre esse assunto. Além de mostrar o que acreditamos ser o destino dos mortos, queremos mostrar as razões pelas quais nossa crença difere da visão cristã tradicional quanto a isso. Então, com muito respeito aos cristãos que pensam diferente de nós, nesta lição, pretendemos fazer uma revisão dos textos bíblicos sobre o assunto em questão e mostrar os equívocos do entendimento tradicional. Cedamos à autoridade suprema das Escrituras!

O destino dos mortos

DIRETO AO PONTO

O destino dos mortos

O que acontece com a pessoa, depois que ela morre, já que não tem uma alma imortal? Vai para o purgatório, o céu ou o inferno? Cremos que, imediatamente após a morte, o ser humano entra num estado de inconsciência. Vai para a sepultura aguardar a ressurreição dos justos ou a dos injustos. Não acreditamos na existência do inferno como um lugar de tormento consciente. A alma dorme até o dia da ressurreição. Os mortos ímpios ressuscitam para serem aniquilados completamente (somos aniquilacionistas).

I- A DOUTRINA ENTENDIDA Vários compêndios teológicos já foram escritos, na tentativa de explicar qual o destino dos mortos. Por que os seres humanos desejam tanto uma resposta a isso? Uma das razões óbvias é: a morte faz parte da nossa existência. Todos nós já perdemos, em algum momento da vida, pessoas queridas. Além disso, todos nós, por mais que tentemos evitar, morreremos um dia. E o que vem depois? A Bíblia tem uma resposta.

O destino dos mortos

1. A explicação da nossa crença I- A DOUTRINA ENTENDIDA

1.1 A morte é o fim da vida 1.2 A Bíblia compara a morte a um sono 1.3 Imortalidade adquirida 1.4 A esperança da ressurreição

O destino dos mortos

01. Leia Sl 28:1; Pv 7:21; Ec 9:5,10; At 2:29-30; 1 Co 15:6, e responda: Qual o destino de todo ser humano, logo após a morte? Com o que a morte é comparada, na Bíblia? A pessoa continua com consciência, na morte?

Para refletir...

02. Leia Dn 12:12:2; Jo 5:28-29; 1 Ts 4:13-18, e responda: O que acontecerá com os justos que estiverem mortos por ocasião da volta de Jesus? Qual a grande esperança dos cristãos? 03. Leia Dn 12:12:2; Jo 5:28-29; Mt 10:28; 2 Ts 1:9 e responda: O que acontecerá com os ímpios mortos, depois que forem ressuscitados?

O destino dos mortos

I- A DOUTRINA ENTENDIDA

2.1 Conhecendo a posição de alguns cristãos que creem na “imortalidade da alma” 2.2 Explicando textos aparentemente contraditórios

2. Refutando o contradizente

O destino dos mortos

04. Existe base bíblica para defender que um crente, imediatamente após a morte, vai diretamente à presença de Deus, “em espírito”? Como explicamos Fp 1:23 e 2 Co 5:8?

Para refletir...

05. Existe base bíblica para dizer que o ímpio, imediatamente após a morte, vai para o inferno, “em espírito”, para sofrer algum tipo de castigo ou tortura? Os textos de Lc 16:19-31 e 2 Pd 2:4-10 podem ser usados para tal defesa?

06. Existe base bíblica para dizer que, quando forem ressuscitados, depois do milênio, e receberem a sua sentença, no juízo final, os ímpios serão novamente lançados no inferno, onde queimarão por toda a eternidade?

O destino dos mortos

1. Estejamos convictos da realidade da aniquilação dos ímpios

II- A DOUTRINA APLICADA

Assim como os salvos serão definitivamente salvos, os que estão perecendo perecerão por completo. Não ficarão queimando eternamente, mas deixarão de existir para todo o sempre. Que destino horrível! Convenhamos: essa não é uma notícia que traz alegria! É triste imaginarmos que alguém que amamos pode ser aniquilado. Instemos tal pessoa a deixar de viver para si mesma e começar a viver para quem por ela morreu (2 Co 5:15).

O destino dos mortos

2. Estejamos confiantes na realidade da ressurreição dos mortos

II- A DOUTRINA APLICADA

Jesus voltará nas nuvens do céu. Quando ele vier, os mortos em Cristo ressuscitarão! A certeza da volta de Cristo e da ressurreição dos mortos é o nosso grande consolo, diante das nossas perdas. Um dia, a trombeta vai tocar, e os mortos sairão dos túmulos, com os corpos transformados, para a vida! Temos essa esperança? Se sim, diz Paulo: Consolemo-nos uns aos outros com estas palavras (1 Ts 4:18).

O destino dos mortos

07. Qual deve ser a nossa postura, diante da realidade da aniquilação dos ímpios?

Para refletir...

08. À luz de 1 Ts 4:13-18, qual a grande esperança cristã? Como você se sente, diante de tal verdade?

O destino dos mortos

MEU DESAFIO A não ser que estejamos vivos, por ocasião da volta de Jesus, não há como escapar: todos nós um dia morreremos. Alegra-nos saber, entretanto, que a presente história não é tudo que nos resta. Um dia, Jesus Cristo voltará a esta terra para ressuscitar todos aqueles que morreram crendo nele como Senhor e Salvador de suas vidas. Esta é a nossa grande esperança! Por essa ocasião, os mortos ressuscitados juntar-se-ão aos crentes em Jesus que estiverem vivos, e todos se encontrarão com o Senhor, nos ares. O testemunho bíblico diz que ficaremos com o Senhor para sempre! Anunciemos essa verdade. Por outro lado, todos aqueles que não renderem sua vida a Cristo, serão aniquilados, logo após o juízo final; deixarão de existir. O que você acha de, durante esta semana, contar essas duas verdades a alguém que ainda não as conhece? Esse é o seu desafio.

O destino dos mortos

PRÓXIMA LIÇÃO Lição 12: O milênio no céu