o colaborador formato - · pdf fileconfraternização juntamente com suas ......

12
Nº50 Fevereiro 2017 DISSEMINANDO QUALIDADE Colaboradores da Unidade de Negócios Agrícola participam de atividades

Upload: vuongdieu

Post on 05-Feb-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Nº5

0 F

ever

eiro

20

17

DISSEMINANDO QUALIDADE

Colaboradores da Unidade deNegócios Agrícola participam

de atividades

EDIT

OR

IAL

Paulo Alberto MachinskiDiretor Presidente

02

““

““O segredo de um grande

sucesso esta no trabalho de uma grande equipe.!

1.942

838

ColaboradoresCastrolanda

FEVEREIRO 2016

2.780TOTAL EFETIVOS

ENQ

UET

E

“Coisas incríveis no mundo

dos negócios nunca são feitas por uma

única pessoa e sim por uma equipe”.

PARA pensar

Qual é o seudesejo para 2017?

pág. 08

Você conheceo Quintas?

pág. 06

Evento da Unidade de Negócios Agrícola

promove integração

pág. 11

IncorporaçãoBier Hoff

STEVE JOBS

o olharmos o ano que se encerrou A pudemos perceber que em meio à maior crise econômica da história do Brasil passamos por ela nos adequando a esta dura realidade e toda a dificuldade nos fez mais forte. Pois, temos como o centro de todo nosso movimento pessoas que souberam se adaptar, reinventar e, principalmente, com muita criatividade e inovação dar as respostas que o momento exige, transformando a crise em oportunidades.

A AFCC não para um minuto, os eventos, viagens, jogos, atendimentos do plano de saúde, assistência financeira, rentabilidade de suas opera-ções e tantas outras atividades que dão o ritmo e mantem em movimento nossa associação contribu-em para a integração de todos os colaboradores. Essa é a missão da AFCC.

Para esse ano temos o firme propósito de continuidade e crescimento, iniciamos o ano com obras. Finalmente iniciaram-se as primeiras constru-ções na nossa sede campestre, que nesse momento terá campos de futebol, quadra de areia, quiosques com churrasqueira, além da casa de caseiro e portaria. Com isso começa a tomar forma o projeto da sede campestre.

Também não deixo de ressaltar a matéria de capa sobre o evento de sucesso “Disseminando Qualidade. Você faz a diferença” da Área de Negócios Agrícola. O propósito da atividade foi gerar a integra-ção entre todos os colaboradores do setor. É neste espírito que começamos 2017. Pensando sempre que apesar de sermos grandes, com várias unidades e diferentes setores, precisamos estar próximos dos fazem parte das conquistas diárias: os nossos colegas de trabalho.

Será um ano de muita expectativa e boas energias para que possamos contribuir de forma positiva com a nossa sociedade, sempre com as bênçãos de Deus em nosso caminho. #somoscastrolanda

12,5%

0%

18,75%

0%

68,75%

Ter mais saúde

Mais Amor

Paz no Mundo

Nada de Corrupção

Todas as opções acima

AFCC

““

DESTAQUE

riar um espaço de boa convivência, Cbons resultados e estímulo de trabalho é sempre um desafio. Hoje a Cast ro landa pode comemorar a conquista de ser um desses ambientes. Ocupando a 10ª posição no total de 35 Melhores Empresas Para se Trabalhar no Paraná conseguiu reunir a avaliação de 1653 colaboradores, desempenhando um total de 84% de participação. Pela primeira vez a cooperativa conse-gue um número recorde de avaliações para concorrer ao ranking. Segundo o Coordenador de Gestão de Pessoas, Amilton Ribas, esse é o resultado principalmente do estímulo dos líderes com sua equipe. O setor de Assessorias, foi o mais participativo depois o da UBL SP e UBL PR.

Foram avaliadas características voltadas as ações do líder: como a credibilidade, respeito, e imparcialidade. E o orgulho e camaradagem que medem a relação do colaborador com a cooperativa e colegas. No resultado final o orgulho foi considerado bom e deve ser mantido. Questões como “o trabalho ter um sentido especial” ou “quando vejo o que faço aqui tenho orgulho”, estão entre as respostas. Este ano, o GP pretende participar novamente. Para isso, a colaboração de todos é necessária para alcançar o mesmo ou melhor desempe-nho.

O ranking é realizado pelo Great Place to Work (GPTW), com apoio da Gazeta do Povo e da Associação Brasileira de

RH do PR (ABRH – PR).

Participação de colaboradores

marca recorde

Pela primeira vez Castrolanda entra na avaliação do Melhores

Empresas Para se Trabalhar

SOMOS UMA DAS

MELHORES EMPRESASPARA SE TRABALHAR DO PARANÁ.

EVENTOS

s colaboradores das Unidades de OItaberá I,II e UBS-SP Angatuba se divertiram no Castelo Park Aquático no dia 8 de dezembro. A viagem teve a participação de 146 pessoas e a parceria da AFCC que garantiu um subsidio e parcelamento para os Associados que puderam usufruir um dia de lazer e confraternização juntamente com suas famílias.

Os organizadores, Mauricio Castro de Oliveira e Maicon Edi de Sene, se envolveram em todo planejamento desde o levantamento de interessados, cotações e coordenação das atividades. Para Oliveira, foi uma satisfação ver a alegria dos colaboradores. “Foi difícil, mas vi que toda minha correria valeu a pena. Espero proporcionar mais momentos felizes desta forma com o apoio de todos.”, concluiu. Para as próximas viagens, Oliveira planeja a ida a um Hotel Fazenda.

Aguardem!

Diversão garantidaUnidades de São Paulo aproveitam

feriado em parque aquático

s Viagens de Verão estão aconte-Acendo e muitos colaboradores já garantiram seus lugares. Em apenas três dias, foram fechados o total de cinco ônibus para os destinos: Ody Park Aquático em Maringá/PR, Thermas Water Park em São Pedro/SP e Costão do Santinho em Florianópolis/SC. Nós e a equipe do Costão do Santinho preparamos algumas dicas do que levar:Produtos de HigieneRoupas fresquinhasMaiô/sunga/shorts/biquíni Chinelos SandáliasBoné/ChapéuProtetor solarÓculos de solHidratantes/Pós SolALEGRIA!!!

Prontos para mais uma aventura?

04 AFCC

AÇÃO SOCIAL

ncentivar os colaboradores a participa-Irem de ações sociais é fundamental. Além de ser sinônimo de crescimento e desenvolvimento, abraçar uma causa coloca em prática a cidadania dos colaboradores. O voluntário tem a oportunidade de fazer novas amizades, estreitar o relacionamento com outros profissionais da empresa, aprender a trabalhar em equipe e aumentar o seu potencial criativo. Por isso, nas iniciativas da Cooperativa, o Projeto Abraçar abre as portas para o colaborador fazer a diferença. As atividades desenvolvidas trabalham questões como cidadania, saúde, meio ambiente e saúde da mulher adolescente. Contemplando públicos específicos, beneficiando famílias, crianças e adolescentes de comunidades carentes. No ano de 2016, as atividades encerraram-se com recorde de doações com o apoio de mais de 40 voluntários. Foram atendidas cerca de 5 instituições e a doação de brinquedos à 268 crianças. Para participar, o colaborador pode exercer o papel de voluntário ou doador. Este ano as atividades iniciam em março. Veja o calendário com a programação.

Voluntariado não é só uma palavra, é amor, dedicação e ação. Abraçar uma causa para mudar uma vida.

SEJA VOLUNTÁRIO: dê amor, tempo, trabalho e talento

A ação promove a integração e o apoio para

a gestação saudável Programa ”Amor de Mãe” realiza o Oacompanhamento de gestantes

colaboradoras, prestando apoio durante o processo de mudanças físicas, emocionais e sociais oriundas da gestação, mantendo uma relação de confiança e harmonia entre as gestantes e a Cooperativa. Atualmente são realizadas visitas as colaboradoras que estão de licença maternidade domiciliares para prestar suporte para a família.

O Programa conta com os Parceiros da Prefeitura Municipal de Castro, Hospital Geral da Unimed e a Exal. Cerca de 40 mães participam e para se cadastrar a gestante deve levar um atestado ou exame Beta HCG ao SESMT ou ao gestor da área, os quais irão encaminhar para a Assistente Social.

Que a Castrolanda tem um projeto paramães colaboradoras?

Você sabia ?

CALENDÁRIO de Atividades 20174º Encontro Anual ABRAÇAR

25 de marçoAFCC

Arrecadação de Alimentos não Pereciveis1º a 30 de abrilTodas as Unidades

Campanha do Agasalho1º de maio a 15 junhoTodas as Unidades

Arrecadação de Alimentos não Pereciveis1º a 30 de setembroTodas as Unidades

Dia das Crianças7 de outubroAFCC

Natal Solidário9 de dezembroTeatro Bento Mossurunga

05 AFCC

NOTÍCIAS

Evento da Unidade de Negócios Agrícola promove integração

Com o objetivo de disseminar o planejamento estratégico, qualidade, informar melhor o colaborador sobre as atividades do próprio setor e a importância de cada funcionário dentro do processo produtivo, o evento “Disseminan-do Qualidade. Você faz a diferença” teve destaque entre as ações de início de ano.

Realizado pelos facilitadores de SGI das quatro Unidades de Negócios Agrícola (grãos, florestas, sementes e insumos), a atividade garantiu a presença de 290 colaboradores durante a programação do dia 29 de janeiro.

De acordo com o Gerente, Márcio Copacheski, esse evento teve um grande diferencial, pois foi totalmente planejado, programado e executado pelos facilitadores. “Fiquei extremamente realizado em perceber como eles chegaram nesse nível de maturidade. Faz com que eles percebam a importância deles dentro da empresa. Foi uma oportunidade de se desenvolveram como profissionais/pessoas e mostrarem o potencial deles para um possível futuro de liderança.”

O objetivo final, segundo o facilitador, Isaias Domingues Rodrigues, foi proporcionar para que os colaboradores conhecessem a proposta de cada setor e tivesse uma noção maior sobre a colocação de sua função. “Muitas pessoas sabem o que fazem, mas não sabem o que isso acaba gerando no resultado final. Não sabem a importância do trabalho delas.”, finaliza.

Já a facilitadora, Cleirilis Soares da Silva, destacou a importância da integração das pessoas. “A unidade Agrícola é dividida em várias cidades e às vezes o colaborador fala com o outro todos os dias, mas não conhece ele”. Hanne Cruz, complementou a fala com uma comparação do propósito das atividades e o logo do evento. “É isso que queríamos dizer com o nosso logo. Somos uma engrenagem dos quatro Negócios Agrícola e um precisa do outro para fazer funcionar”.

O logo são engrenagens de diferentes cores representando cada Unidade de Negócio Agrícola, sendo: Vermelha – Insumos; Azul – Grãos; Verde – Sementes; Preto –Florestal. A engrenagem foi colocada nas camisetas de

todos os participantes de acordo com a área que o colaborador fazia parte.

Programação

O evento ocorreu no Memorial de Imigração Holandesa e no Ginásio e Campo Esportivo da Castrolanda das 08:00h as 15:30h. Foram diversas atividades em que os colaboradores foram divididos em equipes de acordo com as cores de pulseirinhas recebidas aleatoriamente na entrada do evento. Isso garantiu uma separação de grupos independentes de cargos/função. Copacheski, acrescentou a importância dessa aleatoriedade. “Ali não haviam gerente, coordenadores, assistentes, operadores, todo mundo se sentiu igual”.

Com a divisão formada, realizaram dinâmicas em grupo, focadas em trabalhar em equipe para atingir um objetivo comum em exercer a capacidade de improviso com socialização, dinamismo, paciência e liderança. Em seguida, ocorreu a visitação nos estandes que funciona-ram como uma “feira de ciências” voltadas para os produtos de cada área. Nas atividades também estava a palestra de motivação, Planejamento Estratégico, crescimento e superação apresentada pela especialista, Emília Yoshinaga. E, por fim, os colaboradores ainda puderam levar para casa um squeeze personali-zado com o logo do “Disseminando Qualidade”.

““Não haviam

divisão de áreas e cargos, todo mundo

se sentiu igual

06 AFCC

CIPA

Recentemente a equipe de Segurança do Trabalho em conjunto com a CIPA lançaram um novo projeto. Todo mês cartazes serão fixados nas unidades da cooperativa e realizados diálogos para alertar sobre temas importantes de segu-rança e proteção. A última campanha foi sobre “Trabalho em altura” e agora a te-mática é Proteção Respiratória. Veja al-gumas dicas para evitar acidentes ou pro-blemas, caso não use corretamente as máscaras:

1. Depois de selecionar o respirador apro-priado, deve utilizá-lo sempre que esti-ver em uma área que necessite de pro-teção respiratória, como: áreas com poe-iras, fumos e névoas; gases e vapores; de-ficiência de oxigênio e temperaturas ex-tremas;2. Verifique se o seu respirador está bem ajustado ao rosto e se está bem vedado contra a entrada de contaminantes, lem-brando que o usuário deve estar com a barba feita, pois a barba impede o ajuste e vedação adequada do respirador, faci-litando a passagem dos contaminantes. Um respirador não ajustado correta-mente à face não dará uma boa vedação e não protegerá o usuário;3. Se tiver que manusear seu respirador com as mãos sujas, pegue-o pela parte externa; 4. Não o deixe seu respirador sobre equi-pamentos ou lugares sujeitos a poeiras ou contaminantes;5. Ao fim do trabalho ou nos intervalos de descanso, guarde o respirador em um saco plástico e coloque-o em lugar apro-priado (gaveta, armário, etc.);6. Se sentir dificuldade na respiração, sen-tir cheiro ou gosto do produto que está trabalhando, este é um indicativo da ne-cessidade de troca do seu respirador des-cartável por um novo, ou substituir o fil-tro para casos de respiradores reutilizá-veis.

Ao exercer as atividades de risco os funcionários devem receber a proteção respiratória adequada, bem como informações e treinamento sobre o uso correto dos equipamentos

A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

Comissão Interna de Prevenção de AAcidentes (CIPA) é um dos apoios mais importantes da Segurança do Trabalho. Formado através de eleições, constitui hoje o objetivo básico de tornar compatível o trabalho com a preservação da saúde e da integridade física e mental do trabalhador. Nos dias 09 a 11 de Janeiro a Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) de Castro formou a primeira equipe deste ano. As demais unidades iniciam o processo eleitoral a partir de fevereiro. Para saber mais informações, normas e datas, acesse nosso site: www.afcc.com.br.

FIQUE POR DENTRO !

Foram 365 dias de comprometimento estimulado pelo Programa Aroeira, o qual visa instigar as lideranças a serem atores principais no cenário da Cooperativa, a estimular a disciplina e unir o discurso e a prática prevencio-nista. Para comemorar, a equipe com o apoio da Castrolanda realizou um almoço especial no início desse ano. Quer que a sua Unidade também conclua 2017 com essa comemora-ção? Veja algumas dicas para construir uma cultura de segurança e atingir ZERO ACIDENTES:

Conhecer o seu trabalho Conheça os riscos dos equipamentos e das atividades, entendendo a importância do comportamento frente aos riscos e as tecnologias existentes.

Capacitação de Segurança Participe dos treinamentos básicos que asseguram o adequado funciona-mento da segurança.

Cultura Prevencionista Olhe de forma realística as questões que podem fragilizar os objetivos da segurança. Relacione-se aos valores defendidos pela organização, as chamadas “regras não escritas”.

A próxima unidade pode ser a sua! #zeroacidentes

Unidade Piraí II: ZERO ACIDENTES

ELEIÇÕES CIPA 2017 iniciaram em fevereiro

Nove Comissões devem ser formadas até o final do ano

Em 2016, a Unidade Piraí II (FIA Defensivos, RSC e Fábrica de Rações) completou o ano com zero acidentes.

07 AFCC

ESPORTE

odo ano a diretoria de esportes da AFCC traz Tnovidades para colaboradores. A ideia principal, segundo o diretor Rafael Dugonski é organizar diferentes esportes para agradar a todos os gostos. Este ano, cerca de sete atividades serão iniciadas e/ou retomadas. Entre elas: Arco e Flecha, vôlei, Kart, futebol, truco, FIFA (videogame) e Cartola FC. Em breve a programação, se prepare!

NOVIDADES

á mais de sete anos o Quintas FC Hsurgiu por iniciativa de colaborado-res da pecuária de leite, para praticar futebol suíço uma vez por semana, todas as quintas-feiras, como diz o nome. Atualmente o time joga duas a três vezes por semana (segunda, quinta e sábado), com apoio da AFCC, dentro do programa de incentivo à saúde. Hoje, com o lema “nem que chova”, atletas de diferentes unidades, ex funcionários ou terceir izados da cooperativa também formam a equipe totalizando 30 jogadores. O Assessor Jurídico e gestor do time, Emanuel Bento de Almeida, conta que o diferencial de ter um time dentro da Castrolanda é a integração de diferentes setores, unidades e cargos além de ser um incentivo para praticarem uma atividade física. Durante a semana os jogos são no Agromarau e Brasileirão e no final de semana as partidas são na Arena da chácara de Emanuel. Acesse para ver a programação: www.quintasfc.com”.

por Mariana Okita

Você conhece o Quintas?

Mais um ano se inicia e a AFCC faz a programação de atividades para diferentes apreciadores do esporte.

JOGO BRASILEIRÃO JOGO ARENA

23 de Fevereiro 201718h30

25 de Fevereiro 201716h45

08 AFCC

V I T R I N ED I C A S

W W W. CO LO N I A H O L A N D E S A .CO M . B R

C A S T R O L A N D A

O Leite Colônia Holandesa Zero Lactose agora em Embalagem EVERO oferece a qualidade do leite desenvolvido para quem possui intolerância à lactose com a qualidade do leite tradicional e a praticidade e modernidade de um novo conceito de embalagem prática e um visual surpreendente.

COLÔNIA HOLANDESA Zero Lactose

Saúde

ALONGAMENTO NO TRABALHO

a maioria das vezes o cansaço e as Ndores que sentimos ao final de mais um dia de trabalho nada mais é do que má postura. No serviço, ficamos muito tempo em uma mesma posição, fazemos inúmeros movimentos e esforços desnecessários, que sobrecar-regam a musculatura corporal.

Trabalhar horas sentadas ou em pé pode causar sensação de mal estar, pois cada um dos músculos recebe boas doses de tensão. Os exercícios de alongamento ajudam a evitar ou minimizar os efeitos das dores musculares causadas pelas posições inadequadas que adotamos na execução das "rotinas de trabalho".

E eles são simples e podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, estando você em casa, no carro a caminho do trabalho, ao telefone ou mesmo durante o seu trabalho. Podem ser realizados para diminuir a tensão nervosa, quando é preciso concentra-ção para dar o melhor de si e também antes e depois das atividades físicas.

Na atividade física os alongamentos realizados antes do início têm por objetivo aquecer a musculatura para o exercício, e ao final não permite o encurtamento dos músculos, o que prejudicaria a flexibilidade do corpo. Estes alongamentos visam à diminuição da tensão, reduzem a ansiedade, o estresse e a fadiga muscular, ativam a circulação e diminuem os riscos de lesões. Veja as imagens a seguir e siga as dicas:

10 - 20 segundos

8 - 10 segundos

8 - 10 segundos

10 - 15 segundos

8 - 10 segundos

8 - 10 segundos

3 - 5 segundos

10 segundos

10 - 15 segundos

15 - 20 segundos

10 - 12 segundos

10 segundos

É importante saber fazer o alongamento corretamente, acrescentando uma boa respiração e fazendo no tempo adequado.

09 AFCC

co laborador da equ ipe de OManutenção, Leonardo Carvalho emprestou pela primeira vez um livro da Biblioteca SGI. Para ele é apenas o início de um bom hábito para este ano. Desta vez a Dica de Leitura é o livro “Kaizen –e a arte do pensamento criativo”, de Shigeo Shingo. A busca por esse tema, segundo Carvalho, é adquirir conheci-mentos, ideias e aprofundar melhor sobre o que o autor tem a transmitir.

O livro é uma obra inédita de Shingo com todos os ingredientes de um clássico. Nela, o autor conduz os leitores a um modelo capaz de fazer pensar de

maneira diferente e criativa, por meio de exemplos práticos e simples. Apresenta diversos estudos de casos ocorridos durante a vasta experiência do autor na área industrial. Mostra como analisar um problema de vários ângulos evitando a sua resolução parcial.

Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral. No contexto empresarial, o kaizen é uma metodologia que permite baixar os custos e melhorar a produtividade.

DICA DE LEITURA

Projeto de incentivo do Sistema de Gestão Integrado (SGI) ganha espaço

esde se tembro de 2014 a DBiblioteca do SGI é mais uma forma dos colaboradores adquirirem conhecimentos. O propósito inicial era aumentar referências de leitura que suportassem a implantação do Sistema por meio de livros relaciona-dos apenas à temática de qualidade e gestão para o desenvolvimento da própria equipe.

Mais tarde, o projeto ganhou destaque e foi preciso renovar o acervo através da expansão de temas. Atualmente são mais de 200 obras, entre elas estão livros, revistas, artigos e dissertações que tratam sobre assuntos do desen-volvimento em gestão, inovação, pro-

cessos, liderança e carreiras. Fazer o empréstimo é fácil! O colabo-rador pode se dirigir a sala do SGI, esco-lher até duas obras de interesse e devolver após um mês de leitura. Para o Coordenador de SGI, Jonathan R. Mendes de Souza, é importante ressal-tar que o acesso a biblioteca indepen-de do setor, nível e atividades. “Todos estão convidados a frequentar. O conhecimento é publico e a biblioteca também”, afirma.

BIBLIOTECA DO SGI

Podemos correlacionar os princípios da Biblioteca SGI com os princípios do Cooperativismo.Promove a adesão livre e voluntária: está aberta a qualquer colaborador interessado;E estimula a educação, formação e informação

SGI

10 AFCC

olhachegou

Incorporação Bier Hoffa A s s e m b l e i a G e r a l N Extraordinária com os

cooperados, realizada dia 31 de janeiro, foi aprovada a incorpora-ção de uma das principais cervejarias artesanais do Paraná, a Cervejaria Bier Hoff. Foram apresentados documentos como o laudo de avaliação do pa t r imôn io da ce r ve ja r i a , balanço geral, plano de distribui-ção de quotas-partes e destina-ção dos fundos de reserva. Com a incorporação, a cooperativa ficará com a totalidade do patrimônio da Bier Hoff.

Sobre a Bier Hoff - A microcerve-jaria foi fundada em 2002 no conceito de 'fábrica-bar'. Com a expansão dos negócios e a busca por excelência, novas ideias, sabores e estilos surgiram e a Bier Hoff não era mais uma cervejaria produzindo somente para seus

restaurantes. Conquista o espaço no mercado das cer ve jas ar tesanais e no copo dos brasileiros. A cervejaria possui chopes, cerca de 12 rótulos de cervejas: Premium, Original, Pilsner, Weizen, Nigra, Ipa, Red A l e , J e r i m o o n , A p a c h e , American Wheat, Cocada Preta e Witbier e está presente em seis restaurantes franqueados.

Cecília MachadoFerreiraNasceu no dia 11 de Novembroe é �lha de Luis Mauro Ferreira. (UBL)

Kaio Daniel de SalesCarneiro

Nasceu no dia 08 de julho e é �lho de Patricia Martins Sales.

(UIC)

Livia Soares Mendes

Mylena Mariah MiguelMoreira

Nasceu no dia 5 de Janeiroe é �lha de Luciano Mendes.(UIC)

Nasceu no dia 12 de Abrile é �lha de Marlucia Vieira eMarcio Miguel. (UIC)

Arthur Silva OdorcikNasceu no dia 10 de Abril

e é �lho de Ana Cristina Cunha. (UIC)

Gabriely Rodovanskida Cunha

Nasceu no dia 25 de Junhoe é �lha de Berenice Rodovanski

e Valdomiro Vicente. (UIC)

ColaboradorA foto do seu �lho também pode ser divulgadaaqui. Mande um email para:[email protected]

O ET MOF

"Recentemente a cerveja Bier Hoff Pilsner conquistou o título de melhor cerveja brasileira eleita pela Copa Cervezas de America (CCA). Esse prêmio é reconhecido pela cultura cervejeira latino-americana com juízes renomados internacionalmente, Mestres Cervejeiros e amantes da cerveja."

CAMPEÃ

ELEITA PELA COPA CERVEZAS DE AMERICA GCA

MELHOR CERVEJADO BRASIL

BI RE ER NH SO IFF P

11 AFCC

EXPE

DIE

NT

E

*É permitida a reprodução das matérias desde que citada a fonte

PresidentePAULO ALBERTO MACHINSKI

Diretor Vice-PresidenteEMANUEL BENTO DE ALMEIDA

1º Diretora SecretáriaINGRID QUIRRENBACHDE CARVALHO

2° Diretora SecretáriaADRIELE CRISTINA DE OLIVEIRA

Diretoria de FinançasMARCOS ANDRÉ A. DOS SANTOS

Diretoria de ComunicaçãoLEILA GOMES

Diretoria de Patrimônio e InvestimentosFÁBIO CELSO BORBA

Diretoria de EsportesRAFAEL DUGONSKISTELLA MARIA KOTSCHAN GOMES

Diretoria de EventosALCIMAR MARTINSJEFFERSON LUIZ DAS NEVES

Diretoria de Ação SocialGISELLE BUENO BARTHEVERTON CRUZ

Conselho FiscalMÁRCIO COPACHESKIBRUNA LEAL DE MELOJUNIOR ZUBJOELSON KALICZDIÓGENES JULIO H. NOVAKOWISKIDIEGO VAN H. ALVES DA CRUZ

Comitê CafucocaAMILTON PIRES RIBASDIUCIANE AP. B. SOUZARICARDO MARTINS DE ARAÚJO

Comitê DeliberativoPlano de SaúdeJOSÉ CARLOS RODRIGUESFABIANNE APARECIDA DE SOUZACARLOS ALBERTO F. KUGLERLEDIANE KWASNIESKICAMILA RODRIGUES

O COLABORADOR

Edição: Leila Gomes - Mtb 6.584/PRRedação: Mariana Okita - Mtb 10.887/PR Diagramação: Janessa de OliveiraImpressão: Gráfica MIDIOGRAFTiragem: 1500 exemplaresPeriodicidade: MensalJornalista Responsável

Publicação Trimestral da Associação dos Funcionários da Cooperativa Castrolanda.

OColab

orad

or

“No Uruguai, o céu da cor celeste e o sol são

os mais lindos que vimos em nossas vidas”

FÉRIASPOR MARIANA OKITA

ESTOU DE

Os colaborado-res, Laís Nomura,

Analista de Marketing e o Auditor Interno, Vítor

Izu viajaram do dia 6 a 17 de janeiro para terras do

Urugua i . Por dez d ias visitaram mais de cinco

cidades, entre elas: Punta del Este, Cabo Polonio, José Ignacio,

Piriápolis, Colonia Del Sacramento e Montevideo.

“Desfrutamos de um país conhecido por ser pioneiro em diversas práticas relacionadas ao direito civil e a democracia à sociedade, economia desenvolvida e muita qualidade de vida. O Uruguai abriga hoje uma

população de cerca de 3,3 milhões de habitantes, alguns de ascendência europeia. É o segundo menor país da América do Sul, com um litoral de 660 km de extensão, abriga lindas praias e uma rica rede pluvial cobrindo seu território. Apesar de pequeno, possui muitos elementos culturais, infraestrutura política, relações internacionais, saúde e educação. E além de tudo, abriga paisagens maravilhosas!” conta Laís. O casal também relatou que além de lindos passeios, presen-ciaram um céu e um sol magníficos.

Você que gosta de viajar escreva para nós e compartilhe um pouco da sua experiência. Quem sabe o seu roteiro não possa ser inspirador para um leitor desta coluna?E-

mail [email protected]

12 AFCC