o brasil no contexto da guerra fria

9
O Brasil no contexto da Guerra Fria 1946 - 1989 Prof. Júlio Boia

Upload: julio-cesar-batista-boia

Post on 30-Jun-2015

5.359 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Brasil no contexto da Guerra Fria

O Brasil no contexto da Guerra Fria 1946 - 1989

Prof. Júlio Boia

Page 2: O Brasil no contexto da Guerra Fria

A Escola das Américas, que é operada pelo Exército dos Estados Unidos, foi fundada em 1946 no Panamá com o objetivo de treinar soldados latino-americanos em técnicas de guerra e contra-insurgência.Por suas salas de aula passaram mais de 77 mil soldados da América Latina, muitos dos quais foram reconhecidos violadores dos direitos humanos em seus próprios países.Roy Bourgeois, fundador de SOA Watch, ressaltou que "tudo o que aconteceu na América Latina não teria sido possível sem a participação dos Estados Unidos, que treinaram soldados latino-americanos na Escola das Américas, causando muito sofrimento a nossos povos”.

Page 3: O Brasil no contexto da Guerra Fria
Page 4: O Brasil no contexto da Guerra Fria
Page 5: O Brasil no contexto da Guerra Fria

Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR)

Assinado em 1947, durante a Conferência Interamericana para a Manutenção da Paz e da Segurança, realizada no Rio de Janeiro, o TIAR foi o primeiro acordo regional inspirado no artigo 51 da Carta das Nações Unidas. Regulamenta o exercício da legítima defesa individual e coletiva em caso de ataque armado e define formas de agressão, tendo estabelecido, como princípio básico, a premissa de que um ataque armado contra um Estado americano seria considerado uma agressão contra todos os demais contratantes.

http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/2001/09/21/tratado-interamericano-de-assistencia-reciproca

Page 6: O Brasil no contexto da Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputavam influências geopolíticas em todo o mundo, a fim de que uma hegemonia política prevalecesse.Quando João Goulart(Jango) chegou à presidência e mostrou-se favorável à reforma agrária e o Congresso Nacional aprovou a Lei de Remessa de Lucros, que havia prejudicado o setor empresarial norte-americano, os Estados Unidos decidiram tomar medidas mais drásticas.No dia 31 de março de 1964, teve início a Operação Brother Sam, que pretendia organizar uma frente de defesa caso houvesse alguma resistência política à tomada dos militares brasileiros.

Page 7: O Brasil no contexto da Guerra Fria

ILHAS MALVINAS: A GUERRA ENTRE ARGENTINA E REINO UNIDO.

Levando-se em conta o contexto da Guerra Fria, os EUA davam prioridade à OTAN(Organização do Tratado do Atlântico Norte), na qual o governo norte americano e o britânico possuíam fortes interesses comuns, em relação ao TIAR (Tratado Interamericano de Assistência Recíproca). Além disso, os EUA e o Reino Unido têm estreitas relações, inclusive históricas, que transcendem à OTAN. Em 5 de abril de 1982, Ronald Reagan, então presidente dos Estados Unidos, informou ao governo argentino que a Primeira -Ministra da Grã-Bretanha, Margareth Thatcher, era uma estadista que não aceitaria a ação argentina e responderia a ela com o uso da força.

O TIAR (Tratado Interamericano de Assistência Recíproca) é um acordo de defesa mútua assinado no âmbito da OEA (Organização dos Estados Americanos) por 22 países americanos, em 1947, no contexto da Guerra Fria. Seu objetivo é possibilitar que os países americanos utilizem suas forças militares, conjuntamente, para repelir a ameaça de um país estranho ao continente contra qualquer um dos países membros do tratado.

Page 8: O Brasil no contexto da Guerra Fria

CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe)criada em 1948 com o objetivo de monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região da América Latina, assessorando ações encaminhadas para sua promoção, e deste modo contribuindo para o reforço das relações econômicas dos países da área, tanto entre si como em relação às demais nações do planeta. Posteriormente seu campo de atuação ampliar-se-ia para os países do Caribe, buscando promover junto a estes e as nações latino-americanas o desenvolvimento social e sustentávelhttp://www.infoescola.com/economia/comissao-economica-para-america-latina-e-o-caribe-cepal/

Page 9: O Brasil no contexto da Guerra Fria

Conclusão

Para Marilena Chauí, ditadura iniciou devastação física e pedagógica da escola pública

Violência repressiva, privatização e a reforma universitária que fez uma educação voltada à fabricação de mão-de-obra, são, na opinião da filósofa Marilena Chauí, professora aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, as cicatrizes da ditadura no ensino universitário do país. Chauí relembrou as duras passagens do período e afirma não mais acreditar na escola como espaço de  formação de pensamento crítico dos cidadãos, mas sim em outras formas de agrupamento, como nos movimentos sociais, movimentos populares, ONGs e em grupos que se formam com a rede de internet e nos partidos políticos. ~.

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2012/03/para-marilena-chaui- ditadura-militar-fez-com-que-universidades-nao-oferecam-formacao-humanista