o ano paulino sou cego - arquidiocesesorocaba.org.br santo padre instituiu o ano paulino que vai do...

16

Upload: buidan

Post on 21-Apr-2018

215 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

2

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues - Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

O Ano PaulinoVivemos um tempo novo na Igreja da América Latina onde se tornou uma urgência o

mandato do Senhor: “ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações...”(Mt 27,19). Esta ordem foi dada aos discípulos. Por isso o discípulo verdadeiro será sempre missionário. Esse tempo novo é retorno às fontes, ao fervor do início. Para ajudar-nos nesse retorno o Santo Padre instituiu o Ano Paulino que vai do dia 28 de junho deste ano até a festa de São Pedro e São Paulo no próximo ano. Quem foi Paulo? Ele mesmo se descreveu assim diante da multidão amotinada contra ele, quando de sua prisão em Jerusalém:

“Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade, instruí-me aos pés de Gamaliel, em toda a observância da lei de nossos pais, partidário entusiasta da causa de Deus como todos vós também o sois no dia de hoje”(At 22,3).

Elenil Gardim Machado da Silva GobboDiretora de Escola aposentada e Advogada

e-mail: [email protected]

Por favor, ajude-me,sou cego

A Palavra do Pastor F alando de Deus

um cego, sentado numa calçada, ostentava um pedaço de madeira com a inscrição: “Por favor, ajude-me, sou cego!”

Certo dia, passando pelo local onde estava o homem cego, um publicitário percebeu na caixinha, poucas moedas ofertadas ao necessitado. Mesmo sem pedir licença, colocou ou-tra inscrição na madeira e foi embora para o trabalho.

Mais tarde, voltando ao lugar, muito satisfeito se sentiu o publicitário. As ofertas tinham aumentado, muitas notas e moedas na caixinha.

Depois de conversar com o cego, este quis saber o que ele havia colocado então na madei-ra. Simplesmente respondeu: ___Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras. Sorriu e continuou seu caminho. O cego nunca soube, mas seu novo cartaz dizia: “Hoje é Primavera... e não posso vê-la”.

Com certeza, o bondoso publicitário voltaria quando necessária a mudança do anúncio. Afinal, depois da primavera, outra estação viria...

Publicação Oficial da Arquidiocese de Sorocaba - Edição mensal - nº 117 Tiragem: 20 mil exemplares

O jornal Terceiro Milênio não se responsabiliza pelos artigos assinados.

E xpediente

Diretor Responsável: Pe. Wilson Roberto da Silva | Conselho Editorial: Wilson Roberto da Silva, Fábio Ribeiro, Pe. Adelar, Pe. Reinaldo, Pe. José Antonio, Pe. Manoel, Pe. Antonio Carlos, Pe. Alexandre, Pe. Júlio e Pe. João Alfredo | Repórter: Fábio Ribeiro | Correspondentes: Dom Eduardo Benes e Elenil Machado | Gilson

Delgado | Diagramação: JCP Comunicações - (15) 3217-9803 | Capa: Adriano J. G. Corrêa | End. Av. Eugênio Salerno, 60 - CEP 18035-430 | e-mail: [email protected] | Fone/Fax: (15) 3202-1264 | Impressão: Ipanema Sistema Gráfico | Jornalista Responsável: V.J.T. MTPS 17.622

Conta-se que...

Leitor(a) amigo(a):

Confessa-se perseguidor:“Eu persegui de morte essa doutrina, pren-

dendo e metendo em cárceres homens e mulhe-res”(22,4).

Foi convertido por Cristo:“Ora, estando eu a caminho, e aproximando-

me de Damasco, pelo meio-dia, de repente me cercou uma forte luz do céu. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

Eu repliquei: Quem és tu, Senhor? A voz me disse: Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu perse-gues.

Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem falava.

Em Damasco, Ananias lhe revela a missão“Serás, diante de todos os homens, testemu-

nha das coisas que tens visto e ouvido”” (22,15).

Batizado, volta a Jerusalém e em êxta-se vê Jesus que lhe diz:

“Apressa-te e sai logo de Jerusalém, porque

não receberão o teu testemunho a meu respei-to”(22,18). Paulo resiste, pois se sente no dever de reparar sua participação no martírio de Este-vão. Mas escuta a ordem final de Jesus: “Vai! Eu te enviarei para longe, para os pagãos “(At 22,1-21). Assim Paulo inicia um novo caminho. Jesus Cristo se torna sua paixão. Passa a viver de Cristo e para Cristo a ponto de exclamar: “Eu vivo, não eu, é o Cristo que vive em mim. Minha vida atual na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus que me amou e se entregou por mim”(Gal 2,20). A riqueza desta experiência, que o levou a con-siderar o resto como es-terco, ele a quer comu-nicar a todo o custo: “ai de mim se eu não evan-gelizar”. Eis aí, irmão(ã), somos chamados para também percorrer esse caminho. O Ano Pauli-no haverá de muito nos ajudar.

Assim também, nós, precisamos mudar as estratégias em qualquer campo de atuação. Como exemplo: no lar, procuremos reavivar o amor através de diferentes formas de carinho e manifestação de amor. Quem sabe, aquelas que praticamos não se tornaram rotineiras e cansativas? No trabalho, procuremos vencer as barreiras, adquirindo novos comportamen-tos e novos métodos; com os amigos, se as relações de amizade encontram-se desgastadas, esforcemo-nos. Com novas estratégias de amor fraterno resgataremos os laços enfraqueci-dos.

Mudar estratégias indica maiores conquistas, com certeza.E no plano espiritual? Como estão nossas estratégias? Somos colaboradores de Deus? Estarão nossas iniciativas cristãs favorecendo a própria

conversão?

3

Arquidiocese de Sorocaba faz 84 anos de criação canônica

No último dia 4, a Arquidiocese de Sorocaba fez 84 anos de criação canônica. Criada em 4 de julho de 1924, pela Bula Ubi praesules do Papa Pio XI, ela foi desmembrada da então Diocese de Botucatu. Em 29 de abril de 1992 foi elevada a Arquidiocese e Sede Metropolitana pela Bula Brasiliensis Fidelis do Papa João Paulo II, tendo como Dioceses sufragâneas: Jundiaí, Itapeva, Registro e Itapetininga.

Dom Eduardo completa três anos

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues completou no dia 3 de julho, três anos à frente da Arquidiocese. Ele foi nomeado Arcebispo de Sorocaba pelo papa Bento XVI, no dia 4 de maio de 2005, para suceder Dom José Lambert. A posse aconteceu na tarde de 03/07/05, na Catedral Metropolitana “Nossa Senhora da Ponte”. Dom Benes é mineiro de Juiz de Fora e veio da Diocese de Lorena, no Vale do Paraíba.

Geral

CNBB escolhe o cartaz da Campanha da

Fraternidade 2009O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB – Conferência Nacional

dos Bispos do Brasil aprovou no dia 10 de junho, na sede da CNBB, o cartaz da Campanha da Fraternidade do próximo ano que tem como o tema “Fraternida-de e Segurança Pública” e como lema “A paz é fruto da justiça”. Concorreram 47 cartazes e o vencedor é um grupo da Agência Oficina Design & Comunicação, de Campinas- SP. “O conceito principal da imagem é mostrar que a paz pode ser conseguida em qualquer nível cultural ou econômico e a cultura é uma forte ferramenta para conseguirmos a paz”, explicam os autores do cartaz, Adauto Cavalcante e Luís Gustavo Cavalcante, de Mogi Mirim (SP) e Nathália Bellan, Ana Paula Couto, Bianca U. Trava e Fernando Moretti, de Campinas.

Com a participação dos responsáveis pela Campanha da Fraternidade nos 17 regionais da CNBB, o Consep, reunido nos dias 9 e 10, fez também um estudo do Texto-Base da CF-2009 que está em fase de redação final. Segundo o se-cretário executivo da CF, padre José Adalberto Vanzella, todos os subsídios da Campanha estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de agosto e serão publicados pelas Edições CNBB.

CAP melhora atendimento ao público com nova secretaria

O Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP) está atendendo o público em nova secretaria. Mais ampla, com mobília nova e sala de reunião, o local ficou mais centra-lizado, pois situa-se no corredor principal do prédio, facilitando o acesso dos usu-ários. A Videoteca ganhou nova estante com os DVDs disponíveis para locação de leigos cadastrados. Quem coordena os trabalhos pastorais é o padre Manoel

Júnior. O CAP atende todos os Movimentos

e Pastorais da Arquidiocese de Soroca-ba, bem como empresas que procuram o local para locação de salas, auditório e refeitório.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 12h. Os fones são: 3217.6107 ou 3321.3732, falar com Marcos ou Márcia.

A secretaria ganhou nova mobília e ficou maior

Foto

s: F

ábio

Rib

eiro

4 Aconteceu

Pastoral da Saúde realiza Mutirão “Educando para a vida”

Os participantes puderam conferir a pressão arterial e receberam orientações sobre alimentação e algumas doenças

Estudantes da Faculdade de Medicina de Sorocaba e enfermeiros trabalharam voluntariamente no mutirão

Muitas crianças participaram das atividades promovidas pela Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Sorocaba realizou no dia 21 de junho, das 9h às 17h o “Mutirão da Saúde - Educando para a Vida”. Durante todo o dia foram realizadas orientações básicas e de prevenção para cuidar melhor da saúde. Foram desenvolvidas várias atividades em quatro pontos da cidade de Sorocaba (Área Centro, Cerrado, Além Linha II e Santa Rita). Os participantes puderam aferir a pressão arterial, glicemia, receberam orientações sobre algumas doenças e primeiros socorros, além de corte de cabelo e orientação jurídica gratuita. O evento aconteceu da mesma forma em outras cidades da região, como: Porto Feliz, Tietê, Boituva, Cer-quilho, Iperó e Votorantim.

O mutirão da Saúde é uma atividade promovida pela Pastoral da Saúde que está começando a se fi xar no calendário arquidiocesano das pastorais sociais.

Atualmente quem coordena a Pastoral da Saúde na arquidiocese é o padre teatino Carlos Mag-no Ramiro (Daguinho), da Paróquia São Lucas.

Arquidiocese tem novo Chanceler

José Paulo é metalúrgico aposentado e diácono na Paróquia Nossa Senhora de Fátima

A Arquidiocese de Sorocaba ganhou mês passado um novo Chanceler. Quem assumiu o cargo foi o diácono permanente José Paulo Macedo, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Ele substitui o padre José Roberto da Guia Azevedo. A nome-ação ao cargo foi feita pelo arcebispo dom Eduardo Benes no último mês de maio. A posse aconteceu no dia 1º de junho.

Segundo o Código de Direito Canônico, Cânon 482, pará-grafo primeiro, a principal função do chanceler, “salvo deter-minação diversa do direito particular, é cuidar que os atos da Cúria sejam redigidos e despachados, bem como sejam guar-dados no arquivo da Cúria”. Também é função do chanceler, conforme o Cânon 486, parágrafo primeiro, “guardar com o máximo cuidado todos os documentos relativos à diocese e às paróquias”.

José Paulo Macedo, tem 53 anos, é casado, metalúrgico aposentado e foi ordenado diácono permanente na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em março de 2003.

Paraanunciar,

ligue:

[email protected]

Foto

s: F

ábio

Rib

eiro

5

Acontece de 25 a 27 deste mês, na Casa de Retiros São José, em Sorocaba, o 8º Con-gresso sobre Ensino Religioso e Pastoral da Educação. O tema do evento é “Educação em busca da vida em plenitude”. No dia 25, a abertura está marcada para às 20h com a palestra “Motivações do 8º Congresso”, com o padre Edísio Carvalho da Silva, Presi-

dente do Regional Sul 1 (Estado de SP) da CNBB para o Ensino Religioso.

No dia 26, às 8h30, acontece a palestra “Visão geral dos caminhos do Ensino Reli-gioso no contexto da legislação” e será feita pela Prof ª Wilma Rosa Canonaco, Secretá-ria Geral da Pastoral Regional do Ensino Religioso da CNBB. Logo depois, às 10h20 ocorre a segunda explanação do dia, com dom Gorgônio Alves, bispo de Itapetininga e atual Presidente do Sub-Regional de So-rocaba da Pastoral da Educação, que falará sobre “Evangelização da Juventude: desa-fi os e perspectivas pastorais à luz do do-cumento nº 85 da CNBB”. Ás 14h, o Prof. Carlos Eduardo Xavier, fi lósofo, teólogo e pedagogo irá abordar o tema “Atualização de metodologias e práticas didáticas no En-sino Religioso”.

No dia 27, o início dos trabalhos come-çará com uma missa presidida pelo bispo dom Fernando Legal, responsável pela Pastoral Regional do Ensino Religioso da CNBB (Regional Sul 1). Em seguida, o antropólogo e apresentador do programa “Motivação e Sucesso”, da Rede Vida, Prof. Luís Almeida Marins Filho ministrará a pa-lestra “Os desafi os de ensinar a aprender”. O encerramento do congresso está previsto para ao meio-dia.

A Casa de Retiros São José fi ca na Rodo-via Raposo Tavares, km 105, próximo ao Makro Atacadista. Mais informações pelo fone: 3231.8294, falar com Rita.

Geral

P rograme-seP rograme-se

8º Congresso sobre EnsinoReligioso e Pastoral da Educação

VI Confia Jovem recebeinscrições até dia 14

O Ministério Arquidiocesano para Jovens da Renovação Carismática Católica realiza o VI Confi a Jovem, nos dias 19 e 20 de julho, no Lar São Vicente de Paulo, na Vila Betânia, em Sorocaba. Na programação, animação, prega-ção e show com Diego Fernandes (SC), Banda Arkanjos (Osasco) e Dinei (Itapetininga).

Nesta edição o tema é “Escolhe, pois, a vida”

(Dt 30, 19). Inscrições: R$ 15,00. Idade mí-nima: 14 anos. Locais de inscrição e entrega de fi chas: Escritório Arquidiocesano da RCC, Rua Antônio Marques Flores, 214 e Livraria Padre Pio, Dr Boulevard Braguinha, 380. Data limite de inscrição: 14 de julho, até às 17h.

Mais informações pelos telefones (15) 3231-2507/ 3232-5091/ 3234-7570.

Novena deSanta Maria Madalena

A Paróquia Santa Maria Madalena, no Jar-dim Ouro Fino, em Sorocaba, realiza de 13 a 22 deste mês uma novena dedicada à padroei-ra. A abertura no dia 13, acontece às 19h, com missa presidida pelo pároco pe. Rubens da Sil-va Dalmazo. O tema é “Maria Madalena esco-lhe a vida nova em Cristo”. No dia 14 a missa está marcada para às 20h e será presidida pelo pe. Ricardo Chizollini, da Paróquia Cristo Rei. Nos dias 15, 16, 17 e 18 as missas são às 20h. Já nos dias 19 e 20 voltam a ser às 19h.

No dia 21 a celebração eucarística será às 20h. E no dia 22, às 19h30, com a presidên-cia do Vigário Geral da arquidiocese, pe. João Alampe. Neste dia o tema será “Maria Madale-na vítima da exclusão social”.

Mais informações pelo fone: 3217-1666.

Curso de Teologia Paulina (Paulo e suas cartas)

Começou no dia 3 de julho, na Ca-tedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, o curso de Teologia Paulina – Paulo e suas Cartas. O evento tem duração de seis meses, ou seja, 12 en-contros quinzenais que acontecerão sempre das 19h30 às 20h30 e é pro-movido pela Catedral e Paróquia San-ta Rosália. Se você perdeu o primeiro encontro ainda dá tempo de participar dos próximos.

A Igreja está vivendo o Ano Paulino, que começou no dia 28 de junho e se estenderá até 29 de junho de 2009. Paulo foi uma das fi guras que marcou, de forma decisiva, a história do Cris-tianismo. O curso será ministrado pelo pe. Wagner e vai refl etir sobre a vida e os escritos de São Paulo.

Mais informações pelo fone 3233.3233 – secretária da Catedral.

6 Igreja Hoje

CNBB saúda Pastoral Nipo-Brasileira pelo centenário da Imigração Japonesa

Bispo do Japão visita SorocabaEm comemoração ao centenário da imigração japonessa ao Brasil, a Arquidiocese de

Sorocaba estará recebendo no próximo dia 19, Dom Daiji Tami, bispo da diocese de Saitana e presidente da Comissão Católica dos Imigrantes, Refugiados e Itinerantes.

No dia 19, às 8h30, na paróquia São Carlos Borromeu, Dom Daiji preside a celebra-ção eucarística com os padres da Arquidiocese e leigos convidados; às 10hs Dom Daiji faz uma palestra no Salão Verde da Universidade de Sorocaba, Campus Seminário, Av. Dr. Eugênio Salerno.

Dia 20 Dom Tami preside celebração eucarística na Catedral Metropolitana às 10h para toda a comunidade nipônica católica da Arquidiocese.

Bento XVI recebeu em audiência na manhã do dia 2 de junho, na Sala Paulo VI, no Vatica-no, os fiéis italianos da Arquidiocese de Turim. O papa saudou os presentes e manifestou, de maneira especial, sua solidariedade espiritual à população de Piemonte, região do norte da Itália castigada, ultimamente, por uma onda de mau tempo. O pontífice anunciou que au-torizou uma nova exposição ao público do Sudário de Turim, no ano de 2010. O papa adiantou seu próprio desejo de presenciar a exibição do Santo Sudário, daqui a dois anos. “Se o Senhor me der vida e saúde, espero ir pessoalmente a Turim. Será uma ocasião pro-pícia para contemplar aquela face misterio-sa, que fala silenciosamente ao coração dos homens, convidando-os a reconhecer a face de Deus, que amou tanto o mundo a ponto de dar seu Filho Unigênito, para que aqueles

que acredi-tam nele não morram, mas tenham vida eterna” - disse o Santo Pa-dre.

O Santo Sudário, con-servado na Catedral de Turim, é tido na tradição católica como o tecido utilizado para envol-ver o corpo de Jesus Cristo após sua crucifi-cação, antes de ser levado ao Santo Sepulcro. A relíquia mede 4 metros e 36 centímetros de comprimento por 1 metro e 10 centímetros de largura.

O navio Kasato

Maru quando

chegou no Porto de Santos, há cem

anos, trazen-do 779

pessoas

A cultura japonesa ganhou espa-ço no Brasil ao longo desses

cem anos

Lembrando os cem anos da Imigração Japo-nesa, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou, por ocasião de sua assembléia, em abril, uma Menção de Congratulação à Pastoral Nipo-Brasileira (Panib) em que res-salta a fé cristã e os valores dos japoneses que vieram para o Brasil. “Ao atravessar os oceanos e mares, essa gente não trouxe na bagagem so-mente seus sonhos e expectativas, sua cultura milenar, tradições longevas, costumes profun-damente arraigados e valores próprios. Entre os imigrantes, muitos já vinham assinalados pela fé cristã-católica que, quinze séculos de-pois de Jesus dizer “Ide e evangelizai...” (Mt. 28,19) chegou também ao Japão”, diz o texto.

A CNBB agradece, também, à Panib “todo o trabalho prestado à Evangelização dos japone-ses e se congratula com sua diretoria e todos os seus membros pela passagem do Centenário”.

Bento XVI anuncia nova exposição do Santo Sudário para 2010

Com o tema “Muitas línguas de sinais, uma só fé”, acontece nos dias 25 e 26, em Roma, o Encontro Mundial dos Surdos com o papa Bento XVI. O evento reúne, pela primeira vez na história, os 16 padres surdos do mundo e as 16 comunidades

de surdos espalhadas pelos continentes. Entre os sacerdotes está o padre paranaense Wilson Czaia, primeiro padre surdo do Paraná.

Wilson Czaia é pároco da paróquia Nossa Senhora da Ter-

nura, em Curitiba (PR). Foi ordenado em 2006. Em sua pa-róquia, instalada em novembro de 2007, tem atraído cada vez mais fiéis às celebrações em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Padre surdo brasileiro participa do Encontro Mundial dos Surdos com o Papa

Reflexão

8 AconteçaAconteça

Noite Italianíssima com Toni AngeliEm comemoração aos 40 anos da Paróquia São Luiz Gonzaga, aconteceu no dia 20 de junho, no salão de eventos do Lar São Vicente de Paulo, na Vila Betânia, em Sorocaba, a noite italianíssima, animada pela Banda San Genaro e pelo can-tor Toni Angeli. Vinhos, massas, queijo, brusqueta, torradas e patês formaram o cardápio do evento, que recebeu aproximadamente 500 pessoas.

Toni Angeli desceu do palco e deu um show à parte, cantando ao lado das mesas e dos presentes belas canções italianas, empolgando o público com seu vozeirão, sua simpatia e descontração. Parabéns ao padre Edson Roberto Daros, aos organizadores, paroquianos da São Luiz e amigos que prestigiaram.

01 - Padres Wilson Bizoni, César Ribeiro, José Edmilson, Wilson Roberto e Edson Daros02 - Jorge e Bete03 - Jorge, Juliana, Eury, Lima, Altimínia, Vérci e Dona Theresa04 - O cantor Toni Angeli e padre Edson05 - Rafaela, Andréia e Maurício

01 02 03

04 05

9Aconteça

Parabéns dom Eduardo

O arcebispo dom Eduardo Benes completou no dia 25 de junho mais um ano de vida. Uma missa foi celebrada na Paróquia Santa Rita e contou com a presença dos padres da arquidiocese. Dom Eduardo é mineiro, nasceu em Bias Fortes e foi criado em Juiz de Fora. Desejamos a ele saúde, alegria, perseverança e muita luz para guiar os trabalhos pastorais e de evangelização na Arquidiocese de Sorocaba.

06 - Ailton e Toni Angeli07 - Ivani, Frei Cid, Violaine e Gerson08 - Regina e Carioca09 - Isabel e Denilson

06 07

08 09

10 Geral

Fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Madre Paulina foi canonizada pelo papa João Paulo II, em 19 de maio de 2002.

Sua vida e missão, grandiosa se tornou pelo servir. Soube vivenciar tal carisma na mais profunda dimensão do amor a Deus e ao se-melhante.

Foi uma verdadeira discípula-missionária de Jesus Cristo, um exemplo para todos nós, cristãos.

Suas virtudes precisam ser imitadas!Peçamos a sua intercessão.

Igreja celebraSão Bento dia 11

O Papa Paulo VI proclamou São Bento patrono principal de toda a Europa

No dia 11 deste mês a Igreja celebra o dia de São Bento. Nos dias 8, 9 e 10, haverá um tríduo no Mosteiro de São Bento de Soroca-ba, às 19h, com explanação sobre a vida do santo e em seguida missa. No dia 11, duas missas serão celebradas no mosteiro, às 7h e 19h. Mais detalhes no site: www.mosteiro-saobentodesorocaba.com.br

São Bento se tornou monge ainda jovem e resumia sua regra de vida no lema, “ora e trabalha”. A devoção ao santo é grande, pois sua oração é muito conhecida entre seus de-votos: A Cruz Sagrada seja minha luz, não seja o dragão o meu guia, retira-te satanás. Nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos.

São Bento nasceu em Núrsia, na Úmbria, por volta do ano 480. Foi um amante das coisas concretas e claras. Depois de con-cluir seus estudos em Roma, retirou-se para o monte Subíaco e se entregou à oração e à penitência. É o fundador do importantís-simo mosteiro do Monte Cassino, onde es-creveu a regra que ensina o que o verdadeiro monge deve ser - assim se lê no segundo ca-pítulo da regra: “Não soberbo, não violento, não comilão, não dorminhoco, não pregui-çoso, não murmurador, não detrator... mas casto, manso, zeloso, humilde, obediente”.

Morreu no dia 21 de março do ano 547.

Duzentos anos após a sua morte, a regra be-neditina havia espalhado pela Europa intei-ra, tornando-se forma de vida monástica du-rante toda a Idade Média. Em 1964, o Papa Paulo VI, declarava São Bento padroeiro principal da Europa, tributando desse modo justo reconhecimento ao santo a quem a ci-vilização européia deve muito.

Paróquia de São Bento - Sorocaba festeja padroeiro

Oração para alcançar alguma graça

Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que tam-bém nós, recorrendo à vossa pode-rosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranqüilidade; que se afastem de nós todas as desgra-ças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Al-cançai do Senhor a graça ... que vos suplicamos, finalmente, vos pedimos que ao término de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso.

Amém.

09 de julho: Dia dedicado a Santa Paulina

OraçãoOh! Santa Paulina! Tu que puseste toda a

tua confiança no Pai e em Jesus e que, inspira-da por Maria, te decidiste a ajudar o teu povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, os religio-sos e religiosas e todo o povo de Deus.

Santa Paulina, interceda por nós junto ao Pai para que alcancemos a graça de (pedir a graça) e que também tenhamos a coragem de lutar sempre para a conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Por Cristo, nosso Se-nhor. Amém.

Pai Nosso, Ave- Maria e GlóriaSanta Paulina, rogai por nós!

Elenil Gardim Machado da Silva Gobbo Membro da Famapa (Família Madre Paulina)

No Parque São Bento, a paróquia ini-ciou no dia 2, a novena em honra do pa-droeiro.

No dia 11, dia de São Bento, pe Reinal-do, pároco da paróquia reza a missa festiva às 19h30. Todos os dias, após as celebra-ções acontece a quermesse com barracas típicas ao lado da igreja.

A paróquia está localizada no parque São Bento, à Av. Vinícius de Moraes, nº 1.001.

11Geral

Conhecendo os Santos

Nossa Senhora do Carmo,a santa do escapulário

No próximo dia 16, a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo. Segundo a tradição carmelitana, foi em 16 de julho de 1251

que a Virgem Maria teria aparecido a Simão Stock em Cambridge, na Inglaterra, lhe entregando o escapulário. Simão Stock era o superior ge-

ral dos Carmelitas. Na história da Igreja, a ordem das Carmelitas é uma das mais antigas e tem como modelo e patriarca

o profeta Elias; além do culto a Maria, honrada como a bem-aventurada Virgem do Carmo.

Na Sagrada Escritura fala-se da beleza do Monte Carmelo, onde o profeta Elias defendeu

a fé do povo de Israel no Deus vivo e verdadeiro. “Em lembrança da visão que mostrou ao profeta a vinda desta Virgem sob a fi gura de uma pequena nuvem que saía da terra e se dirigia para o Carme-lo (Cf.1Rs 18,20-45), os mon-ges, no ano 93 da Encarnação do Filho de Deus, destruíram sua antiga casa e construíram uma

capela no monte Carmelo, perto da fonte de Elias, em

honra desta primeira Vir-gem voltada a Deus”.

Festas em louvor a Nossa Senhora do Carmo

Paróquia São Francisco AssisComunidade Nossa Senhora do CarmoDia 13/07 - Missa festiva às 17h, seguida de procissão.Rua Mantiqueira, 189 (Parada do Alto).

XXX Encontro Nacional da Juventude Mariana

Data: de 17 a 20 de julho de 2008.Tema: “Jovens Marianos, discípulos e missionários de Cristo” Lema: “Fazei tudo o que Ele vos disser”Local: Sítio Refúgio, Araçoiaba da Serra – SP.Missa de abertura às 20h no dia 17 com dom Eduardo.Inscrições aceitas até 05 de julho, custo R$ 110,00; sem direito a camiseta e brindes.

Após essa data apenas pelos telefones 3242-5923 ou 9745-1298 com Salvador ou Elza.Outras informações no site www.salvemaria.org.brou pelo e-mail [email protected]

Maria para todos os cristãos

O Jornal Terceiro Milênio recebeu recentemente um exemplar do livro “Maria para todos os cristãos” de autoria de Benedito Walter M. Martins. O livro aborda de maneira simples e explica-tiva alguns temas importantes como a assunção de Maria em corpo e alma ao céu, a virgindade de Maria, os milagres e aparições e os vários nomes dados à Mãe de Deus.

Se alguém desejar adquirir o livro, poderá procurar na secretaria da paróquia São Carlos Borro-meu, na Avenida Dr. Eugênio Salerno, nº 166. Outras informações pelo fone 3221-0758.

Paróquia São José OperárioComunidade Nossa Senhora do CarmoA comunidade fará um tríduo nos dias 13, 14 e 15 com missas às 19hs30. Dia 16 - Missa

festiva às 19hs30, com a coroação de Nossa Senhora e a benção dos escapulários.A comunidade Nossa Senhora do Carmo fi ca na Rua João Gabriel Mendes, nº1670. Jar-

dim Maria do Carmo, ao lado do Parque das Águas.

Paróquia São Luis GonzagaComunidade Nossa Senhora do CarmoDia 16 - 19h, procissão seguida de Missa festiva às 19h30.A comunidade fi ca no Jardim

Botucatu.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Jardim Tatiana - VotorantimDo dia 12 ao dia 20 - Novena. Encerramento com a presença dos jovens que participaram

do Congresso Mariano Nacional da Juventude. No dia 16, missa festiva às 20h.

12 Eleições 2008

A rtigo

José da Cruz, casado há 33 anos, 56 anos, foi ordenado diácono permanente em 01 de novembro de 1991. Trabalha há dois anos como Coordenador da equipe de diáconos da Arquidiocese de Sorocaba.

O que faz um Diácono?O diácono é alguém que recebeu o Sacra-

mento da Ordem, a mesma natureza do sa-cerdote, porém no primeiro grau e também

ordena e consagra ao culto de Deus e ao serviço da Igreja.

O diaconado permanente está organi-zado em três dimensões, Palavra,

Liturgia e Caridade. Essas três dimensões, também chama-

das diaconias, não podem ser consideradas áreas separa-das, mas devem ser vividas e exercidas conjuntamen-te, como três aspectos de uma e grande “diakonia”.

Existem dois tipos de diáconos: os transitó-rios e os permanentes. Os transitórios são os

que estão a caminho do sacerdócio. São ordenados

diáconos como a primeira etapa, antes da ordenação sa-cerdotal. Já os permanentes podem ser homens já casados, mas que também desejam ser-vir a Deus.

O diácono permanente, também usa túnica e estola,

mas na transversal. É ministro ordinário do matrimô-nio e do Batismo, ou seja, faz casamentos e batizados, preside a celebração da palavra, distribui a eucaristia, faz o ritual das ezéquias, ministra o sacramental da benção, a solenidade do Santíssimo, abençoa as pesso-as, objetos, casas e veículos.

Na santa missa tem funções que lhe são próprias, como a proclamação do Evangelho, saudação da paz e preparar o altar no ofertório, e também a purifi cação dos objetos que serão usados durante a celebração.

Em nossa Diocese temos 41 diáconos permanentes, o mais novo é o diácono Gerson Schiming, ordena-do no dia 01 de maio na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Votorantim, e o mais antigo, é o diácono Egydio Stefani ordenado em 28 de dezembro de 1969, na Paróquia Santíssima Trindade, em Tietê. Trinta e uma paróquias da nossa Diocese contam com os traba-lhos de um ou mais diáconos permanentes.

Segundo a Comissão Regional dos Diáconos (CRD) existem 537 diáconos no estado de São Paulo e 326 candidatos freqüentando Escolas Diaconais, até maio de 2008.

“Encontrei no trabalho leigo o gosto em servir à Igreja. Não tinha vontade de ser diácono, tinha dispo-nibilidade e vontade de servir. Com o tempo essa von-tade se transformou em vocação. Então me coloquei à disposição e aquilo que eu tinha no coração se tornou realidade. Recebi o convite para ser diácono e fui orde-nado em novembro de 1991. São 17 anos de trabalho”.

PF é e Política

Pesquisa

A caminho de uma cidadania participativa.Como você exerce a sua

cidadania?1) Você acredita na política? Sim ( ) Não ( ) Não sei ( )

2) Para você a eleição é um momento im-portante?

Sim ( ) Não ( ) Não sei ( )

3) Lembra-se em quem votou na última elei-ção?

Sim ( ) Não ( ) Não sei ( )

4) A pessoa em quem votou apresenta bons projetos?

Sim ( ) Não ( ) Não sei ( )

5) Você acompanha o desempenho do Le-gislativo?

Sim ( ) Não ( ) Não sei ( )

6) Você mudaria os procedimentos do Le-gislativo?

Sim ( ) Não ( ) Não sei ( )

7) Você cobra melhorias na Educação, Saú-de, Segurança?

Sim ( ) Não ( ) Não sei ( )

8) Sabe o que é o orçamento participativo? Sim ( ) Não ( ) Não sei ( )

9) Conhece as propostas políticas do Exe-cutivo?

Sim ( ) Não ( ) Não sei ( )

10) Acompanha a prestação de contas do seu Município?

Sim ( ) Não ( ) Não sei ( )

Cada pergunta equivale a 10 pontos. Se você alcançou 100 pontos, parabéns. Você está aju-dando a construir um país melhor. Você é um eleitor (a) consciente.

Se você alcançou entre 50 e 75 pontos, aten-ção: você precisa conhecer melhor o (a) seu (sua) candidato (a) e ajudar a melhorar a cida-de através da política.

Se você alcançou menos de 50 pontos, cui-dado! Políticos inescrupulosos poderão enga-nar-lhe.

Resultado:

Grupo Fé e Política da Arquidiocese de Sorocaba.

O diácono é alguém que recebeu o Sacra-mento da Ordem, a mesma natureza do sa-cerdote, porém no primeiro grau e também

ordena e consagra ao culto de Deus e ao serviço da Igreja.

O diaconado permanente está organi-zado em três dimensões, Palavra,

Liturgia e Caridade. Essas três dimensões, também chama-

das diaconias, não podem ser consideradas áreas separa-das, mas devem ser vividas e exercidas conjuntamen-te, como três aspectos de uma e grande “diakonia”.

diáconos: os transitó-rios e os permanentes. Os transitórios são os

que estão a caminho do sacerdócio. São ordenados

diáconos como a primeira etapa, antes da ordenação sa-cerdotal. Já os permanentes podem ser homens já casados, mas que também desejam ser-vir a Deus.

O diácono permanente, também usa túnica e estola,

Curso livre de formação Teológica e Pastoral está com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 30 de julho as inscrições para o Cur-so livre de formação Teológica e Pastoral (antigo Curso Mé-dio de Teologia). Os interessados devem fazer sua inscrição na secretaria do Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP). A taxa é de R$ 10. O exame de seleção acontece no dia 31 de julho e as aulas começam no dia 6 de agosto, ocorrendo

semanalmente de Quarta a Sexta-Feira, das 19h às 22h no prédio do CAP. O curso tem duração de 4 semestres, ou seja, dois anos.

Ao todo são seis matérias por semestre. Entre elas: História da Igreja, Teologia da revelação, Sacramentos de missão, etc.

Mais informações pelo fone: 9731.1833 falar com Ana.

13Geral

A morte é o fim de tudo?“É o fim dessa existência, a passagem para uma nova existência que todos

desejamos que seja plenamente feliz, na comunhão com Deus”.(Dom Eduardo Benes – Arcebispo de Sorocaba)

Morte. Segundo o dicionário da língua portuguesa, siginifica o fim da vida animal ou vegetal. Será mesmo o fim ou o começo de outra vida? Por que morrer ou perder pessoas queridas causa pânico em muitas pessoas, ou na maioria delas? Como a Igreja explica a morte?

Segundo o arcebispo de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, a morte é uma passagem desta vida para a vida eter-na. “Assim diz um dos prefácios da missa pe-los defuntos: com a morte a vida não é tira-da, mas transformada. Rezamos na profissão de fé de nossas missas dominicais: “creio na ressurreição da carne e na vida eterna”. Com a ressurreição da carne está também afir-mado que temos uma única existência. O corpo é de tal modo constitutivo de nossa identidade, que entraremos com ele, trans-figurado, na eternidade. O que aconteceu com Cristo, acontecerá conosco também se morrermos unidos a Ele pela fé e pela graça”, comenta o arcebispo.

Muitas pessoas demoram anos para acei-tar a perda de entes queridos e amigos. Para dom Eduardo a melhor maneira de refletir sobre isso e se confortar é analisar o diálogo de Jesus com Marta, desolada pela morte de seu irmão Lázaro. Jesus disse: “Eu sou a res-surreição e a vida. Quem crê em mim, ainda

que tenha morrido, viverá. E todo aquele que crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisto?” Ela respondeu: “sim, Senhor, creio firmemente que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que deve vir ao mundo”( Jo 11,25-27).

Outro questionamento comum é: para onde vamos depois da morte?

“Logo após a morte nos encontraremos diante de Deus e ficará claro para nós o que foi nossa vida. A luz divina porá às claras o bem e o mal que fizemos. Se morrermos na fé e na comunhão com Deus, seremos purificados dos resquícios de pecado que levarmos daqui e entraremos no gozo da vida bem-aventurada. Esse encontro com Deus é o juízo particular e a purificação é o purgatório. Só ficará excluído da vida bem-aventurada quem, ao morrer, se deixar to-mar pelo ódio a Deus e a todas as criaturas. Isso é possível acontecer. Haverá um juízo universal, quando terminada a história da humanidade, à luz de Deus, ficar claro, para a humanidade em seu conjunto, o que foi o bem e o mal na história. A verdade aparecerá e a justiça será definitivamente implantada. Retomaremos nossa ligação visível com o universo material mediante nossos corpos ressuscitados, quais lâmpadas luminosas”, conclui o arcebispo.

Provérbios e Frases

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”

(São Francisco de Assis)

Para mim, sábio não é aquele que proclama palavras de sabedoria, mas sim aquele que

demonstra sabedoria em seus atos. (São Gregório)

O Dia da Morte - pintura de William-Adolphe Bouguereau (1825-1905)

14 Geral

F ique por Dentro

Câncer de mama:

diagnóstico precoce tem

cura“O diagnóstico precoce do câncer de mama é funda-mental para o sucesso do tratamento. Quanto mais

cedo acontecer a detecção da doença, maiores as

chances de cura”.(Luiz Roberto Barradas Barata

- Secretário de Estado da Saúde)

A partir dos 40 anos o exame da mamografia deve ser feito a cada 1 ou 2 anos, de acordo com orientação recomendada pelo seu médico

É comum ouvirmos comentários que se determinada doença for diagnosticada em seu início, as chances de cura são maiores. Com o câncer de mama essa afirmação também é real. O cân-cer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio.

Estas células crescem e substituem o tecido saudável. A doen-ça normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o tempo pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como os músculos e pele, assim como nódulo de pus sob o braço.

Aproximadamente uma entre oito mulheres desenvolvem a doença. Mesmo com o recente progresso de descoberta pre-coce e tratamentos aperfeiçoados, o câncer de mama é terceira maior causa de morte para mulheres nos Estados Unidos.

Como ocorre?A causa do câncer de mama não é conheci-

da. Qualquer mulher pode desenvolver e ape-sar de muito menos comum, homens também podem. Algumas mulheres são mais propícias a desenvolver do que outras se apresentarem os seguintes fatores :

- Ter mãe ou irmã com câncer de mama- Nunca ter tido filhos- Ter tido o primeiro filho após os 30 anos- Histórico de exposição a radiação- Fumar- Terapia hormonal (estrogênio)- Uso excessivo de álcool- Ferimento no seio- Obesidade

Os sintomasNa maior parte das vezes o primeiro

sinal da doença é um pequeno nódulo no seio, geralmente indolor que pode crescer lenta ou rapidamente.

Outros sintomas do câncer de

mama incluem:

- Mudança de cor, reentrâncias, en-rugamentos, ou elevação da pele em uma área do seio;

- Mudança do tamanho ou formato do seio;

- Secreção no bico do seio;- Um ou mais nódulos nas axilas.

O diagnóstico Para descobrir a doença é preciso fazer exa-

mes anuais (a partir do momento que tiver idade suficiente).

- Fazer um auto-exame mensal.- Fazer exame médico pelo menos uma vez

ao ano.- Fazer uma mamografia entre 35 a 39 anos

de idade. A partir daí, após os 40 a cada 1 ou 2 anos, de acordo com o programa recomen-dado pelo seu médico.

A partir dos 50 anos, é preciso fazer uma mamografia a cada ano. Se você apresen-tar características de alto risco de câncer de mama, você deve começar a fazer mamogra-

fias regulares aos 35 anos ou menos.A maior parte dos nódulos não são cân-

cer. Na maioria das vezes eles são cistos com fluidos no tecido do seio que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual. Mas todo nódulo deve ser avaliado. A avaliação normal-mente envolve:

- um exame médico- uma mamografia- uma biópsia de agulha ou cirúrgica (estes

testes devem ser feitos mesmo que o nódulo não seja visto na mamografia).

Em caso de dúvidas, procure o Posto de Saúde mais próximo.

(Fonte: boasaude.uol.com.br)

15

Ingredientes

Culinária

1 xícara bem cheia de aveia em flocos½ kg de carne moída2 xícaras de miolo de pão seco1 xícara de leite ½ xícara de cebola picada1 ovoSalsa, cebolinha, pimenta e sal á gosto

Preparo

Receita enviada pela leitora Luciane Santucci, de Votorantim.

Amoleça o pão no leite e misture com o restante dos in-gredientes, forme almôndegas e frite.

Almôndegas de Aveia

Ingredientes1 quilo de mandioquinha400 gramas de carne picada em tiras ou

cubos1 caixinha de creme de leite3 colheres de azeiteCheiro verde a gostoSal a gosto

PreparoRaspe a mandioquinha, corte-a em rodelas. Numa panela de pressão, coloque o azeite, tempero (a gosto), frite a carne e

depois coloque a mandioquinha. Cubra com água até metade da panela. Deixe na pressão uns 15 ou 20 minutos. Depois cozinhe em fogo normal até a mandioquinha derreter e formar um creme. Desligue. Acrescente o creme de leite, mexa bem, despeje o cheiro verde e misture.

Sopa de mandioquinha com creme de leite

DicaNo prato adicione queijo parmesão ralado.

16

109ª Romaria de Aparecidinha acontece dia 13

Os romeiros percorrem cerca de 15 quilômetros da Catedral até o bairro de Aparecidinha

Acontece no domingo, dia 13 de julho, mais uma Romaria de Aparecidinha. A abertura será com uma missa celebrada às 5h da manhã na Praça Cel. Fernando Prestes em frente à Catedral. Depois todos sairão em procissão rumo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Aparecidinha. Lá, serão celebradas mais duas missas, às 10h30, pelo arcebispo dom Eduardo Be-nes e padre José Antônio, pároco do Santuário, e às 12h pelo padre Albertine, de Votorantim.

Essa será a 109ª edição da romaria, que reúne cerca de 50 mil fiéis todos os anos.Segundo dados da Prefeitura de Sorocaba, os registros datam a realização da festa desde 1899.

Mas, de acordo com o historiador Carlos Cavalheiro, uma edição de 1852 do jornal “O Defensor” já registrava o acontecimento como “uma antiga devoção mariana do povo católico da cidade”.

Os devotos da santa acompanham a romaria de Nossa Senhora Aparecida duas vezes por ano; no dia 1° de janeiro, quando a santa retorna do Santuário até a Catedral Metropolitana e no se-gundo domingo do mês de julho.