o alvoradense #21 | 6 de agosto de 2012

16
Decisão atinge cinco vereadores e foi solicitada pela promotoria do município devido a pagamentos considerados indevidos de auxílio gasolina entre os anos de 2005 e 2012. Página 4 Justiça bloqueia bens de ex-presidentes da Câmara O ALVORADENSE Brigada Militar vai investigar autoria do vandalismo Página 8 Novo prédio é amplo. Horário de atendimento muda, fique atento. Página 7 Dia do Capoeirista é comemorado na praça Caderno Mais NA PALMA DA MÃO Pichações nazistas preocupam moradores do Porto Verde Página 12 As irmãs que fazem a festa na hora de ajudar Alvorada fica de fora da lista de CTS para a Copa do Mundo Como você reagiria a uma traição? Faça o teste! Página 11 Avenida Piratini, 639 Aberto domingos e feriados TELE ENTREGA 3044-3090 Farmácia Municipal passa a atender em novo endereço a partir de hoje Centro Pda 50: 3483.3171 | Piratini Pda 60: 3443.6724 | Santa Barbara: 3483.0010 Convênio SIMA DORMITÓRIOS - SALAS - COZINHAS - ESTOFADOS - PROJETOS TUDO EM ATÉ 10X SEM JUROS * * Conforme a condição estipulada pela etiqueta do produto. Chegam a 11 os casos confirmados. Página 6 Gripe A faz primeira vítima fatal na cidade neste ano Alvorada, de 6 a 12 de Agosto de 2012 | Edição 21| Ano 1 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Entenda a diferença entre pincéis de maquiagem

Upload: o-alvoradense

Post on 29-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

www.oalvoradense.com.br/assine

TRANSCRIPT

Page 1: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

Decisão atinge cinco vereadores e foi solicitada pela promotoria do município devido a pagamentos considerados indevidos de auxílio gasolina entre os anos de 2005 e 2012. Página 4

Justiça bloqueia bens deex-presidentes da Câmara

O ALVORADENSE

Brigada Militar vai investigar autoria do vandalismo Página 8

Novo prédio é amplo. Horário de atendimento muda, fique atento. Página 7

Dia do Capoeirista é comemorado na praça

Caderno Mais

NA PALMA DA MÃO

Pichações nazistas preocupam moradores do Porto Verde

Página 12

As irmãs que fazem a festa na hora de ajudar

Alvorada fica de fora da lista de CTS para a Copa do Mundo

Como você reagiria a uma traição? Faça o

teste!

Página 11

Avenida Piratini, 639

Aberto domingos e feriados

TELE ENTREGA 3044-3090

Farmácia Municipal passa a atender em novo endereço a partir de hoje

Centro Pda 50: 3483.3171 | Piratini Pda 60: 3443.6724 | Santa Barbara: 3483.0010

Convênio SIMA

DORMITÓRIOS - SALAS - COZINHAS - ESTOFADOS - PROJETOSTUDO EM ATÉ 10X SEM JUROS *

* Conforme a condição estipulada pela etiqueta do produto.

Chegam a 11 os casos confirmados. Página 6

Gripe A faz primeira vítima fatal na cidade neste ano

Alvorada, de 6 a 12 de Agosto de 2012

| Edição 21| Ano 1

DISTRIBUIÇÃOGRATUITA

Entenda a diferença

entre pincéis de maquiagem

Page 2: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

está sendo execução sumária, crime doloso. O logista vai ter muita dor de cabeça por matar um vagabundo.

Alessandro Ghedin No mínimo vão querer prender o dono da loja.

Jonathan Lopes Moreira A que ponto chegamos, o cidadão de bem tendo que fazer justiça com as próprias mãos, cadê o bendito policiamento nas ruas?

Alvorada fica de fora da primeira lista de Centros de Treinamento para a Copa de 2014

Alvorada, a única cidade alheia à crise

O mundo vive uma crise financeira que está colo-cando por terra grandes potências econômicas. A

Europa está em plena recessão, com cortes de gastos, desempregos nas alturas e fortes combates sociais.

O Brasil, que em 2008 superou a “marolinha”, está mais frágil desta vez. Ainda que estejamos crescendo, o ritmo da economia verde-e-amerela despencou, e o governo faz contorcionismos para tentar alavancar setores importantes.

Mas parece que Alvorada não sofre com tais problemas. Os gastos com auxílio gasolina (leia na

página 4) são desnesessários. Isto porque, como bem disse a promotora de justiça Rochelle Jelinek, gastar R$ 11.050 mensais (se multiplicado o valor de R$ 850 pago para cada vereador) chega a ser uma afronta “aos princípios da moralidade, da legalidade, da eco-nomicidade e da razoabilidade”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Alvorada afirmou que o mesmo ocorre na Assembleia Legis-lativa e na Câmara de Porto Alegre. É verdade. Mas não se justifica. O município já sentiu o impacto da diminuição dos repasses federais aos cofres públicos, devido justamente à crise que parece não preocupar os políticos locais. Assunto que deve ser debatido nesta época eleitoral. Afinal, o dinheiro é nosso!

OPINIÃO Alvorada, de 6 a 12 de agosto de 2012www.oalvoradense.com.br2editorial começo de conversa

Nesta semana acabaram minhas férias e, para divertimento de todos os colegas, errei os cálcu-los e voltei ao trabalho um dia antes. “Eu estava cansada de ficar em casa”, brinquei, para minimizar minha estupidez matemática. Piadas à parte, não consigo pensar em férias sem pensar no momento de voltar à rotina. Descansar é bom e necessário, mas ter o que fazer me parece ainda mais impor-tante.

É verdade que o maior motivador para traba-lhar é o salário – sem dinheiro não se vive, afinal. Mas para mim, trabalhar sempre foi algo entre a necessidade e o entretenimento. Não entendo pessoas que escolhem não trabalhar mesmo tendo saúde e oportunidades de emprego. Já ouvi falar que em alguns casos “não vale a pena”, pois os sa-lários baixíssimos não compensam o esforço que se faz. No meu ponto de vista, o salário não é a única coisa que se ganha num emprego. Ganhamos tam-bém colegas (que podem ser uma pedra no sapato e nos obrigar a exercitar nosso jogo de cintura, ou se tornarem amigos pra vida toda), uma rotina estável (sempre ouvi dos mais velhos que não há nada melhor que sair de casa com a pastinha debaixo do braço, sabendo pra onde ir) e inúmeras oportunidades de convivência e conhecimento. É dificílimo se manter alienado quando convivemos diariamente com outros pontos de vista, outros valores e outras origens.

Mais do que dignificar, o trabalho humaniza. Conviver com as mesmas pessoas cinco ou seis dias por semana nos faz desviar um pouco o olhar do próprio umbigo e dar uma espiadinha em outras realidades: encontramos tanto aqueles que gas-tam todo o salário no modelo mais novo de celular como aqueles que só conseguem pagar as contas de casa e comprar comida. Mesmo quem não pre-cisa trabalhar pelo dinheiro (é raro, mas existe) de-veria praticar uma atividade (voluntária, talvez) que obrigasse a esse contato com outras vidas. Sem a rotina do trabalho, corre-se facilmente o risco de entrar num tédio e num ostracismo que paralisam qualquer iniciativa. Daí para se tornar alguém sem atividades, sem ideias, sem amigos e sem assuntos que lhe despertem o interesse é um passo curto. Se às vezes temos a impressão de perder horas de vida enquanto trabalhamos, muito mais perdería-mos se não trabalhássemos.

Segunda-feira é dia de se despedir do final de semana e retomar a rotina, espantar a preguiça e acordar cedo, vestir uma roupa apresentável e sair de casa no horário. Alguns vão para o mesmo lugar onde trabalham há anos, outros para um local novo e ainda misterioso, outros saem à procura de em-prego. E isso se repetirá todas as semanas, durante muitos anos. É comum que, algum dia na vida, o trabalho pareça uma tortura a que somos obrigados a nos submeter. Mas que vidinha mais chata e sem graça seria a nossa sem essa obrigação!

Trabalhar é preciso

JONATHAS [email protected]

Envie seu artigo para [email protected]. Os textos devem conter 970 caracteres com espaço e serão selecionados, podendo sofrer alterações para adaptação de espaço.

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1253 – sala 201 Alvorada – RS

94810-000

www.oalvoradense.com.br

Empresa Jornalística Soares da Costa Ltda.

CNPJ: 15.077.362/0001-58

Jornal publicado todas as segundas-feiras e distribuído

de forma gratuita.

VENDA PROIBIDA

Redaçã[email protected].: [email protected].: 3044.4741

[email protected]

LAÍS MEDEIROS

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/laismedeirosOs artigos e comentários desta página são de responsabilidade de

quem os assina, não representando necessariamente a opinião do jornal. Participe por e-mail ou pelas redes sociais.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

SEU ANÚNCIOPRECISA DE DESTAQUE.

Classi�cadosO Alvoradense

Vende maisporque é daqui.

30.44.47.41

Smam fará mutirão de limpeza na Lagoa do Cocão

Daniel Reus Só não tenho sujado, nem lagoas, nem ar-roios, nem ruas. Acho que já é um começo. Quando tiver um mutirão pra limpar a praça do meu bairro (Agriter) me disponho a ajudar.

Ladrão acaba morto em tentativa de as-salto na Americana

Juliana Ribas Viana Infelizmente é a nossa realidade. Cada vez mais a gente vê isso. A minha

vila tá assim, aqui na Americana a gente tem que se defender mesmo.

Sheila BatistaSe metem com todo mundo, um dia a casa cai!

Maicon Costa Eu moro aqui na 56 de Alvorada. Se esse cara estivesse trabalhando honestamente ele não tinha morrido.

Guilherme FerreiraEstava virando palhaçada na loja do cara. Já era a segunda vez.

Claudio LimaInfelizmente o logista atirou pelas costas, aí

[email protected]ÃO DO LEITOR

Ricardo Oliveira FranciscoVamos falar a verdade, todo mundo sabia que Alvorada não tinha chance nesta disputa, apenas a prefeitura na figura do Sr. prefeito Carlos Brum, em uma manobra eleitoreira, vendia essa mentira para a população.

Gisele Lima Eu já sabia, mas muita gente acredita nesse pre-feito e no seu candidato nas próximas eleições.

Daniel BorgesMoreno Os caras tentaram vender uma ideia de que Alvorada tem pontos turísticos.

Page 3: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

OPINIÃOAlvorada, de 6 a 12 de agosto de 2012 www.oalvoradense.com.br 3editorial começo de conversa

[email protected] DA SEMANA

PONTO ALTO

PONTO BAIXO

PREVISÃO DO TEMPO

APAGÃO. Por volta das 21 horas de domingo, uma queda de energia deixou vários bairros sem luz na região central de Alvorada. Os bairros Centro, Bela Vista, Germânia e Americana foram alguns dos atingidos. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) não soube informar o motivo da falta de luz, que durou cerca de quinze minutos.

Educação InfantilOs bairros 11 de Abril, Umbu, Salomé, Jardim Algarve e Jardim Alvorada rece-berão creches que atenderão gratuita-mente crianças de zero a quatro anos.

Alvorada fora da CopaO que é pior nesta história? Termos ficado de fora da lista de Centros de Treinamentos para a Copa ou alimentado a esperança de um dia receber o evento?

Depois do calor, frio de 4ºCDepois de uma semana de temperaturas altas, o frio deve voltar ao Rio Grande do Sul. A segunda-feira será de sol e nuvens. O amanhecer deve ser gelado, com mínimas em torno de 4ºC no sul do Estado. A temperatura deve oscilar entre 7°C, ao amanhecer, e 19°C à tarde, na região metropolitana de Porto Alegre.

AMANDA FERNANDES / OA

JONATHAS COSTA / OA

Segunda Terça

8ºC17ºC

10ºC 22ºC

14ºC 23ºC

11ºC 24ºC 15ºC 20ºC

18ºC 29ºC 18ºC 27ºC

Quarta Quinta

Sexta Sábado Domingo

Page 4: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

A Promotoria Especializada de Alvorada decretou

na sexta-feira o blo-queio dos bens, incluindo imóveis e veículos, de cinco ex-presidentes da Câmara Municipal. São eles Arlindo Slayfer, Denis Dib, Miro Joaquim dos Santos, José Geraldo de Farias e Jacinto Girelli Neto.

A ação faz referência ao pagamento do auxílio combustível que todos os vereadores recebem, no valor de R$ 850 mensais. Na ação civil pública, o Ministério Público apurou que a quantia era repas-sada para os parlamen-tares sem que houvesse necessidade de prestar contas dos gastos, apenas a nota fiscal da compra do combustível.

“Causa espanto, ain-da, que tais verbas foram pagas inclusive durante os recessos parlamen-tares”, analisa a promo-tora de justiça Rochelle Jelinek, que ingressou com a ação.

Con-forme ela, ape-sar dos aponta-mentos feitos pelo Tri-bunal de Contas do Estado em exercícios anteriores, os sucessivos presidentes do Legis-lativo municipal con-tinuaram autorizando o pagamento do benefício. “Com isso, ingressaram no âmbito da improbi-dade administrativa por

afrontarem os princípios da moralidade, da legali-dade, economicidade e razoabilidade, além de causar prejuízo ao erário público”, constata.

Entre 2005 e 2011 saíram dos cofres públi-

cos mais de R$ 646 mil para o paga-mento deste benefí-cio. Os valores

referentes ao exercício de 2012 ainda serão calculados, mas a ação também é contra o atual presidente da Câmara, Gerson Luis da Silva.

“Com o valor de R$ 850 é possível abastecer combustível suficiente

para rodar aproximada-mente 3,2 mil quilôme-tros por mês, o equiva-lente a uma viagem de Alvorada a Belém do Pará”, compara a Promo-tora.

“Além disso, não se pode esquecer que esse valor que os vereadores recebiam mensalmente apenas para custear combustível é maior que a renda média da população de Alvorada, que precisa sobreviver com muito menos que isso”, questiona Rochelle Jelinek.

Após o trânsito em jul-gado, a ação civil pública pede que todos percam os direitos políticos por oito anos, bem como devolvam aos cofres mu-nicipais os valores pagos de forma indevida.

NOTÍCIAS www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

4 Alvorada, de 6 a 12 de agosto de 2012

AUXÍLIO COMBUSTÍVEL. Ministério Público apurou que vereadores recebiam R$ 850 por mês sem a necessidade de prestar contas. Segundo promotoria, o valor era repassado até mesmo durante o recesso parlamentar

Justiça decreta o bloqueio dos bens de cinco ex-presidentes da Câmara

Arlindo Slayfer (PSB)• Quando foi presidente: 2007• Hoje faz o quê: candidato a vice-prefeito• O que diz: “Não vi nada referente ao processo. Não sei de nada ainda. Só na segunda vou poder te afirmar alguma coisa.”

Denis Dib (PP)• Quando foi presidente: 2008• Hoje faz o quê: tesoureiro-geral do PP de Alvo-rada• O que diz: a reportagem não conseguiu fazer contato com o ex-vereador.

Miro Eletricista (PRB)• Quando foi presidente: 2009• Hoje faz o quê: candidato a vereador• O que diz: “Eu creio que não vá ter problema algum porque não tem nada de errado. Hoje a Câmara não faz nada de diferente da Assembleia Legislativa e da Câmara de Porto Alegre, por que aqui teríamos algum problema? Eu estou tran-quilo.”

Zézo (PDT)• Quando foi presidente: 2010• Hoje faz o quê: candidato a vereador• O que diz: “Ainda não tive acesso ao processo e não fui intimado, então não posso afirmar nada.”

Neto Girelli (PTB)• Quando foi presidente: 2011• Hoje faz o quê: candidato a vereador• O que diz: “Ainda não tive acesso ao processo, mas vejo como uma manobra política. Vamos provar no inquérito que a acusação não tem fun-damento. Tudo foi aprovado conforme as leis, e as prestações de contas são regulares. Isso acon-tece da mesma forma na Assembleia Legislativa e na Câmara de Porto Alegre e é completamente legal, por que aqui seria diferente?”

Gerson Luis (PTB)• Quando foi presidente: 2012• Hoje faz o quê: candidato a vereador• O que diz: “Em junho eu já havia pedido a suspensão do benefício em função do período eleitoral através do decreto legislativo 003/2012. A Câmara deve entrar com o pedido de recurso, porque a legislação é regulamentada. No docu-mento a promotora fala que não havia nenhum tipo de controle e isso não é verdade. Existe um funcionário que tem o controle dos hodômetros, e o beneficio é proporcional ao que o vereador roda. Em virtude do período eleitoral eu cancelei o benefício em junho, já havia me antecipado.”

é o valor que o Ministério Público calcula que foi pago

indevidamente aos vereadores entre 2005 e 2011

O que dizem os vereadores:

R$ 646 mil

Faça acontecer.Entre em contato comO Alvoradense.

3044 [email protected]

DÚVIDAS

RECLAMAÇÕESDENÚNCIAS

SUGESTÕES

??

Alvorada

Belém do Pará

Os números do auxílio combustível

3,2 mil kmé a distância entre Alvorada e Belém do Pará. Segundo a promotora Rochelle Jelinek, com os valores do auxílio combus-tível cada vereador poderia fazer esta viagem de carro uma vez por mês.

por mês era o que cada vereador poderia receber de

auxílio combustível.

R$ 850,00

é o número de vezes que um veículo poderia percorrer a distân-cia entre o pórtico de entrada da

cidade e o entroncamento da estrada Cândido Pinheiro de

Barcelos com a RS 118, abaste-cendo R$ 850 por mês.

290

famílias alvoradenses vivem com menos de R$ 700 por

mês, segundo o último censo do IBGE.

7.346

ARTE: JONATHAS COSTA / O ALVORADENSE

Page 5: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

Alvorada, de 6 a 12 agosto de 2012 www.oalvoradense.com.br 5

AGORA VOCÊ PODE RECEBER EM CASA O

SEU ALVORADENSEPOR APENAS

POR MÊS*.

PACOTES

ANUAL .................... R$ 60

R$

VOCÊPEDIU E

O SEU JORNALPREFERIDOATENDEU

*: Valor referente ao pacote anual.Imagens meramente ilustrativas.

MENSAL ................. R$ 7,50SEMESTRAL ............ R$ 35

Assine durante o mês de agosto e concorra a duas bolsas de viagem

E MAIS

Page 6: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

A Gripe H1N1 fez sua primeira vítima fatal em

Alvorada. Segundo balanço

divulgado pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul na quinta-feira, dia 2, a vítima era uma mulher, tinha 54 anos e sofria de hipertensão. Ainda segundo a Secre-taria, ela não tinha to-mado a vacina e faleceu na segunda-feira, dia 30 de julho.

Em todo o Estado já é 52 o número de mortes. No total, mais de 400

pessoas foram infectadas pelo vírus.

Alvorada tem 11 casos confirmados e está em 5º lugar no ranking das cidades com mais ocor-rências da doença no Estado, ao lado de Santo Ângelo. Em primeiro aparece Porto Alegre, com 87 casos, seguido de Cruz Alta, com 23, Gravataí, com 12, e Viamão, com 16.

A Secretaria informou também que, dos 11 casos confirmados em Alvorada, seis já rece-beram alta hospitalar.

Vacina

Em nota, a Secre-taria Municipal de Saúde (SMS) informou no sába-do, dia 3, que a cidade recebeu do Estado mais duas mil doses da vacina contra a Gripe A.

Segundo a Secre-taria de Saúde, a vacina estará disponível para quem quiser realizar a imunização.

Para isto, basta chegar ao PAM 8, localizado na Rua Roberto de Souza Feijó, 147, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

NOTÍCIAS Alvorada, de 6 a 12 de agosto de 2012www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

6

Cidade registra 1ª morte por Gripe AH1N1. Balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Sáude aponta que número de casos confirmados chaga a 11 em Alvo-rada. Cidade é a quinta com mais ocorrências da doença no RS

Professores recebem reconhecimento no exterior O baixo custo com

alimentação e hospeda-gem, aliado ao fato de as universidades de países do Mercosul apresenta-rem valores muito inferiores aos cobrados mensalmente pelas universidades brasileiras, fez com que, a partir de 2008, centenas de brasileiros de diferentes regiões ingressassem nas universidades da Argen-tina, Paraguai, Uruguai e Chile em busca de qualificação.

Em Alvorada, um grupo de professores tem se deslocado anual-mente nos períodos de recesso escolar para a Universidade Evangélica do Paraguai (UEP), em busca da conquista deste sonho.

Através de uma lei criada pelo atual gover-no, o Poder Executivo concede, através da Secretaria Municipal de

Educação, bonificação de vencimento ao profes-sor estudante de pós-graduação diretamente ligado à área educa-cional, reduzindo assim pela metade o valor da mensalidade cobrada.

Em julho, Alvorada foi um dos destaques no programa em nível de mestrado, através da aprovação da quali-ficação da professora Rosimeri Meirelles dos Santos e da professora Tatiani Roland Szelest, que inclusive recebeu a

láurea ao mérito da uni-versidade, em função do grau máximo obtido em todas as disciplinas.

Além delas, outros seis professores da rede municipal estão matricu-lados no programa.

De acordo com o coordenador da CEA Sala Verde Ligia Rockenbach, Marco Aurélio Locateli Verdade, que concluiu em 2010 seu douto-rado, esse número deve aumentar ainda mais em janeiro de 2013, quando inicia o novo semestre.

LÁ FORA. Professores buscam especialização fora do país.

DIVULGAÇÃO / OA

Page 7: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

P ara comemorar seu sétimo ani-versário, a Secretaria Mu-

nicipal do Meio Ambiente (Smam) promoveu uma comemoração um pouco diferente. Em vez de uma festa para reunir os servidores da Secretaria, eles organizaram um mutirão para a limpeza das margens da Lagoa do Cocão.

Para a secretária Núbia de Oliveira Mendes a ação visa a mostrar à população a preocupação com a preservação da área e incentivar essa preservação nas pessoas. O mutirão aconteceu na última quinta-feira, dia 2 de agosto.

A secretária escolheu a Lagoa do Cocão para receber a limpeza devido ao número de pedidos feitos pela comunidade. No entanto, ao chegar

à Lagoa ela mesma se surpreendeu.

Em comparação ao que a Lagoa do Cocão era há alguns anos, hoje é visível que o trabalho de educação e preservação tem ren-

dido frutos. Para Núbia, o trabalho de educação deve ser constante, e ações como essa que foi promovida no aniversário da Secretaria mostram à comunidade a preo-cupação em preservar

que o órgão assumiu nos últimos meses.

De acordo com a secretária, a Smam promove há muito tempo campanhas de conscien-tização dos moradores pela limpeza da área,

mas apesar disso muito lixo foi retirado do local.

Os mutirões da Smam não se limitam às datas comemorativas da Secretaria. Pelo menos uma vez por mês seus servidores são enviados a pontos sugeridos pela população para realizar a limpeza das regiões.

Os resultados dessas ações tem sido positivo. “As pessoas estão valori-zando mais os espaços”, completa Núbia.

Para a secretária, que pôs a mão na massa e ajudou os servidores com a limpeza, um dos problemas que algumas regiões enfrentam é a in-cidência de moradores de rua nos espaços públicos que acabam acumulando lixo em alguns pontos. Algumas vezes o lixo é oriundo do trabalho de coleta de recicláveis.

NOTÍCIASwww.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

7Alvorada, de 6 a 12 de agosto de 2012

Mutirão de limpeza no CocãoPARA COMEMORAR. Ato marcou os sete anos de criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

SAMUEL SILVEIRA / OA

Desde o começo da manhã desta segunda-feira, a Farmácia Munici-pal passa a atender em novo endereço. A trans-ferência visa a ampliar e qualificar o atendimento. De acordo com a secre-tária municipal da saúde, Neuza Abruzzi, a mu-dança pretende melho-rar o atendimento aos clientes e as condições de trabalho dos servi-dores. Serão oito guichês para atender um fluxo de aproximadamente 900 pessoas que passam pela farmácia diariamente.

As novas instalações da Farmácia Municipal se situam na Rua Nilzo Ramires, 180, junto à Praça Central, no Cen-tro da cidade. Outra mudança é no horário de funcionamento da farmácia. O atendimento, que no outro endereço não era interrompido ao meio-dia, passará a ser o mesmo dos demais órgãos municipais: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Alvos de constantes reclamações por parte dos usuários, a estrutura e o atendimento da

farmácia foram transferi-dos de local visando, de acordo com a secretária, à melhora nestes dois aspectos, que mais ge-raram reclamações.

A mudança do en-dereço da Avenida Getúlio Vargas para o novo prédio na Rua Nilzo Ramires ocorreu no sábado para evitar a interrupção do atendi-mento ao público.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) divulgou o calendário da Semana do Profissional de Educação Física. As atividades vão dos dias 14 a 31 de agosto. O evento é comemorativo ao Dia do Professor de Educação Física, celebra-do em 1º de setembro.

Os Jogos Coopera-tivos (oficinas de futebol, vôlei, capoeira, basquete e dança), acontecem entre os dias 14 e 17, na Sociedade União Espe-rança (sede Campestre). Entre os dias 27 e 28 acontecem os Jogos No-turnos no Ginásio Munici-pal. Dia 30 é a vez das Atividades para a Melhor Idade no Ginásio Mayer e Praça Central. Já no dia 31 acontece a solenidade alusiva ao Dia do Profis-sional de Educação Física na Sociedade União Esperança (sede Social).

A coordenação da Seção Gaúcha da As-sociação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS) visitou a Prefeitura de para definir quais atividades serão desen-volvidas na XIX Semana Interamericana e XII Semana Estadual da Água, promovidas pela Abes-RS.

As atividades dos dois eventos têm como obje-tivo destacar a importân-

cia da conservação e preservação dos manan-ciais de água, nascentes, arroios, rios, lagoas e banhados, para a vida no planeta.

O lançamento oficial da temática acontece no próxima sexta-feira, dia 10.

O palestrante Luiz Correa Noronha, asses-sor da Agência Nacional de Águas, abordará o tema Pacto Nacional para Gestão das águas.

Farmácia Municipal passa a atender em novo endereço a partir desta segunda

Semanas Interamericana e Estadual da Água acontecem em setembro

Semana do Profissional de Educação Física

LIXO. Pneus foram retirados da lagoa por voluntários e funcionários da Secretaria.

AMPLIAÇÃO. Espaço deverá atender até mil pessoas.

PrefeituraMunicipal

Avenida GetúlioVargas

FarmáciaMunicipal

Praça JoãoGoulart (48)

Page 8: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

P ichações de cunho racista e símbo-los neonazistas

apareceram nas paredes do Shopping Porto Verde, na Avenida Zero Hora, número 1234, durante a semana passada.

As inscrições surgiram na madrugada da última quinta-feira e assustaram alguns moradores.

Para o senhor Ênio Nascimento, que mora na região há mais de 15 anos, no entanto, as pichações o deixaram mais magoado do que assustado. Ele acredita que as inscrições deixa-das nas paredes sejam obras de adolescentes e teme que isso possa incentivar ações mais graves. Para ele, se a ação realmente se tratar de um ato isolado de crianças ou adolescentes, ela deixará apenas a mágoa manchando a tranquilidade do bairro, mas, se o fato se repe-tir, será preciso tomar atitudes junto com as autoridades.

De acordo o tenente-coronel Julio Cezar Rocha, responsável pelo 24º Batalhão da Poli-cia Militar de Alvorada,

nunca houve incidência de grupos neonazistas na cidade.

Ele afirma que a PM de Alvorada desconhe-cia a existência das pichações, mas afirmou que vai aumentar a aten-ção ao policiamento da região visando a identifi-car os pichadores.

A inscrição com a frase “fora pretos” e os símbolos nazistas que apareceram nas paredes do shopping foram per-cebidas pelos moradores ao amanhecer, mas, se-gundo o tenente-coronel Rocha, nenhuma denún-cia foi feita à Polícia Militar.

Ataques no RS

No começo deste ano, três atentados de grupos neonazistas as-sustaram moradores de Porto Alegre e Caxias do Sul, onde um jovem de 17 anos chegou a ser esfaqueado.

A incidência destes

grupos não é novidade no Estado. Desde 2002 foram apreendidos inú-meros materiais, e cerca de 35 pessoas foram indiciadas. Um dos casos mais violentos aconteceu em 2005, quando jovens judeus foram enfaquea-dos em um bar em Porto Alegre.

NOTÍCIAS www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

8

INVESTIGAÇÃO. Brigada Militar informou que vai intensificar policiamento para tentar identificar autoria das pichações.

Alvorada, de 6 a 12 de agosto de 2012

Pichações nazistas preocupam moradores do Porto VerdeVANDALISMO. Inscrições racistas e símbolos nazistas foram pintados nas paredes de shopping

Em tentativa de assalto, bandido leva a piorUma tentativa de

assalto no início da noite da segunda-feira pas-sada, dia 30, no bairro Americana, acabou mal para o assaltante.

Vanderlei Rodrigues, que era procurado pela polícia por roubo e homicídios, levou três tiros nas costas do proprietário de uma loja de roupas e morreu no local.

Segundo a Brigada Militar, o proprietário possui um revólver calibre .38, e na troca de tiros com o assaltante acabou ferido no baço. Ele foi encaminhado ao Hospital de Alvorada, mas não corre risco de morte.

As câmeras de segurança vão ajudar a elucidar o caso.

Um homem de 41 anos foi preso na se-gunda-feira, dia 30, por agredir a companheira na Rua Marcelo Gama, bairro Tupã.

Os agentes do 24º Batalhão da Brigada Mili-tar foram acionados pelo telefone de emergência, 190, pela própria vítima.

O agressor foi apresentado na Polí-cia Judiciária para os trâmites legais da prisão enquadrados na lei Maria da Penha.

A Brigada Militar realizou na terça-feira, dia 31, a 78ª prisão de foragido em Alvorada.

Os policiais foram acionados após o roubo a mão armada de uma motocicleta. A vítima repassou para a BM os dados do veículo e do assaltante. O homem, de 25 anos, acabou sendo localizado próximo ao lo-cal do roubo e foi preso.

Dois homens foram presos no bairro Umbu com um veículo roubado. A prisão ocorreu após abordagem de rotina.

TRÊS TIROS. Assaltante morreu no local, após ser baleado pelas costas.

JONATHAS COSTA / OA

SAMUEL SILVEIRA / OA

Marido agressor é preso pela Brigada Militar

Recapturado o 78º foragido do ano em Alvorada

Dupla é presa

Page 9: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

imóveis veículos empregos serviços

ClassificadosAlvorada, de 6 a 12 de agosto de 2012

imóveisserviços

automobilísticos

VENDO Kit Gás para Kombi injetada. Barbada. Telefone: 3483-9506.VENDO Compres-sor de ar. Telefone: 3483-9506. floricultura

Centerciclo

BisonhinBisonhinBicicletas - Peças - Acessórios

Mão de Obra Especializada

Av. Pesidente Getúlio Vargas, 2550 - Alvorada/RSFone: 3411-6544 Email: [email protected]

Tudo para sua bicicleta.

bicicletas

gerais

VENDO Fogão a Lenha número 2. Torro: R$ 300. Vendo também uma bito-nera 350L R$ 1 mil com rodado. Tele-fone: 9672-3932. Icaraí, 711.

Anuncie n’O Alvo-radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 3044-4741 e feche bons negócios. Va-lores especiais para todo tipo de anúncio.

Anuncie n’O Alvo-radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 3044-4741 e feche bons negócios. Va-lores especiais para todo tipo de anúncio. Consulte nossa tabe-la de preços.

Neste espaço pode estar a sua oportuni-dade de fechar bons negócios. Anuncie.

Neste espaço pode estar a sua oportuni-dade de fechar bons negócios. Anuncie. Ligue 3044-4741 ou acesse www.oalvo-radense.com.br

Anuncie n’O Alvo-radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 3044-4741 e feche bons negócios. Va-lores especiais para todo tipo de anúncio. Saiba mais. Anuncie n’O Alvo-

radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 3044-4741 e feche bons negócios. Va-lores especiais. Con-sulte tabela.

religiosos

Endereço: Rua Ricardo F. Nunes, 444.Telefone: 3483-9975

Sexta: 15hSábado: 19h30min – Culto JovemDomingo: 19h – Culto da Família

Igreja Quadrangular

Vivendo o princípio do ReinoVenha viver o Reino de Deus conosco

Pastora Marineusa

fretamentos

JR

empregos

Vagas para promo-tores externos de vendas, para traba-lhar quatro dias por semana. Contrato temporário. Telefone: 3044-4741.

Vagas para entrega-dores, separadores e motoboys. Para trabalhar um dia por semana. Contrato temporário. Telefone: 3044-4741.

COMPRE Ótima casa 2 dorms. Pronta, nova. Minha Casa Minha Vida Porto Verde. R$ 115 mil.

PRA VOCÊ Terreno 11x30 de esquina. Rua Beija Flores. Pronto para construir. R$ 73 mil à vista.

É TEU Sobrado 2 dorms. WC social, sa- cada, sala estar/jantar, lavabo, cozinha, pátio. Pronto. R$120 mil.

SÓ PRA TI Sobrado 2 dorms. c/ duas suítes, sala estar/jantar, la-vabo, cozinha, pátio privativo. R$ 125 mil.

CASA 2 dorms. Gar. co-berta, sala estar/jantar, cozinha, área serviço. Nova. R$ 148 mil.

CONSTRUA Terreno 7x25. Av. principal no bairro. Ônibus, escola, post. saúde, comércio.Ótimo local. R$ 53 mil.

LediModasLediModas

9177-76398546-3294

RUA TUPÃ, 504BAIRRO SALOMÉ

moda

Abra a sua franquia doMe Guia, o guia da suacidade ou bairro!

CONHEÇA A CONCESSÃO QUE TE PAGA 100%

Você vende anúncios e �ca com 100%Não precisa repassar nada!

GANHO MÉDIO

DE R$ 3 MIL POR MÊSGANHO MÉDIO

DE R$ 3 MIL POR MÊS 9242-73369892-9387

concessão

Classi�cadosO Alvoradense

Vende maisporque é daqui.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad 3044.4741 bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad 3044.4741 bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

SEU ANÚNCIO PRECISA DE DESTAQUE.

Veja como é fácil anunciar:1º ESCOLHA O MODELO

Classificados d’O Alvo-radense: Vende mais porque é daqui. Ligue30444741.

Modelo Simples | R$ 8,90 / edição

Classificados d’O Alvo-radense: Vende mais porque é daqui. Ligue30444741.

Modelo Com Borda | R$ 9,90 / edição

Classificados d’O Alvo-radense: Vende mais porque é daqui. Ligue30444741.

Modelo Fundo Amarelo | R$ 10,90 / edição

SuaMarca

Modelo Destacado | R$ 0,78 cm²/ edição

[email protected]

2º ENTRE EM CONTATO

WWW.OALVORADENSE.COM.BR/CLASSIFICADOS

3º AGUARDE O RETORNO

São 5 mil exemplaresdistribuídos gratuitamentetodas as segundas-feiras

Seu anúncio ainda é veiculado no site

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Page 10: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

O Grêmio teve um primeiro tempo muito bom, mas

caiu no segundo e viu a vitória ameaçada em pleno Olímpico. Com sofrimento, pressão, confusão de arbitragem e dois gols após os 40 do segundo tempo, no entanto, o time tricolor gaúcho fez 3 a 1 no Bahia e se manteve entre os primeiros colocados no Campeonato Brasileiro após 14 rodadas, neste

domingo.Pela primeira vez com

a camisa do time tricolor, o meio-campista Elano balançou as redes ad-versárias em cobrança de pênalti sofrido por Kleber aos 31min do primeiro tempo.

Satisfeito por ter superado o mau futebol dos primeiros meses com a camisa do Santos, o 7 do Grêmio elogia a dis-posição dos companhei-ros e celebra a boa fase – ele ainda participou das jogadas de dois gols.

Enquanto jogadores e comissão técnica do Bahia reclamaram que alguns erros de arbi-tragem foram determi-nantes para a vitória do Grêmio, os autores dos gols da vitória por 3 a 1 atribuíram o resul-tado que recoloca o time gaúcho no G4 do Campeonato Brasileiro à maturidade.

O capitão Gilberto Silva destacou a parte psicológica da equipe. Dentro de casa, com um empate e ainda sofrendo

um gol da virada, ainda que anulado por impedi-mento, o contexto era adverso.

“Controlamos a nossa ansiedade, tivemos ou-tras lições com situações parecidas e agora con-trolamos melhor a nossa e a ansiedade do torce-dor. Os resultados acon-tecem por conta disso”, comentou o zagueiro.

O Grêmio perdeu o volante Fernando para o confronto com a Ponte Preta, na quarta-feira, no Moisés Lucarelli.

Alvorada, de 6 a 12 de agosto de 2012www.oalvoradense.com.br10

Grêmio confirma a boa fase e permanece no G43 a 1. Marcelo Moreno fechou a vitória Tricolor no Olímpico com gol por cobertura

TRABALHO EM GRUPO. Elano, Souza e Marcelo Moreno fizeram os gols gremistas, e Fahel descontou para os visitantes.

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/lauratoscani

POR LAURA [email protected]

A SEMANA DA DUPLA

O Inter está vivendo o lado negativo de ter um bom elenco. Antes da venda oficial de Oscar, o Colorado já contava com os DESFALQUES dele e de Damião, que estão servindo a Seleção Brasileira. Agora, depois do término dos Jogos Olímpicos, Leandro Damião ainda terá mais um jogo amistoso onde defenderá a amarelinha. As-sim como o atacante, Forlán e Guiñazu também foram convocados, cada qual para a sua seleção, para disputa de um amistoso. O problema? É tudo na mesma data, ou seja: o Inter já teria três desfalques garantidos para o confronto contra o Corinthians, dia 16. Como essa possibilidade não agradou em nada a direção do clube, o Inter já está se movimentando para adiar o jogo contra o Timão.

O meia Paulo Henrique GANSO não terá de ser cortado da seleção brasileira de futebol que dis-puta os Jogos Olímpicos. Depois de ser submeti-do a exames para saber a gravidade do problema na coxa esquerda, o meia segue com a seleção brasileira na terra da Rainha.

O jogador que se nomeou Guerreiro Imortal não poderá usar a sua camisa 99 pela SULAMERI-CANA, e sim a 16. Uma das regras da com-petição é que os times escalem seus jogadores do 1 ao 25, mas André Lima desfrutou da sorte na noite de terça-feira. E ela estava sentada em um dos camarotes do Olímpico. O eterno Jardel, que carregava o mesmo número na década de 90, viu o tão contestado André Lima marcar o único gol da partida contra o Coritiba, na estreia da segunda etapa da Sul-Americana. Mas não foi “só” isso que ele viu, não. Ele e mais 7 mil torce-dores acompanharam de perto o que a chuva causou ao gramado do Estádio Olímpico. Foram 95 minutos de qualquer coisa, menos de fute-bol. Para se ter noção, em entrevista coletiva o próprio André Lima, junto com Léo Gago, admitiu as “bizarrices” dos lances. Embora o campo não apresentasse condições favoráveis, o meio-cam-pista Elano se destacou ao criar jogadas, princi-palmente, quando se arriscava a carregar a bola para dentro da área. Apesar do “pouco” futebol, Luxemburgo fez questão de valorizar a entrega dos jogadores. Era nítida a vontade de vencer e apagar, de vez, a derrota por 2 a 0 contra o Palmeiras, na Copa do Brasil.

ESPORTESfutsal

LUCAS UEBEL / GRÊMIO / OA

brasileirão

LAURA [email protected]

LUCAS UEBEL / GRÊMIO / OA

Page 11: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

M esmo com o re-torno de Nei, o Inter chegou à

Arena Barueri desfalca-do. Sem Kleber, Damião, Dagoberto e Dátolo, o técnico Fernandão teve mais um problema contra o Palmeiras: D’Alessandro, que no jogo com o Vasco, no Beira-Rio, sentiu a coxa e deve ficar fora por 30 dias. Sendo assim, Guiñazu recebeu uma nova missão, a de jogar como armador de uma forma mais efetiva e criativa.

Bastou a bola rolar para perceber que a “solução criativa” viria

de Diego Forlán – sem desmerecer o volante, que jogou bem. Mas o uruguaio se mostrou muito mais à vontade do que na estreia. Sem posição fixa, enga-nava os marcadores e os surpreendia pela direita, outras vezes, pela esquerda. Foi dele, inclusive, que surgiu a primeira oportunidade de gol, após um cruza-mento de Jajá. Depois, Forlán ainda lançou uma bola que bateu no travessão.

Pelo jogo que o Inter vinha fazendo, o gol demorou para vir. Aos 35 minutos, Ygor recebeu a

bola de Jajá e mandou de cabeça para o fundo das redes.

O segundo tempo se deu no mesmo ritmo. O empate quase veio aos 11 minutos, depois de uma cobrança de falta de Marcos Assunção, mas Barcos deixou a bola passar.

Com Obina no lugar de Mazinho, o Palmeiras apostou nas bolas para-das, enquanto o Inter se defendeu com Forlán jogando os 90 minutos de partida.

O Internacional está em 5º, e o Palmeiras continua na lanterna do Brasileirão.

ALEXANDRE LOPS / INTER / OA

ESPORTESwww.oalvoradense.com.br 11Alvorada, de 6 a 12 de agosto de 2012

1 a 0. Vitória fora de casa em cima do Palmeiras trouxe confi-ança e otimismo para os colorados, que estão na 5ª posição

BOA ATUAÇÃO. Ygor marcou o gol colorado e se destacou na marcação.

PEDRA BRANCA FC. Estádio esperava receber seleções para treinamento em 2014.

copa 2014 brasileirão

Alvorada de fora da lista de CTS para a Copa de 2014

Futsal: ABV perde fora de casa e se complica

Fernandão invicto

A equipe alvoradense ABV viajou para pegar o ADVF, mas infelizmente não voltou com boas notícias na mala.

Mesmo colocando goleiro linha no final, o

placar concluiu em 8 a 4 para os donos da casa.

A próxima partida da série Prata será no do-mingo, em casa, contra o ASAF (Santo Ângelo).

A vitória é obrigação,

pois se ela não vier, fi-cará difícil para a equipe da casa conseguir passar para as quartas de final da Série Prata de Futsal. Ou seja: Domingo é dia de lotar o Ginásio.

A Copa do Mundo de 2014 está cada vez mais longe de Alvorada. A primeira versão da lista oficial de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para escolha das equipes que participarão da competição foi divul-gada na quarta-feira, dia 1º, e a cidade não figu-rou entre as escolhidas.

O evento de divul-gação das cidades rela-cionadas aconteceu no Museu do Futebol, no Es-

tádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo. No total, 54 hotéis e campos de treinamento receberam o aval da entidade em todo o país. No Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, Lajeado, Porto Alegre, Viamão e Caxias do Sul estão aptas a receber as seleções.

A segunda versão da lista será divulgada no primeiro semestre de 2013, e a versão final

no segundo semestre do mesmo ano. Os locais que se inscreverem nas próximas janelas poderão ser incluídos nas novas versões, bem como outros que não foram incluídos inicialmente poderão se adequar e fazer parte da lista. A escolha das seleções acontecerá após o sor-teio dos grupos, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia.

DIVULGAÇÃO / OA

Page 12: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

H á cinco anos uma família da Vila Americana se

uniu para ajudar aque-les vizinhos carentes. As quatro irmãs Sônia, Elisete, Adriana e Neca iniciaram um trabalho social para levar ajuda, cidadania e um pouco de lazer e alegria para quem mais precisa.

Elas organizam festas de Final de Ano, Páscoa e Dia das Crianças com a ajuda de doações para pessoas carentes e mora-dores de rua.

No último dia 21 de julho, o Arraial da Tia Neca agitou o bairro o bairro e reuniu várias pessoas que aprovei-taram para festejar e receber as doações de agasalhos conseguidos pelas irmãs.

As quatro irmãs da família Alex perceberam a necessidade de ajudar, mesmo que fosse com pouco, as famílias que moram perto de suas casas. Segundo Sônia, o que elas fazem pode parecer pequeno, mas faz a diferença em mui-tas vidas.

O trabalho social começou para ajudar os atingidos pelas en-chentes que ainda são comuns no bairro, e hoje vai além de agasalhos e material de construção. Elas conseguem remé-dios, consultas, roupas e

alimentam muita gente com os almoços comu-nitários e os sopões aos sábados, que já viraram tradicionais.

O Arraial da Tia Neca reuniu em uma tarde de sábado várias pessoas, em sua maioria crianças que curtiram a festa, os doces e os brinquedos que a irmãs arrecadaram e distribuíram.

Contando apenas com o auxílio de doações, as irmãs acreditam que com um pouco de trabalho pode-se fazer muita coisa por quem mais precisa, é

preciso apenas um pouco de vontade para ajudar o próximo, e as ações são muito simples.

Organizar uma festa de fim de ano e buscar doações com os co-merciantes locais para chocolates na páscoa são ações às quais elas dedi-cam tempo e carinho.

Toda a família con-tribui. Eles emprestam as horas que deveriam ser de folga ao trabalho social e dedicam todo o tempo livre a ajudar aqueles vizinhos que mais precisam. É assim,

com a colaboração de to-dos, que o trabalho já se estende por cinco anos e, com certeza, já tornou a vida de muitos mais feliz. Promover a cidada-nia e a colaboração está entre os objetivos das irmãs que, unidas, con-tribuem para a mudança de muitas vidas.

Sem intenções políti-cas ou de autopromoção, a família se dedica ao trabalho social por vontade de ver o bairro onde cresceram e onde crescem seus filhos com outros olhos. Elas

decidiram não esperar que o poder público tome as devidas atitudes pela melhora da vida da comunidade, e fazem o que está ao seu alcance para tornar mais dignas as vidas de todos à sua volta.

Para mudar uma sociedade é preciso que cada um faça a sua parte. As quatro irmãs da Americana sem dúvida fazem as delas dedicando seu tempo livre a ajudar, mas nenhum trabalho se realiza sozinho. Elas contam com o auxílio

de doações de amigos, parentes e vizinhos que se dispõem a contribuir com o trabalho doando alimentos, roupas, ma-teriais de construção ou tempo para o preparo do alimento que é distribuí-do semanalmente.

Todas as ações or-ganizadas pelas irmãs contam com a ajuda de contribuições que podem ser entregues em dois endereços: Rua Doze de Maio, 289, e Rua Beira Rio, 1003. Ambos os en-dereços ficam na própria Vila Americana.

GENTE NOSSA

www.eletronicosdejade.com.br3102-2705

NotebookA PARTIR DE:

999R$

,00

CelularDual ChipA PARTIR DE:

89R$

,90

Computadorese impressoras

Consulte Valores no Site

TabletA PARTIR DE:

699R$

,90

ENTREGA

PARA ALVORADAgratuita

Família unida pelo prazer em ajudarwww.oalvoradense.com.br

12 Alvorada, de 6 a 12 de agosto de 2012

AMANDA [email protected]

SÔNIA, ELISETE, ADRIANA E NECA. Irmãs organizam festas para levar lazer e alegria a moradores carentes da Vila AmericanaSAMUEL SILVEIRA / OA

ARRAIAL DA TIA NECA. Festa marcou a entrega de doações que as irmãs conseguiram arrecadar para a população carente do bairro.

Page 13: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

O s alunos das es-colas municipais Alice de Carvalho,

Padre Leo Seidel e Cecília Meireles se reuniram na manhã do sábado, dia 4, para uma roda de capo-eira. O encontro marcou o Dia do Capoeirista.

Foram cerca de 70 alunos do professor Daniel Costa, conhecido como Pastel, que es-tiveram na Praça João Goulart participando da atividade. Todas as crianças fazem parte do programa Mais Educação, do Governo Federal, e não pagam nada para frequentar a oficina.

Alegre, Pastel conta que é a primeira vez que conseguiu reunir todos os seus alunos para uma roda de capoeira. Para as crianças, a oportunidade é motivo de festa. “Só sair de casa e vir para a praça já é um evento para eles”, completa o professor.

Pastel é um dos precursores da arte em Alvorada e um dos organizadores do movi-mento de capoeiragem dentro da cidade. Ele tem se dedicado há mais de 10 anos ao trabalho com as crianças das escolas municipais. Para o professor, o programa Mais Educação contribuiu para a disseminação da única arte marcial genu-inamente brasileira entre os alunos – em especial aqueles que não pode-riam arcar com os custos de frequentar uma aca-demia. O trabalho social contribuiu para a demo-cratização do esporte.

Além de todo o tra-balho corporal e cultural que é desenvolvido nas oficinas de capoeira realizadas nas escolas que possuem o programa Mais Educação, as crian-ças aprendem a trabalhar com valores que são ca-racterísticos de diversas artes marciais, entre eles a disciplina, o respeito, a coletividade e a solidarie-dade.

Além disso, o respeito aos mais velhos repre-sentados na roda pela figura do mestre é um dos pontos principais do ensinamento dado às crianças.

Pais e professores também acompanharam a grande roda que se for-mou na praça na manhã de sábado, entre as 9h e as 11h. Quem passava pelo local pode acom-panhar as apresentações dos alunos dos projetos e alguns capoeiristas convidados.

Capoeira em Alvorada

O movimento da capoeira em Alvorada é organizado desde o começo da década de 90, com aulas realizadas em praças públicas e na antiga Academia Alvora-

da, que ficava na parada 51, atrás da loja Incosul.

O crescimento da ca-poeira na cidade se deu graças ao trabalho de professores como Pastel, que se dedicou a ensinar o esporte dentro das escolas, proporcionando aos alunos mais do que a prática da capoeira den-tro do ambiente escolar, mas a democratização do aprendizado.

O professor Pastel é o capoeirista mais antigo de Alvorada, oriundo da primeira turma de capoeiristas da cidade. Para ele, o crescimento da capoeira em Alvorada trabalha a autoestima das crianças e mostra a elas e a quem está fora da cidade os pontos posi-tivos da mesma.

No Mais Educação já são três anos de um tra-balho crescente que visa

a, além de tudo, mudar algumas perspectivas das crianças, mostrando a elas que a profissionali-zação em uma arte mar-cial é possível, mesmo nas periferias. Mas a mu-dança não acontece ape-nas para os jovens que participam das oficinas. À medida que conhece as pessoas e que entra em contato com as crianças, o professor passa a se dar conta das particu-laridades da cidade e a perceber o seu potencial e todos os seus pontos positivos. “O trabalho oportuniza isso: começa-mos a Alvorada sob outra ótica”, conclui.

Graças ao trabalho de professores como Pastel, Alvorada hoje se destaca no cenário nacional da capoeira, recebendo visi-tas de mestres reconhe-cidos internacionalmente.

[email protected]

+ Alvorada, de 6 a 12 de agosto

+ Edição 20+ Ano 1

AMANDA [email protected]

RODA MOVIMENTADA. Atividade em comemoração ao dia do capoeirista levou dezenas de crianças para João Goulart no sábado pela manhã.

JONATHAS COSTA / OA

Dia do Capoeirista écomemorado com ginga

Page 14: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

“Bial é muito simpático, gente boa, fofo e agradável. Sem contar que é um gato, um coroa bonitão. Pegava fácil.”

Frase de Semana

Mulher Melão, dançarina

A SEMANA DOS FAMOSOS+

SAÚDE+

O ator e cantor Fiuk terminou o namoro de quatro anos com a estilista Natália Franscino.

Amigos próximos ao casal teriam dito que o ciúme exagerado de Natália foi o principal responsável pela sepa-ração dos pombinhos.

O cantor Zezé di Camargo con-fessou durante entrevista que está solteiro: “Tô na pista, tô solteiro. Acho que tô, não sei.” A declaração coloca fim aos rumores que roda-vam sobre seu casamento com Zilú, que afirmava ter com o cantor um casamento aberto.

Acusado de manter uma amante por pelo menos cinco anos, comen-tou: “Não existe homem fiel, existe homem que está no momento fiel”...

Preta Gil se arrependeu por ter revelado que é bissexual. Para ela, o público e seus fãs ainda não estavam preparados para tamanha honestidade por parte de um artista.

Por isso, a cantora acredita que jamais deveria ter compartilhado com o público algo que faz parte de sua vida pessoal.

Fiuk está solteiro

Na pista pra negócio

Agora já falou

#2

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/gurizada

Era uma vez o casal de vampirinhos. Após a atriz Kristen Stewart assumir que traiu Robert Pattinson com o diretor de seu novo

longa, Rupert Sanders, não se falou em outra coisa no mundo das celebridades. Mas e você, como reagiria a uma traição? Faça o teste!

Na festa, ele diz que vai ao banheiro e demora 40 minutos pra voltar. Você:A Vai ao banheiro e demora uma hora, pra ele sentir o que é bom.B Enche ele de beijos quando ele volta.C Vai embora quando vê que já passou meia hora.

Toca o celular dele, está escrito André. Você atende e é uma guria. O que faz?A Desliga na cara e deleta aquele número sem ele saber.B Digo que sou a namorada dele e que já vou chamá-lo.C Pergunto o nome dela e digo pra nunca mais ligar pra ele.

Ele disse que ia jantar com a família, e você esbarra com os pais dele na rua. E agora?A Peço aos pais dele que digam pra ele não me ligar mais.B Fico uma semana inventando desculpas pra não sair com ele.C Ele pode estar com outras pessoas da família: avós, tios, irmãos.

No Face dele tem uma mensagem da Flávia: “Adorei ontem, vamos repe-tir?”. Como reage?A Não deve ser nada demais, e pra falar a verdade quase nunca entro no Face dele.B Mando uma mensagem pro garoto mais gato do meu Face dizendo que acho ele lindo.C Ele vai ter que me explicar o que fez ontem, senão não olho mais na cara dele.

O que faria se pegasse ele beijando outra menina?A Beijava o primeiro que aparecesse na minha frente.B Conversaria com ele pra ver se é isso mesmo que ele quer ou se podem-os voltar.C Me retiro na hora e me esforço pra esquecer de vez que ele existe.

E se ele confessasse que já beijou outra menina durante o namoro?A Você perdoaria, pois isso acontece, e ele gosta mesmo é de você.B Você inventaria que também já beijou, pra não sair por baixo.C Este não é o tipo de namoro que você quer. Terminaria.

Ele jura que estava só agilizando para um amigo uma menina em que ele estava agarrado numa festa. Você:A Sabe que é mentira e não quer papo durante um bom tempo.B Acredita nele e aproveita a festa.C Passa a festa inteira dando bola pra todos os garotos que falam com você.

RESULTADOConfira como você reage a uma traição no blog do Gurizada!

Segundo o site Diabetes.org, existem no país cerca de 12 milhões de pessoas que sofrem deste mal. Entenda como você pode se previnir: • Durma bemAdolescentes obesos que desfrutavam de quantidade de sono adequada possuem menos risco.

• Queijo Pesquisas recentes re-velaram que consumir queijo diminui em até 12% o risco. • Caminhada diáriaA chance de ter a doença é 29% menor para quem costuma fazer uma caminhada.

• Use curry A curcumina, presente

no tempero curry, pode ajudar a evitar diabetes em pessoas com risco elevado, segundo pes-quisadores tailandeses.

• Frutas oleosas Pessoas que consomem regularmente frutas oleaginosas como pistache, nozes, amên-doas e castanhas-de-caju têm menor risco de diabetes tipo 2,

Saiba que alimentos e hábitos podem evitar a diabetes

Como você reagiria a uma traição?

Page 15: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

POR ANE SOARES

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/luznapassarela

#3

Mulher Melão, dançarina

Luana Piovani está passeando com o marido na Inglaterra. Logo após a chegada ao país, a atriz postou uma foto no Twitter que evidenciava o novo visual de Pedro Scooby. Para muitos, a seme-lhança dele com o cantor Belo serviu de motivo para zoação.

É claro que Luana não se intimidou e xingou muito no Twitter: “Aos tontos que dizem que Pedro tá de Belo, aff! Ô falta de referência do inferno. Para fazer locura tem que ter culhão e desprendi-mento. Amei a galeguice.”

O cantor Michel Teló e a atriz Thais Fersoza não assumem que estão namorando, mas também não se desgrudam! O casal foi fotografado juntinho no camarote de um festival no interior de São Paulo.

Ele chegou ao local após se apresentar, e, no iní-cio do show, Teló revelou que essa era sua primeira vez em um grande palco no interior, e que a noite seria muito especial. “É um prazer imenso tocar aqui. Vamos agitar, galera!”, disse, ao começar a cantar o sucesso “Humilde Residência”.

Xingando muito!

Casal aparece junto

doenças cardíacas e síndrome metabólica.

• Frutas Quem saboreia maçã, pêra e blueberry tem menos chance de desenvolver diabetes tipo 2. O benefício está relacionado às anto-cianinas. • Consuma álcool moderadamente

Diminuiu em 30% o risco de diabetes em conjunto com dietas re-pletas de carboidratos refinados. • Café O café pode evitar o acúmulo de uma proteína relacionada com diabetes tipo 2, possivelmente di- minuindo o risco da doença.

Saiba que alimentos e hábitos podem evitar a diabetes

Aprenda para que serve cada pincel de maquiagem

Descubra quais são os pincéis em que vale a pena investir, se você está começando a se aventurar no mundo da maquiagem. Aqui estão aqueles que tem que ter na nécessaire de make!

Pincel blush + Com cerdas arredondadas ou chan-

frado (é o mais indicado para marcar as maçãs do rosto).

Aplicação: passe o pincel das maçãs do rosto (dar um sorrisinho ajuda) em direção às orelhas. Para uma make natural, retire o excesso de produto do pincel antes de espalhar.

Pincel base + Tem formato chato, para

espalhar tanto a base cremosa quanto a líquida.

Aplicação: coloque um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta do pincel. Espalhe no nariz, queixo e bo-chechas, sempre do centro para as extremidades do rosto, para espalhar bem o produto. A pele fica com um efeito aveludado.

+ Fino e achatado. Quadrado ou com as pontas estreitas, para camuflar as olheiras.

Aplicação: passe o corretivo nas olheiras, abas do nariz e no arco da sobrancelha. Com leves batidas do pincel, deixe uma camada fina do produto para que seu rosto não fique com manchas desiguais.

+ Cerdas bem finas e unidas, o ideal para fazer contorno nos lábios. O de cerdas mais grossas e um pouco mais compridas são melhores para espalhar o batom.

Aplicação: passe o pincel mais

fino no batom, desenhando o con-torno dos lábios, sempre começan-do pelo lábio superior (do meio para as extremidades). Preencha a pintura dos lábios com o pincel de cerdas mais grossas.

+ Cerdas finas e bem durinhas Aplicação: para delinear, umedeça

a ponta do pincel, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos e fazer o detalhe do acabamento da make.

Pincel corretivo

Pincel chanfrado

Pincel boca

+ Cerdas fofinhas e formato oval para esfumar a sombra

Aplicação: faça movi-mentos curtos e leves de

ir e vir, para deixar a sombra bem natural

Pincel sombra

Page 16: O Alvoradense #21 | 6 de Agosto de 2012

#4

CRUZADAS+

TIRINHAS+

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 26

ABBTULTIMATE

FITAMETRICAODNRLBDILACERAR

SENLATAIRORBEBLESAMACA

CIDMOREIRASEAESTL

ATILAARCRENTAMARGO

CARRETARIDOLONERÃ

MASOQUISMO

MiguelThiré, atorde "PoderParalelo"

Chapéuda vesteformal decardeais

Conversa(com

alguém)num chat

Mês doDia da

Mentira

É usada para medir

a alturade alguém

"Que (?)da formi-guinha!"

(YouTube)

Casanoturna

de bairrospopulares

Embala-gem me-tálica e

reciclável

Grande quantida-de (pop.)

Númeroprivadoem rede

telefônica

Instru-mento

derivadoda lira

Livro quecontém ospreceitosdo Islã

Forma doângulo denoventagraus

Lista depratos dorestau-rante

RenatoMachado,jornalistada Globo

"Que", nalinguagemdos inter-

nautas

Anfíbiocomum

em lagoas

Charme(ingl.)

Deus-Solegípcio

Sabor dopurganteBolo de

(?), doce

Motivo dofã-clubeAtraçãopela dor

Mar, eminglês

Rei doshunos

Ex-apre-sentador

do "JornalNacional"

Leste, emfrancêsRio daSuíça

Periodicidade dasgrandes feiras delivros do Brasil

Malandro; esperto

Arco, emfrancês

Uni;prendi

AquiEstado deVila Velha

(sigla)

Aluguel,em inglêsJamanta(bras.)

Registrode mortepor açãolegal dapolícia

O "U" deUFC

(MMA)

Despe-daçar

Senador(abrev.)

Iodo(símbolo)Reduto da

boemia

AdoraJogo dos(?), modada Web

2/it. 3/arc — est — sea. 4/rent. 5/átila — tecla. 6/bienal. 7/barrete. 8/ultimate.

A �U�I���A?

Você quer falar com quem?

Seja quem for o seu público, nós atingimos todos.

Lojista, agora você tem como falar diretamente com o seu público alvo de maneira rápida e e�ciente. Anuncie no

Caderno Mais. Todas as segundas-feiras encartado no seu O Alvoradense.Ligue: 3044.4741

O P�����L�LTE��A�I�O?

�S ��LHER�S?

aricleison

luluzinha teen

AGENDA+ [email protected]

Depois de um tempo fechado para reformas o Subtê Café retorna às ativi-dades, trazendo de volta a Alvorada toda a intensidade da Melopeia, que promete desenrolar seus fios em uma viagem pelo universo das palavras, canções e da diversidade rítmica brasileira. Melopeia é, como eles mesmos se definem, “a arte de musicar poesia”.

O grupo, cujo trabalho é completamente autoral, tem em seu repertório caracterís-ticas da diversidade rítmica que pode ser observada em todo o Brasil, com destaque para gêneros como baião, funk, rock e blues.

Os arranjos são construídos coletiva-mente e de forma artesanal, delineando o som de cada instrumento – ora com leveza e suavidade, ora com densidade e força – dando privilégio aos timbres orgânicos e às vozes percussivas que se revezam entre

a densidade, a força das peles e a sutileza das perfumarias, tendo o violão como prin-cipal alicerce da harmonia.

Um dos focos da composição da Melo-peia é abrir portas e janelas para que suas melodias ecoem, trazendo a tônica de sua poesia ao conhecimento de todos.

Os músicos Michelle Cavalcanti, Vander de Paula e Cândido Castro prometem um show para dar graças ao sorrir e ao brincar em Alvorada.

+ O quê?Show da Melopeia de Música Brasileira+ Quando?Sábado, dia 11, a partir das 22h+ Quanto?R$ 8+ Onde?O Subtê Café fica na Rua São Borja, 211

Música brasileira vai invadir o Subtê Café no sábado