o acÓlito n.º 18 - paroquiaz.org · caminho que jesus cristo nos exemplificou. ... nos últimos...

4
O ACÓLITO N.º 18 - 8 - Escola de Acólitos de S. Miguel EDIÇÃO: A redacção deste pequeno jornal é da responsabilidade da equipa animadora dos acólitos da nossa paróquia. Todos os textos publicados que não estejam referenciados são da autoria da nossa equipa jornalística. (Ana Daniela; Carla Pinto; Diana Semblano e Ricardo Tavares) Contacto: [email protected]

Upload: lamnhu

Post on 25-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O ACÓLITO N.º 18

- 8 - Escola de Acólitos de S. Miguel

EDIÇÃO: A redacção deste pequeno jornal é da responsabilidade da equipa animadora dos acólitos da nossa paróquia. Todos os textos publicados que não estejam referenciados são da autoria da nossa equipa jornalística. (Ana Daniela; Carla Pinto; Diana Semblano e Ricardo Tavares)Contacto: [email protected]

O ACÓLITO N.º 18

- 2 - Escola de Acólitos de S. Miguel

Missão 2010: Outubro “Missão”

A Missão 2010 é uma dinâmica que quer envolver todos os diocesanos na chamada Nova Evangelização. Cada mês é conduzido por um desafio, que lança o tema para desenvolver ao longo dos dias.

Como já havíamos referenciado em edições anteriores, este mês de Outubro é da responsabilidade da equipa animadora dos acólitos. O tema de orientação é “Missão”.

O nosso objectivo para este mês é elucidar os paroquianos mais activos, que estejam inseridos em grupos litúrgicos ou outros movimentos paroquiais, a reflectirem sobre o significado da palavra “Missão”. Após interiorizarem o sentido e a responsabilidade desta pequena palavra, pretendemos que cada um se junte às actividades por nós propostas, partindo numa missão mais simples e eficaz, que está ao alcance de qualquer um de nós. Essa missão é ir em busca do próximo. Preferencialmente, os que andam à margem do caminho que Jesus Cristo nos exemplificou.

Queremos dar continuidade ao bom trabalho que toda a paróquia tem feito neste ano de Missão, e para relembrar o objectivo deste ano, nada melhor que deixar as palavras do nosso bispo D. Manuel Clemente.

“Missão 2010 tem um objectivo e um esquema muito simples. Em relação ao objectivo, as comunidades cristãs da diocese do Porto vão um pouco mais longe e mais fundo naquilo que já fazem habitualmente. Essa é a finalidade. Ganha uma dinâmica missionária: que aquilo que fazem, celebram e realizam seja mais projectado. Chegue a mais gente. Não se trata de fazer coisas novas, mas ir mais longe naquilo que se faz. Queremos chegar a Dezembro de 2010 e notarmos que existe uma intencionalidade muito maior de transportar o Evangelho às diversas zonas da nossa sociedade e cultura”.

Motivados por estas palavras, elaboramos um esquema de actividades que foi aprovado por todos os elementos do Conselho Pastoral Paroquial, que se comprometeu a participar nas iniciativas fixadas, na medida do possível. O programa deste mês encontra-se na última página deste jornal.

De forma excepcional, aproveitaremos esta décima oitava edição do nosso jornal para explicar mais detalhadamente cada uma das actividades referenciadas no programa deste mês.

Insistimos no incentivo à participação nas actividades e à divulgação do programa, pois só assim obteremos frutos.

Quaisquer dúvidas sobre as actividades deste mês de Outubro, contactem-nos.

Os textos em itálico são referenciados de:http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=77434

O ACÓLITO N.º 18

Escola de Acólitos de S. Miguel - 7 -

Cristo na cidade

O objectivo desta actividade é a construção de “Cristos” e expô-los na rua para abrir uma brecha para o transcendente no espaço público cada vez mais preenchido de “nadas”.

Os “Cristos” serão expostos primeiro na nossa paróquia durante o mês de Outubro e, posteriormente, na nossa cidade. Finalmente os “Cristos” serão entregue no Secretariado das Missões que assumiram o compromisso de Os expor na cidade do Porto.

Estas imagens serão construídas ao gosto de cada um e deverão ter sensivelmente, o tamanho de uma pessoa e serem afixadas a um pedestal que lhes dê sustentabilidade. Os Cristos podem ter o aspecto de Homem Crucificado, Glorioso, Mestre, Pastor ou quaisquer outras expressões que tenham a ver com o que Ele disse e fez, podendo ser construídos em madeira, arame, chapa, borracha, pedra, cortiça, barro, lâmpadas, tecido, discos de vinil, cds, legos, azulejos e muitos outros materiais que sejam dignos, tenham sustentabilidade e que possam surpreender pela criatividade. Contém que os Cristos tenham uma placa onde conste o nome de quem os fez ou do grupo que os realizou.

Esta actividade pretende levar Cristo junto daqueles que pouco sabem d’ Ele ou que cada vez mais se afastam d’ Ele.

Para se inscreverem basta preencher a Ficha de Inscrição. Estes dados podem ser entregues a qualquer acólito da equipa animadora ou para o nosso correio electrónico: [email protected] ou preenchendo a folha de inscrição e colocando na caixa própria que se encontra na sacristia.

Os Cristos devem ser entregues na paróquia até ao dia 8 de Outubro de 2010 entre as 21horas e as 23horas à equipa animadora dos acólitos. Caso queiram entregar noutro dia contactem-nos.

Eucaristias explicadas

Nos últimos três fins-de-semana do mês de Outubro, as Eucaristias dominicais serão mais instrutivas. É uma boa oportunidade para os fiéis compreenderem um pouco mais o porquê dos ritos usados durante as Celebrações.

Ocorrerá nos últimos três fins-de-semana de Outubro, sendo o primeiro sobre os Ritos Iniciais, o segundo sobre a Liturgia da Palavra e o último com a Liturgia Eucarística e os Ritos Finais.

O ACÓLITO N.º 18

- 6 - Escola de Acólitos de S. Miguel

Visita ao Centro de Apoio Familiar Pinto Carvalho

Em 1856 foi criado o Asilo da Infância Desvalida, em Oliveira de Azeméis. Esta denominação foi alterada, em 1985, para Lar Pinto de Carvalho. Actualmente, esta Instituição Particular de Solidariedade Social denomina-se Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho.

O Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho tem como objectivos: acolher menores, carenciados ou em situação de perigo ou risco, a quem proporcionará o seu crescimento físico e psico-social, a sua integração plena na comunidade, o regresso ao seu meio familiar natural ou a sua autonomização; apoiar a comunidade carenciada com acções e parcerias concertadas. (Informação retirada de www.cafpintodecarvalho.ck7.net).

O nosso objectivo com esta visita é, essencialmente, devolver o sorriso a estas crianças e adolescentes que já passaram por situações difíceis e que, por uma razão ou por outra, foram pintando o seu mundo de preto e branco. Queremos dar um pouco mais de cor à vida destes residentes, devolvendo-lhes a diversão e os sorrisos que são próprios das suas idades.

Esta actividade é para quem desejar inscrever-se, sendo exigido somente boa disposição para estar com estas crianças e adolescentes, no dia 23 de Outubro, das 14h às 16h, no CAF Pinto Carvalho.

Embarcar na missão

O “Embarcar na Missão” consiste numa viagem de barco pelo Rio Douro, pois é nas águas do rio que queremos levar todos aqueles que desejarem vir “embarcar” com o Mestre e irem até onde Ele nos levar. Durante a viagem, poderemos contemplar as belas paisagens que circundam o rio e, ao mesmo tempo, reflectir um pouco sobre os ensinamentos de Cristo.

Esta actividade tem o custo de 13 € por pessoa e irá ser realizada no dia 30 de Outubro. A partida de Oliveira de Azeméis será às 9.30h, junto ao café Académico e a chegada prevista é para as 16.30h. Das 11.30h às 13h decorrerá a viagem no barco. De seguida iremos para o parque da cidade do Porto, desfrutar dos agradáveis espaços verdes enquanto se almoça ao estilo de convívio. O almoço é conveniente que cada um leve.

Para se inscreverem basta preencher a Ficha de Inscrição. Estes dados podem ser entregues a qualquer acólito da equipa animadora ou para o nosso correio electrónico: [email protected] ou preenchendo a folha de inscrição e colocando na caixa própria que se encontra na sacristia.

O pagamento é feito no acto da inscrição.

O ACÓLITO N.º 18

Escola de Acólitos de S. Miguel - 3 -

Tenda do Encontro

Esta actividade foi pensada de forma a estar acessível, não só aos cristãos que frequentam a igreja e que pertençam a grupos da paróquia, mas, essencialmente, aos cristãos pouco activos e à população que anda à margem da Igreja.

De forma detalhada, estará uma “barraca” no jardim público da cidade, nas traseiras do mercado que funcionará aos sábados, das 8.30h às 12.30h e das 15h às 19h, e aos domingos das 8.30h às 12.30h.

O objectivo da barraca é chamar a atenção das pessoas que por ali passem e não ser um local fechado onde as pessoas entrem e saiam.

Os grupos que estiverem de serviço deverão procurar estabelecer contacto com pessoas que por ali se desloquem a fim de lhes darem um “toque de Cristo”.

Este contacto deve ser criativo e motivador para quem adere. Por isso, deixamos ao critério de cada grupo, as actividades e o tipo e de abordagem com o qual se sintam mais à vontade de concretizar. Apenas o tema é que deverá ser comum a todos os grupos, sendo esta uma actividade da Missão 2010, o tema deste mês “Missão” é o ideal a explorar. Também é aceitável fugir um pouco ao tema, desde que se mantenha a índole cristã.

As pessoas que por ali se desloquem, não devem ter receio de se aproximar, pois não será cobrada nenhuma importância monetária. Apenas algum tempo de boa disposição e aderência aos que os grupos propuserem.

Abaixo, segue uma escala com os grupos responsáveis por dinamizar a tenda do encontro.

Dia Dia da semanaManhã

08.30h – 12.30hTarde

15.00h – 19.00h03 Domingo Acólitos09 Sábado Carismáticos Confraria10 Domingo Pastoral Vocacional16 Sábado Vicentinos Música/Coros17 Domingo Pastoral Juvenil23 Sábado Catequese de Infância Catequese de Jovens24 Domingo Leitores30 Sábado Mensagem de Fátima Assembleias Familiares31 Domingo Cursilhistas

O ACÓLITO N.º 18

- 4 - Escola de Acólitos de S. Miguel

Actividades de voluntariado

Toda a obra de voluntariado é louvável. O objectivo destas actividades é promover o contacto directo com os mais

necessitados. Para isso, é necessário que as pessoas interessadas nos comuniquem, atempadamente, o seu interesse em determinada(s) actividade(s), para que possamos elaborar grupos e fazer um pequeno encontro de preparação previamente.

A data limite de inscrição é dia 2 de Outubro.

Para se inscreverem, em qualquer uma das actividades, basta fazerem chegar-nos o NOME, GRUPO DA PARÓQUIA, CONTACTO e ACTIVIDADE(S) em que quer participar.

Estes dados podem ser entregues a qualquer acólito da equipa animadoraou para o nosso correio electrónico: [email protected] ou

preenchendo a folha de inscrição e colocando na caixa própria que se encontra na sacristia.

Visita ao Lar S. Miguel

No dia 9 de Outubro, das 14h às 16h, realizar-se-á uma visita aos idosos, com o intuito de levar alguma da nossa alegria até eles.

Esta actividade serve de exemplo para que ninguém deixe os seus familiares de maior idade abandonados ou à margem. A atenção, compreensão e boa disposição são muito apreciadas por estas pessoas e no entanto, apesar de não ser difícil despender algum tempo com elas, acaba-se por deixar muitas vezes à margem da sociedade.

Visita à Santa Casa da Misericórdia

À semelhança da iniciativa anterior, esta visita coincide com a anterior, ocorrendo no mesmo dia, das 14.30h às 15.30h.

O objectivo é igual ao anterior, sendo levado a cabo actividades de animação e descontracção.

O ACÓLITO N.º 18

http://www.paroquiaz.org/ (secção de liturgia) - 5 -

Auxiliar Vicentinos na visita às famílias

Um dia alguém lhes deu o nome de vicentinos, na verdade são um grupo de pessoas que se reúnem parar orar e trabalhar juntos na mesma missão:"Ajudar aqueles que têm menos...". Menos alimento, menos roupa, mas também menos compreensão e menos capacidade de defesa... mais do que um pedaço de pão, tentam dar um olhar atento, um ouvido que escuta, um coração que acolhe. Acima de tudo devolver a dignidade a cada homem e mulher que por ali passam, que a perderam pelos mais variadíssimos motivos.

O Deus que os impulsiona neste projecto, é o Deus que escolheu os mais pobres e por isso, em cada dia há um novo desafio.

Não é fácil Amar, não é fácil ser Cristão, não é fácil aceitar que, por vezes, quase nada é o tudo que podemos fazer.

Ser Vicentino é uma escolha, é sobretudo um modo de viver...

Esta é a informação que o grupo disponibiliza no site da nossa paróquia (paroquiaz.org) e que tão bem os identifica.

Periodicamente, este grupo efectua visitas às famílias mais necessitadas da nossa paróquia, prestando acompanhamento e auxiliando nos bens que são possíveis.

No dia 16 de Outubro, das 14.30h às 19.00h, sensivelmente, este grupo vai mais uma vez ao encontro dos mais necessitados, levando pelo menos um pouco daquilo que eles carecem.

Excepcionalmente, neste dia, o grupo dos acólitos terá o privilégio e ao mesmo tempo uma respeitosa missão, de auxiliar os vicentinos no contacto com estas famílias.

O acólito é aquele que serve. Habitualmente, vemos os acólitos a servir o altar da Eucaristia. Com esta oportunidade podemos pôr em prática outro tipo de serviço, mais humano e missionário.

Para todos os acólitos que estiverem interessados nesta experiência gratificante, aconselha-se uma preparação interior para que, através de Cristo, nos coloquemos ao serviço dos que necessitam de uma luz de esperança.