número 47 junho 2016 - italocam · bate-papo com o associado. 3 com a intenção de ajudar o...

8
Número 47 Junho 2016 PALAVRA DO PRESIDENTE Estimado(a) associado(a), Com certeza temos duas economias brasileiras diferentes. O primei- ro é aquele que continua frequentando restaurante, salão, shopping, seja em época de boom econômico, como também em época de crise, como agora. Isso porque ele pode, e não muda sua forma e estilo de vida. Isto é o PIB real do Brasil. O outro Brasil é aquele que faz o consumo e o PIB crescer nos últi- mos anos, via benefícios sociais com farto e fácil crédito. Os famosos 30 mi- lhões de pessoas que entraram no consumo. Não quero politizar o assunto. Não tenho nada contra, mas acredito que é esse mesmo mercado, que hoje está sofrendo. Sem emprego, sem salá- rio, sem crédito, endividado e que não pode mais ir ao shopping, ao salão e muito menos ir ao restaurante. Isso nos demonstra que, o crescimento tem que ser estrutural e não subsidiado. Que o capitalismo não pode ser favorecido com subsídios para vender mais TV, mais geladeiras e mais motos e autos. Mais que também o socialismo não é promover, financiar e entregar bolsas família para todos. Em épocas como agora, além de impactar no PIB do país negativa- mente, essa, são as pessoas e o mercado que mais sofre. Boa leitura! Francesco Pallaro Presidente 1

Upload: hahanh

Post on 26-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Número 47 Junho 2016

PALAVRA DO PRESIDENTEEstimado(a) associado(a),

Com certeza temos duas economias brasileiras diferentes. O primei-ro é aquele que continua frequentando restaurante, salão, shopping, seja em época de boom econômico, como também em época de crise, como agora. Isso porque ele pode, e não muda sua forma e estilo de vida. Isto é o PIB real do Brasil. O outro Brasil é aquele que faz o consumo e o PIB crescer nos últi-mos anos, via benefícios sociais com farto e fácil crédito. Os famosos 30 mi-lhões de pessoas que entraram no consumo. Não quero politizar o assunto. Não tenho nada contra, mas acredito que é esse mesmo mercado, que hoje está sofrendo. Sem emprego, sem salá-rio, sem crédito, endividado e que não pode mais ir ao shopping, ao salão e muito menos ir ao restaurante. Isso nos demonstra que, o crescimento tem que ser estrutural e não subsidiado. Que o capitalismo não pode ser favorecido com subsídios para vender mais TV, mais geladeiras e mais motos e autos. Mais que também o socialismo não é promover, financiar e entregar bolsas família para todos. Em épocas como agora, além de impactar no PIB do país negativa-mente, essa, são as pessoas e o mercado que mais sofre. Boa leitura!

Francesco PallaroPresidente

1

Boas Vindas ao associados!

* K2 Soccer S.A.* Doca 100 Armazenagem Ltda. - ME* Carlos Antonio Gusso* Risotolândia

Nesta edição, o entrevistado da vez é o nosso associado Carlos Nigro. Cidadão italiano, é arquiteto e urbanista, fotógrafo autoral e professor universitário.

Carlos possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, Especialização e Mestrado em Ges-tão Urbana, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui também Especialização em Dinâ-mica de Sistemas, pela Càtedra UNESCO en Sos-tenibilitat da Universitat Politècnica de Catalunya e Especialização em Gestão e Liderança Universi-tária. Autor do livro (In) Sustentabilidade Ur-bana, Editora InterSaberes. Membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil. Con-selheiro do CAU/PR, Membro das suas Comissões de Organização e Administração e de Ensino e Formação e do Conselho Setorial da Linguagem Arquitetura e Urbanismo da Fundação Cultural de Curitiba. Membro também do Time Ashoka U/PUCPR. Carlos tem se dedicado a projetos cultu-rais e à fotografia autoral e conceitual.

Conheça mais a seu respeito lendo a entrevista realizada pela nossa parceira Pg1 Comunicação.

Conheça as novidades dos Nossos AssociadosAproveite esse espaço disponibilizado pela Câmara e divulgue na newsletter informações a respeito da sua empresa ou do seu trabalho. Participe! Envie a sua sugestão para o e-mail [email protected]

2

BATE-PAPO COM O ASSOCIADO

3

Com a intenção de ajudar o próximo, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná (Italocam) realiza a Campanha do Agasalho para doar a famílias carentes que precisam se aquecer neste inverno rigoroso de Curitiba, como todos sabem. Enquanto alguns mal sentem os efeitos dessa brusca mudança pelo fato de poderem se agasalhar dig-namente, outros necessitam de ajuda para enfrentar a adversidade do clima. O material arrecadado será repassado para famílias carentes que fazem parte da ONG Rede Esper-ança. São muitas as formas de colaborar. Além da do-ação de agasalhos, cobertores, calçados e roupas, você ou sua empresa pode auxiliar na divulgação da nossa campanha ou disponibilizar recursos para a compra de cobertores novos. A Campanha do Agasalho tem o foco de recol-her doações até o final do mês de julho. Época do frio, para ajudar a diminuir o sofrimento daqueles que não tem como se aquecer. É por esse motivo que hoje pedi-mos sua contribuição. Durante esse período, o ponto de coleta será na sede da Câmara, localizada na Rua Simão Bolivar nº 1679, Bairro Hugo Lange, as doações devem ser deposit-adas na caixa da campanha. Maiores informações através do telefone (41) 3503-9947 ou pelo e-mail [email protected]

“AQUEÇA QUEM PRECISA”ITALOCAM PROMOVE CAMPANHA DO AGASALHO

A Italocam oferece a você uma página no Facebook com publicações, fotos dos eventos, informações ainda mais atualizadas sobre as atividades da Câmara, além de notícias sobre vários assuntos, como por exemplo: comércio exterior, estatísticas, feiras, entre outros assuntos que acontecem em todo o Estado, Brasil e Itália. O endereço é: https://www.facebook.com/camaraitalobrasileirapr é só clicar, curtir e você vai ter mais um canal de comunicação direta com a Italocam.

Esperamos por você! E sinta-se à vontade para compartilhar!

Fique por dentro!

4

INFORMAÇÕES ECONÔMICA

Análise Conjuntural do Comércio Exterior e do Mercosul, elaborada pela nossa parceira a Fecomércio-PR.

Levantamento divulgado no final do mês de junho, pelo Instituto de Pesqui-sa Econômica Aplicada (Ipea), diz que a crise econômica que atinge o País come-ça a perder fôlego. Apesar disso, ainda há um longo caminho para a recuperação do Brasil, de acordo com o coordenador do Grupo de Conjuntura do Ipea, José Ronal-do Souza Júnior. Os dados constam na Carta de Conjuntura, que avalia dados econômi-cos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Ipea, os sinais de que a crise está perdendo fôlego podem ser percebidos principal-mente na indústria nacional. Além disso,

a desvalorização do real ante o dólar, de acordo com o Ipea, beneficia o setor exportador brasileiro, principal-mente nos segmentos têxtil, madeireiro e de calçados. Além de aumentar a competitividade brasileira no setor externo, a desvalorização do real também está estimulando a substituição de importação na produção de alguns bens intermediários, ou seja, nos insumos usados pelo setor produtivo.Por outro lado, no entanto, a moeda nacional desvalorizada torna a importação de máquinas e equipamentos mais cara, prejudicando investimentos no setor produtivo. Diferentemente da indústria, os setores de serviços e comércio ainda estão em retração. “Os serviços tendem a levar um tempo maior para se recuperar porque depende muito da renda dos consumidores e essa renda vai demorar a se recuperar por conta da questão do emprego”, disse Souza Júnior. A renda e o aumento de desemprego têm prejudicado a recuperação da demanda doméstica por bens e serviços. “A gente vê um longo caminho [para a recuperação da economia], porque a gente olha para os indi-cadores de confiança, principalmente dos consumidores, e vê que eles ainda estão muito pessimistas”, afirmou o pesquisador.

Fonte: Agência Brasil

Ipea diz que crise econômica começa a perder fôlego

5

AGENDA

A Câmara recebeu, no dia 14 de ju-nho, a visita do estagiário da Universidade LUISS Guido Carli de Roma-Itália, Federico Ferreri. O estudante está participando do programa de estágio, acordo firmando entre a Italocam e a Luiss, no escritório Andersen Ballão Advocacia, associado e parceiro.

Legenda: Secretário Geral da Italocam, Lau-ra Pasini; presidente da Italocam, Francesco Pallaro; estudante Federico Ferreri; e o advo-gado do Andersen Ballão Advocacia, Marco Zorzi.

O presidente da Ita-locam, Francesco Pallaro, esteve no dia 14 de junho, se encontrando com o se-cretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado Paraná, Norberto Ortigara. A conversa foi a res-peito de apresentar os servi-çoes prestados pela Câmara e de possíveis colaboração com a Secretaria, principal-mente nas áreas de inovação no Agribusiness.

No dia 28 de junho, a secretária geral da Italocam, Lau-ra Pausini, participou do Encontro Empresarial realizado pelo Sebrae-PR e pela Agência Curitiba. Destinado a microempreendores individuais (MEIs) e micro e pequenos empresários, o Encontro acon-teceu no Salão de Atos do Parque Barigui, com objetivo de compartilhar conhecimentos e fomentar o desenvolvi-mento de negócios com novas soluções empresariais. Na oportunidade, a Agência Curitiba de Desen-volvimento apresentou o calendário de capacitações gra-tuitas para o segundo semestre. Palestras sobre criativi-dade para inovar e como participar de compras públicas foram abordadas.

6

Curitiba celebra a República Italiana

Na ocasião da celebração dos 70 anos da República Italiana, o Consulado Geral da Itália em Curititiba, realizou uma bela recepção em comemoração do aniversário da Proclamação. O encontro aconte-ceu na Associação Garibaldi. O presidente da Italocam, Francesco Pallaro esteve prestigiando a solenidade.

Foto de Desiderio Peron

VISITA

Em viagem a Roma, Itália, o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Para-ná (Italocam), Francesco Pallaro visitou a sede Assocamerestero. Na oportunidade se encontrou com o secretário geral Gaetano Fausto Esposito e o diretor da Area de Network da Rede CCIE, Antonio Romano.

Legenda: Francesco Pallaro, presidente da Italocam e o secretá-rio geral da Assocamerestero, Gaetano Fausto Esposito

Legenda: Presidente Francesco Pallaro e o diretor da Assocame-restero, Antonio Romano

7

Diário de uma viagem com Carlos Nigro

A recusa às convenções tradicionais e a proposta de uma ra-dical mudança de cultura pôde ser esclarecida na Província de Lazio, na Fondazione Roma Museo - Palazzo Cipolla, com a impecável mos-tra do movimento vanguardista europeu do Grupo Cobra, revelando o experimentalismo inovador pós-guerra: atitute artística expontânea, intuitiva e revolucionária. Afinal, todos os caminhos levam a Roma! A subjetividade que tece o tempo por meio de um emaranha-do de pontos e linhas, cores e texturas, claros e escuros, forma planos espaciais incomuns, inesquecíveis. Toda essa riqueza cultural incita o que exige uma revisão de conceitos com foco nas abstrações. Conservadorismo e vanguarda: intensa mistura poética que é a complexidade cultural na sua essência! Saiba mais sobre a Itália nas proximas edições... Fique atento!

PERFILCarlos Nigro, cidadão italiano, é arquiteto e urbanista, fotógrafo autoral e professor universitário. Exerce atualmente os cargos de Conselheiro do CAU/PR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, e do IAB, Instituto de Arquitetos do Brasil.Veja algumas fotos de sua autoria em: https://www.instagram.com/carlos_nigro/Contato: [email protected]://www.facebook.com/carlos.d.nigro

Molto bello: cultura além dos cartões postais!Garimpe outros caminhos, rompa padrões, fuja das “rotas-clichê”. Se arrisque.

Legenda: Pordenone-Palazzo comunale e campanile del Duomo di San Marco. A pequena comuna italiana se locali-za na região do Friuli-Venezia Giulia / Foto: Carlos Nigro (Direitos Autorais Reservados)

riso Venere precotto g 500 - filetto di orata g 100 - filetto di branzino g 100 - olio extravergine g 60 - vino bianco g 30 - 16 cozze - un piccolo scalogno - finocchietto - pepedose per 4tempo: circa 20’

RECEITA Riso venere con guazzetto di pesce

Fate aprire le cozze in padella con 2 cuc-chiaiate di acqua, sgusciatele e tenete da parte mezzo bicchiere del loro liquido di cottura filtrato. Spezzettate i filetti di pesce e rosolateli un minuto con lo scalogno tritato e metà dell’olio, sfumate con il vino, quindi unite le cozze e il loro liquido. Cuocete per 5’ e completate con un pizzico di finocchietto tritato e una macinata di pepe. Scaldate il riso con g 200 di acqua per 4’ poi conditelo con l’olio rimasto. Formate con il riso 12 cupoline e servitene 3 a testa con il guazzetto di pesce.

Expediente

Italocam News é um informativo da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná (Italocam)

Endereço: Rua Simão Bolivar nº 1679 - Hugo Lange - CEP: 80040-140 - Curitiba-PRTelefone: +55 (41) 3503-9947 e (41) 8768-6015 E-mail: [email protected]: www.italocam.com.br Facebook: https://www.facebook.com/camaraitalobrasileirapr

Presidente: Francesco Pallaro

Secretário geral: Laura Pasini

Criação e Desenvolvimento: Pâmela Mendes Leony

Periodicidade mensal - Distribuição exclusiva pela Internet.

Para enviar sugestões, pedir inclusão ou exclusão do e-mailing envie um e-mail para [email protected]

8