num. 09 boletim09 · campanha institucional 2008 boletim extrusal ’03 pode parecer um clichê....

8
Distribuição Gratuita 1º edição JAN.09 BOLETIM 09 BOLETIM PORTFÓLIO DE OBRAS EXTRUSAL MARCAÇÃO CE COM A EXTRUSAL TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE SISTEMA A.017 E ALKORP GUARDA CORPOS A Extrusal sempre na vanguarda das tendências do mercado e das necessidades dos seus clientes Distribuição Gratuita 1º edição NUM. 09

Upload: others

Post on 22-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NUM. 09 BOLETIM09 · CAMPANHA INSTITUCIONAL 2008 BOLETIM EXTRUSAL ’03 Pode parecer um clichê. Mas para a Extrusal, as pessoas ... Ao abrigo do Programa de Reabilitação Urbana

Distribuição Gratuita1º edição

JAN.09 BOLETIM09BOLE

TIM

PORTFÓLIO DE OBRAS EXTRUSAL

MARCAÇÃO CECOM A EXTRUSAL

TRATAMENTO DE SUPERFÍCIESISTEMA A.017 E ALKORP GUARDA CORPOSA Extrusal sempre na vanguarda das tendências do mercado e dasnecessidades dos seus clientes

Distribuição Gratuita1º edição

NUM. 09

Page 2: NUM. 09 BOLETIM09 · CAMPANHA INSTITUCIONAL 2008 BOLETIM EXTRUSAL ’03 Pode parecer um clichê. Mas para a Extrusal, as pessoas ... Ao abrigo do Programa de Reabilitação Urbana

BOLETIM EXTRUSAL ’02

ADMINISTRAÇÃOEDITORIAL

NOTÍCIAS

editorial

02

ALUMÍNIO COM PERFIL HUMANO

NOVO CATÁLOGO EXTRUSAL

SOFTWARE DE COMPORTAMENTO TÉRMICO

03

ONDE ESTIVEMOS 04

PROJECTOS EM ALUMÍNIO 05EXTRUSAL COM... RODI E LARUS

QUALIDADE E AMBIENTE 06MARCAÇÃO CE:

UM COMPLEMENTO NA QUALIDADE

08PORTFÓLIO EXTRUSAL

NOVIDADES 11

TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE 13

CAMPANHAS 15CAMPANHA INSTITUCIONAL 2008

BOLETIM EXTRUSAL ’03

Pode parecer um clichê. Mas para a Extrusal, as pessoas

são, de facto, o mais importante.

Porque, por detrás de um aspecto tido como “frio”,

“tecnológico”, “industrial”, os perfis de alumínio que pro-

duzimos há décadas representam um importante

compromisso com valores profundamente humanos.

Um compromisso com o conforto – que se traduz em

edifícios mais silenciosos, melhor protegidos das

intempéries, onde o bem estar é a prioridade.

Um compromisso com a segurança - quer nas longarinas

de elevada performance que criamos para os mais

sofisticados automóveis do Mundo, quer nos sistemas

de fachada e sombreamento, fiáveis e duradouros.

Um compromisso com as gerações futuras - através de

uma política de desenvolvimento sustentável, os nossos

processos tecnológicos procuram sempre respeitar as

mais apertadas normas ambientais. Respeito com o

Planeta que é de todos nós.

E, muito importante, um compromisso diário com as

pessoas que trabalham connosco – arquitectos, en-

genheiros, designers – ouvindo-os atentamente e criando

as soluções para os seus desafios bem reais.

Portanto, o clichê é afinal bem verdade. Por mais frios

e tecnológicos que os nossos perfis aparentem ser, são

criados por e para pessoas.

E para a Extrusal isso é o que verdadeiramente conta.

notícias

Seguindo a estratégia de comunicação definida para 2008 a Extrusal lançou o seu

novo catálogo Geral.

O Catálogo apresenta conteúdos e layouts completamente novos. É constituído por

12 cadernos correspondentes aos sistemas Extrusal. Para uma fácil consulta por parte

do utilizador associamos a cor ao tipo de sistema Extrusal, sendo os de batente

apresentados na cor Branca, os de correr na cor Azul e os restantes na cor Cinza.

Composição:1 Sistema de Guarda Corpos - Alkorp

1 Sistema de Fachadas, A.080

5 Sistemas de Batente (A.062; A.045; A.040; A.035; A.006)

5 Sistemas de Correr (B.100; B.080; B.055; B.005H; B.003H)

Para aumentar a facilidade de consulta dos nossos catálogos disponibilizamo-los no

nosso site na versão PDF. É ainda parte integrante do conteúdo do novo CD Geral

Extrusal lançado também em 2008.

alumíniocom perfilhumano

NOVA ASSINATURA

A Extrusal em parceria com a Iberfibram isolamentos e a Guardian vidros criouem colaboração com o Professor Vasco Freitas um programa de cálculo para aaplicação do novo RCCTE.

É objectivo do programa quantificar as necessidades de aquecimento, dearrefecimento, de produção de água quente sanitária e necessidades globais deenergia e, consequentemente, a verificação do RCCTE.O programa permite a impressão automática das várias fichas a inserir no processode licenciamento e o fornecimento de dados para o preenchimento da Declaraçãode Conformidade Regulamentar (DCR), no âmbito da Certificação Energética.Será também fornecida uma Memória Descritiva e Justificativa – Tipo.

Mais informações em www.envolterm.pt.

Comportamentotérmico

SOFTWARE DE

EXTRUSAL INTEGRA ASSOCIAÇÃO EPIS

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE MARCAÇÃO CE

CAIS DOS BOTIRÕES / UNIVERSIDADE DE AVEIRO

EXTRUSAL COM A SELECÇÃO

SISTEMA A.017

ALKORP: GUARDA CORPOS

ANODIZAÇÃO / LACAGEM

TRATAMENTO MADEIRA

A marcação CE das caixilharias de alumínio é o assunto que merece o nosso principaldestaque neste Boletim de ínicio de 2009.

De facto, se todo o processo associado à marcação CE vier a ser implementado everificado como previsto na legislação, será a grande oportunidade para se dar osalto qualitativo para a excelência, na aplicação de caixilharias de qualidade naconstrução de edifícios.

O processo para a marcação CE leva, por um lado, a que os detentores dos sistemasobtenham uma classificação mais detalhada dos sistemas de caixilharia quantoà sua eficiência em termos de estanquidade, resistência ao ar e ao vento, mas tambémquanto ao isolamento térmico e acústico e ainda à perigosidade dos caixilhos (oalumínio não é perigoso), e por outro que os fabricantes de caixilharia se submetamà verificação da fabricação / aplicação de caixilhos de acordo com as instruçõesdos produtores dos sistemas e seguindo instruções de qualidade rigorosas. Constitui,por isso, uma excelente oportunidade para que os donos de obra possam seleccionare aplicar caixilharias devidamente classificadas, e para que as entidades responsáveispela verificação o façam de forma expedita e clara.

Esperemos que a contenção orçamental associada a estes tempos de dificuldadesfinanceiras das construtoras não venha a conseguir sobrepôr-se à aplicação desteinstrumento legal, até porque a correcta selecção dos caixilhos trará ganhos futurosinequívocos.

Um dos ganhos de maior importância para o ambiente e os utilizadores é o do confortotérmico com menores consumos energéticos para aquecimento no Inverno earrefecimento no Verão, se os sistemas com melhores eficiências a este nível foremusados. Haverá poupanças quer dos custos associados à climatização, querredução das emissões de gases com efeitos de estufa para a atmosfera.

Para auxiliar a projectar com os sistemas mais adequados, e também de acordo como novo RCCTE, o Prof. Vasco Freitas, da FEUP, desenvolveu, a pedido da Extrusal,da Iberfibran e da Guardian o “Envolterm R ”, que é uma ferramenta que já foi pré-avaliada e considerada por arquitectos e engenheiros civis de extremo interesse parao respectivo trabalho. Trata-se de uma ferramenta aberta, que permite incluir outrosmateriais presentes no edifício e, no caso das caixilharias, integrar os valores fornecidospela classificação obtida nos ITT previstos na marcação CE, neste caso acerca daseficiências térmicas dos sistemas, sendo deste modo um auxiliar precioso para osprojectistas.

Finalmente, de entre tantas outras acções desenvolvidas em 2008, dos novos produtosintroduzidos e/ou consolidados no mercado, não só de caixilharia mas cada vez maisde indústria, e da evolução de alguns processos produtivos, queremos destacartambém a nossa participação no projecto da associação EPIS (Empresários PelaInclusão Social). Esperemos que 2009, que se prevê difícil para toda a sociedade,continue a permitir a colaboração da Extrusal e das mais de 100 outras empresasenvolvidas neste projecto Educativo da EPIS, já que as equipas no terreno têm feitoum magnífico trabalho de combate ao insucesso e abandono escolar, testandometodologias inovadoras que parecem estar a dar frutos excelentes, que, se asavaliações a realizar em 2009 o confirmarem, permitirão reproduzir esta experiênciaem muito mais escolas com muito mais alunos.

novocatálogoextrusal

São criados por e para pessoas!

NOTÍCIAS

Page 3: NUM. 09 BOLETIM09 · CAMPANHA INSTITUCIONAL 2008 BOLETIM EXTRUSAL ’03 Pode parecer um clichê. Mas para a Extrusal, as pessoas ... Ao abrigo do Programa de Reabilitação Urbana

Caisdos Botirões

BOLETIM EXTRUSAL ’04

Esta associação foi criada em 2006 com a sua actividadecentrada na EDUCAÇÃO e, especificamente, no combate aoinsucesso escolar e ao abandono escolar.A razão de ser desta associação tem por base a convicçãode que este é o ponto de partida para o desenvolvimentoindividual dos jovens com vista à sua inclusão social tendopor objectivo a construção de um modelo de cidadaniamoderna.

EXTRUSAL é uma das100 empresas nacionais queintegram a Associação EPISEmpresários Pela Inclusão Social

Ao abrigo do Programa de Reabilitação Urbana das Fachadas da Praça do Peixe aExtrusal colabora com a Câmara Municipal de Aveiro para o desenvolvimento e oenriquecimento da envolvente ao Canal da Praça do Peixe, uma das áreas de eleiçãodo Programa “Aveiro Polis” e, em simultâneo, contribui para preservar o PatrimónioCultural e Arquitectónico do Concelho de Aveiro existente na Rua do Cais dos Botirõese na Rua do Cais dos Mercantéis.Simultaneamente contribuímos activamente para a melhoria da imagem de umadas áreas mais turísticas da Cidade de Aveiro

Alunos da Universidade de Aveiro do cursode Engenharia Electro-mecânica, ao abrigoda cadeira de termodinâmica, projectaram econstruíram um equipamento o mais compactopossível de arrefecimento de ar, que permiteobter temperaturas inferiores 10º.A Extrusal participou neste projecto fornecendoo perfil F.013 para a fabricação da Estrutura.

No âmbito da nossa estratégia de divulgação da marca EXTRUSAL estivemos emViseu com a Federação Portuguesa de Futebol.Fomos uma das empresas patrocinadoras da selecção nacional que esteve presenteno campo de treinos e jogos de preparação para o Euro 2008 no estádio do Fontelo.

BOLETIM EXTRUSAL ’05

Foi criada pelo Designer PedroMartins Pereira uma solução desinalética aplicada no Parque dasNações em Lisboa que permiteesconder os sistemas de fixação.

Esta solução foi desenvolvida pelaLarus, empresa de Design Urbanoe foi executada com perfis Extrusalanodizados ou em mate lacadodesenvolvidos para o efeito.

com a Seleccão

Durante os meses de Outubro e Novembro a  Extrusal realizou5 sessões de esclarecimento para os seus clientes sobremarcação CE no Porto, Aveiro, Lisboa, Algarve e Açores.Além da explicação dada a todos os presentes tivemos aindaoportunidade de fornecer documentação sobre esta normaEuropeia.Para mais informações sobre este tema foi ainda criada umalinha directa que responde as questões colocadas pelosnossos clientes: [email protected].

Sessãode esclarecimento

sobre marcação CE

onde estivemos

A Rodi aplica os perfis extrudidos Extrusal na produção de rodasde aro soldado.

Através da escolha criteriosa da composição dos seus materiaisa Rodi consegue oferecer robustez e fiabilidade no seu produtofinal.

Da ampla gama de produtos Rodi em que são utilizados osnossos perfis podemos destacar dois topos de gama, a SNIPERDH com um peso 2172g e a WARM UP com um peso 1869g.

Apresentamos neste Boletim mais dois exemplos de empresasque utilizam o alumínio Extrusal na concepção dos seus produtos:em alumínio

extrusal com a larus

Page 4: NUM. 09 BOLETIM09 · CAMPANHA INSTITUCIONAL 2008 BOLETIM EXTRUSAL ’03 Pode parecer um clichê. Mas para a Extrusal, as pessoas ... Ao abrigo do Programa de Reabilitação Urbana

BOLETIM EXTRUSAL ’06

Considerando a qualidade como sendo o conjunto de propriedades e características de um produto que lhe conferem aptidão para satisfazer

um certo número de necessidades expressas ou implícitas, enuncia-se de forma clara um dos objectivos da DIRECTIVA DOS PRODUTOS

DE CONSTRUÇÃO 89/106/CE aplicável a todos os produtos que se destinam a ser integrados permanentemente numa obra de construção

e de engenharia civil.

BOLETIM EXTRUSAL ’07

A DIRECTIVA estipula que as propriedades e características aapresentar por esses produtos deverão ser tais que as obras ondevenham a ser incorporados satisfaçam exigências essenciais de:

· Resistência mecânica e estabilidade· Segurança na utilização em caso de incêndio· Protecção contra o ruído· Economia de energia e isolamento térmico· Higiene, saúde e protecção ambiental

A plena aplicação da DIRECTIVA requer uma harmonização legislativavisando a total eliminação de barreiras técnicas que impeçam a livrecirculação dos produtos de construção no Espaço EconómicoEuropeu, o que pressupõe a adopção de um conjunto de instrumentospara a sua implementação, dos quais há a destacar:

· As Normas Europeias Harmonizadas· Os Sistemas de Avaliação da Conformidade dos produtos· Os Organismos Notificados

A Marcação CE do produto

A Marcação CE colocada num produto indica que o fabricante, seuresponsável directo, assume publicamente a conformidade do mesmocom as disposições das DIRECTIVAS que lhe são pertinentes.A Marcação CE implica a adopção de uma Norma EuropeiaHarmonizada que estabelece as características e requisitos a cumprir

pelo produto e simultaneamente de um Sistema de Avaliação daConformidade do produto para controlo e avaliação do cumprimentodas exigências impostas o qual incluirá entre outras obrigações,Ensaios Iniciais do produto sobre modelo tipo realizado em OrganismoNotificado e Implementação de um Controlo Interno de Produção.

A Marcação CE isenta o produto de construção da verificação deprestações mínimas de qualidade pois os desempenhos por elealcançados tais como, estanquidade à água, resistência à acção epressão do vento, permeabilidade ao ar ou prestações térmicas eacústicas, estão atestados na etiqueta CE colocada no produtopermitindo assim ao consumidor/utilizador aceder directamente àinformação necessária.

A Marcação CE tem como objectivo último constituir-se comopassaporte visando a livre circulação dos produtos no mercado únicoEuropeu.Os Estados-membros obrigam-se a aceitar como aptos ao uso osprodutos de construção colocados no mercado com a MarcaçãoCE pois estes, quando convenientemente concebidos e realizados,cumprirão, uma vez aplicados nas obras, as exigências essenciaisrequeridas pela DIRECTIVA aplicável.

A Marcação CE, ao resultar da aplicação da DIRECTIVA de referência,tem estatuto de lei, uma vez esta transcrita para a legislação doEstado membro e findo o período transitório estipulado para a suaconversão no sistema legal, pelo que estão previstos mecanismosque sancionam o seu não cumprimento.

marcação CEjanelas e portas pedonais exteriores

A Marcação CE voluntária respeitante a janelas, janelas de coberturae portas pedonais exteriores decorre desde 1 de Fevereiro de 2007passando a ter caracter obrigatório a partir de 1 de Fevereiro de 2010.

A Marcação CE diz respeito ao produto acabado – janela ou porta– para incorporação tanto em obras de construção novas como derecuperação sendo as suas características técnicas determinadaspela Norma Europeia Harmonizada EN 14351-1:2006 e Anexos ZA.

A Marcação CE é da responsabilidade do fabricante que se constituirágarante da qualidade do produto final o qual deve cumprir ascaracterísticas definidas na Norma 14351-1:2006 visando a obtençãodos requisitos essenciais fixados pela Directiva 89/106/CE e outrasque lhe possam ser aplicáveis.

A Marcação CE em janelas e portas exteriores utiliza, para a avaliaçãoda conformidade dos produtos com a Norma 14351-1:2006, aaplicação do Sistema 3, que obriga à execução das seguintes tarefas:

· Solicitar Ensaios de Tipo Iniciais (ITT) Da responsabilidade do fabricante ou do dono do sistema os ensaiossão realizados sobre modelos do produto em Organismo Notificadodeterminando o valor das suas características.

· Implementar Controlo Interno de Produção (FPC)Da responsabilidade do fabricante deve ser bem definido e docu-mentado, tendo por objectivo principal a manutenção do resultadodas características apuradas nos ITT no produto final. As empresaspossuidoras de um sistema de gestão de qualidade certificado deacordo com a Norma EN ISO 9001:2000 cobrem esta exigência.

· Elaborar Declaração CE de ConformidadeEmitida pelo fabricante para cada produto declara este capacitadopara colocar a Marcação CE atestando também a sua veracidade

·A colocação da Etiqueta CEEmitida pelo fabricante é em geral colocada directamente no produtoou na sua embalagem e visa indicar as diversas características quecomercialmente o definem.

· Disponibilizar Manual de Limpeza e ManutençãoEditado pelo fabricante ou pelo dono do sistema acompanha sempreos documentos relativos à cedência da mercadoria ao cliente final.

No âmbito da Marcação CE relativa a janelas e portas pedonaisexteriores a EXTRUSAL, na qualidade de proprietária de diversossistemas de caixilharia:

· Está a solicitar a um Organismo Notificado o conjunto de Ensaios deTipo Iniciais (ITT) relativos às características obrigatórias a elesrespeitantes, concedendo a possibilidade do uso dos resultadosobtidos a fabricantes seus clientes, nas condições expressamenteprevistas na Norma para a partilha de “resultados ITT em cascata”.

· Manterá actualizados os ITT solicitados requerendo novos ITTsempre que se registem alterações na concepção dos produtosque originem uma variação no resultado das suas característicasobrigatórias, dando do facto informação aos fabricantes a quemcedeu contratualmente o seu uso.

· Disponibilizará o manual ou catálogos técnicos contendo as instruçõesmais relevantes para o fabrico/montagem e recomendações deinstalação relativos aos sistemas de sua propriedade para os quaissolicitou ITT e cujos resultados cedeu a fabricantes.

· Disponibilizará o manual contendo instruções de limpeza e manutençãorelativos aos sistemas de sua propriedade para os quais solicitouITT e cujos resultados cedeu a fabricantes.

marcação CEum complemento na qualidade

qualidadee ambienteA Marcação CE voluntária respeitante a janelas, janelas de coberturae portas pedonais exteriores decorre desde 1 de Fevereiro de 2007passando a ter caracter obrigatório a partir de 1 de Fevereiro de 2010.

Page 5: NUM. 09 BOLETIM09 · CAMPANHA INSTITUCIONAL 2008 BOLETIM EXTRUSAL ’03 Pode parecer um clichê. Mas para a Extrusal, as pessoas ... Ao abrigo do Programa de Reabilitação Urbana

QUINTA DO ENCONTRO

BOLETIM EXTRUSAL ’09BOLETIM EXTRUSAL ’08

PISCINAS MUNICIPAIS DE RIBEIRÃO

SEDE AHETA ALBUFEIRA

EDIFÍCIO MIRADOR AVEIRO

Sistemas: A.045Tratamento de Superfície: IP 15 NAProjecto: Arqt.º Pedro MateusDono de Obra: Dão SulAplicador: Castoral, Lda

Sistemas: A.040; A.080 Vec

Tratamento de Superfície: AC 20 PRETO

Projecto: Pitágoras, Arquitectura e Engenharia Integrados, Lda.

Construtor: Telhabel - Construções S.A.

Aplicador: Opemat - Construções Metálicas

Sistemas: A.040; F.016

Tratamento de Superfície: AC 15 NA

Projecto: CIVILRIA

Construtor e dono de obra: CIVILRIA

Aplicador: Rocha & Carlos, Lda. e Alves e Gama, Lda.

Sistemas: F.016

Tratamento de Superfície: IP 15 SV

Aplicador: Osvaldo Pires Marcos

Page 6: NUM. 09 BOLETIM09 · CAMPANHA INSTITUCIONAL 2008 BOLETIM EXTRUSAL ’03 Pode parecer um clichê. Mas para a Extrusal, as pessoas ... Ao abrigo do Programa de Reabilitação Urbana

BOLETIM EXTRUSAL ’10 BOLETIM EXTRUSAL ’11

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

BESSA HOTEL

A Extrusal, atenta às tendências do mercado e necessidadesdos seus clientes, vira uma página nas soluções de controlosolar, com o lançamento desta nova geração de portadasexteriores.

SOLUÇÕES CONSTRUTIVASPortadas exteriores em alumínio para portas, sacadas,janelas e envidraçados fixos.Multiplicidade de soluções, batente de abertura para ointerior ou exterior, abertura em harmónio, correr suspensae dupla manobra (batente e projectante).Envergaduras: aro fixo de 46 a 66mm /aro móvel 40mm.Como elementos de preenchimento podem ser utilizadaslâminas em alumínio, fixas ou orientáveis permitindo umobscurecimento total ou controlado, e ainda a possibilidadede utilização de vidro laminado com 6mm de espessura.As grandes novidades inseridas neste sistema são:

NOVAS ABERTURAS:· em harmónio para o exterior· de correr suspensa 1 e 2 folhas.· de abrir 1 ou 2 folhas com 2º movimento

de projectante (Solução Bolonha)

PRODUTOSistemas de sombreamentoOs Sistemas de sombreamento passam pelo sistema(A.017) , sistema de Pára-sol (F.016 Fixo / F.016 Orientável)e pela solução Hélios.

O sombreamento das superfícies envidraçados nas habitações é actualmente uma ferramenta essencial na gestão energética,

climatização e optimização das condições de habitabilidade. Com cerca de três décadas de existência o sistema Extrusal A.007, uma

referência em portadas exteriores e fonte de inspiração para muitos, evolui agora para A.017.

Sistemas: A.040; A.080

Tratamento de Superfície: Lacado Preto

Projecto: Pitágoras, Arquitectura e Engenharia Integrados, Lda..

Construtor: Casais, Lda.

Aplicador: Melo & Melo, S.A

Sistemas: A.040

Tratamento de Superfície: AC NA

Arquitecto: Manuel Ventura, Arquitectos, Lda

Aplicador: Marcelo Peixoto & Irmão, Lda.

A.017

Mais informações em www.extrusal.pt

Page 7: NUM. 09 BOLETIM09 · CAMPANHA INSTITUCIONAL 2008 BOLETIM EXTRUSAL ’03 Pode parecer um clichê. Mas para a Extrusal, as pessoas ... Ao abrigo do Programa de Reabilitação Urbana

Oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de tirar partido de um sistemade Guarda Corpos integralmente em alumínio.Com um design ligeiro e com uma grande facilidade de montagem, o clientepode optar por um vasto leque de soluções construtivas.Este sistema foi ensaiado e considerado aprovado para utilização privada epública desde que não deixem de ser seguidas as recomendações contidasno catálogo. Como principais soluções construtivas podemos considerar asvarandas para espaços privados e públicos, protecção de piscinas e outrasáreas, corrimãos de murete ou de parede e barramentos de segurança.Este sistema é mais um produto comercializado pelos armazéns do grupoExtrusal. Geograficamente distribuídos de Norte a Sul de Portugal continental,Açores, Cabo Verde, Angola e agora também Moçambique os armazéns Extrusaldedicam-se a comercialização e promoção dos sistemas Extrusal.Disponibilizamos ainda para os interessados o Gabinete de Estudos e Projectos,GEP, um gabinete de apoio a clientes de arquitectura com uma delegação noPorto e outra em Lisboa. Trabalha como serviço de consultoria e assistênciatécnica, actuando nas várias fases do projecto e em seguida na obra.

Segurança

A utilização de sistemas de guarda corpos nos edifícios deve ter em consideraçãoquestões de segurança, que são fundamentais sobretudo em edifíciosfrequentados por crianças.Deste modo, a Extrusal chama a atenção dos fabricantes e utentes dos seusguarda corpos para alguns cuidados (recomendações) a ter na (montagem)dos perfis e acessórios disponíveis no catálogo do sistema Extrusal AlKorp,por forma a garantirem os mais elevados padrões de segurança recomendados.Os acessórios e perfis do sistema Alkorp, quando montados correctamente,obedecem às normas de segurança estática e dinâmica que adiante seresumem. Não existe ainda uma norma portuguesa aplicável, nem europeia,mas normas em países individuais. A Extrusal fez uma comparação internadas normas a que pôde ter acesso, o que lhe permitiu concluir que os ensaiosa que este sistema foi submetido, e que adiante se resumem, garantem asegurança do sistema sempre que os seus componentes forem assembladosdas formas aconselhadas.Mais informações em www.extrusal.pt

AlkorpGuarda Corpos

Tanto os perfis como os respectivos acessórios deste sistema são100% em alumínio. Esta solução permite qualquer opção ao nível dotratamento de superfície aprovado para a arquitectura, seja eleAnodização (aspecto brilhante ou mate) – de acordo com as directivasda Qualanod, Lacagem (aspecto brilhante ou metalizado) de acordocom as directivas da Qualicoat ou Lacagem com decoração tipomadeira (Castanho, Carvalho, Teca, Cerejeira e Mogno) de acordocom a licença de marca Qualideco.

BOLETIM EXTRUSAL ’13

tratamentosde superfícieTal como sucede no processo de extrusão a qualidade nos tratamentos de superfície torna-se cada vez mais requerida pelo mercado.

No entanto alguns fabricantes têm optado pela via do preço em detrimento da qualidade. Nós, Extrusal, temos mantido desde sempre

elevadíssimos padrões de qualidade no processo de fabrico e tratamentos de superfície dos nossos perfis.

Através da informação aos nossos clientes dos diferentes tipos de tratamentos e pré tratamentos disponíveis, pretendemos que a escolha

do tratamento de superfície seja adequado à zona onde vão ser aplicados os sistemas, contribuindo para maior durabilidade dos nossos

materiais, é também nosso objectivo disponibilizar opções estéticas que satisfaçam as necessidades dos nossos clientes.

A Anodização é um processo electrolítico capaz de

formar sobre a superfície da liga de alumínio um óxido

de espessura determinada de acordo com as

necessidades a que o perfil se destina.

Costuma ser o tratamento mais recomendado para zonas com grandeagressividade atmosférica quer seja devido à poluição ou à proximidade do mar.Em matéria de decoração da superfície dos perfis de alumínio dois sub-tratamentos são habitualmente usados:

· O polido (resultado de um tratamento mecânico)

· O acetinado (resultado de um tratamento químico)

Este processo oferece à arquitectura não só a cor natural do Alumínio, masigualmente uma gama de cores conseguidas com a coloração electrolítica, quevão desde a cor champanhe até ao preto, passando pelas cores bronze.Na Extrusal este tratamento é realizado com os mais elevados índices de qualidadeo que nos permite desde 1983 ter a Licença emitido pela “Qualanod “certifi-cando o cumprimento das normas exigidas por esse organismo europeu.

Trata-se de um processo de pintura termo aderente

executado com tintas em pó de poliéster.

Neste processo, os perfis de alumínio podem adquirir

variadas cores em função da tinta em pó utilizada.

Presentemente a lacagem permite obter, para além dos brilhantes emates, diversas cores e texturas.

Também para este tratamento existe uma entidade europeia, "A Qualicoat",que gere a marca de qualidade de igual designação.A Extrusal, detentora desde 1995 deste certificado (nº 808), assegura ocumprimento das directivas estabelecidas pela "Qualicoat".

Aplicação Agressividade do Ambiente Classe (µm)

Interior

Exterior

Pouco Agressivo

Francamente Agressivo

Moderadamente Agressivo

Fortemente Agressivo

10

15

20

25

Paleta de cores extrusal

BOLETIM EXTRUSAL ’12

Page 8: NUM. 09 BOLETIM09 · CAMPANHA INSTITUCIONAL 2008 BOLETIM EXTRUSAL ’03 Pode parecer um clichê. Mas para a Extrusal, as pessoas ... Ao abrigo do Programa de Reabilitação Urbana

pré-tratamento

BOLETIM EXTRUSAL ’14

tratamento madeiraA Extrusal tem disponível a lacagem tipo Madeira. Possuímos tecnologia

que nos permite obter padrões de qualidade do produto compatíveis com

os elevados critérios da Extrusal, quer em termos de resistência quer estéticos.

Lacagem Extrusal c/ pré-tratamento anódico

É um tipo de tratamento que simultaneamente oferece as vantagensestéticas da lacagem garantindo a durabilidade associada ao anodizado.

É há muito conhecida a maior adequabilidade do acabamento anodizadodos perfis de alumínio a ambientes de elevada agressividade, desdeque com a espessura adequada, relativamente ao tratamento superficialpor lacagem, quando nesta a pintura é precedida por um dos ciclos depré-tratamento geralmente usados, e que respeitam as normas.Apesar de conhecerem esta limitação dos produtos lacados, muitosclientes continuam a preferi-los, devido às potencialidades estéticasque oferecem.É o Pré-Tratamento que mais garantias oferece em termos de durabilidadeao produto.

A Extrusal tem à disposição dos seus clientes uma gama de deztipos de lacado madeira, quatro dos quais de tons claros, umavermelhado e cinco escuros.

Seaside

Depois da etapa de actualização do processo de lacagem EXTRUSALcom a evolução do seu sistema de pré tratamento para "isento decrómio", cumprindo-se assim a legislação ambiental, a EXTRUSALoferece à arquitectura mais um "degrau" na qualidade deste seu trata-mento de superfície - a classe SEASIDE.

Especialmente indicada para atmosferas marítimas a classe SEASIDEoferece uma garantia extra dentro do âmbito da licença da marca dequalidade QUALICOAT.

Este tipo de acabamento pode ser executado em todo tipo de perfisde caixilharia, sendo também muito adequado para decorar chapaspara vários tipos de apainelados.

A tinta em pó base usada neste processo é o poliuretano e está certi-ficada pela QUALICOAT. Esta tinta apresenta como características umaelevada resistência aos raios UV, uma elevada resistência mecânica eé transparente.

Os acabamentos tipo madeira são certificados pela marca europeiaQUALIDECO, sendo que a Extrusal obteve em Janeiro de 2005 a licençade uso desta marca para todas as decorações que submeteu a controlo.

É ainda possível aplicar o Pré-tratamento SEASIDE no efeito madeiraconferindo ao produto ainda mais durabilidade.

BOLETIM EXTRUSAL ’15

campanhasCAMPANHA INSTITUCIONAL 2008