nÓs e o dia de 24 horas...trocando o dia pela noite. mas nosso corpo vai sempre querer acompanhar o...

1
31 | 3586 2511 www.teiadetextos.com.br www.ufmg.br/ciencianoar [email protected] Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site. 8 | 7ª etapa teia de textos NÓS E O DIA DE 24 HORAS Todo dia o sol levanta E a gente canta Ao sol de todo dia Caetano Veloso O sol se levanta e se põe todos os dias. Esse é um ciclo que a maioria de nós, habitantes do planeta Terra, conhecemos e usamos para nos guiar e viver. É o famoso ritmo biológico ou ritmo circadiano, um nome que vem do lam, e significa “cerca de um dia”. Por que nosso ritmo é o mesmo que o da Terra? O que muda em nossas células durante as 24 horas do dia? Como o corpo entende que é inverno ou verão? A cronobiologia é a parte da ciência que tenta desvendar os mistérios que estão por trás desse relógio biológico. Existem animais, como a mosca das frutas e mesmo pequenos seres como os fungos, que são usados como modelos na cronobio- logia. Esses seres também têm um dia de 24 horas, por isso eles podem ser estudados para nos ajudar a entender o ritmo biológico dos seres humanos. É certo que o ser humano tem células especializadas no cérebro que regulam seu ritmo biológico, mas é interessante saber que, dentro dessas células, há moléculas muito parecidas com aquelas encontradas dentro do fungo e que também regulam o relógio desse ser tão pequeno e tão diferente de nós. Podemos tentar mudar nosso jeito de viver, dormindo menos ou trocando o dia pela noite. Mas nosso corpo vai sempre querer acompanhar o ritmo da Terra e “cantar o sol de todo dia e venerar a noite que vem ao final da tarde”, como canta Caetano Veloso. Texto originalmente escrito por Adlane Vilas-Boas para o programa Ritmos da Ciência, da Rádio UFMG Educava FM 104,5 e adaptado por Joyce Padilha de Melo. Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2011 - MEC/SESu.

Upload: others

Post on 25-Jun-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NÓS E O DIA DE 24 HORAS...trocando o dia pela noite. Mas nosso corpo vai sempre querer acompanhar o ritmo da Terra e “cantar o sol de todo dia e venerar a noite que vem ao final

31 | 3586 2511www.teiadetextos.com.brwww.ufmg.br/[email protected]

Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site.

8 | 7ª etapa

teia de textos

NÓS E O DIA DE 24 HORAS

Todo dia o sol levantaE a gente canta

Ao sol de todo dia

Caetano Veloso

O sol se levanta e se põe todos os dias. Esse é um ciclo que a maioria de nós, habitantes do planeta Terra, conhecemos e usamos para nos guiar e viver. É o famoso ritmo biológico ou ritmo circadiano, um nome que vem do latim, e significa “cerca de um dia”.

Por que nosso ritmo é o mesmo que o da Terra? O que muda em nossas células durante as 24 horas do dia? Como o corpo entende que é inverno ou verão? A cronobiologia é a parte da ciência que tenta desvendar os mistérios que estão por trás desse relógio biológico.

Existem animais, como a mosca das frutas e mesmo pequenos seres como os fungos, que são usados como modelos na cronobio-logia. Esses seres também têm um dia de 24 horas, por isso eles podem ser estudados para nos ajudar a entender o ritmo biológico dos seres humanos.

É certo que o ser humano tem células especializadas no cérebro que regulam seu ritmo biológico, mas é interessante saber que, dentro dessas células, há moléculas muito parecidas com aquelas encontradas dentro do fungo e que também regulam o relógio desse ser tão pequeno e tão diferente de nós.

Podemos tentar mudar nosso jeito de viver, dormindo menos ou trocando o dia pela noite. Mas nosso corpo vai sempre querer acompanhar o ritmo da Terra e “cantar o sol de todo dia e venerar a noite que vem ao final da tarde”, como canta Caetano Veloso.

Texto originalmente escrito por Adlane Vilas-Boas para o programa Ritmos da Ciência, da Rádio UFMG Educativa FM 104,5 e adaptado por Joyce Padilha de Melo.

Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2011 - MEC/SESu.