novembro 2008

4
NÚMERO 96 / NOVEMBRO 2008 Jornal do Empresário é uma publicação mensal do gabinete de comunicação e imagem da Associação Empresarial de Paços de Ferreira. Sugestões e Críticas podem ser enviadas para: Parque de Exposições Capital do Móvel Rua da Associação Empresarial, nº 167 - Carvalhosa | Apartado 132 4591-909 PAÇOS DE FERREIRA Tel: 255 862 114/ 6 - Fax: 255 862 115 www.aepf.pt | [email protected] Último fim-de-semana salvou presença na Intercasa- Págs. 2 e 3 Abriram candidaturas para novos cursos para PME - Pág. 2 Novidades na legislação sobre protecção de design - Pág. 4 EM DESTAQUE NESTE NÚMERO 2ª Capital do Móvel - de 8 a 16 de Novembro - Vilagarcia de Arousa O melhor mobiliário de regresso à Galiza A feira de mobiliário da Capital do Móvel em Vilagarcia de Arousa está de regresso. De 8 a 16 de Novembro, o pavilhão de exposições Fe- xdega vai acolher a 2ª edição desta iniciativa que recebeu os mais amplos elogios das au- toridades locais e da população que a visitou em 2007. O sucesso obtido aquando da 1ª Capital do Móvel Galiza aumenta a responsabilidade em relação a esta feira, a qual terá mais uma vez ampla cobertura mediática na região espa- nhola. Rádios, televisão, jornais, revistas e ou- tdoors serão inundados de anúncios relativos a esta feira, para além de uma grande distri- buição de panfletos, convites e apresentações à imprensa durante 23 dias. As cidades mais abrangidas pela campanha publicitária serão Vigo, Pontevedra, Vilagar- cia, Santiago de Compostela e Corunha, entre muitas outras povoações. O melhor do mobiliário e da decoração da Capital do Móvel vão estar em destaque na segunda edição desta grande iniciativa, orga- nizada pelo Departamento de Feiras e Eventos da AEPF. A feira vai estar aberta ao público entre as 16h e as 21h nos dias úteis, entre as 11h e as 22h aos sábados, e entre as 11h e as 20h aos domingos. Já o período de montagem principia já no dia 3 de Novembro, terminando às 24h de 7 de Novembro. A desmontagem realiza-se de 17 a 19 de Novembro. Para mais informações contacte o DFE. A AEPF voltou a associar-se à causa social de construção de uma creche no concelho de Pa- ços de Ferreira através de um torneio de golfe. O Campo de Golfe de Amarante recebeu, no passado dia 25 de Outubro, o segundo Open Capital do Móvel, uma organização do Lions Clube de Paços de Ferreira, em colaboração com a AEPF e a Câmara Municipal. A par da prova de golfe, disputada em 18 bura- cos na modalidade de Stableford, decorreu uma clínica de golfe destinada à demonstração das técnicas necessárias à prática da modalidade no driving range do Campo de Golfe de Amarante, e aconselhamento técnico por profissionais. A prova realizou-se já depois do fecho desta edição, pelo que a reportagem do evento será publicada na próxima edição do Jornal do Em- presário, podendo ser consultada entretanto no site da AEPF na Internet: www.aepf.pt. Open Capital do Móvel em golfe regressou

Upload: luis-barros

Post on 07-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

EM DESTAQUE NESTE NÚMERO NÚMERO 96 / NOVEMBRO 2008 Parque de Exposições Capital do Móvel Rua da Associação Empresarial, nº 167 - Carvalhosa | Apartado 132 4591-909 PAÇOS DE FERREIRA Tel: 255 862 114/ 6 - Fax: 255 862 115 www.aepf.pt | [email protected] Jornal do Empresário é uma publicação mensal do gabinete de comunicação e imagem da Associação Empresarial de Paços de Ferreira. Sugestões e Críticas podem ser enviadas para: Abriram as candidaturas para financiamento de acções de formação das PME

TRANSCRIPT

Page 1: Novembro 2008

NÚMERO 96 / NOVEMBRO 2008

Jornal do Empresário é uma publicação mensal do gabinete de comunicação e imagem da Associação Empresarial de Paços de Ferreira.

Sugestões e Críticas podem ser enviadas para:

Parque de Exposições Capital do MóvelRua da Associação Empresarial, nº 167 - Carvalhosa | Apartado 132

4591-909 PAÇOS DE FERREIRATel: 255 862 114/ 6 - Fax: 255 862 115

www.aepf.pt | [email protected]

Último fim-de-semana salvou presença na Intercasa- Págs. 2 e 3

Abriram candidaturas para novos cursos para PME - Pág. 2

Novidades na legislação sobre protecção de design - Pág. 4

EM DESTAQUE NESTE NÚMERO

2ª Capital do Móvel - de 8 a 16 de Novembro - Vilagarcia de Arousa

O melhor mobiliário de regresso à Galiza

A feira de mobiliário da Capital do Móvel em Vilagarcia de Arousa está de regresso. De 8 a 16 de Novembro, o pavilhão de exposições Fe-xdega vai acolher a 2ª edição desta iniciativa que recebeu os mais amplos elogios das au-toridades locais e da população que a visitou em 2007.O sucesso obtido aquando da 1ª Capital do Móvel Galiza aumenta a responsabilidade em relação a esta feira, a qual terá mais uma vez ampla cobertura mediática na região espa-nhola. Rádios, televisão, jornais, revistas e ou-tdoors serão inundados de anúncios relativos a esta feira, para além de uma grande distri-buição de panfletos, convites e apresentações à imprensa durante 23 dias.As cidades mais abrangidas pela campanha

publicitária serão Vigo, Pontevedra, Vilagar-cia, Santiago de Compostela e Corunha, entre muitas outras povoações.O melhor do mobiliário e da decoração da Capital do Móvel vão estar em destaque na segunda edição desta grande iniciativa, orga-nizada pelo Departamento de Feiras e Eventos da AEPF.A feira vai estar aberta ao público entre as 16h e as 21h nos dias úteis, entre as 11h e as 22h aos sábados, e entre as 11h e as 20h aos domingos.Já o período de montagem principia já no dia 3 de Novembro, terminando às 24h de 7 de Novembro. A desmontagem realiza-se de 17 a 19 de Novembro.Para mais informações contacte o DFE.

A AEPF voltou a associar-se à causa social de construção de uma creche no concelho de Pa-ços de Ferreira através de um torneio de golfe.O Campo de Golfe de Amarante recebeu, no passado dia 25 de Outubro, o segundo Open Capital do Móvel, uma organização do Lions Clube de Paços de Ferreira, em colaboração com a AEPF e a Câmara Municipal.A par da prova de golfe, disputada em 18 bura-cos na modalidade de Stableford, decorreu uma clínica de golfe destinada à demonstração das técnicas necessárias à prática da modalidade no driving range do Campo de Golfe de Amarante, e aconselhamento técnico por profissionais.A prova realizou-se já depois do fecho desta edição, pelo que a reportagem do evento será publicada na próxima edição do Jornal do Em-presário, podendo ser consultada entretanto no site da AEPF na Internet: www.aepf.pt.

Open Capital do Móvel em golfe regressou

Page 2: Novembro 2008

Encontram-se abertas, desde o passado dia 15 de Outubro, as candidaturas para financiamen-to de acções de formação ao Programa Ope-racional Potencial Humano (POPH), no âmbito de diversas tipologias, entre as quais as desti-nadas à Inovação e Gestão. Esta tipologia será aquela que mais enquadramento tem face ao tecido empresarial da Capital do Móvel. Podem candidatar-se a este Eixo pequenas e médias empresas (PME), desde que cumpram determinados requisitos.Recorde-se que o Eixo de intervenção Gestão e Aperfeiçoamento Profissional tem como ob-jectivo geral o desenvolvimento de um con-junto de formações associadas a processos de modernização organizacional, reestruturações e reconversões produtivas que contemplem a promoção da capacidade de inovação, gestão e modernização das empresas enquanto con-dição fundamental de modernização do tecido produtivo, da melhoria da qualidade do em-prego e do aumento da competitividade. Pretende-se, desta forma, reforçar a relevân-cia do investimento a realizar no domínio da formação contínua, tendo presente, a necessi-dade de estimular o desenvolvimento de uma cultura de procura de formação por parte das empresas e dos trabalhadores.Este Eixo pretende apoiar processos de moder-nização e inovação organizacional através da formação dos activos em competências espe-cializadas; a modernização de micro, peque-nas e médias empresas e outras entidades, através de modelos que associam a identi-ficação da trajectória de modernização, as necessidades de formação e a programação das ofertas formativas; e o aumento da par-ticipação dos trabalhadores e empresários das micro e PME em acções de formação, utilizando mecanismos de maior flexibili-dade e proximidade, de forma a melhorar o desempenho deste importante seg-mento de empresas, contribuindo para o desenvolvimento económico e para a criação de emprego mais qualificado.As acções de formação alvo da candida-tura deverão principiar em 2009. As candidaturas encontram-se aber-tas até 15 de Novembro e as empre-sas interessadas deverão contactar o Departamento de Formação Profis-sional da AEPF com a máxima brevidade para elaboração do processo.

Abriram as candidaturas para financiamentode acções de formação das PME

Page 3: Novembro 2008

A crise económica parece ser a grande responsável pelo reduzido volume de vendas das empresas da Capital do Móvel durante a Intercasa, feira que decorreu em Lisboa, entre 4 e 12 de Outubro. Apenas a excelente adesão do público no último fim-de-semana conseguiu salvar as prestações dos empresários pacences.O descontentamento era generalizado entre os empresá-rios contactados, principalmente agastados com a pouca visitação do certame, nomeadamente durante a semana, e com o pouco interesse revelado pelos que se passea-ram pelos corredores. “Não há dinheiro”, é a conclusão de muitos, que consideram que os clientes têm “medo de gastar dinheiro”, numa altura em que só se fala de crise.Os empresários apontaram, ainda, baterias contra a or-ganização, por incluir vários expositores de venda de ar-tesanato, panelas, tapetes e artigos de limpeza o que, na opinião dos entrevistados, acaba por constribuir para a imagem degradada que a Intercasa começa a representar. “Uma porcaria”, referem alguns expositores, habituados a fazer feiras “há 20 anos” e que a Intercasa começa a ser “uma desilusão total”.

Feira em Lisboa sob o signo da crise

Page 4: Novembro 2008

De 8 a 16 de Novembro - 2ª Capital do Móvel, feira de mobiliário, iluminação e decoração de Vilagarcia de Arousa (Galiza)

De 08 a 16 de Novembro – 17ª Exposição de Aves, orga-nizada pela Associação Ornitológica de Paços de Ferreira (AEPF)

20 de Novembro – Convenção Jornadas da Profisousa, organizadas pela Profisousa (AEPF)

De 21 a 22 de Novembro – Jornadas Medico-Desportivas, organizadas pelo Prof. Dr. José Neto (AEPF)

12 de Dezembro – Festa de Natal das Crianças, organi-zada pela AEPF (AEPF)

De 30 de Novembro a 7 de Dezembro - Missão Empresarial à Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos (Riad, Doha e Dubai)

De 5 a 8 de Dezembro - 4ª Mobifree - Exposição Stock Market de Mobiliário, Iluminação e Decoração (Parque de Exposições)

Nota: as datas poderão sofrer alterações. Confirme sempre previamente junto da AEPF.

AGENDAde EVENTOS

Informam-se os interessados que foram apro-vados no âmbito do POPH os seguintes cursos na modalidade de formação Educação e For-mação de Adultos:

Curso: Instalação e Manutenção de Sistemas Informáticos Horas: 1660 Horário: Pós LaboralDestinatários: Activos Empregados, maiores de 18 anos, que possuam o 9º ano de escolaridade e não tenham concluído o 12º ano;Regalias: Subsidio de Alimentação e Transpor-te;Certificado de Competências Escolares com equivalência ao 12º ano;Nível III de Qualificação Profissional.

Curso: Instalação e Operação de Sistemas In-formáticos Horas: 1935Horário: Laboral

Destinatários: Activos Desempregados, maio-res de 18 anos, que possuam o 6º ano de esco-laridade e não tenham concluído o 9º ano;Regalias: Bolsa de Formação, Subsidio de Ali-mentação e Transporte.Certificado de Competências Escolares com Equivalência ao 9º ano;Nível II de Qualificação Profissional.

Foram ainda aprovadas acções de formação de curta duração (entre 25 a 50 horas), desti-nadas a activos que pretendam actualizar as suas competências, nas seguintes áreas de for-mação: Comércio, Contabilidade e Fiscalidade, Gestão e Administração, Ciências Informáticas, Construção Civil e Engenharia Civil, Electricida-de e Energia, Hotelaria e Restauração e Segu-rança e Higiene no Trabalho. Estes cursos funcionarão em horário pós-labo-ral.Para mais informações, contactar o Departa-mento de Formação Profissional da AEPF.

AEPF vê cursos de formação aprovados

Importantes Alterações na Protecção de Patentes, no Registo Marcas e na Protecção do DesignPor Mário Castro Marques (J. Pereira da Cruz, S.A.)

Desde o passado dia 1 de Outubro que entrou em vigor o Decreto-lei nº 143/2008 que intro-duziu um conjunto de relevantes alterações em matéria de Propriedade Industrial. No preâm-bulo daquele diploma explanam-se os objec-tivos prosseguidos com estas alterações, em particular “no interesse conjunto dos cidadãos e das empresas, serão simplificados os contro-los de natureza administrativa, eliminando -se actos e práticas registais e notariais que não importem um valor acrescentado e dificultem a vida do cidadão e da empresa”. Neste segui-mento, são alterados os mecanismos de pro-tecção e de acesso à Propriedade Industrial, e podendo-se destacar, entre outras, as seguin-tes modificações: a) Em matéria de patentes, é introduzido o pedido provisório de patente, concedendo um prazo de 12 meses para se iniciar um processo

de protecção da invenção, tendo como base o pedido apresentado inicialmente.b) No que concerne à protecção do Design, mediante recurso aos Desenhos ou Modelos, é eliminado “o exame oficioso da novidade dos pedidos de registo de desenhos ou modelos”, apesar de se exigir sempre a novidade e aspec-to singular do Design.- Excepção apenas para os casos em que seja deduzida uma oposição no processo adminis-trativo e em que o INPI terá de analisar então aquela novidade e aspecto singular. c) Ainda em matéria de Desenhos ou Modelos, aumenta-se o número de produtos que pode-rão ser incluídos em cada pedido, passando-se dos actuais 10 para até ao máximo de 100. d) É criada também uma nova figura de Logó-tipos, mais ampla, e que vem assimilar à figu-ra do Logótipo, as anteriores modalidades de “Nome e Insígnia de Estabelecimento”, e que passam também a designar-se por Logótipos.

e) Em matéria de marcas, elimina-se a obri-gação de apresentação de Declarações de In-tenção de Uso, embora se mantenha sempre a exigência de uso efectivo da marca.f) Também em termos de marcas, desaparece o chamado processo especial de registo da mar-ca, dada a maior rapidez que se prevê para o processo de registo normal de marca.Tratando-se de alterações relevantes que pre-tendem, na vontade do legislador, responder às necessidades das empresas e de outros inte-ressados no recurso à Propriedade Industrial, importará verificar quais são os seus efeitos concretos e as mudanças que irão surgir, desde o passado dia 1 de Outubro, na vida empresa-rial daqueles interessados e na relação entre estes e esta área da Propriedade Industrial. Para esclarecimentos adicionais ou clarificar quaisquer dúvidas relacionadas, poderá con-tactar a AEPF – Associação Empresarial de Pa-ços de Ferreira, ou a J. Pereira da Cruz.

Restaurante disponível para festas variadasA unidade de restauração protocolada com a AEPF, para exploração do espaço existente no Parque de Exposições Capital do Móvel, informa que abre às sextas à noite mediante reserva.Além disso, oferece os seus préstimos para festas de Natal, comunhões, batizados, ani-versários, despedidas de solteiro, festas de empresas e outros tipos de evento. A sala do restaurante tem capacidade para 200 pesso-as.Os contactos são: 913000098 e 937730813.

O Governo, através do Orçamento do Estado, vai reduzir em 2009 a taxa do IRC em 50 por cento para os primeiros 12500 euros de maté-ria colectável e o primeiro-ministro anunciou “uma das descidas mais significativas do Pa-gamento Especial por Conta”. Além disso, o Governo vai permitir acesso a um novo pacote financeiro de crédito. O PME Investe II é uma linha de crédito de mil milhões de euros des-tinada às PME, que pratica uma taxa de juro inferior à Euribor, tem um período de carên-cia e financiamentos que beneficiam de uma

garantia pública de 50% do seu valor. A PME Investe II sucede à PME Investe, que esgotou o seu capital de 750 milhões de euros em poucos dias.De acordo com o primeiro-ministro, este OE2009 revela a “preocupação” do Governo de “responder às dificuldades internacionais e que apoie a criação de riqueza em Portugal”, aquando a sessão de formalização da linha de crédito de mil milhões de euros para as PME que se realizou em Santa Maria da Feira peran-te cerca de dois mil empresários.

PME Investe II: mil milhões de euros em crédito para empresas