informativo - novembro de 2008

12
N o 06 ANO 3 NOV/2008 CAMPANHA DA FACULDADE CONSCIENTIZA SOBRE OS MALES DO CIGARRO CAMPANHA DA FACULDADE CONSCIENTIZA SOBRE OS MALES DO CIGARRO O tabagismo Ø considerado, pela Organizaªo Mundial de Saœde (OSM), a principal causa de morte evitÆvel do mundo. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Cncer (INCA), sete pessoas que nunca fumaram mor- rem por dia em decorrŒncia do cigarro. Essa estatstica chocante motivou a Faculdade Arnaldo a lanar uma campanha: Ambientes livres do cigarro preservam um direito fundamental: o direito vida. Neste final de semes- tre, banners estarªo espalhados pela Instituiªo para conscientizar os alu- nos sobre os males que o tabaco causa. P`GINAS 6 E 7. QUAL A RELA˙ˆO IDEAL ENTRE ALUNO E PROFESSOR? Pesquisa realizada na Faculdade revela o que os alunos esperam do relacionamento com seus mestres. P`GINA 3 SAIBA O QUE MUDA COM AS NOVAS REGRAS DA LEI DE EST`GIOS Pelas novas regras, o perodo de estÆgio foi reduzido de oito para seis horas diÆrias. Os estagiÆrios terªo ainda direito a 30 dias de recesso remunerado. P`GINA 10 A comunidade acadŒmica acaba de ganhar mais duas importan- tes fontes de informaªo: a R2A e a Revista da Faculdade de Di- reito Padre Arnaldo Janssen. P`GINA 12 DIGA NˆO AMBIENTES 100% LIVRES DE FUMO PRESERVAM DIREITOS FUNDAMENTAIS: O DIREITO SADE E VIDA Lanamento de revistas acadŒmicas Durante uma semana, professores alunos e convidados especiais dis- cutiram a promulgaªo da Carta Magna, que decretou o Estado DemocrÆtico de Direito aps um longo perodo em que o Brasil viveu sob ditadura militar. P`GINA 5 Brasil festeja os 20 anos da Constituiªo

Upload: faculdadearnaldo

Post on 14-Jun-2015

459 views

Category:

Documents


35 download

DESCRIPTION

No 06 -“ ANO 3 - NOV/2008CAMPANHA DA FACULDADE CONSCIENTIZA SOBRE OS MALES DO CIGARROO tabagismo é considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OSM), a principal causa de morte evitável do mundo. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), sete pessoas que nunca fumaram morrem por dia em decorrência do cigarro. Essa estatí­stica chocante motivou a Faculdade Arnaldo a lançar uma campanha: Ambientes livres do cigarro preservam um direito fundamental: o direito à vida.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo - Novembro de 2008

No 06 � ANO 3 � NOV/2008

CAMPANHA DA FACULDADECONSCIENTIZA SOBRE

OS MALES DO CIGARRO

CAMPANHA DA FACULDADECONSCIENTIZA SOBRE

OS MALES DO CIGARROO tabagismo é considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OSM), a

principal causa de morte evitável do mundo. No Brasil, segundo dados doInstituto Nacional do Câncer (INCA), sete pessoas que nunca fumaram mor-rem por dia em decorrência do cigarro. Essa estatística chocante motivou aFaculdade Arnaldo a lançar uma campanha: �Ambientes livres do cigarropreservam um direito fundamental: o direito à vida�. Neste final de semes-tre, banners estarão espalhados pela Instituição para conscientizar os alu-nos sobre os males que o tabaco causa. PÁGINAS 6 E 7.

QUAL É A RELAÇÃOIDEAL ENTRE ALUNO E

PROFESSOR?Pesquisa realizada na

Faculdade revela o que osalunos esperam do

relacionamento com seusmestres.

PÁGINA 3

SAIBA O QUE MUDACOM AS NOVAS REGRAS

DA LEI DE ESTÁGIOSPelas novas regras, o período de

estágio foi reduzido de oito para seishoras diárias. Os estagiários terãoainda direito a 30 dias de recesso

remunerado.

PÁGINA 10

A comunidade acadêmica acabade ganhar mais duas importan-tes fontes de informação: a R2Ae a Revista da Faculdade de Di-reito Padre Arnaldo Janssen.PÁGINA 12

DIGANÃO

AMBIENTES 100% LIVRES DEFUMO PRESERVAM DIREITOSFUNDAMENTAIS: O DIREITO

À SAÚDE E À VIDA

Lançamentode revistas

acadêmicas

Durante uma semana, professores alunos e convidados especiais dis-cutiram a promulgação da Carta Magna, que decretou o EstadoDemocrático de Direito após um longo período em que o Brasil viveu sobditadura militar. PÁGINA 5

Brasil festeja os 20 anos da Constituição

Page 2: Informativo - Novembro de 2008

ARTIGOSPÁG. 2

�O aumento da competição no mer-cado de trabalho tem se tornado umassunto recorrente na literatura denegócios. Nota-se que a disputa é cadavez mais acirrada, principalmentepela grande disponibilidade de profis-sionais capacitados. Nesse contexto,investir nos estudos nunca foi tão in-dispensável. Curso superior, pós-gra-duação e línguas estrangeiras são con-siderados requisitos fundamentais.

À medida que a oferta de profissio-nais de qualidade aumenta, crescemtambém as exigências das organizaçõesao contratar. Conhecimentos técnicos egerenciais, apesar de essenciais, já nãosão mais suficientes na hora de conquis-tar o tão sonhado emprego. Procura-se,além disso, pessoas capazes de liderar ecriar vantagens competitivas. Para isso,devem apresentar características distin-tivas, relacionadas ao que hoje conhece-mos como empreendedorismo.

Os intra-empreendedores são aque-les profissionais que se comportam co-mo empreendedores dentro de organiza-ções já estabelecidas. Assim como osdonos, preocupam-se em melhorar con-tinuamente suas atividades e em de-fender projetos que acreditem contribuirpara a sustentabilidade do negócio. Sãopessoas capazes de sonhar e transformar

seus sonhos em realidade. Para tanto,desenvolvem habilidades pessoais im-prescindíveis, como saber trabalhar emequipe, ter boa comunicação verbal e es-crita, realizar apresentações de idéias eter autonomia para aprender.

A capacidade que o intra-empreen-dedor tem de fazer a diferença está di-retamente relacionada à competênciapara apresentar e implementar idéias.Quando é bem sucedido, seu sonho dei-xa de ser individual e passa a ser coleti-vo, uma vez que é capaz de persuadir emotivar seus pares, subordinados e su-periores em torno de sua visão de futu-ro. Dependendo do contexto, essa visãopode tomar a forma de um novo produ-to, uma nova unidade de negócio ousimplesmente novas maneiras de ven-der um produto já existente.

O valor do intra-empreendedorpara as organizações encontra-se emsua habilidade de enxergar o futuro deforma antecipada e, especialmente, desaber desbravar o caminho até lá. Es-ses profissionais, ao contrário do quemuitos acreditam, não nascem pron-tos, são formados ao longo da vida. Evocê? Está preparado para se tornarum intra-empreendedor e conquistar oseu espaço no mercado?�

PROF. PEDRO DRUMMOND

Depois de três décadas de uma leique previa apenas uma garantia aosestagiários � o seguro contra aci-dentes pessoais, em setembro, o Sena-do aprovou e o Presidente da Repúbli-ca sancionou a Lei 11.788/08, conheci-da com a nova Lei de Estágios. Comcerteza é um grande ganho aos estu-dantes que trabalham e tanto con-tribuem para o sucesso profissionaldas empresas. Nesta edição do Infor-mativo, o leitor poderá esclarecer asprincipais mudanças e os reais bene-fícios dos estagiários com a nova lei.

O Informativo levanta ainda umtema bastante polêmico: a questão dofumo na Instituição. Muitos concor-dam, que, até por questão de educa-ção, o cigarro deveria ser banido de lo-cais fechados, com os corredores daFaculdade. Já os contrários defendemque o tabaco prejudica apenas os fu-mantes. Conheça os reais prejuízoscausados pelo cigarro e veja a opiniãode especialistas e dos próprios alunosda Faculdade sobre o assunto.

Gostaria de registrar e dividir comtodos um marco histórico para a Fa-culdade Arnaldo, que nos trouxe ale-gria e satisfação, o lançamento dasRevistas R2A � Revista de Adminis-tração Arnaldo e a Revista do Cursode Direito Padre Arnaldo Janssen.

Além disso, o leitor poderá con-ferir, nesta edição do Informativo di-cas acadêmicas e culturais.

Boa leitura a todos.

IRMÃO ALCIDES LEOPOLDO FÉLIXDIRETOR-GERAL DAS FACULDADES

ARNALDO JANSSEN

CARTAS A REDAÇÃONeste espaço, você pode sugerir, elogiar, criticar e mandar o seu recado para a Fa-

culdade Arnaldo. Para participar dessa seção, envie um e-mail para [email protected].

�A Faculdade Arnaldo Janssen é Instituição que beneficia a geração que busca co-nhecimento e sabedoria num mundo competitivo e globalizado. Ao termino da gra-duação como acadêmico de Direito, olharemos para trás com orgulho de sermos fi-lhos verdadeiros dessa mãe acolhedora que nos ensina a enfrentar o mundo das leis ejurisprudências, ficando eternamente marcada nos pareceres que um dia iremos emi-tir, nas petições que um dia iremos assinar e nos julgamentos que um dia iremos pro-ferir, pois, mais que interpretar as leis, nos ensinou a amar a Justiça e a lutar por ela�.

BERTIE MOURA � ACADÊMICO DE DIREITO DA FACULDADE ARNALDO JANSSEN

Expediente:INFORMATIVO FACULDADE ARNALDO � Ano 3 � Nº

6 � Novembro de 2008

Diretor-Geral: Irmão Alcides Leopoldo Félix.Vice-Diretor: Padre Renê Luiz Paulino de Oliveira

Dep. de Comunicação: Simone de Paula eRenata Evangelista.

Conselho Editorial: Ir. Alcides Leopoldo Félix, Prof.Carlos Alberto Portela, Profª Soraia Mônica Murta,

Simone de Paula.Redação e Edição: Pessoa Comunicação e

Relacionamento � (31) 3485-7875. Erika Pessoa(Conrerp 1671). Paula Bicalho (MG10620).

Projeto Gráfico: Selma Lúcia F. de CarvalhoDiagramação: José Wilson de Carvalho

Revisão: Profª Débora Campos Prado TavaresFotos: Arquivos da Faculdade, arquivos pessoais

dos alunos e entrevistados.Tiragem: 2 mil exemplares

(Distribuição dirigida e gratuita). Endereço: Praça João Pessoa, 200 Funcionários �

Cep. 30140-020 � Belo Horizonte / MG, Brasil.Homepage: www.faculdadearnaldo.edu.br

EDITORIAL

Informaçõesvaliosas

Sugestões para este informativo:3524-5162

e-mail: [email protected]

Esse espaço é destinado para alunos e professores. Quer ver o seu artigopublicado aqui? Envie e-mail para [email protected].

INTRA-EMPREENDEDORISMO: O QUE ASORGANIZAÇÕES ESPERAM DE SEUS PROFISSIONAIS

Page 3: Informativo - Novembro de 2008

PESQUISA INTERNA PÁG. 3

Pela pesquisa, podemos comprovarque o quesito mais importante, na opi-nião dos alunos, é a capacidade de man-ter um diálogo e um clima agradável emsala de aula (29%). Um ambiente maisdescontraído, com um líder que sabe ou-vir, ceder espaços e identificar dificulda-des, tende a ser um lugar mais agradá-vel para o estudo. Quando esse estágio éalcançado, há uma relação consideradapor muitos como ideal.

�Acredito que um bom professor de-va, em primeiro lugar, gostar de lecionare dominar aquilo que ensina. Deve sercapaz de estimular nos seus alunos ogosto pela matéria, por mais sem atra-tivos que a mesma possa ser�, afirma oaluno de direito, Sérgio Benjamim.

Sérgio acredita que um bom professornão precisa saber tudo. �Não acho queele necessite ser um sábio no real senti-do da palavra, basta apenas que tenhauma postura que incentive o aprendiza-do, levando-nos a descobrir, por meiospróprios, as respostas�, explica.

O aluno de Direito sempre fez ques-tão de manter um bom relacionamento.�Ao longo de toda a minha vida, sempre

quis manter uma boa relação com pro-fessores e colegas, acho que cada umdeve fazer a sua parte nisso.�

Karine Araújo é aluna de adminis-tração e considera que uma relação ide-al tem que ser baseada no respeito mú-tuo e que o professor deve sempre en-contrar um equilíbrio entre ser rígido eliberal. �Acredito que um professor mui-to durão ou muito liberal pode atrapa-lhar o desempenho do aluno. Tem quehaver flexibilidade. As aulas se tornarãodesinteressantes se o professor quisermostrar que manda a todo tempo, e sefor liberal demais, mostra que não se in-teressa pelo conhecimento�, explica.

Um bom professor, segundo Karine,tem que ter capacidade de influenciar osalunos, tornar as aulas dinâmicas, comconteúdo atual, passar segurança nasinformações.

A aluna de administração afirmamanter um bom relacionamento com osprofessores porque acredita que, se nãofor dessa forma, estaria prejudicando asi mesma e dificultando seu desempe-nho. �Isso tornaria as aulas chatas e semaprendizado�, explica.

CIDADE: MONTE VERDE � MGPorque recomenda: �A cidade é ótimae o clima frio a transforma em um con-vite para o romance. Recomendo a to-dos que levem suas esposas ou namo-radas, elas vão adorar�.Lugares para visitar: �Não deixe de ir aoTrás os Montes, um maravilhoso restau-rante de comida portuguesa, ondeservem também um delicioso fondue eonde é possível ouvir música de exce-lente qualidade; o passeio de quadrici-clo pelas montanhas também é ótimo,pois você conhece um pouco mais dacidade passando por lugares maravilho-sos, além de conhecer um pouco maisda Serra da Mantiqueira. Sobre a cidade: Situada em um vale noalto da Serra da Mantiqueira, MonteVerde apresenta características tipica-mente européias. Reúne os mesmosatrativos da agitada Campos do Jordão,mas oferece a tranqüilidade de uma pe-quena cidade do interior.

CIDADE: BUENOS AIRES, ARGENTINAPorque recomenda: �Buenos Aires temuma vida noturna agitada e conta-giante. Os teatros estão por toda parte.Shows ao vivo e peças teatrais fazemparte da cultura portenha�. Lugares para visitar: Passarela parapedestres que liga o Museu de La Imi-gración com a baía e o parque; o com-plexo do Puerto Madero, um ponto turís-tico durante o dia e um �point� noturno,com bares, cafés, pub�s, restaurantes;Museu de Arte Moderna e Museu deArte Latino-Americana (Malba); CaféTortoni onde existem vários eventos cul-turais e inclusive uma mesa cativa reser-vada a �Carlos Gardel� e outros; oCaminito, localizado no bairro La Boca,onde dizem ter se desenvolvido um tan-go típico da região�.

Índice Indicador Conceito Importância

Didática Capacidade de passar o conteúdoda disciplina de maneira adequada

29%

Índice de Relacionamento Capacidade de manter um diálogo equalidade um clima agradável em sala de aula.

28%

do professor Compromisso Pontualidade e assiduidade 18%

Conhecimento Conhecimento teórico e práticoatualizado

25%

TOTAL 100%

ALUNO X PROFESSOR:Qual a relação ideal?

Ao ingressar na universidade, os alunos logo percebem que as relações com seusnovos professores seriam diferentes daquelas vividas no tempo da escola. Entre sisu-dos e descolados, mais jovens ou mais velhos, espirituosos ou carrancudos, cada pro-fessor tem seu jeito de ensinar e interagir. Além disso, essa abordagem é afetada pe-lo próprio ambiente universitário mais independente, e onde os professores não sepreocuparão em tutelar seus alunos da mesma forma que acontecia no ensino médio.Um estudo realizado pela Data Consumer em agosto de 2007, encomendado pela Fa-culdade Arnaldo, pesquisou a opinião dos alunos a respeito da relação com o profes-sor e as qualidades que um bom professor precisa ter. Veja o resultado obtido:

GLAUCO

NASBAR,35 ANOS

6º PERÍODO

DE DIREITO

DIEGO

AUGUSTO

REZENDE

COSTA,22 ANOS �3º PERÍODO DE

ADMINISTRAÇÃO

n n n

SÉRGIO BENJAMIMALUNO DO 10º

PERÍODO DE DIREITO

A AVALIAÇÃO DO ALUNO:�Certa vez, li em um livro que os bons alunos não são es-

colhidos por suas respostas, e sim por suas perguntas. Acredi-to que isso seja verdade e, por esse motivo, me considero umbom aluno. Quem me conhece, sabe que pergunto muito,quase como se colecionasse os �porquês� das coisas. E é in-teressante que essa característica de querer saber sempremais me acompanha até hoje. Basta ver que, após mais devinte e cinco anos de formado em Odontologia, voltei à fa-culdade para estudar Direito e descobrir os porquês de váriascoisas que não compreendia bem.�

Page 4: Informativo - Novembro de 2008

GenildaMárcia

PenidoRodrigues, tem44 anos, e seformou nosemestrepassado emDireito pelaFaculdade

Arnaldo. A mais recente advogadado mercado tem deficiência visuale conta, nesta entrevista, osobstáculos e as conquistas queencontrou pelo caminho.

LAD

O B

DIFERENCIALPÁG. 4

Apartir dessa edição, vamosmostrar alguns professoresque realizam atividades inusi-

tadas quando estão fora da sala deaula. O primeiro é um amante dasartes marciais. Quando não está emsala de aula, Matheus Lemos se dedi-ca às artes marciais. Ele é lutador dejiu-jitsu há cinco anos e meio. �Sem-pre pratiquei esporte, principalmentelutas. Treinei capoeira durante seteanos. Mas, quando conheci o jiu-jitsume interessei e quis des-cobrir tudo so-bre essa arte que, diferente do que aspessoas pensam, exige muita in-teligência e técnica�, explica Matheus.

O jiu-jitsu ou �arte suave�, nasceuna Índia e era praticado por mongesbudistas. Preocupados com a autodefesa, os monges desenvolveramuma técnica baseada nos princípiosdo equilíbrio, do sistema de articu-lação do corpo e das alavancas, evi-tando o uso da força e de armas.

Matheus deixou de praticar ou-tros esportes para se dedicar exclusi-vamente ao jiu-jitsu. �Os treinos são

intensos e o risco de me machucarem outros esportes é alto�, explica oatleta. Mas toda a dedicação é com-pensada pelos benefícios que a lutaoferece. �O jiu-jitsu me ensinou acuidar da minha saúde, elevou mi-nha segurança pessoal e minha au-to-estima. Além de ser uma terapiapara aliviar minhas preocupações detrabalho, é no jiu-jitsu que encontromeus amigos e me divirto�, afirma.

O atleta leva o jiu-jitsu muito asério. �Sou atleta de competição, e jádisputei campeonatos mundiais, bra-sileiros e regionais. Sou duas vezesvice-campeão Brasileiro por equipese sou o atual campeão de Submissionde Minas Gerais em minha catego-ria. Minha equipe se chama TécnicaX-trema�, conta orgulhoso.

As lições que aprende com a artemarcial, Matheus leva para a vida.�Aprendi que na vida, quando há umobjetivo, devemos nos empenhar aomáximo para alcançá-lo e não desis-tir com as dificuldades encontradas.Eu nunca desisto do que quero!�

Por que você resolveu fazer uma fa-culdade de Direito?Trabalhava antes na área de educa-ção, e por isso, cheguei a começar umcurso Normal/Superior. Mas não con-cluí porque comecei a trabalhar noTribunal Regional do Trabalho, emoutra área, e achei melhor fazer umcurso que me desse suporte para ad-quirir mais conhecimentos e dominaro trabalho que estava realizando.

Por que a Faculdade Arnaldo?Por causa da minha deficiência visual,precisava escolher um local que facili-tasse meu acesso aos estudos, tanto doponto de vista educacional como de in-fra-estrutura, e encontrei tudo isso noArnaldo.

Durante o período da faculdade,você enfrentou muitos obstáculos porcausa de sua deficiência visual? Co-mo lidava com eles?

EXEMPLO DEPERSEVERANÇA

TESESHILDELANO DELANUSSE THEODORO

O professor Hildelano foi a Wageningen,na Holanda, para participar de umapesquisa internacional chamada �Proje-to GovÁgua�, realizada pela União Eu-ropéia em parceria com a Universidadede São Paulo (onde faz Doutorado emCiência Ambiental). Esse projeto estudaas mais eficientes formas de gestão derecursos hídricos no mundo, e o con-ceito denominado �Multi-StakeholdersPlatforms�. �Escolhi esse campo de estu-do pelo caráter multidisciplinar de co-operação (trabalho em uma equipecom pessoas de mais de 15 nacionali-dades) e pela temática estar entre asmais importantes na agenda políticahoje, além de suas imensas possibili-dades de aplicação�, explica.

JAQUELINE OLIVEIRA SOUKI

A professora Jaqueline Oliveira Souki es-tá fazendo doutorado em EstudosLingüísticos pela UFMG. Formada emLetras e Pedagogia pelo UNI-BH, Jaque-line possui mestrado em Lingüística Apli-cada pela UFMG, é especialista em Lín-gua Inglesa pela PUC/MINAS, e é profes-sora titular de Leitura e Produção de Tex-tos, Língua Portuguesa e Comunicaçãoe Expressão para os cursos de Direito eAdministração da Faculdade Arnaldo. Adoutorada tem previsão de formaturapara 2010 e a professora quer fazer umpós-doutorado na mesma área.

ss

3 NOME: MatheusLemos

3 PROFISSÃO:professor deAdministraçãoda FaculdadeArnaldo

3 ATIVIDADE

EXTRACURRICULAR:lutador de jiu-jitsu

Acho que é comum enfrentar obstácu-los em tudo que vamos fazer, indepen-dente de possuir alguma deficiênciaou não. Mas sempre recebi muita aju-da da faculdade, dos colegas, dos pro-fessores, e isso servia para abrandarum pouco as dificuldades que encon-trava no caminho.

Qual é a sensação de realizar o son-ho de se formar?É uma alegria enorme, uma recom-

pensa por tudo que enfrentei. Acho quetenho muito a agradecer, a todo mun-do que me ajudou e que torceu pormim. Estou muito feliz!

Do que mais vai sentir falta de suaépoca na faculdade?Com certeza dos colegas, dos profes-sores, da convivência legal que a gentetinha, lembrarei disso sempre commuito carinho.

E os planos para o futuro?Continuar estudando sempre. Agoraestou fazendo pós-graduação em Direi-to Material e Processual, mas tambémquero estudar para concursos.

Que conselho você dá para quem,como você, quer entrar na faculda-de mas tem medo por causa de al-guma deficiência?As dificuldades existem para serem en-frentadas. Se for o seu desejo entrar nafaculdade, corra atrás disso e procureinstituições que lhe dê apoio, como aFaculdade Arnaldo fez comigo. Lutesempre, nunca podemos desistir denossos sonhos, independente da difi-culdade que apareça.

Page 5: Informativo - Novembro de 2008

DEBATE E CONSCIÊNCIA PÁG. 5

No dia 5 de outubro, o país comemo-rou os 20 anos de promulgação daConstituição de 1988, chamada �cida-dã� pelo então presidente da Assem-bléia Nacional Constituinte, UlyssesGuimarães. E esse foi o tema da Se-mana Jurídica, promovida pela Facul-dade Arnaldo de 22 a 26 de setembro.

Hoje está claro que a Constituiçãode 1988 promoveu um avanço no con-ceito de cidadania, porque contribuiupara sua popularização e introduziuinstrumentos legais importantes deafirmação democrática. Ao mesmotempo, a Constituição ficou incomple-ta. Até hoje, sofre um aperfeiçoamen-to contínuo que leva muitos a conside-rá-la uma �colcha de retalhos� emeterna reforma. Após 20 anos, qual é,afinal, o legado real da Constituição?

Em 88, a Constituição trouxe muitasinovações. Durante mais de 150 anos,os analfabetos estiveram excluídos davida política, a Constituição garantiu aeles o direito ao voto. Também concedeua todo cidadão o direito de saber as in-formações que o governo guarda sobreele, um recurso conhecido como hábeas-data. Depois da Constituição, foramelaborados um novo Código Civil, oCódigo de Defesa do Consumidor, o Es-tatuto da Criança e do Adolescente e oEstatuto do Idoso. O racismo passou aser considerado crime inafiançável.

�A Constituição brasileira atual foium marco no constitucionalismo do nos-

so país em termos de avanços em rela-ção aos direitos e garantias constitucio-nais e sempre foi considerada cidadã noseu aspecto formal (textual). Mas, a ina-plicabilidade constitucional reflete afalta de políticas públicas adequadaspara a sua concretização�, explica acoordenadora do curso de Direito da Fa-culdade Arnaldo, Soraia Murta.

Nos últimos anos, se tornaram co-muns decisões judiciais que obrigam ogoverno, por exemplo, a bancar remé-dios caríssimos para cidadãos quesofrem com alguma doença e não têmcomo pagá-los. Outro caso foi o recenteentendimento do Supremo sobre onepotismo no serviço público. Provoca-do, o STF entendeu que a Constitui-ção proíbe ocupantes de cargos públi-cos de empregar parentes em cargosde confiança. E é aí que a Constituiçãode 1988 revela suas limitações.

Desde sua promulgação, tem sido al-vo de críticas. O primeiro foi o entãopresidente José Sarney, que afirmouque ela tornaria o país �ingovernável�.Economistas afirmavam que o governonão conseguiria cumprir as novas obri-gações sociais estabelecidas no textoconstitucional, pois elas custariam caroao Estado. Com 245 artigos e 1.627 dis-

positivos, a Constituição brasileira éuma das maiores do mundo. E continuacrescendo. Desde 1988, as 62 emendasfeitas já a tornaram 25% maior.

A Constituição de 1988 é a que pos-sui o maior número de dispositivos quedeterminam políticas públicas em todaa História: 496. �Obrigar governos agastar com o que é mais importanteparece uma boa intenção. Mas isso naprática engessa a gestão pública e tor-na difícil para qualquer governo definirprioridades de acordo com sua linha detrabalho. É por isso que, desde 1988,não há governo que não tenha depara-do com a necessidade de fazer emendasà Constituição para conseguir gover-nar�, afirma o professor de Direito daFaculdade Arnaldo, Cristiano Erse.

�Acho que após 20 anos, temosmais motivos para comemorar, pois aConstituição realmente é garantista eexistem instrumentos efetivamenteeficazes contra eventuais abusos porparte do poder estatal. Cabem aosagentes públicos e a sociedade conhe-cer a Constituição e sempre inter-pretá-la de uma forma sistêmica, ten-do como parâmetros os princípios doEstado Democrático de Direito�, con-clui a coordenadora.

A Faculdade Arnaldo disponibilizaaos alunos a biblioteca Carlos Drum-mond de Andrade, que possui um acer-vo com quase 36 mil exemplares. Todosemestre, a biblioteca passa por umaatualização com a compra de livros porindicação dos professores, dos alunos elançamentos do mercado.

Mas esse acervo está pedindo socor-ro. �O principal problema aqui é a fal-ta de conscientização de alguns usuá-rios no que diz respeito ao uso do livroe à sua conservação. Eles esquecemque, amanhã, outro colega vai precisardaquele material. Além disso, temosproblemas com desvio, perda ou não-devolução�, explica Patrícia Pires,coordenadora da Biblioteca.

A bibliotecária conta que os defeitosmais comuns encontrados nos exem-plares são livros grifados com marcatexto, anotados com lápis ou caneta,capas rasgadas e páginas arrancadas.�Já chegaram a retirar um capítulo in-teiro�, comenta.

Todo semestre, livros são inutiliza-dos ou precisam passar por reformaspor causa do mau uso, o que gera cus-tos à faculdade que, ao invés de inves-tir em novas publicações, precisa con-sertar os estragos. �O valor investidoacaba sendo deduzido da compra denovos exemplares. Os reparos ou repo-sições de tantas obras danificadas sãoônus, não só para a biblioteca, maspara o próprio aluno, que deixa de re-

ceber novos títulos além dos especifi-cados pelo professor, em função da ne-cessidade de reposição de materiaisperdidos�, afirma Patrícia.

Ela explica que a faculdade é obri-gada a seguir as recomendações doMinistério da Educação e Cultura(MEC) disponibilizando a bibliografiabásica indicada. Uma preocupação daBiblioteca e da Direção é fornecer aosalunos uma bibliografia complemen-tar e variada.

�Assim os usuários/alunos comple-tam sua formação, os professorespercebem que a aula rende mais com ainformação adicional obtida, e a insti-tuição ganha com a repercussão do co-nhecimento demonstrado pelo ex-alu-no na atividade profissional, gerandoreputação e novos alunos�, conta Pa-trícia que questiona: �Mas se temosque desviar este recurso adicionalpara a conservação ou reposição deexemplares, pergunto: quem perdemais com a destruição dos livros?�.

SOS: ACERVO DA BIBLIOTECA SOFRE COM MAU USO

A falta de conscientização põe emrisco um rico acervo

20 ANOS DEPOIS:A CONSTITUIÇÃO ÉMESMO CIDADÃ?

Durante umasemana,tema foiassunto dediscussãoentreprofessores,alunos econvidados

Page 6: Informativo - Novembro de 2008

�O cigarro é um dos grandes males àsaúde, por isso é importante que, cada vez

mais, estabelecimentos, empresas einstituições de ensino, adotem à

campanha do Ministério da Saúde. Sóassim conseguiremos levar adiante nossaproposta de conseguir ambientes 100%

livres de cigarro. É fundamental estimularesse trabalho com toda a comunidade

acadêmica e despertar nas pessoas nadamais do que o respeito ao próximo�.

MARIA ISABEL MONTEIRO � PSICÓLOGA DA SECRETARIA

ESTADUAL DE SAÚDE

�Como eu trabalho com crianças e jovens,sempre procurei conscientizar os adultos a

não fumar porque o cigarro traz muitosmales à saúde tanto deles, quanto das

crianças que tem que conviver com o fumo�. ANTÔNIO GERALDO � PORTEIRO DO COLÉGIO E DA

FACULDADE ARNALDO

�Acho que a faculdade deveria mesmorestringir o consumo de cigarro somente

para locais abertos e de grandecirculação de ar, como o pátio, por

exemplo. Mas restringir totalmente não soua favor, não�.

RAFAEL TADEU CAMPOS LOPES � ALUNO DO 4ºPERÍODO DE DIREITO

�Sou extremamente a favor da lei e daproibição do cigarro na faculdade. Primeiro,porque acho o cheiro horrível, incomodamuito, e segundo, porque já perdi pessoasqueridas por causa de enfisemaspulmonares. Apoio 100% a proibição�.WELLINGTON ANTÔNIO DE OLIVEIRA � ALUNO DO 4ºPERÍODO DE DIREITO

�Apesar de ser fumante, concordo com orespeito ao direito dos outros. Mas não soua favor de proibir totalmente. Acho que afaculdade deveria criar um espaço ondepossamos fumar sem atrapalhar ninguém,isso seria o ideal�.CELESTINA MARIA DA ROCHA �ALUNA DO 7º PERÍODO DE DIREITO

�Sou fumante, mas acho mesmo que éimportante proibir o uso do cigarro emlocais fechados. Não tenho costume defumar em lugares onde sei que as pessoasficarão incomodadas. Acho que afaculdade já devia ter adotado acampanha do Ambiente 100% livre decigarro, ainda mais numa instituição ondeestudam crianças. Acho que não fumar emlocais públicos e fechados é uma questãode respeito e um sinal de educação�.DENISE BARBIERI � ALUNA DO 4º PERÍODO DE DIREITO

CAMPANHAPÁG. 6 PÁG. 7

A Organização Mundial da Saúde(OMS) lançou uma campanha com o ob-jetivo de fazer com que lugares públicose ambientes de trabalho sejam 100%livres de fumaça do tabaco. Tais dire-trizes devem ser adotadas pelo Brasil epelos demais países que ratificaram otratado internacional da OMS para freara expansão do tabagismo pelo mundo.

As orientações do documento refor-çam o fato de que ventilação e filtragemdo ar não são suficientes para reduzir aexposição passiva aos malefícios da fu-maça. A ciência já demonstrou que a fu-maça de derivados do tabaco liberada emrecintos coletivos é cancerígena e tóxicapara seres humanos e que não fumantesrespiram os mesmos elementos tóxicosda fumaça inalados por fumantes ativos.

Pessoas que trabalham onde é permi-tido fumar, ao fim do dia, poderão terrespirado o equivalente a dez cigarros, oque aumenta em cerca de duas vezes orisco de infarto do miocárdio e em seisvezes o risco de câncer de pulmão. Gar-çons não fumantes expostos à fumaçaapresentam, em média, o dobro de chan-ce de desenvolverem câncer de pulmãodo que não fumantes, não expostos à fu-maça ambiental do tabaco.

Um estabelecimento comercial quepermite o fumo está descumprindo aConsolidação das Leis do Trabalho (CLT)que prevê no artigo 157 a proteção dotrabalhador em relação a doenças ocupa-cionais. Descumpre também a normaregulatória 09, do Departamento Na-cional de Saúde e Segurança no Traba-lho, que estabelece a obrigatoriedade daimplementação de um programa de pre-

venção de riscos ambientais.Os males do tabagismo passivo con-

sistem na irritação nos olhos, tosse, dorde cabeça e aumento dos problemas alér-gicos e cardíacos com efeitos de médio elongo prazo. Pesquisas indicam que osfumantes passivos têm um risco 23%maior de desenvolver doença cardiovas-cular e 30% mais chances de ter câncerde pulmão. Maior propensão à asma, re-dução da capacidade respiratória, 24% amais de chances de infarto do miocárdioe maior risco de aterosclerose.

Crianças expostas à fumaça podemdesenvolver doença cardiovascular quan-do adultas, infecções respiratórias e as-ma brônquica. Os filhos de gestantes quefumam apresentam o dobro de chancesde nascer com baixo peso, 70% de possi-bilidades de sofrer um aborto espontâ-neo e 30% deles podem morrer ao nascer.Durante o aleitamento, a criança recebenicotina por meio do leite materno, e asubstância produz intoxicação, podendoocasionar agitação, vômitos, diarréia etaquicardia, principalmente em mãesque fumam 20 ou mais cigarros por dia.

Os dois componentes principais daFumaça Ambiental do Tabaco, FAT, sãoa corrente primária � fumaça inalada pe-lo fumante, e a corrente secundária � fu-maça que sai da ponta do cigarro. Estaúltima é o principal componente da FAT,formada em 96% do tempo total daqueima dos derivados do tabaco. Algu-mas substâncias como nicotina, monóxi-do de carbono, amônia, benzeno, ni-trosaminas e outros carcinógenos podemser encontrados em quantidades maiselevadas na corrente secundária.

Acada dia, cerca de sete brasileirosmorrem por doenças provocadaspela exposição passiva à fumaça

do tabaco. De acordo com o estudo Mor-talidade Atribuível ao Tabagismo Pas-sivo na População Urbana do Brasil,feito por pesquisadores do Instituto Na-cional de Câncer (Inca) e do Instituto deEstudos de Saúde Coletiva da UFRJ,pelo menos 2.655 não-fumantes morrema cada ano no Brasil por doenças atri-buíveis ao tabagismo passivo. Essa é aprimeira pesquisa do gênero realizadano país e estimou números somentepara locais de aglomerados urbanos.

De cada 1.000 mortes por doençascérebro-vasculares, 29 são atribuíveis àexposição passiva à fumaça do tabaco. Aproporção é de 25 para 1.000, no caso deisquemias, e de sete para 1.000 porcâncer de pulmão. Os óbitos de mulheressão de 1,3 a 3 vezes maiores que os dehomens. Das 2.655 mortes, 1.601 foramde mulheres (60,3%). A faixa etária queregistra maior ocorrência, tanto emhomens quanto em mulheres, é de 65anos ou mais. O tabagismo passivo é aterceira maior causa de morte evitável nomundo, superada apenas pelo tabagismoativo e o consumo excessivo de álcool.

Nicotina: é o princípio ativo do taba-co, e é substância que causa de-pendência.

Benzopireno: hidrocarboneto quefacilita a combustão existente no papelque envolve o fumo; é altamente can-cerígeno e pode ser encontrado, entreoutros, nos gases de exaustão de veícu-los automotores (especialmente osmovidos a diesel), na fumaça do cigar-ro e da maconha.

Nitrosaminas: são compostos quími-cos cancerígenos e podem ser produzi-das no fumo do tabaco pela reaçãoda nicotina com outros compostos.

Substâncias Radiotivas: como oPolônio 210 e Carbono 14.

Agrotóxicos: como o DDT.Solventes: como o BENZENO, que

pode causar leucemia.Metais pesados: como chumbo e

cádmio (um cigarro contém de 1 a2mg, concentrando-se no fígado, rinse pulmões, permanecendo no orga-nismo de 10 a 30 anos, o que leva aperda de capacidade ventilatória dospulmões, além de causar dispnéia, en-

fisema, fibrose pulmonar, hipertensão,câncer nos pulmões, próstata, rins e es-tômago).

Monóxido de carbono: é o mesmogás que sai dos escapamentos de au-tomóveis, e como tem mais afinidadecom a hemoglobina do sangue doque o próprio oxigênio, toma o lugardo oxigênio, deixando o corpo do fu-mante � ativo ou passivo � totalmenteintoxicado.

Níquel e arsênico: armazenam-seno fígado e rins, coração, pulmões,ossos e dentes resultando em gan-grena dos pés, danos ao miocárdio,entre outros.

Amônia: utilizado em desinfetantessanitários.

Formol: tóxico quando ingerido,inalado ou quando entra em contatocom a pele, por via intravenosa, in-traperitoneal ou subcutânea. Em con-centrações de 20 ppm (partes por mi-lhão) no ar, causa, rapidamente, irri-tação nos olhos e tem comprovadopotencial cancerígeno, principalmen-te de fígado.

ORGANIZAÇÃO MUNDIALDE SAÚDE QUER AMBIENTES100% LIVRES DE CIGARRO

ORGANIZAÇÃO MUNDIALDE SAÚDE QUER AMBIENTES100% LIVRES DE CIGARRO

SE VOCÊ FUMA, VEJA OS BENEFÍCIOS EMABANDONAR O CIGARRO:

Após 20 minutosPressão e pulsação devem voltarao normal.

Em 8 horasO nível de oxigênio no sangue senormaliza.

Em 48 horasA capacidade de sentir cheiro esabor melhora.

De 2 semanas a 3 mesesA circulação melhora, ficamais fácil caminhar e afunção pulmonar aumenta.

Após 5 a 10 anosO risco de derrame e deenfarto é reduzido ao níveldas pessoas que nuncafumaram.

Morte por tabela

COMPOSIÇÃO DO CIGARRO

TABAGISMO NO BRASIL3 200 mil mortes anuais são causadas

pelo tabagismo.3 O cigarro brasileiro é o 6º mais barato

do mundo.3 Hoje, 16% da população brasileira

adulta é fumante. Isso representa umadiminuição de quase 50% no númerode fumantes desde 1989.

3 A concentração de fumantes é maiorentre as pessoas com menor grau deescolaridade

3 O tabagismo é maior entre os homens.3 Cerca de 8% dos gastos com inter-

nação e quimioterapia no SUS sãoatribuídos a doenças relacionadas aoconsumo do tabaco. Somente comesses dois procedimentos, o governogasta R$ 338,6 milhões por ano.

CIGARRO NA FACULDADE: VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA?A Faculdade Arnaldo realizou duas enquetes com os alunos para saber a opinião de-

les a respeito do cigarro e do fumo nas dependências da instituição. A primeira tinhacomo objetivo fazer um levantamento sobre o número de alunos fumantes. O resultadofoi de 11% (164 alunos) de fumantes e 89% de não-fumantes. A segunda pretendia de-scobrir qual a porcentagem de alunos a favor e contra o projeto de Lei Municipal361/05, que prevê a proibição do fumo em locais fechados de uso coletivo, públicos ouprivados. O resultado obtido foi 68% (971 pessoas) a favor e 31% (455 pessoas) contra.O Informativo foi perguntar o que as pessoas achavam sobre a proibição do fumo emlugares fechados, e se essa lei deveria ser aplicada à faculdade. Veja as respostas:

No final deste semestre, bannersestarão espalhados pela Instituiçãopara alertar sobre os males docigarro. Outra iniciativa da Faculdadefoi formar um Comitê Executivo deCombate ao Fumo. Onzefuncionários foram treinados peloPrograma de Prevenção Primária doCâncer (PREVPRI), do MinistérioEstadual da Saúde, para ajudar napromoção da limpeza do ambiente,no que se refere ao uso do cigarro.

Page 7: Informativo - Novembro de 2008

�O cigarro é um dos grandes males àsaúde, por isso é importante que, cada vez

mais, estabelecimentos, empresas einstituições de ensino, adotem à

campanha do Ministério da Saúde. Sóassim conseguiremos levar adiante nossaproposta de conseguir ambientes 100%

livres de cigarro. É fundamental estimularesse trabalho com toda a comunidade

acadêmica e despertar nas pessoas nadamais do que o respeito ao próximo�.

MARIA ISABEL MONTEIRO � PSICÓLOGA DA SECRETARIA

ESTADUAL DE SAÚDE

�Como eu trabalho com crianças e jovens,sempre procurei conscientizar os adultos a

não fumar porque o cigarro traz muitosmales à saúde tanto deles, quanto das

crianças que tem que conviver com o fumo�. ANTÔNIO GERALDO � PORTEIRO DO COLÉGIO E DA

FACULDADE ARNALDO

�Acho que a faculdade deveria mesmorestringir o consumo de cigarro somente

para locais abertos e de grandecirculação de ar, como o pátio, por

exemplo. Mas restringir totalmente não soua favor, não�.

RAFAEL TADEU CAMPOS LOPES � ALUNO DO 4ºPERÍODO DE DIREITO

�Sou extremamente a favor da lei e daproibição do cigarro na faculdade. Primeiro,porque acho o cheiro horrível, incomodamuito, e segundo, porque já perdi pessoasqueridas por causa de enfisemaspulmonares. Apoio 100% a proibição�.WELLINGTON ANTÔNIO DE OLIVEIRA � ALUNO DO 4ºPERÍODO DE DIREITO

�Apesar de ser fumante, concordo com orespeito ao direito dos outros. Mas não soua favor de proibir totalmente. Acho que afaculdade deveria criar um espaço ondepossamos fumar sem atrapalhar ninguém,isso seria o ideal�.CELESTINA MARIA DA ROCHA �ALUNA DO 7º PERÍODO DE DIREITO

�Sou fumante, mas acho mesmo que éimportante proibir o uso do cigarro emlocais fechados. Não tenho costume defumar em lugares onde sei que as pessoasficarão incomodadas. Acho que afaculdade já devia ter adotado acampanha do Ambiente 100% livre decigarro, ainda mais numa instituição ondeestudam crianças. Acho que não fumar emlocais públicos e fechados é uma questãode respeito e um sinal de educação�.DENISE BARBIERI � ALUNA DO 4º PERÍODO DE DIREITO

CAMPANHAPÁG. 6 PÁG. 7

A Organização Mundial da Saúde(OMS) lançou uma campanha com o ob-jetivo de fazer com que lugares públicose ambientes de trabalho sejam 100%livres de fumaça do tabaco. Tais dire-trizes devem ser adotadas pelo Brasil epelos demais países que ratificaram otratado internacional da OMS para freara expansão do tabagismo pelo mundo.

As orientações do documento refor-çam o fato de que ventilação e filtragemdo ar não são suficientes para reduzir aexposição passiva aos malefícios da fu-maça. A ciência já demonstrou que a fu-maça de derivados do tabaco liberada emrecintos coletivos é cancerígena e tóxicapara seres humanos e que não fumantesrespiram os mesmos elementos tóxicosda fumaça inalados por fumantes ativos.

Pessoas que trabalham onde é permi-tido fumar, ao fim do dia, poderão terrespirado o equivalente a dez cigarros, oque aumenta em cerca de duas vezes orisco de infarto do miocárdio e em seisvezes o risco de câncer de pulmão. Gar-çons não fumantes expostos à fumaçaapresentam, em média, o dobro de chan-ce de desenvolverem câncer de pulmãodo que não fumantes, não expostos à fu-maça ambiental do tabaco.

Um estabelecimento comercial quepermite o fumo está descumprindo aConsolidação das Leis do Trabalho (CLT)que prevê no artigo 157 a proteção dotrabalhador em relação a doenças ocupa-cionais. Descumpre também a normaregulatória 09, do Departamento Na-cional de Saúde e Segurança no Traba-lho, que estabelece a obrigatoriedade daimplementação de um programa de pre-

venção de riscos ambientais.Os males do tabagismo passivo con-

sistem na irritação nos olhos, tosse, dorde cabeça e aumento dos problemas alér-gicos e cardíacos com efeitos de médio elongo prazo. Pesquisas indicam que osfumantes passivos têm um risco 23%maior de desenvolver doença cardiovas-cular e 30% mais chances de ter câncerde pulmão. Maior propensão à asma, re-dução da capacidade respiratória, 24% amais de chances de infarto do miocárdioe maior risco de aterosclerose.

Crianças expostas à fumaça podemdesenvolver doença cardiovascular quan-do adultas, infecções respiratórias e as-ma brônquica. Os filhos de gestantes quefumam apresentam o dobro de chancesde nascer com baixo peso, 70% de possi-bilidades de sofrer um aborto espontâ-neo e 30% deles podem morrer ao nascer.Durante o aleitamento, a criança recebenicotina por meio do leite materno, e asubstância produz intoxicação, podendoocasionar agitação, vômitos, diarréia etaquicardia, principalmente em mãesque fumam 20 ou mais cigarros por dia.

Os dois componentes principais daFumaça Ambiental do Tabaco, FAT, sãoa corrente primária � fumaça inalada pe-lo fumante, e a corrente secundária � fu-maça que sai da ponta do cigarro. Estaúltima é o principal componente da FAT,formada em 96% do tempo total daqueima dos derivados do tabaco. Algu-mas substâncias como nicotina, monóxi-do de carbono, amônia, benzeno, ni-trosaminas e outros carcinógenos podemser encontrados em quantidades maiselevadas na corrente secundária.

Acada dia, cerca de sete brasileirosmorrem por doenças provocadaspela exposição passiva à fumaça

do tabaco. De acordo com o estudo Mor-talidade Atribuível ao Tabagismo Pas-sivo na População Urbana do Brasil,feito por pesquisadores do Instituto Na-cional de Câncer (Inca) e do Instituto deEstudos de Saúde Coletiva da UFRJ,pelo menos 2.655 não-fumantes morrema cada ano no Brasil por doenças atri-buíveis ao tabagismo passivo. Essa é aprimeira pesquisa do gênero realizadano país e estimou números somentepara locais de aglomerados urbanos.

De cada 1.000 mortes por doençascérebro-vasculares, 29 são atribuíveis àexposição passiva à fumaça do tabaco. Aproporção é de 25 para 1.000, no caso deisquemias, e de sete para 1.000 porcâncer de pulmão. Os óbitos de mulheressão de 1,3 a 3 vezes maiores que os dehomens. Das 2.655 mortes, 1.601 foramde mulheres (60,3%). A faixa etária queregistra maior ocorrência, tanto emhomens quanto em mulheres, é de 65anos ou mais. O tabagismo passivo é aterceira maior causa de morte evitável nomundo, superada apenas pelo tabagismoativo e o consumo excessivo de álcool.

Nicotina: é o princípio ativo do taba-co, e é substância que causa de-pendência.

Benzopireno: hidrocarboneto quefacilita a combustão existente no papelque envolve o fumo; é altamente can-cerígeno e pode ser encontrado, entreoutros, nos gases de exaustão de veícu-los automotores (especialmente osmovidos a diesel), na fumaça do cigar-ro e da maconha.

Nitrosaminas: são compostos quími-cos cancerígenos e podem ser produzi-das no fumo do tabaco pela reaçãoda nicotina com outros compostos.

Substâncias Radiotivas: como oPolônio 210 e Carbono 14.

Agrotóxicos: como o DDT.Solventes: como o BENZENO, que

pode causar leucemia.Metais pesados: como chumbo e

cádmio (um cigarro contém de 1 a2mg, concentrando-se no fígado, rinse pulmões, permanecendo no orga-nismo de 10 a 30 anos, o que leva aperda de capacidade ventilatória dospulmões, além de causar dispnéia, en-

fisema, fibrose pulmonar, hipertensão,câncer nos pulmões, próstata, rins e es-tômago).

Monóxido de carbono: é o mesmogás que sai dos escapamentos de au-tomóveis, e como tem mais afinidadecom a hemoglobina do sangue doque o próprio oxigênio, toma o lugardo oxigênio, deixando o corpo do fu-mante � ativo ou passivo � totalmenteintoxicado.

Níquel e arsênico: armazenam-seno fígado e rins, coração, pulmões,ossos e dentes resultando em gan-grena dos pés, danos ao miocárdio,entre outros.

Amônia: utilizado em desinfetantessanitários.

Formol: tóxico quando ingerido,inalado ou quando entra em contatocom a pele, por via intravenosa, in-traperitoneal ou subcutânea. Em con-centrações de 20 ppm (partes por mi-lhão) no ar, causa, rapidamente, irri-tação nos olhos e tem comprovadopotencial cancerígeno, principalmen-te de fígado.

ORGANIZAÇÃO MUNDIALDE SAÚDE QUER AMBIENTES100% LIVRES DE CIGARRO

ORGANIZAÇÃO MUNDIALDE SAÚDE QUER AMBIENTES100% LIVRES DE CIGARRO

SE VOCÊ FUMA, VEJA OS BENEFÍCIOS EMABANDONAR O CIGARRO:

Após 20 minutosPressão e pulsação devem voltarao normal.

Em 8 horasO nível de oxigênio no sangue senormaliza.

Em 48 horasA capacidade de sentir cheiro esabor melhora.

De 2 semanas a 3 mesesA circulação melhora, ficamais fácil caminhar e afunção pulmonar aumenta.

Após 5 a 10 anosO risco de derrame e deenfarto é reduzido ao níveldas pessoas que nuncafumaram.

Morte por tabela

COMPOSIÇÃO DO CIGARRO

TABAGISMO NO BRASIL3 200 mil mortes anuais são causadas

pelo tabagismo.3 O cigarro brasileiro é o 6º mais barato

do mundo.3 Hoje, 16% da população brasileira

adulta é fumante. Isso representa umadiminuição de quase 50% no númerode fumantes desde 1989.

3 A concentração de fumantes é maiorentre as pessoas com menor grau deescolaridade

3 O tabagismo é maior entre os homens.3 Cerca de 8% dos gastos com inter-

nação e quimioterapia no SUS sãoatribuídos a doenças relacionadas aoconsumo do tabaco. Somente comesses dois procedimentos, o governogasta R$ 338,6 milhões por ano.

CIGARRO NA FACULDADE: VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA?A Faculdade Arnaldo realizou duas enquetes com os alunos para saber a opinião de-

les a respeito do cigarro e do fumo nas dependências da instituição. A primeira tinhacomo objetivo fazer um levantamento sobre o número de alunos fumantes. O resultadofoi de 11% (164 alunos) de fumantes e 89% de não-fumantes. A segunda pretendia de-scobrir qual a porcentagem de alunos a favor e contra o projeto de Lei Municipal361/05, que prevê a proibição do fumo em locais fechados de uso coletivo, públicos ouprivados. O resultado obtido foi 68% (971 pessoas) a favor e 31% (455 pessoas) contra.O Informativo foi perguntar o que as pessoas achavam sobre a proibição do fumo emlugares fechados, e se essa lei deveria ser aplicada à faculdade. Veja as respostas:

No final deste semestre, bannersestarão espalhados pela Instituiçãopara alertar sobre os males docigarro. Outra iniciativa da Faculdadefoi formar um Comitê Executivo deCombate ao Fumo. Onzefuncionários foram treinados peloPrograma de Prevenção Primária doCâncer (PREVPRI), do MinistérioEstadual da Saúde, para ajudar napromoção da limpeza do ambiente,no que se refere ao uso do cigarro.

Page 8: Informativo - Novembro de 2008

EX-ALUNOSPÁG. 8

Pela primeiravez, a colação de

grau daFaculdade

Arnaldo foirealizada de

forma unificadapara os dois

cursos: Direito eAdministração.

A cerimôniasolene, presidida

pelo Diretor-Geral Irmão

Alcides, foirealizada no dia18 de agosto, noTeatro Topázio,do Minascentro.

Foi a primeiravez também que

os alunos dosdois cursosfizeram um

discursounificado,

construído deforma conjuntapelos oradores.

Ao todo,113 alunos

participaram dacerimônia de

colação de grau.Veja as fotos:

VOCÊ SABIA?Os diplomas da

Faculdade Arnaldonão são feitos depapel e sim de

pergaminho animal.A matéria prima épele de caprino,

comprada defamílias em risco

social do Ceará ede Pernambuco, no

Nordeste. Aempresa

responsável é aGrupo Artes, de SãoPaulo, que tem 45anos de mercado.

Eles compram 1200peles inteiras de

caprino por mês, oque equivale a 4 mildiplomas. Essa ação

ajuda cerca decem famílias, quetêm, na cabra, seuprincipal meio desustento. No Brasil,somente o GrupoArtes e mais três

empresas trabalhamcom diplomas em

pergaminho animal.

Robson Morais se formou em2006, no curso de Administraçãoda Faculdade Arnaldo, e escolheuesse curso por acreditar que iriaacrescentar muito para a sua car-reira profissional. Dos tempos dafaculdade, ele sente falta de estarna sala de aula, obter conhecimen-tos e compartilhar o tempo com osamigos e professores.

O administrador hoje faz pós-gra-duação em Gestão de Resíduos Sóli-dos e Efluentes Industriais na Fa-culdade de Pedro Leopoldo e vêm sedestacando na área ambiental. �An-tes de terminar o curso, em 2004,formei uma empresa com um amigoe ex-aluno da Faculdade Arnaldo, oÉzio, nos aventurando no campo am-biental, oferecendo serviços de con-sultoria. Após dois anos de muitotrabalho, com uma boa bagagemadquirida, mas sem grandes resulta-dos financeiros, comecei a trabalharcom a implantação da filial de umagrande empresa de consultoria am-biental, a Habtec�, conta.

Robson atua como gerente am-biental da Habtec, sendo um dosresponsáveis pela implantação dafilial de Belo Horizonte e traba-lhando como gestor da parte técni-ca e administrativa, além de asses-sor da diretoria no Rio de Janeiro.

Como gerente ambiental, Rob-

son é responsável pela gestão e de-senvolvimento de projetos ambien-tais; elaboração de Relatórios ePlanos de Controle Ambiental; Es-tudos e Relatórios do Impacto Am-biental, Programa de Transferên-cia de Recursos Financeiros; Planode Recuperação de Áreas Degra-dadas; Plano Ambiental Integrado;gestão e coordenação nos processosde licenciamentos ambientais,além de estudos de viabilidade am-biental. Além de Minas Gerais, aempresa desenvolve projetos paraBahia, São Paulo e o Pará.

Robson considera como carac-terísticas essenciais a um bom ad-ministrador visão de mercado noseu campo de atuação, empreende-dorismo, dinamismo e liderança.Para ele, a profissão tem um ladobom e um ruim. �A melhor coisa daprofissão é que temos uma visãosistêmica de processos e de merca-do, e a pior é que o administrador,ainda é pouco valorizado, de ummodo geral�, explica.

COLAÇÃO UNIFICADAES

SA T

UR

MA

VA

I LO

NG

E!

Robson Morais destacou-sena área ambiental

Page 9: Informativo - Novembro de 2008

BASTIDORES PÁG. 9

Nos dias 11 e 12 de agosto, a Facul-dade Arnaldo promoveu a gravação dovídeo institucional, produzido pela Al-terosa Cine Vídeo e que contou com aparticipação de cerca de 40 alunos doscursos de Direito e Administração. Ovídeo mostrou a trajetória dos edu-cadores verbitas que fundaram as Ins-tituições Arnaldo Janssen e a evoluçãoda Faculdade Arnaldo nos seus anosde funcionamento.

Além disso, abordou também a prio-ridade da instituição em relação à es-trutura física do prédio para facilitar oacesso de pessoas com necessidades es-

peciais, e os recursos tecnológicos que afaculdade disponibiliza aos alunos como objetivo de aprimorar o aprendizado efacilitar o alcance às informações.

A idéia de convidar os próprios alu-nos para participar do vídeo foi umaforma de valorizá-los e mostrar que sãorealmente importantes para a faculda-de. �Nossos alunos que participam dascampanhas são voluntários, usam asua imagem para dar seu aval à facul-dade, e ninguém coloca a sua imagemem algo que não acredita�, explica o Di-retor Irmão Alcides Félix. Os alunosque participaram, aprovaram a idéia:

HOMENAGEMO Diretor Irmão Alcides Félix, par-

ticipou de uma homenagem na Câ-mara Municipal de Belo Horizonte emque a Faculdade Arnaldo recebeu oDiploma de Honra ao Mérito por suaimportância na comunidade belori-zontina. �Este evento é altamentegratificante para a Faculdade, que acada dia trilha novos rumos e con-quista novos sucessos� disse o Diretor.Além do diretor, participaram da ceri-mônia, os coordenadores de curso,professores e funcionários da institui-ção. A sessão foi idealizada pelovereador Vinícius Dantas.

O Informativo vai apresentar, a partirdessa edição, os funcionários quefazem parte da instituição. Pessoasque contribuem para o bom fun-cionamento da faculdade, e para ocrescimento e melhoria da qualida-de dos serviços oferecidos aqui. Na-da melhor que viver num ambientelimpo e aconchegante. Por isso, nos-so primeiro perfil éde uma pessoa lutatodos os dias paranos proporcionar es-se ambiente:

Maria de Fátima tem52 anos e trabalhana instituição há 8anos e meio. Ela éresponsável pelaequipe de limpezada faculdade e tra-balha no período danoite, das 22h às 5h. Para ela, a me-lhor coisa do trabalho é a amizadeque faz no dia-a-dia com as pessoas.Maria é casada há 36 anos, tem umafilha de 32 anos e dois netos. Nas ho-ras vagas, gosta de passear com afamília no shopping e também gostade ouvir música, principalmente ser-taneja, e sua dupla preferida é Brunoe Marrone.

ALUNOS PARTICIPAM DEVÍDEO INSTITUCIONAL

�Achei superinteressante participardo vídeo. Foi bacana

ter mostrado apreocupação dafaculdade com o

acesso das pessoascom necessidadesespeciais, porque

mostrou um diferencialda faculdade. Foiuma experiência

muito legal�.GISELE ALVES FERREIRA,

23 ANOS,6º PERÍODO � DIREITO

�Fiquei surpresa como convite mas

adorei participar. Éimportante mostraro que acontece nafaculdade, valorizar

os alunos e osprofissionais quefazem parte da

instituição. Devia terisso sempre�.

KARINE ARAÚJO DOS

SANTOS, 20 ANOS,5º PERÍODO �

ADMINISTRAÇÃO /MARKETING

�Foi uma experiência ótima porque éinteressante mostrar os próprios

alunos participando mais, mostramque estão pessoas estão satisfeitas de

estarem ali e aproxima mais afaculdade dos alunos�.ARIANE DE FÁTIMA, 22 ANOS

9º PERÍODO � DIREITO

�Achei muito bom participar,atendeu bem minhas perspectivas.

Recebi o convite na hora e adorei aidéia. Foi uma experiência muito

legal�.HAMILTON BARBOSA DE ALENCAR, 57 ANOS �

8º PERÍODO � DIREITO

MARIA DEFÁTIMA SOUZACOORDENADORA

DE LIMPEZA

DESTAQUE

Page 10: Informativo - Novembro de 2008

DICAS ACADÊMICASPÁG. 10

Ø Cursos de Extensão � NISADia 29 de novembro, o Núcleo de Ino-vação Santo Arnaldo � NISA, realizao curso Oratória � A Arte de falar. Asinscrições podem ser feitas até 48hantes do curso pelo site da faculdade(www.faculdadearnaldo.edu.br), e ataxa é de R$30,00 (por curso). Confira a programação:n Curso: Oratória � A arte de falarn Palestrante: Profª. Sheila Rachidn Data: 29/11n Horário: 8h às 12h e de 13h às 17h.

Ø Programa de Monitoria(PROMO) � NACEP

O PROMO é uma importante ferra-menta de aprendizado acadêmico quevisa estimular o desenvolvimento davocação para o magistério nos alunosque apresentem excelência em seurendimento escolar. A seleção é feitasemestralmente e os monitores ga-nham bolsa de estudo de 50% no va-lor das mensalidades. Atualmente, oprograma conta com cinco monitores,

que ficam à disposição dos alunos du-rante duas horas na biblioteca paraauxiliar nos estudos e esclarecer dú-vidas. As monitorias são: ProcessoCivil, com o aluno Bertie Moura; Di-reito Empresarial, com HenriqueVasconcelos de Souza; Direito Penal,com Emídia Carolina de Barcelos; Di-reito do Trabalho, com LeandroGomes de Resende e Direito Civilcom Ana Paula Ribeiro.

Ø Programa de Iniciação Cien-tífica (PIC) � NACEP

O PIC é destinado a alunos que dese-jem desenvolver artigos científicossobre um tema jurídico relevantecom orientação de um professor qua-lificado. As bolsas de seis mesesserão concedidas aos alunos que nãotiverem sido reprovados em nenhu-ma matéria, estiverem cursando do3º ao 9º período e forem aprovados naprova escrita, na entrevista e naanálise de currículo. As inscriçõesserão abertas a partir de novembro.

Aqui você encontra informações quevão ajudá-lo em seu trabalho. As dicassão dos professores Esther Lage eAlexandre Maia.

3 Em primeiro lugar, procure usar otempo com disciplina e equilíbrio, deforma a conciliar a monografia comas demais atividades acadêmicas eprofissionais.

3 A idéia de que elaborar monografiaé algo chato e difícil é errada. Muitosalunos que chegam com esta menta-lidade têm mais dificuldade de apro-veitar a monografia como uma opor-tunidade de aprendizagem e deaperfeiçoamento das habilidadescríticas e analíticas.

3 A elaboração da monografia exigededicação, não dá para ser feita danoite para o dia. Cada capítulo temum objetivo e sua qualidade inter-fere na qualidade dos demais.

3 Tenha um objeto de estudo bem de-finido, pesquise antes de começar aescrever e mantenha um ritmo depesquisa constante.

3 Procure definir o problema de pes-quisa e as variáveis nele envolvidascom clareza, pois é a partir dele queos demais componentes da monogra-fia serão definidos.

3 Antes de iniciar a escrita do referen-cial teórico, reúna o material neces-sário, pesquisando os livros e tam-bém os artigos mais recentes daárea escolhida para o trabalho.

3 Não se esqueça de usar adequada-mente as citações diretas e indiretasconforme orientação da ABNT, evi-tando, assim, problemas com cópias.

3 Mantenha a curiosidade e a posturaativa de aprendizagem durante todoo processo. Monografia não é um con-junto de paráfrases do que outros au-tores disseram, mas o olhar crítico eanalítico do aluno sobre as contribui-ções de cada autor e a relação dasidéias com a realidade pesquisada.

3 Aproveite bem o conhecimento e aexperiência do professor orientador.

3 Aproveite a oportunidade da mono-grafia para se aprofundar e se espe-cializar em um tema pelo qual tenhainteresse. Um trabalho de qualidadetanto abre portas na carreiraacadêmica para o aluno que queiracontinuar suas pesquisas no mestra-do e no doutorado, como para opor-tunidades de consultoria na área es-tudada.

O último censo do Inep (Instituto Na-cional de Estudos e Pesquisas Educa-cionais Anísio Teixeira), apontou que há,no Brasil hoje, 4,6 milhões de estu-dantes matriculados no nível superior.Porém, somente 715 mil deles conse-guem estagiar, segundo uma pesquisarealizada pela Abres (Associação Brasi-leira de Estágios). Mas, a nova lei vaiconseguir suprir esse déficit de vagas?

O Projeto de Lei 2419/2007 dispõe al-terações significativas para estudantesdos níveis médio, médio técnico e supe-rior. A nova lei alterará a carga horária,estabelecerá benefícios e direitos às em-presas, estagiários e instituições de en-sino. Destaque para a inclusão de maisestudantes. Poderão estagiar alunosdos ensinos superior, médio, médio téc-nico, educação especial e dos anos finaisdo fundamental (na modalidade profis-sional da educação de jovens e adultos).

Com o novo instrumento legal os es-tágios devem ter no máximo 6 horasdiárias e 30 semanais, com exceção paraos alunos da educação especial e dosanos finais do ensino fundamental quenão poderão ultrapassar 4 horas diáriase 20 horas semanais. A lei prevê aindaa concessão de férias proporcionais evale-transporte obrigatório ao estag-iário. Se a empresa oferecer vale refei-ção ou assistência médica não caracteri-zará vínculo empregatício. Também abolsa-auxílio deverá ser paga em casode estágio não obrigatório.

�Apesar de prever alguns benefícios,a Lei 11.788, trouxe uma burocraciamaior aos procedimentos do estágio e,no primeiro momento, isto se reflete nu-ma redução da oferta de oportunidades,porque as empresas estão mais cautelo-sas no momento da contratação, já queseus custos aumentarão. Apesar disso,vejo como uma situação transitória, emque todo o mercado terá que se adequare assim, o jovem terá mais condições dese desenvolver�, afirma o supervisor doBanco de Oportunidades da FaculdadeArnaldo, Fernando Resende.

O professor de Administração de Re-cursos Humanos da Faculdade Arnal-do, Dino Rolla Ramos concorda comFernando. �Num primeiro momento oimpacto poderá ser encarado como ne-gativo, mas é preciso uma mudança cul-tural sobre o que é o estágio e acreditoque a nova lei ajuda nisso�.

Para Dino, ter um estagiário é muitoimportante para qualquer empresa.�Antes de mais nada, é a oportunidadeque a empresa tem para investir napreparação de mão-de-obra antes daefetivação em seu quadro de pessoal,representando renovação e oxigenaçãoem seu ambiente organizacional. Outravantagem é a importação do conheci-mento acadêmico e atualizado para oambiente organizacional, possibilitandorenovação do capital intelectual noprocesso de gestão do conhecimento�,explica.

MONOGRAFIA

Estágios: o que muda com as novas regras?

EXTENSÃO E PESQUISA

Page 11: Informativo - Novembro de 2008

ACONTECE NA FACULDADE PÁG. 11

CURTAS

3 AULA MAGNA DE DIREITONo dia 29 de agosto, o curso deDireito realizou a Aula Magnapara os alunos iniciantes. Oevento contou com umapalestra do renomadoadvogado Aristóteles Atheniense,membro da FederaçãoInteramenricana dos Advogadose Vice-presidente da Comissãodos Advogados da OABNacional. O tema da palestra foi�Advocacia Atual e suasperspectivas futuras�.

3 AULA MAGNA DEADMINISTRAÇÃO

No dia 9 de setembro, foi a vezdo curso de Administraçãopromover a Aula Magna para osalunos calouros. A data foiescolhida porque é quando secomemora do Dia doAdministrador. No evento, foilançada a Revista R2A, e houveuma conferência com oadministrador Rosendo Magela,membro do Conselho Regionalde Administração, pós-graduadopela Columbia University, dosEstados Unidos. O tema foi�Administração Avançada paraos Tempos Atuais�.

3 ANIVERSÁRIO DACONGREGAÇÃO

As Instituições Arnaldo Janssencomemoraram o aniversário de133 anos da Congregação doVerbo Divino em umacelebração na Capela doColégio Arnaldo, realizada no dia8 de setembro. Participaram doevento professores e funcionáriosdos Colégios Arnaldo eArnaldinum, Faculdade Arnaldo eFundação Arnaldo.

3 SEXTA CULTURALO projeto sexta cultural funcionacomo um espaço destinadopara apresentações culturais dosalunos e da comunidadeexterna. Geralmente acontecemno pátio da faculdade ou noauditório, e tem como objetivopossibilitar aos alunos umainteração social por meio damúsica, do teatro e da dança,além de promover os talentosartísticos da comunidadeacadêmica. Para saber sobre aprogramação da Sexta Cultural,acesse o site da faculdade �www.faculdadearnaldo.edu.br �ou veja os quadros de avisoespalhados pela instituição.

A ntônio Gonçalves da Silva,de 57 anos, tem com as fi-lhas Aline, de 28, e Alessan-

dra, de 20, muito mais que laçosafetivos. Eles têm em comum apaixão pela mesma área: o Direito.Os três estudam na Faculdade Arnal-do. Aline no 8º período, Antônio no 5º eAlessandra no 4º.

Antônio já era formado em CiênciasContábeis, mas sempre gostou de Direitoe sonhava em fazer o curso. Incentivadopela filha Aline, decidiu prestar vestibular efoi aprovado. Depois, influenciada pela ir-mã e pelo pai, foi a vez de Alessandra en-trar para a faculdade. O fato de estu-darem na mesma instituição aproximou afamília. �Nosso relacionamento, que já erabom, ficou melhor ainda. Agora, pode-mos passar mais tempo juntos�, conta An-tônio. Aline concorda: �A gente está muitomais próximos agora�, afirma. �Um estásempre incentivando o outro, tentando

ajudar, passando livros, materiais de estu-do e também sua própria experiência. Atémesmo em casa, nossa convivência mu-dou, aumentou a nossa amizade e dedi-cação�, conta Alessandra.

Além disso, eles se apóiam o tempo to-do, principalmente na hora de estudar.�Como a Aline está no 8º período, ela nosdá dicas de algumas matérias e profes-sores. Quando temos dúvidas, nos aju-damos para saná-las e sempre trocamosidéias sobre o curso e sobre o mercadode trabalho�, explica o futuro advogado.

Wagner Frederico Gomes de Araújo,professor do curso de Administração da Fa-culdade Arnaldo recebeu o Prêmio Jabuti,na categoria Economia, Administração eNegócios, pelo livro �E-Desenvolvimentono Brasil e no Mundo: Subsídios e Progra-ma E-Brasil�. O livro organizado por PeterKnight, Ciro Fernandes e Maria Alexan-dra Cunha, conta com a participação de 61autores e foi publicado pela Editora Yendise a Câmara Brasileira de Comércio Eletrô-nico, com lançamentos em todo o país.

A proposta do livro é ambiciosa. �O pro-jeto visa conscientizar lideranças políticase o público em geral sobre a importância douso estratégico das tecnologias de infor-mação e comunicação (TIC�s) para aceleraro desenvolvimento socioeconômico e me-lhorar a competitividade do Brasil�, expli-ca Wagner. Outro objetivo é promover o �e-desenvolvimento�, uma visão mais abran-gente das tecnologias e da internet no se-tor público e privado.

Para o professor, o prêmio será impor-tante para aprofundar as discussões pro-postas pelo livro. �O prêmio é fundamentalpara aprofundar o debate sobre o uso dastecnologias da informação no Brasil, demodo a reduzir os gaps com os países de-senvolvidos�, conta.

Esse não é o primeiro prêmio conquis-tado pelo professor. Em 2006, Wagner ga-nhou o 1º lugar no prêmio DEST/MP deMonografias: Estatais, Ministério do Pla-nejamento, Orçamento e Gestão, que é o

PROFESSOR DAFACULDADE RECEBE

PRÊMIO JABUTI

RELAÇÕES FAMILIARESRELAÇÕES FAMILIARES

Concurso Federal de Monografias dos de-partamentos de Coordenação e Controledas Empresas Estatais. O tema apresenta-do por Wagner foi �As estatais e as parce-rias público-privada: o project finance co-mo estratégia de garantia de investimen-tos em infra-estrutura e seu papel na re-forma do Estado brasileiro�. O prêmio foirecebido das mãos do vice-presidente JoséAlencar.

Em 2005, o professor conquistou o Prê-mio Excelência em Gestão Pública com otema �Governança Eletrônica, Secretariade Estado de Planejamento e Gestão�, doGoverno do Estado de Minas Gerais. Em2003, recebeu a Mención Honorífica noXVII Concurso de Ensayos y Monografíassobre Reforma del Estado y Modernizaciónde la Administración Pública pelo CLAD �Centro Latinoamericano de Administra-ción para el Desarrollo. Em 2003, o profes-sor conquistou a 5ª edição do Prêmio LuísEduardo Magalhães pelo Instituto Tancre-do Neves e, em 2002, a Menção Honrosa noPrêmio ANPAD � Associação Nacional dePós-Graduação em Administração.

Page 12: Informativo - Novembro de 2008

LANÇAMENTOSPÁG. 12

3 ADMINISTRAÇÃO

A Faculdade de Ciências Gerenciaislançou sua primeira revista do curso de ad-ministração, a R2A � Revista de Adminis-tração Arnaldo. A linha editorial apresentaartigos científicos voltados para empreende-dorismo, liderança, cidadania e competên-cias técnicas da profissão de administrador,incluindo a área do marketing. O nome �R2A � foi escolhido por meio de um concur-so entre os alunos de administração, e ovencedor foi Paulo Felipe Pereira Ro-drigues, que recebeu uma assinatura anualde Revista HSM Management, uma dasmais importantes publicações da área.

3 DIREITO

O curso de Direito tambémlançou uma publicação, a Revistada Faculdade de Direito Padre Ar-naldo Janssen. Voltada à comu-nidade acadêmica, a revista trazartigos inéditos escritos pelos pro-fessores do curso de Direito da Fa-culdade Arnaldo, sobre temas liga-dos ao universo jurídico. A revistafoi distribuída para todas as facul-dades de Direito de Minas Gerais eterá edição anual. O projeto pre-tende, nas próximas edições, incluirtambém artigos escritos por alunos.

EU RECOMENDOA partir dessa edição, o Informativotrará dicas culturais dos leitores sobreCDs, livros, filmes, lugares e restau-rantes de Belo Horizonte e região. Sequiser sugerir algum tema para a pró-xima edição, envie e-mail para [email protected] ecoloque no assunto �Dicas para o In-formativo�.

3 PARA VER: Brilho Eterno de umaMente sem Lembranças

�É uma inteligente mis-tura de comédia, dra-ma, romance e atéficção científica, comJim Carrey e KateWinslet. Achei bemmarcante e me fezpensar que as memó-rias fazem parte de nossa história, nos-so ser, querendo ou não, e devemossaber conviver até com as memóriasmais tristes�.

FERNANDO JORGE FERNANDES SOBRINHO,ALUNO DO 8º PERÍODO DO CURSO DE DIREITO

3 PARA OUVIR: Macao, de Jards Macalé�Jards Macalé é umgrande músico bra-sileiro, infelizmentepouco conhecidopelo público. Eletem um trabalhomuito particular, in-

fluenciado por João Gilberto. Quemgosta de música brasileira certamentevai curtir este som�.DANIEL QUEIROZ, PROF. DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

3 PARA LER: O Caçador de Pipas, deKhaled Hosseini

�É um livro muito bom,excelente. Uma históriamuito sofrida que podenos trazer muitas liçõesde vida.�

ROSILENE JACQUES DA SILVA,AUXILIAR ADMINISTRATIVA

3 PARA VISITAR: Vale Verde ParqueECOLÓGICO

�Minha dica é o Vale Verde ParqueEcológico, um lugar maravilhoso, paralevar a família e passar um diaagradável em meio à natureza. Alémdas lindas paisagens, o parque aindatem um restaurante com uma comidaexcelente. Vale a pena conhecer! No-ta mil!�

ELENICE ALVES, ALUNA DO 7º PERÍODO DO CURSO DE

ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM MARKETING

AS NOVAS REVISTAS

Já estãoabertas asinscrições

paraTransferênciae Obtenção

de NovoTítulo.

O candidatopoderá se

inscrever até13 de

fevereiro de2009.