notÍcias do q4'··-~-1 - biblioteca.ibge.gov.br · contato entre seus técnicos permitindo...

7
MINI8nRIO DO PLANEJAMENTO E GERAL FUNDAÇÃO ffiGE INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA I B G C IBLJOTECA CU\ n t . dp NOTÍCIAS N.· do - y . E TI M N F O R M A T I V O - ANO 4 - 22 MARÇO-ABRIL/ 72 IBEC:::A[\-JA CARTOGRAFICAS GEOGRAFICAS 5486 MAPEAMENTO TOPOGRAFICO BRASILEIRO Auxílio financeiro fornecido pela Comissão de Cartografia (COCAR), tornando poss1-vel a contratação com empresas particulares, de etapas de mapeamento, possibilitou ao Departamento de Cartografia do I BG aumentar a edição de cartas topográficas, na escala de 1 :100.000. O primeiro contrato, firmado com o Consórcio Cruzeiro-Prospec-Vasp, refere-se à cobertura do Triângulo Mineiro e prevê a execução de etapas de aerotriangulação, restituição e preparo para impressão de 20 folhas. Dessas, 12 estão publicadas, 4 em fase final de preparo para impressão e 4 em ajustamento . O segundo contrato, com a Geofoto, tem em vista a realização de etapas de aerotriangulação e restituição de 21 folhas, sendo 10 em Goiás e 11 em Santa Catarina. As 1O primeiras acham -se em fase de triangulação e ajustamento e as restantes com os trabalhos de apoio suplementar e reambulação conclu ,·dos . Deve-se ressaltar os bons resultados que vêm sendo obtidos no .. desenvolvimento desse programa, totalizando 41 folhas, do qual ·participam, em conjunto, o Departamento de Geodésia e Topografia e o Departamento de Cartografia, do IBG, além da Cruzeiro do Sul, Prospec, Vasp, Geofot'o e do Serviço Gráfico da Fundação IBGE. Isso possibilita maior intercâmbio entre esses órgãos, através de estreito contato entre seus técnicos permitindo confronto de métodos de trabalho e troca de experiência. GEOGRAFIA DO BRASIL Até julho deste ano o Departamento de Geografia do IBG deverá concluir todo o levantamento de campo, estudos e seleção de dados, coo rdenação e redação dos volumes que compõem a coleção "Geografia do Brasil". DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVUL- GAÇÃO GEOGRÁFICA E CARTOGRÁFICA-AVENIDA BEIRA MAR, 436 -12.• AND; / RIO-GB. TELS: 242-4466 - 242-5704 Livre

Upload: vuquynh

Post on 12-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NOTÍCIAS do Q4'··-~-1 - biblioteca.ibge.gov.br · contato entre seus técnicos permitindo confronto de métodos de trabalho e troca de experiência. GEOGRAFIA DO BRASIL Até julho

MINI8nRIO DO PLANEJAMENTO E COORDfNA~ÃO GERAL

FUNDAÇÃO ffiGE

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA I B G C

IBLJOTECA CU\ n t

.

~~ d p NOTÍCIAS N.· do Rog.~~-,:(3

Q4'··-~-1 - y

. -~ E TI M N F O R M A T I V O - ANO 4 - N~ 22

Cole~ã~-r---------------------------­MARÇO-ABRIL/ 72

IBEC:::A[\-JA

CARTOGRAFICAS

GEOGRAFICAS

5486

MAPEAMENTO TOPOGRAFICO BRASILEIRO

Auxílio financeiro fornecido pela Comissão de Cartografia (COCAR), tornando poss1-vel a contratação com empresas particulares, de etapas de mapeamento, possibilitou ao Departamento de Cartografia do I BG aumentar a edição de cartas topográficas, na escala de 1 :100.000.

O primeiro contrato, firmado com o Consórcio Cruzeiro-Prospec-Vasp, refere-se à cobertura do Triângulo Mineiro e prevê a execução de etapas de aerotriangulação, restituição e preparo para impressão de 20 folhas. Dessas, 12 estão publicadas, 4 em fase final de preparo para impressão e 4 em ajustamento.

O segundo contrato, com a Geofoto, tem em vista a realização de etapas de aerotriangulação e restituição de 21 folhas, sendo 10 em Goiás e 11 em Santa Catarina. As 1 O primeiras acham-se em fase de triangulação e ajustamento e as restantes com os trabalhos de apoio suplementar e reambulação já conclu ,·dos.

Deve-se ressaltar os bons resultados que vêm sendo obtidos no .. desenvolvimento desse programa, totalizando 41 folhas, do qual ·participam, em conjunto, o Departamento de Geodésia e Topografia e o Departamento de Cartografia, do I BG, além da Cruzeiro do Sul, Prospec, Vasp, Geofot'o e do Serviço Gráfico da Fundação IBGE.

Isso possibilita maior intercâmbio entre esses órgãos, através de estreito contato entre seus técnicos permitindo confronto de métodos de trabalho e troca de experiência.

GEOGRAFIA DO BRASIL

Até julho deste ano o Departamento de Geografia do IBG deverá concluir todo o levantamento de campo, estudos e seleção de dados, coordenação e redação dos volumes que compõem a coleção "Geografia do Brasil".

~-----------DEDIGEO------------~ DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVUL-

GAÇÃO GEOGRÁFICA E CARTOGRÁFICA-AVENIDA

BEIRA MAR, 436 -12.• AND; / RIO-GB.

TELS: 242-4466 - 242-5704

Livre clreula~o

Page 2: NOTÍCIAS do Q4'··-~-1 - biblioteca.ibge.gov.br · contato entre seus técnicos permitindo confronto de métodos de trabalho e troca de experiência. GEOGRAFIA DO BRASIL Até julho

"

5486

MINimRIO DO PlANEJAMENTO E COORDENAÇAO GERAl

FUNDAÇÃO ffiGE

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA

NOTÍCIAS 2.

Os capl-tu los, tanto da parte f1-sica como da humana - ao todo 13, por. região -- encontram-se em andamento, já tendo sido conclu l·da a fase de levantamento de dados e iniciados os mapeamentos e análises.

O plano geral de lançamento da Coleção foi revisto considerando-se a tota l integração da parte f1.sica com a parte humana e econômica.

No seu conjunto, a "Geografia do Brasil" deverá refletir o estado atual dos conhecimentos geográficos do Pais, como um todo, através da aná lise das c inco macrorregiões que o compõem.

DOCUMENTAÇÃO & INFORMAÇÃO

DA BI BLIOTECONOMIA À INFORMATICA - evolução do conceito de documentação

A revolução tecnológica vem elevando a produção de informações em todas as áreas do conhecimento humano a lndices alarmantes. Toda a evolução desse fato, de imensas conseqüências, está resumido nas expressões "explosão" e "crise da informação': ~ tal o acúmulo e aceleração da emergência de novos dados que amanhã poderá estar superado tudo que hoje é novidade.

Reformulação total em toda a sistemática de armazenamento e recuperação da informação tornou-se inadiável principalmente nos paises em que a "crise" é manifesta. E hoje, graças aos recursos da computação eletrônica de dados e aos modernos processos de comunicação, é poss1vel a compatibilidade entre produção e tratamento da informação em termos operacionais.

No Brasil toma corpo a conscientização do problema. Entidades públicas e particulares de diferentes áreas de atividades estudam e utilizam-se da informação segundo os modernos processos procarando adaptar-se e alcançar o grau de eficiência requerido às necessidades do Pais. A criação do Instituto Brasileiro de Informática (IBI) na Fundação IBGE, é um exemplo.

Identificando-se com o assunto, o BI vem divulgando elementos ligados à ciência da informação. A partir deste número publicará excertos do artigo "Da Biblioteconomia à Informática, evolução do conceito de documentação", transcrito da Revista do Serviço Público, v. 105, n. 3. Seu autor, Abner Lellis Co"êa Vicentini, é Conselheiro da FID e Membro de suas Comissões FID/CCC e FID/CR além de Consultor da F AO para Documentação (Projeto FAO/UNDP - 80/IICA: CERDAC), Turrialba, Costa Rica, América Central (abril-agosto, 1970) e Assessor para Documentação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brasilia, DF-, Brasil.

1. DOCU MENTAÇÃO - A palavra Documentação originou-se de " documento" (do latim: documentum = docere = ensinar, portanto, aqui lo que ensina, aquilo que transmite), e sua etimologia e significação foram estudadas por Arntz, atual vice-presidente da Federação Internacional de Documentação (FIO). A palavra Documentação foi criada por Paul Otlt para designar a ciência e as técnicas gerais do documento.

r--------DEDIGEO-------, DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVUL­

GAÇÃO GEOGRÁFICA E CARTOGRÁFICA-AVENIDA

BEIRA MAR, 436-12.0 AND; / RIO-GB.

TELS: 242-4466 - 242-5704

Livre cireula~o

Page 3: NOTÍCIAS do Q4'··-~-1 - biblioteca.ibge.gov.br · contato entre seus técnicos permitindo confronto de métodos de trabalho e troca de experiência. GEOGRAFIA DO BRASIL Até julho

t

5 486

MINISTtRIO DO PLANEJAMENTO E COORDtNAÇAO GERAL

FUNDAÇÃO ffiGE

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA

NOTÍCIAS

Segundo Taube, Documentação é "um complexo de atividades necessánas à comunicação de informações especializadas, incluindo a preparação, a coleção, a análise, a organização e a distribuição dos registros gráficos do conhecimento humano"

3.

A Documentação se preocupa também com o material ''não livro" dando uma acepção bem ampla ao termo "documento" que compreende· tudo o que pode transmitir o conhecimento humano: livros, revistas, artigos de periódicos, filmes, microfilmes, microfichas, fotografias, microfotografias, lâminas, transparências, diapositivos, desenhos, mapas, relatórios, . especificações, normas técnicas, patentes, fitas gravadas, discos, partituras, diafilmes, cartões perfurados, fotocópias, manuscritos, selos, medalhas, quadros, amostras, espécimes, modelos, fac-smiles, etc., de maneira geral, tudo o que tenha caráter representativo a três dimensões, e, eventualmente, em movimento, porém, submetido à intervencão de uma inteligência ordenadora.

A Documentação se encarrega da identificação, da transformação, da Sl.ntese e da disseminação, e para tanto, emprega a seleção, a reprografia, a fotografia, a indexação, a bibliografia, a recuperação, etc.

2. ORGANIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO - O organismo internacional mais ativo no vasto campo da Documentação é a Federação Internacional de Documentação (FIO). De acordo com seu Anuário relativo a 1970, a FI D congrega 53 palses, sendo 22 da Europa, 12 das Américas, 13 da Asia e Oceania, e 6 da África, tendo em cada um desses paises um organismo que é o membro nacional (no Brasil é o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação - IBBD), mais 126 membros institucionais e 115 membros individuais. A Federação conta com 2 Comissões Regionais, uma para a América Latina (FID/CLA), fundada em 1960, no Rio de Janeiro, por ocasião da 26~ Conferência Geral da FIO.

A FIO foi fundada em 1895, evoluindo de IIB para 110, e finalmente para Federação a partir de 1937. Sua história pode ser dividida em vários pen-odos marcantes. Desde 1966, que vem se caracterizando pela reformulação do plano de ação face ao impacto da Revolução da Informação e da Automação, tendo como conseqüência a criação de uma nova Comissão dedicada a Pesquisas sobre as bases teóricas da informação (FIO/RI); a reorganização da comissão de estudos sobre mecanização, armazenamento e recuperação de informações, em duas outras, sendo uma dedicada à teoria das máquinas e sistemas (F I D/TM) e outra às técnicas operacionais das máquinas (FID/OM) com a promoção de congressos nesse campo; a reconstituição das comissões envolvidas com os problemas de lingülstica na documentação (FID/LP), e informação para a indústria (FI D/11); e a instalação de uma comissão para a problemática da documentação nos paises em fase de desenvolvimento (F I D/DC). (continua no Bl 23).

..--------DEDIGEO-------, DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVUL­

GAÇÃO GEOGRÁFICA E CARTOGRÁFICA-AVENIDA

BEIRA MAR, 436-12.0 AND;/RIO-GB.

TELS: 242-4466 - 242-5704

Livre circula!(io

Page 4: NOTÍCIAS do Q4'··-~-1 - biblioteca.ibge.gov.br · contato entre seus técnicos permitindo confronto de métodos de trabalho e troca de experiência. GEOGRAFIA DO BRASIL Até julho

IJ[rii,N S MINISTtRIO DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAl

' .flfjlll.llli~ __ Fu_ND __ Aç_Ã_o_m_G_E ________________________________ ___ ~...... INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA

, I"RBiaNOTÍCIAS

ENSINO

CERTAMES

5 486

4.

GEOGRAFIA NA . REFORMA DO ENSINO

O Instituto Brasileiro de Geografia (I BG) realizou no dia 24 de março do corrente, no auditório do Instituto de Resseguros do Brasil (I RB), um Encontro de Professores de Geografia, no qual foi debatida a posição da matéria na nova Reforma do Ensino.

O Encontro organizado pelo Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica do IBG não visou polemizar, mas sim esclarecer dúvidas surgidas entre os que ministram a disciplina, tendo sido, na ocasião, apresentado pelo geógrafo Nilo Bernardes, o documento "Posição da Geografia na Matéria de Estudos Sociais". Simultaneamente com este numero do Bl, circulará um informativo especial relativo ao Encontro.

CONCURSO PARA ESCOLHA DO SíMBOLO DA FUNDAÇ1i.O IBGE

Conforme comunicação da Secretaria-Geral da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatl-stica foram os seguintes os vencedores do concurso interno institui-do para escolha do Sl-mbolo da Instituição.

19 Lugar (Prêmio Cr$ 3.000,00) - PEDRO PAULO MACHADO do IBG/DEDIGEO/DivEd/D - Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica - Divisão de Edições, Setor de Diagramação. (Trabalho apresentado sob o pseudônimo PEPE)

29 Lugar (Prêmio Cr$ 1.500,00) - PEDRO MARCÍLIO DA SILVA LEITE do IBG/DEDIGEO/DivEd/D - Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica - Divisão de Edições, Setor de Diagramação. · (Trabalho apresentado sob o pseudônimo CRIS)

39 Lugar (Prêmio Cr$ 500,00) -PEDRO MARCÍLIO DA SILVA LEITE do IBG/DEDIGEO/DivEd/D - Qepartamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica - Divisão de Edições, Setor de Diagramação. (Trabalho apresentado sob o pseudônimo GOTA)

"Menção Honrosa", quatro prêmios no valor de Cr$ 250,00 cada um.

JOS~ CLOVIS MOTA DE ALENCAR - do IBG/DEGETOP Departamento de Geodesia e Topografia - 1a. Divisão - Fortaleza-CE (Trabalho apresentado sob o pseudônimo ALDEBARAN)

r------------DEDIGEO------------~ DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVUL-

GAÇÃO GEOGRÁFICA E CARTOGRÁFICA-AVENIDA

BEIRA MAR, 436 -12.• AND;/RIO-GB.

TELS: 242-4466 - 242-5704

Livre circula~o

Page 5: NOTÍCIAS do Q4'··-~-1 - biblioteca.ibge.gov.br · contato entre seus técnicos permitindo confronto de métodos de trabalho e troca de experiência. GEOGRAFIA DO BRASIL Até julho

I

\

EDITORIAIS

5486

MINISHRIO DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL

FUNDAÇÃO ffiGE

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA

NOTÍCIAS

JOSE RICARDO ANASTÁCIO ALVES - da ASFIN -- Assessoria Financeira - Administração Central

(Trabalho apresentado sob o pseudônimo ASTERIX)

PEDRO MARCrLJO DA SILVA LEITE - do IBG/DEDIGEO/DivEd/D - Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica

- Divisão de Edições, Setor de Diagramação -(Trabalho apresentado se.b o pseudônimo Kl KO)

PEDRO PAULO MACHADO - do IBG/DEDIGEO/DivEd/D Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica - Divisão de Edições, Setor de Diagramação -(Trabalho apresentado sob o pseudônimo PEPE)

LANÇAMENTOS DA SERIE SUBSfDIOS AO PLANEJAMENTO DA AREA NORDESTINA

Encontram-se em circulação as publicações Picos e sua Região, Sobral e sua Area de Influência, A Região de Baturité, Moçoró: Um Çentro Regional do Oeste Potiguar e Aracaju e sua Região, respectivamente, n9s. 6, 7, 9, 11 e 15 da coleção "Subsl-dios ao Planejamento da Area Nordestina". -Esses estudos, desenvolvidos no Departamento de Geografia do IBG e

5.

preparados para impressão na Divisão de Edições do Departamento de Documentàção e Divulgação Geográfica e Cartográfica do mesmo Instituto, resultam de pesquisas efetivadas através de contrato FIBGE-SUDENE, consideradas necessárias à execução das diretrizes de natureza espacial, prevista no IV Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico e Social do Nordeste.

CURSO PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA NQ...17

Acaba de ser editado pelo Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica do I BG, o volume numero 17 do Curso de . ,._ Féri9s para Pwfessores do Ensino Médio referente a julho de 1970. Todos os temas examinados, da Geografia F1-sica, Humana e de Didática, tratam especificamente da Região Sudeste brasileira .

.--------DEDIGEO--------, DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVUL-

GAÇÃO GEOGRÁFICA E CARTOGRÁFICA-AVENIDA

BEIRA MAR, 436 -12.• AND;/RIO-GB.

TELS: 242-4466 - 242-5704

Livre eireulaçlio

Page 6: NOTÍCIAS do Q4'··-~-1 - biblioteca.ibge.gov.br · contato entre seus técnicos permitindo confronto de métodos de trabalho e troca de experiência. GEOGRAFIA DO BRASIL Até julho

I

\

5 486

MINimRIO DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL

FUNDAÇÃO ffiGE

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA

NOTÍCIAS

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA - ANO 33 - N<?S. 3 e 4.

Os dois últimos números da Revista Brasileira de Geografia, relativos a 1971 (Ano 33 - n9;. 3 e 4), já se encontram à disposição do público interessado.

6.

Versam os seguintes assuntos: RBG Ano 33, n<? 3 - Artigos, "Serra das ~as - Os M_ovimentos C~os do _Solo e Aipectos da Flora'-,,--­Aifredo José Porto Domingues, Gelson Rangel Lima, Maria Therezinha Alves Alonso, Miguel Guimarães de Bulhões; "Análise Dinâmica da Precipitação Pluviométrica", Edmon N imer - Comentários, "Migrações

§rnãs - um- Subsistema no Processo de Desenvolvimento",-Speridião Faissol. RBG Ano 33, n<? 4 - Artigos, "Climatologia da Região Sul do Brasil - Introdução à Climà'tõlogia Dinâmica":""Edmõií Nimer;" "As F.,H..nções Re~iqngis e as. Zo~ de lnfll!ência de Sãp Luis", Elza Freire Rodrigues - Comentários, "Considerações sobre a regi~o do Rio de Janeiro", Lysia M.C. Bernardes; "Uma Análise das Desigualdades de Crescimento da Renda no Brasil, Segundo os Conceitos da Teoria da Informação", H. L Gauthier, R.K. Semple.

Acompanha cada número, além do Noticiário, o Atlas de Relações Internacionais, respectivamente, n<?S19 e 20. --BOLETIM GEOGRAFICO, ANO 30 - N<? 221 Editado recentemente, o n<? 221 do Boletim Geográfico divulga a seguinte matéria: Artigos - "Nova Fmr;"teira para a Pesquisa Geográfica", de Jean-Bernard Racine; ;, Amazônia, seu Grande Potencial de Recursos Naturais e Oportunidades de Industrialização", de Clara Pandolfo; "Caractensticas dos Pedimentos nas f3egiões Quentes e Úmidas", de

~ ... Margarida Maria Penteado; "Preservação das Areas Naturais e Ecossistemas: Proteção de Espécies Raras e Ameaçadas", de Stanley A.Cain; ~servação da Natureza - Sugestão de Programa para um Curso Básico", de Sergio

ereira dos Santos e Rui Cerqueira. Bibliografia, Noticiário e Legislação complementam o n<? 221 do BG.

ANO INTERNACIONAL DO LIVRO O Ano Internacional do Livro será celebrado, em todo o mundo, em 1972, por iniciativa da UNESCO e com programação desenvolvida por comissões nacionais em vários países. No Brasil, a comissão - que já está instalada desde dezembro de 1971 - está integrada por representantes do Conselho Federal de Cultura, da Academia Brasileira de Letras, União Brasileira de Escritores, do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura , do Instituto Nacional do Livro, da Fundação Nacional do Livro Infantil, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, da Câmara Brasileira do Livro, da Associação Brasileira do Livro. Com o slogan "Livros para todos" e um logotipo lançado pela UNESCO, as editoras identificarão os livros lançados durante o ano de 1972, no mundô inteiro .

.--------DEDIGEO -------, DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVUL­

GAÇÃO GEOGRÁFICA E CARTOGRÁFICA-AVENIDA

BEIRA MAR, 436-12.0 AND; / RIO-GB.

TELS: 242-4466 - 242-5704

Livre circulação

Page 7: NOTÍCIAS do Q4'··-~-1 - biblioteca.ibge.gov.br · contato entre seus técnicos permitindo confronto de métodos de trabalho e troca de experiência. GEOGRAFIA DO BRASIL Até julho

1

capello/ajm.

5 486

MINimRIO DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL

FUNDAÇÃO ffiGE

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA

NOTÍCIAS

No Brasil, serão utilizadas também duas outras frases: "Nação desenvolvida é povo que lê", do Presidente Médici, e "Livro, educação, desenvolvimento", do Sindicato Nacional dos Editores de Livros e da Câmara do Livro. (lbbd, notiCias - v.6, n9 1 ).

PEDIDOS DE AQUISIÇÃO

Os pedidos de aquisição das publicações sobre Geografia e Cartografia editadas pelo IBG, deverão ser endereçados ao Instituto Brasileiro de Geografia. Avenida Beira Mar, 436 - Castelo - 20.000 -Rio de Janeiro - Guanabara - Brasil.

....------DEDIGEO I

DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVUL-

GAÇÃO GEOGRÁFICA E CARTOGRÁFICA-AVENIDA

BEIRA MAR, 436-12.0 AND;/RIO-GB.

TELS: 242-4466 - 242-5704

Livre drculaçãa

7