noticia jovem 7

4
AGENDA Outubro 2013 19 Jornada Missionária Diocesana em Grândola 21 Reunião de Animadores da Missão Popular Novembro 2013 2 Procissão Nossa Senhora das Salas (Junto à ermida às 17h) Ensaio com as crianças da catequese para a missa (11h30) 3 Eucaristia de Envio animada pelas crianças da catequese (11h) Palestra “O Culto a Nossa Senhora” (15h30) 5 a 9 Comunidades nas casas das pessoas (21h) 9 Assembleia Sinodal Beja Magusto no Castelo (15h30) Eucaristia animada pelos jovens (18h30) 10 Eucaristia das Comunidades presidida por D. António Vitalino (11h) 11 Dia do Pescador e do Mar: Celebração “Palavra de Deus” (21h) 12 Dia do Bombeiro: Celebração “Cristo, Luz do mundo” (21h) 13 Celebração “A Igreja” (21h) 14 Dia Mariano: Celebração “Maria, estrela da evangelização” (21h) 15 Dia do Doente e da 3ª Idade: Celebração na Santa Casa (15h) Celebração “Espírito Santo - Reconciliação” (21h) 16 Encontro de Formação “A Liturgia e a Missão” com Pe. Cartageno (10h) Dia da Família: Celebração “A Aliança de Amor” (18h30) 17 Encerramento da Missão Popular (11h) Dia do Vizinho: Almoço Convívio (13h) Encontro Regional Sul JMV em Alferrarede E para ti que queres saber mais sobre a JMV de Sines Vai a: www.jmvpt.org Ou encontra-nos no facebook em: [email protected] Ou então, aparece nas nossas reuniões: Sábados às 11h30 na Casa da catequese. TESTEMUNHO DAS JMJ 2013 XXIX ENCONTRO NACIONAL JMV DOIS ANOS DE GRUPO DE JOVENS EM SINES DÁ UM POUCO MAIS DE TI! MISSÃO POPULAR SINES MAGUSTO 2013 OUTUBRO 2013

Upload: jmv-sines

Post on 22-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Noticia Jovem 7

8

AGENDA

Outubro 2013

19 Jornada Missionária Diocesana em Grândola

21 Reunião de Animadores da Missão Popular

Novembro 2013

2 Procissão Nossa Senhora das Salas (Junto à ermida às 17h)

Ensaio com as crianças da catequese para a missa (11h30)

3 Eucaristia de Envio animada pelas crianças da catequese (11h)

Palestra “O Culto a Nossa Senhora” (15h30)

5 a 9 Comunidades nas casas das pessoas (21h)

9 Assembleia Sinodal Beja

Magusto no Castelo (15h30)

Eucaristia animada pelos jovens (18h30)

10 Eucaristia das Comunidades presidida por D. António Vitalino (11h)

11 Dia do Pescador e do Mar: Celebração “Palavra de Deus” (21h)

12 Dia do Bombeiro: Celebração “Cristo, Luz do mundo” (21h)

13 Celebração “A Igreja” (21h)

14 Dia Mariano: Celebração “Maria, estrela da evangelização” (21h)

15 Dia do Doente e da 3ª Idade: Celebração na Santa Casa (15h)

Celebração “Espírito Santo - Reconciliação” (21h)

16 Encontro de Formação “A Liturgia e a Missão” com Pe. Cartageno (10h)

Dia da Família: Celebração “A Aliança de Amor” (18h30)

17 Encerramento da Missão Popular (11h)

Dia do Vizinho: Almoço Convívio (13h)

Encontro Regional Sul JMV em Alferrarede

E para ti que queres saber mais sobre a JMV de Sines Vai a: www.jmvpt.org Ou encontra-nos no facebook em: [email protected] Ou então, aparece nas nossas reuniões: Sábados às 11h30 na Casa da catequese.

TESTEMUNHO DAS JMJ 2013

XXIX ENCONTRO NACIONAL JMV

DOIS ANOS DE GRUPO DE JOVENS EM SINES

DÁ UM POUCO MAIS DE TI!

MISSÃO POPULAR SINES

MAGUSTO 2013

OUTUBRO 2013

Page 2: Noticia Jovem 7

2

Jornadas Mundiais da Juventude - Rio de Janeiro Nas Jornadas tivemos forró, samba, piscina, praia, brincadeiras de grupo e até algumas caipirinhas, mas Jornadas não é um caminho de diversão. Nas Jornadas tivemos eucaristias diárias, às vezes às duas ou seis da manhã e até no Cristo Redentor, rezámos o rosário, fizemos adoração ao Santíssimo, mas Jornadas não é um cami-nho de oração. Nas Jornadas tivemos atrasos, falta de autocar-

ros, nem sempre cumprimos programas, não conseguimos fazer tudo o que quería-mos, tivemos muita chuva, tivemos filas de muitas horas para comer, mas Jornadas não é um caminho de problemas.

Nas Jornadas fomos visitar o Cristo Redentor, a réplica do Santuário de Fátima, capelas, catedrais e outros locais, mas Jornadas não é um caminho cultural.

Nas Jornadas conhecemos muitas raparigas e rapazes, padres e irmãs de todos os países, mas Jornadas não é um caminho de convívio, encontro e partilha.

Nas Jornadas tivemos muitas catequeses, mas jornadas não é um caminho de formação.

Nas Jornadas cantámos muito, muitas vezes até ficar sem voz, mas Jornadas não é um caminho de cantorias.

Nas Jornadas ouvimos e vimos o Papa Francisco, mas Jornadas não é um cami-nho do Papa.

Jornadas é uma PEREGRINAÇÃO, é caminho com Cristo, onde a diversão, a ora-

ção, a cultura, o convívio, o encontro, a partilha, a formação, o canto e o Papa têm lugar. Mas o verdadeiro testemunho é aquilo que aprendi e que se traduzirá na minha vida, e aí o hino dizia: “Cristo nos convida, venham meus amigos! Cristo nos envia, sejam missionários”

Ser missionários é aceitar Jesus entrar e guiar a nossa vida, é deixar-se tocar pela cruz de Cristo. “Ninguém pode tocar a cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da cruz de Jesus para a sua própria vida.” Esta mesma cruz convida-nos a ir ao encontro dos que mais sofrem e a estender-lhes a mão.

Temos de ser coerentes na nossa vida, temos de ir contra a corrente e seguir Jesus! Hoje o Senhor chama cada um de nós para a Sua igreja e a ser missionário, e

TESTEMUNHO DAS JMJ 2013

7

MISSÃO POPULAR SINES

MAGUSTO 2013

O que é a Missão Popular? É uma ação forte de evangelização que é feita

numa paróquia e é orientada por Padres Vicentinos e conta com a colaboração de leigos e religiosas. A ação missionária divide-se em três fases: A primeira chamada de “Pré-missão” é a preparação daquela que será a segunda fase chamado de Tem-po Forte da Missão que dura duas semanas. Em Sines o Tempo Forte de Missão será de 2 a 17 de Novembro de 2013. (Programa na Agenda)

Na primeira semana, os cristãos reúnem-se por grupos (Comunidades Familia-res) em casas particulares e aí dialogam sobre um tema que lhes é apresentado.

Na segunda semana, em vez de reuniões em casas, há celebrações temáticas todos os dias na Igreja Paroquial

A missão quer deixar na nossa paróquia, grupos organizados e lançados na cate-quese de adultos e leigos empenhados e comprometidos na renovação da comuni-dade.

É católico?

A comunidade de Sines está à sua espera! Uma Igreja de todos e para todos! Aproveite a oportunidade de viver 2 semanas diferentes e muito intensas!

Dia 9 de Novembro, A fogueira acendemos. Magusto melhor não me lembro, E a castanha já a temos. A família e os amigos, Vamos todos convidar. No castelo lá estaremos, Para uma tarde diferente passar. Jeropiga e Água-pé prós adultos é que é! Jogos e diversão para todos até mais não! Aceita o convite!

9 de Novembro de 2013 Castelo de Sines

15h30

Page 3: Noticia Jovem 7

6

DÁ UM POUCO MAIS DE TI!

A atividade “Dá um pouco mais de ti!” vem na sequência da aproximação do grupo de jovens à realidade social de Sines e aos grupos que trabalham mais de perto com esta realida-de, como é o caso da Cáritas. Após uma reunião com a res-ponsável da Cáritas de Sines ficámos a conhecer a realidade: A Cáritas de Sines apoia a nível alimentar cerca de 350 famí-lias, e os alimentos provenientes do apoio do Banco Alimen-

tar e da Comunidade Europeia, não são suficientes para dar um apoio mensal a todas as famílias. Existem famílias em Sines a passar fome e a Cáritas não consegue dar resposta a todos os casos!

Como cristãos que somos, não podemos ficar indiferentes a esta situação! Então

o grupo da JMV de Sines decidiu arregaçar as mãos, sentar-se e pensar no que podia fazer para ajudar neste problema.

“Dá um pouco mais de Ti!” é o desafio que lançamos a todos os paroquianos,

desde as crianças da catequese às pessoas mais idosas de boa vontade da nossa paróquia. Não podemos ficar indiferentes quando um irmão nosso tem fome. Durante quatro semanas entregue na igreja a sua contribuição para ajudar as famí-lias de Sines. Se tem filhos aproveite esta atividade para os envolver na Eucaristia Dominical e dar uma catequese sobre a importância de ajudar o próximo. Se não tem possibilidades de contribuir com esta campanha através de géneros alimenta-res, contribua divulgando pelos seus amigos pois talvez eles possam contribuir.

Primeira Semana - De 7 a 13 de Outubro de 2013 Manteiga; Leite; Farinhas Lácteas para crianças.

Segunda Semana - De 14 a 20 de Outubro de 2013 Arroz; Massa; Açúcar.

Terceira Semana - De 21 a 27 de Outubro de 2013 Enlatados.

Quarta Semana - De 28 a 3 de Novembro de 2013 Bolachas e Cereais.

Em Outubro age com o coração! Dá um pouco mais de ti e ajuda nesta missão!

3

ser discípulo missionário significa saber que somos o “Campo da Fé” de Deus, cam-po onde se semeia, campo onde se treina e um campo de obras.

O Papa Francisco lança desafios e linhas orientadoras de como devemos ser. Devemos ser constantes e persistentes, devemos ser corajosos e devemos ser Cris-tãos por inteiro, não Cristãos de fachada, de pura aparência.

Temos de treinar para estar em forma para enfrentar, sem medo, todas as situa-ções da vida, testemunhando a fé e acima de tudo não tendo medo de Jesus. Temos de ser verdadeiros “atletas de Cristo”. Temos de saber escutar, compreender, per-doar, acolher e ajudar todos sem exceção.

Juntos temos de ser construtores da igreja, ser os protagonistas desta que é a nossa história, ser protagonistas da mudança, “jogar sempre ao ataque”!

O Papa Francisco perguntava a todos os jovens, e esta pergunta serve para todos nós: “Por onde começamos?” e respondia ao jeito de Madre Teresa “Por ti e por mim”. Jesus chama cada um a ser discípulo em missão, chama-nos a começar por nós mesmos. “Ide, sem medo, para servir”.

A fé é uma chama que se faz tanto mais vida quanto mais é partilhada, e nós jovens não podemos ter medo de a levar para todos os ambientes, pois o melhor instrumento para evangelizar um jovem é outro jovem. Quem evangeliza é também evangelizado e quem transmite a alegria da fé recebe também mais alegria.

Na homilia da última eucaristia com os jovens, o Papa dirigia uma palavra espe-cial: “Vocês vieram acompanhando os vossos jovens, e é uma coisa bela partilhar esta experiência de fé! Certamente isso os rejuvenesceu a todos. O jovem contagia-nos com a sua juventude. Mas esta é apenas uma etapa do caminho. Por favor, conti-nuem acompanhando os jovens com generosidade e alegria, ajudem a fazê-los comprometer ativamente na Igreja, que eles nunca se sintam sozinhos!”

Agradeço à paróquia de Sines por apostar nos seus jovens e a fazer com que eles nunca se sintam sozinhos na sua caminhada.

Jesus conta connosco! A Igreja conta connosco! O Papa conta connosco! E como o Papa Francisco dizia, quando falta sabor na comida nós colocamos sal.

Na vida de um cristão, quando falta sabor nós colocamos fé, colocamos esperança e colocamos amor!

Francisco Vilhena

Page 4: Noticia Jovem 7

4

De 21 a 25 de Agosto realizou-se em Felgueiras o Encontro Nacional da JMV em que eu, como membro da JMV de Sines, tive o privilégio de participar. O encontro teve como tema “Testemunha a alegria de Crer!” e foi a segunda vez em que participei neste encontro, foi para mim uma experiência gratificante na medida em que aprofundei os meus conhecimentos sobre S. Vicente de Paulo e as suas obras de caridade, sobre Maria e sobre a Fé. De igual forma também foi para mim uma oportunidade de conviver com jovens da minha idade e rever alguns do 1º encontro em que participei e que não os via desde essa altura. Durante o encontro tivemos momentos muito intensos, como a Celebração Mariana, a Cele-bração Penitencial, as Eucaristias e Momentos de Adoração Eucarística, mas tam-bém momentos de diversão com jogos e dinâmicas.

Tomás Franco

Há muito que Sines precisava de uma força juvenil que dinamizasse a nossa Igreja, trazendo-lhe um novo âni-mo na vivência da fé. Foi precisamente com esse intui-to que o senhor padre José Pereira convidou os jovens da nossa comunidade a formar um grupo. Alguns jovens aceitaram este desafio. E no dia 8 de Outubro tudo mudou… Foi neste dia que conhecemos alguns membros da J.M.V. de Santiago do Cacém, que nos vieram falar da experiência deles num grupo de jovens. Rapidamente

nos apercebemos de que estávamos perante uma grande mudança: as reuniões, os cânticos, os encontros… tudo aquilo era novo para nós. Mas, ainda assim, fomos em frente e começámos a traçar objetivos: animar uma eucaristia, rezar o terço junto da nossa comunidade, ser J.M.V. De facto, pouco a pouco, temos vindo a definir e alcançar pequenos objetivos. Ao conhecermos as raízes da associação, e procurando sempre seguir Cristo, Maria e Vicente de Paulo, começámos a trabalhar enquanto grupo e a testemunhar resultados. Criámos o projeto do coro das crianças, realizá-

XXIX ENCONTRO NACIONAL JMV

DOIS ANOS DE GRUPO DE JOVENS EM SINES

5

mos momentos de reflexão junto da nossa comunidade, participámos em inúmeros encontros da J.M.V., partimos em missão…

Entretanto, passaram dois anos. Criámos laços entre nós e temos vindo a cres-cer não só em número, mas também enquanto grupo com uma identidade definida. Continuamos a ter ideias novas e a vontade de ser sempre mais, mesmo estando cientes do longo caminho que ainda temos a percorrer, assim como das responsabi-lidades que este implica.

Mas tudo isto não teria sido possível sem a ajuda de algumas pessoas. Estamos profundamente agradecidos ao senhor padre José Pereira, por nos ter dado esta oportunidade, à Juventude Mariana e Vicentina, particularmente à de Santiago do Cacém, por nos ter recebido de braços abertos. Agradecemos ainda à nossa comuni-dade, pelo apoio que nos tem fornecido ao longo desta caminhada. Por fim, deve-mos um agradecimento especial ao Francisco Vilhena, que nos tem guiado continua-mente e dado motivação para seguirmos em frente.

Sofia Grilo

Tudo começou há dois anos atrás quando recebi uma folhinha a dizer que have-ria um encontro entre jovens de Sines e de Santiago do Cacém.

E lá fui eu... Nessa reunião foi-me apresentada a JMV e foi-nos proposta a cria-ção se um grupo de jovens em Sines. Começámos a ter reuniões regularmente enquanto grupo e chegou um momento em que tivemos de optar sobre a nossa identidade. Decidimos então caminhar como grupo JMV.

Durante estes dois anos tive a oportunidade de participar nos vários encontros da JMV (regionais, sub-16, nacionais) e até no Fátima Jovem. Foram encontros importantes e animados, que me fizeram refletir, conhecer mais sobre a grande família da JMV, fazer novas amizades e sem dúvida, crescer na Fé!

Tive também a oportunidade de fazer missão na Obra Social do Pousal, contac-tando com utentes idosos e utentes deficientes profundos. Foi uma experiência única e muito enriquecedora que me fez olhar a vida com outros olhos e entender que a felicidade não se faz de “coisas” mas sim de momentos. É uma experiência que quero repetir!

O grupo de jovens também me fez ser mais ativa na nossa paróquia, tanto a animar as eucaristias com as crianças como a ajudar na catequese.

Sinto que cresci, que já não sou tanto aquela rapariga tímida. Sinto-me diferen-te. Sinto-me melhor.

Agora que olho para trás, penso que o tempo passou a correr mas que estes dois últimos anos, apesar de não terem sido fáceis, foram preenchidos de muitas alegrias. Foram especiais!

Espero que venham muitos mais e melhores, sempre com Jesus, Maria e São Vicente de Paulo ao nosso lado.

Inês Silva