nós e os ensinamentos espíritas e · 2018-09-02 · semeando o evangelho ; pág2 oração...

13
r Biblioteca “ Antônio Vieira Mendes ” Associe-se à nossa biblioteca e tenha direito a empréstimos de livros gratuitamente. r Campanha Doe uma lata de leite em pó desnatado (não serve leite modificado) e colabore com o trabalho de assistência aos idosos da Obra Social Antônio de Aquino ( obra social do Centro Espírita Léon Denis ). r Artesanato Dia - toda segunda-feira. Hora - 14:00 Local - C.E.Irmão Clarêncio. r Curso de Alfabetização para Adultos Dias : 2ª a 5ª feira. Horário : 17:30 às 19:00. Local : C.E.Irmão Clarêncio. r Visita aos idosos do “Abrigo Cristo Redentor”. Local : Av dos Democráticos, n° 1.090 Bonsucesso. Dia: todo 1° domingo de cada mês. Hora: das 15 às 17 horas r Visita aos enfermos nos hospitais. r Visita aos enfermos nos lares em vários dias e horários. r Confecção e distribuição de “quentinhas” aos irmãos em situação de rua . Dia: toda sexta-feira. Confecção : 13 h , no “Centro Espírita Irmão Clarêncio” Distribuição : à noite. Para participar das Frentes de Trabalho acima citadas, o voluntário deverá dirigir-se ao Departamento Mediúnico Yvonne Pereira (DMYP),do Centro Espírita Irmão Clarêncio, para obter orientação. pág.11 Personalidade Espírita: Lins de Vasconcelos pág.8 Espiritismo e Ecologia : Cuidando do Planeta pág.5 Crônica : Bolinha de sabão pág.13 Suplemento Infanto-Juvenil pág.12 Família na Visão Espírita: Problemas do Sexo pág.9 Artigo : Revelações Inconsequentes Semeando o Evangelho ; Oração Dominical pág2 pág.3 Mensagem do Plano Espiritual : Joseph pág.4 Instruções dos Espíritos no Pentateuco Espírita pág.6 Relendo a Revista Espírita: Epitáfio de Benjamin Franklin Nesta Edição : Editorial Nós e os Ensinamentos Espíritas E ste é um momento muito esperado por nós, pois é o momento em que trazemos para você mais uma edição do Clareando, preparada com muito carinho. Apresenta-se ,então, mais uma oportunidade de divulgar os ensinamentos da Doutrina Espírita , doutrina que nos esclarece e conforta. Então, pergunto: Como estamos nos relacionando com ela? Grande parte do conteúdo desta edição nos traz subsídios para esta análise. Vianna de Carvalho nos mostra, em seu artigo, o que devemos esperar do Espiritismo e da Mediunidade. Complementando este tema temos o artigo “DOUTRINA ESPÍRITA - UM CONHECIMENTO QUE EMANCIPA O HOMEM. Veremos, em “BOLINHA DE SABÃO, que podemos contribuir para a nossa paz e a de todos, exercitando a vigilância nos pequenos gestos do dia a dia. Em “SE ÉS CAPAZ DE...” Rudyard Kipling nos apresenta alguns dos indícios de um Homem de Bem. Esses e outros assuntos você encontrará nesta edição. Para finalizar, trazemos as palavras de Jesus: “BEM AVENTURADOS OS QUE SÃO BRANDOS, PORQUE POSSUIRÃO A T ERRA(Mateus, capítulo V, versículo 4). Que Deus nos abençoe!

Upload: vokiet

Post on 09-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

r Biblioteca “ Antônio Vieira Mendes ” Associe-se à nossa biblioteca e tenha direito a empréstimos de livros gratuitamente.

r Campanha Doe uma lata de leite em pó desnatado (não serve leite modificado) e colabore com o trabalho de assistência aos idosos da Obra Social Antônio de Aquino ( obra social do Centro Espírita Léon Denis ).

r ArtesanatoDia - toda segunda-feira.Hora - 14:00Local - C.E.Irmão Clarêncio.

r Curso de Alfabetização para AdultosDias : 2ª a 5ª feira.Horário : 17:30 às 19:00.Local : C.E.Irmão Clarêncio.

r Visita aos idosos do “Abrigo Cristo Redentor”.Local : Av dos Democráticos, n° 1.090 Bonsucesso.Dia: todo 1° domingo de cada mês.Hora: das 15 às 17 horas

r Visita aos enfermos nos hospitais.

r Visita aos enfermos nos lares em vários dias e horários.

r Confecção e distribuição de “quentinhas” aos irmãos em situação de rua .Dia: toda sexta-feira.Confecção : 13 h , no “Centro Espírita Irmão Clarêncio”Distribuição : à noite.Para participar das Frentes de Trabalho acima citadas, o voluntário deverá dirigir-se ao Departamento Mediúnico Yvonne Pereira (DMYP),do Centro Espírita Irmão Clarêncio, para obter orientação.

pág.11Personalidade Espírita: Lins de Vasconcelos

pág.8Espiritismo e Ecologia :Cuidando do Planeta

pág.5Crônica :Bolinha de sabão

pág.13Suplemento Infanto-Juvenil

pág.12Família na Visão Espírita: Problemas do Sexo

pág.9Artigo : Revelações Inconsequentes

Semeando o Evangelho ; Oração Dominicalpág2

pág.3Mensagem do PlanoEspiritual : Joseph

pág.4Instruções dos Espíritos no Pentateuco Espírita

pág.6Relendo a Revista Espírita: Epitáfio de Benjamin Franklin

Nesta Edição :

Editorial

Nós e os Ensinamentos Espíritas

E ste é um momento muito esperado por nós, pois é o momento em que trazemos para você mais uma edição do Clareando, preparada com muito carinho. Apresenta-se ,então, mais uma oportunidade de

divulgar os ensinamentos da Doutrina Espírita , doutrina que nos esclarece e conforta. Então, pergunto: Como estamos nos relacionando com ela?

Grande parte do conteúdo desta edição nos traz subsídios para esta análise.

Vianna de Carvalho nos mostra, em seu artigo, o que devemos esperar do Espiritismo e da Mediunidade. Complementando este tema temos o artigo “Doutrina Espírita - um ConhECimEnto quE EmanCipa o homEm”.

Veremos, em “Bolinha DE saBão”, que podemos contribuir para a nossa paz e a de todos, exercitando a vigilância nos pequenos gestos do dia a dia.

Em “sE és Capaz DE...” Rudyard Kipling nos apresenta alguns dos indícios de um Homem de Bem.

Esses e outros assuntos você encontrará nesta edição.

Para finalizar, trazemos as palavras de Jesus: “BEm avEnturaDos os quE são BranDos, porquE possuirão a tErra” (Mateus, capítulo V, versículo 4).

Que Deus nos abençoe!

Page 2: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 /Setembro. 2011 - Pág . 2

Venha estudar conosco O Evangelho Segundo o Espiritismo

Allan Kardec

Procure a Secretaria de Cursos para informações

Convite

Semeando o Evangelho de Jesus

Gotas de Luz

Seleção de textos :Mário Sérgio de S. Esteves

"Quando o seguidor do bem compreende o dever de mobilizar todos os recursos da jornada, em silêncio, sem perda de tempo com reclamações e censuras, que somente denunciam inferioridade, então estará em condições de alcançar o Reino, dentro do menor prazo, porque viverá plasmando as próprias asas para o voo divino, usando para isso a disciplina de si mesmo e o trabalho incessante pela paz e alegria de todos."Aprende com o Supremo Senhor que ajuda sempre, de acordo com a posição e a necessidade de cada um, e distribui com todos os que te cercam os bens do Céu que já podes reter com fidelidade e o Céu te abrirá o acesso a tesouros sem fim..."

Fonte: Jesus no Lar.Espírito : Neio Lúcio.Psicografia : Francisco Cândido Xavier.

Oração dominical

O s Espíritos recomendaram que, encabeçando esta coletânea (de preces) , puséssemos a Oração Dominical, não somente como prece, mas também como símbolo. De todas as preces, é a que eles colocam em primeiro lugar, seja porque procede do próprio Jesus (S. Mateus, cap. VI, vv. 9 a 13), seja porque pode suprir a todas, conforme os pensamentos

que se lhe conjuguem; é o mais perfeito modelo de concisão, verdadeira obra prima de sublimidade na simplicidade. Com efeito, sob a mais singela forma, ela resume todos os deveres do homem para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo. Encerra uma profissão de fé, um ato de adoração e de submissão; o pedido das coisas necessárias à vida e o princípio da caridade. Quem a diga, em intenção de alguém, pede para este o que pediria para si.

Contudo, em virtude mesmo da sua brevidade, o sentido profundo que encerram as poucas palavras de que ela se compõe escapa à maioria das pessoas. Daí vem o dizerem-na, geralmente, sem que os pensamentos se detenham sobre as aplicações de cada uma de suas partes. Dizem-na como uma fórmula cuja eficácia se ache condicionada ao número de vezes que seja repetida. Ora, quase sempre esse é um dos números cabalísticos: três, sete ou nove tomados à antiga crença supersticiosa na virtude dos números e de uso nas operações da magia.

Para preencher o que de vago a concisão desta prece deixa na mente, a cada uma de suas proposições aditamos, aconselhado pelos Espíritos e com a assistência deles, um comentário que lhes desenvolve o sentido e mostra as apli-cações. Conforme, pois, as circunstâncias e o tempo de que disponha, poderá, aquele que ore, dizer a Oração Dominical, ou na sua forma simples, ou na desenvolvida.

Prece I. Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome!

Cremos em ti, Senhor, porque tudo revela o teu poder e a tua bondade. A harmonia do Universo dá testemunho de uma sabedoria, de uma prudência e de uma previ-dência que ultrapassam todas as faculdades humanas. Em todas as obras da Cria-ção, desde o raminho de erva minúscula e o pequenino inseto, até os astros que se movem no espaço, o nome se acha inscrito de um ser soberanamente grande e sábio. Por toda a parte se nos depara a prova de paternal solicitude. Cego, portanto, é aquele que te não reconhece nas tuas obras, orgulhoso aquele que te não glorifica e ingrato aquele que te não rende graças.

Allan KardecFonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVIII, itens 2 e 3.

Continua na próxima edição

Page 3: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 / Setembro . 2011 - Pág . 3

"Em Setembro"

Manhã de Estudo

Dia - 04 / 09 / 2011Horário - 9:00 às 12:00Tema - AValorização da Vida - A Prevenção do Suicídio à Luz da Doutrina Espírita.

Palestrante : André Trigueiro.Local - Centro Espírita Irmão Clarêncio (Rua Begônia, 98 - Vila da Penha)

1 8 º E n c o n t r o E s p í r i t a s o b r e J e s u s

Dia -25 / 09 / 2011Horário - 8:00 às 13:00Tema : O homem de bem diante das horas críticas. Local - Centro Espírita Irmão Clarêncio

(Rua Begônia, 98 - Vila da Penha)

Às 8:00 horas será servido um saboroso "Café da Manhã" e após os Estudos tere-mos o tradicional "Almoço Fraterno".

22º Encontro Espírita sobre Bezerra de Menezes

Dia -11 / 09 / 2011Horário - 8:00 às 13:00Tema- Bezerra de Menezes: Exemplo do homem do futuro diante das questões Espirtituais II.Local - Centro Espírita Irmão Clarêncio

(Rua Begônia, 98 - Vila da Penha)

"Em Outubro"

22° Encontro de Medicina Espiritual

Dia - 22 / 10 / 2011Horário - 8:00 às 13:00Seções : Doutrinária, Científicas I e II.Local - Centro Espírita Irmão Clarêncio (Rua Begônia, 98 - Vila da Penha)

Mensagem

u

u

u

“Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.(Matheus 22 : 21)

Q ue a paz de Jesus continue junto aos nossos corações!Sem dúvida alguma poderíamos traçar outros tantos comentários em torno da lição da noite de hoje, mas queremos apenas nos prender a algo que o

Senhor nos apresenta e que nos chama a atenção acerca da sonegação, do resultado e das consequências de quando sonegamos alguma coisa à Lei e às diretrizes que regem as sociedades terrenas.

Indubitavelmente, para um grande número dos presentes que já permitiram que os ensinamentos espíritas mergulhassem no interior de suas almas, já muitos refletem e observam que, em outras vidas, em outras existências, quantas vezes sonegaram um tributo.

Não nos referimos apenas ao tributo material, mas, também, quantas vezes nos recusamos a dar o amor, a fraternidade, deixando de ser pacientes e tolerantes uns para com os outros e, na consequência desta sonegação do tributo à vida, come-çamos a sentir na própria pele as consequências das nossas ações. Portanto, Jesus nos convida à reflexão daquilo que fazemos, dos valores que temos e se ainda não continuamos a ser os sonegadores dentro da vida.

O que recusamos ontem a pagar, hoje surge na forma de dificuldades e lutas, de enfermidades e dores morais e físicas que nos obrigam a pagar o tributo à Lei; mas não somos obrigados a permanecer nessa posição dentro da vida.

Refletindo em torno das lições que Jesus nos trouxe e, fazendo o esforço diário para vivenciá-las, pô-las em prática, transformando os nossos pensamentos, trabalhando as nossas emoções, nos reeducando à luz destes conselhos que Ele nos trouxe, sem dúvida alguma, saberemos de nossa parte ter um outro tipo de comportamento nesta vida e, em consequência, por estarmos agindo dentro da Lei, por estarmos respei-tando a Lei e nos conduzindo dentro da Lei, sem dúvida alguma, o tributo que teremos que pagar será muito mais suave do que o daquele que vive em desacordo, corrompendo-se e corrompendo os outros, sonegando mais uma vez na vida os valores que deveria estender em prol da melhoria, do socorro e também do benefício de tantas outras criaturas.

O Senhor nos convida a fazer esta reflexão na noite de hoje. Portanto, que todos tenham guardado as recomendações aqui ouvidas e, no balanço que possam fazer, vejam bem as boas e más ações e vejam qual o prato que está pesando mais, porque aquele que pesa mais determina a natureza dos seus atos dentro da vida e, em con-sequência, aquilo que estamos semeando nós mesmos teremos que colher.

Que esta paz imensa que nos envolve neste instante fortaleça a todos, que possa fazer com que vocês se predisponham a cada dia serem melhores, mais adequados, se compreendendo e compreendendo o próximo e nunca sonegando e nunca se recusando a pagar os impostos de amor, de perdão e fraternidade em relação a si e aos outros.

Que Jesus nos abençoe!Do irmão,Joseph(Mensagem psicofônica recebida pelo médium Joaquim Couto no CEIC em 27 de julho de 2011)

Page 4: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 /Setembro. 2011 - Pág . 4

ConviteVenha estudar conosco as obras de

Yvonne A. PereiraProcure a Secretaria de Cursos

para informações

Instruções dos Espíritos no Pentateuco Espírita

Yvonne Pereira - uma Seareira de Jesus

Curso de Atualização para todos os Médiuns

Setembro : dia 24 / SábadoHorário : 16 horasLocal : Centro Espírita Irmão Clarêncio

Presença Indispensável“O que torna um estudo sério é a

continuidade que se lhe dá”(Allan Kardec)

Atenção!

Q uando o Cristo disse: “Bem aventurados os aflitos, o reino dos céus lhes pertence”, não se

referia de modo geral aos que sofrem, visto que sofrem todos os que se en-contram na Terra, quer ocupem tronos, quer jazam sobre a palha. Mas, ah! pou-cos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus.

O desânimo é uma falta. Deus vos recusa consolações, desde que vos fal-te coragem. A prece é um apoio para a alma; contudo, não basta: é preciso tenha por base uma fé viva na bondade de Deus. Ele já muitas vezes vos disse que não coloca fardos pesados em om-bros fracos. O fardo é proporcionado às forças, como a recompensa o será à resignação e à coragem. Mais opulen-ta será a recompensa, do que penosa a aflição. Cumpre, porém, merecê-la, e é para isso que a vida se apresenta cheia de tribulações.

O militar que não é mandado para as linhas de fogo fica descontente, porque o repouso no campo nenhuma ascensão de posto lhe faculta. Sede, pois, como o militar e não desejeis um repouso em que o vosso corpo se enervaria e se en-torpeceria a vossa alma.

B e m e m a l s o f r e rAlegrai-vos, quando Deus vos enviar

para a luta. Não consiste esta no fogo da batalha, mas nos amargores da vida, onde, às vezes, de mais coragem se há mister do que num combate sangrento, porquanto não é raro que aquele que se mantém firme em presença do ini-migo fraqueje nas tenazes de uma pena moral. Nenhuma recompensa obtém o homem por essa espécie de coragem; mas, Deus lhe reserva palmas de vitória e uma situação gloriosa.

Quando vos advenha uma causa de sofrimento ou de contrariedade, sobre-ponde-vos a ela, e, quando houverdes conseguido dominar os ímpetos da im-paciência, da cólera, ou do desespero, dizei, de vós para convosco, cheio de justa satisfação: “Fui o mais forte.”

Bem aventurados os aflitos pode, en-tão, traduzir-se assim: Bem-aventurados os que têm ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão centu-plicada a alegria que lhes falta na Terra, porque depois do labor virá o repouso.

Lacordaire. (Havre, 1863.)

Fonte : O Evangelho Segundo o Espiritismo / Allan Kardec / Capítulo V / Item 18.

Conheça e estude suas obras. Sugestões:

Cânticos do Coração – 1994

É uma coletânea, em dois volumes, de textos repletos de ensinamentos colhidos em décadas de estudos e prática da abençoada Doutrina dos Espíritos. O livro é dedicado aos jovens discípulos das mocidades Espíritas do Brasil, com o ensejo de que cumpram fielmente os deveres de espíritas cristãos, sob o pálio protetor do Mestre e Senhor Jesus. No 1° volume retratam os “Cânticos Doutrinários” e o 2° volume as “Realidades Espíritas”.

À Luz do Consolador – 1997

São escritos de 1960 a 1980, sob pseudônimo de Frederico Francisco (homenagem da médium ao compositor polonês Fréderic-François Chopin a quem ela se sentia estreitamente unida por laços do passado). Conjunto de artigos publicados no mensário religioso de Espiritismo Cristão, Reformador. Trata-se de lições perma-nentes, de validade duradoura e oportuníssima, indispensável mesmo no presente momento do Movimento Espírita. Fala da ética que deve primar entre os adeptos do Consolador prometido por Jesus.

Espiritismo na

Web

“A emissora da Fraternidade”Estrada do Dendê, nº 659Ilha do GovernadorRio de Janeiro - RJCEP: 21.920/000Fone: (21)3386.1400

Visite o site e ouça a programaçãowww.radioriodejaneiro.am.br

www.espiritualidades.com.br( Portal - Espiritualidade e Sociedade )www.institutoarteevida.org.br( Cultura e Arte Espírita )www.luzmaior.com.br( Portal Espírita)

Rad i oRio de Janeiro1400 khz AM

Page 5: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 / Setembro . 2011 - Pág . 5

Autora : Fernanda Barbosa Elias

Vale a pena Ler de Novo

Crônica

De que precisa o Espirit ismo

N um dia desses, eu estava voltando do trabalho pra casa e, próximo à estação do metrô, me deparei

com uma verdadeira avalanche de boli-nhas de sabão vindo em minha direção. Eu comecei a fazer movimentos bruscos com os braços para poder me livrar delas. O vendedor, é claro, nada satisfeito com a minha tentativa de escapar do seu objeto de trabalho, soltou a pérola: “Essas bolinhas são mais cheirosas que você”. Pensei rápido: “Respondo e corro o risco de levar uma coça ou entubo?” Entubei!

Ahhh, eu queria que abrisse um buraco no chão pra jogar o brinquedinho dele junto com ele, lá dentro. Eu fiquei irada! Desci as escadas soltando fogo pelo nariz, olhos e boca. Me transformei no próprio bicho papão! Aí, fui me acalmando aos poucos, a “boazinha” foi se apossando de mim e, de repente, me vi cheia de pena do rapaz. A “boazinha” me falava assim: “ Cruzes, para de emanar fluidos negativos pro menino. Coitado! Ele é vendedor de rua, deve passar dificuldades, já escureceu e sabe lá

B o l i n h a d e s a b ã oDeus a hora em que ele vai embora pra casa. Tadinho, se bobear nem família tem”. Bom, dessa forma me coloquei como um ser superior e seres superiores não guardam rancor. Mas, Jesus recomendou que a gente vigiasse. Então, eu pensei: não é por isso que tenho que esquecer a ofensa, pois cada um deve ir construindo a sua vida, seus caminhos, de acordo com o que precisa, com o que pode e com o que quer. Na verdade, ele só me devol-veu a afronta que antes eu fiz ao trabalho dele. Ele se sentiu ofendido e me deu essa resposta que, diga-se de passagem, foi bem criativa. Fui percebendo que a “boazinha” que falava comigo era bem orgulhosa, vaidosa e ainda com uma boa dose de hipocrisia.

Talvez, se eu tivesse olhado pra ele e dado um sorriso, feito algum comentário em tom de brincadeira, ele também bai-xasse a guarda e devolvesse outro sorriso. Inclusive, ele poderia ter me xingado de alguns nomes nada cristãos, me man-dado a diversos lugares, mas optou por

algo mais sutil, que pudesse me irritar mais. Porque aquela bolinha de sabão não é mais cheirosa que eu mesmo!

Todo processo de reflexão durou até a estação de Vicente Carvalho. Até que foi bom, pois a viagem passou rapidinho. São as pequenas lições do dia a dia. Quantas vezes achamos que o outro nos respondeu mal, sem nos darmos conta de que também não fomos tão doces as-sim? Às vezes, ficamos tão distraídos, olhando para o nosso umbigo, que esquecemos que ele não é o centro do Universo. Um segundo pode fazer toda diferença. Pode nos poupar de uma boa carga de “veneno” em nosso fígado. Poxa vida, como é importante pensar um pouquinho que seja antes de tomar qualquer atitude! Tantas coisas ruins poderiam ser evitadas. A consequência de um ato impensado pode complicar nossa caminhada.

(continua / página 6 )

nos CEntros Doutrinários: de amigos do bem e da verdade, que saibam exem-plificar a compreensão e a boa vontade para o soerguimento de todos, através da elevação de si próprios.na CiênCia: de investigadores e estudiosos, que unam o raciocínio e o sentimento, elevando o coração ao nível da inteligência.na polítiCa: de legisladores e admi-nistradores dignos, que não menosprezem o sacrifício pessoal, habilitados a criar mais altos padrões de caráter para a mente do povo.na imprEnsa: de jornalistas humanos, construtores do bem e adversários do es-cândalo, livres da influência financeira, a serviço do bem geral.no magistério: de professores de-votados, que possam plasmar a alma da infância e da juventude nas linhas eternas do ideal superior.

nos larEs: de pais e mães consagrados à missão que esposaram, de filhos e irmãos que se auxiliem, reciprocamente, no teste-munho leal da comunhão fraterna.nas organizaçõEs DE traBalho: de cooperadores que se honrem no cumprimento do dever, dedicados ao progresso e ao aperfeiçoamento, para a justa exaltação da dignidade do serviço.no Campo: de colaboradores da Na-tureza, de amigos sinceros do solo, das plantas e dos animais, que, semeando e ajudando alegremente, se façam intér-pretes dos propósitos divinos.na artE: de tradutores fiéis da bondade e da beleza, que auxiliem o pensamento a escalar os mais altos cimos da vida.na mEDiuniDaDE: na pregação, na propaganda, de corações corajosos e confiantes, conscientes de suas responsa-bilidades e fiéis aos seus compromissos

com o Infinito Bem, que se expressem com os atos, acima das palavras, plena-mente integrados na execução das boas obras, a fim de que o Reino do Senhor se estabeleça, em definitivo, na Terra, assegurando a felicidade dos homens para sempre.Fonte: Mandato de Amor Espírito: André LuizMédium:Francisco Cândido Xavier Edição UEM

Publicado no Clareando nº 57- Maio/2008

Page 6: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 /Setembro. 2011 - Pág . 6

Agora o

"Centro Espírita Irmão Clarêncio" também está na web !!!

Acesse e confira

www.irmaoclarencio.org.br

Relendo a Revista Espírita

Bolinha de sabão (continuação / página 5)

Nos diz J. Herculano Pires em “Atitude Mental na Vida Diária”: “Não se conside-re vítima. Você pode estar sendo o algoz sem perceber. Pense nisto constantemente para melhorar suas relações com os outros. Viver é permutar. Examine o que você troca com os outros”.

Imaginem só, eu poderia ter levado um belo sopapo, em pleno centro do Rio, lotado de gente, por causa da minha atitude arrogante e atrevida. Mas, meu guia é camarada! Me livrou de pagar esse mico. E nem sei por que eu fiz aquilo, pois eu me amarro numa bolinha de sabão.

“O orgulho vos leva a vos julgardes mais do que sois, a não aceitar uma comparação que vos possa rebaixar, e a vos considerar-des, ao contrário, de tal maneira acima de

vossos irmãos, seja na finura de espírito, seja no tocante à posição social, seja ain-da em relação às vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e vos fere. E o que acontece, então? Entregai-vos à cólera.

Procurai a origem desses acessos de de-mência passageira, que vos assemelham aos brutos, fazendo-vos perder o sangue frio e a razão: procurai-a, e encontrareis quase sempre por base o orgulho ferido. Não é acaso o orgulho ferido por uma contradi-ta, que vos faz repelir as observações justas e rejeitar, encolerizados, os mais sábios conselhos? Até mesmo a impaciência, causada pelas contrariedades, em geral pueris, decorre da importância atribuída à personalidade, perante a qual julgais que todos devem curvar-se.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo,Capítulo IX, Item 9)

Sugestões Educativas de André Luiz

“Se você acredita que franqueza rude pode ajudar alguém, observe o que ocorre com a planta em que você atire água fervente.”(Lição 16)“Quando haja de reclamar isso ou aquilo, espere que as emoções se mostrem pacificadas; um grito de cólera, muitas vezes, tem a força de um punhal”. (Lição 17)“Não fale na treva para que a treva não comece a caminhar por sua conta.” (Lição 17)“Guarde as suas impressões infe-lizes para não prejudicar o caminho dos outros”. (Lição 28)“Nos desajustes de opinião ou comportamento, admita nos ou-tros a mesma liberdade de pensar que a vida lhe implantou na ca-beça”. (Lição 39)Fonte : Respostas da Vida.Espírito :André Luiz.Médium : Francisco Cândido Xavier.

Um de nossos assinantes de Joinville (Haute-Marne) nos escreveu o que se segue:

Sabendo da boa acolhida que está reservada a todos os documentos que têm relação com a Doutrina Espírita, apresso-me em vos dar conhecimen-to de uma passagem da biografia de Franklin, tirada do Mosaique de 1839, página 287; ela prova uma vez mais que, em todas as épocas, os homens superiores tiveram a intuição das ver-dades espíritas.

A crença desse grande homem na reencarnação e no progresso da alma se revela inteiramente nas poucas li-nhas seguintes, formando o epitáfio que ele mesmo compôs; está assim concebido:

“Aqui repousa, entregue aos vermes, o corpo de Benjamin Franklin, impressor, como a capa de um velho livro cujas folhas são arrancadas, e o título e a douradura apagados; mas, por isto, a obra não está

Epitáfio de Benjamin Franklinperdida, porque ele reaparecerá, como o crê, numa nova e melhor edição, revista e corrigida pelo autor.”

Um dos principais cidadãos de que os Estados Unidos mais se honram, era, pois, reencarnacionista; não só acreditava no seu renascimento sobre aTerra, mas acreditava ali retornar melhorado pelo seu trabalho pessoal; é exatamente o que diz o Espiritismo. Se se recolhessem todos os testemunhos esparsos nos me-lhores escritos em favor desta doutrina, reconhecer-se-ia o quanto teve raízes nos pensadores de todas as épocas, e se admiraria menos da facilidade com a qual ela é acolhida hoje, porque pode-se dizer que ela jaz latente na consciência da maioria. Esses pensamentos, semea-dos aqui e ali, eram as centelhas precur-soras que deveriam brilhar mais tarde, e mostrar aos homens o seu destino.Allan KardecFonte : Revista Espírita, Allan Kardec / Agosto de 1865.

Page 7: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 / Setembro . 2011 - Pág . 7

Campanha CEIC

Ag. 6020 - c /c : 16496-5

Ag. 0544 - c / c : 003.598-6

O CEIC está em campanha para a construção do seu 2° pavimento . Necessita de ajuda financeira.

Você gostaria de colaborar?O CEIC agradece desde já a sua colaboração.Contas para depósito:

Estamos aguardando você no

Centro Espírita Irmão Clarêncio

Rua Begônia, 98 - Vila da Penha

Contato : Jorgina V.Souza

Anuncie no

Autor : Pedro Leão

Artigo

O Espiritismo, ao propor a chave do problema tão obscuro e controvertido do passado e do

futuro da humanidade, com Allan Kardec, nos traz a constatação da existência de um mundo invisível, sendo esta, uma in-formação de fundamental importância para livrar a razão humana dos enganos do misticismo, das magias, dos dogmas que qualificavam de sagrados e conside-ravam mistérios o que hoje, através da compreensão dos fatos esclarecidos pelo Espiritismo, que demonstrando a naturali-dade do intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual , com o concurso da mediunidade, proporciona um claro entendimento de que a natureza desse intercâmbio nada tem de mística ou de messiânica, mas está submetida a leis que regem a relação entre as duas esferas de existência, a saber a física e a extra físi-ca. Neste esclarecimento a razão humana encontra apoio suficiente para livrar-se da ignorância em que esteve mergulhada por longo tempo nas injunções do misticismo e do aprisionamento causado pelos dog-mas que impediam ou impedem o livre evoluir do raciocínio nas investigações dos fenômenos do além túmulo.

O Espiritismo é uma forma especial do conhecimento humano e, através do seu conjunto doutrinário, faz desaparecer os embaraços e ilusões das superstições

Doutrina Espírita - um conhecimento que emancipa o Homem

tornando o campo visual de entendi-mento do homem mais claro e mais amplo, libertando-o do temor a Deus e ao Diabo, por alcançar melhor com-preensão, permitindo-lhe reconhecer-se como uma inteligência individualizada capaz de atuar sobre a matéria, mesmo na condição de desencarnado, confor-me se depreende da resposta proferida pelos Espíritos a Kardec na questão 526 do Livro dos Espíritos: “É exato que os Espíritos têm ação sobre a matéria...”.

O Espiritismo não condena as religiões, pois como desenvolvimento natural do Cristianismo, considera que todas elas são boas, entendendo apenas, que para assim continuarem não podem permanecer nos estágios inferiores já ultrapassados pela evolução humana. Pretende o Espiritismo ser um auxiliar das religiões oferecendo a sua filosofia de fé raciocinada promovendo a libertação da religiosidade que se encon-tra entrincheirada nos dogmas da fé cega, pois a finalidade das religiões é retirar o homem da animalidade e conduzi-lo à moralidade e o Espiritismo, com a sua proposta de fé raciocinada, vem contri-buir para o alcance dessa finalidade.

O Homem perdeu-se a si mesmo ao se fiar demasiadamente no materialismo com suas construções gananciosas, numa insaciável busca por lucros e poder eco-nômico, criando selvas de pedra em

substituições às selvas naturais pondo-se desta forma numa condição deformada e desnaturada saindo da sua simplicidade natural.

A proposta do Espiritismo não é a re-jeição ao progresso, antes quer evitar o regresso do homem a uma condição de desumanidade, pretendendo despertá-lo para a compreensão de si mesmo e da responsabilidade como ser inteligente a cumprir tarefas neste mundo.

O Espiritismo, com todo o seu teor dou-trinário, representa uma porta aberta pelas hierarquias do mais alto, sob a direção de Deus, para que o homem possa nela entrar e percorrer sua trajetória rumo à plenitude como ser espiritual que é sua verdadeira natureza.

O que nos cabe agora é tomarmos consciência destas coisas, compreen-dê-las, conhecer os princípios dou-trinários e esforçarmo-nos para uma prática de maneira correta e fiel para assim colaborarmos com a implementação da civilização do Espírito na Terra, livre das sombras dos enganos e do desco-nhecimento. Fontes:* O Espírito e o Tempo, J.Herculano Pires.* O Livro dos Espíritos, Allan Kardec.

Page 8: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 /Setembro. 2011 - Pág . 8

Cursos no C.E.I.C.

Dia: Terça-feira / 19:30 às 21:00

A Família na visão Espírita.Obras de André Luiz (Nosso Lar /Entre o Céu e a Terra).Obras de Yvonne Pereira (Devassando o Invisível ).A vida de Yvonne A.Pereira (julho /2011)COMP - Curso de Orientação Mediúnica e Passes.COFTC - Curso de Orientação, Forma-ção e Treinamento para a Cura.

Dia: Quarta-feira / 17:30 às 19:00

Esperanto.

Grupo de Estudos Antônio de Aquino.

Dia: Quinta-feira / 15:00 às 16:30

O que é o Espiritismo.História do Espiritismo ( 2° Semestre)O Livro dos Espíritos.O Evangelho Segundo o Espiritismo.

O Céu e o Inferno.

Dia: Quinta-feira / 18:20 às 19:20

Estudos para o trabalho de Atendimento Espiritual (1ª, 2ª e 3ª Semanas) Livro: Técnica de Passes).Aprofundamento das Obras Básicas (4ª e 5ª Semanas): O Livro dos Espíritos.

Dia: Quinta-feira / 19:30 às 21:00

O que é o Espiritismo.História do Espiritismo ( 2° Semestre)O Livro dos Espíritos.O Evangelho Segundo o Espiritismo.O Céu e o Inferno.Obras Póstumas.Obras de Léon Denis (Livro: Depois da Morte).Revista Espírita.

Dia : Sábado / 16:00 às 17:30

O que é o Espiritismo.História do Espiritismo( 2° Semestre)O Livro dos Espíritos.Atualização para médiuns da casa (4° sábado do mês)O pensamento de Emmanuel ( 1º e 3° sábados do mês)

Dia : 11 / 09 / 2011- 16 horas

Culto no Lar de Vilma Tavares

Atividades Doutrinárias

Ter você como sócio será muito importante para nós.Aguardamos sua inscrição.Que Jesus nos ilumine e abençoe.p

O CLE oferece ao sócio um Kit contendo :

01 Livro Espírita

01 DVD de Palestras

01 Edição da Revista de Estudos Espíritas ( publicação mensal do CELD)

Custo do Kit : R$20,00"O livro é um amigo sincero, bem vindo tanto nos dias felizes quanto nos dias ruins.

Referimo-nos ao livro sério, útil, que instrui, consola, anima ..."(Léon Denis - Depois da Morte, Cap. LIII)

Ler e bom...Ler o que e bom, e melhor ainda !

Espiritismo e Ecologia

Cuidando do Planeta Terra

Os bens da Terra não são somente os produtos do solo, mas, sim, tudo o que o homem pode gozar neste mundo. (O Livro dos Espíritos - questão 706)

"(...) Imprevidente não é a Natureza, é o homem que não sabe regrar o seu viver." (O Livro dos Espíritos - questão 705)

Desenvolvendo a consciência ecológica

Dicas:

Você sabia que molhar jardins e plantas pela manhã ou ao entardecer evita perda de água pela evaporação? E que nos dias mais frios pode-se aguá-las dia sim, dia não, sem deixar que elas morram de sede?

Aquela água que sai da máquina depois da lavagem de roupas pode ser reaproveitada para lavar a área de serviço.

Identificar vazamentos em casa não é tarefa difícil. Fechando as torneiras e interrompendo o consumo é possível observar se os indica-dores do hidrômetro continuam girando. Se estiverem, você está desperdiçando dinheiro e água.Fonte: www.planetasustentavel.com.br

Page 9: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 / Setembro . 2011 - Pág . 9

Artigo

R e v e l a ç õ e s I n c o n s e q u e n t e s

O estudo do Espiritismo é de vital im-portância para que se possa pene-trar-lhe a essência dos conteúdos

científicos, filosóficos e éticos, morais, religiosos.

Toda a sua doutrina se fundamenta na experiência que se deriva da observação contínua dos fatos, graças à metodologia quantitativo-qualitativa.

Não se tendo elaboração de um homem ou de um grupo de indivíduos, não sofre os pro-blemas de sistemas ou de ideias preconcebidas, mantendo incomum imparcialidade no exame e análise dos elementos que o constituem.

Resultado de demoradas reflexões e pes-quisas, apóia-se nas leis naturais, que são fundamentais à vida de onde se derivam todos os seus postulados.

Os fenômenos que lhe facultaram o surgi-mento, em todas as épocas e Nações da Terra, passaram pelo crivo de contínuas experi-mentações, havendo resistido aos esquemas convencionais da dúvida, da fraude, das exteriorizações do inconsciente, antes de adquirirem cidadania e dignidade. Esses fenômenos foram considerados, no passado, como expressões da santificação, do misti-cismo, do ridículo – de acordo com a época em que se manifestaram – para se tornarem parte integrante da cultura humana, que os proporcionava, portanto, sem qualquer colorido fantasista ou miraculoso.

Passo a passo, as informações que se ori-ginaram nas comunicações foram objeto de exame e de comparação com o conheci-mento intelectual, passando pelo crivo dos enfrentamentos com os sistemas vigentes e as doutrinas em voga, apresentando-se como um corpo harmônico de teses com características próprias, dantes não sonhadas sequer, compondo paradigmas que resistem aos mais intrincados processos de negação elaborados pelo materialismo, do qual é o mais vigoroso adversário.

Não se compadecendo com pieguismos culturais e atavismos ancestrais, o Espiritismo assenta-se na razão, que demonstra por meio dos conceitos avançados em torno do ser hu-mano, da vida e da sua finalidade, tornado-se, por isso mesmo, um fértil campo de princípios filosóficos que dignificam e libertam as mentes e os sentimentos humanos.

Firmado nos princípios das Leis naturais, aquelas que regem o Universo, não pode ser ultrapassado, porque, à medida que surjam novas ideias centradas na lógica e resistentes aos combates extemporâneos da insensatez, o Espiritismo as aceitará, e quando essas con-quistas do conhecimento demonstrarem que seja improcedente algum dos seus postulados,

este será eliminado ou se amoldará ao imposi-tivo da circunstância.

Não possuindo qualquer tipo de culto, de cerimonial, de ritualismo, de sacerdócio organizado ou equivalente, é a religião do ser integral, porque possui todos os funda-mentos das religiões – Deus, imortalidade da alma, justiça divina, elevação de pensa-mento através da oração, exercício e vivência do amor – adentrando-se na demonstração da excelência desses conceitos, em face da sua feição de ciência experimental. Assim, para culminar esse objetivo, demonstra a imortalidade do ser, mediante a sua comu-nicabilidade depois do decesso tumular, a justiça divina, recorrendo à reencarnação, que ora se converte na chave indispensável à compreensão dos acontecimentos histó-ricos, sociológicos, humanos, econômicos, morais e espirituais que envolvem os indi-víduos; a comunhão mental com a Fonte Geradora de vida, por meio do intercâmbio entre aquele que ora e o Fulcro ao qual é direcionada a emissão mental.

Em sua doutrina portadora de consti-tuição elevada e sólida, sem brechas para o aventureirismo ou para o mercantilismo adivinhatório, somente se equivoca aquele que prefere manter-se à margem dos seus ensinamentos, que são claros como a luz que esbate a treva, ou que prefere o engodo à verdade, a fantasia à realidade, vivendo o período infantil do pensamento, irrespon-sável, portanto, ante os desafios existenciais para decifrar-se e avançar com segurança no rumo do destino traçado que tem à frente.

Não obstante, grassam em abundância, e multiplicam-se férteis, informações desti-tuídas de veracidade, como aliás do agrado das pessoas acostumadas ao ludíbrio, às vaidades e exaltações do ego, que somente prejudicam, contribuindo para o aumento da ignorância e leviandade em torno dos assuntos relevantes da Humanidade.

Pseudos médiuns ou medianeiros em dese-quilíbrio, assessorados por Espíritos levianos que se comprazem em mantê-los no ridículo, amiúde apresentam-se como reveladores, e o são inconsequentes, ludibriando a boa fé dos incautos ou incensando os orgulhosos com bombásticas informações em torno do seu passado, com promessas mirabolantes sobre o seu futuro, ou ainda, como emissários de Embaixadores Celestes para evitarem calami-dades, alterarem acontecimentos, assumindo posturas de semideuses, que deslumbram os fascinados e se tornam condutores dos grupos humanos.

Os Espíritos Nobres não têm qualquer inte-resse em revelações em torno de personalidades de ontem ou de hoje, evitando a abordagem

em torno do que hajam sido, trabalhando em favor do presente, do qual se origina o futuro, que é a grande meta.

Não tem nenhum sentido a busca de in-formações em torno do passado espiritual, particularmente se se anela por haver sido rei ou príncipe, nobre ou burguês, sábio, guerreiro ilustre, papa ou outra qualquer personagem importante, que em algum momento esteve presente na História.

A Lei é progresso, portanto, evidente que se é sempre melhor do que aquilo que se haja sido, não se devendo preocupar com cargos e homenagens do pretérito, agora mortos, e cuja evocação somente levaria à presunção, à ociosidade dourada ou à lamentação.

Outrossim, proliferam outras revelações trágicas em torno do fim dos tempos, das tragédias que irão ocorrer, como se não fossem elas do cotidiano, variando de ex-pressão e de lugar, todas igualmente parte integrante do processo evolutivo de um planeta inferior, que avança para outro degrau na escala dos mundos.

O homem encontra-se reencarnado para aproveitar a oportunidade de reparação e aquisição de valores que lhe faltam na eco-nomia intelecto-moral, não para repetir experiências infelizes com novos fracassos ou para cultuar memórias extravagantes e fantasiosas, que em nada contribuem para a sua evolução. Cumpre, portanto, precatar-se todo aquele que se interesse pelo Espi-ritismo, com revelações inconsequentes, estudando a Doutrina e praticando-a com segurança, lançando o pensamento para a frente e para cima, na certeza de que cada um é o que de si próprio faz. O fato de haver alguém vivido em área de destaque, não significa ser Espírito feliz, antes com-prometido com as graves responsabilidades que nem sempre soube honrar e que agora defronta para corrigir.

A meta que todos devemos perseguir é aquela que conduz à autorrealização, utilizando-nos do serviço de dignificação da vida e das criaturas em cujo grupo nos encontramos, encarnados ou não, porém, unidos no mesmo ideal de edificação de um mundo melhor para todos, longe do sofrimento, da ilusão, da ignorância, sempre responsável, pelo mal que viceja em nós e nos retém na retaguarda de onde procedemos.Vianna de Carvalho( Página recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, na reunião da noite de 14 /04 /1996, em Quarteira, Portugal )Fonte: Reformador - Março / 1997

Page 10: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 /Setembro. 2011 - Pág . 10 . 10

Reflexão

Se és capaz de manter a tua calma quandoTodo o mundo em redor já a perdeu e te culpa,De crer em ti quando estão todos duvidandoE para estes no entanto achar uma desculpa;

Se és capaz de esperar sem te desesperares,Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,E não parecer bom demais, nem pretensioso;

Se és capaz de pensar – sem que a isso só te atires,De sonhar – sem fazer dos sonhos teus senhores,Se encontrando a derrota e o triunfo, conseguiresTratar de mesma forma esses dois impostores;

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,Em armadilha as verdades que disseste,E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,E refazê-las com o bem pouco que te reste;

Se és capaz de arriscar numa única paradaTudo quanto ganhaste em toda a tua vida,E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,Resignado, tornar ao ponto de partida,De forçar coração, nervos, músculos, tudoA dar seja o que for que neles ainda existe;E a persistir assim quando, exaustos; contudoResta a vontade em ti, que ainda ordena : Persiste !

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes;E entre Reis, não perderes a naturalidade,E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes;

Se a todos podes ser de alguma utilidade;E se és capaz de dar , segundo a segundo,Ao minuto fatal todo valor e brilho:Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo,E - o que é ainda muito mais - és um homem, meu filho!

Rudyard Kipling( Tradução de Guilherme de Almeida)Obs.- Reiteramos: És um homem de bem, meu filho! (O Livro dos Espíritos,Questão 918)

Se

Seleção de textos :Mário Sérgio de S. Esteves

"Se pretendemos banir os males do mundo, cultivemos o amor que se compadece no serviço que constrói para a felicidade de todos. Ninguém se engane. As horas são inflexíveis instrumentos da Lei que distribui a cada um, segundo as suas obras."" Acolhe o irmão do caminho, não somente com a saudação reco-mendada pelos imperativos da polidez, mas também com o calor do teu sincero propósito de servir."

Fonte: Jesus no Lar.Espírito : Neio Lúcio.Psicografia : Francisco Cândido Xavier.

Gotas de Luz

Page 11: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 / Setembro . 2011 - Pág . 11 . 11

Pesquisa: Mário Sérgio de S. Esteves

Personalidade Espírita

Orientação SeguraSe você deseja conhecer a Doutrina Espírita leia e estude primeiramente as Obras Básicas : O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo,O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e A Gênese.Em seguida, leia os Livros Clássicos da Literatura Espírita. Sugestão do mês: O Porquê da VidaLéon Denis.

( Fonte: "Os Grandes Vultos do Espiritísmo" / Paulo Alves Godoy )

Lins de Vasconcelos: o banqueiro dos desafortunados

N ascido a 27/03/1891 em Teixeira, Estado da Paraíba, e desencarnado em São Paulo, no dia 21/03/1952.

Seu sepultamento ocorreu na cidade de Curi-tiba, capital do Estado do Paraná.O Dr. Artur Lins de Vasconcelos Lopes foi expressiva figura do Espiritismo brasileiro.

Franco e combativo, jovial e sereno, sincero e leal, bom e caridoso, fazia des-sas virtudes uma coisa rotineira em sua vida de relação, sem jamais ostentá-la no convívio com seus companheiros de ideal.

Foi presidente da “Coligação Nacional Pró-Estado Leigo”, instituição republicana fundada em 17/05/1931, a qual desenvolveu ingente trabalho em favor da separação entre a Igreja e o Estado, principalmente por ocasião dos trabalhos constituintes que culminaram com a promulgação da nova Constituição Brasilei-ra, no ano de 1946, tendo enviado numerosas ações cívicas de grande profundidade nos anos subsequentes.

O esforço de Lins de Vasconcelos em favor do congraçamento dos espíritas do Brasil foi dos mais salientes, contribuindo de for-ma decisiva para o advento do Pacto Áureo de unificação dos espíritas do Brasil, no dia 5/10/1949. A ele se deve apreciável parcela dos trabalhos encetados nos anos de 1947 a 1952, em favor de um maior entrelaçamen-to entre os espíritas em nosso país.

Do jornal “Mundo Espírita”, que se edita em Curitiba, extraiu-se os seguintes dados biográficos desse grande vulto do Espiritismo brasileiro:

“A batalha travada por Lins de Vasconcelos foi ingente, árdua e heróica.

Nascido numa região áspera, princípio geográfico da caatinga, entre Paraíba e Per-nambuco, era natural que Artur Lins de Vas-concelos trouxesse no Espírito a agressividade do berço agreste. Lutando, todavia, contra o meio, aprimorando qualidades, resistindo aos meios desonestos de ganho, foi abrindo um caminho limpo para a vida. Ainda na ado-lescência, Lins deixou a Paraíba para residir

no Rio de Janeiro. Na antiga Capital Fede-ral a demora foi curta.

Imaturo, com aquela ânsia de aventuras próprias da idade, e também ávido de co-nhecimento, Lins partiu para o sul do país, fixando-se em Curitiba.

Constituiu família; formou-se em agro-nomia; fez concurso para cartorário.

Sua vida seguiu firme. Tornou-se espírita, integrando-se totalmente na Doutrina. Em 1926 houve grave incidente entre o governo do Estado e elementos liberais, por questões religiosas. É que o governo estadual, sem au-torização da Assembleia, presenteara terrenos e dinheiro do patrimônio público ao clero. Pequeno número de cidadãos protestou contra o ato indébito do governo. Entre eles estava Lins de Vasconcelos. Este defendeu, de forma corajosa, perante o governo, que os princípios tutelares da democracia são inder-rogáveis ainda ao arbítrio dos governadores. Aquela posição destemida de Lins na ques-tão dos bispados acarretou-lhe demissão do cargo. Vencera o fanatismo religioso; sobre-punha-se a intolerância ao direito intangível de um democrata. E sobrava razão a Lins: o governo não podia dar ao clero, de mão beijada, terrenos e dinheiro do Estado.

Uma vez demitido, Lins não se deixou abater pela sanha intolerante.

Colocou suas energias na indústria. Venceu. Tornou-se milionário. Mas o dinheiro que amealhava facilmente - como ele próprio dizia - era um depósito que lhe fazia Deus para o distribuir aos pobres, através do Espiritismo. Fez-se banqueiro dos desafortunados!

Era simples e sem vaidades. O que mais se admirava em Artur era o triunfo do seu Espírito sobre uma das mais terríveis provas a que uma criatura pode submeter-se: a ri-queza! Rico, mais do que rico, opulento, Lins de Vasconcelos venceu galhardamente o fascínio do ouro, esmagou o poderio que a fortuna traz, afogou no nascedouro os gozos efêmeros que o dinheiro carreia. A moeda que lhe vinha dos negócios era destinada às creches, a orfanatos, a

albergues, a sanatórios, a escolas, a revistas e a jornais doutrinários.

Lins de Vasconcelos não se empolgou com seus sucessos mundanos. Fez, isso sim, da rique-za material, instrumento para a realização do Bem. Foi bom, vestindo os desnudos, dando de comer aos esfomeados, instrução e educação aos que dessa assistência precisavam.

Tendo desencarnado em S. Paulo, seu corpo foi para Curitiba “cidade que tanto amou” e em cujo solo desejava que sua matéria repousasse no dia que o Pai o chamasse. Seu pedido foi satisfeito. Assim, no Jardim em frente ao Pavilhão Adminis-trativo do Sanatório Bom Retiro, no bairro do Pilarzinho, em Curitiba, encimado por uma pedra simples, mas que revela bom gosto, na qual há uma placa de bronze com expressiva inscrição, foi inumado o corpo do querido companheiro de ideal espírita, aquele que tantas lutas sustentou ante a in-compreensão dos homens, para que a Dou-trina dos Espíritos demonstrasse ser capaz de transformar as criaturas desajustadas em seres com capacidade para amar o próximo, assim como Jesus nos amou.

A Federação Espírita do Paraná, que tantos benefícios recebeu de Lins de Vascon-celos, prestou-lhe ultimamente significativa homenagem, dando seu respeitável e ines-quecível nome ao educandário que naquele bairro mantém, no momento, funcionando com o curso ginasial, o "Instituto Lins de Vasconcelos”.

Page 12: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 /Setembro. 2011 - Pág . 12 . 12

“ Dedica uma das sete noites

da semana ao Culto do Evangelho no Lar, a

fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa.”

Joanna de Ângelis

Fonte : S.O.S. FamíliaMédium: Divaldo Pereira Franco

Reunião de Médiuns e Colaboradores

Em Agosto : dia 16 / 6ª Feira

Horário : 19 horasLocal : Centro Espírita Irmão ClarêncioEstudo : O Zelo da Tua Casa

“O que torna um estudo sério é a continuidade que se lhe dá”

(Allan Kardec)

Atenção!

Curso : A Família na Visão EspíritaDia: todas as terças-feiras.Hora: 19:30.Local : Centro Espírita Irmão Clarêncio.Estudo aberto a todos os interessados.

Temas para Setembro:Dia 06: Educação no lar - dependência química, alcoolismo, tabagismo, causas e consequências físicas e espirituais.Dia 13 : Educação no lar - dependência química, drogas ilícitas, causas e conse-quências físicas e espirituais.Dia 20: Relacionamento familiar - o idoso na família, conflitos entre sogros, gentos e noras.Dia 27 : Relacionamento familiar - convivência com filhos adultos, soltei-ros e casados, e suas companhias.

A Família na Visão Espírita

A s forças do sexo variam de pessoa para pessoa, desde a manifesta-ção rudimentar de instinto, até

a sublimação integral da individualidade, nas regiões de espiritualidade pura.

A continência sexual pode ser o estado natural do organismo quando a criatura canaliza as próprias forças para setores de atividade criativa. Assim, é possível alcançar-se a desnecessidade de todo exercício das energias genésicas para ambos os sexos, o que suscitará, invaria-velmente, um estado de tensão psíquica que exige exaustão controlada, através de ocupações produtivas, físicas ou morais, com base na disciplina, a fim de que a criatura não colha desequilíbrios decor-rentes dessa conduta.

A abstinência do sexo, por isso, não é aconselhável para todos, do mesmo modo que não o é a abstinência carnívora, aten-tos quanto devemos estar ao degrau de aprendizado de cada um.

Realmente, sem o uso de excitantes ge-nésicos e alimentares, podem-se trans-formar as energias musculares em ener-gias nervosas, melhorando o rendimen-to espiritual da existência. Engana-se, contudo, quem julgar que, em se abs-tendo inconsideradamente das forças referidas, quando trazidos pelas circuns-tâncias ao aproveitamento delas, estará a salvo de conflitos, porque os lances do aperfeiçoamento não se realizam num dia ou numa só existência terrestre.

Se a pessoa está situada na experiência sexual, pode honrar a Natureza sem descer à animalidade. Pureza e não puritanismo. Equilíbrio e não extremismo. Fidelidade e não dissolução. Respeito à afeição mútua entre duas almas e não desregramento.

Ao lado de tais apreciações, cumpre anotar-se que há individualidades na Terra em regime de jejum emotivo ou frustração sexual temporária, a pedido delas mesmas, antes da reencarnação, não lhes cabendo abreviar as provas indispensáveis, a título de entrarem nas atividades normais do mundo orgânico, de vez que só a paciência na corrigen-da lenta e gradual dos próprios desvios

Problemas do Sexosentimentais lhes assegurará a felicidade que desejam.

Semelhante consideração é inevitável no exame de todas as questões sexuais, à luz do Espiritismo, para que não ve-nhamos favorecer devassidão ou licença em nome de uma Doutrina instalada na Terra para restaurar a dignidade humana, conforme os preceitos de Jesus Cristo.

Falamos notadamente para todos aqueles irmãos que foram conduzidos ao lar ou aos compromissos de ordem afetiva, estejam eles na paternidade ou na maternidade, nas obras especializadas a benefício da coletividade ou nas provas regenerativas que surgem na trilha humana.Aceitando obrigações de sustento recíproco, na esfe-ra da harmonização sexual, não dispõem do direito de abandonar os companheiros ou companheiras, sem o pão do estímulo psíquico que lhes garante a euforia e lhes tonifica as forças, sob o pretexto de nobi-litação em virtudes carentes de base por manifestadas em diretrizes inconvenientes e prematuras, na condição evolutiva em que se encontram.

Meditemos no realismo do nosso estudo, porquanto muitos irmãos da Humanida-de, além de adotarem esse comporta-mento deplorável, lesando almas dignas que lhes merecem a afeição, se desviam também à procura de companhias e parceiros outros de novidade emotiva, interrompendo serviços absolutamente imprescindíveis para eles no quadro da reencarnação, com a desculpa de have-rem encontrado afinidades queridas do passado ou Espíritos eleitos pelo desti-no, fantasiando aventuras perniciosas com o rótulo de conquistas superiores que ainda não fizeram por merecer.

João Batista Maia de Lacerda

Fonte : Seareiros de Volta.Autores diversos.Psicografia :Waldo VieiraFEB / 4ª edição.

Page 13: Nós e os Ensinamentos Espíritas E · 2018-09-02 · Semeando o Evangelho ; pág2 Oração Dominical pág.3 ... Jesus no Lar. Espírito : Neio Lúcio. ... Para preencher o que de

Clareando / Ano IX / Edição 96 / Setembro . 2011 - Pág . 13 . 13

Aviso Importante

Temos evangelização para crianças nos mesmos horários das Reuniões Públicas, e para jovens, nos horários das Reuniões Públicas Noturnas.

Querido leitorIndicaremos mensalmente um bom livro doutrinário juvenil, escrito especialmente para você . Leia e nos envie sua opinião .Que tal formar uma roda de leitura com seus amigos?

Dica do mês : O jovem espírita quer saber Autores Diversos Editora Lorenz

Você é o lápis

O menino olhava a avó escreven-do uma carta. A certa altura perguntou:

–A senhora está escrevendo uma his-tória que aconteceu conosco? E, por aca-so, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu e comen-tou com o neto:

— Estou escrevendo sobre você, é verdade. Mas, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele quan-do crescesse.

O menino olhou para o lápis, intriga-do, e não viu nada de especial:

— Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida, retrucou.

—Tudo depende do modo como você olha as coisas.

Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa que fará a diferença, respondeu a senhora. E enumerou-as :Primeira Qualidade Você pode fazer grandes coisas, mas

não deve esquecer nunca que existe uma mão que guia seus passos. Esta mão é a de Deus. E Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade. Segunda QualidadeDe vez em quando, eu preciso parar o

que estou escrevendo e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas, no final, ele está mais afiado. Portan-to, saiba suportar as dores, por que elas o farão ser uma pessoa melhor. Terceira QualidadeO lápis sempre permite que usemos

uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente

algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.Quarta QualidadeO que realmente importa no lápis não

é a madeira ou a forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.Quinta QualidadeEle sempre deixa uma marca. Da mes-

ma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços. Procure ser cons-ciente de cada ação.

Essa é uma história simples que ilustra muitos ensinamentos. Mas, vamos avaliar essa estória pelo prisma das Leis de Deus?

Perceba que na 1ª “qualidade do lápis”, está inserida a Lei Maior: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. É a certeza de que o homem foi criado por Deus, simples e ignorante, mas que traz de forma inata em seu espírito o sentimento de que existe Algo Maior, um Deus onipre-sente e onisciente, que tudo sabe e que tudo vê.

Traz à luz a lição da humildade, que por mais que nos destaquemos em algo, devemos o que somos e o que fazemos a Deus.

A 2ª, nos traz a imagem do sofrimento. Mostra que o sofrimento ainda faz par-te das nossas reencarnações e que tem como objetivo trazer provas para nossa evolução e expiações dos nossos erros. Este sofrimento será maior ou menor de acordo com a nossa atitude diante da vida. Olhando pelo prisma Divino pode-mos dizer que é a Lei de Causa e Efeito.

Na 3ª qualidade, a borracha está para o lápis, como a reencarnação está para o Espírito imortal, que juntamente com o

dom do esquecimento, serve para que o erro nunca seja definitivo. A borracha dá a oportunidade do acerto, como a reen-carnação dá a oportunidade do recomeço, mostrando um Deus Justo e Bom.

Quarta. Essa é fácil. Ela fala sobre o que realmente importa: as qualidades do Espírito imortal. Fala sobre o nosso ca-ráter e capacidade de amar o próximo, sobre a bagagem que nos acompanha e é a única que levamos de cada encarnação quando retornamos ao plano espiritual.

Está inserida na lição: “Ame ao próximo como a si mesmo”.

E a quinta qualidade, fala das nossas reencarnações, o que fizemos e estamos fazendo. Será que estamos aproveitan-do a oportunidade que nos é dada para evoluir?

Estamos colocando em prática o que aprendemos sobre os exemplos de Jesus? Aquele que morreu na cruz por nós?

Assim, penso que esse exemplo pode e deve ser passado como um singelo ensinamento que bem ilustra como devemos nos esforçar no dia a dia. Um pequeno grande passo.

Um abraço

Patricia Furlan a