nome: ra: termo: turma: · indique a sequência correta dos parágrafos para ... resulta de uma...

14
2º Termo 2º Termo Nome:___________________________________________ RA:______________________ Termo:________________ Turma:_______________________________________________ ORIENTAÇÕES GERAIS LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Verifique se, além deste caderno, você recebeu o Caderno de Respostas, destinado à transcrição das res- postas das questões de múltipla escolha (objetivas). 2. Verifique se a prova está completa e se o seu nome está correto no Caderno de Respostas. Caso contrário, avise imediatamente um dos responsáveis pela aplicação da prova. 3. Você deve assinar o Caderno de Respostas no espaço próprio, com caneta esferográfica. 4. Observe as instruções de marcação das respostas das questões de múltipla escolha (apenas uma resposta por questão), expressas no Caderno de Respostas. 5. Não use calculadora; não se comunique com os demais estudantes nem troque material com eles; não consulte material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie. 6. Você terá três horas para responder às questões. Quando terminar, entregue seu Caderno Questões e o Caderno de Respostas ao responsável pela aplicação da prova. 7. Atenção! Você deverá permanecer, no mínimo, por uma hora, na sala de aplicação das provas. 8. Não haverá vista do simulado. O Caderno de Questões e o Gabarito da prova estará disponível dia 22/11, às 8h no Portal Facopp.

Upload: phungthu

Post on 07-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2º Termo2º Termo

Nome:___________________________________________ RA:______________________Termo:________________ Turma:_______________________________________________

ORIENTAÇÕES GERAIS

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

1. Verifique se, além deste caderno, você recebeu o Caderno de Respostas, destinado à transcrição das res-postas das questões de múltipla escolha (objetivas).

2. Verifique se a prova está completa e se o seu nome está correto no Caderno de Respostas. Caso contrário, avise imediatamente um dos responsáveis pela aplicação da prova.

3. Você deve assinar o Caderno de Respostas no espaço próprio, com caneta esferográfica.

4. Observe as instruções de marcação das respostas das questões de múltipla escolha (apenas uma resposta por questão), expressas no Caderno de Respostas.

5. Não use calculadora; não se comunique com os demais estudantes nem troque material com eles; não consulte material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie.

6. Você terá três horas para responder às questões. Quando terminar, entregue seu Caderno Questões e o Caderno de Respostas ao responsável pela aplicação da prova.

7. Atenção! Você deverá permanecer, no mínimo, por uma hora, na sala de aplicação das provas.

8. Não haverá vista do simulado. O Caderno de Questões e o Gabarito da prova estará disponível dia 22/11, às 8h no Portal Facopp.

2º Termo

Os elementos que formam a equação comunicacio-nal mantêm uma relação, entre si, de equilíbrio. So-bre o tema, avalie as afirmações abaixo:

I – Os elementos são: emissor, receptor, mensagem, canal, linguagem, contexto e ruído;II – Os elementos são: emissor, receptor, mensagem, canal, linguagem, e ruído;III- Os elementos são: emissor, receptor, mensagem, canal e linguagem;IV - Os elementos são: emissor, receptor, mensagem, canal, linguagem e contexto;

Das respostas acima, é correto afirmar que estão cor-retas:

Apenas a I está correta;Apenas a II está correta;Apenas a alternativa III está correta;Apenas a alternativa IV está correta;Nenhuma alternativa está correta;

Observe a imagem:

Fragmento das pinturas da tumba de Nebamun, em Tebas (c. 1400 a.C.). Museu Britânico, Londres.

No Egito Antigo, se a arquitetura é parte fundamental da cultura egípcia, não menos importantes são as diferentes artes plásticas que completam e adornam seus edifícios. Dentre as características principais e formais da pintura egípcia é possível identificarmos “a lei” da visão da figura sempre de frente, enquanto seus membros, cabeça e olhos são vistos de perfil. Por meio dessa afirmativa e relacionan-do com a imagem que apreciou o nome da lei no qual in-fere e caracteriza as pinturas desse período é chamada de:

Lei da mortalidade.Lei da frontalidade.Lei da simetria.Lei do gênero.Lei da ritualidade.

Espaço livre

2º Termo2º Termo

Leia as afirmações abaixo:

I – O Toyotismo investiu em uma maior qualificação do trabalho, no qual o trabalhador era treinado a conhecer todos os cargos de uma empresa para entender o pro-duto final.

II – No modelo de produção Fordista, a linha de mon-tagem passou a ser automatizada com esteiras rolantes. Tal técnica possibilitou maior agilidade e melhores re-sultados no processo de produção.

III – O Taylorismo tem como base a hierarquia e a siste-matização do tempo de produção, garantindo agilidade e especialização da mão de obra.

São corretas as afirmações:

Apenas a I.Apenas a III.I e II.II e III.Todas as alternativas.

Espaço livre

Leia as seguintes afirmações:

I – O determinismo geográfico considera que as dife-renças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. II – Os antropólogos defendem que as diferenças gené-ticas são elementos determinantes das diferenças cul-turais.III – Devemos entender que as diferenças existentes en-tre os homens, não podem ser explicadas a partir das limitações impostas de seu aparato biológico ou pelo meio ambiente em que vivem.

Identifique as afirmações verdadeiras:

Apenas a I.Apenas a II.I e II.I e III.Todas as afirmações.

Segundo Panofsky, toda imagem pode ser analisada segundo determinados “estudos” que visam diferen-ciar o tipo de informação contido nas imagens. Para o autor, a iconologia é o estudo imagético da mensa-gem que é transmitida pelos elementos que compõe as imagens; por outro lado, há o estudo que descre-ve os objetos captados em uma imagem. Identifique qual alternativa corresponde a correta denominação do estudo.

Iconologia;Linguagem fotográfica;Gramática Visual;Iconoclastia;Iconografia.

2º Termo

Dada a magnitude da participação das receitas com a arrecadação de tributos e das despesas governa-mentais no valor da renda e do produto, os governos as utilizam como um instrumento de política macro-econômica conhecido por Política Fiscal e Tributária a fim de alcançar um elevado nível de emprego e redu-zir as desigualdades de renda.Assim, tomando como base o estudo sobre metas e políticas macroeconômicas, leia e reflita atentamente acerca das alternativas a seguir e identifique a frase correta:

Os impostos sobre rendas, bens e serviços, aumentam as rendas privadas e reduzem recursos para os dispên-dios públicos.Os impostos sobre rendas, bens e serviços, reduzem as rendas privadas e também diminuem os recursos para os dispêndios públicos.Um aumento nos gastos governamentais acarretaria um dinamismo na economia do país com uma consequente ampliação no consumo.Uma redução nos gastos governamentais acarretaria um dinamismo na economia do país com uma conse-quente ampliação no consumo.A política fiscal é aquela que fiscaliza a ação das ações das instituições bancárias no Brasil.

Espaço livre

2º Termo2º Termo

A coesão textual consiste no uso correto das articu-lações gramaticais e conectivos, que permitem a li-gação harmoniosa entre as frases, orações, termos, períodos e parágrafos de um texto. Já a coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quan-do um conjunto de ideias apresenta nexo e unifor-midade. Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.

Leia os parágrafos abaixo:

Furacão Maria, a segunda grande tempestade a atin-gir o Caribe neste mês, avançou em direção às Ilhas Virgens norte-americanas e Porto Rico, nesta terça--feira (18), depois de assolar a pequena nação-ilha de Dominica, causando devastação generalizada.

I. A tempestade se abateu sobre Dominica, nação-ilha de 72 mil habitantes no leste caribenho, no final de se-gunda-feira e provocou devastação generalizada, disse o primeiro-ministro, Roosevelt Skerrit, no Facebook.II. Com ventos contínuos máximos de 250 km/h, a tem-pestade atingiu a ilha na condição de furacão de cate-goria 5, disse o NHC.III. Maria, uma tempestade “extremamente perigosa”, voltou à categoria 5, a mais elevada na escala de inten-sidade, ao passar cerca de 325 quilômetros a sudeste de St. Croix, nas Ilhas Virgens, com ventos constantes de 260 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Fu-racões dos Estados Unidos (NHC).IV “Os ventos arrancaram os telhados de quase todas as pessoas com as quais conversei ou fiz contato”, disse Skerrit. “O telhado da minha própria residência oficial foi um dos primeiros a serem levados, e isto aparente-mente desencadeou uma avalanche de telhados arran-cados na cidade e no interior”.

V. “Honestamente, não estou preocupado com o dano físico neste momento, porque é devastador... de fato, chocante. Meu foco agora está em resgatar os que es-tão retidos e providenciar assistência médica para os feridos”, disse.

(PONCE, Porto Rico (Reuters). Disponível em: g1.globo.com, acesso em: 19 set. 2017.)

Indique a sequência correta dos parágrafos para que o texto seja considerado coeso e coerente.

III, I, IV, II, V.II, IV, V, I, III.I, V, II, III, IV.III, I, V, II, IV.I, III, V, IV, II.

Espaço livre

2º Termo

Sócrates, filósofo do Período Clássico, século V a.C, nada deixou escrito. Suas ideias foram divulgadas por seus discípulos Platão e Xenofonte. Nas conver-sas com seus discípulos, privilegia as questões mo-rais. Aprendemos de Sócrates que o conhecimento resulta de uma busca contínua, enriquecida pelo di-álogo, que corresponde, segundo ele, ao filosofar.

Sócrates é responsável por um método dialógico que se compõe de dois momentos. Com base nos conhe-cimentos construídos em sala de aula sobre este filó-sofo, assinale a alternativa que contém as etapas do método socrático:

a dialética e a argumentação. o juízo e o raciocínio.a proposição e a discussão. a ironia e a maiêuticaa tese e a antítese.

Espaço livre

Na pesquisa jornalística, o repórter dispõe dos sites de busca na internet, da citação de autores e seus livros, da apuração do que foi dito em matérias ante-riores de jornais e revistas até da temática de filmes. No entanto, tem havido um uso indiscriminado dos textos da internet, indicados por pesquisas em sites de busca. Esses textos, na maioria, não têm o forma-to nem a qualidade de um texto jornalístico. (Fonte: Enade 2009)

É CORRETO afirmar que:

nas diversas modalidades da pesquisa jornalística é im-prescindível verificar a exatidão das informações;as informações contidas no texto de pesquisa reprodu-zem, na integralidade, as fontes consultadas;as pesquisas realizadas nos livros são mais confiáveis do que as realizadas em jornais e revistas;as fontes apuradas na internet são confiáveis e precisam ser referenciadas;os sites de busca constituem o roteiro principal da pes-quisa jornalística.

2º Termo2º Termo

Repórteres, não acreditem na primeira versão sobre o que quer que seja. Nem na segunda, mesmo que ela coincida ou se pareça com a primeira. Sejam cé-ticos. Extremamente céticos. Duvidem de tudo e de todo o mundo. Duvidem de vocês mesmos, da pró-pria capacidade de apurar bem. Duvidem até do que imaginam ter visto. Duvidem da memória. Por isso, apurem bem. Anotem tudo que puderem anotar — desde que a tarefa não desvie sua atenção da notícia. (NOBLAT, R. A arte de fazer um jornal diário. São Pau-lo: Contexto, 2004, p. 54). (Fonte: Enade 2012)

De acordo com o autor do texto acima, o repórter deve ser:

cauteloso: checar as informações obtidas, registrar tudo o que for possível e conferir-lhe a veracidade. desconfiado: duvidar das informações obtidas e descon-siderar qualquer fonte secundária. cético: não acreditar em nada nem em ninguém, para manter uma postura de total imparcialidade.esperto: acreditar em seus familiares e colegas, desen-volver boas amizades e se valer delas. cuidadoso: dispensar fontes desconhecidas e recorrer à agenda de contatos construída em sua carreira.

É correto afirmar que o elemento jornalístico lide exerce as funções de:

analisar as repercussões da notícia e dar seu desfecho.anunciar a página em que a notícia se encontra e resumi-la.atrair o leitor para a notícia e resumir os fatos mais importantes.identificar a editoria da notícia e introduzir seus prota-gonistas.ilustrar a notícia e comentar o que a diferencia das outras.

Espaço livre

2º Termo

Em jornalismo impresso, o modelo da pirâmide inver-tida, em que as informações são dispostas em ordem decrescente de relevância, é a opção mais comum para a elaboração de textos noticiosos. Consideran-do esse modelo de construção textual, do ponto de vista da objetividade e com base nas características da redação jornalística, avalie as afirmações abaixo.

I. Na pirâmide invertida, o texto começa com o lide (ou lead) noticioso, em que são respondidas as seis ques-tões centrais em torno do fato: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

II. Escrever o texto com base na pirâmide invertida exige do jornalista percepção quanto à hierarquia das infor-mações, ou seja, percepção de tudo que apurou e iden-tificação do que é mais importante, avaliando público e editoria a que se destina a matéria.

III. Para a redação do lide noticioso, é necessário utilizar citações das fontes consultadas durante o trabalho de reportagem. Elas devem ser apresentadas em discurso direto, privilegiando-se os verbos declaratórios ou de-clarativos.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.III, apenas.I e II, apenas.II e III, apenas.I, II e III.

Max e Adorno, teóricos da Teoria Crítica, defendem que a mídia cria um contexto de estímulo e consumo que leva o receptor a dois fenômenos sociais.Por essa perspectiva, a Escola de Frankfurt argumen-ta que, no final, o ser humano acaba vivendo um epi-sódio de alienação que é a condição psico-socioló-gica de perda da identidade individual ou coletiva. Isso decorre

PORQUE

a alienação refere-se a uma situação caracterizada pela reificação do ser humano, transformando tudo em “coisa”.

Considerando-se essas assertivas, selecione a opção correta

a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.as duas são verdadeiras.as duas são falsas.as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificati-va correta da primeira.

2º Termo2º Termo

Na década de 1950, observamos a formulação de um movimento que se oriunda do inglês e significa “arte popular”. Ao contrário do que parece, essa arte po-pular que define tal movimento não tem nada a ver com uma arte produzida pelas camadas populares ou com as noções folcloristas de arte. Este movimen-to abraça as diversas manifestações da cultura de massa, da cultura feita para as multidões e produzi-da pelos grandes veículos de comunicação. Por esse pensar, qual movimento artístico trouxe para o uni-verso representativo elementos da política, publici-dade, e da vida cotidiana no seu dia a dia, criticando o dirigismo do homem pela propaganda e teve como um de seus expoentes o artista Andy Warhol?

Surrealismo.Dadaísmo.Abstracionismo.Ready Made.Pop Art.

Com o avanço do uso de imagens na comunicação, tornou-se imprescindível estudar e definir quais co-res devem estar presentes e combinadas sejam em jornais e revistas ou na publicidade. Sobre o uso das cores, avalie as afirmativas abaixo:

Vermelho, verde e azul são consideradas cores primá-rias.O azul é considerado uma cor quente.O padrão de cores utilizado nas telas e vídeos é o CMYK.A combinação de vermelho e amarelo deixa o layout depressivo.Um título usando a cor amarela pode ter legibilidade se estiver em um fundo preto.

Joaquim é dono de uma padaria recém aberta na ci-dade. Para divulgar a sua padaria, ele solicitou que uma agência de publicidade fizesse um flyer para di-vulgação que além de ser distribuído nas ruas tam-bém será encartado nos jornais da cidade.Analise as afirmativas abaixo:

I. Para garantir boa qualidade de impressão a um preço acessível, é recomendado que ele utilize papel couché.II. O estilo tipográfico mais indicado para o flyer é o decorativo.III. A primeira etapa do fluxo de produção gráfica do flyer é o acabamento.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.II, apenas.I e II.II e III.I, II e III.

2º Termo

A respeito do uso da vírgula e suas devidas recomen-dações de uso, considere o seguinte texto de refe-rência, trecho de uma campanha publicitária da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), elaborada para a ocasião da comemoração de seu centenário

A Vírgula

[A] A vírgula pode ser uma pausa… ou não.

Não, espere.Não espere.(...)

[B] Pode ser autoritária.

Aceito, obrigado.Aceito obrigado.(...)

[C] Ela pode ser a solução

Vamos perder, nada foi resolvido.Vamos perder nada, foi resolvido.

A partir dos trechos acima (identificados com A, B e C), algumas inferências foram formuladas abaixo. Analise-as e depois assinale uma alternativa correta:

I. No trecho [A], há diferença de natureza sintática e semântica entre as orações. II. No trecho [A], a presença vírgula indica, por parte do declarante da frase, a intenção de que algo ou alguém o espere. III. No trecho [B], o autoritarismo explícito é reconhe-cido na segunda oração, sem a vírgula; na primeira oração, com a vírgula, reconhece-se um autoritarismo

mais implícito, sugestivo. IV. No trecho [C], o termo “nada” assume funções sin-táticas diferentes em cada uma das orações.

É correto o que se afirma em:

I, II e IIII e II apenasII e IV apenasI, II e IVII, III e IV

Espaço livre

2º Termo2º Termo

As referências bibliográficas são compostas pela lista de materiais usada na construção do trabalho aca-dêmico. Essa lista precisa ser apresentada de acordo com as normas acadêmicas da instituição em que o trabalho foi desenvolvido.

Observe as informações abaixo sobre as referências:

I. A lista de referência é apresentada de acordo com a importância do material de consulta.II. As referências de livros aparecem antes das referên-cias de artigos e outros materiais.III. As referências são digitadas em espaçamento sim-ples, mas separadas uma das outras por uma linha em branco.As referências bibliográficas são compostas pela lista de materiais usada na construção do trabalho acadêmico. Essa lista precisa ser apresentada de acordo com as nor-mas acadêmicas da instituição em que o trabalho foi desenvolvido.Observe as informações abaixo sobre as referências:I. A lista de referência é apresentada de acordo com a importância do material de consulta.II. As referências de livros aparecem antes das referên-cias de artigos e outros materiais.III. As referências são digitadas em espaçamento sim-ples, mas separadas uma das outras por uma linha em branco.IV. Em referências de livros, os títulos são colocados em negrito.

Assinale a opção cujas informações estão corretas sobre as referências.

As afirmativas I e II estão corretas.As afirmativas II e IV estão corretas.As afirmativas I, II e III estão corretas.As afirmativas III e IV estão corretas.As afirmativas I, II e IV estão corretas.

O problema de pesquisa consiste em construir o questionamento que a investigação tentará resolver. Ao elaborar esse questionamento, o pesquisador já tem em mente a hipótese relacionada ao problema.

Aponte a opção correta sobre a hipótese.

Hipótese é a justificativa da pesquisa.Hipótese é o objeto de estudo da pesquisa.Hipótese é a suposta resposta ao problema.Hipótese aponta o objetivo principal da pesquisa.Hipótese são variáveis que podem alterar o problema.

Espaço livre

2º Termo

O positivismo foi uma das grandes correntes de pen-samento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim.Sobre a concepção de conhecimento científico pre-sente no positivismo do século XIX, é correto afirmar:

A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o conhe-cimento sobre o mundo dos homens não é científico.Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incom-patibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica.A ciência social tem como função organizar e racionali-zar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de en-tender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeita-do como fonte de influência e orientação para as inves-tigações empreendidas no âmbito das ciências sociais.O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade os va-lores por ele assimilados durante o processo de sociali-zação obtido no seio familiar.

Comte acreditava que os problemas sociais e as so-ciedades, em geral, deveriam ser estudadas com o mesmo rigor científico das demais ciências naturais. A partir dessa premissa, Augusto Comte cunhou o nome “Sociologia”, que seria dado à nova área de estudo que se dedicaria às sociedades.Assinale a alternativa que indica o objetivo principal da sociologia de Comte.

Transformar o meio social fixo e imutável do século XIX, de forma a inserir perspectivas relativistas acerca do pensamento humano.Demonstrar que o mundo é um lugar violento e dege-nerado, em que a busca pelo pensamento positivo é impossível.Entender os efeitos do estranhamento cultural entre di-ferentes indivíduos em sua convivência com suas dife-renças culturais.Compreender as novas técnicas de comunicação social desenvolvidas no século XIX.Entender as leis que regem nosso mundo social, aju-dando-nos a compreender os processos sociais e dan-do-nos controle direto sobre os rumos que nossas so-ciedades tomariam.

2º Termo2º Termo

O advento da publicidade consagrou o rádio como meio de comunicação de massa. Com recursos pró-prios para a subsistência, deixou de ser sociedade ou clube para ser empresa. Os norte-americanos ado-taram a medida logo de início. Os brasileiros leva-ram quase uma década para a adesão comercial, com permissão por decreto federal em 1932. Qual transformação radical a publicidade provocou com as inserções publicitárias no rádio?

A contratação de profissionais para substituir voluntá-rios. A mudança de uma programação erudita para popular. A compra de equipamentos mais potentes, de maior alcance. A elevação de inserção publicitária, de 10% para 25%, na programação. A elevação de inserção publicitária, de 15% para 25%, na programação.

A produção de notícia para o rádio, assim como em outros veículos de comunicação, deve atentar para o ato de contar uma história com começo, meio e fim. Enquanto mensagem informativa, uma notícia deve conter respostas para as seguintes perguntas: o quê (fato), quem (personagem), onde (local), quan-do (momento), como (modo), por quê (causa) e para que (finalidade). Quais são os elementos da mensagem no rádio?

Fala, música, efeitos sonoros e ruído. Menos ruído, por atrapalhar, e o silêncio que nada diz. Música, fala e efeitos sonoros para as vinhetas. Apenas fala trabalhada com o tom de voz e a música. Fala, música, efeitos sonoros, ruído e silêncio.

Espaço livre

2º Termo

Em terminologia jornalística, pessoas que testemu-nharam um fato e estudiosos especialistas no assun-to em questão são classificados, respectivamente, como fontes:

confiáveis e genéricas.factuais e teóricas.imediatas e consecutivas.oculares e distantes.primárias e secundárias.

Espaço livre

Um repórter do Los Angeles Times desenvolveu um programa de computador que lê e faz análise dos dados disponibilizados diariamente pela Polícia da cidade de Los Angeles, relativos a prisões e crimes ocorridos na região. Alguns dos textos produzidos pelo computador são publicados exatamente como foram gerados e os outros servem de base para a criação de matérias, inserindo-se, nelas, a emoção jornalística necessária. O caso acima apresentado:

I. diz respeito à reorganização de funções nas redações e à emergência de novas competências profissionais.II. demonstra que a convergência midiática nas reda-ções é uma questão resolvida e consensual.III. é exemplo do que pode ser chamado jornalismo digital em base de dados.IV. exemplifica o uso de softwares para estruturação e organização de informações em jornalismo.

É correto apenas o que se afirma em:

I e II. I e III. II e IV. I, III e IV. II, III e IV.