no brasil, o índice de leitura per capita/ano não chega a dois livros

16
No Brasil, o índice de leitura per capita/ano No Brasil, o índice de leitura per capita/ano não chega a dois não chega a dois livros. livros. A população adulta que aprecia livros não chega A população adulta que aprecia livros não chega a 1/3(26 a 1/3(26 milhões de leitores de livros correspondem a 30% da milhões de leitores de livros correspondem a 30% da população população alfabetizada). alfabetizada). Revista Aprende Brasil – Revista Aprende Brasil – Pensar a leitura: complexidade Pensar a leitura: complexidade Eliana Yunes (org.) Loyola Eliana Yunes (org.) Loyola

Upload: kareem-bryan

Post on 30-Dec-2015

17 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

No Brasil, o índice de leitura per capita/ano não chega a dois livros. A população adulta que aprecia livros não chega a 1/3(26 milhões de leitores de livros correspondem a 30% da população alfabetizada). Revista Aprende Brasil – Pensar a leitura: complexidade - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

No Brasil, o índice de leitura per capita/ano não chega a doisNo Brasil, o índice de leitura per capita/ano não chega a dois

livros.livros.

A população adulta que aprecia livros não chega a 1/3(26A população adulta que aprecia livros não chega a 1/3(26

milhões de leitores de livros correspondem a 30% da populaçãomilhões de leitores de livros correspondem a 30% da população

alfabetizada).alfabetizada).

Revista Aprende Brasil – Revista Aprende Brasil –

Pensar a leitura: complexidadePensar a leitura: complexidade

Eliana Yunes (org.) LoyolaEliana Yunes (org.) Loyola

O prazer e o hábito da leitura podem ser estimulados eO prazer e o hábito da leitura podem ser estimulados edevem estar associados à leitura da vida.devem estar associados à leitura da vida.As estatísticas demonstram que a grade maioria dosAs estatísticas demonstram que a grade maioria dosbrasileiros que não lê acusa falta de tempo como motivo.brasileiros que não lê acusa falta de tempo como motivo.Partindo da primícia que “tempo é questão de preferência”,Partindo da primícia que “tempo é questão de preferência”,busca-se valorizar o professor que instiga o gosto pelabusca-se valorizar o professor que instiga o gosto pelaleitura.leitura.

““Como esperar que crianças e jovens sejam leitoresComo esperar que crianças e jovens sejam leitoresquando, além dos pais, nós, os professores, também nãoquando, além dos pais, nós, os professores, também nãolemos com a frequência que deveríamos, exigindo deleslemos com a frequência que deveríamos, exigindo delesalgo que não praticamos?algo que não praticamos?

Elizabeth D’Angelo SerraElizabeth D’Angelo Serra

Secretaria Municipal de Educação de Capanema

Concurso Semeando LeituraCapitulo I

Das disposições gerais

Como princípio geral orientador deste Concurso de leitura, está a disseminação do hábito de ler. Pretende-se estimular nos concorrentes a criatividade para contagiar pela leitura o maior número de pessoas.

O concurso Semeando Leitura é uma promoção da Administração Municipal através da Secretaria Municipal de

Educação Cultura e Esportes em parceria com o Sicredi e demais apoiadores, através do programa A União Faz a Vida do município

de Capanema, Estado do Paraná.

Cada Professor poderá montar e desenvolver um projeto ou mais, sendo que apenas 1 será premiado.

O concurso Semeando Leitura premiará o professor que desenvolver os melhores projetos nas seguintes modalidades:

• Educação Infantil• Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º ano a 4ª séries• Ensino Fundamental Anos Finais 5ª a 8ª séries• Educação Especial – DI, DA, DV, APAE• Educação de Jovens e Adultos (EJA – fase I e II)• Ensino Médio, Formação de Docentes e Profissionalizante

“O professor que gosta de ler demonstra isso através

de exemplos.”

Objetivos

Valorizar o professor que desenvolver

projetos de leitura, na sala de aula, na

escola ou na comunidade onde vive.

Incentivar os professores a desenvolverem

projetos, que incentivem a leitura dos alunos

e da comunidade, envolvendo o maior

numero possível de leitores.

Capitulo IIDa inscrição e da participação

O período de inscrição será de 1º de maio a 1º de julho. As inscrições estão abertas exclusivamente para projetos de leituraonde os resultados possam ser comprovados ainda no ano de 2010através de fotos, relatórios e vídeos. As inscrições deverão ser entregues na Secretaria Municipal deEducação no prazo estipulado. Ou seja: Ficha de inscrição até 1º de julho. O período de execução será compreendido de 01º de maio a 01º dedezembro. Relatórios e outros materiais comprobatórios deverão ser entreguesjunto a Secretaria Municipal de Educação até 25 de outubro de 2010para julgamento bem como as ações da continuidade do projeto.

Capitulo III

Da premiação

O projeto vencedor de cada modalidade receberá comoprêmio uma viagem a Gramado RS, no final do ano letivo. A dataserá estabelecida Pela Secretaria Municipal de Educação, comsaída na 5ª feira e retorno no domingo pela manhã sendo,portanto 06 projetos premiados. Os projetos serão divulgados em data e em local a serdefinido dentro da Programação Festiva do aniversario domunicípio, com a presença de autoridades e comunidade emgeral.

Capitulo IVDa Comissão Julgadora

Os projetos dos professores inscritos serão classificados porComissão Julgadora formada por:• 02 representantes da Secretaria Municipal de Educação • 01 representante do Conselho Municipal de Educação• 02 professores de Língua Portuguesa • 01 representante do Poder Legislativo • 01 representante das APMFS Parágrafo único – A comissão julgadora é soberana em suas atribuiçõese será constituída e empossada pela Administração Municipal no ato dolançamento do Projeto no dia 25 de abril de 2010 às 20 horas no eventode abertura da Feira Municipal do Livro. As escolas serão as únicas responsáveis em verificar e garantir que ostrabalhos são de autoria – título exclusivo do professor, responsabilizando-sePela originalidade e conteúdo dos mesmos. Caberá a comissão julgadora avaliar se os projetos que tiveram seus objetivosalcançados e comprovadamente foram relevantes ao desenvolvimento da leitura.

Capitulo VDa apresentação do projeto

O projeto deverá ser digitado e deverá ser o relato da

experiência exclusivamente na área de leitura. Quanto a

apresentação deverá ser digitado e conter:

• Justificativa (motivo para a realização do projeto)

• Objetivo (o que quer que seus alunos ou comunidade aprendam)

• Metodologia (como o trabalho será desenvolvido passo a passo)

• Avaliação (do processo de ensino, aprendizagem dos alunos e do trabalho pedagógico do professor)

• Nº de alunos e pessoas efetivamente envolvidas.

Capitulo VIDa entrega de relatório

No prazo previsto os autores do projeto deverão apresentar o

desenvolvimento, o trabalho descrito e anexos comprovando

sua prática.

Capitulo VIIDas considerações finais

É de inteira responsabilidade do professor que se inscreveu o ônusrelativo aos direitos autorais dos textos, fotos, imagens e outros meiosque acompanharão o seu trabalho. No caso de imagens de alunos eimportante ter a autorização dos pais. Ao se inscreverem, os participantes autorizam automaticamente aSecretaria Municipal de Educação a utilizar, editar, publicar e reproduzirpor meio de jornais, televisão, rádio ou revistas, conteúdos e qualquerinformação sem restrição de espécie alguma. A participação do Concurso Semeando Leitura, implica na aceitaçãoirrestrita deste regulamento.

Projetos de 2009Projeto – Leitura, o fascinante caminho à descoberta do

conhecimento.Professora: Lovaine Henges Walter – Escola Rural Mun. Benjamin Constant

“É preciso convencer as crianças de que além do lazer, a leitura é excelente

companheira de aventuras.”

Projeto – A arte de educar.Professora: Natalia Nervis Machado – Escola Municipal Concórdia

“Ler por prazer fazendo da leitura algo mais do que ler por ler e sim vivenciar o

que lê.”

Projeto – Nunca desista dos seus objetivos e sonhos.Professora: Lili Weissheimer – Escola Municipal Barão de Capanema

“A leitura não deve ser mais do que um exercício para nos obrigar a pensar.”

Projeto – O livro que queria ser lido.Professora: Marizete Dall Igna Graff – Escola Municipal Claudino Luiz Piva

“Aquele que adquire o hábito e o domínio da leitura, certamente estará mais

próximo do desejado sucesso profissional.”

Projeto – Descobrindo o prazer da leitura em família.Professora: Neiva Lucia Viana – Escola Rural Municipal Campos Salles

“Todo trabalho de leitura vale a pena e traz ótimos resultados.”

Projeto – Viajando pela leitura.Professora: Marli Pimentel – Escola Municipal Tancredo Neves

“Que a criança descubra que através da leitura poderá viajar, conhecer mundos

diferentes e ampliar seus conhecimentos.”

Projeto – Livros de pano.Professora: Jéssica Karine de Moura – CMEI Cantinho Dourado

“Ensinar às crianças bons hábitos, entre eles o da leitura”.

Projeto – Com leitura construímos cidadania.Professora: Célia Maria Rustick Conrad Lira – Escola Mun. Barão de Capanema“Vivermos em igualdade de oportunidades com os demais construindo assim,nossa cidadania.”

Projeto – Leitura não tem idade.Professora: Maria Helena da Silva – Escola Rural Municipal Campos Salles“É necessário dar ao educando a dimensão de que ler é uma experiência demúltiplas faces podendo ajudá-lo na conquista de seus objetivos.”

Projeto – Ler... É pensar, é brincar, é descobrir.Professora: Regina Maria Renner – Escola Municipal Concórdia“Queremos integrar os pais e a comunidade no processo de valorização daleitura.”

Projeto – Leitura, leitores e letramento.Professora: Cleusa Piovesan – Colégio Estadual Rocha Pombo“Estimular o hábito da leitura para tornar a prática da leitura uma atividade útil eprazerosa.”

Projeto – Lendo com a família.Professora: Lovaine Hendges Walter – Escola Rural Municipal Campos Salles

“Pela leitura podemos sanar dificuldades, ter informações e instruções

indispensáveis.”

Projeto – Ler para melhor viver.Professoras: Salete Manchini e Loiva M. S. Basso – Escola R. Mun. Afonso Arinos

“Incentivo e motivação para familiares praticarem a leitura.”