nic - unesp · 4.1.5. uso de redes sociais - twitter e facebook o acompanhamento no facebook e...

11
Relatório sobre o XVII SNBU 2010 Observador Internacional Nicholas Cop, [email protected] 21 setembro 2012 Tema: A Biblioteca Universitária como Laboratório na Sociedade da Informação. Eixos principais: - Construção e comunicação da informação - Organização, preservação e acesso à informação - Recuperação, disseminação e uso da informação - Gestão da biblioteca universitária Objetivo: de refletir sobre a biblioteca universitária como laboratório de ensino, voltado para o desenvolvimento de competências informacionais e de pesquisa, atuante na identificação e no acesso às informações necessárias para a formação profissional e o avanço do conhecimento técnico e científico. 1. Introdução As bibliotecas universitárias do Brasil, como em outros países, estão enfrentando um numero crescente de desafios e mudanças de paradigma no mundo digital pela evolução rápida dos sistemas e de conteúdos digitais acompanhado por mudanças rápidas e constantes no comportamento dos usuários. Todas as áreas de uma biblioteca ainda precisa se adaptar a novas formas de trabalho. A revolução digital é constante. A aquisição, acesso e administração dos conteúdos agora tem mais relação com licenciamento, negociações, integração entre recursos, e preservação do acesso e dos conteúdos adquiridos. Os diferentes modelos oferecidos pelos fornecedores devem ser adotados de acordo com o plano estratégico da biblioteca e as necessidades dos usuários das diferentes disciplinas. Os bibliotecários precisam melhorar constantemente a descoberta e integração dos recursos digitais adquiridos, alem de torna-los disponíveis em diferentes dispositivos como os PC, smartphone, e tablets independentemente da localização geográfica ou virtual. Os bibliotecários universitários também estão envolvidos com o gerenciamento da produção intelectual de suas instituições no sentido de organiza-la e integra-la com os conteúdos digitais adquiridos. nIc nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected] 1

Upload: others

Post on 26-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: nIc - Unesp · 4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente. O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes,

Relatório sobre o XVII SNBU 2010Observador Internacional

Nicholas Cop, [email protected] setembro 2012

Tema: A Biblioteca Universitária como Laboratório na Sociedade da Informação.

Eixos principais: - Construção e comunicação da informação- Organização, preservação e acesso à informação- Recuperação, disseminação e uso da informação- Gestão da biblioteca universitária

Objetivo: de refletir sobre a biblioteca universitária como laboratório de ensino, voltado para o desenvolvimento de competências informacionais e de pesquisa, atuante na identificação e no acesso às informações necessárias para a formação profissional e o avanço do conhecimento técnico e científico.

1. Introdução

As bibliotecas universitárias do Brasil, como em outros países, estão enfrentando um numero crescente de desafios e mudanças de paradigma no mundo digital pela evolução rápida dos sistemas e de conteúdos digitais acompanhado por mudanças rápidas e constantes no comportamento dos usuários.

Todas as áreas de uma biblioteca ainda precisa se adaptar a novas formas de trabalho. A revolução digital é constante.

A aquisição, acesso e administração dos conteúdos agora tem mais relação com licenciamento, negociações, integração entre recursos, e preservação do acesso e dos conteúdos adquiridos. Os diferentes modelos oferecidos pelos fornecedores devem ser adotados de acordo com o plano estratégico da biblioteca e as necessidades dos usuários das diferentes disciplinas.

Os bibliotecários precisam melhorar constantemente a descoberta e integração dos recursos digitais adquiridos, alem de torna-los disponíveis em diferentes dispositivos como os PC, smartphone, e tablets independentemente da localização geográfica ou virtual.

Os bibliotecários universitários também estão envolvidos com o gerenciamento da produção intelectual de suas instituições no sentido de organiza-la e integra-la com os conteúdos digitais adquiridos.

nIc

nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected]! 1

Page 2: nIc - Unesp · 4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente. O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes,

Os orçamentos nunca são suficientes. Os usuários sempre querem mais. As instituições exigem mais recursos para melhorar a pesquisa produzida, o ensino ministrado e favorecer a sua visibilidade nos ranking.

É neste contexto que o XVII SNBU 2012 desenvolveu o seu tema central e sues eixos temáticos.

É importante destacar que ninguém sabe o alcance de um compromisso tal como a organização do SNBU até ele cair em sua mesa!

2. A cidade do evento - Gramado, RS

Gramado é uma cidade ótima para um evento como o SNBU. É uma cidade reconhecido mundialmente pelas suas muitas atrações e por uma boa infra-estrutura hoteleira, por seu chocolate famoso, por ser uma cidade onde tudo está a curta distância, e por ter uma boa qualidade de vida. Estes elementos criaram um excelente ambiente para a conferência.

Os participantes da conferência podiam caminhar tranqüilamente para o local do SNBU, o Centro de Convenções da UFRGS, ou chegar lá sem tráfego e os atrasos associados.

Havia muitos restaurantes de toda categoria e a todo preço muito perto do Centro de Convenções UFRGS, facilitando o almoço para os participantes.

Como resultado, os participantes podiam aproveitar das múltiplas atividades turísticas e o shopping depois ou antes das atividades da conferencia SNBU.

Como conclusão, a cidade de Gramado foi uma escolhe excelente para o SNBU 2012.

nIc

nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected]! 2

Page 3: nIc - Unesp · 4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente. O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes,

3. Centro de Convenções FAURGS

3.1. A Feira de Expositores

A área para a Feira de Expositores foi ótimo com corredores amplos que foram propícias para os encontros e para os fornecedores terem contato com os clientes.

Os coffee breaks que foram dispersos por todo o espaço da Feira de Expositores facilitaram os encontros, o bate-papo e o contato dos fornecedores com os clientes. A qualidade dos snacks na hora do café foi excelente, assim as pessoas tendem a ficar e desfrutar.

O tempos dado de 20 - 30 minutos para os coffe breaks foi ótimo para que as pessoas pudessem fazer o networking e falar com os fornecedores.

O primeiro dia foi quente e o espaço foi aclimatizado com maquinas de névoa. Algo bem inovador.

3.2. O Auditório Van Gogh

A organização do auditório foi ideal para acomodar os mais de mil participantes. Havia telões atrás do palco e no meio do auditório para que os participantes sentados mais longe do palco pudessem também ver claramente os palestrantes e seus PowerPoints. O palco mesmo foi muito amplo dando aos palestrantes e aos moderadores de mesa o espaço necessário para se sentirem confortáveis durante as apresentações.

Outro recurso que oferece conforto são os controles sem fio, que possibilitaram os palestrantes o controle de seus próprios PowerPoints.

A temperatura dento do auditório sempre foi mantido a uma temperatura justa.

Estes detalhes podem parecer pequenos, mas são importantes para os palestrantes e o público.

Em geral, fiquei muito impressionado com o nível de atenção para oferecer uma boa infra-estrutura local.

Máquina para névoa

nIc

nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected]! 3

Page 4: nIc - Unesp · 4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente. O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes,

3.3. As salas das sessões oraisAs salas localizadas no segundo andar do Centro de Convenções foram programadas para as sessões orais, facilitando o acesso. Não obstante, as salas as vezes estavam com uma lotação superior a capacidade prevista.

3.4. Uso inovador da tecnologia

3.4.1. ProgramaO SNBU 2012 aproveitou-se bastante da alta tecnologia para melhorar a experiência dos participantes. Havia grandes telas “touch-screen” muito intuitivas e estrategicamente colocadas nos corredores. Tinham a programação do evento e mapas do local.

3.4.2. Sessões de PôsteresAs sessões de pôsteres forma estrategicamente colocadas na entrada da sala de exposições. As pessoas podiam acessar os pôsteres em qualquer momento nas telas touch screen.

Programação e mapas

As sessões de pôsteres

nIc

nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected]! 4

Page 5: nIc - Unesp · 4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente. O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes,

3.4.3. FotosAlem das fotos do fotógrafo profissional do evento, havia uma tela “touch-screen” de auto-atendimento onde os participantes podiam tirar fotos de si mesmos e as mandar para seus e-mails. Uma boa ideia para dar um toque humano!

3.5. A InternetA pesar de ter vários pontos WiFi, a conexão não foi uniformemente estável. Este foi o comentário de vários fornecedores.

3.6. O Feedback dos fornecedores

O feedback foi ótimo. Estavam contentes com o espaço, com a empresa encarregada dos stands, com os coffe breaks distribuídos ao longo da feira dos expositores, e com as múltiplas oportunidades de interagir com os bibliotecários.

Foi uma boa idéia ter o tema central do evento bem como os nomes dos patrocinadores anunciado no inicio das sessões plenárias.

3.7. Tours

Um setor de turismo na entrada facilitou aos participantes concretizarem seus planos de visitas.

4. O Web site e o Programa Geral - os destaques

4.1. O Web site

O Web site do evento http://www.snbu2012.com.br é excelente. Foi disponibilizado em inglês também para a audiência internacional.

O site é muito bem estruturado e intuitivo. É completo sob todos os pontos de vista. Ele inclui um feedback on-line sobre o processo de inscrições e uma avaliação do evento. Excelente!

O Web site sempre foi atualizado com Informações importantes no momento tal como sobre o pagamento pelas instituições em greve.

Alguns destaques do Web site:

Touch-screen para tirar fotos

nIc

nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected]! 5

Page 6: nIc - Unesp · 4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente. O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes,

4.1.1. Feedback on-line

4.1.2. Avaliação on-line

Inscrição e feedback

Avaliação on-line

nIc

nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected]! 6

Page 7: nIc - Unesp · 4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente. O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes,

4.1.3. Disponibilidade on-line imediata das apresentações das sessões plenárias

4.1.4. Disponibilidade on-line, com um mês de antecedência, dos trabalhos apresentados nas sessões temáticas (orais e pôsteres)

nIc

nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected]! 7

Page 8: nIc - Unesp · 4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente. O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes,

4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook

O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente.

O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes, a programação e muito mais. Sempre foi muito bem atualizado!

Os tweets foram exibidos em tempo real numa tela na área de cafe. Uma excelente ideia para manter as pessoas atualizadas. Os tweets tinham 1,658 seguidores (2012/09/19)!

nIc

nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected]! 8

Page 9: nIc - Unesp · 4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente. O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes,

5. Programa Geral Impresso

O programa é completo. As apresentações foram bem representadas por nuvens de palavras e por cores de acordo com os eixos temáticos. Alem disso, as atividades formam apresentadas com uma descrição dos objetivos do evento e dos propósitos dos eixos temáticos.

Tem também mapas do local, de Gramado, informações sobre restaurantes próximos, e anúncios dos fornecedores,

6. A Conferencia

6.1. Solenidade de Abertura, domingo 16 setembro, 2012A qualidade e organização da solenidade de abertura foi ótima, com discursos breves e concisos das autoridades significativas do evento. Foi importante a ênfase dada a pontualidade. Isso é importante para manter todos os participantes atentos às atividades propostas e sustentar a energia do evento.

nIc

nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected]! 9

Page 10: nIc - Unesp · 4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente. O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes,

A atividade cultural da Orquestra Villa Lobos foi excelente e ovacionada pelo publico. A energia da musica foi progressivamente aumentando. Segundo a minha experiência, poucos eventos culturais de eventos são ovacionados.

O coquetel foi excepcional. A comida servida foi de muita alta qualidade.

6.2. As sessões plenárias, as sessões orais e de pôsteresA estrutura das sessões plenárias foi equilibrada, com um palestrante internacional (1 hora) seguido por um coffee break e logo dois palestrantes nacionais (meia hora cada um). Os temas foram de completo acordo com os eixos e subtemas do evento. O feedback que recebi dos participantes sobre a qualidade das sessões plenárias foi muito bom, especialmente sobre os palestrantes internacionais.

Tendo dito isso, qualquer comissão técnico-cientifica reconhece que tem que trabalhar com um espectro diversificado de habilidades de apresentação por parte dos palestrantes. Portanto, é impossível que todas as apresentações alcancem 100%. O objetivo da comissão é de lograr que as palestras atendam as expectativas do publico. De acordo com os comentários recebidos, este objetivo foi logrado sem duvida no SNBU 2012.

Igualmente importante foram as sessões orais (20 minutos) e dos pôsteres (30 minutos) que deram ao publico a oportunidade inestimável de conhecer os trabalhos atuais em outras bibliotecas universitárias brasileiras. Os apresentadores tiveram uma espaço de visibilidade nacional para divulgar seus resultados.

6.3. Algumas observações importantes O sucesso da SNBU 2012, alem de ser resultado de uma boa organização e seleção de palestrantes e trabalhos, e produto de umas decisões criticas e bem simples. São:

- Pontualidade- Dar para os palestrantes as condições ótimas para as suas apresentações, sem interrupções

e perturbações.

A pontualidade mantém a energia do evento, para os palestrantes, para o publico e para os organizadores. O contrario resulta em uma desmotivação geral.

nIc

nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected]! 10

Page 11: nIc - Unesp · 4.1.5. Uso de redes sociais - Twitter e Facebook O acompanhamento no Facebook e Twitter foi excelente. O Facebook tem fotos, comentários, informações sobre os palestrantes,

7. TransporteO transporte aeroporto - hotel e hotel - SNBU funciono bem e como porgramado.

8. ConclusõesEste evento esta entre os melhores que assisti. Procurava aspectos a serem aperfeiçoados que comprometessem o desempenho global do evento, mas não encontrei nenhum. Portanto, gostaria mencionar alguns inconvenientes que observei.

Não houve tempo entre as sessões orais para deslocamento dos participantes de uma sala para outro. Atropelou o pouco tempo que tinham os apresentadores.

O SNBU XVII, presidido por Viviane Carrion Castanho da UFRGS e coordenado técnica e cientificamente por Leticia Strehl, pode ser considerado como uma referencia para a organização das próximas edições deste evento.

Parabéns!

Nicholas Cop, Gramado, 21 setembro, 2012

nIc

nIc Nicholas Cop Consulting - [email protected]! 11