newsletter cta 272

5
Prezados leitores, Informamos que esta 272. a “newsletter” é o ultimo número que a AVRIL Consulting irá publicar ao serviço da CTA. Após 30 de Março, a AVRIL Consulting deixará de assegurar a cobertura dos eventos da CTA. Foi com muito prazer que trabalhámos com a CTA durante os últimos seis anos para fortalecer as relações entre os sectores privado e público e, assim, contribuir para um melhor ambiente de negócio em Moçambique. Queremos agradecer muito a toda a equipa da CTA por esta parceria de sucesso e pela oportunidade de trabalharmos juntos. Queremos finalizar com um agradecimento sincero aos caros leitores pelo vosso interesse no diálogo público-privado ao longo dos últimos anos. A equipa da Avril Consulting. Governo vai rever políticas de qualidade para desenvolvimento das PMEs O Governo de Moçambique está a proceder à revisão das políticas de qualidade industrial e da estratégia para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas (PMEs) com vista a adequá-las às actuais necessidades e desafios do país, que passam por uma indústria nacional geradora de produtos de qualidade para os mercados interno e externo. Esta revisão, prevista no Programa Quinquenal do Governo 2015-2019, visa, igualmente, aperfeiçoar o sistema de normalização e certificação de qualidade dos produtos, bem como contribuir para o desenvolvimento e a competitividade da indústria nacional. De acordo com a secretária permanente do Ministério da Indústria e Comércio, Carla Soto, a revisão destes instrumentos “enquadra-se nos esforços do Governo, no sentido de criar condições para que o nosso país tenha uma infraestructura de qualidade, que cumpra os requisitos internacionais”. Carla Soto falava, a 24 de Março último, na cidade de Maputo, num seminário alusivo aos 23 anos do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ). Sobre o INNOQ, Carla Soto referiu que o Governo está a investir no sentido da entidade dispor de equipamento e pessoal para o desempenho do seu papel, que é o de implementar a política nacional de qualidade, através da concretização das actividades de normalização, metrologia, certificação e gestão de qualidade. SUMÁRIO AMBIENTE DE NEGÓCIOS - Governo vai rever políticas de qualidade para desenvolvimento das PMEs. - MITESS lança sistema electrónico da folha de relação nominal. EVENTOS - Jantar de gala do sector privado contará com a presença do Chefe de Estado. - Visita oficial de Filipe Jacinto Nyusi à Alemanha em Abril. - 49. a edição da Feira Internacional de Argel. BCI - BCI apoia estágio de médicos em Portugal. OPORTUNIDADE - Anúncio geral de concurso: Projecto da linha de transporte de energia Chimuara-Nacala. INDICADORES ECONÓMICOS - Taxa de cambio e taxa de inflação. - Calendário fiscal. Newsletter n°272 - 30.03.2016 Editora: AVRIL Consulting Sede: Av. Patrice Lumumba, 927 - Bairro Central - Maputo Ι www.cta.org.mz Email: [email protected] I Tel: + 258 21 32 10 02 I Fax: + 258 21 32 10 01 Por um Melhor Ambiente de Negócios!

Upload: cta-mocambique

Post on 27-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Versão em Português

TRANSCRIPT

Page 1: Newsletter CTA 272

Prezados leitores,

Informamos que esta 272.a “newsletter” é o ultimo número que a AVRIL Consulting irá publicar ao serviço da CTA. Após 30 de Março, a AVRIL Consulting deixará de assegurar a cobertura dos eventos da CTA. Foi com muito prazer que trabalhámos com a CTA durante os últimos seis anos para fortalecer as relações entre os sectores privado e público e, assim, contribuir para um melhor ambiente de negócio em Moçambique. Queremos agradecer muito a toda a equipa da CTA por esta parceria de sucesso e pela oportunidade de trabalharmos juntos. Queremos finalizar com um agradecimento sincero aos caros leitores pelo vosso interesse no diálogo público-privado ao longo dos últimos anos.

A equipa da Avril Consulting.

Governo vai rever políticas de qualidade para desenvolvimento das PMEsO Governo de Moçambique está a proceder à revisão das políticas de qualidade industrial e da estratégia para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas (PMEs) com vista a adequá-las às actuais necessidades e desafios do país, que passam por uma indústria nacional geradora de produtos de qualidade para os mercados interno e externo. Esta revisão, prevista no Programa Quinquenal do Governo 2015-2019, visa, igualmente, aperfeiçoar o sistema de normalização e certificação de qualidade dos produtos, bem como contribuir para o desenvolvimento e a competitividade da indústria nacional. De acordo com a secretária permanente do Ministério da Indústria e Comércio, Carla Soto, a revisão destes instrumentos “enquadra-se nos esforços do Governo, no sentido de criar condições para que o nosso país tenha uma infraestructura de qualidade, que cumpra os requisitos internacionais”. Carla Soto falava, a 24 de Março último, na cidade de Maputo, num seminário alusivo aos 23 anos do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ). Sobre o INNOQ, Carla Soto referiu que o Governo está a investir no sentido da entidade dispor de equipamento e pessoal para o desempenho do seu papel, que é o de implementar a política nacional de qualidade, através da concretização das actividades de normalização, metrologia, certificação e gestão de qualidade.

SUMÁRIO

AMBIENTE DE NEGÓCIOS- Governo vai rever políticas de

qualidade para desenvolvimento das

PMEs.

- MITESS lança sistema electrónico da folha de relação nominal.

EVENTOS- Jantar de gala do sector privado

contará com a presença do Chefe de Estado.

- Visita oficial de Filipe Jacinto Nyusi à

Alemanha em Abril.

- 49.a edição da Feira Internacional de Argel.

BCI- BCI apoia estágio de médicos em

Portugal.

OPORTUNIDADE- Anúncio geral de concurso: Projecto da

l inha de transporte de energia Chimuara-Nacala.

INDICADORES ECONÓMICOS- Taxa de cambio e taxa de inflação.

- Calendário fiscal.

Newsletter n°272 - 30.03.2016

Editora: AVRIL Consulting

Sede: Av. Patrice Lumumba, 927 - Bairro Central - Maputo Ι www.cta.org.mz

Email: [email protected] I Tel: + 258 21 32 10 02 I Fax: + 258 21 32 10 01

Por um Melhor Ambiente de Negócios!

Page 2: Newsletter CTA 272

MITESS lança sistema electrónico da folha de relação nominal

Jantar de gala do sector privado contará com a presença do Chefe de Estado

Visita oficial de Filipe Jacinto Nyusi à Alemanha

2 - Newsletter 272 Confederação das Associações Económicas

Por um Melhor Ambiente de Negócios!

Por seu turno, Alfredo Sitoe, director-geral do INNOQ, afirmou que, embora tenha conhecido significativos avanços nos últimos anos, a instituição que dirige ainda enfrenta "enormes desafios". Um deles tem a ver com a “capacitação dos funcionários para que possam responder à demanda do mercado dos serviços de calibração e verificação de instrumentos de medição nas mais diversas áreas”. O seminário do 23.º aniversário da INNOQ contou com a participação do vice-presidente da CTA, Agostinho Vuma, que, na sua intervenção, garantiu que “o INNOQ permite que os nossos produtos e serviços tenham certificação e

padronização de ponto de vista metrológico, assegurando, assim, maior qualidade e confiança do consumidor perante os serviços e bens vendidos pelas empresas”. O INNOQ, fruto do trabalho já realizado, presta assistência a 97 empresas e cinco laboratórios para fazer calibrações dos instrumentos de medição, tendo já certificado 13 empresas em sistemas de gestão e quatro produtos, para além de possuir 932 normas técnicas aplicáveis a diversas áreas como por exemplo alimentos, combustíveis, gestão de qualidade, entre outras.

(Fonte: Fim de semana)

Pelo diploma ministerial n.º 104/2015, de 27 de Novembro, foi actualizado o Mapa da Relação Nominal, alterado pelo diploma ministerial n.º 1/89, de 4 de Janeiro. A actualização do Mapa da Relação Nominal consistiu, fundamentalmente, na sua informatização, passando, doravante, a ser preenchida e enviada em formato electrónico. Nesse contexto, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) informa todas as entidades empregadoras localizadas na cidade de Maputo que lançou a

partir de 1 de Março o sistema electrónico do Mapa da Relação Nominal (e-FRN), na sua fase piloto. Informa, ainda, que a autenticação de cada empresa será sempre efectuada através do NUIT e da senha única e intransmissível definida no registo da empresa, na página inicial, onde a empresa deverá inscrever-se para criar, visualizar e editar a Folha da sua Relação Nominal.  O guia do utilizador da folha de relação nominal está disponível AQUI.

A CTA informa que, de 18 a 20 de Abril próximo, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, efectuará uma visita oficial à Alemanha, onde se prevê a realização de fóruns económico-empresariais com foco nos sectores da energia, infra-estruturas, comunicações e logística. A CTA convida os empresários interessados em integrar a delegação moçambicana no quadro da visita presidencial, a

proceder à sua inscrição pelos seguintes contactos até 6 de Abril de 2016:

Jacira Couto: [email protected] Lucas Judas: [email protected] Tel: +258 21 32 10 01/82 31 11 820/82 31 91 300

A CTA informa que, para assinalar o seu 20.° aniversário, um jantar de gala do sector privado terá lugar no dia 29 de Abril, em Maputo.

Este evento contará com a presença do Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi.

Page 3: Newsletter CTA 272

49.a edição da Feira Internacional de Argel

BCI apoia estágio de médicos em Portugal

3 - Newsletter 272 Confederação das Associações Económicas

Por um Melhor Ambiente de Negócios!

A CTA anuncia que a Sociedade Argelina de Feiras e Exposições (SAFEX) vai organizar, em Argel, de 28 de Maio a 2 de Junho próximos, no Palácio das Exposições, a 49.ª edição da Feira Internacional de Argel. A Feira Internacional de Argel é considerada a mais importante manifestação económica da região. Constitui uma plataforma incontornável da economia nacional e um encontro anual de primeira importância para a comunidade de negócios

internacional que se interessa pelo mercado argelino, oferecendo oportunidades de investimento e negócios mutuamente benéficos. A CTA convida todos os empresários interessados em participar no evento a procederem à sua inscrição até 16 de Abril de 2016 através do site www.safex.dz ou pelo seguinte contacto: Nadia Khelifi: [email protected]

Seis médicos recém-formados pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) partiram, durante o mês de Março, para Portugal onde vão efectuar um estágio na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no quadro do intercâmbio existente entre as duas instituições de ensino superior. Trata-se de Cecília Rodrigues Mulieca, Gércio Walter Da Silva Vilanculo, Isabel Remane Abdul, Lorena Denise Mougueret Gonzaga, Mendes Afonso Chongo e Percílio da Floca Manjate que, com o apoio do Banco Comercial e de Investimentos (BCI), vão efectuar, durante cerca de um mês, naquela prestigiada universidade lusa, um estágio profissional focalizado em HIV, hepatite e tuberculose, incluindo doenças como a hipertensão e as diabetes. Na véspera da par t ida para Lisboa, os médicos moçambicanos falaram do estágio e das perspectivas que se abrem. Cecília Mulieca explicou como surgiu a oportunidade, afirmando que “durante a formação, a Faculdade de Medicina da UEM tem introduzido actualizações no curso de HIV, tuberculose e hepatite. Numa das sessões ministradas pelo Professor Francisco Antunes, da Faculdade de Medicina da

Universidade de Lisboa, surgiu-nos a oportunidade de entrar neste intercâmbio inter-universitário”. Já Gércio Vilanculo considerou que “o contexto moçambicano é diferente do europeu, por isso gostaríamos de perceber melhor a abordagem do trabalho com os pacientes lá, o que nos poderá ajudar na nossa prática clínica cá”. Para Percílio Manjate, “no nosso país existem várias doenças infecciosas e há problemas aliados à rede sanitária, para além de algumas limitações em termos de recursos humanos e materiais, e porque se tem defendido que em algumas partes de mundo leva-se pouco tempo a diagnosticar os tipos de patologias que vamos estudar em Lisboa. A nossa expectativa é colher essas experiências e explorar a possibilidade de as aplicar cá, adaptando-as ao nosso contexto”. Os seis médicos foram unânimes em afirmar que este estágio chegou num bom momento, numa altura em que aguardam ainda a sua afectação, constituindo uma oportunidade para aprofundarem ainda mais os seus conhecimentos médicos. “Por isso dizemos obrigado ao BCI por este apoio que nos vai ser muito útil a nível pessoal e profissional”, finalizou Isabel Abdul.

Page 4: Newsletter CTA 272

Anúncio geral de concurso: Projecto da linha de transporte de energia Chimuara-Nacala

Indicadores econômicos

Taxa de câmbio - BCI 30.03.2016 Taxa de inflação

4 - Newsletter 272 Confederação das Associações Económicas

Moeda Compra Venda

EUR 51,98 53,03

USD 46,00 46,92

ZAR 3,03 3,09

Mês Taxa

Fevereiro 2,24

Janeiro 2,48

Dezembro 4,76

O Governo de Moçambique recebeu um financiamento do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) no montante de 200 milhões de dólares para custear o projecto da linha de transporte de energia Chimuara-Nacala, pretendendo aplicar parte desse montante para proceder ao pagamento do fornecimento de bens, trabalhos e serviços de consultoria no âmbito desse projecto. Os componentes a serem financiados pelo BID são os seguintes: - Bens e trabalhos - construção de 340 quilómetros de linha de

transporte de 400 kV e construção de duas novas subestações de 400 kV, entre outros;

- serviços de consultoria - o consultor estará envolvido em todos os assuntos relacionados com a execução do projecto, incluindo levantamentos topográficos, plano de actividade de reassentamento (RAP), entre outros.

Os anúncios dos concursos internacionais para empreitada e serviços de consultoria deverão ser publicados no website do

IsDB, jornal Notícias e Electricidade de Moçambique (EDM), entre outros, assim que estiverem disponíveis. O pedido de manifestação de interesse para os serviços de consultoria será emitido no dia 30 de Maio de 2016. Os concorrentes interessados poderão obter informações adicionais e deverão confirmar o seu interesse por escrito contactando:

Electricidade de Moçambique E.P. Direcção de Electrificação e Projectos Av. Filipe Samuel Magaia, 368, 1° andar Caixa Postal 2532 Maputo Tel: +258 21 35 36 04 Fax: +258 21 32 20 74 Email: [email protected] Website: www.edm.co.mz

Por um Melhor Ambiente de Negócios!

Page 5: Newsletter CTA 272

Calendário fiscal - Março 2016

Até ao último dia do mês Pagamento do IVA relativo ao mês anterior, pelos sujeitos passivos do regime normal, no 1 art.32 do CIVA, aprovado pela Lei 32/2007 de 31 de Dezembro.

Até fim de MarçoPagamento do Imposto sobre Veículos, nº 1 art. 8 do regulamento do ISV aprovado pelo Decreto nº 19/02, de 23 de Julho.

Até fim de MarçoEntrega da declaração anual de rendimentos do exercício anterior - Modelo 10 e Anexos (para os sujeitos passivos que apenas tenham auferido rendimentos da 1ª Categoria)- a) nº 1 art° 13 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril.

Até fim de Março Entrega da declaração de comunicação de retenções na fonte – c) nº 1 do art° 44 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril – Modelo 20H.

Até fim de MarçoEntrega da declaração de comunicação de retenções na fonte a não residentes – nº 6 do art. 44 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril – Modelo 20I.

Até fim de AbrilEntrega da declaração anual de rendimentos do exercício anterior - Modelo 10 e Anexo (para os sujeitos passivos que tenham auferido rendimentos das outras Categorias) - b) nº 1 art° 13 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril.

Até fim de Abril Pagamento a final do IRPS relativos aos rendimentos do ano anterior – a) do art° 21 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril.

Até fim de MaioPagamento a final do IRPS relativos aos rendimentos do ano anterior – b) do art° 21 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril.

Até fim de MaioEntrega da declaração anual de rendimentos do exercício anterior pelos sujeitos passivos - nº 1 art° 39 do Regulamento do CIRPC aprovado pelo Decreto nº 9/2008, de 16 de Abril – Modelos 22 e 22A.

Até fim de Maio Pagamento a final do IRPC relativos aos rendimentos do ano anterior – b) nº 1 art° 27 do Regulamento do CIRPC aprovado pelo Decreto nº 9/2008, de 16 de Abril.

Até fim de JunhoEntrega da Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal do exercício anterior pelos Sujeitos Passivos do IRPS e IRPC – Modelo 20 e Anexos, nº 3 art. 40 do Regulamento do CIRPC, aprovado pelo Decreto 9/2008 de 16 de Abril.

5 - Newsletter 272 Confederação das Associações Económicas