newsletter 1ª edição, novembro, 2014

14
Esta é a “primeira” edição do Kim, a Newsletter da Região de Santarém, mas o que poucos sabem é que esta não é realmente a nossa primeira edição. Este projeto foi retomado pela atual equipa da Jun- ta Regional, mas é baseado num já antigo projeto existente, o qual durante alguns anos permitiu mant- er informados todos os associados que compõem a nossa região. Numa era em que a informática domina todas as nossas comunicações, e em que as redes sociais são o veículo utilizado de forma preferencial, pretend- emos relembrar a antiga difusão em papel das notí- cias por entre todos os interessados. Talvez para os mais novos esta seja uma for- ma antiquada de comunicar, mas é principalmente uma forma de manter viva a tradição, e de acima de tudo deixar um arquivo com a nossa história, para que daqui a uns anos, numa atitude talvez saudosis- ta, possamos folhear as páginas do Kim e reavivar a memória. Esta é uma iniciativa da Junta Regional de Santarém para todos os Escuteiros da Região. Preten- demos que este seja o veículo preferencial de infor- mação na nossa região, dando a conhecer a todos o que de melhor se faz no Escutismo na nossa região, mas também no nível nacional e internacional. Esta edição será dedicada a este novo triénio, ao desafio que lançamos a todos os Escuteiros da nossa região, para que cada um de vós se renove, se faça a este caminho, através da temática trienal de Renovar Caminhando. Em particular, para o presente ano escutista 2014/2015, que se envolvam no ato de Renovar Caminhando: na Esperança, tendo sem- pre como modelo o nosso fundador, Baden-Powell, seguindo as pegadas do nosso pai na fé, Abraão. Renovar Caminhando

Upload: cne-junta-regional-de-santarem

Post on 06-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Esta é a primeira edição da Newsletter da Região de Santarém. O Kim pretende levar a todos os Escuteiros as novidades do Escutismo na nossa região, mas também do nível Nacional e Internacional.

TRANSCRIPT

Page 1: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

Esta é a “primeira” edição do Kim, a Newsletter da Região de Santarém, mas o que poucos sabem é que esta não é realmente a nossa primeira edição. Este projeto foi retomado pela atual equipa da Jun-ta Regional, mas é baseado num já antigo projeto existente, o qual durante alguns anos permitiu mant-er informados todos os associados que compõem a nossa região.

Numa era em que a informática domina todas as nossas comunicações, e em que as redes sociais são o veículo utilizado de forma preferencial, pretend-emos relembrar a antiga difusão em papel das notí-cias por entre todos os interessados.

Talvez para os mais novos esta seja uma for-ma antiquada de comunicar, mas é principalmente uma forma de manter viva a tradição, e de acima de tudo deixar um arquivo com a nossa história, para que daqui a uns anos, numa atitude talvez saudosis-

ta, possamos folhear as páginas do Kim e reavivar a memória.

Esta é uma iniciativa da Junta Regional de Santarém para todos os Escuteiros da Região. Preten-demos que este seja o veículo preferencial de infor-mação na nossa região, dando a conhecer a todos o que de melhor se faz no Escutismo na nossa região, mas também no nível nacional e internacional.

Esta edição será dedicada a este novo triénio, ao desafio que lançamos a todos os Escuteiros da nossa região, para que cada um de vós se renove, se faça a este caminho, através da temática trienal de Renovar Caminhando. Em particular, para o presente ano escutista 2014/2015, que se envolvam no ato de Renovar Caminhando: na Esperança, tendo sem-pre como modelo o nosso fundador, Baden-Powell, seguindo as pegadas do nosso pai na fé, Abraão.

Renovar Caminhando

Page 2: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

Tomada de Posse

Esta Junta Regional pretende lançar a todos o desafio de RENOVAR CAMINHANDO: na Esperança, na Caridade e na Fé!

O grande desafio que lançamos à Região de Santarém é o de renovarmos através de algo que nos é tão familiar, ou seja, caminhando. É neste ato de partir, de desfazer amarras, com o objetivo de irmos mais além que surge o grande desafio de levar a todos os escu-teiros da Região a FELICIDADE. Assim sendo, pretendem-os através desta renovação, fazendo-nos ao caminho,

focando-nos na Esperança, na Caridade e na Fé, con-seguir construir a Felicidade.

A construção desta Felicidade terá 3 modelos de vida que nos irão orientar ao longo do triénio:

•Baden-Powell através da Pedagogia; •Papa Francisco através da Relação com o próximo;•Ir. Roger através da Relação com Deus.Este desafio de renovar é muito mais do que um

mote repetitivo, é um convite a cada um a renovar-se, a renovar a sua Secção, a renovar o seu Agrupamento, pois apenas assim será possível Renovar a Região de

Santarém. Com a colaboração de todos esperamos conseguir

caminhar e renovar em busca do ideal de Baden-Powell.É nesta ação centrada no outro, em particular nas

crianças e jovens, e na procura da felicidade dos elemen-tos de cada um dos Agrupamentos, nunca esquecendo a importância e o papel dos adultos, que pretendem-os ao longo de três anos criar bases fortes. Que estas bases venham a permitir um crescimento geral e estável, dando mais oportunidades a todos os níveis, para que as desigualdades que nos afrontam nos dias de hoje sejam combatidas de forma coesa e forte.

Pretendemos, não partir do zero, mas sim redefinir linhas orientadoras, com base no excelente trabalho já realizado no passado. Pretendemos renovar os horizon-tes, partindo em direção a uma região mais ativa e mais participativa.

É nesta procura constante pela opinião de uma região mais unida e mais ativa, aleada a uma intensa vontade de renovar a formação, a pedagogia e as es-truturas, que pretendemos a participação de todos per-mitindo que todos tenham acesso a melhor formação, a mais pedagogia e a melhores estruturas.

Na nossa visão a Junta Regional não deve ser o elemento motor dos níveis locais, deve antes dar-lhes conhecimentos e oportunidades para que cada Agrupa-mento possa ser a figura ativa do escutismo no seu lo-cal, na sua comunidade, desenvolvendo mais atividades com os elementos, sendo estas o mais autênticas e úni-cas possíveis.

Chefia Regional

“O Filho do Homem não veio para ser ser-vido, mas para servir e dar a sua vida em resgate para todos.”

Mateus 10,45

Page 3: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

A realidade de nos fazermos ao caminho pres-supõe que cada um de nós esteja disposto a Renovar o Escutismo, na Região de Santarém. Existem diversos caminhos, e devemos acima de tudo compreender a importância desse facto, mas em simultâneo que todos eles devem conduzir a um mesmo, mais forte e que nos leve ao nosso objetivo.

Este projeto nasce de numa equipa, que sonhou, criou um projeto e lançou a todos os adultos da Região de Santarém este desafio. Mas para fazer este caminho é preciso que todos acreditem, é preciso que todos se juntem a nós, que seja uma projeto de todos e tornem vosso este desafio de RENOVAR CAMINHANDO.

Como Chefe Regional pretendo coordenar a Equipa da Junta Regional e representar o escutismo, principalmente a nível da Região de Santarém, zelando pelo bom funcionamento de todos os recursos. A boa comunicação entre as várias estruturas e níveis, com par-ticular destaque para os Agrupamentos, será uma das muitas preocupações.

O conhecimento detalhado que tenho do Escut-ismo nos diferentes níveis, faz com que tenha uma maior perceção do que é necessário mudar, mas também reconhecer o bom trabalho que se fez nos últimos anos, e por isso, o que é necessário manter e melhorar.

Ao longo destes 25 anos ao serviço do Escutismo

passei por todas as secções como Chefe de Unidade e agora chegou a hora de servir a Região com uma tarefa desafiante.

Estaremos disponíveis para fazer as coisas de coração e com amor, pois será mais fácil concretizar os nossos objetivos e torna-nos mais felizes.

Segundo o Papa Francisco “A verdadeira riqueza não está nas coisas, mas no coração.”

Agradeço a confiança que depositaram em nós, e peço a proteção e a inspiração à Nossa Senhora Mãe dos Escutas que nos ajude a concretizar o nosso projeto.

Tentaremos dar o nosso melhor para fazermos um Escutismo de qualidade em prol das crianças e dos jov-ens da nossa Região. Iremos Renovar Caminhando: na Esperança, na Caridade e na Fé!

Estaremos Sempre Alerta Para Servir!

InTernacIonalIzar...O triénio de 2014-2017 encontra-se repleto de

oportunidades na área internacional, com um enorme leque de atividades que irão decorrer, nos mais diver-sos locais, e para todos!

Já no próximo ano 2015, iremos ter em Portugal, o III Rover Ibério, constituindo uma oportunidade única para os Caminheiros terem a sua primeira, ou mais uma, experiência a nível internacional.

Também no próximo ano iremos ter o 23º Jambo-ree Mundial, que decorrerá no Japão, e para o qual temos atualmente cerca de 40 elementos da nossa região interessados em participar.

As Atividades Internacionais são uma oportuni-dade única para o crescimento dos nossos jovens en-quanto cidadãos de um mundo global, no entanto exigem alguma preparação, e apresentam algumas particularidades. Neste sentido, e tendo em conta o grande número de escuteiros da nossa região com in-teresse em participar numa Atividade Internacional, e

quem sabe, de organizar uma, é intenção da Equipa Regional Internacional organizar um EPI (Encontro de Preparação Internacional). Em breve teremos mais novi-dades para vos dar.

André DuarteER [email protected]

Maria de Lurdes Gameiro Chefe [email protected]

Page 4: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

camPanha do calendárIo

A Campanha do Calendário é a mais antiga cam-panha de angariação de fundos do CNE, e em simulta-neo uma forma de dar a conhecer o nosso movimento à sociedade em geral. A particularidade desta campanha é o facto de a mesma ocorrer a nível nacional, unindo todos os escuteiros numa mesma ação, demonstrando a fraternidade de sermos membros do Corpo Nacional de Escutas.

Na nossa região esta campanha é acolhida to-dos os anos com grande entusiasmo, no entanto consid-eramos que é necessário promover mais a mesma junto dos Agrupamentos, tornando possível ano após ano ultrapassar as metas a que nos propomos.

O empenho de todos, em particular dos Chefes de Agrupamento e de Unidade é fundamental, através da motivação das crianças e jovens para adesão a esta campanha.

No presente ano, até à data, temos 19 Agrupa-mentos que aderiram a esta campanha, estando ainda

11 de fora, o que nos faz pensar que é tempo de dar uma nova dinâmica a esta campanha na região, indo de encontra às necessidades e aos interesses de cada Agrupamento.

No momento em que este artigo é escrito conta-bilizamos 8500 calendários vendidos, faltando ainda al-guns para alcançar o nosso objetivo, pelo que aprove-itaos o momento para desafiar todos a fazer novas encomendas, para assim nos ser possível ultrapassar a marca dos 10.000 calendários.

Contamos com o empenho de todos, para, mais uma vez, ultrapassarmos esta meta a que nos propormos.

João CoelhoSR Gestão e Logí[email protected]

SR Gestão e Logística

Page 5: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

Banco de angarIações de Fundos

O início do ano escutista, o sonho de ir mais além, é algo que todos os anos sentimos... No entanto, nos últimos sentimos que muitas vezes estes sonhos, princi-palmente os sonhos dos nossos jovens, foram limitados pelas dificuldades existentes na capacidade de angar-iar fundos.

Estando atentos a esta preocupação, pretendem-os criar mecanismos que permitam uma melhor resposta no nível local a estas necessidades.

Uma vez que somos todos membros de uma mes-ma família, a partilha deve ser algo que nos caracteriza. Aproveitando as novas tecnologias, e as experiências de cada um nos seus Agrupamentos, pretendemos criar uma Bando de Ideias, onde cada um possa partilhar as suas ideias, desde o momento da preparação, até

à execução. Este projeto será lançado em breve, pelo que

este é um desafio para todos, uma vez que o mesmo depende da adesão de todos.

A nossa ideia baseia-se na criação de uma plata-forma on-line, disponível no nosso site, onde cada Escu-teiro poderá submeter a sua ideia, a qual será posteri-ormente analisada e publicada.

O que na minha localidade é já muito conhecido pode ser novidade na de outro Agrupamento, e desta forma ter uma adesão maior do que o esperado. É com base neste pressuposto que vos lançamos este desafio.

João Soares FerreiraChefe Regional [email protected]

assIsTenTe execuTIvo

Decorreu entre os dias 29 de setembro e 6 de ou-tubro o concurso para Assistente Executivo, o qual além de outras funções, irá ser responsável pelo atendimento da Loja do Depósito de Material e Fardamento.

Verificaram-se 11 candidaturas, das quais foram pré-selecionadas 5, tendo sido apurado, através de en-trevista um selecionado.

Foi selecionada a Dirigente Ana Paula Boffa-Mo-linar, do Agrupamento 52 - Santarém, a qual acolheu com grande entusiasmo este nova tarefa.

Tendo já terminado a fase de remodelação da Loja Depósito de Material de Fardamento, consider-amos que este se encontra em condições de reabrir em horário normal.

Também a área administrativa ficará a cargo do Assistente Executivo, existindo no entanto uma horário de atendimento, às terças e quintas, em que um elemento da Chefia Regional estará disponível para resolver os assuntos para que sejam solicitados.

A partir desta semana (3 de novembro), a Junta Regional de Santarém funcionará todos os dias entre as 11 horas e as 18 horas, com interrupção para almoço entre as 13h30m e as 14h30m. Na sexta-feira existirá um horário

extendido, até às 19 horas. Aos Sábado, estará aberta entre as 10 horas e as 13 horas.

Esperamos desta forma ir de encontra às necessi-dade dos Agrupamentos, bem como dos seus elemen-tos que nos procuram.

Em breve iremos dar-vos novidades sobre o fun-cionamento da Loja do Depósito de Material de Far-damento, com destaque para a coordenação com os Agrupamentos mais distante, facilitando o acesso destes ao fardamento e material.

João CoelhoSR Gestão e Logí[email protected]

Page 6: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

vamos “aPrender Fazendo”

O nosso fundador e grande mestre, Baden Pow-ell, ensinou-nos que o fazer e o aprender fazendo é o melhor método, a melhor estratégia para termos jov-ens felizes e motivados. Assim, é com este pensamento que a Secretaria Pedagógica, desafiará cada um dos nossos jovens escuteiros a querer chegar mais além.

Ao longo deste ano escutista as várias Eq-uipas Pedagógicas lançarão desafios, que terão objectivos concretos e uma finalidade relevante, para que cada elemento os queira realizar e se sinta predisposto para adquirir novos conheci-mentos e, assim completar o desafio com sucesso.

Todos nós somos movidos por objetivos que quer-emos alcançar e é nesta direção que queremos seguir. Proporcionar às nossas crianças e adolescentes novos ru-mos e caminhos a desbravar e, ao se sentirem movidos pelo sentimento de conquista e de vitória, sejam impulsio-nados para a busca do querer saber mais e fazer melhor.

Queremos por isso, dinamizar encontros forma-tivos para as crianças e jovens do movimento, no sentido também de lhes proporcionar informação mais correta e atualizada. Ao mesmo tempo, vamos criar uma base

de dados regional de projetos das diversas atividades locais, como uma das formas de partilha, mas também como forma de incentivo a um maior rigor na aplicação dos mesmos. Associado a esta ideia, iremos estimular o desenvolvimento do Método de Projeto a nível local e, criar espaços de partilha e aprendizagem para os Dirigentes, consoante a área pedagógica de cada secção.

Os desafios pretendem ser desenvolvidos em forma de jogo, para facilitar que cada equipa de an-imação veja um brilho no olhar dos seus escuteiros e sejam desafiados por eles, através do querer fazer e conseguir chegar mais longe.

Tal como B.P. disse “O Escutismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assun-tos mateiros.”

Por isso vamos todos como irmãos escutas camin-har para um objetivo comum, de tornar possível o desen-volvimento de todos, continuando numa busca por um escutismo de exemplo e felicidade.

Isabel VitorinoSR [email protected]

SR Pedagógica

Page 7: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

no TrIlho de Baden-Powell

Como sabem, a proposta de Dinâmica para o ano de 2014 – 2015, tem como modelo Robert Baden-Powell, e como objetivo “Proporcionar a felicidade pela peda-gogia”. E é nesse sentido que este ano nos propomos a dar a conhecer ainda mais o fundador do Escutismo aos nossos Exploradores, e em particular um ano da sua vida.

Robert Baden-Powell diz que que “Um escuteiro genuíno é tido pelos outros rapazes e pelos adultos por pessoa em quem se pode confiar, pessoa que não deixará de cumprir o seu dever, por muito arriscado e perigoso que isso seja, pessoa que se mostra alegre e bem-disposta, por maiores que sejam as dificuldades que se deparem”.

Seguindo no rasto de B.P. e tendo sempre pre-sente os seus ensinamentos, nós, Equipa Regional dos Exploradores, queremos preparar os nossos explora-dores para um grande desafio. Queremos que cresçam

de forma saudável e feliz, queremos que se tornem dignos da confiança que lhe vamos dar, e pedir, bem como que consigam trabalhar em patrulha para ultra-passar todos os obstáculos encontrados pelo caminho.

Para tal, iremos proporcionar a todas as expe-dições um ambiente de pura aventura e dinamismo. Va-mos convidar todos os exploradores a viajar e reviver um dos momentos mais marcante da vida de B.P.

Vamos viajar até ao ano de 1899... O nosso pon-to de partida vai ser a algures na Região de Santarém, e vamos até à África do Sul. A viagem vai durar dois dias, e muitos serão os desafios... Preparem-se! A vida dos nossos exploradores vai começar a mudar.

Deixem-se levar por esta grande aventura!

Ana Patrícia GodinhoER [email protected]

o PrImeIro acamPamenTo

Na saga de Baden-Powell iremos recriar o Primei-ro Acampamento em Brownsea, que foi um marco impor-tante e histórico para a fundação do Escutismo Mundial. Passados cento e sete anos, B.P. não imaginava ter mais de 40 milhões de seguidores, espalhados por todos os cantos do mundo.

A Equipa Regional dos Pioneiros irá ajudar o Pi-oneiro a regressar às origens e reviver o acampamento em Brownsea. O Primeiro Acampamento Escuteiro decor-reu de 29 de julho a 9 de agosto de 1907, com a par-ticipação de vinte rapazes e Robert Baden-Powell, na Ilha de Brownsea que fica situada na baía de Poole na costa sul da Inglaterra. Para a preparação do Acampa-mento B.P. pediu que cada jovem soubesse fazer três nós simples (nó direito, escota e volta do fiel).

Os convites para ir acampar com o famoso gener-al Robert Stephenson Smyth Baden-Powell foram aceites com entusiasmo. Os jovens foram divididos em quatro patrulhas: Corvos, Lobos, Maçaricos e Touros. As patrul-has acamparam por sua conta, sob a direção dos guias, com total responsabilidade pela sua honra de levar adi-ante os desejos do Chefe e com grande eficiência. Ao redor do fogo à noite o Chefe contava algumas histórias

assustadoras, imitando o chamar dos pássaros, dançan-do e cantando ao redor da fogueira, contando históri-as curtas evidenciando uma moral. Não eram apenas histórias, mas usava-as para convencer os presentes, ra-pazes e adultos, que estavam prontos a segui-lo para qualquer lado. Essas memórias no Fogo de Conselho eram as mais vividas de todas, antes das orações e do apagar das luzes.

Estamos no caminho certo! Mas será necessária coragem, determinação e perseverança para reviver este Acampamento

Jorge GameiroER [email protected]

Page 8: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

Formar e exPandIr

A Secretaria Regional de Adultos, que se divide em duas equipas – Equipa de Formação e Equipa de Expansão – seguindo o rumo da Esperança, e com es-pecial destaque na Pedagogia, irá aplicar este mote na Formação.

Como todos sabem, este será um ano de grande mudanças na área de formação, encontrando-se em curso a implementação do Sistema de Formação de Adultos. É nosso grande objetivo conseguir implementar este novo sistema na nossa região, garantindo a quali-dade da formação.

Outro ponto importante dos nossos objetivos, é criar um correto sistema de avaliação da formação, com especial destaque para avaliação dos formadores. Para alcançar este objetivo, pretendemos aumentar a qualidade formativa, não sem antes avaliarmos as necessidades existentes. Para alcançarmos estes obje-tivos, vamos lançar mão de diversas iniciativas como o Encontro de Chefes de Agrupamento e Tutores, que já realizamos, e onde apresentámos aos responsáveis dos Agrupamentos da região,o novo programa na área da

formação de adultos que irá ser implementado. Mas pretendemos também dar-se as ferramentas necessárias ao nível local para o início deste novo sistema. E nesse ámbito, destacamos o Projeto “Forma-te”, que pretende dar resposta ao nível local de necesidades específicas de formação, através da inquirição das necessidades locais e da posterior criação de oportunidades forma-tivas aos agrupamentos. Vamos elaborar o Relatório “Expande-te”, com o qual pretendemos realizar um le-vantamento das zonas da nossa região com maior con-centração de jovens sem acesso a umAgrupamento, para se aferir da eventualidade de criação de mais agrupamentos. E como tinhamos já refertido, vamos apostar na Formação de Técnica Escutista, no seguimen-to de iniciativas já realizadas, para continuar a investir na formação dos dirigentes nesta área.

Carlos CostaSR [email protected]

SR Adultos

o PrImeIro Passo...No dia 12 de outubro de 2014, a Região de San-

tarém iniciou a implementação do Novo Sistema de For-mação com o Encontro Formativo de Chefes de Agrupa-mento e Tutores.

A Formação decorreu no Seminário de Santarém das 9 às 18 horas. Houve uma boa adesão à formação estando presentes cerca de 74 dirigentes, que se divid-iram em dois grupos: Chefes de Agrupamento e Tutores. Estiveram presentes Dirigentes de quase todos os agru-pamentos da Região, faltando, apenas, dois agrupa-mentos

A formação foi muito participada notando-se uma grande vontade de se inteirarem sobre os procedimen-tos a ter neste novo processo. Houve um grande entusi-

asmo, mais concretamente quando estiverem a fazer em grupo uma simulação do Percurso Inicial de formação de Candidatos a Dirigentes (Aspirantes e Noviços) com casos fictícios.

Este foi o primeiro passo... A mudança do SIste-ma de Formação de Adultos já se iniciou na Região de Santarém, agora é preciso continuar. O empenho de todos, em particular dos Tutores é parte da chave para o sucesso, pelo que lançamos a todos o desafio de não deixarem este entusiasmo quebrar.

Carlos CostaSR [email protected]

Page 9: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

o Farol...E uma nova luz se acendeu no Escutismo da

Região de Santarém...No dia 2 de novembro, no Seminário de San-

tarém, deu-se um grande passo na região realizando-se o 1ºEI – Encontro Inicial, iniciando o Percurso Inicial, segun-do o novo Sistema de Formação de Adultos.

O Encontro Inicial teve mais de 90 inscrições de Candidatos a Dirigentes (Aspirantes e Noviços) que quer-em assim dar início ao seu Percurso Inicial para fazerem uma caminhada de formação como educadores adultos para poderem fazer a sua Promessa de Dirigente. Este novo Sistema de Formação prevê que o Candidato faça o seu Percurso no seu ritmo, sabendo que deve ter um ano de discernimento e um ano de Estágio no Agrupa-mento, não ultrapassando os três anos.

Os Agrupamentos sentem uma necessidade cres-cente de adultos no movimento e a formação dos mes-mos impõem-se como uma das nossas prioridades. Será um caminho que iremos percorrer em conjunto com os Candidatos e Tutores, pois este Sistema de Formação tem diversas novidades e é mais exigente, o que irá le-vantar dúvidas. Mas será um Sistema, que do meu pon-to de vista, dá uma melhor preparação aos candidatos para serem educadores de qualidade, dando-lhes con-hecimentos para adquirirem competências que se irão traduzir em atitudes (CCA’s).

Este Encontro Inicial superou todas as nossas ex-pectativas, quer em número de candidatos, quer em número de Tutores, o que obrigou a formar quatro gru-pos de formação: três de Candidatos a Dirigentes e um de Tutores, num total de cerca de 140 adultos. Houve ne-cessidade de desdobrar a Equipa de Formação para conseguir ter os grupos todos ao mesmo tempo a ter formação. Isso só foi possível, porque houve uma mo-bilização dos formadores da região, que prontamente acederam e colaboraram uns com os outros nesta for-mação.

Que a luz que hoje acendemos nos guie a bom porto... Acima de tudo contamos com todos para melhor formar os adultos da nossa região.

Lurdes GameiroDiretora do Percurso [email protected]

Page 10: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

SR Administração e Planeamento

crIar FerramenTas de TraBalho

A Secretaria Regional para a Administração e Planeamento, constituída também pela Equipa de Proteção Civil e Ambiente e Equipa do Planeamento e Ação, tem como missão central – associado à dinâmica trienal de Renovar Caminhando, com particular enfoque no rumo de Esperança – criar nas áreas desta secretar-ia ferramentas estruturas que permitam um maior papel das equipas que a compõem nas atividades regionais e junto dos Agrupamentos.

Destaca-se pela necessidade de uma maior inter-venção, a Equipa de Proteção Civil e Ambiente nomead-amente nas atividades de seção, permitindo um maior apelo às preocupações nestas áreas junto das crianças e jovens da associação. A segurança no âmbito das atividades deve ser cada vez mais uma preocupação a

ter em conta, apostando naturalmente na prevenção e na pro-atividade.

No que diz respeito ao Planeamento e Ação, para o presente ano pretende-se principalmente a criação de documentos uniformizados estruturalmente na organização das atividades regionais, bem como a correta criação de relatórios de atividades. Para o pre-sente ano, vamos realizar, tal como tínhamos programa-do, as Comemorações do Dia de São Jorge no formato de atividade de fim-de-semana, e que irá decorrer no Parque do Bonito, no Entroncamento. Este será o grande desafio para esta secretaria, em estreita colaboração com a Secretaria Regional Pedagógica.

Sofia EscreventeSR Administraçao e [email protected]

Page 11: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

mIssão amBIenTe

A Missão Ambiente é uma ação de sensibilização ambiental promovida pela VALORMED, que conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambi-ente, IP (APA), da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP (INFARMED) e do Corpo Nacion-al de Escutas (CNE).

O objetivo é alertar e sensibilizar a comunidade de escuteiros do papel da VALORMED e da necessi-dade de transmitirem aos seus pais, familiares e amigos adultos a importância da entrega nas farmácias das embalagens vazias e medicamentos fora de uso que têm em casa. Uma vez entregues é importante sublin-har que estes resíduos são enviados para um Centro de Triagem onde é feita a sua separação e classificação, sendo encaminhados para reciclagem os materiais reci-cláveis e, para incineração com valorização energética, os medicamentos e restos de medicamentos.

Esta é uma oportunidade única para deixar a nossa marca a nível ambiental, e em simultâneo candi-

datar-nos a um prémio aliciante.Os prémios vão desde valores monetários, até

uma Carrinha de Transporte de Passageiros...Não percas esta oportunidade, não apenas pe-

los prémios, mas por contribuir para uma causa ambien-tal.

João LopesER Proteção Civil e [email protected]

Page 12: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

Agrupamentos583 - v. n. da BarquInha

No passado Domingo, dia 26 de outubro, re-alizaram-se as Promessas do Agrupamento 583 de Vila Nova da Barquinha, onde foi investida a Dirigente Ma-ria José Valente. Na noite anterior, de 25 de outubro, realizou-se a vigília, a qual contou com momentos de partilha e união.

Nas palavras da Chefe de Agrupamento, Sara Coutinha, está espelhado o sentimento de alegria asso-ciado a este momento, que descreveu o momento com as seguintes palavras: “É um grande motivo de alegria e deixa esperança no futuro do Escutismo.”

Este momento importante para o crescimento do Escutismo na Barquinha contou com a presença da nos-sa Chefe Regional, Lurdes Gameiro, e do Assistente Re-gional e seu Adjunto, Pe. Ricardo Madeira e Pe. Paulo Marques, respetivamente.

Mário CostaER Comunicação e [email protected]

Page 13: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

os números...Esta pode ser uma forma pouco consensual de

analisar o Escutismo, mas por vezes é bom fazermos uma análise objetiva sobre os assuntos.

O Escutismo da Região de Santarém, conforme ilustrado pelo gráfico apresentado, cresceu em número de elementos nos últimos anos. Esta é uma realidade da qual nos devemos orgulhar, e cujo mérito se deve aos Agrupamentos, que nas suas localidades conseg-uem cativar as crianças e jovens.

Estes número são do conhecimento geral, mas quisemos nesta primeira edição deixar uma informação objetiva do Escutismo na nossa região, permitindo a to-dos terem noção da impacto das nossas ações e da importância do nosso movimento na nossa realidade.

Segundo os Censos de 2014 somos 2499 escutei-ros na Região de Santarém, dos quais 2017 são crianças e jovens, apoiados por 482 Dirigentes.

Salientamos o facto de ser nos mais novos que se concentra a grande densidade, tendo à data dos censos deste ano 619 Lobitos e 693 Exploradores.

O avançar na idade leva-nos a uma diminuição do efetivo, contando com 483 Pioneiros, e 222 Caminheiros.

A nossa realidade é diferente de outras regiões, contando com uma área vasta, e com uma densidade de agrupamentos relativamente baixa, num total de 30 no ativo. Este facto faz-nos ter agrupamentos com efetivos maiores, mas com áreas com menor acesso ao escutismo.

Lançamos o desafio de continuarmos a apostar no nosso crescimento, em cada Agrupamento, não ap-enas em quantidade, mas também em qualidade...

João Soares FerreiraChefe Regional [email protected]

Page 14: Newsletter 1ª Edição, Novembro, 2014

Novembro...2 - enconTro InIcIal

15 e 16 - Jornadas radIoescuTIsmo

22 e 23 - conselho nacIonal de rePresenTanTes

29 e 30 - camInhar com B.P.

PróxIma edIção...A próxima edição será em grande parte dedi-

cada à Animação da Fé, com o lançamento da Área da Assistência, a qual coincidará com o início do Ad-vento, para o qual existirá uma Iniciativa Regional, dando sentido à Campanha Nacional do CNE e da Cáritas.

Aguardamos ainda, ansiosos os novos de-senvolvimentos em relação à Formação dos Adultos, contando na próxima edição com o rescaldo do Caminhar com B.P., momento formativo, mas também de partilha, em que todos os Dirigentes estão con-vidados a participar ativamente nas decisões da região.

O próximo mês será ainda marcado pelo ar-ranque em pleno da Secretaria Regional Pedagógi-ca, com o Encontro Regional de Caminheiros, o irá ocorrer em dezembro, na Chamusca. Espera-se mais novidades sobre este, bem como o lançamento de desafios concretos para cada uma das Equipas Re-gionais das Secções.

Esperamos também que exista uma melhor dinamização da Área dos Agrupamentos, com mais notícias sobre os acontecimentos relevantes dos diver-sos agrupamentos.

Por fim, lançamos a todos o desafio de levar o Kim mais longe, divulgando-o pelos escuteiros da nos-sa região, mas também por todos os que convivem diariamente com este movimento, com destaque para os familiares e amigos.