nem patrÃo e nem eleiÇÃo - sindimetalimeira.org.br · fhc (psdb) aumentou a idade para...

4
EDIÇÃO 497 MAIO DE 2017 Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região - Contatos: 2113-1900 (Limeira) | 3024-1925 (Rio Claro) | 3456-1121 (Iracemápolis) Facebook: Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região Patrões de autopeças querem destruir nossa Convenção Coletiva Trabalhadores na Whirlpool contra a terceirização Novo APP: vamos ampliar a comunicação com os trabalhadores PÁG 2 PÁG 3 PÁG 4 nossos direitos conquistaremos com NOSSas próprias mãos NEM PATRÃO E NEM ELEIÇÃO GOVERNOS RECEBEM DOS PATRÕES PARA FAZER O SERVIÇO SUJO CONTRA OS TRABALHADORES NENHUM DIREITO A MENOS!

Upload: lenhu

Post on 12-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EDIÇÃO 497MAIO

DE 2017

Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região - Contatos: 2113-1900 (Limeira) | 3024-1925 (Rio Claro) | 3456-1121 (Iracemápolis)

Facebook: Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região

Patrões de autopeçasquerem destruir nossaConvenção Coletiva

Trabalhadores na Whirlpool contra a terceirização

Novo APP: vamos ampliara comunicação com os trabalhadoresPÁG 2 PÁG 3 PÁG 4

nossos direitos conquistaremos com NOSSas próprias mãos

NEM PATRÃO E NEM ELEIÇÃO

GOVERNOS RECEBEM DOS PATRÕES PARA FAZER O SERVIÇO SUJO CONTRA OS TRABALHADORES

NENHUM DIREITO A MENOS!

2 maio 2017 | Metaluta

NEM PATRÃO, NEM ELEIÇÕES

Governo Temer sempre esteve a serviço dos patrões

PLENÁRIA

CONVENCOES COLETIVAS DE TRABALHO

DOS METALURGICOS dA REGIAO

e os reexos das reformas da previdência, trabalhista e da terceirização

10/06SÁ

BA

DO

às 9 horasLocal: sede do Sindicato

Rua Tiradentes, 807 (Limeira)

SINDICATO dos

METALÚRGIC de Limeira, Rio Claro e Região

nenhum direito a menosS

i

i

i

i

CONSTRUINDO A

PARTICIPAÇÕES

José Carlos Pinto de Oliveira - dirigente no Sindicato dos Metalúrgicos de LimeiraJair dos Santos - dirigente no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas

Dr. Marcos Ferreira - advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas

As novas denúncias que vieram a público contra Temer (PMDB) e Aécio Neves (PSDB) neste mês só reforçam que a lama de corrupção que transbor-da agora, sempre fez parte da estrutura desse Estado que existe para atender os interesses dos patrões. E mudar as peças do jogo não adianta, veja:

FHC (PSDB) aumentou a idade para aposentadoria, impondo o Fator Previdenciário. Abriu a possibilidade do calote nas horas-extras com o Banco de Horas. Ajudou os patrões arrocha-rem ainda mais os salários dos trabalhadores e alterou várias regras na Previdência piorando a situação daqueles que adoeceram nos locais de trabalho.Lula e Dilma (PT): mantiveram esses ataques. Aceitaram O PPE (Programa de Proteção ao Emprego) das centrais sindicais pelegas, que na verdade protege os empresários ao permitir a redução dos salários dos trabalhado-res. Atacaram as pensões, o abono salarial e o seguro-desemprego do conjunto dos trabalhadores.Temer (PMDB): os ataques aumenta-ram em tamanho e ritmo ao tentar desmontar a Previdência e acabar com os direitos trabalhistas.

CAMPANHA SALARIAL 2017

Patrões de autopeças querem destruir nossa Convenção Coletiva Os patrões das empresas de

autopeças já mandaram o recado: querem destruir a nossa Convenção Coletiva de Trabalho.

Se nos últimos anos nós brigamos por conta de inflação e desemprego, agora a luta será ainda maior. Primeiro por causa das reformas e segundo porque os patrões já estão ameaçando mexer na nossa Convenção retirando vários direitos trabalhistas antes mes-mo de terem suas reformas aprovadas, principalmente as cláusulas que dão garantias de estabilidade de emprego aos trabalhadores que estão perto de se aposentar e para aqueles que

sofreram com acidente ou doença no trabalho.

O Sindipeças, principalmente, está aguardando a reforma trabalhista urgente para que as negociações possam ser feitas com comissões e sem a participação dos sindicatos para acabarem com a nossa Convenção.

Por isso, mais do que nunca, devemos chamar os trabalhadores para ampliar a luta contra os ataques dos patrões e seus governos. Não podemos esperar. a luta tem que ser já, pois COM AS REFORMAS, NOSSAS CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO ESTÃO EM RISCO.

NÃO VAMOS ACEITAR QUE O SINDIPEÇAS ACABE COM A ESTABILIDADE DE EMPREGO DE TRABALHADORES QUE ESTÃO PARA SE APOSENTAR OU PARA AQUELES QUE SOFRERAM COM

ACIDENTE OU DOENÇA DO TRABALHO.

VAMOS FIRMES CONSTRUIR UMA NOVA GREVE GERAL E AMPLIAR A LUTA CONTRA GOVERNOS QUE ESTÃO A SERVIÇO DOS PATRÕES

Agora, tanto o governo, como o Congresso Nacional, não têm mais condições de acelerar a entrega da encomenda feita pelas principais confederações patronais do país: acabar com os direitos trabalhistas.

Exemplo disso foi a suspensão do calendário da comissão que trata da reforma trabalhista logo após a revelação das denúncias.

Em momentos como esse, nem os meios de comunicação que represen-tam os patrões, como a rede Globo, conseguem esconder o papel do Estado na sociedade capitalista, que é o de garantir mais e melhores condições para os patrões explora-rem os trabalhadores.

RENUNCIAR É POUCOApenas as eleições gerais não

bastam, é preciso maisSuspender a discussão sobre as

reformas trabalhista e da previdência no Congresso Nacional é muito pouco. Renunciar e convocar eleições gerais também é pouco. É preciso mais.

Os problemas da classe trabalha-dora NÃO vão se resolver com a troca das peças no governo. Apenas atrasa a mobilização que é essencial para

avançar na luta contra os patrões.É preciso seguir ampliando a

luta em cada local onde a explo-ração acontece, essa é a principal ferramenta para enfrentar os ataques dos patrões contra a classe trabalhadora.

O Sindicato dos Meta-lúrgicos de Limeira e região, junto com a Intersindical seguirá firme na mobili-zação nos locais de trabalho, estudo e mora-dia. vamos potencializar as lutas em curso para construção de uma nova e maior Greve Geral no país contra o ataque dos patrões, do governo Temer e do Congresso Nacional.

Não temos ilusões que os problemas da classe trabalhadora se resolverão pelo Estado. Para que nenhum direito seja retirado e para avançar nas conquistas, a luta continua e se amplia nos locais de trabalho e nas ruas.

FIRMES!

«A JBS, dona da marca Friboi, que denunciou Temer e Aécio tem mais de 50 empresas nos EUA, expandiu seus negócios para outros setores da economia e está na lista das

maiores devedoras da Previdência. Ou seja, a direção da JBS é o exemplo escancarado do interesse dos patrões em acabar com a Previdência, através da reforma proposta por

Temer: atacar a aposentadoria dos trabalhadores e proteger as empresas caloteiras».

Metaluta | maio 2017 3

RODAZA

LINTEMANI (Limeira): Pressão e assedio

Tem um tal de Paulão que anda pressionando os trabalhadores a usarem máquinas inadequadas e regulando EPI (Equipamento de

Proteção individual). É bom começar a respeitar e fornecer os equipamentos de segurança aos trabalhadores. Este é o primeiro

aviso.

BRUM (Limeira):Não vamos pagar pela crise!

Depois que os trabalhadores do chão de fábrica denunciaram o Sr. Berg por assedio moral pesado e

constante, agora é a vez dos e das trabalhadores/as do setor adminis-trativo. Se não bastasse o gerente,

ainda tem o patrão, o Alexandre, pra ficar tirando o sono dos trabalhado-res com tanta pressão e humilha-

ção. É bom eles não ficarem bravinhos e entenderem que os

trabalhadores não vão pagar pela crise deles. Ou receberão mais uma notificaçãozinha por assedio moral.

WHIRLPOOL (Rio Claro):Tá pegando fogo no Cooktop!

Laura e Alan, team lider no cooktop, estão perseguindo e humilhando os trabalhadores

lesionados com doença do trabalho. Parece que o objetivo é encher

tanto o saco destes trabalhadores a fim de que eles saiam da empresa.

Mas saibam que isso não vai acontecer. Nossos companheiros estão firmes e não desistem fácil.

Estamos reunindo mais informações porque as denúncias não param por

aí...

Mande sua denúncia pelo whatsapp

CLICK da LUTA

DEBATE: Sindicato reúne trabalhadores para debater sobre as consequência da reforma trabalhista e terceirização.

BRUM (Limeira): Assembleia realizada para orientar os trabalhadores sobre o assedio moral constante na fábrica.

AF Lanternas (Limeira): Trabalhadores fazem greve para receber salários atrasados. Patrão chorou, mas pagou.

Após acidentes e calotes, trabalhadores fazem greve e MTE interdita a fábrica

Após acidentes e calotes, trabalhadores fazem greve e MTE interdita a fábricaDepois de algumas greves, de

denunciar trabalhadores que foram mutilados, de lutar contra os calotes e contra o desrespeito por tudo que foi negociado, conseguimos que o Ministério do Trabalho interditasse a Rodaza, em Cordeirópolis.

Não é a primeira vez, que por falta de segurança e condições decentes de trabalho que um trabalhador sofre

grave acidente de trabalho na fábrica. Em 2009 um deles perdeu a mão, e em abril deste ano, o companheiro Douglas, que trabalhava na fábrica a menos de um mês, com apenas 24 anos de idade e um filho pequeno, perdeu três dedos da mão esquerda por ganância do patrão, que pensa apenas no lucro e não se importa com a segurança dos trabalhadores.

A direção do nosso Sindicato continuará em luta para que todos os trabalhadores ativos e demitidos possam receber o que o patrão da Rodaza deve.

A luta dos trabalhadores na Rodaza deve servir de exemplo para todos. Ainda não conquistamos o que queremos. Mas não vamos desistir. FIRMES!

NÃO SE ENGANE

WHIRLPOOL TERCEIRIZA TRABALHADORES HÁ MUITO TEMPO

se não lutarmos agora só vai piorarSe não houver união e luta contra os

ataques dos patrões e seus governos, a Whirlpool vai massacrar ainda mais os trabalhadores com a reforma trabalhis-ta e a liberação total da terceirização.

A Whirlpool já contrata empresas que terceirizam trabalhadores há muito tempo. E estes não tem os mesmos direitos dos efetivos e nem a represen-tação do nosso Sindicato. E isso tem um objetivo claro: explorá-los cada vez mais usando sua força de trabalho até que eles adoeçam e não se responsabi-lizar por isso.

Com os trabalhadores registrados na Whirlpool, ela se recusa a receber atestados que não são dos médicos do plano de saúde do convênio.

Isso significa que ela quer jogar as

doenças destes trabalhadores para debaixo do tapete, obrigando-os a passar pelos médicos do convênio que fazem vistas grossas aos problemas de saúde dos trabalhadores.

Se a reforma trabalhista passar isso vai piorar! Pois no ‘’negociado sob o legislado’’, a empresa pode passar por cima das nossas convenções e demitir todos os trabalhadores lesionados que tem estabilidade garantida até a aposentadoria. O que é o sonho dos patrões!

Não vamos aceitar. Para barrarmos esses ataques, sejam eles vindos dos patrões ou dos governos para também atender os patrões, temos que fazer greve. Sem luta não haverá conquista. FIRME!

4 maio 2017 | Metaluta

EXPEDIENTE: Publicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí e Itirapina. Sede: Rua Tiradentes, 807 - Centro - Limeira - SP - CEP 13480-082. Fone: (19) 2113-1900 | Sub Sede Iracemápolis - Rua Duque de Caxias, 623 - Centro - Fone: (19) 3456-1121 | Sub Sede Rio Claro - Rua 05, nº 1466, Centro - Fone (19) 3024-1925

E-mail - Site: www.sindimetalimeira.org.br | www.intersindical.org.br. [email protected] |

APP DO SINDICATO

Sindicato lança aplicativo para ampliar a comunicação com os trabalhadores

Ainda não é sócio do seu Sindicato, mas quer ficar? Tem denúncias de assedio moral e atrasos de pagamentos e quer denunciar mais rápido? Quer

saber mais sobre o que estiver acon-tecendo em negociações?

Agora vai ser mais fácil!

O Sindicato dos Metalúrgicos lança a campanha do seu mais novo instrumento de comunicação com os trabalhadores: o aplicativo (APP) Sindimeta Limeira.

O APP pode ser baixado pelo PlayStore do seu celular smartphone, mesmo que ele tenha pouca memória. É exclusivo para o sistema operacional Android e é mais leve. Além disso, conta com as demandas mais usadas pelos trabalhadores: como denúncia pelo ‘’Boca no Trombone’’ e facilidade para ser sócio do Sindicato com apenas um toque.

O APP é fácil de usar e você pode ter acesso a todas as informações do Sindicato como as lutas que estão acontecendo por melhores salários e mais direitos, sobre plantões jurídicos, clube, colônia de férias e receber mensagens instantâneas do que estiver acontecendo em negociações, reuniões, assembleias e muito mais. .

Não fique de fora. Baixe o aplicado do Sindicato no seu celular e vamos juntos fazer uso das novas tecnologias para ampliar as nossas trincheiras de luta. FIRME!

SINDICATO dos

METALÚRGIC de Limeira, Rio Claro e Região

nenhum direito a menosS

CONSTRUINDO A

APP do Sindicato dos Metalúrgicos

FIQUE

SÓCIOpelo APP

BAIXE NOSSO APP NO SEU CELULAR

Faça sua denúncia

Baixe nosso APP

Play Store

INTERSINDICAL AMPLIANDO A LUTA DOS TRABALHADORES

Vai ter eleição no Sindicato da Construção Civil, SIM!No dia 10 de maio, o judiciário

anulou todas as tentativas do pelego de manter as eleições fraudadas. Isso mesmo, o pelego tentou de tudo para se manter no Sindicato e continuar com seu compromisso com os patrões e detonar o patrimônio dos trabalhado-res.

Ele fraudou a última eleição e impediu que uma chapa da Intersindical pudesse concorrer. Mas a chapa não

desistiu e provou a fraude para o judiciário que deu a sua decisão no dia 10 de maio: VAI TER ELEIÇÃO, SIM!

Agora é hora dos trabalhadores seguirem firmes, juntos com a Intersindical para garantir que a eleição aconteça e para devolver o Sindicato aos trabalhadores para lutar contra os ataques dos patrões e seus governos e por mais direitos e maiores salários.

FIRMES!