negra reduzirlentidãonoabc - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá...

16
Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 edição nº 1610 Ano XXI Caso pg 05 Caso pg 05 Nicolas Kauã 10 dias após a morte suspeita de Nicolas Kauã, de apenas dois anos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ainda não se reuniu com o Conselho Tutelar de Ribeirão Pires. Na última sexta-feira, a Câmara Municipal de Rio Grande da Serra comemorou o Dia da Consciência Negra, pela primeira vez e por iniciativa da própria Casa de Leis, foram homenageados cinco morado- res do município. Homenagem pg 04 Homenagem pg 04 Consciência Negra Avenida Humberto de Campos é uma das vias contempladas Posto de coleta em chamas Na madrugada da última sexta-feira para sába- do, o posto de coleta de materiais recicláveis de Ribeirão Pires pegou fogo. A suspeita é de que tenha sido provocado por vandalismo. Pág. 06 Horário de Pico quer reduzir lentidão no ABC Traçando a região em três eixos críticos, Consórcio Intermunicipal do Grande ABC elabora opera- ção para integrar secretarias e combater o trânsito nas principais vias da região. Início dos trabalhos foi anunciado para segunda, no entanto, nenhum oficial foi visto no trecho de Ribeirão. Pág. 04

Upload: vankhanh

Post on 13-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

Quarta-feira,23 de novembro de 2011

edição nº 1610Ano XXI

Caso pg 05Caso pg 05

Nicolas Kauã

10 dias após a morte suspeitade Nicolas Kauã, de apenas doisanos, o Conselho Municipal dosDireitos da Criança e doAdolescente (CMDCA), aindanão se reuniu com o ConselhoTutelar de Ribeirão Pires.

Na última sexta-feira, aCâmara Municipal de RioGrande da Serra comemorou oDia da Consciência Negra, pelaprimeira vez e por iniciativa daprópria Casa de Leis, foramhomenageados cinco morado-res do município.

Homenagem pg 04Homenagem pg 04

ConsciênciaNegra

Avenida Humberto de Campos é uma das vias contempladas

Posto de coleta em chamas

Na madrugada da última sexta-feira para sába-do, o posto de coleta de materiais recicláveis deRibeirão Pires pegou fogo. A suspeita é de quetenha sido provocado por vandalismo. Pág. 06

Horário de Pico querreduzir lentidão no ABCTraçando a região em três eixos críticos, Consórcio Intermunicipal do Grande ABC elabora opera-

ção para integrar secretarias e combater o trânsito nas principais vias da região. Início dos trabalhosfoi anunciado para segunda, no entanto, nenhum oficial foi visto no trecho de Ribeirão. Pág. 04

Page 2: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

R A U L S . S A N T O S

C H A R G E

2 Quarta-feira, 23 de novembro de 2011OpiniãoFolha

Sobre a matéria: Presidente do Conselho Tutelarnega falha no atendimento

“O Conselho Tutelar deveria ser composto de pessoas já prepa-radas para essa tarefa, não colocando pessoas que não tenham pre-paração, afinal estão tratando de crianças, jovens que precisam deajuda, e não de maus-tratos e no final a morte, por pessoas que nãotem um pingo de carinho e amor por esses pequeninos indefesos.”Postado por: Elisabeth em 22/11/2011 às 00h44

Sobre a matéria: Estudante de 11 anosé morto com requintes de crueldade

“Meus sentimentos aos familiares tanto da vítima quanto doinfrator. Meu Deus que tragédia, o que deu na cabeça desse garo-to. Que Deus traga conforto nos corações desses pais.Postado por: Suelen em 21/11/2011 às 5h29Acessos no Site:

2.653.105

Edição 1609

E D I T O R I A L D A F O L H A

Carro por metro quadradoÉ carro que não acaba mais. Próximo de

um colapso no transporte, Prefeituras doGrande ABC se reúnem em busca de umasolução para evitar o câncer das grandesmetrópoles: o trânsito. Mas, será que medi-das de curto prazo são suficientes?

O desenvolvimento desta região, que foidestaque nos anos 80 e 90 pela quantidadede empresas automotivas, princi-palmente montadoras, pareceestar à esbarrar no seu própriotamanho. Com uma economiaaquecida, os carros anteriormentefabricados aqui, agora lotam asruas e avenidas, transformandotudo em caos. Uma verdadeiramanada de carros, um atrás dooutro, em sua maioria com apenas um ocu-pante. Ninguém anda, exceto eles, os moto-boys, é claro.

O maior problema é o entrave que issopode causar no desenvolvimento das setescidades. Com a demora de deslocamentoentre regiões, todas as áreas serão afetadas:saúde, segurança, educação, comércio, e

principalmente, a qualidade de vida dapopulação. Tentando evitar esse atraso, opoder público promete operações e investi-mentos em rodovias, mas a questão vaialém.

Por mais que se façam avenidas, alar-guem ruas, enfim, qualquer investimentosemelhante, a tendência natural é que se

incentive o uso de veículos parao transporte. Colocar guardas detrânsito nas principais avenidasirá contribuir, mas em curtíssimoprazo, pois com a melhoria nafluidez, aquele cidadão que seespreme no ônibus vai preferirtirar seu carro da garagem.

É necessário que se pensemaior. O transporte coletivo precisa funcio-nar, e com qualidade. A histeria do mercadoautomotivo sufoca um pensamento diferen-te, e é papel do Estado intervir, mostrar àpopulação que não dá mais para ir trabalharde carro todos os dias, ou vai chegar otempo em que o rodízio terá que ser implan-tado até nas ruas residenciais.

“Uma manada decarros, um atrás dooutro, em sua maio-ria com apenas um

ocupante”

Page 3: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

3Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 Política Folha

Muito se fala em todos os can-tos do país, e em quase todos osmeios de comunicação, sobre asmaneiras de dirigir no trânsitobrasileiro, em busca de um com-portamento saudável e livre deacidentes.

Uma das campanhas em evi-dência neste momento aborda otema trânsito gentil, o que infeliz-mente ainda é uma realidademuito distante de ser alcançada

no trânsito nosso de cada dia.A maioria dos condutores,

depois que entra no seu veículo,passa por uma transformação psi-cológica, passando a se preocuparapenas com os seus problemas, enem toma conhecimento dasmínimas regras de boa conduta ecidadania, disputando cada palmode chão, sem se importar com asegurança.

Para termos um trânsito gentil,não é preciso fazer muita coisa,nem é muito difícil como podempensar alguns, basta apenasseguir todos os ensinamentoscontidos nos cursos de direçãodefensiva, pelos quais passam nosdias atuais, todos os condutores,sejam eles profissionais ou ama-dores, tanto na sua formação ini-cial, quanto na renovação da suaCNH.

Portanto, como podemos

notar, assistimos diariamentevárias cenas de desrespeito entreos condutores quando estão circu-lando, não respeitando distâncialateral nem frontal entre os veícu-los, fechando cruzamentos, avan-çando sinal vermelho dos semá-foros, desrespeito as faixas de tra-vessia, etc.

Como se vê, se as coisas nãoandam bem nas ruas e avenidasdeste país, simplesmente é porquenegligenciamos os conhecimen-tos e não os colocamos em práti-ca.

O bom condutor se sente felizem evitar acidentes, e todo e qual-quer conflito que ele possa seenvolver no trânsito.

Trânsito gentil, uma ideia quepode ser incorporada por você.

Pense nisso!Samuel Nunes, consultor e

instrutor de trânsito

Trânsito gentil

O vereador de Rio Grande daSerra, Edvaldo Francisco Guerra(PV), encaminhou no mês passadorequerimento ao Presidente daCompanhia Paulista de Trens

Metropolitanos (CPTM), pedindoinformações sobre projeto ou estu-do visando chegada e saída dostrens das plataformas do municí-pio.

Segundo vereador, pelo fatodos trens utilizarem apenas umaplataforma para chegada e saída,os moradores de Ribeirão Pires eMauá, se beneficiam embarcandoem seus respectivos municípios,em sentindo a cidade de RioGrande da Serra para poder voltarsentados, e assim os usuários domunicípio são obrigados a iremem pé até aos seus destinos.

O documento sugere a chegadada composição em uma platafor-ma, e a saída em outra plataforma,eliminando assim o problema.

“Sei da dificuldade porque jápeguei trem em horário de pico, eé muito ruim você fazer uma via-gem daqui a São Paulo sem acen-to, já não basta nossos munícipesvoltarem em pé com o trem lotadoe cansados, e pela manhã quandopodem ter o privilégio de ir senta-do, acaba impossibilitado por faltade critério e coerência da compa-nhia” finalizou o vereador.

Legislativo questionachegada e saída de trensDocumento do vereador Guerra, pede mudança na estratégia da CPTM

Guerra diz que população da cidade está sendo prejudicada

A Prefeitura de Ribeirão Piresconquistou o Prêmio OpiniãoPública na categoria “RelaçõesPúblicas nas OrganizaçõesPúblicas”, com o case “PR Digitalcomo estratégia determinante paraposicionar o 7º Festival doChocolate, como um dos principaiseventos culturais e gastronômicos

de São Paulo”, desenvolvido pelaVoice Comunicação.

O prêmio, conhecido como POPe já em sua 31ª edição, é concedidopelo Conrerp (Conselho Regionalde Profissionais de RelaçõesPúblicas) 2ª região – SP/PR.

Como âncora da comunicaçãodigital foi desenvolvido um blog,

reunindo todas as informaçõessobre o Festival e seus eventosparalelos nas mídias sociais, bemcomo fotos, vídeos, cobertura,novidades, entre outros. Alémdisso, foram criadas as redes sociais– twitter e facebook - para interagircom os internautas e também divul-gar as novidades do evento.

Prefeitura da Estância recebe prêmio

Anúncio de obras em RioGrande da Serra, entre elas aconstrução da Etec.

Vazamento de gás quepor pouco não causaramdois acidentes na Estância.

Esta coluna não afirma, ela apenas divulga o que “Dizem por aí”.

Que o adjunto de Esportes daEstância, Claurício Bento (foto),do DEM, está curtindo como nin-guém o filhão que nasceu recen-temente. Dizem que Claurícioanda dizendo por aí que o filho éseu herdeiro político. O adjunto épré-candidato a vereador em RioGrande da Serra.

���

Que por falar em pré-candi-dato vereança em Rio Grande, odeputado Alex Manente (foto),do PPS, declarou que na cidadeirá trabalhar para eleger umvereador.

���

Que os líderes do PPS nacidade já bateram o martelo. Onome do pré-candidato a verea-dor escolhido do grupo é o advo-gado e militante social,Matuzalém da Silva (foto).

���Que nos bastidores a equipe

popular socialista trabalha paraescolher a melhor coligação,dando reais chances de vitóriaao pré-candidato do partido, quejá aceitou a empreitada emrecente reunião na cidade.

Que gerou polêmica o fato delíderes petistas, liderados pelopresidente municipal de RioGrande da Serra, BeneditoAraújo (foto), estarem de olhoem lideranças ligadas ao grupogovernista.

���

Que o mais cortejado é osecretário de Desenvolvimento,Gilvan Mendonça, do PTB, nomeforte para compor como vice nachapa do pré-candidato tucano,Gabriel Maranhão (foto).

���

Que Gilvan Mendonça (foto)já declinou qualquer possibilida-de de deixar o grupo governista,para tristeza da oposição.

���Que por falar em Gilvan, na

última semana esta Colunainformou a intenção petista elogo assessores do governoentraram em ação e até ligarampara redação pedindo resposta.Só esqueceram de ler o dizemseguinte, onde a Coluna já desta-cava que Gilvan Mendonça nãodeixaria o grupo. É preciso ler ainformação até o final.

Page 4: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

4 Quarta-feira, 23 de novembro de 2011CidadeFolha

Na última sexta-feira, a CâmaraMunicipal de Rio Grande da Serracomemorou o Dia da ConsciênciaNegra, pela primeira vez e por ini-ciativa da própria Casa de Leis,foram homenageados cinco mora-dores do município.

Os homenageados foram: Ataídedos Santos, natural de Rio Grandeda Serra e idealizador do concursode miss na cidade, Antonio Oliveirada Silva, filho de Olímpio da Silva,primeiro vereador negro do municí-pio, contador, formado em ciênciasjurídicas, Juiz de paz, conciliador ejulgador de pequenas causas.Deneval Paulo, antigo morador esempre envolvido com as causassociais. Georgina Cardoso deSouza, moradora do bairro Vila

Lopes há 49 anos, é ligada a igrejacatólica e é agente de turismo onderealiza excursões em seu bairro amuitos anos. Maria de LourdesSilva, pessoa muito respeitada nacomunidade do bairro Santa Tereza,no qual realizou diversos trabalhossociais.

Segundo o idealizador do evento,o presidente da Câmara, WaldemarAsnar Perillo (PSDB), “esta data foiconquistada com muita luta e esfor-ço, e regulamentada através de Lei,mas infelizmente são poucos muni-cípios que comemoram estemomento tão relevante para a nossaraça negra, e Rio Grande da Serranão poderia deixar de comemoraresse momento ímpar da história dopaís”, finalizou.

Câmara de RGS comemoraDia da Consciência Negra

Os homenageados junto aos vereadores após a sessão solene

Divulgação

Pontos que receberão atenção

Para tentar diminuir os intensoscongestionamentos nas principaisvias do ABC, as Prefeituras daregião iniciaram a OperaçãoConjunta Horário de Pico na últimasegunda-feira. A operação com-preende a ação conjunta das secre-tarias municipais de transporte, nasvias de impacto regional com maiorincidência de lentidão. Os horáriosde pico considerados são das 6h30às 9h e das 16h às 20h. A únicacidade a ficar fora da estratégia éRio Grande da Serra.

Ao todo, são seis municípios emais de 20 vias na mira da opera-ção. O Grupo de TrabalhoMobilidade do ConsórcioIntermunicipal Grande ABC, quereúne gestores e técnicos, definiutrês eixos considerando a importân-cia de suas ligações. O Eixo 1 é aligação Ribeirão Pires - SãoCaetano do Sul, o Eixo 2 é a ligaçãoDiadema – Santo André e o Eixo 3a ligação São Bernardo do Campo– São Caetano do Sul (confira alista de vias por eixo na tabela abai-

xo).A iniciativa parte do Consórcio

Intermunicipal do Grande ABC.Segundo o grupo, a Operação éuma ação imediata, com prazo deimplantação curto, e busca respon-der a uma situação de colapso namobilidade da região, garantindoum mínimo de fluidez no tráfegonas três principais vias do ABC.

O Consórcio entende que a solu-ção do problema da mobilidadepassa por obras de transporte cole-tivo e de infraestrutura que temcaráter metropolitano e que depen-dem de investimentos do GovernoEstadual, como, por exemplo, aextensão do metrô ao ABC, a oti-mização da linha da CPTM e daEMTU que servem a região.Também são fundamentais para asolução do problema da mobilidadeobras de infraestrutura, como amelhoria dos acessos da RodoviaAnchieta, que diariamente apresen-tam congestionamentos que reper-cutem em todo o viário da região doABC.

Além da operação integrada detrânsito nos horários de pico, a ope-ração contemplará também a reor-ganização da circulação de cargasnas três vias somente no horário depico, com início da sinalização eorientação a partir de 28 de dezem-bro e autuação a partir de fevereirode 2012; e reorganização do esta-cionamento nas três vias, deslocan-do as vagas existentes para viaslocais, com início previsto parafevereiro de 2012.

Em contato com as Prefeituras,Ribeirão informou que de acordocom o que ficou determinado juntoao Consórcio, a Prefeitura atuará naOperação Horário de Pico em par-ceria com a cidade de Mauá, nadivisa dos municípios na AvenidaHumberto de Campos. Já Mauánão respondeu ao contato feitoontem.

No entanto, equipe da Folhaesteve na Humberto de Camposdurante segunda-feira e ontem, enão viu sinal de nenhum agente detrânsito.

Operação Horário de Pico quermelhorar fluidez entre cidadesPrograma do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC integra seis municípios e divide região em três eixos críticos em lentidão

Arm

andoLim

a/Folha

Avenida Humberto de Campos, com trânsito intenso no final da tarde

Page 5: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

5Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 Cidade Folha

Órgão responsável por fiscalizar as ações do Conselho Tutelar espera resposta do órgão para agendar data, que segue sem previsão

10 dias após morte de Nicolas, CMDCAainda não se reuniu com conselheiros

Arm

andoLim

a/Folha

Nicolas foi morto no último dia 13 em sua casa na IV Divisão

10 dias após a morte suspeitade Nicolas Kauã, de apenas doisanos, o Conselho Municipal dosDireitos da Criança e doAdolescente (CMDCA), aindanão se reuniu com o ConselhoTutelar de Ribeirão Pires paradiscutir o caso. O órgão é umdos responsáveis por fiscalizaras ações do Conselho no muni-cípio.

“Formulamos, através de ofí-cio, um pedido ao ConselhoTutelar de Ribeirão Pires, paraque marque uma data comurgência, onde iremos nos reu-nir. Não há convocação nestecaso, pois não existe subordina-ção entre os órgãos”, afirmaCeli Barretos dos Santos Fukui,presidente do CMDCA.

No entanto, a presidente afir-ma que ainda não tem data ofi-cial ou previsão para o encon-tro.

“Na última sexta-feira osmembros do CMDCA se reuni-ram, em reunião extraordinária,

para discutir o assunto, o queresultou neste ofício”, explicaCeli.

Na última quarta-feira oMinistério Público abriu pro-cesso para investigar a atuaçãodo Conselho Tutelar, sob acusa-ções de negligência no atendi-mento à criança. Familiares doacusado afirmam que denuncia-ram, mais de uma vez, o casalacusado.

O que é o CMDCA?O Conselho Municipal dos

Direitos da Criança e doAdolescente é um órgão com-posto por pessoas da sociedadecivil e do Poder Público. É deli-berador, formulador e controla-dor das políticas públicas volta-das para atendimento à criançae ao adolescente.

É função do CMDCA manterum registro com as organiza-ções que atuam com crianças eadolescentes na cidade, comotambém cuidar para que os mes-

mos atuem dentro do Estatutoda Criança e do Adolescente(ECA).

O casoEm uma casa simples, na IV

Divisão, Nicolas Kauã, de doisanos, foi encontrado morto. Asuspeita é de que VanderleiAparecido de Azevedo, 41 anose Alessandra Pereira Silva, 22anos, padrasto e mãe do meni-no, tenham participação.Ambos seguem presos pelocrime.

Laudo preliminar do InstitutoMédico Legal (IML) aponta acausa da morte como hemorra-gia interna causada por agentecontundente, o que na prática,seria o uso de um objeto duran-te uma agressão. Após liberadopelo IML, o corpo da criançafoi levado pela família da mãepara cidade de Promissão, a 460quilômetros de São Paulo, ondeo enterro teria acontecido naterça-feira, dia 15.

Por meio da Secretaria dePromoção Social, foi prorroga-do por seis meses, entrenovembro de 2011 e maio de2012, o convênio entre CDHUe a Prefeitura de Ribeirão Pires.A verba total do benefício é deR$61.200,00. Das 94 famíliasabrangidas pelo convênio, 28famílias desabrigadas continua-rão recebendo R$ 300,00 pormês, sendo que 66 famílias já

estão com suas situações nor-malizadas.

Segundo o SecretarioEduardo Nogueira, a renovaçãodo convênio garante tranquili-dade para as famílias que aindanão conseguiram retornar aocotidiano.

“É um dever, garantir digni-dade para essas famílias, porisso, renovaremos o convênio”disse Nogueira.

Prorrogado prazo entreCDHU e Prefeitura de RP

Ponto PositivoPonto Positivo

Famílias continuarão com auxílio do convênio CDHU

Foto

:A

rman

doLi

ma

Quadra no bairro Parque das FontesO morador Alex que reside

no bairro Parque das Fontes emRibierão Pires coloca a Boca noTrombone para reclamar daquadra que começou a ser cons-truída na Rua das Fontes com aRua Espírito Santo na altura donº 1 e não foi concluída.

Alex disse que foi gasto umdinheiro alto que poderia tersido investido em outras neces-sidades. E que o local está total-mente abandonado, apodrecen-do e que nos últimos dias, coma chuva a quadra estava inunda-da.

RespostaA Folha entrou em contato

com a Secretaria deComunicação que até o fecha-mento desta edição não tinhaenviado uma resposta.

Participe enviando sua recla-mação para o Facebook nowww.facebook.com/folharibeiraopires ou através do Twitterutilizando a hashtag FolhaRPdo jornal.

Foto:Arm

andoLim

a

Quadra começou a ser construída e hoje está abandonada

Page 6: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

6 Quarta-feira, 23 de novembro de 2011PolíciaFolha

Feito de compensados, a estação servia de teste para futura implantação na Estância. Administração tinha receio quanto a vandalismo

Posto de coleta seletiva pegafogo sob suspeita de vandalismo

O posto de coleta seletiva derecicláveis de Ribeirão Pires nãoexiste mais. Na madrugada daúltima sexta-feira para sábado, aestação foi encontrada, de manei-ra suspeita, em chamas e ficoucompletamente destruída. Nainauguração do posto, o chefe dapasta de meio ambiente,

Temístocles Cristofaro, já tinhareceio quanto a vandalismos con-tra a iniciativa.

Morador da Estância, WesleyRibeiro passava pelo local nomomento em que o fogo tomavaconta da estação. Com um apare-lho celular, registrou a cena.

“Estava passando por lá, por

volta de meia noite da sexta-feirae já estava pegando fogo, aí eutirei as fotos”, afirma.

Segundo o boletim de ocorrên-cia, já era sábado quando umaviatura da Polícia Militar passavapela avenida Francisco Monteiro,próximo a pista de skate. Empatrulhamento, os militares avis-

taram o fogo, foram até o local eacionaram o Corpo deBombeiros, que ao chegar comba-teram o incêndio. A causa aindanão foi esclarecida, mas, como oposto por si só, não continha rea-gentes que possam incitar umacombustão, a suspeita é de quetenha sido ato de vandalismo.Não foram encontradas testemu-nhas no local que possam confir-mar a causa das chamas, tãopouco vítimas.

A Polícia Civil da Estância tra-balha no caso, na espera pordenúncias de testemunhas. Seminformações, não há como iniciara investigação.

Coleta SeletivaSegundo a Secretaria

Planejamento Urbano, Habitação,Meio Ambiente e SaneamentoBásico (Sephama), o posto quefoi destruído servia essencialmen-te como teste. Iniciado no Festivaldo Chocolate deste ano, a propos-ta era de que no ano que vem maispontos fossem instalados pelacidade. Na época da inauguração,

Temístocles Cristofaro, chefe dapasta, afirmou que o maior receioera de que vândalos colocassemfogo na estação. Após as chamasconsumirem a estrutura, a secreta-ria comenta o incêndio.

“Eu já havia recebido reclama-ções quanto ao formato da esta-ção, por não ser no mesmo estiloda arquitetura da cidade.Acontece que esta estação foidoada pela Leroy Merlin, custaR$ 3.000,00 e tem um apelo eco-lógico. Como a ideia deu certo,nós estamos prevendo para o anoque vem instalar cinco unidades,mas de outro material, provavel-mente metal, porém mais caro,em torno de R$ 5.000,00”, afirmaTemístocles Cristofaro.

Ainda segundo a secretaria,um caminhão da coleta seletivarecolhia o material duas vezes porsemana e o encaminhava para ogalpão da Cooperpires, que triava,prensava e comercializava todo omaterial. Ao todo, o antigo pontorecolhia todos os meses cerca deuma tonelada de material reciclá-vel.

Wesley

Ribeiro/D

ivulgação

Estrutura destruída servia de teste para projeto da Sephama, que começa no ano que vem, com cinco estações

RouboUm funcionário de uma

empresa de telecomunicaçõesfoi vítima de roubo. Segundo orepresentante estava trafegandoem via pública quando umsujeito acenou para que parasse.Pensando que era apenas paradar informação, a vítima paroue então o averiguado sacou umaarma e mandou o representantedescer do veículo.

O homem deu um tapa norosto da vítima, entrou no carroe fugiu sentido centro da cida-de.

Boletim de número5585/2011

FurtoUm ajudante de 25 anos dei-

xou seu veículo estacionado emvia pública e quando retornou ocarro não estava mais no local.

Boletim de número5671/2011

Furto QualificadoIndivíduos desconhecidos

entraram na casa de um biólogode 47 anos e furtaram váriosobjetos pessoais. Segundo a

vítima a grade da casa que é dealumínio estava entortada.

Boletim de número5669/2011

Roubo IIUm morador do bairro

Roncon em Ribeirão Pires, tevesua moto roubada, enquanto tra-fegava em via pública. Segundoa vítima cinco motocicletas seaproximaram e dois averigua-dos que ocupavam uma dasmotocicletas, mandou que avítima entregasse a moto. Osoutros que estavam no bandoficaram vigiando a ação dosindivíduos.

Boletim de número5662/2011

EstelionatoUma professora de 33 anos

recebeu em sua residência doiscartões de crédito, os quais nãopediu, nem fez o desbloqueio.Alguns dias depois do recebi-mento chegou às faturas comgastos no total de R$1.094,00que a mesma desconhece.

Boletim de número5659/2011

O mês de setembro foi operíodo onde houve maiornúmero de roubos de veículosem Ribeirão Pires e Rio Grandeda Serra durante todo o ano. Asinformações são da Secretaria deSegurança Pública do Estado deSão Paulo. Mauá também regis-tro alta, se comparado com mêsanterior.

A cidade de Ribeirão Pirescravou 35 casos durante setem-bro. Se contabilizados, é mais deum carro roubado por dia nasruas da Estância. Se juntarmosjaneiro, com 14 ocorrências efevereiro, com 17, ainda assimsetembro é mais violento nestequesito. Outro segmento recor-dista em Ribeirão é a acusaçãopor lesão corporal, com 41casos.

Já em Rio Grande da Serrahouve dois casos. Durante todoo ano, apenas março, junho ejulho registraram ocorrênciassemelhantes, com um caso emcada mês. O baixo índice se deveprincipalmente pelo baixo índicede veículos na cidade. Em com-pensação, o único homicídio emsua tabela, ocorrido em julho,aconteceu por acidente de trânsi-to.

Mauá se diferencia dos trêsmunicípios por reduzir a taxaquando comparado com o mêsde agosto. Foram 11 a menos,quando comparados. No entanto,os 98 casos de setembro ainda se

destacam na tabela, sendo osegundo mês mais violento doano em roubo de carros.

No total, os três municípiosjuntos registraram, até setembro,967 casos.

Setembro com recorde em roubo deveículos em Ribeirão e Rio Grande

Dia 10 de setembro a Polícia encontrou cinco carros roubados na Estância

Arq

uivo

Folh

a

Page 7: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

7Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 Publicidade Folha

Page 8: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

8 Quarta-feira, 9 de novembro de 2011PolíciaFolha

Central

Page 9: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

9Quarta-feira, 9 de novembro de 2011 Publicidade Folha

Central

Page 10: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

10 Quarta-feira, 23 de novembro de 2011PublicidadeFolha

Page 11: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

11Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 História das Histórias Folha

Banda de forró Oxente se apresentana Ação Evangélica amanhã

A banda gospel de forróOxente se apresenta amanhã, apartir das 19hs, na Igreja AçãoEvangélica que fica na ruaCapitão José Gallo, 254 A,Centro de Ribeirão Pires, aolado dos estabelecimentosSandro Som e Japauto.

Segundo os organizadores, abanda fará uma apresentaçãoúnica da Igreja e destacam queo evento é aberto a populaçãoem geral.

Após a apresentação naregião central da Estância, oscomponentes da banda de forróseguem para o Jardim Caçula,onde farão apresentação daIgreja Manancial.

Igreja está localizada na rua Capitão José Gallo, centro da cidade

O Sol ingressa o setor astro-lógico relacionado às viagens,ao conhecimento e à espiritua-lidade. A partir de agora vocêestará mais voltado à amplia-ção de seus horizontes. Revejaseus conceitos, verdades e cer-tezas, abrindo-se ao que traganovo significado.

Intensificação de uma fase emque você está envolvido com alibertação e transformação.Profundos questionamentossobre o sentido e rumo que temdado a sua vida, taurino.Mudanças são benéficas, assimcomo a valorização do que estámuito além da matéria.

O Sol passa a atuar emSagitário, que representa aenergia complementar àGêmeos. Momento que enfati-za a abertura a novos horizon-tes e experiências. Libertaçãode velhos padrões favorecidapelo contato com pessoas dementalidade aberta.

Excelente momento profissio-nal, que se intensificará ao longodos próximos dias. O Sol ingres-sa Sagitário, signo que represen-ta a busca de conhecimento esabedoria. Invista em estudos,leituras, viagens e contatos asso-ciados ao desenvolvimento pro-fissional. Ouse.

Seu regente, o Sol, passa aatuar em Sagitário, dinamizan-do as emoções leoninas.Alegria, prazer, conhecimentoe viagens são temas em evidên-cia, nativo de Leão. Momentode expressar a criança interior.A confiança e o sorriso atraemoportunidades.

Momento que enfatiza ques-tões do lar, da família, dasbases emocionais, do passado.Ttenha um olhar mais abran-gente sobre a vida pessoal,familiar, emocional. Início deuma fase interessante para selibertar do que passou e seabrir a coisas novas.

Estudos, viagens, cultura eaprendizado de novas línguasestão favorecidos. O momentoatual beneficia a expansão, quepassa pelo autoconhecimento elibertação. Excelente períodopara ampliar os horizontes damente e adquirir novos conheci-mentos.

O ingresso do Sol no signo deSagitário favorece a percepçãode seus talentos, escorpiano.Acredite nos seus dons, expres-se-os com confiança e invista emconhecimento. Sinta-se próspero.Compreenda que a abundância étambém uma questão de mentali-dade.

O Sol passa a atuar em seusigno, enfatizando as caracterís-ticas sagitarianas. O Sol está emcontato com Urano favorecendoexperiências diferentes, inovado-ras, inconvencionais. A Lua novaque ocorrerá nos próximos diasreafirmará ser este o início de umnovo ciclo.

A passagem do Sol pelosigno anterior indica uma fasede recolhimento, capricornia-no. As próximas semanas secaracterizam pelo mergulho noautoconhecimento. O fecha-mento de um ciclo vai se deli-neando e muitos são os apren-dizados nele contidos.

O signo de Sagitário passa aestar evidenciado, estimulando osenso aquariano de liberdade.Abertura a novas experiências,pautadas pelo conhecimento eampliação de horizontes. Horade olhar para o futuro promissore agir com base nos ideais,encontrando a sua turma.

O Sol ingressa o signo deSagitário, estimulando novospropósitos profissionais. Atéonde sua visão alcança? É ondevocê conseguirá chegar.Expanda os horizontes.Conhecimentos, viagens, publi-cações, aspectos culturais e men-tais enfatizados, pisciano.

Áries21 de marçoa 19 de abril

Libra23 de setembroa 22 de outubro

Escorpião23 de outubro

a 21 de novembro

Touro20 de abrila 20 de maio

Gêmeos21 de maio

a 21 de junho

Câncer22 de junhoa 22 de julho

Leão23 de julho

a 22 de agosto

Virgem23 de agosto

a 22 de setembro

Peixes19 de fevereiroa 20 de março

Aquário20 de janeiro

a 18 de fevereiro

Capricórnio22 de dezembroa 19 de janeiro

Sagitário22 de novembroa 21 de dezembro

João e Benedita:casamento em 6 meses

A coluna História dasHistórias vai homenagear ocasal João de Araújo de 72 anose sua esposa BeneditaRodrigues de Araújo também de72 anos. O casal completou 50anos de união este ano.

João nasceu em uma cidadechamada Capela no interior deSão Paulo e veio para RibeirãoPires, morar com o irmão e paratrabalhar, pois na época era maisfácil. Trabalhou em uma empre-sa de papel chama Tico-tico edepois foi para a Rhodia Têxtilonde ficou até se aposentar.Dona Benedita já morava nacidade e sempre foi dona decasa.

Conheceram-se em 1961 enaquela época os pais eram maisconservadores, preocupadoscom o casamento, o pai da futu-ra noiva dizia que o prazo para o

enlace matrimonial era de seismeses, a partir do começo donamoro. Benedita tinha acabadode comprar uma máquina de

costura e não queria casar comdívida, então acabou esconden-do o relacionamento do pai.Porém como o namorado anda-va circulando perto da casa, opai de Benedita resolveu procu-rá-lo para conversar sobre onamoro dos dois. Deu um prazopara o futuro genro de seismeses para a união e ele aceitou.

O casamento aconteceu comoprevisto e no dia para comemo-rar, foi feito um almoço para ospadrinhos. Benedita, na hora detrazer os pratos acabou trope-çando e quebrando 12 deles queeram de sua mãe. Mas resolveudar os pratos que ganhou de pre-sente de casamento para suamãe. Hoje o casal mora na VilaAurora, tem três filhasRosemeire (por consideração),Lenira e Sonia e mais duasnetas.

Pai da noiva estipulou um prazo e o futuro genro aceitou sem pestanejar

João de Araújo e Bendita Rodrigues quando se casaram em 1961

O casal comemorando 50 anos de união ao lado das filhas

Fotos:Arquivo

Pessoal

Page 12: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

Quarta-feira, 23 de novembro de 2011CidadeFolha12

Os computadores contarão com acesso a internet banda larga. A semana contará ainda com várias programações

1º dia da Semana Cecília Meireles,biblioteca recebe 10 computadores

A Biblioteca MunicipalCecília Meireles recebeu nasegunda-feira 10 computadorespara serem utilizados para pes-quisa. Os aparelhos foram doa-dos pelo Banco do Brasil eentregues após um café damanhã que oficializou a abertu-ra da Semana Cecília Meireles,em comemoração ao aniversárioda poetisa, nascida há 110 anos,no Rio de Janeiro.

O dia ainda contou ainda como lançamento do marcador depáginas em braile e com conta-ção de histórias com os alunosda Escola Municipal FlorestanFernandes. À noite, às 18:30, odia se encerrou com a apresenta-ção musical de Francisco eTalita Dias e convidados.

Entre as novidades do evento,que vai até sexta-feira, está umamostra com dossiês, fotografiase informações sobre a autora,que também era pedagoga esempre procurava espalhar acultura brasileira por onde pas-

sava.Ontem o segundo dia da

semana comemorativa começouàs 9h, com mais contação dehistórias com os alunos daEscola Municipal FlorestanFernandes. Das 10 às 17h acon-teceu a exposição ArteComunidade; às 16h, uma apre-sentação musical com o Grupo3ª Idade – Maestrina Inêz.Depois, para encerrar o dia,ocorreu outra apresentaçãomusical.

O encerramento da semanaem comemoração à poetisaacontece na sexta-feira comapresentação musical de Enéiase convidados, às 18h30.

Biografia que poderia ser trá-gica, já que Cecília teve umainfância difícil devido a ausên-cia do pai e da mãe desde muitocedo e que, segundo AparecidaJoana da Silva, coordenadora dosetor de referência e atendimen-to ao público, ajuda a entendera poesia da autora.

“Sabendo dessa história vocêacaba conhecendo melhor o queCecília quis passar com sua poe-sia, que está exposta aqui nabiblioteca”, afirma Aparecida.

ServiçoBiblioteca Municipal Cecília

Meireles - 4547-1483, rua RioBranco, 85 – 3º andar – GreenPlaza Shopping.

EvandroO

liveira/PM

Rob

erto

Mou

rão/

PM

Computadores estão conectados à internet e,com eles, a comunidade poderá fazer pesquisas

Biblioteca fica dentro do GreenPlaza Shopping,Centro de Mauá

Page 13: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

13Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 Cidade Folha

Ailton Carelli, vencedor da promoção feita pela Motos.Com vê de perto os melhores pilotos do mundo no Mundial de MotoGP

Ribeirão Pires redescobre aEspanha com a Motos.Com

Mais de doze horas depois deembarcar no Brasil no último diadois, o vencedor Ailton Carelli e oacompanhante Marcelo Oliveira, oscontemplados pela promoção“Moto dos sonhos, sonho de via-gem 2 - Espanha” da loja

Motos.Com, junto dos sócios:Fernando Ferreira e FábioQuerriqulli, e o publicitário DuduSantiago pisaram em solo espanholpara assistir a última etapa do mun-dial de MotoGP 2011, a F1 dasmotos.

Desde o dia que saiu das mãosde Márcio Vinícius, da StremaConsultoria e Fernando Venturini –ganhador da viagem em 2010, asexpectativas dessa viagem eramgrandes, e todas foram bem corres-pondidas. Uma viagem sem sustos.Lugar com clima gostoso e de pes-soas elegantes fazem de Valênciana Espanha uma cidade cosmopoli-ta bem receptiva.

Os primeiros dias forammomentos de se adaptar ao novofuso horário e a comida local.Valencia é uma cidade de belos edi-fícios contemporâneos junto aconstruções medievais, destaquepara a Igreja de Nossa Senhora doPilar, padroeira da Espanha, datadade 1.730, portanto dezesseis anosmais nova que a construída emRibeirão Pires.

Sem agenda do MotoGP naquinta-feira (3), uma pequena ace-lerada de 4 horas pela AutopistaDel Mediterraneo e logo depoispara as praias de Barcelona, comparada obrigatória no Camp Nou,estádio do Barcelona FC. Outropasseio obrigatório, já em Valência,é ver a pista de rua que recebe uma

etapa de F1 e o belo conjunto arqui-tetônico dos museus perto da regiãoportuária.

Scooters de todos os modelos ecilindradas pelas ruas e calçadas.Mas não acredite que aqui não háregras. Carros e motos são extrema-mente atentos aos pedestres.

Motocicletas se comportam comregras de carros nas ruas (não circu-lam pelo corredor) e tem tratamen-to de bicicletas com permissão deestacionar sobre calçadas e outrosespaços nada convencionais paranós brasileiros. Outra necessidadeque todo brasileiro precisará paraficar na Espanha é sem dúvida aculinária.

Pouco tempero nos faz ter sau-dade do bom feijãozinho “brazile-ños”, mas um Fast Food americanote salva em qualquer parte domundo.

Com o coração perto dos300km/h, ver uma etapa deMotoGP é realmente fascinante.Acelerações, retomadas, curvas etombos fazem dele um espetáculonada cansativo. Nos três dias decompetição, a última etapa de umano grandioso estava chegando ao

fim com muito estilo e belas home-nagens.

Verdadeiramente um sonho rea-lizado, Ailton e Marcelo puderamconhecer de verdade os costumes eagitos europeus, tudo graças a umabela Honda CB 600F Hornet com-prada na loja Motos.com em junhodesse ano.

Em 2010 a loja Motos.comlevou um casal para ver e conhecero MotoGP em Portugal, 2011 foi àvez da Espanha e para 2012, umnovo aeroporto deve receber umavisita da maior loja de motos de SãoPaulo. É esperar e acelerar a sorte.

A promoção Moto dos sonhos,sonho de viagem 2 - Espanha é umarealização da Motos.com, temapoio da Bradesco Financiamentos,Shark Helmets, Teatur Viagens &Intercâmbio, Buffet Dimatoso eFesst Eventos, apoio em mídia daMoto.com.br e a organização daStrema Consultoria e CertificaçãoCaixa 6-0465/2011. Mais fotos emwww.lojamotos.com.br/blog,seguindo @motoscom no Twitterou loja Motos.com no Facebook.Informações emwww.motodossonhos.com.br

Divulgação

Ailton e o acompanhante já dentro do avião partindo para Espanha

Page 14: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

Quarta-feira, 23 de novembro de 2011Editais de ProclamasFolha14

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DASPESSOAS NATURAIS

Raquel Silva Cunha Brunetto

Faço saber que pretendem se casar eapresentaram os documentos exigidospelo art. 1525 do Código Civil Brasileiro.

DIEGO AMARAL DA FONSECA, sol-teiro, montador de estruturas metálicas,nascido em Ribeirão Pires, SP no(29/12/1986), residente e domiciliado narua Juramento, 32, Quarta Divisão, RibeirãoPires, SP, filho de JOÃO AMARAL DAFONSECA e de GENIRA RODRIGUES.VIVIANE MELO VIEIRA DA SILVA,solteira, auxiliar de enfermagem, nascidaem Mauá, SP no dia (25/08/1990), resi-dente e domiciliada rua Patagônia, 132,Quarta Divisão, Ribeirão Pires, SP, filha de

MANOEL VIEIRA DA SILVA e de MARIALÚCIA DE MELO SILVA.

ALVARO OLIVEIRA, solteiro, opera-dor de máquina,nascido em Teresópolis,RJ no dia (13/04/1975), residente e domi-ciliado rua Gago Coutinho, 264, JardimSanta Rosa, Ribeirão Pires, SP, filho deVICENTINA OLIVEIRA DE CARVALHO.MARIA APARECIDA NUNES DACOSTA, solteira, vendedora, nascida emCarmolandia, TO no dia (05/08/1982),residente e domiciliada rua Gago Coutinho,264, Jardim Santa Rosa, Ribeirão Pires,SP, filha de RAIMUNDO FRANCISCONETO e de MARIA SILVA DA COSTA.

FERNANDO CAVALCANTECOSTA, solteiro, operador de torno CNC,nascido em Diadema, SP no dia(27/02/1981), residente e domiciliado ruaCruzeiro do Oeste, 323, ParqueAndreense, Santo André, SP, filho de JOÃOCAVALCANTE DA COSTA e de MARIA

FRANCISCA DA COSTA. NATALIABISPO DOS SANTOS, solteira, operadorade loja, nascida em São Bernardo doCampo (1º Subd.), SP no dia (22/12/1981),residente e domiciliada rua FagundesVarela, 868, Jardim Caçula, Ribeirão Pires,SP, filha de ADÃO BISPO DOS SANTOS ede MARINALVA FERREIRA DOS SAN-TOS.

ROBERTO MARTINS DIASJUNIOR, solteiro, tecnólogo, nascido emSão Paulo - 2º Subd. - Liberdade, SP no dia(04/06/1979), residente e domiciliado rua:Boa Sorte nº 115 - Santo Bertoldo,Ribeirão Pires, SP, filho de ROBERTOMARTINS DIAS e de NADIA MOLINADIAS. LETÍCIA FONTES DOS SANTOS,solteira, bancária, nascida em Mauá, SPno dia (22/01/1980), residente e domicilia-da rua: Boa Sorte nº 115 – Santo Bertoldo,Ribeirão Pires, SP, filha de JOSÉMIGUEL DOS SANTOS FILHO e deJOSEFINA FONTES DOS SANTOS.

Comarca de Rio Grande da SerraPATRIK SILVA DAS NEVES, brasilei-

ro, solteiro, mecânico de autos, nascido emRibeirão Pires-SP, aos 27/02/1989, rua:Marechal Artur da Costa Silva nº 43 – VilaSueli – nesta cidade, filho de: AdelinoLopes das Neves e Maria do Carmo SilvaLopes e JANAINA ALVES CANDIDO,brasileira, solteira, promotora de vendas,nascido em Santo André-SP, aos19/04/1990, rua: Natal Pirilo 109/A –Pedreira – R.G. da Serra-SP, filha de:Antonio Domingos Candido e Irene Alvesdos Santos Candido.

Comarca de Ceilândia DFPAULO SÉRGIO DE MENESES

MORAES, brasileiro, solteiro, porteiro,nascido em Mauá-SP, aos 10/04/1985, rua:Walquiria 128 – nesta cidade, filho de:Antonio de Moraes e Maria Roseli deMeneses Moraes e JÉSSICA SILVA DACOSTA, brasileira, solteira, nascida emBrasilia-DF, aos 06/04/1991, rua: QNL nº24 – Via 29 – casa 75 – Taguatinga-DF,filha de: Antonio Custodio da Costa e Maria

do Amparo Silva da Costa,

Comarca de Diadema SPDANIEL CARLOS MORAIS, brasilei-

ro, solteiro, analista de sistemas, nascidoem São B. do Campo-SP, aos 29/04/1985,Travessa Aldeiza nº 158 – Centro Alto –nesta cidade, filho de Valdevino BatistaMorais e Maria Cristina Morais e TATIA-NA NORIKO TAKAHACHE, brasileira,solteira, supervisora adm., nascida emDiadema-SP, aos 28/10/1980, av: Lico Maianº 425 – Serraria-SP, filha de AmadeuTakahache e Kunhe Takahache.

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL ETABELIÃO DE NOTAS

MARIA CHRISTINA LOUCHARD DEGÓES

Faço saber que pretendem se casar eapresentaram os documentos exigidospelo art. 1525 do Código Civil Brasileiro.

JORGE LUIZ GRANJA DE AZEVE-DO, solteiro, montador, nascido em Riode Janeiro, RJ no dia (03/09/1955), resi-dente e domiciliado na rua Santa Lucia nº32, Jardim Santa Tereza, Rio Grande daSerra, SP, filho de NELSON MARTINS DEAZEVEDO e de HELENICE GRANJA DEAZEVEDO.MARILEIDE LAURENTINODIAS QUEIROZ, divorciada, do lar, nas-cida em Abreu e Lima, PE no dia(05/11/1959), residente e domiciliada na ruaSanta Lucia nº 32, Jardim Santa Tereza,Rio Grande da Serra, SP, filha de MARGA-RIDA LAURENTINO FERREIRA.

PATRICK SILVA DAS NEVES, soltei-ro, mecânico de autos, nascido emRibeirão Pires, SP no dia (27/02/1989),residente e domiciliado Rua Marechal Arturda Costa Silva, 43, vila Sueli, RibeirãoPires, SP, filho de ADELINO LOPES DASNEVES e de MARIA DO CARMO SILVALOPES. JANAINA ALVES CÂNDIDO,

solteira, promotora de vendas, nascida emSanto André, SP no dia (19/04/1990),residente e domiciliada Rua Natal Pirilo,109 A, Pedreira, Rio Grande da Serra, SP,filha de ANTONIO DOMINGOSCÂNDIDO e de IRENE ALVES DOS SAN-TOS CÂNDIDO.

JACKSON FRANCISCO DE PAULA,solteiro, soldador, nascido em MonteSanto, BA no dia (06/08/1985), residen-te e domiciliado na Avenida Santa Terezanº 1246, Jardim Santa Tereza, Rio Grandeda Serra, SP, filho de ADALBERTOFRANCISCO DE PAULA e de SILVANAFRANCISCA DE PAULA. LAÍNE DEJESUS INÁCIO, solteira, do lar, nascidaem Cansanção, BA no dia (14/10/1993),residente e domiciliada na Avenida SantaTereza nº 1.246, Jardim Santa Tereza, RioGrande da Serra, SP, filha de SEBASTIÃOINÁCIO e de MARINALVA SILVA DEJESUS.

ANTONIO TETOLEANO DASILVA, divorciado, manobrista, nascidoem Timbauba, PE no dia (30/11/1972),residente e domiciliado na rua Beatriz nº17B, Jardim Santa Tereza, Rio Grande daSerra, SP, filho de SEBASTIANA DASILVA MONTEIRO. EDILMA GOMESDA SILVA, solteira, do lar, nascida emPalmares, PE no dia (10/05/1979), resi-dente e domiciliada na rua Beatriz nº 17B,Jardim Santa Tereza, Rio Grande da Serra,SP, filha de CILA MATIAS GOMES e deNECI DA CONCEIÇÃO SILVA GOMES.

DAMIÃO LAURINDO DA SILVA, sol-teiro, operador de empilhadeira, nascidoem Juru, PB no dia (14/10/1977), resi-dente e domiciliado na Rua Santa Catarina,200, Vila São João, Rio Grande da Serra,SP, filho de JUVENAL LAURINDO DASILVA e de INÁCIA EUFRASIO DASILVA. FABIANA SILVA DE OLI-VEIRA, solteira, balconista, nascida emRibeirão Pires, SP no dia (15/09/1983),residente e domiciliada na Rua SantaCatarina, 40, Vila São João, Rio Grandeda Serra, SP, filha de AMANCIO CAMILODE OLIVEIRA e de IVONETE MARIADA SILVA.

Ribeirão Pires

Edital de Proclamas

Rio Grande da Serra

O Doutor Glauco Costa Leite, MM Juiz de Direito desta Cidade eComarca de Ribeirão Pires, estado de São Paulo, na forma da Lei.

Faz Saber, aos que o presente edital virem ou dele conhecimentotiverem, que este juízo designou o dia 01 de dezembro de 2011, ás 14horas, para realização da Correição Geral Ordinária deste Cartório doJuizado Especial Cível e Criminal, ocasião em que serão atendidasquaisquer reclamações pertinentes. E, para que chegue ao conhecimen-to de todos e no futuro ninguém alegue ignorância, mandou expedir oedital que será afixado e publicado na forma da lei, local visível aopúblico e no referido Cartório, cientificando-se órgão do MinistérioPúblico desta Comarca. Dado e Passado nesta Cidade e Comarca deRibeirão Pires, estado de São Paulo, aos quatro dias do mês de novem-bro do ano de dois mil e onze. Para constar, eu Ana Cristina VieiraGarcia Queiroz, Diretora de Serviço que lavrei e subscrevi.

Glauco Costa LeiteJuiz de Direito

Edital de Correção Ordinária

Comunicado

O Centro Médico de RibeirãoPires S/C Ltda, situado a RuaOlímpia Cata Preta, 415 V.Suíssa torna público que requereua licença de operação SEPHA-MA conforme lei 5.423/2010processo 7466/2010.

Page 15: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

15Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 Esporte Folha

Chegou ao fim em grande esti-lo os XI Jogos Solidários doSindicato dos Trabalhadores nasIndústrias da Construção e doMobiliário de Santo André,Mauá, Ribeirão Pires e RioGrande da Serra (Construmob).A grande final foi realizada naquadra principal do R.P.F.C. no

último dia cinco e a equipe OsMolekes Zica (Bartira) conquis-tou o campeonato deste ano,seguido por Galaticos (DeltaMóveis) vice-campeão, BonattoAmauri em 3º lugar e 4º o timeEstika (Bartira).

As empresas participantesforam: Copam 4ª Divisão

Móveis, Delta Móveis, HolcimBrasil, Bartira, Bonatto, ManservMontagem, Montcalm, MásterCaixa E Romag.

E no último dia seis, domingo,aconteceu a festa de confraterni-zação no salão social onde foirealizada a premiação dos cam-peões, cerca de 370 pessoas esti-veram presente e neste ano houveum diferencial e todos os partici-pantes concorreram a vários prê-mios gentilmente cedidos pelasempresas participantes. Estavamna festa várias lideranças sindi-cais e políticas da região como oDeputado Federal Vicentinho, overeador de Santo André,Cláudio Malatesta e o vereadorde Rio Grande da Serra,Claudinho da Geladeira entreoutros. Mauro Coelho diretorsocial do Construmob mencionouque ninguém deixou as depen-dências da festa aguardando ossorteios e que a diversão foigarantida com a boa música dabanda Magia do Som e lembran-do que a categoria é a maior ven-

cedora desse campeonato.As cestas arrecadadas durante

a inscrição de cada equipe, já

foram encaminhadas as famíliascarentes de Ribeirão Pires e RioGrande da Serra.

Equipe da Bartira sagrou-secampeã dos XI Jogos Solidários 2011Objetivo dos jogos é arrecadar cestas básicas, para famílias carentes da região de Rio Grande e Ribeirão que precisam de ajuda

Fotos:Divulgação

Equipe Os Molekes Zica da Bartira conquistaram o título 2011 Galaticos da Delta Móveis ficaram com o troféu de vice

Page 16: Negra reduzirlentidãonoABC - folharibeiraopires.com.br · trânsito nas principais avenidas irá contribuir, mas em curtíssimo prazo, pois com a melhoria na fluidez, aquele cidadão

Quarta-feira, 23 de novembro de 2011Últimas NotíciasFolha16

Jovens de RP receberãoorientação profissionalAulas têm como objetivo ajudar na escolha de qual carreira profissional

A Prefeitura de Ribeirão Piresprorroga até esta sexta-feira, 25, asinscrições para a 2ª edição da ofi-cina de orientação gratuita sobreescolha da carreira profissional aosjovens moradores da cidade. Os

interessados em participar, comidade entre 16 e 20 anos, poderãose inscrever das 9h às 16h, atéamanhã, e das 9h às 12h do dia 25,no Posto de Atendimento aoTrabalhador da cidade ou no

Telecentro Comunitário.O curso que estava previsto

para ser realizado no dia 17, foiprorrogado para o próprio dia 25,das 13h às 17h, no TelecentroComunitário. Atividades comoaplicação de teste vocacional edinâmica em grupo estão na pro-gramação da oficina, que atenderá30 jovens. Os participantes recebe-rão certificado.

Informações sobre cursos,vagas de emprego, entre outrosserviços da secretaria, podem serobtidas pelo telefone 4828-9154ou no sitehttp://www.ribeiraopires.sp.gov.br/emprego

ServiçoPosto de Atendimento ao

Trabalhador: O PAT de RibeirãoPires está localizado à Rua FelipeSabbag, 200, 4º andar – ShoppingGarden – Centro.

Telecentro Comunitário: CentroEducacional Ibrahim Alves deLima – Avenida Humberto deCampos, 70 – Centro Alto.

Atividades como teste vocacional e dinâmica estão na programação

Ilustração

Este espaço é para quem gosta de clicar momentos inusi-tados na região. Envie sua foto com seu nome e legendapara [email protected] e assim poderá vê-la aqui.

Após entrada da lei Cidade Limpa os comerciantesestão se adequando às novas normas e dando um novovisual a seus estabelecimentos, vejam no exemplo dafoto acima: construção arrojada, design moderno,vitrais translúcidos e acabamento em estilo europeu.