ncpc e processo trabalho

Upload: marcia-aurea-dewes

Post on 06-Jul-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/16/2019 Ncpc e Processo Trabalho

    1/7

     

    Relatório do 2º Fórum de Direito Material e Processual do Trabalho –  TRT/RJ Página 1 de 7  

    Relatório final – Enunciados aprovados

    1 -  Enunciados de Compatibilização do Novo CPC com a CLT

    FDMPT 001 É admissível a intervenção de terceiros, no processo do trabalho, naqualidade de amicus curiae em primeira instância na forma do art. 138 do CPCcombinado com o art. 769 da CLT.

    FDMPT 002  Admite-se a intervenção do amicus curiae nas causas trabalhistas, na

    forma do art. 138, sempre que o Juiz ou Relator vislumbrar a relevância da matéria, aespecificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão geral da controvérsia, a fimde obter uma decisão respaldada na pluralidade do debate e, portanto, maisdemocrática.

    FDMPT 003 Inaplicável a regra inserida no art. 219 do CPC em razão da CLT serexpressa na forma da contagem de prazo previsto no art. 775 da CLT.

    FDMPT 004  Aplica-se o art. 373, §§1º e 2º, ao processo do trabalho, autorizando adistribuição dinâmica do ônus da prova diante de peculiaridades da causa relacionadas à

    impossibilidade ou à excessiva dificuldade da parte de cumprir o seu encargo probatório,ou, ainda, à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário. O Juiz poderá,assim, atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que de forma fundamentada,preferencialmente antes da instrução e necessariamente antes da sentença, permitindo àparte se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído.

    FDMPT 005 É aplicável ao processo do trabalho o Incidente de Resolução deDemandas Repetitivas conforme preconiza o art. 976 do CPC.

    FDMPT 006 Cabe reclamação, na Justiça do Trabalho, da parte interessada ou doMinistério Público, nas hipóteses previstas no art. 988, visando a preservar a competênciado tribunal e garantir a autoridade das suas decisões e do precedente firmado emjulgamento de casos repetitivos.

    FDMPT 007  Autonomia do processo do trabalho frente ao direito processual comum.Incompatibilidade com o processo do trabalho do art. 190 do novo CPC. No processodo trabalho o disposto nos arts. 765 e 852-d ambos da CLT confirmam o caráterpreponderantemente inquisitivo do direito processual do trabalho ao atribuíremexclusivamente ao Juiz poderes para indeferir qualquer diligência que possa prejudicar arápida solução do litígio, o que contraria frontalmente a possibilidade de as partes

    ajustarem procedimento sem a concordância do magistrado.

  • 8/16/2019 Ncpc e Processo Trabalho

    2/7

     

    Relatório do 2º Fórum de Direito Material e Processual do Trabalho –  TRT/RJ Página 2 de 7  

    FDMPT 008  A interpretação conjunta dos arts. 840, §1º, e 852-A da CLT; do art. 2º

    da Lei nº 5584/70; e dos arts. 15 e 292 do CPC exige que o valor da causa fixado nainicial seja compatível com o proveito econômico dos pedidos formulados pela parteautora. Em caso de incompatibilidade, por ser matéria de ordem pública, compete aomagistrado trabalhista, ainda que de ofício, alterar o valor fixado à causa na inicial, naforma do §3º do art. 292 do CPC, como forma inclusive de coibir lides temerárias.

    FDMPT 009  Aplica-se o art. 218, §4º, ao processo do trabalho, não se considerandoextemporâneo ou intempestivo o ato realizado antes do termo inicial do prazo.

    FDMPT 010  Ampliação dos poderes do Tribunal no julgamento dos recursos de

    natureza ordinária. Compatibilidade do art. 1.013, § 3º, do novo CPC com os princípiosque regem o processo do trabalho. Obrigatoriedade de o Tribunal prosseguir nojulgamento, independentemente de envolver matéria de fato, desde que o processo estejapronto para julgamento. Ampliação da teoria da causa madura. Saneamento peloTribunal da sentença ainda que ela não esteja fundamentada adequadamente.

    FDMPT 011 No processo do trabalho, constatada a ocorrência de vício sanável,inclusive aquele que possa ser conhecido de ofício pelo órgão jurisdicional, o Relatordeterminará a realização ou a renovação do ato processual, no próprio Tribunal ou emPrimeiro Grau, intimadas as partes; cumprida a diligência, sempre que possível,

    prosseguirá no julgamento do recurso (art. 938, CPC).

    FDMPT 012 Juízo de admissibilidade. Desnecessidade de exigência de juízo deadmissibilidade pelo órgão de Primeiro Grau.

    FDMPT 013 Na Justiça do Trabalho, o Juiz pode deferir a aquisição parcelada do bempenhorado em sede de execução, na forma do art. 895 e seus parágrafos.

    FDMPT 014 Gratuidade de justiça. Necessidade de procuração com poderesespecíficos. Artigo 105 CPC.

    FDMPT 015  Aplica-se a regra do art. 517 do CPC no processo do trabalho.

    FDMPT 016 Na execução trabalhista deve ser preservada a quota parte de bemindivisível do coproprietário ou do cônjuge alheio à execução, sendo-lhe assegurado odireito de preferência na arrematação do bem em igualdade de condições. Artigo 843CPC.

    FDMPT 017  A penhora de dinheiro em depósito ou em aplicação financeira naexecução trabalhista pode ser requerida pelo executado nos moldes do art. 854 do CPC.

  • 8/16/2019 Ncpc e Processo Trabalho

    3/7

     

    Relatório do 2º Fórum de Direito Material e Processual do Trabalho –  TRT/RJ Página 3 de 7  

    2 - 

    Enunciados de Direito Material e Processual do Trabalho

    FDMPT 018 Substituição da testemunha suspeita ou impedida. Não será adiada aaudiência para substituição de testemunha suspeita ou impedida.

    FDMPT 019 Testemunha. Ação em face do mesmo empregador. Suspeição nãoconfigurada, ainda que pleiteie indenização por danos morais. Na forma da súmula 357do TST, não torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de terlitigado contra o mesmo empregador. De outra parte, a circunstância de a testemunhaem tal ação pleitear indenização por danos morais, por si só, não tem o condão deatestar sua ausência de isenção de ânimo para depor. Para que a testemunha sejaconsiderada suspeita, faz-se necessária a ocorrência de quaisquer das hipóteses previstasno art. 405, §3º do CPC.

    FDMPT 020 Suspeição testemunha –  existência de ação com pedido de indenizaçãopor danos morais. A mera existência de reclamação trabalhista de testemunha compedido de indenização por danos morais não induz à presunção de suspeição, podendoser compromissada e ouvida como testemunha.

    FDMPT 021 Confissão. Ausência do reclamante. Mudança de domicílio para outroestado. Representação legal. Motivo ponderoso. A confissão de que trata o § 2º do art.343 do CPC (art. 385 § 1º do NCPC) é inaplicável ao reclamante que, emborarepresentado por empregado da mesma profissão ou por seu sindicato, deixa decomparecer por residir em outro estado da federação, já que se trata de motivoponderoso. Nesta hipótese a parte poderá ser ouvida por carta precatória.

    FDMPT 022 Processo judicial eletrônico. Ausência da ré. Contestação anexada aosautos. Exclusão. Inexistência de cerceamento de defesa. Não constitui cerceamento de

    defesa a exclusão da contestação e documentos anexados aos autos, em caso deausência da ré, pois caracterizada a revelia.

    FDMPT 023 Testemunhas impedidas ou suspeitas. Oitiva como informantes. Faculdadedo julgador. Inexistência de cerceamento de defesa. Inexiste cerceamento de defesa,quando o Juiz, deparando-se com casos de suspeição e impedimento de testemunhas,recusa-se a ouvi-las, ainda que na condição de informantes.

    FDMPT 024 PJe-JT. Sigilo de Peças. Artigo 29 da Resolução136/2014. Nãoconhecimento de recurso. Exclusão da peça. I - A permissão de uso da opção do sigilo éapenas no que se refere à contestação e documentos que a acompanham, eis que essa

  • 8/16/2019 Ncpc e Processo Trabalho

    4/7

     

    Relatório do 2º Fórum de Direito Material e Processual do Trabalho –  TRT/RJ Página 4 de 7  

    providência concilia o uso do sistema eletrônico e a norma processual trabalhista; II -

    Não se justifica a utilização da opção de sigilo para remessa de petição incidental,ficando autorizada sua exclusão, a critério do Magistrado; III - Utilizada a opção sigilo emrecurso, é hipótese de não conhecimento eis que não estava disponível para vista dentrodo prazo para oposição/interposição.

    FDMPT 025  Artigo 253, II, do CPC. Atuação de ofício do Juiz. O art. 253, II do CPC(286 II do NCPC) trata de competência funcional e, portanto, absoluta e improrrogável,eis que visa tutelar à proteção do princípio constitucional do Juiz natural. I –  mesmoencerrada a instrução, deve o Juiz declinar da competência ao Juízo competente paraprolação de sentença, sob pena de nulidade, aproveitando-se, a critério do Juiz, atos já

    praticados. II - qualquer que seja a causa da extinção prematura do processo, areiteração do pedido ensejará a distribuição por dependência, ainda que tenha havidoalteração parcial subjetiva (modificação, supressão ou aditamento) em um ou ambos ospolos da relação processual.

    FDMPT 026  Adiamento de audiência por ausência de testemunha. I – não há cerceiode defesa no indeferimento de adiamento de audiência quando a parte comprometeu-seem audiência a trazer testemunhas independentemente de intimação, inclusive seresidentes fora da Comarca (art. 412, §1º do CPC). II –  deferido prazo para

    apresentação de rol de testemunhas, a parte que não o fez assume o compromisso detrazer suas testemunhas independentemente de intimação, inclusive se residentes fora daComarca (art. 412, §1º do CPC).

    FDMPT 027 Suspeição testemunha –  existência de ação com pedido de indenizaçãopor danos morais. A mera existência de reclamação trabalhista de testemunha compedido de indenização por danos morais não induz à presunção de suspeição, podendoser compromissada e ouvida como testemunha.

    FDMPT 028 Inversão do ônus probatório - distribuição dinâmica do ônus da prova -

    honorários periciais – cabimento: prova pericial emprestada; indícios, no PPRA e PCMSO,de trabalho insalubre, perigoso ou que possa gerar danos ao trabalhador; ausência dePPRA e PCMSO e perícia do INSS atestando que a lesão apontada pelo empregadodecorre de doença ocupacional ou acidente de trabalho. Inteligência do art. 333, II, doCPC – correspondência com art. 373, II e art. 373, parágrafo 1º, do NCPC.

    FDMPT 029 Cabe à empregadora o ônus da prova de inexistência de nexo decausalidade entre a doença do empregado e a atividade laborativa, se existir o riscorelacionado à doença no PPRA ou laudo de medicina e segurança do trabalho.

  • 8/16/2019 Ncpc e Processo Trabalho

    5/7

     

    Relatório do 2º Fórum de Direito Material e Processual do Trabalho –  TRT/RJ Página 5 de 7  

    FDMPT 030 Revelia. Exclusão de defesa e documentos do sistema PJe-JT. Não viola o

    Princípio da Ampla Defesa a exclusão no sistema PJe-JT da defesa e documentos da Réque seja revel.

    FDMPT 031 Gratuidade de justiça. Concessão em virtude da real situação econômicado demandante. Necessidade de análise casuística pelo Juiz e comprovação da situaçãoeconômica do demandante. Nova redação da súmula 219 do C. TST.

    FDMPT 032 O atraso de salário, de forma reiterada e habitual, configura dano moral(art. 5º, V e X, da CF/88). Não há necessidade de comprovação de prejuízo (dano in reipsa).

    FDMPT 033 Revista íntima. I - Revista de bolsas, mochilas, gavetas e armáriospessoais. Revista perante terceiro. A revista realizada em bolsas, mochilas, gavetas earmários pessoais do empregado é íntima eis que estes constituem prolongamento daintimidade da pessoa; II – A revista perante clientes ou terceiros enseja o pagamento deindenização por danos morais.

    FDMPT 034  Aviso prévio proporcional –  aplicação e contagem. I - O aviso prévioproporcional ao tempo de serviço é aplicável exclusivamente em benefício dotrabalhador. II – O aviso prévio proporcional ao tempo de serviço é de no mínimo 30

    dias, acrescentando-se 3 dias a cada ano de serviço completo, inclusive ao completar oprimeiro ano de trabalho, conforme tabela da Nota Técnica 184/12 do CGRT/SRT/MTE.

    FDMPT 035 Há prescrição da execução quando: (a) Exaurida a possibilidade de oJuízo encontrar o executado ou encontrar bens passíveis de penhora, intimado oexequente, ficar silente a partir daí por dois anos ou mais, desde que o exequente tenhasido intimado pessoalmente e o seu advogado; (b) Intimado o exequente para praticardiligência de competência exclusiva sua, não atender comando judicial, por dois anos oumais (desde que o exequente tenha sido intimado pessoalmente e o seu advogado); (c) O

    exequente retirar os autos do cartório e devolvê-los após o prazo de dois anos ou mais(desde que o exequente tenha sido intimado pessoalmente e o seu advogado paradevolução dos autos).

    FDMPT 036  A impenhorabilidade dos salários e demais verbas de que trata o art. 833,IV, do NCPC não é oponível no caso de execuções trabalhistas que tratam de verbasalimentares, nos exatos termos do parágrafo 2º do referido dispositivo legal, em face dainserção da nova expressão “independentemente de sua origem” ali constante.

    Resguarda-se apenas a metade desses salários para a subsistência do próprio devedor deverba alimentar trabalhista, a teor do parágrafo 3º do art. 529 do NCPC. Superação daOJ 153 da SDI-II/TST e da Súmula 3/TRT 1ª Região, pela inovação legislativa que passa

  • 8/16/2019 Ncpc e Processo Trabalho

    6/7

     

    Relatório do 2º Fórum de Direito Material e Processual do Trabalho –  TRT/RJ Página 6 de 7  

    a tratar do gênero “verbas alimentares”, independentemente de sua origem, e não mais

    da espécie “prestação alimentícia” de origem cível. O percentual de penhora deve seranalisado casuisticamente, observando-se o limite legal acima descrito (§3º do art. 529do NCPC).

    FDMPT 037 Devedor derivado. Integração à lide. Necessidade de citação.Possibilidade de atos constritivos em caráter cautelar. Não há nulidade processual naprática de ato de constrição de bens do devedor derivado, após deferida sua integraçãoà lide, desde que realizada cautelarmente, mesmo antes da citação.

    FDMPT 038 Liquidação de Ações Coletivas. Competência. Interpretação sistemática do

    art. 475-P do CPC (art. 516 do NCPC); art. 90, 98, § 2º, e 101, inciso I do CDC; e art.21 da lei de Ação Civil Pública. Precedente Normativo 32 deste Órgão Especial. Acompetência para liquidação de ações coletivas deve ser fixada pela interpretaçãosistemática do art. 475-P, II, paragrafo único do CPC; art. 90, 98, § 2º, 101, inciso I, doCDC; e art. 21 da lei de Ação Civil Pública e, alternativamente, a critério do credor  serácompetente: (a) o foro no qual tramitou a ação de conhecimento, sem prevenção do juízoque julgou a demanda coletiva; (b) o juízo do foro do domicílio do exequente (indivíduolesado); (c) o juízo do foro do atual domicílio do executado; e (d) o juízo do foro no qualo executado possui bens sujeitos a expropriação.

    FDMPT 039 Para configuração de bem de família voluntário, é essencial que o registrodo imóvel, perante o Registro Geral de Imóveis competente, contenha expressamente talcondição, na forma do que prevê o art. 1.714 do Código Civil.

    FDMPT 040 Impenhorabilidade de único imóvel. Natureza alimentar dos créditostrabalhistas. Ponderação de princípios constitucionais. A impenhorabilidade de únicoimóvel do devedor não pode ser absoluta, quando arguida em execução de créditostrabalhistas, cuja natureza é alimentar.

    FDMPT 041 Citação dos sócios para execução por via postal. Aplicação do art. 8º, I,da Lei nº 6.830/80. Economia dos atos processuais e efetividade do direito. A citaçãodos sócios para execução por via postal, prevista no art. 8º, I, da Lei nº 6.830/80 écompatível com a natureza da execução trabalhista, que depende da celeridade dosprocedimentos e economia de atos processuais, para alcançar a efetividade do direito.

    FDMPT 042 É ineficaz para a execução a cessão de crédito firmada por devedortrabalhista no curso do contrato de trabalho ou da ação judicial que a originou se nãohouver outros bens para a satisfação do crédito trabalhista.

    FDMPT 043  Após a verificação de inexistência de valores do executado principal viaBacenjud, para direcionamento da execução contra o devedor subsidiário é

  • 8/16/2019 Ncpc e Processo Trabalho

    7/7

     

    Relatório do 2º Fórum de Direito Material e Processual do Trabalho –  TRT/RJ Página 7  de 7  

    desnecessária a utilização de todos os instrumentos eletrônicos de busca de bens em face

    do executado principal.FDMPT 044 Rodoviário. Guias ministeriais. Eficácia probatória. As Guias ministeriaisdiárias não constituem meio de prova apto a demonstrar a frequência e o  horário doempregado, salvo se não impugnadAs.

    FDMPT 045  Acúmulo de funções. Funções de motorista e cobrador são inteiramentedistintas. Incompatibilidade. Violação ao princípio da comutatividade. O trabalhadorcontratado como motorista, ao ter que exercer tarefa também de cobrador, ainda quedentro da mesma jornada, tem seu contrato de trabalho alterado de forma lesiva, em

    violação ao previsto no art. 468 da CLT e deve ser remunerado pelo acúmulo de tarefas.

    FDMPT 046  Artigo 74, § 2º DA CLT. ÔNUS DA PROVA. Cabe ao empregador o ônusde comprovar a contratação de até 10 empregados, para fins de isenção dos registros dehorário.