navio de energia turco atraca no porto de nacala - portos do … · 2016-04-13 · demos deixar de...

7
PORTOS DO NORTE S.A. 1ª EDIÇÃO 2016 I JANEIRO-MARÇO NAVIO DE ENERGIA TURCO ATRACA NO PORTO DE NACALA

Upload: duongnhu

Post on 31-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Navio de eNergia turco atraca No Porto de Nacala - Portos do … · 2016-04-13 · demos deixar de destacar à realização de impor-tantes objectivos, ... em Março de 2013 transitou

PORTOS DO NORTE S.A.

1ª EDIÇÃO 2016 I JANEIRO-MARÇO

Navio de eNergia turco atraca No Porto de Nacala

Page 2: Navio de eNergia turco atraca No Porto de Nacala - Portos do … · 2016-04-13 · demos deixar de destacar à realização de impor-tantes objectivos, ... em Março de 2013 transitou

3

PORTOS DO NORTE S.A.

radar

2

PORTOS DO NORTE S.A.

editorial

Quais são as actividades principais do departa-mento?

O departamento de Segurança Portuária tem como principal foco de actividade a elaboração do Plano de Segurança, garantir o cumprimento das normas de segurança constantes no plano e a realização de auditorias de segurança  nas instalações portuárias. As nossas actividades diárias passam por garantir a segurança dos bens portuários e dos trabalhadores do porto e coordenar as actividades de segurança com os membros do comité de segurança.

Quais são os desafios que o departamento tem enfrentado para melhorar a segurança no trabalho?

Os desafios que enfrentamos no momento serão sempre os desafios de um departamento como o nosso, que tem de estar sempre um passo à frente na avaliação de potenciais riscos, vulnerabilida-des e ameaças. Até ao momento, o  controlo da inviolabilidade dos bens dos clientes no porto e

a garantia da segurança do património sobre pos-síveis ameaças tem sido o nosso maior desafio e onde concentramos o nosso esforço.

Quais são as questões de segurança mais co-muns que afectam os trabalhadores/ utilizado-res do porto?

Com a montagem do sistema de vigilância elec-trónica, as situações que anteriormente nos preo-cupavam melhoraram bastante. Se antes existiam casos de violação e roubo de contentores, hoje, esta situação pertence ao passado, pelo que não tem havido reclamações deste género por parte dos nossos clientes.

O Porto de Nacala tem o certificado ISPS (Inter-national Ship and Port Facility Security)? Qual é a importância deste certificado para o Porto?

O porto tem o certificado ISPS. O objectivo é ga-rantir que o porto opera em conformidade com as normas internacionais de segurança marítima e de

Presidente da comissão executiva dr. Fernando couto

dentro do porto; e a implementação de um novo sistema de vigilância electrónica que permite o monitoramento de todo o perímetro portuário.

2015 foi também o ano em que o Eng. Agostinho Langa, nosso Director de Operações e Director do Porto de Nacala durante longos anos, embarcou numa nova jornada, respondendo a um convite dos CFM. Aproveito para reiterar que o Engº Langa será sempre uma parte importante da história do Porto de Nacala e desejamos-lhe muitos sucessos.

Aproveito o momento para congratular a Sra. Loni Shott que foi nomeada Directora do Porto de Na-cala sucedendo o Eng.º Langa. A Loni Shott tam-bém já faz parte desta equipa desde 2013, tendo passado pela equipa da área ferroviária e poste-riormente portuária. Em nome de toda a equipa desejo-lhe os maiores sucessos.

2016 será também um ano de grandes desafios e realizações, um ano difícil, que estou certo que com o empenho e colaboração de todos iremos ultrapassar e vingar, continuando com o excelen-te desempenho de todos a transformar o Porto de Nacala num porto de referência.

O meu muito obrigado a toda a equipa Portos do Norte.

Em nome dos membros do Conselho de Adminis-tração, gostaria de desejar a todos um feliz ano novo e desejar as boas vindas à nossa primeira edição da newsletter de 2016.Este ano celebra-mos o nosso terceiro ano como operadores do Porto de Nacala.

2015 foi um ano de muitos desafios e realizações, foi um ano marcado pelas chuvas intensas que fustigaram o norte de Moçambique durante o pri-meiro trimestre e que afectaram significativamen-te as nossos operações e, bem assim, o volume de cargas manuseadas devido não só à queda de produção, mas também ao encerramento da linha férrea durante um longo período.

Não obstante estes constrangimentos, não po-demos deixar de destacar à realização de impor-tantes objectivos, tais como a inauguração da primeira fase das obras de reabilitação do porto fi-nanciada pela JICA, que marcou o primeiro grande passo das três fases previstas e que dotou o Porto de uma capacidade de armazenagem acrescida e, bem assim, de novos equipamentos portuários.

São, ainda, de destacar o aumento da produtivida-de na terminal de contentores, estando actualmen-te o porto a manusear 11 TEUS/hora, a diminuição do tempo médio de permanência de contentores

entrevista

gabriel antóniodirector adjunto de Segurança Portuária

Cont.

Page 3: Navio de eNergia turco atraca No Porto de Nacala - Portos do … · 2016-04-13 · demos deixar de destacar à realização de impor-tantes objectivos, ... em Março de 2013 transitou

54

PORTOS DO NORTE S.A. PORTOS DO NORTE S.A.

radarradar

instalações  portuárias. Se o porto não tivesse o cer-tificado, os navios que estão cobertos por esta nor-ma não poderiam aferir ao porto. O cumprimento das normas do ISPS garante que o porto mantém boas práticas de segurança. O porto possui um pla-no de segurança próprio que foi aprovado pelo Ins-tituto Nacional da Marinha (INAMAR), garantindo ao porto uma Declaração de segurança.

Quais são os procedimentos em vigor que ga-rantem a máxima segurança dentro do porto?

Controlo de acesso de pessoas e mercadorias; controlo de circulação de pessoas e viaturas no re-cinto portuário;  rondas de segurança 24h; equipe de intervenção armada  24h; vigilância electrónica 24h dia; interacção com a PTC (policia de transpor-tes e comunicações); comunicações constantes 24h entre os diversos agentes da segurança.

Por fim, que áreas serão focadas em 2016 para garantir uma maior eficiência do departamen-to?

A Formação ocupa grande parte do nosso inves-timento ao longo deste ano. Diversas acções de formação estão planeadas: Formação em técnicas de segurança empresarial; no sistema de controlo de mercadorias de exportação e importação; exer-cícios de treino dedicados à equipa de combate a incêndios.

Iremos também implementar o sistema de controlo electrónico de acesso a pessoas e via-turas de apoio às operações de entrada e de saída de mercadoria, assim como no controlo dos tempos de permanência dos camiões de carga e descarga no terminal de contentores e nas RTGs.

Festa de despedida do engº agostinho langa Júnior Escolhemos o Clube Ferroviário de Nacala, para homenagear e despedirmo-nos do nosso colega Agostinho Langa Júnior, Director do Porto de Na-cala durante os últimos 21 anos, sendo os últimos 3 com a Portos do Norte SA.

A sua despedida foi no dia 06 de Fevereiro e contou com a presença de todos os colaboradores do Por-to. Foi um almoço cheio de alegria e boa disposi-ção, lembranças destes oito anos de muitas alegrias e desafios, e não faltou música e muita dança.

O Engº Langa trabalhou para os Caminhos de Fer-ro de Moçambique entre 1991-1995 como Engº Electrotécnico “A” e desempenhou a função de Di-rector do Porto, pela mesma empresa entre 1995 a 2005.

Entre 2005 e 2013, o Engº Agostinho Langa diri-giu as operações do Porto de Nacala pela empresa Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), e em Março de 2013 transitou da empresa Corredor de Desenvolvimento do Norte para  a Portos do

Norte S.A., onde veio a ser nomeado Director das Operações Portuárias e membro da Comissão Exe-cutiva.

Parte da mensagem do Secretariado do Comité Sindical da Portos do Norte: “A figura do Engº Agos-tinho Langa no porto não foi para nós um simples chefe, mas sim um bom líder que sabia escutar e tomar decisões à altura das situações em tempo útil, um dirigente que criou o poder de decisão nos colegas”.

Desejamos ao Engº Agostinho Langa Júnior todo o sucesso na nova posição que ocupa no CFM e gostaríamos de dizer que estará sempre no cora-ção do Porto de Nacala.

Cont. (ENTREVISTA)

Oração da abertura

Eng. Langa com o Prémio de Excelência

PCA, Dr. Fernando Couto a entregar o presente

Eng. Langa dança com as “mama’s” da PN

Colegas a socializar no evento

Page 4: Navio de eNergia turco atraca No Porto de Nacala - Portos do … · 2016-04-13 · demos deixar de destacar à realização de impor-tantes objectivos, ... em Março de 2013 transitou

7

PORTOS DO NORTE S.A.

eventos

6

PORTOS DO NORTE S.A.

in loco

Navio iKaN SalMoN atraca o porto de Nacala

O navio pertencente à empresa de energia turca Karadeniz, atracou no porto de Nacala no dia 18 de Fevereiro, já abastece de energia assim permi-tindo o abastecimento a Zâmbia através de Caho-ra Bassa. Com uma capacidade instalada de 110 MW, o navio permanecerá ancorado em Nacala durante os próximos dois anos.

O navio foi contratado pela empresa EDM e irá gerar energia para a zona norte do

Navio de energia turco atraca no Porto de Nacala

Os Presidentes da República de Moçambique e da Zâmbia, Eng. Filipe Nyusi e Dr. Edgar Lungu res-pectivamente, estiverem em Nacala Porto nos dias 18 e 19 de Março de 2016. Passaram pelo Porto de Nacala no dia 19 para inaugurar a Central Termoe-

Presidentes de Moçambique e Zâmbia em Nacala Porto

léctrica Flutuante, um empreendimento instalado na cidade portuária de Nacala no âmbito de uma iniciativa dos dois países visando suprir o défice deste recurso energético. É interessante notar que esta é a primeira experiência do género em África. Segundo o Presidente Nyusi, a entrada em funcionamento desta central termoeléctrica é um exemplo de cooperação energética em benefício dos cidadãos e das economias de Moçambique e da Zâmbia.

Depois da visita houve um almoço oficial onde o Presidente Edgar Lungu da Zâmbia mencionou a importância do Corredor de Nacala para a Zâmbia e aproveitou para pedir ao Presidente de Moçam-bique um espaço para uma doca seca para cargas da Zâmbia.

Ministérios dos transportes do Quénia e uganda visitam o Porto de Nacala No dia 12 de Fevereiro, o Porto de Nacala recebeu a visita, patrocinada pela JICA, de alguns elemen-tos dos Ministérios dos Transportes do Quénia e do Uganda. Os doze visitantes, acompanhados pela directora do porto, vieram com o objectivo de obter uma informação mais detalhada sobre o Corredor de Desenvolvimento do Norte e as liga-ções com os países vizinhos do hinterland.

Antes de visitar o Porto de Nacala, esta delegação esteve reunida no dia 10 de Fevereiro de 2016 com o PCE da PN, Dr. Fernando Couto, no escritório da Portos do Norte em Maputo, com o objectivo de partilhar experiências a nível dos Corredores Lo-gísticos de Moçambique, Quénia e Uganda.

O interesse dos participantes nesta reunião era ou-vir o PCE falar sobre as várias vertentes da gestão do porto, como por exemplo, as medidas imple-

mentadas até ao momento que levaram ao suces-so do porto, existência ou não de uma Autoridade de Coordenação, relacionamento com o Governo, questões de segurança, tecnologia e sistemas de controlo implementados, gestão da falta de espa-ço no porto, resolução de problemas associados à baldeação, entre outros tópicos.

pais, bem como fortalecer a rede eléctrica na região Norte de Moçambique através do fornecimento de energia eléctrica, particu-larmente para as cidades de Nacala e Nam-pula.

A permanência do navio visa garantir o abasteci-mento regular de energia à região Norte de Mo-çambique.

O navio IKAN SALMON, agenciado pela LBH, atra-cou no Porto de Nacala no dia 9 de Fevereiro de 2016,descarregando 15.000 tons de gesso pro-veniente de Salalah, a segunda  maior cidade de Omã, com destino às fábricas de cimento de Na-cala, nomeadamente a CIMPOR (Cimentos de Mo-çambique) e a CINAC (Cimentos de Nacisla).

Desde 2013, ano em que a Portos do Norte tomou posse da gestão do Porto de Nacala, até Fevereiro de 2016 foram manuseados 40.100 tons de ges-so em 3 navios escalados, nomeadamente Draco Ocean, Sapphire Seas e Ikan Salmon.

Page 5: Navio de eNergia turco atraca No Porto de Nacala - Portos do … · 2016-04-13 · demos deixar de destacar à realização de impor-tantes objectivos, ... em Março de 2013 transitou

9

PORTOS DO NORTE S.A.

gente

8

PORTOS DO NORTE S.A.

Saúde, Segurança e ambiente

O Departamento Jurídico da Portos do Norte tem como função garantir o cumprimento da legalida-de em todas as áreas de actividade da  empresa, assessorando no cumprimento das normas vigen-tes na República de Moçambique, bem como pre-venir a empresa contra os riscos de índole ilegal.

Este departamento engloba quatro trabalhado-res, nomeadamente Dra. Fátima Chale (gestora do departamento) e três técnicos, Dr. Ussene Ro-que, Dr. Renato Pedro e o recém-admitido jurista, Dr. Estevão Buque. O departamento tem também como função a organização e actualização de toda

departamento Jurídico Principais tipos de equipamento de Protecção individual

riscos Protecção ePi observações � Queda de objectos � Pancadas violentas � Projecção de partículas

Cabeça

Capa

cete Existem em liga de alumínio, plástico

termoendurecível ou termoplástico. O tipo de actividade e condições de trabalho determinam a solução.

� Projecção de poeiras e partículas

� Luz visível, invisível ou raio laser

� Acção química � Acção térmica

Olhos e rosto

Ócu

los

e vi

seira

s Os vidros filtram as radiações prejudiciais e, consoante a aplicação, devem resistir ao choque, corrosão e/ou radiações. Os óculos não devem limitar o campo de visão mais que 20%.

� Inalação de � Substâncias perigosas

Vias respiratórias

Más

cara

s fil

tran

te Máscaras filtrantes, filtros de gases e vapores, filtros físicos e filtros mistos. Aparelhos isolantes autónomos ou não. Seleccionam-se de acordo com o tipo de substância a evitar.

� Ruído Aparelho auditivo

Aba

fado

res

Tam

pões Quanto ao modo de funcionamento, classificam-

se em aparelhos activos, passivos, não lineares, e de comunicação. Devem usar-se sempre que a exposição pessoal diária possa exceder 85 dB(A).

� Altas temperaturas � Fluidos corrosivos � Radiações

Tronco

Vest

uário O agente agressor determina o tipo de tecido

ou material em que o vestuário deve ser confeccionado.

� Mecânicos � Altas temperaturas � Químicos

Pés e membros inferiores

Sapa

tos

Bota

s Calçado com biqueira de aço contra queda de objectos, palmilha de aço se há risco de perfuração, botins de borracha para meios húmidos, com reflector aluminizado para resistir ao calor, joelheiras, etc.

Mãos e membros superiores

Luva

s, m

anga

s Consoante o tipo de risco a prevenir, usam-se luvas,mangas ou braçadeiras de couro, tecido, borracha, plástico ou malha metálica.

� Quedas em altura Pessoa

Cint

o A

rnês Sempre que exista o risco de queda livre deve usar-

se cinto de segurança, ou arnês, ligado a um ponto resistente.

a documentação legal da empresa, a elaboração e  renovação de contratos de fornecimento e presta-ção de serviços, arrendamentos, memorandos de entendimento e outros do interesse da empresa.

Outras funções incluem a gestão de seguros (con-tratação, participação de sinistros e indemniza-ção), representação legal da empresa, elaboração de pareceres jurídicos e contrapropostas relativas a contratos de variada natureza, elaboração de re-soluções, procurações, circulares e ordens de ser-viço, bem assim assessoria jurídica para as diferen-tes áreas sempre que solicitada.

dra. Fatima chaleGestora do Departamento Jurídico

Page 6: Navio de eNergia turco atraca No Porto de Nacala - Portos do … · 2016-04-13 · demos deixar de destacar à realização de impor-tantes objectivos, ... em Março de 2013 transitou

11

PORTOS DO NORTE S.A.

Foto & Síntese

10

PORTOS DO NORTE S.A.

Perfil do colaborador

Nome: Ruquia Manuel Graff

Natural de: Nampula

Posição: Técnica de Recursos humanos

Admitido: 01 de Março de 2010 

Descrição de Funções: Organizar, controlar e fa-zer a actualização dos dados  nos processos indivi-duais dos trabalhadores, fazer o controlo do  livro de ponto, preencher os formulários relacionados com pedidos de   licença disciplinar, guias para consulta médica, modelo 10, modelo 11, manter o registo de assistência médica, assistência fune-rária, prestar assistência aos trabalhadores, entre outras actividades do dia-a-dia.

Passatempos: Gosto de ler.

Como concebe o Porto de Nacala nos próximos 5 anos? O Porto de Nacala será um Porto muito mais desenvolvido com  infra-estruturas melhora-das e mais capacidade de importação e exporta-ção de mercadorias.  

Descreve a Portos do Norte em uma palavra: Desenvolvimento

Nome: Anatercia da Lídia Ali Trigo

Natural de:  Malema-Sede

Posição: Estafeta

Admitido: 16 de Novembro de 2006

Descrição de funções: Responsável pelo material de escritório, controlo de livro de ponto, atendi-mento na secretaria da DOP (Departamento de Operações Portuárias) e lançamentos de dados no sistema Phaeros.

Passatempos:  Ler o Jornal

Como concebe o Porto de Nacala nos próximos 5 anos?  Mais desenvolvido 

Descreve a Portos do Norte em uma palavra:   Crescimento

Fotografia do terminal de carvão Nacala Velha tirada pelo Paulo Alexandre.

Page 7: Navio de eNergia turco atraca No Porto de Nacala - Portos do … · 2016-04-13 · demos deixar de destacar à realização de impor-tantes objectivos, ... em Março de 2013 transitou

Sede

Zona Portuaria, Caixa Postal No. 39, Nacala

Tel: (+258) 26 526 279/81 | Fax: (+258) 26 526 390

Maputo

Bairro da Sommerschield - Maputo, Moçambique

Tel.: ( +258 (21) 498 477 | Fax: (+258 (21) 498 482

Nampula

Rua dos Combatentes, No.162, R/C,

Bairro do Museu | Tel: (+258) 26 214314

Fax: (+258) 26 214315

www.portosdonorte.co.mz