nas figuras, os números mostram a movimentação lista ... filelista – música no vestibular...

22
Lista Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati Deixe o rio desaguar doutor Pra acabar Com o sofrimento daqui O São Francisco Com sua transposição No meu Nordeste O progresso vai chegar [...] Na contramão O meu sertão não vai ficar (Aracílio Araújo. “Deixe o rio desaguar”. www.letras.mus.br.) Texto 2 Os vazanteiros, que fazem horticultura no leito dos rios que perdem fluxo durante o ano, serão os primeiros a serem totalmente prejudicados. Mas os técnicos insensíveis dirão com enfado: “a cultura de vazante já era”, postergando a realocação dos heróis que abastecem as feiras dos sertões. A eles se deve conceder a prioridade em relação aos espaços irrigáveis a serem implantados com a transposição. De imediato, porém, serão os proprietários 1 absenteístas da beira alta e colinas sertanejas que terão água disponível para o gado, o que agregará ainda mais valor às suas terras. (Aziz N. Ab’Sáber. “A quem serve a transposição das águas do São Francisco?”. CartaCapital, 22.03.2011. Adaptado.) 1 absenteísmo: sistema de exploração da terra em que o proprietário confia sua administração a intermediários, empreiteiros, rendeiros ou feitores. As perspectivas expressas nos textos 1 e 2 podem ser associadas, respectivamente, aos seguintes impactos ambientais provenientes da transposição das águas do Rio São Francisco: a) dinamização da economia regional e especulação imobiliária em áreas agricultáveis. b) aumento da demanda por serviços de saúde e valorização de sítios arqueológicos. c) diminuição da recarga dos aquíferos e decréscimo da emigração da região. d) desmobilização da mão de obra e degradação de terras potencialmente férteis. e) redução da oferta hídrica e aumento do potencial energético na hidrelétrica de Xingó. 2. (Fuvest 2018) No mundo virtual, milhões de pessoas falam, compram, compartilham dados e se reúnem para tratar dos mais variados assuntos. Nas figuras, os números mostram a movimentação média, em 1 minuto, de algumas das principais empresas e ferramentas de internet nos anos de 2015 e 2017. Sobre a internet e os números mostrados nas figuras, é correto afirmar: a) Após um crescimento até a primeira década do século XXI, as ferramentas na internet apresentaram estagnação de utilização nos últimos anos. b) Para todos os governos do mundo, independentemente do regime, a democratização da internet é uma ação estratégica. c) O controle de dados e informações é descentralizado, o que confere equanimidade aos países membros da ONU. d) A internet está em constante e rápida mudança, com novas ferramentas aparecendo com contribuições relevantes, enquanto outras vão perdendo espaço. e) Empresas do ramo de serviços têm apresentado crescimento acentuado, o que não é observado em relação a empresas do ramo de entretenimento.

Upload: duongminh

Post on 14-Dec-2018

271 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

Lista – Música no Vestibular

Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati Deixe o rio desaguar doutor Pra acabar Com o sofrimento daqui O São Francisco Com sua transposição No meu Nordeste O progresso vai chegar [...] Na contramão O meu sertão não vai ficar (Aracílio Araújo. “Deixe o rio desaguar”. www.letras.mus.br.) Texto 2 Os vazanteiros, que fazem horticultura no leito dos rios que perdem fluxo durante o ano, serão os primeiros a serem totalmente prejudicados. Mas os técnicos insensíveis dirão com enfado: “a cultura de vazante já era”, postergando a realocação dos heróis que abastecem as feiras dos sertões. A eles se deve conceder a prioridade em relação aos espaços irrigáveis a serem implantados com a transposição. De imediato, porém, serão os proprietários

1absenteístas da beira alta

e colinas sertanejas que terão água disponível para o gado, o que agregará ainda mais valor às suas terras. (Aziz N. Ab’Sáber. “A quem serve a transposição das águas do São Francisco?”. CartaCapital, 22.03.2011. Adaptado.)

1 absenteísmo: sistema de exploração da terra em que o

proprietário confia sua administração a intermediários, empreiteiros, rendeiros ou feitores. As perspectivas expressas nos textos 1 e 2 podem ser associadas, respectivamente, aos seguintes impactos ambientais provenientes da transposição das águas do Rio São Francisco: a) dinamização da economia regional e especulação imobiliária em áreas agricultáveis. b) aumento da demanda por serviços de saúde e valorização de sítios arqueológicos. c) diminuição da recarga dos aquíferos e decréscimo da emigração da região. d) desmobilização da mão de obra e degradação de terras potencialmente férteis. e) redução da oferta hídrica e aumento do potencial energético na hidrelétrica de Xingó.

2. (Fuvest 2018) No mundo virtual, milhões de pessoas falam, compram, compartilham dados e se reúnem para tratar dos mais variados assuntos. Nas figuras, os números mostram a movimentação média, em 1 minuto, de algumas das principais empresas e ferramentas de internet nos anos de 2015 e 2017.

Sobre a internet e os números mostrados nas figuras, é correto afirmar: a) Após um crescimento até a primeira década do século XXI, as ferramentas na internet apresentaram estagnação de utilização nos últimos anos. b) Para todos os governos do mundo, independentemente do regime, a democratização da internet é uma ação estratégica. c) O controle de dados e informações é descentralizado, o que confere equanimidade aos países membros da ONU. d) A internet está em constante e rápida mudança, com novas ferramentas aparecendo com contribuições relevantes, enquanto outras vão perdendo espaço. e) Empresas do ramo de serviços têm apresentado crescimento acentuado, o que não é observado em relação a empresas do ramo de entretenimento.

Page 2: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

3. (Uerj simulado 2018)

Um dos aspectos mais cativantes de A noviça rebelde é o fato, relativamente pouco conhecido, de que a história é baseada no que realmente aconteceu com a família von Trapp. É uma versão alterada, mas o conceito, o pano de fundo, está todo lá: uma noviça vai cuidar dos filhos de um aristocrata austríaco logo antes da guerra, se apaixona pelos filhos e pelo patriarca, eles se tornam cantores e saem da Áustria juntos, pois o patriarca, um oficial da marinha, não concorda com a anexação da Áustria pela Alemanha nazista, conhecida como Anschluss e ocorrida em 1938. Adaptado de planocritico.com. Na trama do filme A noviça rebelde, a fuga da família resulta de uma alteração geopolítica no continente europeu, mencionada no texto. Essa alteração foi justificada pela Alemanha na época sob a seguinte alegação: a) limitação do espaço vital b) obtenção de matéria-prima c) submissão das raças inferiores d) integração dos povos germânicos TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: Leia a letra da canção “Chão”, de Lenine e Lula Queiroga, para responder à(s) questão(ões) a seguir. Chão chega perto do céu, Quando você levanta a cabeça e tira o chapéu. Chão cabe na minha mão, O pequeno latifúndio do seu coração. Chão quando quer descer, Faz uma ladeira. Chão quando quer crescer, Vira cordilheira. Chão segue debaixo do mar, O assoalho do planeta e do terceiro andar. Chão onde a vista alcançar, Todo e qualquer caminho pra percorrer e chegar.

Chão quando quer sumir, Se esconde num buraco. Chão se quer sacudir, Vira um terremoto. O chão quando foge dos pés, Tudo perde a gravidade, Então ficaremos só nós, A um palmo do chão da cidade. (www.lenine.com.br. Adaptado.)

4. (Unesp 2018) O termo “terremoto”, presente na oitava estrofe da canção, é definido como a) liberação de energia na crosta produzida pelo atrito entre placas tectônicas identificadas em margens continentais passivas. b) efusão de material magmático na crosta ejetado de conduto cilíndrico identificado em faixas de estabilidade tectônica. c) acumulação de tensões na crosta derivadas do desgaste mecânico de rochas sob a ação de forças exógenas. d) propagação de ondas mecânicas na crosta derivadas da ruptura de rochas submetidas a esforços tectônicos. e) geração de vibrações sísmicas na crosta produzidas pelo mergulho de placa continental sob a placa oceânica ao longo do plano de subducção. 5. (Unesp 2018) A quarta estrofe da canção faz alusão ao processo tectônico denominado a) assoreamento. b) orogênese. c) diagênese. d) ablação. e) lixiviação. 6. (Uem-pas 2017) Num período em que estamos mais conectados pelos meios de comunicação de massa, a cultura jovem sofreu transformações impostas pela expansão da sociedade de consumo. Os jovens organizam-se em torno de movimentos culturais e atuam socialmente como difusores de estilos de vida centrados na música, no lazer e em produtos identificados com sua cultura. Adaptado de TERRA, L; ARAUJO , R.; GUIMARÃES, R. B. Conexões: Estudos de Geografia do Brasil. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2009, p. 139. Sobre esses movimentos, assinale o que for correto. 01) Algumas “tribos” urbanas apresentam uma linguagem própria e estabelecem sua identidade por meio de tatuagens, cortes de cabelo, cores e adereços característicos nas roupas. A busca por “ser diferente” e o desejo de impactar, de provocar contrastes, são marcas definidoras da “existência social” dessas “tribos” urbanas. 02) A contestação da ordem social e a denúncia da violência presentes nas letras dos grupos de rap, sigla para rhythm and poetry, fazem parte de um movimento de valorização da negritude que se intensificou a partir da década de 1960. 04) O movimento sertanejo universitário mobiliza, de forma mais visível, a atenção dos jovens das periferias

Page 3: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

das grandes cidades brasileiras, especialmente as do Centro-Oeste. Utilizando aparelhagens e equipamentos gigantescos, compostos de caixa de som, amplificadores e computadores, os sertanejos montam seus palcos nas ruas. 08) O movimento hip-hop nasceu no Bronx, bairro de Nova York que concentra boa parte da população negra da cidade. Ele representa a unificação de três tipos de manifestações culturais: o break (dança); o rap (música) e o real-grafitte (manifestação gráfico-plástica – grafiti – realizada em paredes, roupas, telas). 16) No Brasil, o processo de exclusão que resultou da desigualdade social tem provocado reações nos jovens que vivem nas periferias. Uma dessas reações foi o movimento manguebeat, originado no Recife, marcado pela forte crítica social contida nas letras das músicas e pela busca de identidade cultural. 7. (Uepg 2017) A Finlândia é o país da Terra com mais bandas de Metal do mundo por pessoa. Em uma de suas correntes, o folk-metal aborda em suas letras, questões paisagísticas descrevendo regiões frias do planeta. "A terra está quieta... Antes da tempestade! Nos vastos campos de neve, o vento está soprando forte Com seu frio congelante e toque implacável Deixa uma terra de gelo morta e vazia" Trecho traduzido da música "Treacherous Gods", da banda finlandesa Ensiferum.

Sobre os climas frios do mundo, assinale o que for correto. 01) O clima frio de montanha depende menos da localização geográfica das zonas climáticas no planeta e mais da altitude. É encontrado nos Andes, na América do Sul; nas Rochosas, na América do Norte; nos Apeninos, na Europa e no Himalaia, na Ásia. 02) O ponto mais ao norte do Polo Norte apresenta região montanhosa, o que o torna mais frio do que se tivesse ao nível do mar. 04) Entre alguns países que apresentam clima polar pode-se citar Canadá e Rússia. Finlândia e Suécia são exemplos de países com clima subpolar. 08) A Antártida, que apresentou a menor temperatura registrada na Terra, possui verões que apesar de frios apresentam chuvas torrenciais. 16) As altas latitudes da Terra são marcadas pelos climas polares. Encontram-se nessas regiões solo congelado a maior parte do tempo, o permafrost e a vegetação predominante onde ocorre é a tundra. 8. (Ufrgs 2017) Leia o trecho da música Disneylândia, da banda Titãs. Armênios naturalizados no Chile Procuram familiares na Etiópia. Casas pré-fabricadas canadenses Feitas com madeira colombiana. Multinacionais japonesas Instalam empresas em Hong-Kong E produzem com matéria-prima brasileira Para competir no mercado americano. Literatura grega adaptada

Para crianças chinesas da comunidade europeia. Relógios suíços falsificados no Paraguai Vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles. Turista francesa fotografada seminua com o namorado árabe Na Baixada Fluminense. O trecho acima retrata a dinâmica resultante do processo de a) globalização. b) empobrecimento. c) migração. d) enriquecimento. e) independência. 9. (Upe-ssa 2 2016) Na década de 1970, uma canção de Jorge Benjor fez muito sucesso popular: “País Tropical”. Observe alguns dos seus versos: “Moro num país tropical Abençoado por Deus E bonito por natureza (Mas que beleza!) Em fevereiro (Em fevereiro), tem carnaval (Tem carnaval,) Tenho um fusca e um violão Sou Flamengo e tenho uma nega chamada Teresa Sambaby, sambaby, Sou um menino de mentalidade mediana (pois é) Mas assim mesmo, feliz da vida Pois eu não devo nada a ninguém (pois é) pois eu sou feliz, muito feliz comigo mesmo Sambaby, sambaby Eu posso não ser um bandleador (pois é) Mas assim mesmo lá em casa, todos os meus amigos Meus camaradas, me respeitam (pois é) Essa é a razão da simpatia do poder, Do algo mais e da alegria ...” O Brasil é um país eminentemente tropical, como ressalta Jorge Benjor. A vocação tropical brasileira manifesta-se, geograficamente, por alguns aspectos. Identifique-os entre os itens a seguir: 1. A religiosidade da população e o fanatismo pelo futebol. 2. A presença de amplas florestas latifoliadas perenifólias e subperenifólias. 3. O destaque dado a festas populares, a exemplo do Carnaval. 4. As formas de relevo que denunciam uma forte ação do intemperismo e da erosão provocada pelas chuvas. 5. O regime pluvial dominante dos rios brasileiros. 6. A beleza estética das paisagens antropizadas. Estão CORRETOS apenas a) 1, 2 e 3. b) 2, 4 e 5. c) 2, 4 e 6. d) 1, 3, 5 e 6. e) 2, 3, 4 e 5.

Page 4: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

10. (Ufsc 2016) A construção de grandes usinas hidrelétricas quase sempre foi tema de debates sobre questões sociais, ambientais e econômicas. A canção Sobradinho, por exemplo, lançada em 1977 pela dupla Sá e Guarabyra, já tratava desta questão. No presente, as obras para a transposição do rio São Francisco estão em fase de testes. Segundo o Ministério da Integração Nacional, os canais que saem do rio somam, juntos, 477 quilômetros. O objetivo é levar água para cerca de 12 milhões de pessoas residentes nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A previsão é atingir mais de 390 municípios no sertão pernambucano, além de 325 comunidades que residem a uma distância de cinco quilômetros da margem dos canais. Disponível em: <http://www.mi.gov.br/projeto-sao-francisco1>. [Adaptado]. Acesso em: 11 set. 2015. Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01) a bacia do rio São Francisco está totalmente inserida na Região Nordeste do país. 02) as nascentes do rio São Francisco se situam no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Minas Gerais, e sua foz está localizada no litoral nordestino, entre os estados de Pernambuco e Alagoas. 04) a transposição das águas do rio São Francisco tem como um dos objetivos reduzir o problema da seca na região da caatinga, no entanto o rio também poderá ser aproveitado em usinas hidrelétricas e navegação. 08) no período colonial, o curso do rio São Francisco propiciou a ligação entre as principais áreas produtoras de açúcar no Nordeste e a região de extração de ouro em Minas Gerais, além de favorecer a criação de gado em suas margens. 16) o rio São Francisco corta o território da Bahia no sentido norte-sul, contudo seu aproveitamento econômico se dá apenas no estado de Sergipe. 32) a região hidrográfica do rio São Francisco é considerada a maior bacia hidrográfica localizada totalmente no território brasileiro. 11. (Uece 2016) Atente ao trecho da música Sobradinho, de Sá e Guarabira: “O homem chega, já desfaz a natureza Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá pra cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar”. Sá e Guarabira. Sobradinho. Os barramentos são obras importantes para geração de energia, armazenamento de água e transposição hidráulica de bacias. Contudo, são obras de engenharia com impactos ambientais e sociais significativos. Dentre os impactos dessas obras na Bacia do São Francisco, está a a) inundação da cidade antiga de Jaguaribara pelas águas do Açude Castanhão. b) perda de parte das terras dos municípios de Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Remanso, em virtude da construção da Barragem de Sobradinho.

c) reprodução demasiada de várias espécies de peixe e o consequente aumento destes nos reservatórios e na região estuarina do São Francisco. d) diminuição da vazão do rio, que afetou as terras indígenas de Paquiçamba. 12. (Uece 2016) Analise o seguinte trecho da música

“Fotografia 3 4” do cantor cearense Belchior:

Eu me lembro muito bem do dia em que eu cheguei Jovem que desce do norte pra cidade grande Os pés cansados e feridos de andar légua tirana Lágrima nos olhos de ler o Pessoa E de ver o verde da cana Em cada esquina que eu passava um guarda me parava Pedia os meus documentos e depois sorria

Examinando o 3 4 da fotografia

E estranhando o nome do lugar de onde eu vinha Pois o que pesa no norte, pela lei da gravidade disso Newton já sabia! Cai no sul grande cidade São Paulo violento, corre o rio que me engana Copacabana, zona norte e os cabarés da lapa onde eu morei [...] A minha história é talvez É talvez igual a tua, jovem que desceu do norte Que no sul viveu na rua Que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo Que ficou desapontado, como é comum no seu tempo Que ficou apaixonado e violento como você Eu sou como você Eu sou como você Eu sou como você que me ouve agora Eu sou como você Como você Disponível em: http://www.memoriasindical.com.br/lermais_materias.php?cdmaterias=1132 Os movimentos migratórios sempre foram realizados pelo homem por motivos diversos. Analisando-se o trecho da composição do cantor e compositor cearense Belchior, percebe-se que ele faz referência a) à migração de nordestinos para a região Sudeste do Brasil. b) aos movimentos migratórios ocasionados pelas secas sucessivas na região Nordeste do Brasil. c) à luta dos movimentos sociais e dos trabalhadores sem teto. d) ao movimento migratório realizado em decorrência do ciclo da borracha na região Norte do Brasil. 13. (Pucpr 2016) Leia os excertos a seguir: “[...] 111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos [...]” (“Haiti”, CD Tropicália 2, 1993. Música de Caetano Veloso e Gilberto Gil, letra de Caetano Veloso).

Page 5: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

Ali Kamel: “A face mais feia da sociedade brasileira, mas que frequentemente se manifesta de maneira inconsciente, é o que chamo de ‘classismo’: o preconceito contra os pobres. Estou cada vez mais seguro de que o racismo decorre essencialmente do ‘classismo’. O negro que dirige um carro de luxo e é confundido com um motorista, e, por isso, maltratado, é mais vítima de ‘classismo’ do que de racismo. [...] Isso não torna o ‘classismo’ menos odioso que o racismo.” (Adaptado de KAMEL, Ali. Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 101). Alberto Carlos Almeida: “Os resultados reafirmam que há o preconceito racial, favorecendo os brancos em detrimento de pardos e pretos. E ele não é suave (se é que se pode dizer que há preconceito suave) como o estatístico, trata-se sim de um preconceito normativo. Tem interação com a posição social mensurada com a ajuda de uma proxy: a profissão. Os pardos e pretos que alcançam uma posição social melhor [...] são vistos com menos preconceito do que os que ficam na base da pirâmide social [...].” (Adaptado de ALMEIDA, A. Carlos. A cabeça do brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 253). O trecho da letra composta por Caetano Veloso e os dois excertos permitem concluir, em comum, que o preconceito no Brasil: a) atinge todas as classes sociais independente da etnia. b) ainda está latente, tanto sob o ponto de vista econômico como étnico. c) já foi superado em espaços onde a cultura se dissipa, como nas universidades e órgãos públicos. d) é fruto da mídia e de grandes grupos econômicos que estimulam a cisão entre grupos étnicos, buscando lucro com produtos diferenciados. e) está restrito as questões econômicas, visto que o acesso aos espaços públicos é livre independente da etnia ou credo. 14. (Enem 2016) Participei de uma entrevista com o músico Renato Teixeira. Certa hora, alguém pediu para listar as diferenças entre a música sertaneja antiga e a atual. A resposta dele surpreendeu a todos: “Não há diferença alguma. A música caipira sempre foi a mesma. É uma música que espelha a vida do homem no campo, e a música não mente. O que mudou não foi a música, mas a vida no campo”. Faz todo sentido: a música caipira de raiz exalava uma solidão, um certo distanciamento do país “moderno”. Exigir o mesmo de uma música feita hoje, num interior conectado, globalizado e rico como o que temos, é impossível. Para o bem ou para o mal, a música reflete seu próprio tempo. BARCINSKI. A. Mudou a música ou mudaram os caipiras? Folha de São Paulo, 4 jun. 2012 (adaptado). A questão cultural indicada no texto ressalta o seguinte aspecto socioeconômico do atual campo brasileiro:

a) Crescimento do sistema de produção extensiva. b) Expansão de atividades das novas ruralidades. c) Persistência de relações de trabalho compulsório. d) Contenção da política de subsídios agrícolas. e) Fortalecimento do modelo de organização cooperativa. 15. (G1 - cps 2016) As usinas hidrelétricas causam grandes impactos sociais e ambientais, sobretudo na fase de implantação. Na década de 1970, foi construído o reservatório de Sobradinho, que inundou

aproximadamente 24.214 km no vale médio do rio São

Francisco. A música “Sobradinho”, de Sá e Guarabyra, faz referência a essa inundação. O homem chega, já desfaz a natureza Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá pra cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar O sertão vai virar mar, dá no coração O medo que algum dia o mar também vire sertão Adeus Remanso, Casa Nova, Sento-Sé Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir Debaixo d’água lá se vai a vida inteira Por cima da cachoeira o gaiola vai subir Vai ter barragem no salto do Sobradinho E o povo vai-se embora com medo de se afogar. Remanso, Casa Nova, Sento-Sé Pilão Arcado, Sobradinho Adeus, Adeus ... Um dos impactos sociais causados pelo alagamento da área foi a) a inundação de algumas cidades e a transferência de seus habitantes para regiões mais distantes. b) o aniquilamento da comunidade religiosa denominada Canudos que era dirigida por Antônio Conselheiro. c) a destruição de milhares de hectares de plantações de trigo, causando uma grande falta desse produto no mercado. d) o deslocamento da cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, das margens do rio São Francisco para o litoral baiano. e) o surgimento das secas na região, pois grande parte da água do rio São Francisco foi utilizada para encher o reservatório. 16. (Unesp 2015) Analise o trecho da canção “Tempo rei”, de Gilberto Gil. Não me iludo Tudo permanecerá do jeito que tem sido Transcorrendo Transformando Tempo e espaço navegando todos os sentidos Pães de Açúcar Corcovados Fustigados pela chuva e pelo eterno vento Água mole

Page 6: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

Pedra dura Tanto bate que não restará nem pensamento Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei Transformai as velhas formas do viver (www.gilbertogil.com.br) O trecho faz alusão direta a dois processos geomorfológicos: a) meteorização e subsidência. b) assoreamento e fraturamento. c) erosão e esculpimento. d) lixiviação e escarpamento. e) abrasão e soerguimento. 17. (Ifsul 2015) Analise o fragmento de questão abaixo. O meu pai era paulista Meu avô pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano Vou na estrada há muitos anos Sou um artista brasileiro. Fragmentos da canção “Para todos” de Chico Buarque. Disponível em: http://www.vagalume.com.br>MPB>ChicoBuarque. Acesso em 6 de abril de 2015. A respeito das migrações internas atuais, argumenta-se que a região a) Centro-oeste, grande atrativo de migrantes durante anos, já constata declínio migratório em razão das perdas com as lavouras de soja. b) Nordeste, a qual tradicionalmente deslocava elevado número de migrantes, sobretudo para o Sudeste, agora apresenta o fenômeno inverso. c) Sul apresenta saldo migratório positivo, em grande parte resultante da atração exercida pelas metrópoles nacionais que polarizam a região. d) Norte, nas últimas décadas, tem recebido grandes correntes migratórias internas, em consequência da expansão das fronteiras agrícolas. 18. (Ufrgs 2015) Tá vendo aquele edifício, moço Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado ''Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?" Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer... Fonte: Zé Ramalho. Cidadão. A letra da música trata de um setor da economia fortalecido nos últimos anos, em decorrência do crescimento econômico brasileiro.

Considere as afirmações relativas a esse setor. I. É chamado de setor primário e abrange, além das atividades ligadas à construção civil, os serviços de marketing e a venda de imóveis. II. É caracterizado pela desigualdade econômica e social, vivida pelos trabalhadores. III. Ampliou a procura por operários, com contratação, inclusive, de mulheres. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 19. (Ucs 2015) Leia a letra da música Rodo Cotidiano, do grupo O Rappa a seguir. Rodo Cotidiano (Marcelo Falcão, Marcos Lobato, Marcelo Lobato) Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (4x) A ideia lá comia solta Subia a manga amarrotada social No calor alumínio, não tinha caneta nem papel E uma ideia fugia Era o rodo cotidiano (2x) O espaço é curto quase um curral Na mochila amassada uma quentinha abafada Meu troco é pouco, é quase nada (2x) Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (4x) Não se anda por onde gosta Mas por aqui não tem jeito, todo mundo se encosta Ela some, ela no ralo de gente Ela é linda mas não tem nome É comum e é normal Sou mais um no Brasil da Central Da minhoca de metal que corta as ruas Da minhoca de metal Como um Concorde apressado cheio de força Voa, voa pesado que o ar E o avião, o avião, avião do trabalhador Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (6x) Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/o-rappa/rodo-cotidiano.html#ixzz3C5EtB8MS>. Acesso em: 01 set. 14. (Adaptado) Assinale a alternativa que melhor explicita a relação com o espaço urbano. a) A música do grupo O Rappa fala do irmão que migrou para o Planalto Central para trabalhar como operário e que leva em uma mochila seu almoço na marmita. b) A letra aborda o crescimento regional a partir de construções de lata que servem de moradia aos mais pobres, que andam por onde não gostam. c) A letra apresenta uma crítica que denota o anonimato em que as pessoas estão sujeitas na periferia dos grandes centros urbanos, cujo calor emana das grandes construções e que, apesar da grandiosidade,

Page 7: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

representam pequenos espaços de confinamento humano. d) A letra canta as melhorias sociais sentidas entre as classes mais populares no Brasil, cujos trabalhadores podem agora viajar de avião, como no Concorde, avião de elevada velocidade. e) A música retrata a dinâmica social dos trabalhadores que se deslocam de metrôs e trens, mas que, graças ao crescimento econômico do País, podem desfrutar de suas férias, viajando de avião. 20. (G1 - cps 2015) Leia um trecho da letra da música Saudosa Maloca, escrita por Adoniran Barbosa. Se o senhor não tá lembrado Dá licença de contá Que aqui onde agora está Esse edifício “arto” Era uma casa véia Um palacete assobradado Foi aqui seu moço Que eu, Mato Grosso e o Joca Construímos nossa maloca Mas um dia, nóis nem pode se alembrá Veio os homi c’as ferramentas O dono mandô derrubá (...) (http://tinyurl.com/kowpytn Acesso em: 16.07.2014. Adaptado) A letra da música, respeitando a licença poética, retrata um fenômeno urbano presente nas grandes cidades que é a a) expansão das favelas, pois a intenção do poder público é aumentar esse tipo de moradia, oferecendo infraestrutura adequada nas periferias mais distantes do centro. b) falta de moradias, pois as grandes cidades estão saturadas e não possuem imóveis disponíveis, seja para compra, disponibilização, financiamento ou aluguel. c) ampliação dos cortiços, pois os vazios urbanos, existentes no centro das cidades, são utilizados pelo poder público para a construção desse tipo de moradia. d) violência urbana, pois os governantes deixaram de investir na ampliação do número de policiais, fazendo explodir a criminalidade nas grandes cidades. e) especulação imobiliária, pois alguns proprietários acumulam imóveis para utilizá-los futuramente, seja para construir ou para vender. 21. (Uece 2015) Atente à seguinte letra de música: “Por ser de lá do sertão, lá do cerrado Lá do interior do mato Da caatinga, do roçado Eu quase não saio Eu quase não tenho amigos Eu quase não consigo Ficar na cidade, sem viver contrariado” (Lamento Sertanejo, Dominguinhos) A letra da canção acima apresenta elementos que estão associados

a) ao aspecto visível das formas da natureza, considerando principalmente os domínios morfoclimáticos. b) à estrutura social e econômica de uma determinada sociedade. c) aos movimentos migratórios que ensejam transformações socioespaciais. d) ao sentimento de pertencimento e experiência vivida pelo indivíduo. TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: Leia o texto para responder à(s) questão(ões). Brasis Seu Jorge Tem um Brasil que é prospero. Outro não muda Um Brasil que investe. Outro que suga [...] Tem um Brasil que é lindo. Outro que fede O Brasil que dá. É igualzinho ao que pede... Pede paz, saúde Trabalho e dinheiro Pede pelas crianças Do país inteiro... Tem um Brasil que soca. Outro que apanha Um Brasil que saca. Outro que chuta Perde, ganha Sobe, desce Vai à luta bate bola Porém não vai à escola... [...] É negro, é branco, é nissei É verde, é índio peladão É mameluco, é cafuso É confusão... (Fonte: DVD Ana Carolina & Seu Jorge: Série Prime, Gravadora SONY/BMG, ano 2005) 22. (Uepa 2015) De acordo com o texto, “Tem um Brasil que é próspero outro não muda. Um Brasil que investe outro que suga [...]”. Assinale a alternativa que expressa a contradição que a música apresenta e sua representação no espaço geográfico brasileiro. a) Os estados da região Nordeste concentram a maior porcentagem de famílias com rendimentos de, até, dois salários mínimos, que vivem em estado de pobreza, o que se deve as diferenças biológicas, físicas e psíquicas que existem entre os brasileiros dessa região e os do sul do país. b) A contradição socioespacial se torna mais evidente entre as regiões Nordeste e Sul do Brasil, em decorrência do mau aproveitamento dos recursos naturais e da elevada renda per capita nas regiões. c) As contradições socioespaciais são um problema nacional desde a colonização e se intensifica com a concentração da atividade industrial no Centro-Sul do país, exercendo uma hegemonia sobre as demais regiões. d) As contradições decorrem fundamentalmente das diversidades naturais do nosso território e da concentração espacial das riquezas minerais na Amazônia, o que dinamiza a economia regional, sobrepondo-a ao sudeste do país.

Page 8: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

e) Com a globalização as contradições socioeconômicas regionais no espaço brasileiro se tornam mais evidentes, ocasionando a concentração de renda no Centro Sul, exclusão social no Nordeste e o aumento da participação dos segmentos mais pobres da sociedade amazônica na renda nacional. 23. (Uepa 2015) Considere a música Brasis, do cantor Seu Jorge, e o mapa abaixo para responder à questão.

No final da década de 1990, foi apresentada uma proposta de regionalização do Brasil, tendo como critério central o meio técnico-científico informacional representando “um Brasil que soca outro que apanha. Um Brasil que saca outro que chuta. Perde, ganha. Sobe, desce”. Sobre essa forma de regionalização, e correto afirmar que: a) a região Amazônia conhecida como a fronteira do capital no país, possui a maior extensão de desapropriação de terras, com alto contingente populacional, elevado índice de urbanização e moderna rede de industrialização. b) a região Concentrada tem o menor nível de urbanização em relação às demais, pois apresenta um crescimento desigual e combinado, com desigualdades sociais acentuadas e o setor primário com sistema de mecanização rudimentar. c) a região Centro-Oeste se caracteriza pela maior biodiversidade, alta difusão das informações e intensidade dos fluxos no meio técnico-científico-informacional do país. d) a região Nordeste é caracterizada como uma área de povoamento antigo, de perda demográfica, baixo padrão de consumo e deficitários fluxos de capitais e informações. e) a região Sul é caracterizada por seus intensos conflitos sociais, tornando-se a fronteira do capital no país, devido à instalação de grandes projetos e vastos núcleos urbanos em sua extensão territorial.

24. (Uerj 2014)

Faroeste caboclo − Não tinha medo o tal João de Santo Cristo. Era o que todos diziam quando ele se perdeu. Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda (...) Ele queria sair para ver o mar E as coisas que ele via na televisão Juntou dinheiro para poder viajar De escolha própria, escolheu a solidão (...) E encontrou um boiadeiro com quem foi falar (...) Dizia ele: − Estou indo pra Brasília Neste país lugar melhor não há. (...) E João aceitou sua proposta E num ônibus entrou no Planalto Central Ele ficou bestificado com a cidade (...) E João não conseguiu o que queria quando veio pra Brasília, com o diabo ter Ele queria era falar pro presidente Pra ajudar toda essa gente Que só faz sofrer. Renato Russo, “Que país é este?”, EMI, 1987. O enredo do filme Faroeste caboclo, inspirado na letra da canção de Renato Russo, foi contado muitas vezes na literatura brasileira: o retirante que abandona o sertão em busca de melhores condições de vida. A existência de retirantes está associada fundamentalmente à seguinte característica da sociedade brasileira: a) expansão acelerada da violência urbana

Page 9: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

b) retração produtiva dos setores industriais c) disparidade econômica entre as regiões nacionais d) crescimento desordenado das áreas metropolitanas 25. (Unesp 2014) Rodo Cotidiano A ideia lá comia solta Subia a manga amarrotada social No calor alumínio nem caneta nem papel Uma ideia fugia Era o rodo cotidiano Espaço é curto quase um curral Na mochila amassada uma quentinha abafada Meu troco é pouco, é quase nada Ô Ô Ô Ô Ô my brother Não se anda por onde gosta Mas por aqui não tem jeito, todo mundo se encosta Ela some é lá no ralo de gente Ela é linda mas não tem nome É comum e é normal Sou mais um no Brasil da Central Da minhoca de metal que corta as ruas Da minhoca de metal É... como um concorde apressado cheio de força Que voa, voa mais pesado que o ar E o avião, o avião, o avião do trabalhador Ô Ô Ô Ô Ô my brother A letra da canção “Rodo Cotidiano”, do grupo O Rappa, oferece um olhar crítico sobre as condições de vida a) da pequena parte dos trabalhadores urbanos que têm acesso à alta qualidade dos serviços de transporte privado. b) da grande parte dos trabalhadores urbanos que vivenciam a baixa qualidade dos serviços de transporte público. c) da elite econômica nacional que sofre com a baixa qualidade dos serviços de transporte público. d) da classe dirigente nacional que usufrui de eficientes serviços de transporte privado. e) da grande parte dos trabalhadores rurais que enfrentam a baixa qualidade dos serviços de transporte público. 26. (Uepb 2014) Ano passado, a música “Ai Se Eu te Pego” foi a quinta mais vendida no mundo, na loja virtual iTunes, e chegou a ficar em 1º lugar no ranking das mais tocadas em mais de 40 países. “No ano passado, fiz 240 shows em 18 países”, comenta Michel [...] <http://www. jn.pt/PaginalniciaI/Cultura/Interior/aspx?content_id2791144conquistas-billboard-Iatin-music-awards#image1> O “rapper” sul-coreano PSY considerou o êxito de “Gangnam Style” tão irreal que se questiona se é verdadeiro e não apenas uma fantasia [...] O vídeo de “Gangnam Style” registra mais de 270 milhões de visualizações na rede de partilha Youtube, um número que aumenta todos os dias.

<http://caras.uol.com.br/canal/revista/post/michel-telo-comemora-suas-conquistas-billboard-latin-music-awards#image1> Os dois comentários sobre os sucessos mundiais do brasileiro Michel Teló e do sul-coreano Psy expressam as características de mundo cada vez mais veloz na divulgação da informação e momentâneo no consumo de bens, de serviços e informações. Este mundo do virtual, da legitimidade pelo número, no qual tudo se torna efêmero, é explicado pelo fenômeno: a) Dos nacionalismos que insurgem a partir da derrocada do socialismo, ávidos para divulgarem seus valores identitários e culturais. b) Do multiculturalismo, que emerge valorizando as culturas até então marginalizadas. c) Do neoliberalismo, que possibilita a liberdade individual e estimula a criatividade e o empreendedorismo pessoal. d) Da globalização, que é viabilizada por meio da fusão entre ciência, técnica e informação. e) Do toyotismo, que freia a massificação fordista através da produção voltada para nichos de mercados identificados por questões étnicas, religiosas, culturais, de gênero, etárias etc. 27. (Ucs 2014) Observe o trecho da música Disneylândia, dos Titãs, que faz referência ao processo de transformação do mundo capitalista, principalmente a partir da década de 1980. Disneylândia Música hindu contrabandeada por ciganos poloneses faz sucesso no interior da Bolívia [...] Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong Kong e produzem com matéria-prima brasileira para competir no mercado americano. Titãs. CD “Titanomaquia”, Rio de Janeiro.WEA,1993. In: DADÁ, Martins e outros. Geografia, Sociedade e Cotidiano. São Paulo: Educacional, 2010, p. 486. Esse processo ficou conhecido como a) Nova Ordem Mundial. b) Organização do Espaço Mundial. c) Regionalização. d) Globalização. e) Ordem Geopolítica.

Page 10: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

28. (Uerj 2014)

Na década de 1960, muitas expressões artísticas representaram uma postura crítica frente a problemas da época, em especial os conflitos da Guerra Fria. Um exemplo é o Festival de Woodstock, ocorrido em 1969 nos E.U.A., em cujo cartaz se lê “Três dias de paz e música”. Nesse contexto da década de 1960, destacava-se a denúncia sobre: a) presença soviética na China b) intervenção militar no Vietnã c) dominação europeia na África do Sul d) exploração econômica no Oriente Médio 29. (Uepb 2013) [...] Inté mesmo asa branca Bateu asa do sertão Entonce eu disse adeus Rosinha Guarda contigo meu coração Hoje longe muitas légua Numa triste solidão Espero a chuva cai de novo Prá mim vortá pro meu sertão. [...] (“Asa Branca” — Composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) O Sertão, na forma como os compositores utilizam nas estrofes transcritas acima, pode ser definido como: a) Paisagem, pois nos remete a cenários distintos: o cinza e a desolação da estação seca, que afugenta a asa branca e o verde e vivaz do período chuvoso das plantações e que traz de volta o migrante. b) Território, pois remete a um espaço de controle das elites políticas e econômicas que se utilizam do discurso da seca para tirar proveito em beneficio dos seus

interesses e continuar a exercer o poder sobre este espaço. c) Região, delimitada pelo critério exclusivamente econômico, que tem na divisão territorial do trabalho o papel de fornecedora de mão de obra desqualificada para o Centro-Sul do país. d) Região, pois se refere à área delimitada pelo clima semiárido de ocorrência da caatinga e sujeita às secas periódicas, mas também tem o sentido de Lugar, pois, ao se referir ao “meu sertão”, o autor demonstra o sentimento de pertencimento e de identidade para com esta parcela do espaço. e) Espaço, pois a dinâmica populacional está presente através da migração do sertanejo que vai para outras regiões produzir bens e transformar as paisagens distantes, mas também se reproduzir enquanto força de trabalho. 30. (Ufg 2013) Leia o texto a seguir. O meu pai era paulista Meu avô, pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano Meu maestro soberano Foi Antônio Brasileiro [...] BUARQUE, Chico. Paratodos. Disponível em: <http://letras.mus.br/chico-buarque/ 45158/>. Acesso em: 4 maio 2013. De acordo com o texto apresentado é possível destacar que o reconhecimento da identidade geográfica de um povo está presente na afirmação de seu gentílico, o adjetivo que indica a sua terra de origem. No Brasil, alguns desses gentílicos possuem a peculiaridade de não serem construídos a partir do nome da unidade da federação associado aos sufixos “-ano” ou “-ense”. Dentre essas exceções, podem se destacar os gentílicos dos estados do a) Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. b) Espírito Santo, Rondônia e Mato Grosso do Sul. c) Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. d) Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. e) Amazonas, Maranhão e Santa Catarina. 31. (Fuvest 2013) São Paulo gigante, torrão adorado Estou abraçado com meu violão Feito de pinheiro da mata selvagem Que enfeita a paisagem lá do meu sertão Tonico e Tinoco, São Paulo Gigante. Nos versos da canção dos paulistas Tonico e Tinoco, o termo “sertão” deve ser compreendido como a) descritivo da paisagem e da vegetação típicas do sertão existente na região Nordeste do país. b) contraposição ao litoral, na concepção dada pelos caiçaras, que identificam o sertão com a presença dos pinheiros. c) analogia à paisagem predominante no Centro-Oeste brasileiro, tal como foi encontrada pelos bandeirantes no século XVII.

Page 11: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

d) metáfora da cidade-metrópole, referindo-se à aridez do concreto e das construções. e) generalização do ambiente rural, independentemente das características de sua vegetação. 32. (Uerj 2013)

3ª do plural (Engenheiros do Hawaii)

Corrida pra vender cigarro Cigarro pra vender remédio Remédio pra curar a tosse Tossir, cuspir, jogar pra fora Corrida pra vender os carros Pneu, cerveja e gasolina Cabeça pra usar boné E professar a fé de quem patrocina Querem te matar a sede, eles querem te sedar Eles querem te vender, eles querem te comprar

(...) Corrida contra o relógio Silicone contra a gravidade Dedo no gatilho, velocidade Quem mente antes diz a verdade Satisfação garantida Obsolescência programada Eles ganham a corrida antes mesmo da largada (...)

letras.terra.com.br Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo. A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista: a) aceleração do ciclo de renovação dos produtos b) imposição do tempo de realização das tarefas fabris c) restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias d) padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia 33. (Enem 2013) Disneylândia Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong E produzem com matéria-prima brasileira Para competir no mercado americano [...] Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul [...] Crianças iraquianas fugidas da guerra Não obtêm visto no consulado americano do Egito Para entrarem na Disneylândia ANTUNES, A. Disponível em: www.radio.uol.com.br. Acesso em: 3 fev. 2013 (fragmento). Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações: a) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.

b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais. c) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias. d) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro. e) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais. 34. (Espm 2013) A imagem abaixo foi bastante difundida nos anos 1990 especialmente a partir da publi-cação de uma obra clássica do geógrafo britânico David Harvey, Condição pós moderna. Guarda estreita relação com a mensagem divulgada na canção:

a) Terra! Terra! por mais distante, o errante navegante quem jamais te esqueceria. "Terra", de Caetano Veloso. b) Há soldados armados, amados ou não, quase todos perdidos de armas na mão. "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré. c) Pra começar, quem vai colar, os tais caquinhos do velho mundo? Pátrias, famílias, religiões e preconceitos, chegou não tem mais jeito. "Pra começar", Marina Lima e Antonio Cícero. d) Antes mundo era pequeno porque Terra era grande. Hoje mundo é muito grande, porque terra é pequena. "Parabolicamará", de Gilberto Gil. e) Terra, és o mais bonito dos planetas. Estão te maltratando por dinheiro, tu que é a nave nossa irmã. "O sal da Terra. Beto Guedes". 35. (Uepb 2012) Barracão de zinco Sem telhado, sem pintura lá no morro Barracão é bangalô Lá não existe felicidade de arranha-céus Pois quem mora lá no morro, fica bem pertinho do céu Tem alvorada, tem passarada, no amanhecer Sinfonia de pardais, anunciando o anoitecer E o morro Inteiro no fim do dia Reza uma prece Ave Maria.

Page 12: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

Faça a correlação da letra da música “Ave Maria”, de Erivelton Martins, com as proposições que tratam da urbanização desigual, e identifique a resposta correta I. As grandes cidades reproduzem, através da segregação territorial, as desigualdades socioeconômicas e a marginalizaçâo social, à medida que as populações abastadas ocupam áreas nobres, com melhor estrutura, expondo de maneira clara os desequilíbrios de renda e condições de vida. Do outro lado, temos a população de baixa renda, que vive em lugares insalubres, desprovida de grande parte dos serviços públicos e infraestrutura, distante dos equipamentos e serviços da modernidade. II. A produção da riqueza e a disseminação da pobreza são processos sociais conectados. A cidade é a paisagem humana ideal para se observar as desigualdades sociais. Há cidadãos que, fartos de recursos, podem utilizar todo espaço da cidade, enquanto outros são prisioneiros do lugar. Para esses, possuir o solo urbano pertence ao domínio do sonho insatisfeito. III. A tendência ao incremento da favelização só será revertida através de políticas públicas e ações firmes dos governantes, a partir da distribuição de rendas e políticas públicas que facilitem o acesso à moradia digna para as camadas menos privilegiadas da população. Está(ão) correta(s) apenas a(s) proposição(ões): a) I e II b) I, Il e lIII c) I e III d) II e III e) III 36. (Uern 2012) Leia. Herdeiro da Pampa Pobre Mas que pampa é essa que eu recebo agora Com a missão de cultivar raízes Se dessa pampa que me fala a história Não me deixaram nem sequer matizes? Passam as mãos da minha geração Heranças feitas de fortunas rotas Campos desertos que não geram pão Onde a ganância anda de rédeas soltas Se for preciso, eu volto a ser caudilho Por essa pampa que ficou pra trás Porque eu não quero deixar pro meu filho A pampa pobre que herdei de meu pai (Engenheiros do Hawaii) A musica, “Herdeiro da Pampa Pobre”, retrata problemas na estrutura agrária e fundiária do Brasil, como a) a má distribuição de terras e terras altamente produtivas. b) a concentração de terras e produção de alimentos para o mercado interno. c) a concentração fundiária e a improdutividade das terras. d) a boa distribuição de terras e produção voltada para a exportação.

37. (Uern 2012) Leia. Antes mundo era pequeno Porque Terra era grande Hoje mundo é muito grande Porque Terra é pequena Do tamanho da antena Parabolicamará. (Gilberto Gil – Parabolicamará) De acordo com o trecho da música de Gilberto Gil, o mundo está interligado a) devido ao avanço dos meios de comunicação, como a Internet. b) totalmente, porque todos têm acesso à tecnologia. c) em parte, mas com a tecnologia digital disponível para todos. d) graças ao avanço da tecnologia analógica. 38. (Uern 2012) Leia. Alguma coisa está fora da ordem Fora da nova ordem mundial Alguma coisa está fora da ordem Fora da nova ordem mundial. (Caetano Veloso) A música “Fora da ordem” foi composta por Caetano Veloso e lançada no disco Circuladô (1991), já fazendo uma previsão de alguns acontecimentos internacionais, não estando de acordo com a ordem mundial vigente. Dentre as coisas que estão “fora da ordem”, está a) a criação de blocos econômicos. b) a unificação das Alemanhas. c) a guerra do Iraque. d) o fortalecimento do capitalismo. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o trecho da música “Nóis é jeca mais é joia” de Juraildes da Cruz e Xangai. Se farinha fosse americana mandioca importada banquete de bacana era farinhada Andam falando que nóis é caipora qui nóis tem qui aprender ingrês qui nóis tem qui fazê xuxéxu fóra deixe de bestáge nóis nem sabe o portuguêis nóis somo é caipira pop nóis entra na chuva e nem móia meu ailóviú nóis é jéca mais é joia Tiro bicho de pé com canivete mais já tô na internet nóis é jéca mais é joia. 39. (Unesp 2012) Considerando a letra da música e o processo de formação econômica e social dos países subdesenvolvidos, é possível afirmar que a) as formas culturais produzidas nos países subdesenvolvidos tornaram-se elementos valorizados

Page 13: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

no cotidiano das elites dos países desenvolvidos ao longo de seu processo de formação. b) a internalização, especialmente pela elite dos países subdesenvolvidos, de hábitos de consumo e formas culturais produzidos no exterior é uma característica marcante ao longo do processo de formação desses países. c) os hábitos de consumo e as formas culturais produzidas nos países desenvolvidos não tiveram impactos significativos no processo de formação social e cultural dos países subdesenvolvidos. d) as formas culturais e os hábitos de consumo produzidos nos países subdesenvolvidos foram responsáveis por moldar o comportamento cultural das elites dos próprios países subdesenvolvidos. e) a intensificação dos intercâmbios comerciais entre os países permitiu que produtos alimentares, como é o caso da mandioca, se caracterizassem como a base da alimentação de sociedades localizadas em todo o mundo. 40. (Enem 2011) SOBRADINHO O homem chega, já desfaz a natureza Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá pra cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar. SÁ E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado). O trecho da música faz referência a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma consequência socioespacial dessa construção foi a) a migração forçada da população ribeirinha. b) o rebaixamento do nível do lençol freático local. c) a preservação da memória histórica da região. d) a ampliação das áreas de clima árido. e) a redução das áreas de agricultura irrigada. 41. (G1 - ifba 2018) Que Deus entendeu de dar A primazia Pro bem, pro mal Primeira mão na Bahia Primeira missa Primeiro índio abatido também Que Deus deu Que Deus entendeu de dar Toda magia Pro bem, pro mal Primeiro chão da Bahia Primeiro carnaval Primeiro pelourinho também Gilberto Gil, Toda menina baiana. In.: CD Realce, Warner: 1979. Trecho disponível em https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/46249. Acesso em 24 jul 2017. Com base no trecho da música acima, é possível afirmar historicamente que: a) A primeira missa na Bahia foi feita pelos portugueses com o intuito de converter os índios ao catolicismo e assim evitar que fosse feita uma guerra contra eles.

b) Para o bem ou para o mal, a Bahia foi o primeiro local no Brasil em que os portugueses colocaram suas mãos. c) O carnaval sempre foi feito durante as festas profanas que acontecem ao redor das festas religiosas católicas. Assim, esse texto seria uma metáfora para entender as contradições do Brasil: carnavalesco e religioso. d) Deus seria a entidade que moveria a história dos homens. Os homens apenas reproduziriam as suas vontades. A vontade de Deus, “pro bem ou pro mal”, espalhou o cristianismo pelo mundo, uma das principais instituições colonialistas dos séculos XV até os dias atuais. e) Ao destacar o abate indígena, o pelourinho e as missas religiosas, o autor chama atenção para o caráter violento da colonização brasileira. 42. (Pucrj 2018) Vai passar/ Nessa avenida um samba popular/ Cada paralelepípedo/ Da velha cidade/ Essa noite vai/ Se arrepiar/ Ao lembrar/ Que aqui passaram sambas imortais/ Que aqui sangraram pelos nossos pés/ Que aqui sambaram nossos ancestrais/ Num tempo/ Página infeliz da nossa história/ Passagem desbotada na memória/ Das nossas novas gerações/ Dormia/ A nossa pátria mãe tão distraída/ Sem perceber que era subtraída/ Em tenebrosas transações “Vai passar”, Chico Buarque e Francis Hime Com base nessa música gravada por Chico Buarque, em 1984, ano que marcou o auge da campanha pelas Diretas Já, é INCORRETO afirmar que a canção: a) compara a ditadura à escravidão, lembrando antepassados, pés sangrados, calçamentos de paralelepípedo e até o samba como dança de escravizados. b) sugere a presença do povo nas ruas, num contexto em que as grandes manifestações de massa voltaram à cena política. c) trata a ditadura como uma “página infeliz” do Brasil, manifestação crítica essa favorecida pela revogação do AI-5 e pelo abrandamento da censura prévia, em 1978. d) apresenta a luta pelas Diretas Já como um “samba popular”, considerando o apoio nas ruas e a vitória da Emenda Dante de Oliveira, no Congresso Nacional. e) cita as “tenebrosas transações”, uma referência aos casos de corrupção revelados na fase final da ditadura, com a maior liberdade aos meios de comunicação. 43. (G1 - ifpe 2018) (...) há um muro de concreto entre nossos lábios há um muro de Berlim dentro de mim tudo se divide todos se separam duas Alemanhas duas Coreias tudo se divide todos se separam (...) Disponível em: <http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/discos/letras/alivio.htm>. Acesso em: 09 out. 2017. Adaptado. O trecho da música Alívio imediato, da banda brasileira Engenheiros do Hawaii, aborda alguns fatos referentes

Page 14: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

ao contexto da Guerra Fria. Sobre esses fatos, assinale a alternativa CORRETA. a) A construção do muro de Berlim foi um projeto elaborado pela Alemanha Ocidental e dividia a cidade de Berlim ao meio, separando a parte Ocidental da Oriental. b) O muro de Berlim foi construído pela República Federal da Alemanha e circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental. c) A Coreia, após a Segunda Guerra Mundial, foi dividida em quatro partes iguais entre União Soviética, Grã-Bretanha, Estados Unidos e França, dando origem a dois países distintos: a Coreia do Sul e do Norte. d) Na divisão da Alemanha pelas potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial, a cidade de Berlim, mesmo estando completamente na parte oriental do país, foi dividida em quatro zonas. e) A Coreia foi dividida após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial. Na parte ocupada pelas tropas estadunidenses, formou-se a Coreia do Norte e, na região ocupada pelos soviéticos, formou-se a Coreia do Sul. 44. (Ufrgs 2018) Leia abaixo a letra da música As caravanas, de Chico Buarque, lançada em 2017. É um dia de real grandeza, tudo azul Um mar turquesa à la Istambul enchendo os olhos E um sol de torrar os miolos Quando pinta em Copacabana A caravana do Arará - do Caxangá, da Chatuba A caravana do Irajá, o comboio da Penha Não há barreira que retenha esses estranhos Suburbanos tipo muçulmanos do Jacarezinho A caminho do Jardim de Alá - é o bicho, é o buchicho, é a charanga Diz que malocam seus facões e adagas Em sungas estufadas e calções disformes Diz que eles têm picas enormes E seus sacos são granadas Lá das quebradas da Maré Com negros torsos nus deixam em polvorosa A gente ordeira e virtuosa que apela Pra polícia despachar de volta O populacho pra favela Ou pra Benguela, ou pra Guiné Sol, a culpa deve ser do sol Que bate na moleira, o sol Que estoura as veias, o suor Que embaça os olhos e a razão E essa zoeira dentro da prisão Crioulos empilhados no porão De caravelas no alto mar Tem que bater, tem que matar, engrossa a gritaria Filha do medo, a raiva é mãe da covardia Ou doido sou eu que escuto vozes Não há gente tão insana Nem caravana do Arará Considerando a realidade brasileira contemporânea, a composição faz referência a) ao aquecimento global. b) ao aumento da população islâmica no Rio de Janeiro. c) às doenças causadas pela exposição ao sol. d) ao caráter pacífico e cordial do cidadão brasileiro. e) às formas de exclusão social e racial no Brasil.

45. (Pucrj 2017) Que país é este (Renato Russo – 1987) “Nas favelas, no Senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita Constituição Mas todos acreditam no futuro da nação Que país é esse? (...)” Brasil (Cazuza, George Israel, Nilo Romero – 1988) “Brasil, mostra a tua cara Quero ver quem paga Pra gente ficar assim Brasil, qual é o teu negócio O nome do teu sócio Confia em mim! (...)” Acerca dos trechos, destacados acima, de duas canções de sucesso do rock brasileiro, lançadas durante a presidência de José Sarney (1985-1990), assinale a alternativa incorreta: a) O questionamento, no título da primeira música, foi potencializado quando de seu lançamento, em fins de 1987, pois diferentes planos econômicos haviam fracassado em conter a escalada inflacionária. O agravamento da crise aumentou o clima de frustração. b) O Plano Cruzado, que congelou preços e salários, teve um êxito inicial: controlou a inflação e aumentou o poder de compra. O grande aumento de vendas, experimentado, então, por artistas do rock brasileiro, uma expressão cultural do período, foi favorecido pela euforia de consumo. c) A decepção com a Nova República, encontrada nas duas músicas, ganhou força com a recessão econômica e a instabilidade social, vistas em crescentes mobilizações populares, saques a supermercados e desabastecimento generalizado. A governabilidade foi corroída. d) A questão da ética na política e do uso indevido de bens públicos para proveito próprio ou de favorecidos, presente nos trechos destacados, ganhou destaque com a CPI da Corrupção, que acusou o presidente de crimes e pediu o seu afastamento, não concretizado. e) A linguagem velada e em código das canções de protesto desse contexto é explicada pela censura prévia à cultura e às artes, o que impunha aos autores a criação de artifícios para driblar o sistema de repressão, parte estrutural do regime. 46. (G1 - ifba 2017) “(...) Há soldados armados, amados ou não/ Quase todos perdidos de armas na mão/ Nos quartéis lhe ensinam uma antiga lição/ De morrer pela pátria e viver sem razão (...).” (Fonte: VANDRÉ, Geraldo. Pra não dizer que não falei das flores. Geraldo Vandré no Chile, 1968. Disponível em: https://www.letras.mus.br/geraldo-vandre/46168/. Acesso em: 04/09/2016.). O trecho da canção acima representa críticas do autor em relação ao momento histórico do Brasil, caracterizado: a) Pela experiência democrática no Brasil, governo de João Goulart, e forte presença militar no Estado, como demonstra o trecho da música. b) Pelo Governo Militar no Brasil, que respeitou as garantias individuais dos cidadãos, a exemplo, a

Page 15: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

manutenção das eleições diretas para Presidente da República. c) Pela "Democracia restringida", pois ocorreu uma reformulação da política no país com a garantia da participação popular nesse processo. d) Pela manutenção dos direitos trabalhistas, repressão aos movimentos sociais e diminuição da desigualdade social. e) Pela Ditadura Militar, que determinou a censura, perseguição política e repressão àqueles contrários ao regime, a exemplo do autor da canção citada. 47. (Fgv 2017) Viva Vaia é um poema concreto publicado em 1972 e dedicado ao compositor Caetano Veloso, que havia sido vaiado por grande parte do público presente ao Teatro Tuca, no Festival Internacional da Canção de 1968. Desde então, em diversos momentos, o poema é utilizado com intuito de dar significação a episódios da cena política e cultural brasileira.

Sobre o contexto de sua elaboração, podemos afirmar que se trata a) de um período de contestações à Ditadura Militar, de ampliação das liberdades democráticas no país e de intensa efervescência cultural. b) do momento da deposição do presidente João Goulart e da intensificação da repressão cultural. c) da radicalização política do movimento estudantil contra a Ditadura Militar e de utilização da cultura como expressão política. d) do descontentamento dos jovens com o conservadorismo da música popular brasileira durante a Ditadura Militar. e) do momento de aceitação das ações repressivas da Ditadura Militar por meio da música e da poesia. 48. (Pucrj 2017) Ouro de Tolo Raul Seixas Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeiros por mês Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar um Corcel 73

Eu devia estar alegre e satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa [...] Essa canção do ano de 1973 dialoga com aspectos associados ao crescimento da economia brasileira durante o período da ditadura militar, o chamado milagre econômico. Assinale a alternativa INCORRETA. a) A canção satiriza a promoção da mencionada política econômica e, inclusive, cita uma característica do período, que foi o acréscimo na geração de postos de trabalho. b) A canção se refere indiretamente à intensificação do fenômeno da urbanização e da migração interna – quadro relacionado com a explosão das megalópoles na ditadura militar –, por meio da citação da experiência do narrador no meio urbano. c) A canção parodia os efeitos do desenvolvimento econômico ao citar a realização dos sonhos de consumo da classe média, como ter um carro do ano (Corcel 73) e morar em Ipanema. d) A canção sugere a discordância do narrador em relação ao clima de euforia decorrente do surto econômico, pelo tempo verbal empregado no começo de cada estrofe e também pela lembrança de que ele passou fome na cidade grande. e) A canção enfatiza a eficácia da ditadura militar na área do planejamento da economia, ressaltando a promoção do desenvolvimento nacional e as possibilidades de elevação do nível de vida da população em um novo cenário. 49. (Pucrs 2017) Leia a letra da canção Mulheres de Atenas e analise as afirmações que seguem. “Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos Orgulho e raça de Atenas Quando amadas, se perfumam Se banham com leite, se arrumam Suas melenas Quando fustigadas não choram Se ajoelham, pedem imploram Mais duras penas; cadenas ...” (Chico Buarque & Augusto Boal, Mulheres de Atenas, 1976) Nos anos 70, Chico Buarque e Augusto Boal compuseram a canção acima para a peça Mulheres de Atenas, numa clara crítica à herança patriarcal, ao machismo e aos preconceitos de gênero que propunham papéis sociais distintos para homens e mulheres na sociedade brasileira na Ditadura Civil-Militar. A letra aborda as práticas sociais da Grécia Antiga, sobre as quais se pode afirmar: I. A participação política era um privilégio dos homens maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses, que tinham direito a fala e a voto nas assembleias em praça pública.

Page 16: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

II. A mulher só adquiria alguma importância pelo casamento. Fora do ambiente doméstico, quase tudo era proibido para a esposa legítima, como participar da política, da cultura e da vida social. III. A comédia Lisístrata, de Aristófanes, ilustra a força feminina através da personagem principal, que propõe uma greve de sexo às esposas legítimas como forma de forçar os homens a desistirem da guerra entre as cidades-estados, que estava enfraquecendo a Grécia frente à ameaça de invasão dos persas. IV. Na mitologia grega, as divindades femininas do Olimpo apresentavam um modelo de comportamento passivo e servil diante das divindades masculinas. Estão corretas apenas as afirmativas a) I e II. b) I e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV. 50. (Uerj 2017) Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones (1967) Era um garoto Que como eu Amava os Beatles E os Rolling Stones Girava o mundo Sempre a cantar As coisas lindas Da América Cantava viva à liberdade Mas uma carta sem esperar Da sua guitarra o separou Fora chamado na América Stop! Com Rolling Stones Stop! Com Beatles songs Mandado foi ao Vietnã Lutar com vietcongs Eu te amo, meu Brasil (1970) As praias do Brasil ensolaradas O chão onde o país se elevou A mão de Deus abençoou Mulher que nasce aqui tem muito mais amor O céu do meu Brasil tem mais estrelas O sol do meu país mais esplendor A mão de Deus abençoou Em terras brasileiras vou plantar amor Eu te amo, meu Brasil, eu te amo Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil Eu te amo, meu Brasil, eu te amo Ninguém segura a juventude do Brasil Banda Os Incríveis. Adaptado de vagalume.com.br. A banda brasileira Os Incríveis marcou época ao cantar acontecimentos e ideias que afetavam especialmente a vida dos mais jovens no final da década de 1960, como ilustram as letras citadas.

Essas letras estão relacionadas, respectivamente, aos seguintes contextos internacional e brasileiro daquele momento: a) declínio do liberalismo − patriotismo militarista b) apogeu do imperialismo − naturalismo romântico c) bipolaridade da Guerra Fria − nacionalismo ufanista d) política da coexistência pacífica − conservadorismo ambiental 51. (Enem 2017) Uma noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil. Editora Planeta, 296 páginas. Mas foi uma noite, aquela noite de sábado 21 de outubro de 1967, que parou o nosso país. Parou pra ver a finalíssima do III Festival da Record, quando um jovem de 24 anos chamado Eduardo Lobo, o Edu Lobo, saiu carregado do Teatro Paramount em São Paulo depois de ganhar o prêmio máximo do festival com Ponteio, que cantou acompanhado da charmosa e iniciante Marília Medalha. Foi naquela noite que Chico Buarque entoou sua Roda viva ao lado do MPB-4 de Magro, o arranjador. Que Caetano Veloso brilhou cantando Alegria, alegria com a plateia ao som das guitarras dos Beat Boys, que Gilberto Gil apresentou a tropicalista Domingo no parque com os Mutantes. Aquela noite que acabou virando filme, em 2010, nas mãos de Renato Terra e Ricardo Calil, agora virou livro. O livro que está sendo lançado agora é a história daquela noite, ampliada e em estado que no jargão jornalístico chamamos de matéria bruta. Quem viu o filme vai se deliciar com as histórias – e algumas fofocas – que cada um tem para contar, agora sem os cortes necessários que um filme exige. E quem não viu o filme tem diante de si um livro de histórias, pensando bem, de História. VILLAS, A. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 18 jun. 2014 (adaptado). Considerando os elementos constitutivos dos gêneros textuais circulantes na sociedade, nesse fragmento de resenha predominam a) caracterizações de personalidades do contexto musical brasileiro dos anos 1960. b) questões polêmicas direcionadas à produção musical brasileira nos anos 1960. c) relatos de experiências de artistas sobre os festivais de música de 1967. d) explicações sobre o quadro cultural do Brasil durante a década de 1960. e) opiniões a respeito de uma obra sobre a cena musical de 1967.

Page 17: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

Gabarito: Resposta da questão 1: [A] A alternativa [A] está correta porque o texto 1 associa positivamente a transposição do São Francisco à dinamização econômica da região, ao passo que o texto 2, destaca a provável especulação imobiliária privilegiando a elite da região com a obra. As alternativas seguintes são incorretas porque citam aspectos negativos sob o ponto de vista do texto 1, contrariando sua síntese que expressa o privilégio que a obra trará à região e; citam aspectos que fogem à síntese do texto 2 que é o aumento da concentração fundiária. Resposta da questão 2: [D] A internet surgiu durante do período da Guerra Fria com objetivos geopolíticos e militares nos Estados Unidos. A partir da década de 1990, houve uma difusão da tecnologia para utilização civil, inclusive por empresas. O crescimento exponencial nos anos 2000 deve-se a fatores como o barateamento dos computadores pessoais e dos celulares, o avanço do comércio eletrônico, além da expansão em mercados emergentes. A internet está em constante transformação, assim empresas e produtos muito valorizados e utilizados durante certo tempo podem sofrer declínio devido ao surgimento de novas empresas e produtos mais sofisticados do ponto de vista tecnológico. Por exemplo, nos últimos observa-se o declínio no uso de e-mails e crescimento vertiginoso na utilização do WhatsApp, que pertence ao Facebook, transnacional dos EUA. Resposta da questão 3: [D] A alternativa [D] está correta porque a Áustria era uma nação de diversidade cultural e étnica com forte presença de população de origem germânica e crescente sentimento antissemitista onde parte da população austríaca de origem germânica ansiava em buscar uma nação livre. As alternativas incorretas são: [A], porque a anexação dos territórios ampliava o conceito de espaço vital; [B], porque a anexação tinha um caráter geopolítico e não econômico; [C], porque o interesse em anexar a Áustria respaldava-se pela presença de germânicos na região. Resposta da questão 4: [D] A alternativa [D] está correta porque terremotos são propagações de ondas sísmicas cuja origem se dá em razão de movimentação tectônica. As alternativas incorretas são: [A], porque margens continentais passivas não coincidem com bordas de placas e, portanto, não são áreas de origem de tremores; [B], efusão de material magmático é um processo vulcânico; [C], porque desgaste mecânico de rochas é um processo erosivo; [E], porque a afirmativa descreve um processo tectônico.

Resposta da questão 5: [B] A alternativa [B] está correta porque a estrofe “chão quando quer crescer vira cordilheira” remete ao processo de soerguimento da crosta, ou seja, a orogênese. As alternativas incorretas são: [A], porque assoreamento é sedimentação; [C], porque diagênese são as transformações que o sedimento sofre após sua deposição; [D], porque ablação é o desgaste do gelo ou neve em uma geleira; [E], porque lixiviação é a percolação dos nutrientes do solo em razão da grande infiltração da água. Resposta da questão 6: 01 + 02 + 08 + 16 = 27. O item incorreto é o [04], o movimento “sertanejo universitário” é mais importante no Centro-Oeste e no Sudeste, embora seja relevante nas demais regiões do país. Mobiliza principalmente os jovens e adultos de classe média, mas também faz sucesso nas periferias urbanas. As músicas são românticas e desprovidas de conteúdo social relevante. Apresentam penetração importante nos meios de comunicação e os shows costumam ser grandes produções com caráter comercial. Resposta da questão 7: 01 + 04 + 16 = 21. [01] Correto. O fator altitude é predominante ao fator latitude e, portanto, o clima de montanha independe da localização geográfica. [02] Incorreto. Ao norte, a região é glacial. [04] Correto. Países em alta latitude têm climas polares e subpolares. [08] Incorreto. O clima na Antártida é seco, com

precipitações entre 30 e 70mm ano.

[16] Correto. O clima polar se caracteriza por invernos rigorosos e verões frios e no caso do polo norte, no curto verão, ocorre a reprodução de musgos e liquens e a manutenção do perfmafrost. Resposta da questão 8: [A] A globalização é uma fase recente de expansão capitalista no espaço mundial. É caracterizada pela aceleração dos fluxos de capital, mercadorias, informações e também de pessoas (turismo e migrações). O que torna possível a globalização é a modernização dos transportes, telecomunicações e informática. Assim, a interação entre as sociedades e entre as pessoas tornou-se cada vez mais intensa e simultânea, permitindo maior troca de vivências e experiências. Resposta da questão 9: [B] As afirmativas [2], [4] e [5] estão corretas, porque a tropicalidade do país pode ser constatada pelo predomínio de climas quentes e úmidos resultando na formação de florestas latifoliadas e rios cujo regime é majoritariamente pluvial. As afirmativas [1], [3] e [6]

Page 18: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

estão incorretas, porque indicam características culturais e não naturais. Resposta da questão 10: 04 + 08 = 12. [01] Incorreta. Parte da bacia está inserida na região sudeste. [02] Incorreta. O rio nasce na Serra da Canastra, em MG, e deságua entre SE e AL. [04] Correta. A transposição é uma obra que desvia parte da água do rio para alimentar canais artificiais que levarão água para as regiões mais secas. [08] Correta. O rio São Francisco se destaca pelo seu papel de integração no período colonial. [16] Incorreta. O aproveitamento econômico do São Francisco se dá em todo seu curso, inclusive na Bahia onde se localiza o polo exportador de fruticultura. O rio São Francisco corta a Bahia no sentido sul – norte. [32] Incorreta. A maior bacia situada totalmente em território brasileiro é a do Tocantins-Araguaia. Resposta da questão 11: [B] A implantação de hidrelétricas causa impactos ambientais e socioeconômicos, entre os quais, a alteração na dinâmica dos rios, desmatamento e deslocamento de populações. Na bacia do São Francisco foram construídas hidrelétricas como: Sobradinho, Paulo Afonso, Itaparica e Xingó. Resposta da questão 12: [A] O trecho da música de Belchior refere-se à migração dos nordestinos em direção à região Sudeste. Os fatores de repulsão no Nordeste foram: pobreza, desigualdade, desemprego, má distribuição de terras e seca como fator agravante no semiárido. Os fatores de atração foram: melhores condições de vida e oportunidades de emprego em setores como indústria, comércio e serviços. Resposta da questão 13: [B] O Brasil é uma sociedade com profundas desigualdades sociais e étnicas, o preconceito contra a população de menor renda e o racismo são frequentes no país. Assim, são importantes as políticas de combate à pobreza, à miséria, melhoria do acesso à educação e de ação afirmativa em prol de grupos historicamente discriminados e que sofrem segregação socioespacial. Resposta da questão 14: [B] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] Nas últimas décadas aconteceram processos de modernização da agropecuária e forte urbanização do interior do Brasil com o surgimento de pequenas cidades e cidades médias no interior de São Paulo, Centro-Oeste e Sul. Também aconteceu uma expansão das redes de transportes, comunicações e informática nas zonas rurais. Estes processos conduziram a “novas

ruralidades” e apresentam reflexo na cultura e nos padrões de consumo, a exemplo do declínio da música sertaneja “tradicional” e avanço da música sertaneja “moderna” com formas como o “sertanejo universitário”. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia] Sociologicamente, é um equívoco considerar que a cultura é estanque. Na realidade, ela está em constante transformação, e a música sertaneja é um bom exemplo dessa mudança. Devido a alterações nas formas de produção, o campo brasileiro produziu aquilo que se pode chamar de “novas ruralidades”, que carregam consigo novas produções culturais e relações sociais. Resposta da questão 15: [A] Um dos impactos da construção da Usina de Sobradinho foi a inundação de diversos municípios como Remanso, Casa Nova e Pilão Arcado, citados na música de Sá e Guarabyra. Estão incorretas as alternativas: [B], porque o aniquilamento da comunidade de Antonio Conselheiro se deu com a guerra de Canudos em 1896/97; [C], porque a área inundada pela represa não produzia trigo; [D], porque Salvador não foi deslocada; [E], porque as secas são característica do clima semiárido. Resposta da questão 16: [C] A erosão é o desgaste da superfície com remoção de partículas minerais e matéria orgânica. Pode ser pluvial (água da chuva), abrasão (marinha), fluvial (rios), eólica (vento), etc. Ao longo do tempo geológico, a erosão modela ou realiza o esculpimento do relevo, a exemplo de formas em regiões cristalinas como o Pão de Açúcar e o Corcovado no Rio de Janeiro. Resposta da questão 17: [B] Considerando as migrações regionais a partir da década de 2000, o Nordeste mantém saldo migratório negativo, embora tenha se reduzido. A emigração de nordestinos destina-se ao Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Porém, houve o crescimento da migração do Sudeste para o Nordeste em decorrência de investimentos econômicos na região, atração de mão de obra qualificada e o fenômeno da migração de retorno (nordestinos que estão voltando para a região devido a oferta de empregos). Resposta da questão 18: [D] [I] INCORRETA. A atividade retratada é a indústria da construção civil e, portanto, classifica-se como setor secundário. [II] CORRETA. O texto retrata o conceito de trabalhador produtivo, ou seja, o operário que produz sem que seu salário seja adequado ao consumo do que produziu. [III] CORRETA. A indústria da construção civil absorveu grande quantidade de mão de obra.

Page 19: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

Resposta da questão 19: [C] A urbanização brasileira foi desordenada e marcada por acentuada desigualdade social e problemas ambientais. Os problemas mais acentuados localizam-se nos bairros da periferia como condições precárias de trabalho, mobilidade urbana inadequada, moradias insuficientes e ilha de calor. Resposta da questão 20: [E] A letra da música faz alusão à especulação imobiliária, isto é, a compra de terrenos e imóveis para construção, aluguel ou valorização para venda. Este processo é bastante comum em várias cidades brasileiras, porém, a excessiva valorização pode levar a problemas como exclusão social dos mais pobres e destruição de patrimônio histórico. Resposta da questão 21: [D] A letra da canção reflete elementos que criam um sentimento de pertencimento ao lugar. Estão incorretas as demais alternativas porque o texto articula referências generalizadas a partir do indivíduo. Resposta da questão 22: [C] O Brasil é caracterizado por expressivas desigualdades socioeconômicas regionais. O Centro-Sul é a região mais populosa e que concentra grande parte da produção industrial, agropecuária, sendo também a mais avançada no setor terciário. A disparidade regional se reduziu um pouco a partir da década de 2000 com o avanço socioeconômico na Amazônia e Nordeste. Resposta da questão 23: [D] O Nordeste é uma região de colonização antiga, marcada por profundas desigualdades socioespaciais, problemas socioeconômicos e emigração para outras regiões. A partir da década de 2000, a região apresentou avanços sociais e econômicos, porém ainda apresenta IDH inferior ao do Centro-Sul. Resposta da questão 24: [C] Como mencionado corretamente na alternativa [C], a migração inter-regional, especialmente a dos retirantes nordestinos, está associada à disparidade socioeconômica das regiões brasileiras. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a causa da migração nordestina é a situação de precariedade que caracteriza o sertão nordestino; [B], porque a área de repulsão populacional do nordeste não se caracteriza por concentração industrial; [D], porque o retirante está associado às áreas do sertão e, portanto, rurais.

Resposta da questão 25: [B] Um dos mais graves problemas urbanos no Brasil é a mobilidade. Isto decorre do investimento insuficiente em transporte coletivo (ônibus, trens e metrô) e congestionamentos de trânsito que aumentam o tempo perdido em movimentos pendulares (entre residências e locais de trabalho e estudo) e o desconforto dos trabalhadores devido à superlotação e precariedade. Resposta da questão 26: [D] O processo de globalização é caracterizado pela aceleração dos fluxos de informações e cultura. Isto foi possível graças à modernização da informática, telecomunicações e transportes. No campo cultural, a internet contribui para propagar produtos culturais, tanto os populares com qualidade sofrível quanto os mais sofisticados. Resposta da questão 27: [D] Como mencionado corretamente na alternativa [D], a letra da música remete a um processo de mundialização, característica da globalização. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a nova ordem mundial é o sistema de poder instaurado na década de 1990, contexto em que se deu a globalização; [B], porque a organização do espaço mundial é uma referência vaga e diz respeito à geopolítica; [C], porque a regionalização é uma forma de determinar espaços a partir de critérios e, portanto, não corresponde ao tema da letra; [E], porque ordem geopolítica é o ordenamento do sistema de poder em nível mundial ou regional construído a partir de cenários históricos diferentes. Resposta da questão 28: [B] [Resposta do ponto de vista da disciplina de História] A Guerra do Vietnã foi um dos piores episódios da Guerra Fria, em especial para os norte-americanos, que viram seus soldados serem massacrados pelos vietcongues durante a intervenção dos EUA na guerra. Woodstock era um festival que se autointitulava pela paz e pelo não armamento. Criticar a Guerra do Vietnã, por isso, era uma de suas premissas. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] Como mencionado corretamente na alternativa [B], o Festival de Woodstock, mobilização pela paz, ocorria no contexto da guerra do Vietnã, cujo acontecimento foi o exemplo mais notório das “guerras Proxy”, ou guerras por procuração, que colocavam em oposição, de forma indireta, os conceitos ideológicos dos Estados Unidos e da URSS. Estão incorretas as alternativas: [A], [C] e [D], porque os fatos não caracterizaram a mobilização popular dos estadunidenses.

Page 20: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

Resposta da questão 29: [D] Como mencionado corretamente na alternativa [D], a descrição do Sertão, expressa pela letra da música, remete à sobreposição do conceito de região e de lugar, haja vista referir-se a uma área delimitada e ao mesmo tempo, estabelecer a identidade com a área. Estão incorretas as alternativas [A], [B], [C] e [E], porque não definem os conceitos utilizados na letra da música. Resposta da questão 30: [D] Como mencionado corretamente na alternativa [D], os gentílicos do estado do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio Grande do Norte são exceções aos sufixos, já que se constituem respectivamente como: gaúchos, capixaba, potiguar. Resposta da questão 31: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] O sentido do termo “sertão” na música da dupla sertaneja paulista Tonico e Tinoco é como “meio rural” ou “interior do Estado”. O termo “sertão” foi muito utilizado na Música e na Literatura brasileiras para se referir aos ambientes rurais em diferentes estados, principalmente em Minas Gerais, nos estados do Centro-Oeste e nos estados do Nordeste. Hoje, rigorosamente, o termo é empregado em Geografia para uma sub-região do Nordeste, o Sertão (zona semiárida). [Resposta do ponto de vista da disciplina de Português] O termo “sertão” deve ser compreendido, no contexto, como metáfora do interior do Brasil, em contraponto à cidade-metrópole caracterizada pela aridez do concreto e das construções. Ao mencionar o material de que é feito o violão, o poeta não alude à vegetação típica do sertão, mas sim à simplicidade do povo do interior que usa os recursos de que dispõe para desenvolver uma cultura popular representativa do meio a que pertence (“meu violão / Feito de pinheiro da mata selvagem / Que enfeita a paisagem lá do meu sertão”). Resposta da questão 32: [A] O texto faz referência ao consumo desenfreado da sociedade, fato que pode ser associado, como mencionado corretamente na alternativa [A], ao sistema de produção denominado toyotismo, haja vista que este se caracteriza, dentre outros, pela mecanização flexível, respondendo à demanda do mercado e, ao mesmo tempo, renovando o mercado consumidor ao injetar tecnologia e substituir rapidamente os produtos (obsolência programada e obsolência perceptiva). Estão incorretas as alternativas [B], [C], e [D] porque não correspondem ao tema abordado no texto.

Resposta da questão 33: [B] Como mencionado corretamente na alternativa [B], os elementos compostos na canção identificam maior fluxo comercial global apresentando, contudo, controle de fluxo populacional. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o fluxo comercial indicado representa porosidade do controle alfandegário e do capital produtivo e não especulativo; [C], porque não há referências às barreiras sanitárias ou controle informacional na canção; [D], porque não há referencias ao sistema financeiro; [E], porque o fluxo comercial indica redução do protecionismo comercial. Resposta da questão 34: [D] A imagem publicada no livro A condição pós-moderna, do geógrafo norte-americano David Harvey, destaca a importância da evolução dos transportes, a “compressão do espaço pelo tempo”, uma das bases tecnológicas que viabilizou a globalização. Resposta da questão 35: [B] O processo de urbanização em países como o Brasil foi desordenado, acelerado e caracterizado por profundas desigualdades sociais. Parte da população sofre com a segregação socioespacial, uma vez que apresenta dificuldade de acesso a serviços públicos, equipamentos urbanos, infraestrutura, moradia digna e mobilidade. Um dos principais problemas é a favelização e os cortiços onde vivem as famílias de trabalhadores mais pobres. Resposta da questão 36: [C] Como mencionado corretamente na alternativa [C], o texto sugere como tema a desigual distribuição de terras e a improdutividade do campo dos grandes latifúndios. Estão incorretas as alternativas: [A] e [B], porque a citação do texto “(...) campos desertos que não geram pão” sugere improdutividade agrícola; [D], porque o texto denuncia a concentração fundiária. Resposta da questão 37: [A] O processo de globalização é caracterizado pela aceleração dos fluxos de mercadorias, capital financeiro, informações, ideologias e pessoas no espaço mundial. O processo é viabilizado pela modernização e integração das tecnologias de transportes, telecomunicações e informática, incluindo a expansão da Internet. Resposta da questão 38: [C] Fazendo a inferência que a música trata do período iniciado na década de 1990 com a dissolução do socialismo denominado de ordem do mundo multipolar, cujo sistema de poder se assenta na capacidade tecnológica e financeira das potencias mundiais, as alternativas [A], [B] e [D] correspondem a eventos

Page 21: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

característicos do período. Como mencionado corretamente na alternativa [C], a Guerra do Iraque traduz a militarização típica da Guerra Fria, sistema de poder internacional encerrado na década de 1980/90 e, portanto, corresponde ao que está “fora da ordem”. Resposta da questão 39: [B] Os países subdesenvolvidos se caracterizam pela acentuada desigualdade social interna e pela dependência econômica em relação aos países desenvolvidos. Por vezes, a dependência se manifesta em aspectos culturais como a excessiva valorização da cultura importada pelas classes alta e média, em detrimento de características nacionais e regionais. Mesmo assim, principalmente nos países emergentes (Brasil, China, Índia, etc.) e nações muçulmanas, a afirmação da cultura local é cada vez mais significativa nos últimos anos. Resposta da questão 40: [A] O trecho da música se refere à construção da Hidroelétrica de Sobradinho no sertão nordestino. Hidroelétricas são obras com variados graus de impacto sobre o meio ambiente físico e socioeconômico. No caso da música, a construção da hidroelétrica afeta a população ribeirinha do rio São Francisco, próxima à barragem que deve ser retirada em um movimento de migração forçada para outra localidade. Apesar da empresa construtora arcar com todas as despesas de deslocamento e reassentamento em uma nova cidade construída para esse fim, haverá sempre a perda de identidade de comunidades, muitas vezes, centenárias em relação a seus lugares de origem, referência cultural e histórica. A alternativa [B] é falsa: ocorre aumento do lençol freático; A alternativa [C] é falsa: a memória histórica da região se apagou; A alternativa [D] é falsa: a ampliação de áreas de clima árido depende de outros aspectos de maior magnitude em relação à construção de uma hidroelétrica; A alternativa [E] é falsa: represas, em geral, aumentam as áreas de agricultura irrigada. Resposta da questão 41: [E] Somente a alternativa [E] está correta. A letra da música do compositor baiano Gilberto Gil chama atenção para o início da colonização e para todo tipo de violência praticada pelos colonizadores, violência física (abater o índio e o pelourinho) e simbólica (primeira missa). Resposta da questão 42: [D] Apesar do apoio do popular à volta das eleições diretas, a emenda Dante de Oliveira, apresentada ao Congresso em 1983, foi rejeitada. A primeira eleição pós Ditadura Militar foi realizada de maneira indireta, em 1985.

Resposta da questão 43: [D] Somente a alternativa [D] está correta. A música “Alívio imediato” da banda Engenheiros do Hawaii aponta para a Guerra Fria. Após o término da Segunda Guerra Mundial começou a Guerra Fria, uma disputa política e ideológica que dividiu diversos países como a Alemanha, Coreia e Vietnã. Resposta da questão 44: [E] No trecho “(...) A caminho do Jardim de Alá - é o bicho, é o buchicho, é a charanga, Diz que malocam seus facões e adagas, Em sungas estufadas e calções disformes, Diz que eles têm picas enormes, E seus sacos são granadas, Lá das quebradas da Maré, Com negros torsos nus deixam em polvorosa, A gente ordeira e virtuosa que apela, Pra polícia despachar de volta, O populacho pra favela (...) ” fica claro que a música retrata problemas atuais do Rio de Janeiro e do país como um todo. A violência, a desigualdade social e o preconceito para com negros e favelados são alguns dos problemas retratados. Resposta da questão 45: [E] Somente a alternativa [E] está correta. As músicas foram produzidas no início da Nova República, durante o governo Sarney, 1985-1990, quando havia a liberdade de expressão no país. As letras tecem críticas duras e diretas a estrutura política do Brasil. Resposta da questão 46: [E] A canção Pra não dizer que não falei das flores foi escrita no contexto da Ditadura Militar, período marcado pela forte repressão contra aqueles que se levantavam contra o regime. Resposta da questão 47: [C] Somente a alternativa [C] está correta. A questão remete à produção cultural brasileira no contexto da República Militar, 1964-1985. Apesar do golpe militar em 1964 ainda havia uma espaço para a cidadania e abertura para manifestações críticas ao novo regime. Com o início do governo Costa e Silva em 1967, segundo presidente militar, a sociedade compreendeu que os militares não estavam dispostos a entregar o poder aos civis conforme anunciaram. Daí que os anos de 1967 e 1968 foram de muitas manifestações sociais com participação estudantil bem como de uma grande efervescência cultural através de uma arte engajada e politizada. Neste contexto, os grandes festivais de música também teciam suas críticas ao regime militar. O resultado deste engajamento político foi o AI-5, Ato Institucional número 5 em dezembro de 1968, considerado um golpe dentro do golpe fechando de vez qualquer espaço para a participação política.

Page 22: Nas figuras, os números mostram a movimentação Lista ... fileLista – Música no Vestibular Profº: 1. (Unesp 2018) Texto 1 A água sai de Cabrobó Parnamirim, Salgueiro Até Jati

Resposta da questão 48: [E] A canção não enfatiza a eficácia da ditadura, mas, sim, ironiza o tão propalado Milagre Econômico veiculado pelos militares, ao afirmar que as benesses apresentadas não condiziam com a realidade de vida dos brasileiros. Resposta da questão 49: [D] Somente a alternativa [D] está correta. Correção a partir das incorretas. Não podemos afirmar que o perfil das divindades femininas na mitologia grega era de passividade e submissão em relação às divindades masculinas. Basta observar Hera a deusa mais importante, esposa de Zeus e as estórias dela surgem com suas vinganças contra as amantes e filhos ilegítimos de Zeus. Pallas Athena é a figura feminina símbolo da estratégia. Usava um elmo, uma espada e um escudo decorado com a cabeça da Medusa, que lhe foi dado pelo herói Perseus. Resposta da questão 50: [C] Somente a proposição [C] está correta. A primeira letra faz uma nítida referência à Guerra Fria ao mencionar a Guerra do Vietnã, um símbolo da Guerra Fria enquanto a segunda letra foi muito tocada no Brasil durante a década de 1970 no contexto da ditadura militar enfatizando um nacionalismo ufanista que enaltecia a nação. Resposta da questão 51: [E] O excerto da resenha do livro Uma noite em 67 sintetiza fatos fundamentais ocorridos na final do III Festival da Record em 1967, destacando as principais intervenções dos artistas que conferiram ao evento papel importante na história da música brasileira ao sinalizar o início do movimento tropicalista. Assim, é correta a opção [E].