n a d a nça da mi s ã o -...

32

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

Jesus, caminhe conosco para que, inspirados pela força do Santo Espírito e pela ousadia de Champagnat, sejamos profetas e anunciadores da Alegria do Evangelho em meio a outros Montagnes de hoje.

Na dança da missão, queremos partilhar nossos sonhos e alegrias, tristezas e medos, na certeza de renovar nossas promessas e nosso entusiasmo de torná-lo conhecido, amado e seguido, construindo “o novo céu e a nova terra”. Amém!

Page 2: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar
Page 3: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

na dança da missão

Page 4: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

4

Apresentação

Olha mais para mim

Dentro de meu sentimento e tudo de mim

Seja meu lar, uma canção, um carinho

Uma frase de paz

Te acorda! É a dança, o momento, a roda que vai

Embalando o amor

Canta um refrão, mostra o sorriso

Canta o refrão, mostra que quer viver

E posso lembrar

A primeira noite que te vi entoar uma emoção

Tanto calor em teu rosto

Como em toda visão

É o mundo, é a senha pra que eu te sentisse ali

Força de um leão

Venha de lá

Anjo Suave, sem esperar

Grita que quer viver

Olha bem para mim

(Dança dos Meninos – Milton Nascimento)

Ser adolescente e jovem deste tempo

Queridos adolescentes e jovens,

É tempo de graça e de celebrar a vida de cada um de vocês e também da nossa querida Pastoral Juvenil Marista (PJM). No 1º Congresso Nacional, vivenciamos a beleza e a riqueza de tantos rostos, lugares, sonhos, lutas e ousadia que deixaram nossos Corações Conectados! A caminhada se fez em cada grupo de adolescentes e jovem, em cada Unidade, nas Províncias, nos novos desafios, na alegria e na teimosia de fazer a vida valer a pena, sobretudo para que a PJM crescesse e se fortalecesse.

E aqui estamos, com vocês, para fazer a caminhada rumo ao 2º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista, que será realizado em Porto Alegre, em outubro de 2017.

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 5: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

5

Com os Corações Conectados, queremos fazer a experiência na Dança da Missão! Essa dança vem de Jesus, passa por São Marcelino Champagnat e contagia tanta gente de bem para continuar a missão herdada de Cristo: “a vida plena para todos!” (Jo 10,10). E essa plenitude passa pela defesa e promoção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

De Jesus a Champagnat, temos a beleza da vida com tantos sonhos, que se unem por uma chama: o amor. Esse fogo ilumina nossa vida, remete a Jesus, passa pelo grande coração de Champagnat e chega até nós, fazendo nossa missão ser dançante e vibrante. É como a vela que permeia a vida da PJM, que nos une e nos provoca a expandir nossa tenda, para que mais adolescentes e jovens estejam dentro dela. Essa chama aquece e exige uma resposta: o que faz arder meu coração?

Não estamos sozinhos, pois vamos celebrar em 2017 a festa dos 200 anos do Instituto Marista. Somos herdeiros de promessas: de Fourvière e também a “promessa” de Montagne, que fez São Marcelino Champagnat olhar com amor e ternura as crianças, adolescentes e jovens. Será um privilégio para a PJM celebrar o Bicentenário em janeiro de 2017 por meio do 2º Congresso Nacional, em que a profecia, a mística e a comunhão serão as características nas quais nós nos reconheceremos e que farão com que nos reconheçam como Maristas de Champagnat.

Ser adolescente e jovem deste tempo é dizer sim! É ter o jeito de Maria, Jesus e Champagnat! O rosto de Maria é dos adolescentes e jovens que acreditam, sonham e fazem um mundo melhor! Esse rosto mariano reflete o rosto de Jesus!

É neste tempo de graça que a PJM vem celebrar a própria história, em uma dança apaixonante e envolvente, todos juntos, com os adolescentes e jovens, no mesmo embalo de ser Maristas para um Novo Começo. Na Dança da Missão, ninguém fica de fora! Reflete o momento que vivenciamos de olhar para o horizonte e voltar às fontes que deram força à missão marista, por isso a iluminação bíblica de Apocalipse de São João, que diz: “Vi um novo céu e uma nova terra” (Ap 21,1). A dança da missão é fazer acontecer esse novo na PJM e na vida de cada um de nós! Esse convite remete a um trecho da canção “Dança dos Meninos”, de Milton Nascimento: “Te acorda! É a dança, o momento, a roda que vai embalando o amor. Canta um refrão, mostra o sorriso. Canta o refrão, mostra que quer viver”... Então vem com a gente cirandear, bailar, dançar e construir a PJM que queremos. Juntos, avistaremos “um novo céu e uma nova terra!” (Ap 21, 4).

Com carinho,

Comissão Organizadora do 2º Congresso Nacional da PJM

Page 6: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

6

O que você encontrará neste material 01 – Nasce a aurora!02 – Encontro 1 – Eu faço parte dessa história!03 – Encontro 2 – Jovens: rosto do mundo!04 – Encontro 3 – É preciso se comprometer, anunciar e denunciar!05 – Encontro 4 – Missão de quem?

Orientações• Organizar a preparação de cada encontro com antecedência;• Os encontros não precisam seguir a sequência estabelecida, mas

que seja mantida a ambientação, a acolhida e a despedida;• Caso o grupo queira, pode aprofundar as temáticas em mais encontros;• Pode utilizar o material de apoio que ajuda a contribuir nas temáticas.

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 7: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

7

NASCE A AURORA!Este momento é celebrativo para que os adolescentes e jovens conheçam o itinerário do 2º Congresso Nacional da PJM (etapas local, provincial e nacional). É importante que a Unidade se mobilize com os grupos de jovens da PJM para este momento celebrativo e que, ao final, haja a partilha de um lanche comunitário, já que este encontro é uma festa. Os demais encontros poderão ser realizados em cada grupo. Caso a Coordenação do grupo queira aprofundar alguma temática em mais de um encontro, poderá fazê-lo. Este roteiro celebrativo pode ser adaptado.

1. AMBIENTAÇÃO

Panos coloridos, bandeira da PJM, imagens de Jesus, Maria e Champagnat, velas coloridas e de diferentes tamanhos e formas, a vela do 2º CNPJM, os símbolos dos cinco momentos da PJM, óleo perfumado em um pires ou pote/taça de sobremesa. O ambiente deve estar com as velas acesas em diversos espaços do local da celebração e com as luzes apagadas, compondo um lucernário convidativo e de harmonia, com os materiais mencionados acima compondo o rosto da juventude da PJM da Unidade. A vela da PJM será a única apagada.

Acolhida: Cada participante deve ter as mãos ungidas quando estiver entrando no local da celebração. Convidar três pessoas para que façam esse momento, ungindo as mãos de cada participante e dizendo: “Deus te consagrou e te ungiu. Você é importante para a PJM!”. Enquanto as pessoas entram, colocar as músicas do CD da PJM “Corações Conectados”.

2. MOTIVAÇÃO

Estamos em festa!Vamos iniciar a caminhada rumo ao 2º Congresso Nacional da PJM. Esse caminho só tem sentido quando o fazemos juntos, adolescentes e jovens maristas que acreditam no novo e querem fazer o Reino de Deus acontecer.

Acolhemos de pé o símbolo que estará conosco em toda a preparação para o 2º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista e na caminhada da PJM local.

Page 8: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

8

(uma pessoa acende a vela e caminha entre os participantes enquanto todos cantam; se quiser, pode passar a vela de mão em mão)

Refrão: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra. Inunda meu ser, permanece em nós.

3. RECORDAÇÃO DA VIDA

Nesse momento, vamos fazer a recordação da vida. Vamos recordar os fatos marcantes que aconteceram em nossa vida, nos nossos grupos de adolescentes e jovens da PJM, os momentos de formação, celebração e solidariedade, o 1º Congresso Nacional da PJM, os encontros provinciais... (deixar as pessoas trazerem os fatos e momentos importantes)

Temos muito a agradecer a Deus, a Jesus e a Boa Mãe. Agradecer nosso amigo e protetor São Marcelino Champagnat que, há quase 200 anos, sonhou com um mundo melhor para crianças, adolescentes e jovens. Hoje somos Champagnat! Estamos conectados e trazemos no coração o sonho dele e a missão de “tornar Jesus conhecido, amado” e seguido.

Agora, sentados, vamos acompanhar a música Divina Fonte, de Jorge Trevisol. Que esta vela ilumine nossa preparação para o 2º Congresso Nacional da PJM. (https://www.youtube.com/watch?v=7NxXt7vnwHM )

Luz que vem de DeusDivina fonte de amorCuidou de mim e me amouE de calor de envolveu!Levo seu sinalNo mais profundo de mimÉ bom viver sendo assimIluminado por Deus

Já de manhã cedo ele estáNa minha mente e me fazPensar na vida e no céuMora no meu peito e me dizQue se eu quiser ser felizÉ só viver sem ter véus

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 9: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

9

Levo bem guardado aquiO que com ele eu viviLá no começo de mimSei que é tão imenso esse domQue às vezes meu coraçãoAté duvida de si

4. LEITURA BÍBLICA (Mt 5, 14a; 16a)

Vamos ouvir um trecho da Palavra de Deus do Evangelho de São Mateus.(convidar dois adolescentes ou jovens sentados em lugares diferentes entre o grupo para que possam proclamar esse versículo várias vezes)

“Vós sois a luz do mundo. Brilhe a vossa luz diante dos homens!”.

5. SILÊNCIO – Meditar a Palavra de Deus

6. ITINERÁRIO PARA O 2º CNPJM

Apresentar a preparação para o 2º CNPJM, a marca, as etapas, a música-tema, a contribuição da Unidade e dos grupos de jovens para o Congresso e a caminhada da PJM. Podem-se ouvir as sugestões dos participantes para este itinerário, que pode até realizar um gesto solidário.

7. ORAÇÃO DO 2º CONGRESSO NACIONAL DA PJM

Entregando no coração da nossa Boa Mãe cada um de nós, nossos sonhos, nossos grupos de adolescentes e jovens e a caminhada para o 2º Congresso Nacional da PJM, vamos rezar todos juntos a Oração do 2º CNPJM.

8. BÊNÇÃO

Com alegria e esperança, teimosia, mística e profecia, continuaremos a fazer a história da PJM na nossa Unidade! Abraçados, vamos nos abençoar, rezando esta bênção:

Page 10: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

10

Que a terra abra caminhos sempre à frente dos teus passosE que o vento sopre suave os teus ombrosQue o sol brilhe sempre cálido e fraterno no teu rostoQue a chuva caia suave entre teus camposE até que nos tornemos a encontrarDeus te guarde no calor do seu abraçoE, até que nos tornemos a encontrarDeus te guarde, Deus nos aguarde em seu abraço.

9. DESPEDIDA

Para estar na Dança da Missão, não podemos ficar parados. Vamos fazer uma ciranda, dançando a música Suave Luz (Nando Cordel).

O som do teu amor me faz canção,Dança suave luz em mim, em nós...(https://www.youtube.com/watch?v=asP1DlV3Kbk)

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 11: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

11

Encontro 1EU FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA!

1. AMBIENTAÇÃO

Preparar barbante, prendedor de varal, fotos do grupo, folha com os anos importantes para o grupo e para a PJM, fotos e registros da PJM (Grupo, Unidade, Província, Brasil), bandeira, livro das DNPJM, da Mística e Evangelizadores entre os Jovens, bíblia, imagens da Boa Mãe e de Champagnat, vela, fazer um caminho com folhas ou outro material (jornal, cadernos, serragem, folhas, sementes...).

2. ACOLHIDA

Pensar num gesto para acolher os participantes.

3. MOTIVAÇÃO

É hora de fazer história! A juventude Marista, na sua caminhada, tem feito história, desde São Marcelino Champagnat até os dias atuais. São muitos sonhos, lutas e conquistas. Há quase 200 anos, temos a missão de “tornar Jesus conhecido e amado”. Nessa linha histórica, se encontra a Pastoral Juvenil Marista. Por isso, aqui estamos para celebrar e dar continuidade a essa bonita história marista da qual cada um de nós faz parte. O mais legal disso tudo é que nos colocamos a caminho e podemos olhar e ver a beleza de Deus caminhando conosco. Neste encontro, vamos, como grupo de adolescentes e jovens, montar a linha do tempo da PJM, nascida em 2005 com o lançamento das Diretrizes Nacionais da Pastoral Juvenil Marista (DNPJM), e refletir sobre que futuro queremos para ela. Vamos conhecer um pouco dessa história e outras histórias de Champagnat.

(Importante: convidar previamente um Irmão ou Leigo/a Marista para contar algumas histórias de São Marcelino Champagnat e um ex-participante da PJM para partilhar as experiências vivenciadas).

Page 12: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

12

4. A HISTÓRIA DA PJM

Para recordar a história da PJM, sugerimos fazer uma linha do tempo que será montada nesse momento (como caminho ou varal), colocando as datas importantes e mesclando com as datas do grupo, além de fotos e outros registros. Enquanto se faz a atividade, colocar como música de fundo a canção “A gente faz acontecer”, do 1º Congresso da PJM. Ao terminar a construção do caminho, fazer a leitura da Carta do 1º Congresso Nacional da PJM.

5. MÚSICA: A GENTE FAZ ACONTECER

Nós somos de vários lugares, Mas quando estamos juntos, somos mais.Capazes de mudar o mundo E viver o sonho de Champagnat.Acreditamos que a vida tem valor. Somos parte da mensagem do amor.Trazemos corações conectados. Pra sentir, pra cantar e viver essa vocação.

Sintonize essa vibração, Todos juntos numa só canção.O que é pedra em carne transformar, Corações novos conquistar.Nossa mística juvenil, Fez PJM do Brasil.O Evangelho a semear E um mundo novo a realizar.

6. LEITURA BÍBLICA (Mc 10, 17-27)

Quando Jesus se pôs de novo a caminho, alguém veio correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, o que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Jesus respondeu-lhe: “Por que me chamas de bom? Ninguém é bom a não ser Deus! Conheces os mandamentos: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não darás testemunho falso, não prejudicarás ninguém, honra pai e mãe”. Ele disse: “Mestre, tudo isso eu tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 13: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

13

ele com amor e disse: “Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me”. Mas ao ouvir isso, ele ficou triste e foi embora abatido, porque possuía muitos bens. Jesus olhou em volta e disse aos discípulos: “Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus”. Os discípulos se espantaram com estas palavras. Jesus, porém, insistiu: “Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus”. Eles ficaram ainda mais espantados e se perguntavam: “Então, quem pode salvar-se?”. Jesus olhou para eles e disse: “Para os seres humanos isso é impossível, mas não para Deus; pois para Deus tudo é possível”.

7. REFLEXÃO E PARTILHA

• Qual a ligação da história do jovem contada a pouco com a PJM?• O que foi significativo na história da PJM? • Qual a minha contribuição nesse caminho? • Quais horizontes percebemos para a PJM da Unidade?

8. COMPROMISSO

O que podemos continuar fazendo para a história da PJM da Unidade? Quais horizontes percebemos para a PJM da Unidade? Provocar para que os participantes possam responder às perguntas e, quem sabe, escolher um compromisso para a caminhada deste ano.

9. DESPEDIDA

Fazer um círculo diante da linha do tempo construída pelo grupo e cantar a música-tema do 2º Congresso Nacional da PJM.

10. MATERIAL DE APOIO

Poemas:Saber Viver – Cora CoralinaDesejos – Carlos Drummond de Andrade

Page 14: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

14

Músicas:Dias melhores – Jota QuestBossa – Cidadão Quem ou Tiago IorcSomos quem podemos ser – Humberto Gessinger ou Engenheiros do Hawaii

Textos:O Mundo – Eduardo GaleanoUm homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas.

— O mundo é isso — revelou — Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.

Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.

Sua história – Ita PortugalNão deixe ninguém fazer sua história por você. Não aceite os créditos de seus erros ou acertos. Seja artesão. Cultive uma orquestra particular de sentimentos, mas, acima de tudo, ame-se. Seja solidário e saiba ser solitário. Solidão não é a pior coisa da vida. Das coisas piores, viver acompanhado de sombras silenciosas e esperar quem nunca virá são borrões e indelicadezas que matam silenciosamente.

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 15: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

15

Encontro 2JOVENS: ROSTOS DO MUNDO!

1. AMBIENTAÇÃO

Vela, bíblia, imagens de Maria e Champagnat, folhas e canetas, borrifador, aparelho de som ou notebook para música de fundo, logo ou bandeira da PJM.

2. ACOLHIDA

Pensar num gesto para acolher os participantes.

3. MOTIVAÇÃO

Sejam todos bem-vindos a mais um encontro em preparação ao 2º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista! Vocês já perceberam que, na logo da PJM, o “juvenil” aparece justamente entre a Pastoral (P) e o Marista (M)? Acreditem: ele não está ali à toa! Se repararmos bem nela, perceberemos que o “J” encontra-se abraçado tanto pelo M quanto pelo P, sendo impossível separá-los. Ou seja: a Pastoral Marista só acontece verdadeiramente quando traz em seu meio a própria juventude!

Falar de Marista é falar sobre adolescências e juventudes! Prestes a completar 200 anos de história, desde sua origem, a Instituição relaciona-se com a juventude. Aos 27 anos de idade, um jovem de nome Marcelino Champagnat não mediu esforços para iniciar, em 2 de janeiro de 1817, a Congregação dos Pequenos Irmãos de Maria. Esse desejo se fortificou e confirmou a partir do seu encontro com o também jovem João Batista Montagne, que, estando à beira da morte, não sabia ler, escrever e desconhecia a presença de Deus. Esse intenso momento despertou em Champagnat o desejo de dedicar a vida a educar crianças e jovens. Para essa missão, contou com outros jovens para levar adiante o sonho de formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.

Page 16: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

16

Ano a ano, o Instituto foi crescendo. Em pouco tempo, não somente os jovens franceses, como também de demais lugares do mundo, foram agraciados com a presença Marista. Asiáticos. Africanos. Latino-americanos. Jovens de lugares distintos e com características particulares. Com diferentes credos. Diferentes etnias. Diferentes classes sociais. Uma diversidade tão grande de jovens existentes que se torna impossível perceber a todos como uma única juventude. Ao invés disso: vemos juventudes!

Retornando ao início da nossa conversa, quando falávamos sobre a logo da PJM, você já notou que ela é composta por diferentes traços e cores? Alguns mais grossos, ao lado de riscas mais finas... Cores quentes, outras frias... Diversidade! A proposta com a logomarca da PJM era justamente essa: encontrar um símbolo que representasse a diversidade das juventudes Maristas.

Da simbologia Marista para a vida: a pluralidade juvenil ganha a atenção de todos a cada dia. Foi-se o tempo em que os jovens eram vistos meramente como “futuro da nação”. Ao invés disso, eles passam a ser vistos como aqueles que carregam em si o poder de transformação na realidade. Muda-se, assim, o tempo verbal: em vez de futuro, o jovem é considerado também como presente!

E por falar em presente... A Igreja considera-os como grandes presentes! Afirma o Documento “Evangelização da Juventude”, da CNBB, que o jovem é percebido como “lugar teológico”, isto é, Deus fala por meio de cada um deles. Assim, é preciso reconhecer a todos como templos do Sagrado, onde Deus se manifesta!

Juventude... Juventudes! Tão distintas! Tão singulares! Embora diversas, todas fazendo parte do mesmo corpo! Assim como diz São Paulo, em sua carta aos Coríntios: “Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo”. (I Co 12, 12)

4. LEITURA BÍBLICA (Mc 10, 13-16)

“Apresentaram-lhe então crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam. Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: ‘Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham. Em verdade vos

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 17: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

17

digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará’. Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos.”

5. REFLEXÃO E PARTILHA

• Juventude ou juventudes? No que se assemelham e no que se diferem?• Qual a importância do jovem dentro do Instituto Marista?• Como você percebe o jovem hoje? (Pergunta introdutória para a

dinâmica seguinte)

6. DINÂMICA

Escrita em queda livreTrata-se de uma técnica de “escrita livre”, com a finalidade de permitir que as ideias, ao aparecerem, sejam transpostas ao papel sem resistência ou muito pensamento; cada participante terá em mãos uma folha e uma caneta; ao se iniciar a música, todos devem posicionar a caneta na folha de papel e começar a escrever, sendo proibido parar de escrever ou retirar a caneta da folha. Caso isso aconteça, receberá uma borrifada d’água do mediador da dinâmica; durante a música, terão que responder à pergunta: “como você vê os jovens de hoje?” e escrever tudo o que vier à cabeça que se relacione com juventude; ao término da música, devem tirar a caneta do papel e fazer a leitura pessoal; em seguida, serão criadas duas rodas: uma interna e outra externa, com os participantes virados uns para os outros para partilha sobre a visão que possuem sobre os jovens; sugere-se que um dos círculos gire algumas vezes para que, assim, se promova a partilha entre diferentes pessoas. (sugestão de música: Legião Urbana – Tempo Perdido)

7. COMPROMISSO

Que visão temos dos adolescentes e jovens? Estamos satisfeitos com essas visões?Que compromissos podemos assumir?

Page 18: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

18

8. DESPEDIDA

Com os textos espalhados no centro, os jovens fazem um círculo e os contemplam uma vez mais. De mãos dadas, todos escutam a música “Rosto de Deus”, de Jorge Trevisol:

Rosto de DeusDizem que o sol deixou de brilharQue as flores mais belas não perfumam mais Os jovens teriam deixado de amar De crer na esperança de poder mudar Que as lutas e os sonhos o vento espalhou E que envelheceram as forças do amorSe fosse assim, que digam vocêsDe quem é o rosto que ainda sorri De quem é o grito que nos faz tremer Defendendo a vida, o modo de ser De quem são os passos marcados no chão Unindo o compasso de um só coraçãoEnquanto existir um raio de luz E uma esperança que a todos conduzExiste a certeza, plantada no chão Ternura e beleza não acabarão Pois a juventude que sabe guardar Do amor e da vida não vai descuidarO rosto de Deus é jovem também E o sonho mais lindo é ele quem tem Deus não envelhece, tampouco morreu Continua vivo no povo que é seu Se a juventude viesse a faltar O rosto de Deus iria mudar

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 19: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

19

9. MATERIAL DE APOIO

MúsicasLet’s CHANGE the World – Encontro Internacional de Jovens Maristas Eu não sei o que fazer comigo – Vespas Mandarinas Não é sério – Charlie Brown Jr. Everything changes – SOJA feat. Falcão (O Rappa) LeiturasEvangelii Gaudium: A alegria do Evangelho – Números 105 a 108.Evangelizadores entre os jovens: Documento de referência para o Instituto Marista. Páginas 14 a 57.Documento 85 CNBB: Evangelização da juventude. Páginas 15 a 61Estatuto da juventude. Disponível em http://antigo.juventude.gov.br/estatuto/estatuto-de-bolso

Page 20: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

20

Encontro 3É PRECISO SE COMPROMETER, ANUNCIAR E DENUNCIAR!

1. AMBIENTAÇÃO

Bandeiras (movimentos, CONJUVE, CONANDA, Direitos Humanos, Igrejas, PJM...), cartazes, bíblia, imagens de Jesus, Champagnat e Boa Mãe, vela grande e tijolos.

2. ACOLHIDA

Pensar num gesto para acolher os participantes.

3. MOTIVAÇÃO

O desejo de participar é algo muito forte quando falamos de adolescências e juventudes, porque esses sujeitos buscam a construção da autonomia, eles querem ser protagonistas na construção e na experiência de suas histórias de vida. Precisamos oportunizar espaços e canais de participação juvenil, a fim de que esses sujeitos tenham voz e vez no Instituto Marista, na Igreja e na Sociedade.

Alguns coletivos vêm se destacando na dinâmica da participação juvenil: grupos juvenis religiosos, grêmios estudantis, movimentos ecológicos, ONGs, movimentos de fortalecimento da identidade (racial, orientação sexual, gênero), conselhos, fóruns, voluntariado, etc. No que diz respeito à participação individual, vem crescendo a atuação nas redes sociais.

A participação juvenil nos sindicatos e nos partidos políticos vem caindo nos últimos anos, inclusive muitos adolescentes e jovens revelam em pesquisas atuais que sindicatos e partidos políticos não são instituições confiáveis.

E você? Como tem visto a dimensão participativa nos grupos da PJM?

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 21: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

21

Vamos rezar, conversar e estabelecer compromissos na perspectiva da participação?

4. LEITURA BÍBLICA (Mt 16, 24-28)

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino”.

5. REFLEXÃO E PARTILHA

O jovem que decide seguir a Jesus de Nazaré deve estar disposto a gastar a vida na construção do Reino de Deus. Quem segue Jesus não fica parado, de braços cruzados, esperando as graças caírem do céu. O seguimento ao Ressuscitado implica profetismo, participação e ação. É preciso se comprometer, anunciar e denunciar. Dizer sim a esse chamado é assumir com coragem um projeto de vida radical e transformador.

Como o jovem brasileiro do século XXI participa? Quais as motivações e os desafios na perspectiva da participação juvenil? Quais os espaços de participação oportunizados aos jovens em sua realidade?

6. DINÂMICA

Jogo da memóriaFazer dois cartazes de cada imagem em formato A5 da foto de pessoas que fizeram e fazem a diferença no Instituto Marista, na Igreja e na Sociedade. Quem acertar onde estão as duas fotos da mesma pessoa deve contar para o grupo qual foi ou qual tem sido a participação dessa pessoa, em que área e quais as bandeiras de luta que defende ou defendia. Procurar mesclar as fotos entre crianças, jovens, adultos,

Page 22: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

22

anciãos, negros, brancos indígenas, homens, mulheres, cristãos, não cristãos, etc.

7. COMPROMISSO

Pedir que cada participante do encontro faça uma entrevista com cinco jovens com as seguintes perguntas: • Você participa de algum coletivo juvenil? Qual? • Quais as formas de participação dos jovens na sua comunidade? • Você já participou de alguma manifestação? Qual? • O que você acha dos jovens que só participam dos debates através

das redes sociais?

8. DESPEDIDA

Fazer uma grande ciranda para concluir o encontro.

Sonhadores da paz (Padre Zezinho)

Sonhadores da paz.Fazedores da paz.Construtores da paz (bis). Cristãos de um tempo diferente.Onde a gente tem que lutar. Se quer fazer alguma coisa pela paz.A gente tem que lutar Tem que arriscar Tem que falar Tem que dançar Tem que levar o pão e a paz.

9. MATERIAL DE APOIO

PoemasO Estatuto do Homem – Thiago de MelloO Menino que carregava água na peneira – Manoel de Barros

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 23: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

23

MúsicasLugar ao Sol – Charlie Brown Jr

TextoDiscurso de Dom Helder Câmara em Caruaru (28/05/1984)

URGÊNCIA DE AMAR O AMOR

Não é de hoje que Santos clamam: "O Amor não é amado"! "O Amor não é amado"! Deus é Amor! O Ódio é o contrário do Amor. É o Antiamor. Sendo o Antiamor é, também, o AntiDeus!

Há tanta Violência, tantos Choques, tantas Lutas, tanta Guerra! Uma Velhinha Santa, cada vez que via Chuva descendo das nuvens, molhando o Chão, dizia, com o maior espírito de fé: "Pai do Céu! Mandai, do Alto, Chuvas de Água Celeste, que apaguem as guerras e afoguem o Ódio. Mandai, depois, Chuvas de Amor"!

Um dia – eu era menino – e um Conferencista falava sobre Paz e sobre Guerra. Alguém perguntou a ele o que podia fazer pela Paz, de vez que ele era um simples Pai de família, carregado de filhos, e um Empregado modesto de uma Firma pequena sem grande valor.

O Conferencista ficou meio engasgado. E uma senhora respondeu: "Apague em seu coração tudo o que cheira a Ódio. Alimente a Paz no seu íntimo. Ajude, em volta, todo Mundo afora, pois é assim que o Ódio se derrama"...

De minha parte, faço um apelo, sobretudo, aos Jovens:

"Vivo defendendo os Jovens. Não admito que digam que eles não são de nada. Quando acusam, por exemplo, a música preferida pela moçada, dizendo que aquilo não é música, é estardalhaço, só para irritar os adultos, pergunto aos adultos se o estardalhaço que eles descobrem na música jovem não é uma imagem do mundo louco que os adultos estamos entregando aos moços de hoje...

O que me parece grave, importante, urgente, é lamentar a todos nós que Deus nos fez limitados, imperfeitos, falhos, porque fora d'Ele – Perfeição Infinita! – só podia criar imperfeitos, e falhos, limitados, finitos... Mas Ele, o nosso Criador e Pai, nos dá sede de Infinito, de Absoluto, de Eternidade!Jovens, meus Amigos e meus Irmãos! Isto de amor que se acaba, de casamento que dura enquanto dura o Amor, isto de Amor com prazos de experiências, é produto da Sociedade de Consumo, é enlatado das Multinacionais... Ajudem-nos a difundir o único Amor que é Amor, e

Page 24: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

24

merece o nome de Amor! Amor Infinito! Amor Eterno! Amor Absoluto!Amor capaz de vencer o Ódio! Amor mais forte do que a Morte!

LeiturasMitos e verdades em torno da participação juvenil <http://www.ibase.br/userimages/ibasenet_dv30_opiniao_ibase.pdf> Identidade jovem e participação: <http://www.pesquisaemdebate.net/docs/pesquisaEmDebate_especial1/artigo_28.pdf>Acessar as enquetes promovidas pela Câmara dos Deputados e Senado brasileiro.Papa Francisco sobre a participação política: <https://www.youtube.com/watch?v=CvM3bj4PBwk>

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 25: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

25

Encontro 4MISSÃO DE QUEM?

1. AMBIENTAÇÃO

Organizar o ambiente com cadeiras, almofadas, pufes de forma circular, para que todos os/as Participantes possam se ver; vela; panos; bíblia; imagem de Maria e Champagnat; Logo do 2º Congresso da PJM; rolo de lã ou barbante.

2. ACOLHIDA

Pensar num gesto para acolher os participantes.

3. MOTIVAÇÃO

O que queremos dizer quando falamos de missão? Referimo-nos a todos ou apenas a alguns de nós? Estas perguntas e talvez muitas outras, estão na mente de alguns/algumas, porque usamos a mesma palavra com sentidos diversos. Por exemplo, há muita gente que ainda hoje fala de missionários ou missionárias, referindo-se a quem deixou seus países de origem para ir evangelizar em outra nação, reduzindo, assim, a missão a um limitado grupo de pessoas. Em outros contextos, parece ter um sentido mais amplo, pois até no mundo empresarial se fala de missão quando, em seus planos estratégicos, refere-se à sua tarefa principal.

Aqui falamos de missão em sentido teológico e, portanto, em estreita relação com a imagem que temos de Deus. Que imagem eu tenho de Deus? Eis uma história para ajudar a entender. “Um dia, Pavel, filho de um engenheiro de informática que nunca havia falado de Deus para ele, perguntou a sua tia: acreditas em Deus? Sim, respondeu ela. E quem é Deus? A tia, então, se aproxima dele e o abraça fortemente. E depois de um momento de silêncio ela pergunta: o que estás sentindo? Eu te amo, responde o menino. Exato, Pavel. Este é Deus”.

Sim, assim é Deus: amor que se difunde, que livremente cria, redime, cura, liberta, desafia a criação. Um movimento que é um fluir transbordante de

Page 26: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

26

vida e de amor que não se pode deter. O amor é expansivo por natureza, e Deus é amor.

Assim, podemos dizer que Deus é missão. Não que Deus tenha uma missão, mas que é missão. E por isso não dizemos que o Instituto Marista tenha uma missão, mas que a missão tem o Instituto Marista, que a missão tem a você. O Instituto é autenticamente ele mesmo quando se dá conta de que sua missão é a missão de Deus: andar pelo mundo sendo salvação, libertação, presença estimulante de Deus junto às crianças, aos adolescentes e jovens.

Pensar a missão nesta perspectiva leva a descobrir e transmitir a “mística” de viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar-nos, participar nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada. Assim, as maiores possibilidades de comunicação traduzir-se-ão em novas oportunidades de encontro e solidariedade entre todos. Como seria bom, salutar, libertador, esperançoso, se pudéssemos trilhar este caminho! Sair de si mesmo para se unir aos outros faz bem (EG, 87).

Marcelino Champagnat, escutando seu coração compassivo, soube se arriscar e abandonar a comodidade de sua segurança. Assim, fez toda a sua vida e, assim, o Instituto Marista tentou ser ao longo desses 200 anos de existência, embora às vezes não tenhamos sido capazes de nos deixar interpelar pela realidade dos novos Montagnes, nos fechamos em nós mesmos e nos acomodamos. Mas nós, maristas, existimos única e exclusivamente para participar da missão de Deus e não para buscar nossa sobrevivência. Por isso, somos chamados a participar desse dinamismo missionário que nos coloca em posição de partida.

4. LEITURA BÍBLICA (Lc 4, 14-21)

“Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam. Jesus foi à cidade de Nazaré, onde se havia criado. Conforme seu costume, no sábado, entrou na sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus encontrou a passagem onde está escrito: ‘o Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 27: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

27

Senhor’. Em seguida, Jesus fechou o livro, o entregou na mão do ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então, Jesus começou a dizer-lhe: ‘hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir’”.

5. APROFUNDAMENTO DA TEMÁTICA

Como podemos viver a missão de Deus Pai e Mãe?Qual a importância do grupo para ser missionário?O que significa para cada um de nós, para a PJM, hoje, colocar-se em posição de partida?

6. DINÂMICA

a. Os/as Participantes ficam em pé de mãos dadas, formando uma roda. Um dos/as Participantes pega o rolo e fala brevemente sobre si (exemplo: seus anseios, dificuldades, características boas e ruins, o que pensa sobre si e sobre sua vida, sobre como se relaciona com as pessoas, sobre quem realmente é...). Em seguida, joga o rolo para uma pessoa à sua frente que fará o mesmo, até que seja formada uma teia.

b. Formada essa relação pessoal e abertura de todos/as, cada Participante dá a mão a quem está ligado pelo fio, sem sair de seu lugar na roda, formando um nó humano. Agora, o grupo terá como desafio desatar este nó. Desatado o nó, o grupo retornará à roda.

7. COMPROMISSO

• Como adolescentes, jovens e assessores/as podem aprofundar a missão de Deus?

• O que o grupo precisa fazer para vivenciar/concretizar a missão de Deus? • O que o grupo se sente provocado a realizar após vivenciar esse

encontro? Quando vai realizar o que decidiu?

8. DESPEDIDA

Alma missionáriaSenhor, toma minha vida nova antes que a espera desgaste anos em mim.

Page 28: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

28

Estou disposto ao que queiras, não importa o que seja, Tu me chamas a servir.

Leva-me aonde as pessoas necessitem da palavra, necessitem de força de viver, Onde falte a esperança, onde tudo esteja triste simplesmente, por não saber de Ti.

Te dou meu coração sincero para gritar sem medo, formoso é o teu amor.Senhor, tenho alma missionária, conduze-me à terra que tenha sede de Ti.

E assim eu partirei cantando por terras, anunciando Tua beleza, Senhor.Terei meus braços sem cansaço, Tua história em meus lábios e a força da oração.

9. MATERIAL DE APOIO

PoemaPoema da Missão – Dom Helder Câmara

MúsicaFelicidade – Marcelo JeneciSomos quem podemos ser – Humberto Gessinger ou Engenheiros do HawaiiAlagados – Paralamas do SucessoA Novidade – Paralamas do SucessoPor onde andei – Nando Reis

LeiturasCircular do Superior Geral – Montagne: a dança da missão - http://www.champagnat.org/000.php?p=16Papa Francisco. Evangelii Gaudium, nº 10, 49, 87, 120, 193, 262, 270. http://issuu.com/pastoraljuvenilmarista_pmrs/docs/evangelii_gaudium_papa_francisco/19?e=6804940/30099794VOZES DO FOGO. Mensagem da II Assembleia Internacional da Missão Marista Nairóbi, 16-27 de setembro de 2014 http://www.champagnat.org/shared/documenti_maristi/NairobiMessage_PT.pdf

2º Congresso Nacional da PJMna dança da missão

Page 29: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

29

Celebração“Vi um novo céu e uma nova terra” (Ap 21, 1)

Para o momento celebrativo, sugerimos que o Grupo de adolescentes e jovens desenvolva o roteiro de acordo com a sua realidade. Aqui, enviamos alguns pontos que julgamos importantes para este momento:

• Pensar onde será realizada, data e horário;

• Cuidar para que o roteiro celebrativo seja preparado junto com o grupo ou com outros participantes da PJM;

• Fazer memória e trazer as marcas de cada encontro;

• Refletir a caminhada, a esperança e a utopia;

• Proporcionar a realização de uma ação ou gesto concreto a partir da vivência dos temas;

• Havendo a possibilidade, que seja realizado junto com outros grupos ou uma comunidade;

• Fazer o registro do momento celebrativo (fotos, vídeo e outros);

• Favorecer a criatividade e a participação de todos, principalmente no gesto concreto.

Page 30: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

30

Page 31: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

31

Page 32: n a d a nça da mi s ã o - pjmgrupomarista.org.brpjmgrupomarista.org.br/wp-content/uploads/sites/17/2017/04/Encont… · Queridos adolescentes e jovens, É tempo de graça e de celebrar

32