museu de cerâmica de sacavém - loures · evidente o palácio da pena em sintra, na...

1
Peça do mês Museu de Cerâmica de Sacavém dezembro www.cm-loures.pt facebook.com/Municipiode Loures Prato Faiança/Decoração monocroma/Pintura manual sob vidrado Pintado F(ernando) C(oburgo) F(ecit) 1880 Lisbonne Marca gravada Âncora/Sacavém Depósito Clive Gilbert (D 896) Príncipe alemão da casa de Saxe-Coburgo-Gota, foi rei consorte de Portugal pelo seu casamento com D. Maria II, realizado em 1836. Exerceu a regência em várias situações, entre as quais após a morte da rainha e sendo menor o herdeiro da Coroa Portuguesa, o futuro rei D. Pedro V. Ao ser o rei-consorte evitou, quanto possível, intervir na política do país, sendo visível a sua ação na vida portuguesa através do apoio que concedeu às artes e ciências e aos artistas, nomeadamente na conservação de importantes edifícios nacionais, sendo exemplo mais evidente o Palácio da Pena em Sintra, na reunião/coleção de objetos das várias vertentes das artes decorativas nacionais, na concessão de subsídios para que artistas portugueses fossem ao estrangeiro aperfeiçoar-se, entre outras situações. D. Fernando II era ele próprio um artista, tornando a cerâmica num dos suportes das suas criações, e é a partir desta arte e técnica que surge a sua ligação à Fábrica de Louça de Sacavém, que deverá ter sido bastante ativa visto que um periódico nacional o considerava, em 1881, como o “primeiro dos operários da Fábrica de Sacavém”, local onde cozia as suas peças. Os temas pintados em pratos, jarrões, garrafas, canecas, azulejos e placas traduzem-se em composições figurativas e paisagísticas ligadas a uma corrente mais naturalista – animais (cavalos, cães, aves) com vegetação e, ou relevos geográficos em fundo e com acessórios relacionados com caça, aves, frutos e composições satíricas. O presente prato com um formato fundo, foi pintado a verde sob um fundo vidrado branco. O verde, considerado como a sua cor favorita, unifica o motivo decorativo central – cão – com os elementos que o envolvem e fazem destacar na paisagem (vegetação rasteira e montes), bem como os restantes objetos dispostos na aba. Fernando (II) Augusto de Saxe-Coburgo-Gota (Viena, 29/10/1816 – Lisboa, 15/12/1885)

Upload: others

Post on 25-Aug-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Museu de Cerâmica de Sacavém - Loures · evidente o Palácio da Pena em Sintra, na reunião/coleção de objetos das várias vertentes das artes decorativas nacionais, na concessão

Peça do mês

Museu de Cerâmica de Sacavémdezembro

www.cm-loures.ptfacebook.com/Municipiode Loures

PratoFaiança/Decoração monocroma/Pintura manual sob vidradoPintado F(ernando) C(oburgo) F(ecit) 1880 LisbonneMarca gravada Âncora/SacavémDepósito Clive Gilbert (D 896)

Príncipe alemão da casa de Saxe-Coburgo-Gota, foi rei consorte de Portugal pelo seu casamento com D. Maria II, realizado em 1836. Exerceu a regência em várias situações, entre as quais após a morte da rainha e sendo menor o herdeiro da Coroa Portuguesa, o futuro rei D. Pedro V.

Ao ser o rei-consorte evitou, quanto possível, intervir na política do país, sendo visível a sua ação na vida portuguesa através do apoio que concedeu às artes e ciências e aos artistas, nomeadamente na conservação de importantes edifícios nacionais, sendo exemplo mais evidente o Palácio da Pena em Sintra, na reunião/coleção de objetos das várias vertentes das artes decorativas nacionais, na concessão de subsídios para que artistas portugueses fossem ao estrangeiro aperfeiçoar-se, entre outras situações.

D. Fernando II era ele próprio um artista, tornando a cerâmica num dos suportes das suas criações, e é a partir desta arte e técnica que surge a sua ligação à Fábrica de Louça de Sacavém, que deverá ter sido bastante ativa visto que um periódico nacional o considerava, em 1881, como o “primeiro dos operários da Fábrica de Sacavém”, local onde cozia as suas peças.

Os temas pintados em pratos, jarrões, garrafas, canecas, azulejos e placas traduzem-se em composições figurativas e paisagísticas ligadas a uma corrente mais naturalista – animais (cavalos, cães, aves) com vegetação e, ou relevos geográficos em fundo e com acessórios relacionados com caça, aves, frutos e composições satíricas.

O presente prato com um formato fundo, foi pintado a verde sob um fundo vidrado branco. O verde, considerado como a sua cor favorita, unifica o motivo decorativo central – cão – com os elementos que o envolvem e fazem destacar na paisagem (vegetação rasteira e montes), bem como os restantes objetos dispostos na aba.

Fernando (II) Augusto de Saxe-Coburgo-Gota (Viena, 29/10/1816 – Lisboa, 15/12/1885)