municipal de poÁ e da outras providÊncias.” …

5
DECRETO N° 7.619/2020 DE 09 DE JULHO DE 2020 “INSTITUI A CARTEIRA DE IDENTIDADE FUNCIONAL (CIF), DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE POÁ E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” O Prefeito Municipal da Estância Hidromineral de Poá, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 44, inciso IV, da Lei Orgânica do Município de 26/03/1990. CONSIDERANDO: a necessidade da Guarda Civil Municipal de Poá disciplinar sua Carteira de Identidade Funcional; CONSIDERANDO: a necessidade da corporação de se adequar plenamente a padronização preconizada pela Lei Federal n.° 13022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais): CONSIDERANDO: que o Ministério da Justiça através da Policia Federal que disciplinam e autorizam o porte de arma de fogo para integrantes das Guardas Civis Municipais, fixou como um dos requisitos obrigatórios o atendimento da Instrução Normativa 131-DG/PF/18 Art. 38 § 4o. DECRETA: Art. Io. O presente Decreto tem por finalidade regulamentar a carteira de identidade funcional dos integrantes da Guarda Civil Municipal de Poá - SP (anexo I) e regular as condições para sua expedição, bem como sua destinação, posse ao portar arma de fogo em serviço, ou fora dele, haja vista a obrigatoriedade constante na Instrução Normativa 131- DG/PF/18, do Ministério da Segurança Pública - Polícia Federal. Parágrafo Único. A Secretária Municipal de Segurança Urbana (SMSU), fornecerá gratuitamente a carteira de identidade funcional (CIF), a todos os Guardas Civis Municipais que por força de suas atribuições estão obrigados a usá-la e cumprir rigorosamente este Decreto sob pena de responder as sanções previstas na Lei Municipal n.° 3724 de 7 Maio de 2014 (Regime Jurídico Disciplinar - RJD). Art. 2°. A Carteira de Identidade Funcional (CIF), terá em seu corpo a autorização do porte de arma de fogo no âmbito estadual, ainda que fora do serviço nos termos do que autoriza a Instrução Normativa 131-DG/PF/18, devendo ser assinada pelo Comandante da Guarda Municipal. Art. 3o. O porte de arma de fogo incluso na Carteira de Identidade Funcional, somente terá validade conforme a constatação inequívoca, por meio da apresentação do registro de propriedade da arma em nome do portador, perante o SINARM, quando se tratar de arma particular ou comprovação inequívoca, por meio do respectivo Brasão do Município em seu chassi e registro de propriedade, quando pertencer ao patrimônio do Município. Art. 4o. Os titulares das Carteiras de Identidades Funcional ao portarem arma de fogo, em locais públicos ou onde haja aglomeração de pessoas, deverão fazê-lo de forma a evitar constrangimento a terceiros sob pena de responsabilização as sanções previstas na Lei Municipal n.° 3724 de 7 de Maio de 2014 (Regime Jurídico Disciplinar RJD).

Upload: others

Post on 20-Nov-2021

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DECRETO N° 7.619/2020 DE 09 DE JULHO DE 2020

“INSTITUI A CARTEIRA DE IDENTIDADE FUNCIONAL (CIF), DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE POÁ E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

O Prefeito Municipal da Estância Hidromineral de Poá, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 44, inciso IV, da Lei Orgânica do Município de 26/03/1990.

CONSIDERANDO: a necessidade da Guarda Civil Municipal de Poá disciplinar sua Carteira de Identidade Funcional;

CONSIDERANDO: a necessidade da corporação de se adequar plenamente a padronização preconizada pela Lei Federal n.° 13022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais):

CONSIDERANDO: que o Ministério da Justiça através da Policia Federal que disciplinam e autorizam o porte de arma de fogo para integrantes das Guardas Civis Municipais, fixou como um dos requisitos obrigatórios o atendimento da Instrução Normativa 131-DG/PF/18 Art. 38 § 4o.

DECRETA:

Art. Io. O presente Decreto tem por finalidade regulamentar a carteira de identidade funcional dos integrantes da Guarda Civil Municipal de Poá - SP (anexo I) e regular as condições para sua expedição, bem como sua destinação, posse ao portar arma de fogo em serviço, ou fora dele, haja vista a obrigatoriedade constante na Instrução Normativa 131- DG/PF/18, do Ministério da Segurança Pública - Polícia Federal.

Parágrafo Único. A Secretária Municipal de Segurança Urbana (SMSU), fornecerá gratuitamente a carteira de identidade funcional (CIF), a todos os Guardas Civis Municipais que por força de suas atribuições estão obrigados a usá-la e cumprir rigorosamente este Decreto sob pena de responder as sanções previstas na Lei Municipal n.° 3724 de 7 Maio de 2014 (Regime Jurídico Disciplinar - RJD).

Art. 2°. A Carteira de Identidade Funcional (CIF), terá em seu corpo a autorização do porte de arma de fogo no âmbito estadual, ainda que fora do serviço nos termos do que autoriza a Instrução Normativa 131-DG/PF/18, devendo ser assinada pelo Comandante da Guarda Municipal.

Art. 3o. O porte de arma de fogo incluso na Carteira de Identidade Funcional, somente terá validade conforme a constatação inequívoca, por meio da apresentação do registro de propriedade da arma em nome do portador, perante o SINARM, quando se tratar de arma particular ou comprovação inequívoca, por meio do respectivo Brasão do Município em seu chassi e registro de propriedade, quando pertencer ao patrimônio do Município.

Art. 4o. Os titulares das Carteiras de Identidades Funcional ao portarem arma de fogo, em locais públicos ou onde haja aglomeração de pessoas, deverão fazê-lo de forma a evitar constrangimento a terceiros sob pena de responsabilização as sanções previstas na Lei Municipal n.° 3724 de 7 de Maio de 2014 (Regime Jurídico Disciplinar RJD).

DECRETO N° 7.619/20........................................................................................................................................................... fls.2

Art. 5o. A autorização do porte de arma de fogo, prevista neste Decreto, cessará automaticamente, caso o servidor seja encontrado em estado de embriaguez ou sob efeito de substancias químicas ou alucinógenas, bem como praticando desordens ou qualquer outra conduta incompatível com a função, ou exercendo atividade fora desta.

PARÁGRAFO ÚNICO: o agente que não cumprir com os requisitos legais constantes na Instrução Normativa-DG/PF N° 131/18 Art. 36 § 4o, concorre a mesma sanção prevista neste Artigo.

Art. 6o. Para expedição das Carteiras de Identidades Funcionais, será necessário que o servidor forneça uma foto colorida 3x4 (com gandola de serviço), e com fundo branco.

Art. 7o. No caso do portador da Carteira de Identidade Funcional (CIF), ser demitido, exonerado, promovido, aposentado, por decisão médica ou judicial afastado, ou quando requisitado pelo Comando da Guarda M unicipal, deverá proceder a entrega do respectivo documento ao seu superior hierárquico dentro do prazo de 24 horas, sob pena de responder administrativamente de acordo com Lei Complementar n.° 3724 de 7 de Maio de 2014 (Regime Jurídico Disciplinar RJD);

Art. 8o. A perda ou extravio da Identidade Funcional, deverá ser imediatamente comunicada ao Comando da Guarda Civil Municipal, mediante a apresentação de boletim de ocorrência no prazo máximo de 24 horas, a contar do dia da ocorrência, sem prejuízo da instauração de procedimentos administrativo que se fizer necessário;

Art. 9o. A carteira de identidade funcional de que trata este decreto, conterá ainda os seguintes elementos:

I - Dimensão frente e verso contendo a medida de 6,0cm x 8,5cm;II - Será confeccionada em papel reciclado com gramatura de 250, impressa em

impressora laser color, em formulário plano;III - Na frente da Funcional: contendo o brasão do Município do lado esquerdo,

e o Distintivo da Guarda Civil Municipal do lado Direito;IV - Ao Centro dos brasões a descrição: Prefeitura da Estância Hidromineral de

Poá-SP. abaixo: Secretaria de Segurança Urbana, abaixo: abaixo: Carteira de Identidade Funcional em fonte 10;

V- foto colorida 3x4 escaneada (com gôndola de serviço), com fundo branco do lado esquerdo, abaixo da foto um código de identificação do Servidor a exemplo: POOOSPBROOO;

VI - Do lado direito, contendo a seguinte identificação: nome completo do Servidor; matrícula, n° do porte de arma. cargo, data de admissão, data de Nascimento, tipo Sanguíneo, filiação e assinatura.

VII - No Verso da Funcional: do lado direito: quadro com digital do polegar direito, do lado esquerdo contendo as seguintes qualificações: n° Registro Geral (RG); n° Cadastro Pessoa Física (CPF), data de admissão da Carteira de Identidade Funcional (CIF), data de validade da carteira de Identidade Funcional (CIF), n° da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Naturalidade do Servidor, abaixo contendo o nome completo do Comandante Geral da Guarda Civil M unicipal,/ábaixo: as observações exigidas pelo convênio da Polícia Federal em destaque na cor verm/lhÁ, fonte 4, letra Arial, abaixo a descrição “Valida em todo Território Nacional”, letra arial em/manúscula fonte 9;

DECRETO N° 7.619/20.fls.3

VIII - A Carteira de Identidade Funcional, é confeccionada na cor azul céu com fundo contendo a seguinte descrição: PREFEITURA GCM POÁ SP, no verso utilizado como espelho o brasão do Policiamento Preventivo da Guarda Civil Municipal (anexo II).

Art. 10. A Carteira de Identificação Funcional (CIF), deverá ser renovadas a cada 5 anos, ou após a Progressão Funcional prevista na Lei Municipal n.° 3722 de 07 de maio de 2014 (Plano de Carreira e Vencimentos da Guarda Civil Municipal de Poá/SP).

§ I o Durante o intertício de 5 (cinco), anos se ocorrer a mudança do Comandante Geral da Guarda Civil Municipal será confeccionada novas Carteira de Identificação Funcional (CIF).

§ 2o Nos casos de perda ou falta de zelo, com a Carteira de Identificação Funcional, será cobrada do servidor, taxas para emissão de 2o via.

Art. II Constitui obrigação de todo integrante da Guarda Municipal zelar por sua carteira de identidade funcional.

Art. 12 Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.

REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SEPREFEITURA DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE POÁEm 09 de Julho de 2020

Registrado noTJepartamento ae Admin afixado Áia Portaria Municipal, na mesma data:

V a l é r ia ' M a r a P e r e s V ie ir a

C h e f4: d o D e p a r t a m e n t o d e A d m i n is t r a ç ã o

Anexo I

Modelo da Carteira de Identidade Funcional (CIF)

Frente

Verso

56fe -Ü ata d«

8 [_____\C11I pNaturaltdM

a I 1 i l I s t

D C l□ l

Dal* d» VfeiidMto

POLEGAR DIREITO

U xm ndM ite GÇ-M ObMT vaç6o«: -

Segue...

Anexo II

Brasão Policiamento Preventivo