mulher de fibra e coragem

32
Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem 2014

Upload: ptb-mulher-porto-alegre

Post on 26-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Exposição Fotográfica; Mulher de Fibra e Coragem; movimento feminista; PTB; PTB Mulher de Porto Alegre

TRANSCRIPT

Page 1: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

2014

Page 2: Mulher de Fibra e Coragem
Page 3: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Apresentação - Presidente do PTB de Porto AlegreUma longa caminhada, acompanhados de me-ninas e mulheres, que transformam a vida poli-tica do PTB de Porto Alegre com um tempero todo especial, ora com o carinho de mulher, ora surpreendendo com uma força descomunal - desproporcional à ternura dos seus sorrisos. São 14 anos de conquistas e batalhas en-frentadas pelo PTB mulher da capital, que hoje sagra referência para todos os demais partidos políticos do Rio Grande, que perceberam que lugar de mulher também é na política! Meninas, Mulheres que incentivaram lutas e ideais à se-rem percorridos pelo nosso partido, na busca por direitos, deveres e reconhecimento da par-ticipação das mulheres numa Porto Alegre mais igual. Não é de graça que nesta exposição “Mu-lher de Fibra e Coragem “ vemos semblantes tão costumeiros à lida da cidade, defendendo sua profissão, suas crenças, seus dotes artísticos, seus valores onde quer que estejam. É assim que nascem nossas lideranças. Esta é a primeira vez - de muitas - que estaremos homenagean-do nossas gurias, afinal, elas conquistaram con-fiança, credibilidade e respeito não apenas por

seguirem os ditames trabalhistas, elas conquis-taram isto mudando a cara da cidade, levando esperança de um melhor atendimento do ser-viço público, contribuindo para uma renovação na participação cidadã, levando atenção para pessoas completamente desassistidas, sendo, na essência da palavra, mulheres solidárias! Nesta mostra, vocês terão o prazer de descobrir alguns de nossos talentos, nossas musas, nossas heroínas de um novo jeito de se fazer politica. Espero que estas meninas e seus espaços de trabalho sirvam de exemplo para que cada vez mais possamos ter a partici-pação de novas militantes junto ao PTB Mulher de Porto Alegre e no PTB da Capital para que a cada dia, mais e mais conquistas sejam realiza-das. A todas nossas homenageadas fica o reco-nhecimento do Diretório Metropolitano do PTB às suas conquistas, esperando que em breve novos rostos possam ser vistos com a mesma fibra e coragem que trouxeram estas meninas à politica porto-alegrense!

Maurício Dziedricki Presidente do PTB de Porto Alegre

Page 4: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Apresentação – Presidente do PTB Mulher de Porto AlegreIncentivar, promover, facilitar a inserção e a par-ticipação da mulher na política porto-alegrense é a missão que o PTB Mulher de Porto Alegre vem realizando com dedicação e afinco, des-de 2000. O PTB foi o primeiro partido brasileiro a criar um movimento de mulheres, em 1990, em nível estadual no Rio Grande do Sul, sendo oficializado através da 1ª Comissão Provisória estabelecida pelo então Deputado Sérgio Zam-biasi, em 1993. Como órgão de apoio partidário, o PTB Mulher de Porto Alegre tem a finalidade de con-gregar as mulheres, integrando-as às atividades partidárias, com o objetivo de empoderamento. São diversas as ações que o movimento realiza, tais como: reuniões, debates políticos, seminá-rios, ações solidárias, campanhas com temas voltados a mulher, entre outras. Em homenagem alusiva ao Dia Inter-nacional da Mulher, o Diretório Metropolitano, através do PTB Mulher de Porto Alegre, estará com a exposição “Mulher de Fibra e Coragem”. O objetivo é mostrar 24 mulheres petebistas, que

fazem parte da História do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Obviamente, teríamos muito mais do que 24 mulheres para mostrar a força aguerrida da mulher petebista. Essa é somente a primeira exposição, sendo que futuramente po-derá ser realizada novas exposições com outras homenageadas. Nesse compilado, temos um breve currí-culo de cada uma das 24 mulheres homenage-adas, sempre firmes e atuantes no nosso PTB. O objetivo é mostrar a mulher no seu ambiente de trabalho. Nessa primeira exposição, temos psi-cólogas, advogadas, cabeleireiras, empresárias, arquitetas, contadoras, administradoras, assis-tente social, pedagoga, professoras e profissio-nais da área de Comunicação Social e Econo-mia Doméstica. Desejo a todos que aproveitem a exposi-ção “Mulher de Fibra e Coragem”, que é o ver-dadeiro retrato do nosso PTB Mulher de Porto Alegre.

Tanise Amália PazzimPresidente do PTB Mulher de Porto Alegre

Page 5: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Apresentação

Em março de 2014 o Diretório Metropolitano, através do PTB Mulher de Porto Alegre, apre-sentará a exposição “Mulher de Fibra e Cora-gem”. A iniciativa é uma homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher, e a exposição con-tará com 24 fotos de mulheres petebistas, que fazem parte da História do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A escolha das homenageadas atendeu pelo menos um dos seguintes critérios: mem-bro do Diretório do PTB Mulher de Porto Alegre; participação ativa e efetiva nos eventos/ações do PTB Mulher de Porto Alegre; mulheres que já foram candidatas a Vereança ou Deputadas Estatuais / Federais; e mulheres com história de militância no PTB. Após o lançamento em março de 2014, a exposição de fotos estará à disposição para os eventos do PTB, espaços públicos e culturais.

Objetivo

Essa exposição tem como objetivo a valoriza-ção da mulher nos seus espaços de trabalho, mostrando a sua versatilidade, tendo em vista que hoje em dia encontramos, cada vez mais, mulheres trabalhando como autônomas, na área empresarial, na política e nos mais diver-sos setores do mercado de trabalho.

Conheça mais as homenageadas

Todas as mulheres desta primeira exposição são filiadas ao PTB. Confira um breve currículo de cada uma delas.

Page 6: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Andréia TavaresNatural de Porto Alegre, se formou em Arqui-tetura e Urbanismo pela ULBRA há 13 anos, se especializando em Arquitetura de Interiores. Atualmente, trabalha na Câmara Municipal de Vereadores (CMPA), atuando como assessora parlamentar no Gabinete do Vereador Brasinha, e mantendo sua atuação como arquiteta. É filiada desde 2011 no PTB e compõe o Diretório do PTB Mulher de Porto Alegre. De-senvolve trabalho voltado para área social, é voluntária do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), e já participou do Programa de Subsídio Habitacional (PSH) do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB).

Page 7: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Carla Zambiasi Arquiteta e Urbanista formada pela ULBRA, se especializou em Gestão Pública (UFRGS). Já trabalhou no Ministério Público do RS, e desde 2006 trabalha na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, atuando como assessora técnica da Se-cretaria Municipal da Administração (SMA). Foi chefe de Gabinete da Presidência da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) e da Direção do Departamento Municipal de Habita-ção (DEMHAB). Militante ativa do Partido Trabalhista Bra-sileiro, é filiada desde 2003. É vice-presidente do PTB Mulher da capital gaúcha, membro da exe-cutiva estadual e do diretório nacional do movi-mento feminino. Cantora, violonista e compositora, ven-ceu o concurso nacional com sua canção “Mu-lher Petebista”, hoje hino do PTB Mulher Nacio-nal. Autora de diversas canções e jingles, já se

apresentou na Argentina, Peru, Paraguai, e em vários estados brasileiros. Tem um grande traba-lho voltado para área social, cantou no presídio feminino Madre Pelletier, na esquina democráti-ca de Porto Alegre/RS, no evento pela libertação de Ingrid Betancourt e no Presídio Central. É natural de Porto Alegre, onde vive atu-almente, mas, por ter passado boa parte de sua vida no município de Canoas, foi por essa cida-de que candidatou-se a vereadora pelo PTB no ano de 2004.

Page 8: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Célia Maria Wolker FavaNatural de Porto Alegre, conhecida como Ce-linha, é casada e tem duas filhas. Formada em Comunicação Social (PUC). Já trabalhou na Câ-mara Municipal de Vereadores (CMPA), Diretório Metropolitano do PTB, Assembleia Legislativa e Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV). Atualmente, trabalha no Departamento Muni-cipal de Habitação (DEMHAB). É filiada ao PTB desde 1999, quando iniciou a sua trajetória de militância, trabalhando para a Vereadora Sônia Santos.

Page 9: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Claudia Fernanda Lautert Froes

Claudia é advogada e é filiada ao PTB desde 1990, participando do PTB Mulher desde a sua criação. Foi membro do Conselho Estadual da Mulher (CEDM). Trabalhou no Governo do Estado, na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), como Diretora adjunta do Departa-mento da Cidadania; na Assembleia Legislativa, como Assessora na Bancada do Partido, na Di-reção Geral e Superintendência de Comunica-ção Social. Foi também Coordenadora do SINE de Arroio do Meio / RS. Na Prefeitura de Porto Alegre trabalhou como Assessora no Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB) e atualmente está como Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Page 10: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Conhecida como Beti Reis, é natural de Porto Alegre. Casada há 33 anos com João Carlos Azambuja Reis, tem dois filhos: Janaina Perez Reis e Jaderson Perez Reis; e dois netos: Igor Reis e Ingrid Gerardth Reis. É contadora e especialista em Pericia Contábil (UFRGS). Atualmente é empresária contábil da Contasul assessoria contábil, pe-rita contábil trabalhista e civil. É vogal da junta Comercial do RS (JUCERGS) na gestão 2011 a 2014. Já exerceu as funções de Contadora dando assessoria contábil e fiscal no Sindicato dos cabeleireiros do RS, na Fundação de Pro-teção Especial (FPE), na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e na Fundação de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (FUNDERGS). Participou, como membro do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, da Assembleia Legislativa do RS (2010), foi vice-

Elizabete Peres Reis

-presidente da Federação dos Contabilistas do RS (FEDERACON) na gestão 2010, 2011 e 2012. Atualmente é Diretora Secretária do Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre, representan-te sindical da FEDERACON e palestrante nos temas gestão sindical, prestação contas, renda e trabalho. Filiada há 12 anos no PTB, foi vice pre-sidente do PTB Mulher Municipal na gestão 2008/2013 e atual vice-presidente do PTB Mulher de Porto Alegre da Gestão 2013/2016. Candidatou-se a Vereadora de Porto Alegre em 2004, 2008 e 2012 e candidata a Deputada Es-tadual do RS em 2010.

Page 11: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Conhecida como Fernanda Klin, é natural de Porto Alegre. Se formou em Direito e se espe-cializou em Gestão Pública (UFRGS). Trabalhou por um longo período no Governo do Estado/RS nos seguintes locais: Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), no cargo de Chefe do Recursos Humanos; Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE), como assessora do Depar-tamento de Incentivo e Fomento a Economia Solidária; Fundação de Proteção Especial (FPE), como assessora jurídica. Atualmente, trabalha na Prefeitura Muni-cipal de Porto Alegre, na Secretaria Municipal da Saúde, como Assessora Comunitária. No entan-to, sua paixão é o trabalho voluntário em defesa e proteção dos animais. Filiada ao PTB desde 2003, iniciou sua militância na Juventude do PTB (MJT). Atu-almente é Secretária-Geral do PTB Mulher de Porto Alegre e compõe o Diretório do PTB Mu-lher RS. Foi candidata a vereadora em 2012 na capital gaúcha.

Fernanda Klingner

Page 12: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Iara Lopes Natural de Porto Alegre. Atualmente é Delega-da Regional (Região Metropolitana) da Secre-taria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Estado/RS. Foi assessora parlamentar na Câmara Municipal de Porto Alegre em vários períodos, de 1977 até 2013. Trabalhou na Secretaria do Governo Municipal (SGM/POA de 1986 a 1988), na Assembleia Legislativa do Estado do RS (1991 a 2002), na Fundação de Proteção Especial (FPE/RS), na Fundação de Atendimento Sócio - Edu-cativo (FASE/RS de 2003 a 2004) e na Secretaria Municipal de Administração (SMA) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 2013. Atualmente é Conselheira do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (2009/2014), e já integrou o Conselho Municipal de Assistên-cia Social e da Saúde. Foi tesoureira (2002/2004) e Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Di-reitos da Mulher (2005/2007) e Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (2008/2010), representando o PTB Mulher. É filiada ao PTB desde 1995. Foi Presi-dente do PTB Mulher de Porto Alegre de 2008

a 2013 e coordenadora do Núcleo Cavalhada. Em nível estadual foi Presidente do PTB Mulher RS de 1999 a 2007, integrante do Instituto Solon Tavares, Segunda Secretária de Comunicação da Executiva do PTB/RS (2005), integrante do Diretório Estadual do PTB/RS e Secretária Ge-ral do PTB Mulher RS nas gestões 2011/2013 e 2013/2015. Em nível Nacional Iara foi Secretária Geral do PTB Mulher Nacional (2009/2012), Secretária de Relações Institucionais do PTB Mulher Na-cional (2013/2016), suplente do Conselho Fiscal da Fundação Instituto Getúlio Vargas (hoje Fun-dação PTB) em 2011/2012, membro do Diretó-rio Nacional do PTB e do Diretório Nacional do PTB Mulher. Concorreu a Vereadora na eleição muni-cipal de 2004.

Page 13: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Conhecida como Josi Paz, nasceu em Porto Alegre em 1979. Em 1996 formou-se Técnica Contábil pelo Colégio Protásio Alves; na mes-ma época estagiava na Secretaria Planejamento Municipal (SPM), no setor administrativo. Em 2001 ingressou no mercado de tra-balho, no setor financeiro e comércio, onde permaneceu até o ano de 2008, chegando ao cargo de supervisora de financeira. Durante esta experiência profissional realizou cursos de aper-feiçoamento, tais como: Gestão de Competên-cias, Líder Modelo, Gestão Comercial, Gestão de Alta Performance e Seleção por Competências, desenvolvidos pelas consultorias de RH Fran-quality e Business Performance, na cidade de São Paulo. Como estudante de Direito, no Centro Universitário Metodista (IPA), estagiou no Tribu-nal Regional do Trabalho e no Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB) da Prefeitura

Joselaine Beatriz Caetano Paz

de Porto Alegre, sendo estagiária do Gabinete do Diretor Geral. Após formar-se, foi em busca de sua carreira profissional na área jurídica, pas-sando a advogar nas causas de Direito de Fa-mília e Trabalhista. Buscando especialização em sua carreira jurídica, Josi Paz é pós-graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (IDC). Atualmente trabalha na Câmara Muni-cipal de Porto Alegre, como Assessora de Ga-binete do Vereador Elizandro Sabino. Filiada ao PTB em 2012, integra o Diretório do PTB Mulher Municipal, sendo uma militante presente aos eventos do partido. Comprometida com o PTB Mulher Metropolitano, integra o Grupo de Tra-balho responsável pelo Programa de Formação Política direcionado às mulheres petebistas.

Page 14: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Natural de Cachoeira do Sul/RS, é casada com Rogelio Antônio Hermes (Kiko), mãe da Aline e Francisco. É formada em Recursos Huma-nos, Pós graduada em Gestão Pública (UFRGS) e em Coordenação em Dinâmica de Grupos (SBDG). Atualmente, trabalha na Prefeitura Mu-nicipal de Porto Alegre, na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), há 03 anos. Já foi Diretora de Abrigo da Fundação de Proteção Especial (FPE) do Governo do Estado/RS, trabalho voltado para as crianças e adolescentes com vulnerabilidade social e pessoas com necessidades especiais. Filiada no PTB desde 2003, compõe a Executiva do PTB Mulher de Porto Alegre, no cargo de tesoureira.

Luciane Mazuim

Page 15: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Margarete Alaide Dapper

Natural de Canoas/RS, é Assistente Social for-mada pela ULBRA/Canoas. É viúva, mãe de três filhos: Thiago, Thais e Felipe. Desde os 10 anos de idade trabalha para ajudar a família. Aos 14 anos trabalhou numa Fá-brica de roupas, após na Paquetá e na Loja Lion. Trabalhou como Assessora na Câmara de Ve-readores (1993 a 1997), no Diretório Estadual do PTB (1997 a 1998), na Secretaria do Trabalho e Ação Social (1998 a 1999), na Assembleia Legis-lativa, no Gabinete do Deputado Estadual Sérgio Zambiasi, como assessora de 1999 a 2003. Há 10 anos trabalha com muita dedica-ção e apreço na Fundação de Proteção Especial

(FPE) como Diretora do Núcleo de Abrigos (NAR Zona Oeste). É líder Comunitária desde 1977, atuando, principalmente, no bairro Cristal. É Presidente do Circulo de Pais e Mestre da Escola Estadual Fernando Ferrari, desde 1988. Foi membro do Conselho Escolar da Escola Estadual Nações Unidas de 1994 a 1997, foi segunda tesoureira da ACPM Federação de 1992 a 1997 e Delegada do Orçamento P É filiada ao PTB desde 1991, sempre atu-ante e militante nas ações do Partido. Foi a se-gunda tesoureira do PTB Mulher de Porto Alegre na Gestão 2000 à 2008, quando Tânia Coelho era Presidente. Foi candidata a Vereadora nas eleições municipais de 2000 e 2004.

Page 16: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

É casada com César Honório Lemos e tem dois filhos, a Mariana e o Ricardo. Natural de Porto Alegre, estudou Comunicação Social (FACHA / Rio de Janeiro) e é Pós- Graduada em Gestão Pública (UFRGS). Trabalhou na Câmara Municipal de Ve-readores e atualmente, trabalha na Secretaria Municipal de Administração (SMA). É filiada ao PTB desde 2005, e desde então, participa in-tensamente das ações do PTB Mulher de Porto Alegre.

Maria da Graça Lemos

Page 17: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Psicóloga, Pós-Graduada em Gestão Pública (UFRGS), Especialista em Gerontologia Social (PUC/ RS) e em Álcool e drogas (Clinica Pinel). Trabalhou na Assembleia Legislativa em 2000, posteriormente em 2003, como Assessora Téc-nica e, após esse período, como Presidente In-terina na Fundação de Proteção Especial (FPE). Foi assessora na Câmara Municipal de Porto Alegre de 2003 até 2005, e em 2005 in-gressou na Prefeitura de Porto Alegre no Gabi-nete de Programação Orçamentária (GPO).Desde 2009 trabalha no Departamento Munici-pal de Habitação (DEMHAB) e em 2011 assumiu a Superintendência de Ação Social e Cooperati-vismo do Departamento. Têm forte atuação no Movimento Co-munitário, onde destaca sua passagem pela União das Associações de Moradores de Por-to Alegre (UAMPA), como Secretária Geral nas gestões 1999 até 2003; como Presidente nas gestões 2005 até 2009; Presidente do Conselho Deliberativo de 2009 até 2011. Foi fundadora, em 2006, da Federação Gaúcha das Associa-ções de Moradores (FEGAM), e hoje atua como Secretária Geral. É Conselheira Nacional da Confederação Nacional das Associações Comunitárias (CO-

Maria Horácia Ribeiro NAM), na gestão 2011 até 2014. Já foi Conse-lheira Municipal nos seguintes Conselhos: Dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Orçamento Participativo (COP), Do Trans-porte Urbano (COMTU), dos Direitos da Mulher (CONDIM), e Assistência Social (CMAS). Tam-bém já foi conselheira dos Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDICA) e dos Direitos da Mulher (CEDM). Filiada ao PTB desde 1997, sempre inte-grou o PTB Mulher RS e de Porto Alegre. Atua fortemente junto ao segmento do PTB Comu-nitário, realizando ações junto as comunidades trabalhistas. Compõe o Diretório do PTB Mulher de Porto Alegre.

Page 18: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Natural de Seberi/RS. Casada, mãe de quatro fi-lhos, é empresária no ramo da moda. Forma-da em Pedagogia, é Especialista em Supervisão Educacional (Unioeste/PR) e Gestão Pública (UFRGS). Fez carreira no magistério estadual e tra-balhou no PROCON, como Coordenadora do Projeto “Educação do Consumidor/RS”, realizan-do palestras nas Universidades do interior do estado sobre o tema. Foi assessora da Presidência da Assem-bleia Legislativa, na gestão do então Deputado Estadual Sérgio Zambiasi, de 2000 a 2002. Tra-balhou na Bancada do PTB e presidiu a Funda-ção de Proteção Especial (FPE/RS) por dois Go-vernos, de maio de 2003 a fevereiro de 2011. Atuou na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), junto ao De-partamento de Assistência Social (DAS) e jun-to ao Departamento de Segurança Alimentar (DESANS), contribuindo com a implantação do SUAS e com o primeiro Mutirão Social. Presidiu o Conselho de Pais e Mestres

Marlene Sauer Wiechoreki

(CPM), da Escola Estadual Madre Tereza, na ci-dade de Seberi, de 1989 a 1991. Foi conselheira no Centro dos Professores do Estado RS (CPERS – Sindicato). Participou da Diretoria do “Movimento das Donas de Casa” e contribuiu como voluntá-ria no Lar Santo Antônio, instituição que acolhe crianças com necessidades especiais. Está no Partido Trabalhista Brasileiro des-de 1997. Hoje integra o Diretório do PTB Mulher de Porto Alegre e a Executiva do Rio Grande do Sul. Participa ativamente do PTB Mulher, con-tribuindo para o fortalecimento da participação feminina nos espaços políticos e de interesse social. Concorreu à Vereadora pelo PTB, em Porto Alegre, no ano de 2002.

Page 19: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Marli IglesiasMarli Anita Preissler Iglesias, tem no nome Ani-ta pelo seu avô materno, Kalil Abrahão Nader, Sírio Libanês que a alcunhou desta forma a fim de que tivesse a força aguerrida e destemida de Anita Garibaldi. Marli é casada com Luiz An-tônio Iglesias e tem quatro filhos: Luiz Antônio Júnior, Luiz Gustav, Andréia e Simone. É especialista em Educação, entregue à Carreira do Magistério por 31 anos, como Pro-fessora de Ensino Fundamental, nas disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia. É aposentada desde 1988. Após a aposentadoria, foi convidada a fa-zer parte da Assessoria do então Deputado Sér-gio Zambiasi na Assembleia Legislativa. Toman-do gosto pela política, passou a conviver com os encontros partidários por 10 anos. Aliou-se a grandes e guerreiras companhei-ras do Rio Grande do Sul, e criou o Movimento da Mulher Petebista em Nível Estadual em 1990, sendo oficializado através da 1ª Comissão Pro-visória estabelecida pelo então Deputado Sérgio Zambiasi em 1993. Em 1997, Marli Iglesias, ainda

Presidente do Movimento Estadual eleita pelo 4º mandato, apresenta uma Moção à Executiva Nacional do PTB, na época Presidida por José Andrade Vieira, e cria o Movimento em nível Nacional, sendo nomeada Presidente Nacional. Ao criar a 1ª Comissão Provisória Nacional, nas-ce o nome PTB Mulher excluindo-se o nome Movimento. Após a criação do PTB Mulher no Rio Grande do Sul, foi criado o PTB Mulher em 25 Estados do País. Atualmente, é Vice-Presidente do PTB Mulher Nacional, compõe Executiva do PTB Mulher/RS e Diretório do PTB Mulher de Porto Alegre. É Diretora da Fundação do PTB voltada à organização de cursos e seminários por dife-rentes Estados do País.

Page 20: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Nelci CunhaÉ natural de São Leopoldo, separada e mãe de três filhos. É formada em Pedagogia na UFRGS. Trabalhou como assessora parlamentar na Câ-mara de Vereadores (CMPA), na Prefeitura Mu-nicipal de Porto Alegre, na Secretaria de Obas e Viação (SMOV) e no Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB). Atualmente trabalha como Assessora Executiva na Secretaria Muni-cipal de Produção Indústria e Comércio (SMIC). Em 2010 participou do Conselho Munici-pal dos Direitos do Povo Negro, e em 2011 par-ticipou do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). Iniciou a sua militância no PTB em 2003, e compõe o Diretó-rio do PTB Mulher de Porto Alegre.

Page 21: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Conhecida como Xuxa, é natural de Porto Ale-gre. Formada em Ciências Sociais / Estudos So-ciais (PUC), Comunicação Social (PUC) e Espe-cialista em Gestão Pública (UFRGS). É servidora pública aposentada do Governo do Estado, da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS), onde foi coordenadora do SINE (Menino Deus e Partenon) e Coordenadora Ge-ral da Casa do Artesão. Foi vice-presidente do Conselho de De-senvolvimento e Participação da Comunidade Negra (CODENE). É palestrante em diversas ins-tituições e siglas partidárias sobre temas relati-vos ao Direito da Mulher, discriminação racial, violência contra a mulher, família, consciência negra e igualdade racial. É membro da comissão organizadora da Semana da Consciência Negra em Porto Alegre.

Recebeu homenagens como o troféu Mulher cidadã em 2008, concedido pela Assembleia Legislativa do RS e o titulo de cidadã Emérita pela Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. É diretora de Protocolo do Rotary Solida-riedade /RS. Participa de campanhas eleitorais desde 1988, filiando-se ao PTB em 2000. Atualmente é membro do Diretório do PTB Mulher de Por-to Alegre, vice-presidente do PTB Mulher /RS e presidente da Comissão do Movimento Negro do PTB Mulher de Porto Alegre. Em 2008 foi candidata a vereadora e em 2010 foi candidata a Deputada Federal.

Neusa Maria Machado Zoch

Page 22: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Curitibana, “Paranaúcha”, advogada e militante do PTB. Mudou-se para os pampas em 1985, cursou a escola regular em Porto Alegre e con-cluiu o curso de Bacharelado em Direito na Fa-culdades Integradas do Instituto Ritter do Reis (UNIRITTER), em 2001. Após a colação de grau prestou a prova da OAB/RS, na qual firmou com-promisso, tornando-se Advogada. É especialista em Gestão Pública e Sociedade, com ênfase em Economia Solidária (Universidade Federal do Tocantins), especialista em Gestão Públi-ca (UFRGS), MBA em Controladoria (UFRGS) e mestranda em Economia (UFRGS). Foi Chefe de Equipe da área Administra-tiva, Trabalhista e Fiscal da Coordenação Jurídi-ca do Departamento Municipal de Habitação da Prefeitura de Porto Alegre. Após, ascendeu ao Cargo de Coordenadora Jurídica deste Depar-tamento. Em 2009, laborou junto ao Governo do Estado, na Secretaria Estadual de Recursos Humanos, onde era Coordenadora da Assesso-ria Jurídica. Em 2011 foi nomeada no cargo de Coordenadora Jurídica da Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Peque-na Empresa (SESAMPE). Atualmente, trabalha na Bancada do PTB na Câmara Municipal de Vere-adores de Porto Alegre. Filiada no Partido Trabalhista Brasileiro

Paula Vaz Pintodesde 2005, atuou em diversas áreas da gestão pública, movimentos partidários e movimento sociais. Em 2007, atuou como Diretora Jurídi-ca da União de Associações de Moradores de Porto Alegre (UAMPA), tornando-se Secretária--Geral da entidade. Com forte atuação no PTB Mulher de Porto Alegre, foi Secretária-Geral do movimento. Além disso, foi ungida pelas companhei-ras, representando o movimento feminino da sigla partidária, a Presidente do Conselho Mu-nicipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre. É Secretária Jurídica do Diretório Metropolitano de Porto Alegre, Segunda Secretária Jurídica do Diretório Estadual do PTB/RS, Secretária Jurí-dica do PTB Mulher de Porto Alegre, Segunda Secretária Jurídica do PTB Mulher/RS, Secretária Jurídica da JPTB de Porto Alegre, Diretora Jurí-dica da Federação Gaúcha das Associações de Moradores- FEGAM/RS.

Page 23: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Rita de Cassia BrumRita de Cássia Rocha Brum, natural de Porto Alegre, é formada pela ULBRA, em Ciências Ju-rídicas e Sociais. Casada há 20 anos com o Ve-reador Paulo César dos Santos Brum, tem uma filha chamada Paloma Rocha Brum. É filiada ao PTB desde 2012, onde inte-gra o Diretório do PTB Mulher de Porto Alegre. Além do trabalho incansável realizado junto às pessoas com deficiência pela luta da inclusão, juntamente com seu marido, foi assessora par-lamentar da Câmara Municipal de Porto Alegre, em vários períodos. Também trabalhou na Fe-deração Rio Grandense de Entidades de Defi-cientes Físicos como voluntaria (2009/2011). Rita trabalha na Prefeitura de Porto Ale-gre, e desde 2012 atua como assistente jurídica, na Assessoria Técnica (ASSETEC), da Secretaria Municipal de Administração (SMA). É violinista, autora de diversos Jingles de Campanha para seu marido, o vereador Paulo Brum.

Page 24: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Simone Bella DonnaConhecida como Simone Bella Donna ou sim-plesmente Bella Donna, é casada e tem dois filhos. É cabeleireira e proprietária do Salão de Beleza “Bella Donna Cabeleireiros”. Filiada des-de 2005 ao PTB, já concorreu a Vereadora em 2008 e Deputada em 2010. Sempre militou no PTB Mulher e hoje é integrante do Diretório do PTB Mulher de Porto Alegre.

Page 25: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Carinhosamente conhecida como Tia Sônia, é funcionária Pública aposentada pela Prefeitura de Porto Alegre, completou em 05 de janeiro de 2014 cinquenta anos de serviço público mu-nicipal. É formada em Comunicação Social e Administração. Trabalhou na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, onde assumiu os cargos de Diretora Geral e Diretoria Administrati-va. Foi Secretária Municipal da Administração na Prefeitura Municipal de Porto Alegre nas Gestões 2005-2008 e 2009-2012, e desde 2013 é Secre-tária Adjunta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Já foi tesoureira do Diretório Metro-politano de Porto Alegre, e atualmente, compõe o Diretório do PTB Mulher de Porto Alegre e do PTB Mulher / RS. É casada com Cláudio Rui Gui-marães Vaz Pinto.

Sônia Mauriza Vaz Pinto

Page 26: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Foi a Primeira Presidente do PTB Mulher de Por-to Alegre (gestão 2000/ 2008). É militante do PTB desde 1994, quando passou a integrar os movimentos políticos do partido, atuando na defesa dos Direitos da Mulher. Em 1997 passou a fazer parte da Executiva do PTB Mulher Estadual (RS) e desde então vem compondo a executiva estadual e executiva/diretório do municipal. Tânia é professora da rede estadual, pós--graduada em Administração Educacional. Em 1997 foi cedida à Assembleia Legislativa, onde atuava como Assessora Parlamentar do então Deputado Bruno Neher, e após, cedida para a Bancada do PTB. Em 2005 foi cedida para a Prefeitura Mu-nicipal de Porto Alegre, lotada no gabinete da Secretaria Municipal de Educação (SMED), onde permaneceu até 2007, desempenhando a asses-soria política da então Secretária Marilú Medei-ros. Ainda, no ano de 2007, foi convidada pelo saudoso Eliseu Santos, na época Vice-Prefeito e Secretário Municipal da Saúde (SMS) de Porto

Tânia Maria Couto CoelhoAlegre, para ser sua Chefe de Gabinete na SMS, desempenhando esta função até 2010. Na administração do atual Secretário da Saúde, Carlos Casartelli, passou a fazer parte da Asses-soria Parlamentar junto à Câmara Municipal de Porto Alegre, como representante da SMS. Tânia Coelho, atualmente, é Vice-Presi-dente do Conselho dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (CONDIM), ocupando a vaga go-vernamental (representando a SMS); além disso, é Conselheira do Conselho Municipal dos Direi-tos do Consumidor de Porto Alegre. Atualmente está como 3ª Secretária de Mobilização do Diretório Metropolitano de Por-to Alegre; membro da Executiva do PTB Mulher RS no cargo de Tesoureira Geral; membro do Diretório do PTB Mulher Porto Alegre; e mem-bro da Executiva Nacional do PTB Mulher. Tânia é viúva, mãe do jornalista Denian Coelho e avó da Júlia, que hoje está com 8 anos de idade.

Page 27: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Atual Presidente do PTB Mulher de Porto Alegre (gestão 2013/2016), é Psicóloga, especializada em: Psicologia Organizacional (IDG), Coorde-nação de Dinâmicas de Grupo (SBDG) e Gestão Pública (UFRGS). Atualmente, está realizando MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Po-lítico (Universidade Gama Filho). É casada com o Vereador Elizandro Sabino. Até 2005 atuou como profissional libe-ral, quando ingressou no serviço público, onde trabalha até a presente data. Iniciou como as-sessora na Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), chefiou o Gabinete Médico do Departamento Municipal de Água e Esgo-tos (DMAE), acumulando a função de Psicólo-ga e gestora do departamento médico desta autarquia. Além disso, atuou como conselhei-ra do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), representando o DMAE. Desde 2009, é Coordenadora da Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração (SMA), e ainda é Coordena-dora da Câmara Temática de Qualificação, Vo-luntariado e Protocolo da Copa do Mundo FIFA /2014 no município de Porto Alegre. Tanise também ministra palestras com temas voltados à mulher, saúde e qualidade de vida, preparação

Tanise Amália Pazzim para aposentadoria, dependência química, ges-tão de pessoas, relacionamentos interpessoais e conjugais. É filiada ao PTB desde 2004, e desde en-tão, nunca mais abandou a militância em prol do partido. Atuou nas campanhas do Conselho Tutelar, eleições municipais e estaduais, além da participação no movimento do PTB Mulher de Porto Alegre e Estadual. É vice-presidente das Relações Internacionais do PTB Mulher RS (Ges-tão 2013-2016) e vice-diretora de capacitação do Instituto Solon Tavares (IST). Eleita Presidente do PTB Mulher de Porto Alegre, na convenção de 20 de abril de 2013, vem desenvolvendo um trabalho com o objeti-vo incentivar e promover a inserção e a partici-pação da mulher na política Porto-alegrense.

Page 28: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Vilma Maria Oliveira da Silva é assistente social, especialista em Dependência Química, em Te-rapia de Família e Casal e em Gestão Pública. Na sua trajetória profissional já prestou atendimento no Plantão Social da Fundação de Assistência social e Cidadania (FASC), foi Geren-te de Profissionalização da Faculdade de Desen-volvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS), assessora técnica na Ouvidoria da Justiça e Se-gurança do RS, Representante do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil RS, Secretária da Assistência Social do Município de Glorinha. Atualmente, trabalha na Prefeitura Municipal de Porto Alegre como Ouvidora dos Servidores. É militante do PTB há 18 anos, sempre participando das campanhas eleitorais e ativida-des promovidas pelo Partido.

Vilma Oliveira da Silva

Page 29: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Nasceu em Minas Gerais e apaixonou-se pelo Rio Grande do Sul em 1988, e desde então não deixou mais o Estado. Formada em Economia Doméstica (UPIS – União Pioneira de Integra-ção Social) de Brasília. É pós-graduada em: Edu-cação Popular (UNISINOS); Projetos Sociais e Culturais (UFRGS) e Gestão Escolar e Coorde-nação Pedagógica (em andamento). Também concluiu o Curso de Aperfeiçoamento e Capa-citação em Vigilância à Saúde do Trabalhador, ministrada pela Escola de Saúde Pública. É autora dos livros: Microbiologia e Pa-rasitologia Resumida para Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Estudos Regionais Compac-tados para Área da Saúde – Volumes I e II, am-bos no ano de 1998 pela Editora Imprensa Livre. No ano de 1995, ingressou via concurso público, na Secretaria Estadual de Educação do RS. De-

Yassanan de Souza Costa

dicou sua vida profissional à docência, em es-colas estaduais e municipais, sempre buscando um aprendizado de excelência. Em 2001 can-didatou-se à Diretoria do 38º Núcleo do CPERS (ficando atrás da chapa vencedora por apenas 96 votos), e em 2008 foi candidata a 2ª Vice--Presidente do CPERS. É palestrante na área de educação, com os seguintes temas: Formação Pedagógica para Professores; Finanças Pessoais e Orçamento Familiar; Organização e Ativida-des Domésticas; Capacitação e Formação Pro-fissional nas Prestações de Serviços. Sempre engajada com questões educa-cionais e sociais, fundou a Escola de Educação Profissional América (1999), o Centro Tecno-lógico de Qualificação Profissional Minas Sul (2002, atual Gestora Pedagógica) e a AFINCO – Associação Filhos Nascidos do Coração (2008). Integrou o MDCC – Movimento de Donas de Casa e Consumidores do Estado do Rio Grande do Sul, chegando a ocupar o cargo de 1ª Vice--Presidente até 2013. Yassanan filiou-se ao PTB em 1998, sen-do integrante do PTB Mulher Metropolitano desde a sua fundação, foi a 1ª Vice-Presidente do PTB Mulher na Gestão 2000/2008. Em 2010 foi candidata a Deputada Estadual, e no ano de 2012 candidatou-se à vereadora de Porto Ale-gre. Desde a sua filiação no PTB, se mantém como uma militante ativa, recebendo home-nagens como o Diploma do Dia Municipal do Líder Comunitário em 2013.

Page 30: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem

Coordenação Geral da Exposição

“Mulher de Fibra e Coragem”

Tanise Amália Pazzim – Presidente do PTB

Mulher de Porto Alegre

Comissão Organizadora da Exposição

“Mulher de Fibra e Coragem”

Tanise Amália Pazzim – Presidente do PTB

Mulher de Porto Alegre

Carla Zambiasi – Vice-presidente do PTB Mu-

lher de Porto Alegre

Luciane Mazuim – Tesoureira do PTB Mulher

de Porto Alegre

Joselaine Caetano Paz – Membro do Diretório

do PTB Mulher de Porto Alegre

Contatos – PTB Mulher de Porto Alegre

Telefone (Diretório Metropolitano): 3235-2532

E-mail: [email protected]

Facebook: PTB Mulher Porto Alegre

Blog: http://ptbmulherpoa.blogspot.com.br/

Twitter: @ptbmulherpoa

You Tube: PTB Mulher POA

Fotógrafa: Zamara Macali

Page 31: Mulher de Fibra e Coragem
Page 32: Mulher de Fibra e Coragem

Exposição Fotográfica: Mulher de Fibra e Coragem