movimentos sociais

34

Upload: cleber-martins-freitas

Post on 01-Jul-2015

671 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

Slide para ajudar a explanação sobre movimentos sociais. Possui a descrição do que são movimentos sociais, suas características e apresenta também um pouco sobre os movimentos ocorridos aqui no Brasil em 2013, tudo isso recheado de muitas imagens, o que ajuda na assimilação dos conteúdos pelos alunos.

TRANSCRIPT

Page 1: Movimentos sociais
Page 2: Movimentos sociais
Page 3: Movimentos sociais
Page 4: Movimentos sociais
Page 5: Movimentos sociais
Page 6: Movimentos sociais
Page 7: Movimentos sociais
Page 8: Movimentos sociais
Page 9: Movimentos sociais
Page 10: Movimentos sociais
Page 11: Movimentos sociais
Page 12: Movimentos sociais
Page 13: Movimentos sociais
Page 14: Movimentos sociais
Page 15: Movimentos sociais

Movimentos Sociais

Um movimento social existe quando um grupo de indivíduos está envolvido num esforço organizado, seja para mudar ou para manter certas características da sociedade, é a coletividade agindo de maneira concentrada visando realizar uma mudança ou barrar alguma.

Page 16: Movimentos sociais

Movimentos Sociais

Os movimentos sociais não são predeterminados; dependem sempre das condições específicas em que se desenvolvem, ou seja, das forças sociais e políticas que os apoiam ou confrontam, dos recursos existentes para manter a açao e dos instrumentos utilizados para obter repercussão.

Page 17: Movimentos sociais

Movimentos Sociais

Os movimentos sociais são sempre de confronto político. Na maioria das vezes faz relação com o Estado, seja de oposição, seja de parceria, de acordo com seus interesses e necessidades:

Contra ações do poder público;

Para pressionar o poder público;

Em parceria com o poder público;

Independente do poder público.

Page 18: Movimentos sociais

Fases dos Movimentos Sociais:

Agitação: Funciona em dois estágios, no primeiro, a população encontra-se resignada diante de uma situação de injustiças sociais, na segunda o povo se encontra descontente e inquieto, porém, sem direção.

Excitação: Neste momento torna-se relevante o papel dos líderes e agitadores, estes têm como função organizar os sentimentos da população ou grupo a favor do movimento.

Formalização: Nesse estágio, há a necessidade de organizar-se melhor, desenvolver ideologias e traçar planos próprios. A ideologia fornece ao grupo direção, justificação, instrumentos de ataque e defesa, inspiração e esperança.

Institucionalização: Caracteriza os movimentos que obtiveram sucesso em atrair numerosos seguidores. Nessa fase, as figuras carismáticas são substituídas por lideranças profissionais, estabelecendo um quadro burocrático eficiente, muitas vezes na busca da centralização, esses movimentos adquirem sede própria.

Page 19: Movimentos sociais

Os principais movimentos sociais no Brasil

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS)

Movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

Page 20: Movimentos sociais

Em meados de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade através da realização de manifestações em espaços públicos (rodovias, praças, etc.). Os movimentos populares urbanos foram impulsionados pelas Sociedades Amigos de Bairro - SABs - e pelas Comunidades Eclesiais de Base - CEBs.

Page 21: Movimentos sociais

Os anos 1960 e 1970, mesmo diante de forte repressão policial, os movimentos não se calaram. Havia reivindicações por educação, moradia e pelo voto direto. Em 1980 destacaram-se as manifestações sociais conhecidas como "Diretas Já".

Page 22: Movimentos sociais

Em 1990, o MST e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos, tais como os movimentos sindicais de professores.

Ações coletivas que tocam nos problemas existentes no planeta (violência, por exemplo),

Ações coletivas que denunciam o arrocho salarial (greve de professores e de operários de indústrias automobilísticas);

Ações coletivas que denunciam a depredação ambiental e a poluição dos rios e oceanos (lixo doméstico, acidentes com navios petroleiros, lixo industrial)

Page 23: Movimentos sociais
Page 24: Movimentos sociais

A recente onda de manifestações que varre o Brasil de Norte a Sul surpreendeu muitas pessoas, que assistiram atônitas à forma como um movimento que começou pequeno, contra o aumento da tarifa de transporte público, agora abraça outras causas e conseguiu mobilizar mais de um milhão de pessoas em cem cidades.

Page 25: Movimentos sociais

As manifestações brasileiras seguem tendências que vem se repetindo em outros países.

o Irã, em 2009 o Egito, em 2011 a Espanha, também em 2011 a Turquia, em 2013

Page 26: Movimentos sociais
Page 27: Movimentos sociais
Page 28: Movimentos sociais

O papel das redes sociais

Apesar de terem motivações diferentes, esses protestos têm em comum o fato de terem sido organizados e promovidos nas mídias sociais.

Page 29: Movimentos sociais
Page 30: Movimentos sociais
Page 31: Movimentos sociais
Page 32: Movimentos sociais
Page 33: Movimentos sociais
Page 34: Movimentos sociais