movimentos miraculosos

26
Jerry Trousdale MIRACULOSOS MOVIMENTOS Muçulmanos que amam Jesus

Upload: editora-esperanca

Post on 08-Apr-2016

364 views

Category:

Documents


69 download

DESCRIPTION

Muçulmanos que amam Jesus Jerry Trousdale Movimentos miraculosos estão varrendo algumas partes do mundo muçulmano hoje. O Espírito de Deus está se movendo de maneira poderosa de uma forma que cremos não haver precedentes, pois centenas de milhares de muçulmanos estão entregando suas vidas ao senhorio de Jesus Cristo. Antigos sheiks e imãs, homens que colocaram bombas em igrejas cristãs e perseguiram impiedosamente os seguidores de Cristo, bem como homens e mulheres comuns que observaram os ensinos do Islã a vida inteira – esses e muitos outros estão encontrando a verdade da vida eterna através de Jesus Cristo e o número aumenta a cada dia. Muitos desses muçulmanos chegam à Palavra de Deus por meios dramáticos, através de sonhos e visões ou por testemunharem milagres, pois homens e mulheres estão sendo curados de deficiências físicas e vícios; bandos de rebeldes têm,voluntariamente, abandonado suas armase milhares têm visto o poder do Espírito de Deus em suas vidas.

TRANSCRIPT

Page 1: Movimentos miraculosos

Jerry Trousdale é diretor de minis-térios internacionais da CityTeam International e cofundador da missão Final Command Ministries, uma organização que se dedica a estabelecer movimentos de plan-tação de igrejas entre os grupos de povos muçulmanos. Ele e sua esposa, Gayle, trabalharam alguns anos entre um povo de maioria muçulmana na África. Em 2005 essa equipe africana tornou-se parte da CityTeam. Tem servido como plantador de igrejas entre os muçulmanos da África Ociden-tal e publicando livros cristãos. Jerry obteve o mestrado e o dou-torado em Missões e pastoreou igrejas enviadoras nos Estados da Califórnia e do Tennessee, EUA. Hoje, Jerry e Gayle vivem no Esta-do do Tennessee, EUA.

Jerry Trousdale

MIRACULOSOSMOVIMENTOS

Muçulmanos que amam Jesus

Jerry Trousdale

Movimentos miraculosos estão varrendo algumas partes do mundo muçulmano hoje. O Espírito de Deus está se movendo de maneira poderosa de uma forma que cremos não haver precedentes, pois centenas de milhares de muçulmanos estão entregando suas vidas ao senhorio de Jesus Cristo. Antigos sheiks e imãs, homens que colocaram bombas em igrejas cristãs e perseguiram impiedosamente os seguidores de Cristo, bem como homens e mulheres comuns que observaram os ensinos do Islã a vida inteira – esses e muitos outros estão encontrando a verdade da vida eterna através de Jesus Cristo e o número aumenta a cada dia.

Muitos desses muçulmanos chegam à Palavra de Deus por meios dramáticos, através de sonhos e visões ou por testemunharem milagres, pois homens e mulheres estão sendo curados de deficiências físicas e vícios; bandos de rebeldes empedernidos têm, voluntariamente, abandonado suas armas e milhares têm visto o poder do Espírito de Deus em suas vidas. Você lerá algumas dessas histórias neste livro e verá que o que Deus está fazendo entre os muçulmanos hoje realmente não tem precedentes.

Chegando junto às águas tomei uma posição onde pudesse ver de perto os rostos das pessoas que estavam sendo batizadas. Não pude deixar de notar uma mulher muito interessante. Ela me chamou a atenção porque permanecia em pé sob uma árvore a alguma distância da água com uma alegre expressão de antecipação que nunca mudava. Essa mulher estava claramente cheia de alegria por estar ali. Eu tinha a certeza de que ela desempenhava algum papel importante naquilo. (...)

Mesmo depois que quase todas as pessoas tinham ido embora, ela ainda permanecia debaixo da árvore. Finalmente, talvez uns trinta minutos depois que os novos cristãos já haviam retornado, não aguentei mais de curiosidade e perguntei a alguém: “Quem é aquela mulher sorridente debaixo da árvore?” Surpresa, a pessoa disse: “Você não sabe? Sem ela nada disso teria acontecido. Ela é Hadhi, a mãe do movimento! Isso é mais do que um Movimento de Discipuladores, é um Movimento de Oração e tudo começou há alguns anos na casa dela quando começaram a orar por nós”.

Movimentos miraculosos.indd 1 18/03/2015 10:17:33

Page 2: Movimentos miraculosos

MIRACULOSOSMOVIMENTOS

Page 3: Movimentos miraculosos

MIRACULOSOSMOVIMENTOS

Page 4: Movimentos miraculosos

MIRACULOSOSMOVIMENTOS

Muçulmanos que amam Jesus

Page 5: Movimentos miraculosos

Jerry Trousdale

MIRACULOSOSMOVIMENTOS

1ª ediçãoTradução: Nina Lombardi

Curitiba2015

Muçulmanos que amam Jesus

Tradução: Nina Lombardi

Page 6: Movimentos miraculosos

Jerry TrousdaleMovimentos miraculosos

Muçulmanos que amam Jesus

Coordenação editorial: Walter FeckinghausTítulo original: Miraculous Movements - How Hundreds of Thousands of Muslims Are

Falling in Love with JesusTradução: Nina LombardiRevisão: Josiane Zanon MoreschiEdição: Sandro BierCapa: Sandro BierEditoração eletrônica: Josiane Zanon Moreschi

© 2012 by CityTeamPublicado em acordo com Thomas Nelson, uma divisão de HarperCollins Christian Publishing, Inc.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Índices para catálogo sistemático:1. Cristãos convertidos do Islamismo : Cristianismo 248.246

• As citações bíblicas foram extraídas da Bíblia edição Revista e Atualizada da tradução de João Ferreira de Almeida.

• As citações do Alcorão foram extraídas de Os significados dos versículos do Alcorão Sa-grado (trad. Prof. Samir El Hayek). São Paulo: 1989.

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total e parcial sem permissão escrita dos editores.

Editora Evangélica EsperançaRua Aviador Vicente Wolski, 353 - CEP 82510-420 - Curitiba - PR

Fone: (41) 3022-3390 - Fax: (41) [email protected] - www.editoraesperanca.com.br

Trousdale, JerryMovimentos miraculosos : muçulmanos que amam Jesus / Jerry Trousdale ; tradução

Nina Lombardi. - - 1. ed. - - Curitiba : Editora Esperança, 2015.

Título original: Miraculous Movements.BibliografiaISBN 978-85-7839-117-1

1. Cristãos convertidos do Islamismo I. Título

15-02171 CDD-248.246

Page 7: Movimentos miraculosos

Por sete anos tenho ouvido os relatos de Jerry das coisas que Deus tem feito à medida que o Movimento de Discipuladores foi se desenvolvendo na África. No último verão, tive que ver com meus próprios olhos. Ouvi pessoalmente muitas das histórias registradas neste livro dos lábios de pessoas cujas vidas foram transformadas radicalmente. Participei de reuniões de oração em que os intercessores jejuavam e clamavam a Deus pelos povos e nações. Vi com meus próprios olhos igrejas sendo plantadas e comunidades transformadas. Conheci muitos ex-muçulmanos que abandonaram tudo o que o mundo valo-riza porque se apaixonaram por Jesus. Verdadeiramente, Deus está enchendo a Terra com o conhecimento de sua glória como as águas cobrem o mar! Leia Movimentos miraculosos e glorifique ao Senhor comigo.

— Claude KingCoautor do livro Conhecendo Deus e fazendo sua vontade:

experiências com Deus (Lifeway, 2001)

O livro Movimentos miraculosos é composto de trinta e três histórias reais ma-ravilhosas de como Deus se revela através de visões, sonhos, curas, etc. O livro também mostra como o poder de muita oração e do simples discipulado baseado em obediência e em treinamento têm transformado milhares de co-munidades muçulmanas. Os resultados obtidos pela CityTeam nos últimos cinco anos têm sido espetaculares e é um prazer ser parceiro desse ministério para a glória do Pai.

—Hugh Maclellan, Jr.Secretário executivo da diretoria da The Maclellan Foundations

Com o livro Movimentos miraculosos, Jerry Trousdale e seus colegas da City-Team fizeram uma contribuição de valor incalculável para o corpo de Cristo!

— David Garrison, PhD, autor do livro Movimentos de Plantação de Igrejas (Esperança, 2015)

Page 8: Movimentos miraculosos

Se você deseja ser realmente tocado por um livro que tem a capacidade de aperfeiçoar significativamente sua vida de oração e lhe oferecer um vislumbre de como muçulmanos estão fazendo sacrifícios para seguir Jesus com tudo o que têm, este livro é para você. Suas páginas contêm histórias de homens e mulheres que não têm nada em termos de bênçãos materiais, mas tudo em termos de paixão e zelo ao arriscar suas vidas para seguir Jesus. Ele nos que-branta e inspira ao mostrar o que acontece quando demonstramos às pessoas o que é o Evangelho em vez de falar sobre ele.

— Arron Chambers, Pastor da Journey ChurchAutor do livro Eats with Sinners (Come com pecadores) (recomendado pela

revista Outreach como Publicação do Ano de 2011)

Kafka disse que um livro deve ser como um machado para o mar congelado dentro de nós. Este livro é letal para a mente cristã congelada de hoje. Deus tem sido fiel à sua Palavra fazendo grandes coisas entre os muçulmanos, como Jesus prometeu. Meu coração anseia que a igreja ocidental acorde para a simplicida-de genial encontrada nesses princípios de discipulado. Essas histórias acendem uma pergunta que tem me tirado o sono: “Por que não na América do Norte?”

— Roy Moran Shoal Creek Community Church

Como plantadores de igrejas nos últimos dez anos, nossa família tem assumido a missão de ir onde ninguém mais deseja ir. Movimentos miraculosos se alinha perfeitamente com essa missão de conhecer a comunidade em que vivemos e, então, compartilhar os ensinos de Jesus, em vez de tentar entrar e esperar que as pessoas venham até uma igreja, ou, em alguns casos, à igreja no lar, só porque você se instalou ali. Este livro mostra como convidar as pessoas para seguirem Cristo e não tentar convencê-las a simplesmente conhecerem Cristo. Se você quer ler histórias que mudarão sua maneira de ver as plantações de igrejas e as igrejas fora dos padrões ocidentais, este livro é para você. Se você faz parte da liderança de sua igreja ou está apenas curioso para saber o que Deus está fazen-do em outras partes do mundo, não ficará decepcionado.

— Charles HillPlantador de igrejas e palestrante.

Page 9: Movimentos miraculosos

SUMÁRIO

Sobre a equipe e o autor.............................................................................9

Introdução....................................................................................................13

1. Sem precedentes!................................................................................19

2. A estranha estratégia de Jesus para fazer discípulos..........................................................................33

3. Ore ao Senhor da seara.....................................................................47

4. Dentro do Islã. Desilusão e descontentamento.............................67

5. Confrontando a perdição..................................................................83

6. Estudos Bíblicos Descoberta e discipulado baseado na obediência.......................................................................................97

7. Igrejas simples, transformações espetaculares,multiplicação rápida........................................................................109

8. Sonhos, visões e milagres entre os muçulmanos.........................125

9. “Dos quais o mundo não era digno” – Aprendendo com heróis e heroínas da fé............................................................139

10. As pessoas mais difíceis produzem os maiores resultados......................................................................153

Page 10: Movimentos miraculosos

MOVIMENTOS MIRACULOSOS10

11. Pessoas comuns realizando o impossível.....................................165

12. Sete mudanças de paradigma.........................................................177

13. Começando – Práticas bíblicas para enfrentar a perdição...............................................................197

Apêndice 1 – Lista de estudos para não cristãos..................................201

Apêndice 2 – Quem é a CityTeam International...................................203

Page 11: Movimentos miraculosos

SOBRE A EQUIPE E O AUTOR

Dez anos atrás

Em 2001, a CityTeam International era, aparentemente, uma “missão de resgate” de sucesso tocando a cada ano as vidas de mais de qui-nhentas mil pessoas carentes em áreas urbanas. Embora a CityTeam estivesse experimentando a bênção de Deus em seu ministério de as-sistência e evangelismo, a organização era um fracasso em discipular seus convertidos de modo que provocassem uma transformação real nas comunidades. Mas isso estava para mudar. Naquele ano, o secre-tário executivo da CityTeam, Patrick Robertson, leu o livro Empresas Feitas para Vencer, de Jim Collins (Saraiva, 2013), e, inspirado pelo que sentiu ser um chamado para um novo comprometimento da CityTeam com a causa do discipulado, convidou os obreiros e a diretoria da orga-nização a começarem uma jornada para um foco altamente intencional de obediência às últimas palavras de Jesus: “Ide, portanto, fazei discípu-los de todas as nações” (Mt 28.19).

Também em 2002, David Watson (atual vice-presidente da Global Church Planting) tinha concluído recentemente uma temporada de ministério no sudeste da Ásia e Índia que alguns consideraram um sucesso sem comparação no mundo moderno. No entanto, o êxito que

Page 12: Movimentos miraculosos

MOVIMENTOS MIRACULOSOS12

ele experimentou nasceu do desespero que se seguiu depois de um trágico desastre em seu ministério, quando várias pessoas que ele ti-nha discipulado foram martirizadas em uma tentativa de plantação de igreja entre um grupo étnico particularmente resistente. Em meio ao luto e ao desânimo, David sabia que algo estava faltando e se voltou para a Bíblia em busca de orientação. Ele começou a ver que muitas das barreiras que impedem a rápida reprodução do Evangelho em regiões resistentes no mundo são abordadas em princípios bíblicos que nos passam despercebidos, embora estejam bem diante de nossos olhos. A resposta ao seu questionamento sobre o ministério era mais óbvia do que ele poderia imaginar. De fato, a resposta estava na própria Bíblia. Essa nova abordagem produziu resultados impressionantes na Índia quando Watson parou de treinar missionários com os “melhores mo-delos práticos” e simplesmente permitiu que eles descobrissem aquilo que tinha sido ignorado: o plano de Deus para fazer discípulos usando o texto da Bíblia inteira.

Um ano mais tarde, em 2003, Jerry Trousdale (atual diretor do de-partamento de Ministérios Internacionais da CityTeam) e um grupo de colegas africanos altamente eficientes se encontraram com David Watson e fizeram eco à aplicação intencional de princípios bíblicos para fazer discípulos que obedecem a Deus. Isso os levou a lançar um ministério que estabeleceu o arrojado alvo de ver pelo menos cem igre-jas plantadas entre cada um dos maiores e menos alcançados grupos étnicos do oeste e do centro da África, igrejas que seriam caracteriza-das pelo princípio “discípulos fazendo discípulos”. Quase ao mesmo tempo, outro grupo de líderes africanos firmava uma grande parceria entre mais de cinquenta ministérios a fim de fazer discípulos de forma mais eficaz entre os 11 povos menos alcançados do leste da África.

Em 2006, Deus entrelaçou as experiências e os novos paradigmas de Patrick Robertson, David Watson, Jerry Trousdale e seus parceiros de ministério em uma aliança de organizações sob a liderança da Ci-tyTeam. Juntos, eles renovaram e estabeleceram um novo foco para

Page 13: Movimentos miraculosos

13

seu compromisso com a obra de Deus de apaixonadamente transfor-mar indivíduos, suas famílias e comunidades por todo o mundo, es-tabelecendo comunidades autoreprodutoras de cristãos que servem às pessoas necessitadas, proclamam o Evangelho e fazem discípulos entre os povos do mundo. Nos últimos sete anos, essa rede tem vis-to centenas de outros ministérios abraçando os valores e princípios bíblicos que permitem esses resultados, tornando-se parte de uma crescente parceria de ministérios com objetivos semelhantes que tem como consequência os Movimentos de Discipuladores detalhados neste livro.

O elemento comum entre todas essas organizações é a descoberta e a implantação intencional de princípios e valores bíblicos que têm passado despercebidos, embora estejam diante de nossos olhos nas páginas da Bíblia. Cada um dos ministérios entre essas centenas de parceiros tem testemunhado as mudanças milagrosas que as pessoas experimentam quando obedecem a Deus de todo o coração.

o autor e outras pessoas

Jerry Trousdale e sua esposa Gayle trabalharam alguns anos entre um povo de maioria muçulmana na África. Jerry obteve o mestrado e o doutorado em Missões e pastoreou igrejas enviadoras nos Estados da Califórnia e do Tennessee, EUA. O Dr. Donald McGravan, pai do “Mo-vimento de Crescimento da Igreja” era membro de uma dessas igrejas.

Em 2003, Jerry foi cofundador da missão Final Command Ministries para servir como catalizador do Ministério de Discipuladores entre de-zoito grandes grupos de povos muçulmanos na África. Em 2005 essa equipe africana tornou-se parte da CityTeam. Hoje, Jerry e Gayle vi-vem no Estado do Tennessee, EUA.

SOBRE A EQUIPE E O AUTOR

Page 14: Movimentos miraculosos

MOVIMENTOS MIRACULOSOS14

ColaboraDores De origem muçulmana e De origem Cristã

Jerry foi auxiliado por três pessoas que contribuíram grandemente para a formação e formatação deste livro, mas infelizmente seus nomes não podem se tornar públicos.

Depois de três meses, centenas de quilômetros e vários países, mais de 130 líderes, em sua maioria de origem muçulmana e alguns poucos de origem cristã, concordaram em ser entrevistados para esse projeto.

As histórias contadas nessas páginas são relatos verdadeiros. Ne-nhum deles foi romanceado. No entanto, todas as pessoas menciona-das tiveram seus nomes alterados, sua localização encoberta e alguns detalhes de suas histórias ajustados para proteger suas identidades. Algumas dessas pessoas já correm risco de morte e o simples fato de contarem suas histórias aumenta o potencial de represálias por par-te de algumas pessoas do mundo muçulmano que possam se sentir ofendidos pela realidade do fato de muçulmanos estarem se tornando seguidores de Cristo. (Em algumas áreas, um muçulmano que aceita Cristo enfrentará violência extrema e possivelmente morte por parte de sua comunidade).

Apesar disso, muitos dos entrevistados afirmaram que é importan-te que as pessoas ouçam as coisas extraordinárias que Deus tem feito entre os muçulmanos hoje, mesmo que suas histórias os coloquem em risco pessoal. Você pode ler, portanto, alguns desses relatos dramá-ticos nas páginas deste livro, todos extraídos diretamente de nossas entrevistas com esses cristãos corajosos e muitas delas nas próprias palavras dos entrevistados.

Page 15: Movimentos miraculosos

15

INTRODUÇÃO

M ovimentos miraculosos estão varrendo algumas partes do mundo muçulmano hoje. O Espírito de Deus está se movendo de maneira poderosa de

uma forma que cremos não haver precedentes, pois centenas de mi-lhares de muçulmanos estão entregando suas vidas ao senhorio de Jesus Cristo. Antigos sheiks e imãs, homens que colocaram bombas em igrejas cristãs e perseguiram impiedosamente os seguidores de Cristo, bem como homens e mulheres comuns que observaram os ensinos do Islã a vida inteira – esses e muitos outros estão encon-trando a verdade da vida eterna através de Jesus Cristo e o número aumenta a cada dia.

Muitos desses muçulmanos chegam à Palavra de Deus por meios dramáticos, através de sonhos e visões ou por testemunharem mila-gres, pois homens e mulheres estão sendo curados de deficiências físi-cas e vícios, bandos de rebeldes empedernidos têm, voluntariamente, abandonado suas armas e milhares têm visto o poder do Espírito de Deus em suas vidas. Você lerá algumas dessas histórias neste livro e verá que o que Deus está fazendo entre os muçulmanos hoje realmente não tem precedentes.

Page 16: Movimentos miraculosos

MOVIMENTOS MIRACULOSOS16

Não é fácil ser muçulmano em nossos dias. Se os cristãos puderem conhecer os muçulmanos além das manchetes dos jornais falando de burcas e bombas, descobrirão centenas de milhões de pessoas desani-madas e aflitas. A vida dos muçulmanos frequentemente está ligada à desolação e à destruição, mas hoje, o que muitos deles desejam deses-peradamente é encontrar pessoas que os amem, um Deus que os ame e esperança para o futuro.

Sabemos disso porque vimos de perto milhares de novas igrejas plantadas entre muçulmanos. Conhecemos pessoalmente algumas dessas pessoas corajosas e ouvimos suas histórias. Você está para conhecer algumas delas também. Suas vidas ilustrarão um retrato maravilhoso do que é uma transformação entre os seguidores de Cristo de origem muçulmana. Ler essas histórias é uma experiência que provoca mudanças de paradigmas, e é precisamente disso que os cristãos precisam para crer que essa tarefa é possível e para que a façam acontecer.

Quando Jesus contemplou as pessoas perdidas da Palestina do pri-meiro século, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor (Mt 9.36). Então, fez uma declaração extraor-dinária: essas almas perdidas eram uma “colheita abundante” que ne-cessitava apenas de trabalhadores. Por essa razão, é lamentável que um cristão olhe para os muçulmanos não com compaixão, mas com uma tendência ao medo, à ira e à rejeição.

Se os cristãos desejam ser altamente intencionais em uma aborda-gem ao Islã que seja atraente, sem reservas e consistentemente bíblica, aqui estão algumas das características que deveríamos esperar dela:

Demonstraria a compaixão e o amor que Jesus tem por cada mu-çulmano individualmente;

Seria fundamentada em muita oração;

Dependeria de que os muçulmanos descobrissem Deus e, fiel-mente, obedecessem à sua Palavra;

Page 17: Movimentos miraculosos

17

Seria fundamentada em fazer discípulos que fazem discípulos e igrejas que plantam igrejas;

Seria realizada por pessoas bem comuns participando de uma colheita extraordinária;

Esperaria o favor miraculoso de Deus para reproduzir pessoas transformadas que estão transformando sociedades inteiras;

E como seria a reprodução e a transformação nos países muçulma-nos? Os seguidores de Cristo de origem muçulmana provariam que são discípulos dando muito fruto. Quando os discípulos se multipli-cam e obedecem, as coisas mudam!

A CityTeam e nossas organizações parceiras estão testemunhando mudanças à medida que cada vez mais igrejas estão sendo plantadas entre os muçulmanos no sudeste da Ásia, Ásia Central, Oriente Mé-dio e Europa. Nosso mais longo envolvimento em regiões islâmicas, porém, têm sido na África. Nos últimos sete anos, para nós e para algumas centenas de ministérios africanos com os quais mantemos parcerias, as mudanças entre os povos muçulmanos africanos têm sido as seguintes:

Mais de seis mil novas igrejas têm sido plantadas entre muçul-manos em dezoito países;

Centenas de antigos sheiks e imãs, agora seguidores de Cristo, estão liderando corajosamente grandes movimentos de muçul-manos que abandonaram o Islã;

Quarenta e cinco grupos étnicos não alcançados de maioria mu-çulmana que há poucos anos não tinham acesso à Palavra de Deus, possuem agora mais de três mil novas igrejas em seu meio;

Milhares de ex-muçulmanos estão passando pela perda de suas propriedades, lares e entes queridos, mas continuam servindo a Jesus;

INTRODUÇÃO

Page 18: Movimentos miraculosos

MOVIMENTOS MIRACULOSOS18

Várias comunidades muçulmanas, observando as dramáticas mu-danças ocorridas nas comunidades vizinhas estão insistindo para que alguém traga essas mudanças para suas comunidades também;

Mais de 350 ministérios estão trabalhando juntos para obter es-ses resultados.

movimentos De DisCipulaDores

Neste livro, usaremos o termo “Movimento de Discipuladores” para descrever o que vimos Deus fazer para espalhar seu Evangelho pelo mundo. Nos últimos anos, concluímos que “fazer discípulos” é um ter-mo mais preciso do que “plantar igrejas” para descrever os princípios bíblicos básicos em ação nesses movimentos de multiplicação rápida.

Nos capítulos seguintes, explicaremos em detalhes o que isso sig-nifica e como o Evangelho está se disseminando, em particular entre os muçulmanos. Em resumo, os Movimentos de Discipuladores pro-clamam o Evangelho fazendo discípulos que aprendem a obedecer à Palavra de Deus e, rapidamente, fazem outros discípulos que, por sua vez, repetem o processo. Isso resulta na plantação de muitas igrejas, com frequência em regiões anteriormente muito hostis ao cristianismo. Todos os princípios que vemos em ação são claramente delineados – e, na verdade, ordenados – nas páginas das Escrituras.

Ao examinarmos cada um desses princípios usaremos termos que podem não ser familiares ao leitor comum, como “Estudo Bíblico Desco-berta” (Discovery Bible Study) ou “pessoa de paz”. Se você se deparar com um termo ou frase com o qual não está familiarizado, não desanime! Definiremos e explicaremos esses termos conforme formos avançando. Não é nossa intenção criar um vocabulário novo e um jargão para ser tagarelado em discussões missiológicas, mas apenas encontrar manei-ras fáceis de expressar importantes conceitos bíblicos que estão no cen-tro daquilo que Deus está fazendo entre os muçulmanos hoje.

Page 19: Movimentos miraculosos

19

a história De Deus

Essa é uma história de Deus, um testemunho das bênçãos que são infini-tamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos (Ef 3.20), os movi-mentos do Espírito de Deus têm feito com que esses primeiros anos do século 21 sejam “miraculosos”. É também uma história de muitos ho-mens e mulheres corajosos que, até mesmo hoje, estão levando a histó-ria de Deus a mais uma comunidade cristã, frequentemente correndo significativo risco de vida. E para aqueles que têm enfrentado grande sofrimento pelo Evangelho, especialmente aqueles que têm entregado suas vidas nos últimos anos por amor ao Evangelho, essa também é a história deles. É nosso imenso privilégio compartilhá-la com você.

INTRODUÇÃO

Page 20: Movimentos miraculosos
Page 21: Movimentos miraculosos

CAPÍTULO

1

SEM PRECEDENTES!

Você tem que voltar para essa região! É uma onda enorme! Os muçulmanos estão vindo a Cristo como uma enchente.

Venha e nos ajude.

— apelo de um ex-líder regional muçulmano que se tornou plantador de igrejas

o sonho Do sheik

O sonho do sheik Hanif foi realmente muito curioso, espantoso e cheio de esperança.1 Não era, de forma alguma, como os assustadores e an-gustiantes pesadelos que ele tinha ocasionalmente. Não, esse foi bem diferente, e havia pouco tempo para refletir sobre esse sonho. Ele re-queria uma ação imediata, porque, de acordo com o sonho, uma coisa importante iria acontecer naquele dia, algo que exigia que estivesse em determinado lugar antes da primeira luz da manhã.

Hanif era um sóbrio líder muçulmano. Como seu pai antes dele, ti-nha estudado o Alcorão por muitos anos. Um dos superiores de Hanif

1 Em grande parte da África Subsaariana, os termos sheik e imã são usados de forma intercambiável, dependendo das preferências regionais. De maneira geral, um sheik é um líder político e religioso em uma comunidade muçulmana e um imã é a pessoa que exerce a liderança em uma mesquita. Um sheik pode ser um imã, mas um imã não é necessariamente um sheik. Ambos, porém, são tipicamen-te reconhecidos como mestres qualificados do Alcorão.

Page 22: Movimentos miraculosos

MOVIMENTOS MIRACULOSOS22

tinha percebido sua habilidade para lidar com pessoas e o recrutou para organizar comunidades muçulmanas e abrir novas mesquitas. Por oito anos ele desempenhou essa tarefa com excelência. Para sua comunidade, Hanif era a voz e o caráter do Islã, um homem decente que representava o que significa ser um bom muçulmano.

Ninguém poderia adivinhar, porém que, embora o compromisso de Hanif com o Islã fosse genuíno, havia um profundo vazio em sua alma que o Islã nunca havia realmente preenchido. Ele ansiava por ter segurança de sua situação diante de Deus. Ele lutava para encontrar respostas ou motivos para a violência dentro do mundo muçulmano e lamentava a falta de compaixão para com o sofrimento humano. Ele re-conhecia também que sua religião não permitia que ele ou que as pes-soas que liderava fizessem escolhas por si mesmas, nem lhes oferecia respostas satisfatórias para as lutas da vida. Essa noite, porém, Hanif havia despertado na escuridão com uma nova esperança queimando dentro dele: talvez ele estivesse prestes a descobrir as respostas a esses questionamentos!

Ele tivera um sonho como nenhum outro. Nele, Hanif encontrara um homem muito belo e gentil. O homem o chamou pelo nome e sim-plesmente disse que desejava que ele o servisse. Então, advertiu: Hanif deveria aprender a ouvi-lo. Surpreso e trêmulo, ele perguntou: “Quem é você?” “Eu sou Isa al Masih [o nome corânico para Jesus, o Messias]”, o homem respondeu, “Se você me obedecer, alcançará aquilo que tem ansiado por toda a sua vida”. “O que devo fazer?”, perguntou Hanif.

Jesus mostrou-lhe uma árvore solitária no topo de uma colina e uma movimentada estrada que passava sob seus galhos. Hanif reconheceu o lugar, pois lhe era bem familiar e não muito longe de sua casa. Jesus, então, lhe mostrou a face de um homem e disse: “Vá agora e espere sob a árvore à beira da estrada. Procure esse homem, pois ele é meu servo. Você o reconhecerá ao vê-lo. Encontre-o, porque ele lhe mostrará as ver-dadeiras respostas para todas as suas perguntas a respeito de Deus”.

Page 23: Movimentos miraculosos

23

Hanif acordou refletindo sobre seu encontro com Jesus, vendo ain-da a face do homem com o qual lhe fora ordenado encontrar-se. Ele não podia esquecer aquele rosto! Em meio à multidão poderia ter apenas um segundo para fazer o contato. Dentro de uma hora, os primeiros raios de sol surgiriam no céu do leste africano e a estrada indicada rapidamente se encheria de carroças, gado e milhares de pessoas com seus fardos, algumas vezes abarrotando a estrada além do acostamento e das valas. Encontrar esse homem naquele caos se-ria um verdadeiro desafio.

Hanif vestiu-se rápida e silenciosamente, esquecendo-se, com a pressa, de se abastecer de água ou comida para o dia. Ele teria que ten-tar chegar antes do nascer do sol no lugar exato que lhe fora indicado para examinar o rosto de cada pessoa que passasse. Hanif não ousou contar à sua esposa. Ela poderia pensar que ele estivesse sob o efeito de algum feitiço ou tendo uma perturbação mental. Ou pior, ela poderia trai-lo e denunciar suas intenções ao concílio islâmico local. Mesmo que fosse compreensiva, como explicaria o fato de que iria à procura de um estranho enviado para responder todas as perguntas importantes que atormentavam sua alma?

Quantos anos ele havia orado, pedindo a Deus dezessete vezes por dia que mostrasse a ele o caminho certo? No entanto, até aquele sonho, ele temia morrer sem nunca ter experimentado o caminho reto da paz e da certeza. É claro que ele guardava todos os mandamentos do Islã — a devoção ao Alcorão e dirigia as orações diárias — mesmo assim não ti-nha a segurança do paraíso, nem uma duradoura “salaam” (paz) dentro de si. Quantas vezes, com o passar dos anos, ele se entristeceu quando os fiéis muçulmanos pediam que os ajudasse com as mesmas dúvidas com que lutava ou perguntavam como encontrar a união e o amor para famílias destroçadas? Como era humilhante dar a eles a mesma resposta – “Mais sharia” – que o havia deixado vazio por tantos anos.2

2 O termo sharia se refere a implantação mais rígida do código legal islâmico desenvolvido a partir do Alcorão e os exemplos e ensinos de Maomé que governam a conduta pessoal, moral e religiosa.

SEM PRECEDENTES!

Page 24: Movimentos miraculosos

MOVIMENTOS MIRACULOSOS24

Hanif chegou até a árvore indicada, sentou-se ao pé dela e esperou. Esperou e observou, sentou-se e prestou atenção em cada rosto que passava. De vez em quando, uma emoção tomava conta dele: “É ele! Não… não é ele”. O tempo foi passando, as pessoas foram passando e Hanif ainda esperava. No fim da tarde, a vários quilômetros dali, um homem chamado Wafi se perguntava se finalmente teria a chance de dormir um pouco quando voltasse para casa na manhã seguinte. Ele tivera um dia cheio e tinha mais uma hora de caminhada para chegar ao local isolado escolhido para a vigília de oração semanal. Felizmente, o vento do pôr do sol, tão comum nessa parte da África, servia de refri-gério para ele e seus companheiros. Tinha sido um bom dia, viajando a pé para visitar os lares de novos seguidores de Cristo na companhia de dois promissores jovens líderes que ele mentoreava na ocasião. Não havia melhor maneira de fazer discípulos.

Wafi tinha desenvolvido a capacidade de encontrar pessoas a quem Deus havia preparado e posicionado para se tornarem pontes que le-vassem as Boas Novas de Jesus a uma nova cidade. Para aqueles que tiveram o privilégio de passar algum tempo com ele, sempre era pos-sível contar com Wafi para orientar e demonstrar na prática as disci-plinas de oração, encontrar pessoas que servissem de “pontes” para as comunidades e ser exemplo de paciência para vencer as tribulações. Para Wafi, compartilhar, ensinar, caminhar, orar e suportar as dificul-dades juntos foi a maneira pela qual Jesus havia discipulado os Doze, e ele só sabia fazer o mesmo.

Curiosamente, Wafi tinha tido há pouco tempo um estranho sonho no qual Deus lhe dizia: “Eu lhe darei o sheik!” Wafi entendeu que o sonho significava que Deus teria um plano para usá-lo no discipulado de um sheik, que talvez se tornasse uma ponte para levar o Evangelho a outros líderes muçulmanos. Mas Wafi teria que esperar para desco-brir. Aquele sonho, porém, não estava em sua mente nem nas de seus amigos quando caminhavam pela estrada ao anoitecer.

Page 25: Movimentos miraculosos

25

Nesse meio tempo, sheik Hanif, ainda no lugar designado, começa-va a desanimar. Ele não imaginava que a tarefa recebida no sonho con-sistiria de mais de doze horas examinando inumeráveis rostos até que a última luz desaparecera combinando bem com a esperança que se apagava. De repente, quase na escuridão total, aproximaram-se mais algumas pessoas na estrada agora quase vazia. Ele mal podia discernir três figuras à medida que a distância que os separava diminuía. E en-tão, o homem do meio… Sim! Esse era o rosto que ele esperava!

Levou alguns minutos para que o empolgado sheik convencesse Wafi de que ele não tinha más intenções, a despeito da intensidade de suas saudações. “Meu amigo, compreenda! Foi o próprio Isa al Masih que deseja que você responda às minhas perguntas esta noite!” Pare-ceu a Wafi um fardo pesado encontrar inesperadamente um estranho dizendo: “Você precisa responder a todas as minhas perguntas… esta noite!” Mas o homem não estava inclinado a marcar outra data para um encontro. Ele tinha esperado o dia inteiro — na verdade, muitos anos — por respostas a questões de vida ou morte, e não estava dis-posto a esperar nem mais um minuto. Wafi, por sua vez, não poderia deixar passar a oportunidade de compartilhar as Boas Novas de Cristo com aquele homem que tinha tanta fome de ouvir. Estranhamente, só bem mais tarde ele fez a conexão entre Hanif e seu sonho em que Deus o enviava a um influente sheik.

Finalmente, Wafi sugeriu que eles fossem discretamente à casa de Hanif onde poderiam ter privacidade para conversar. Ali, depararam--se com uma espantada esposa que, compreensivelmente, tinha muitos motivos para se preocupar com o que estava acontecendo com sua fa-mília. No entanto, em poucos dias ela e seu marido experimentaram o que significava a verdadeira liberdade em Jesus Cristo, especialmente para aqueles que tinham vivido por tanto tempo nas trevas do desâni-mo e da dúvida.

SEM PRECEDENTES!

Page 26: Movimentos miraculosos

MOVIMENTOS MIRACULOSOS26

Jerry Trousdale é diretor de minis-térios internacionais da CityTeam International e cofundador da missão Final Command Ministries, uma organização que se dedica a estabelecer movimentos de plan-tação de igrejas entre os grupos de povos muçulmanos. Ele e sua esposa, Gayle, trabalharam alguns anos entre um povo de maioria muçulmana na África. Em 2005 essa equipe africana tornou-se parte da CityTeam. Tem servido como plantador de igrejas entre os muçulmanos da África Ociden-tal e publicando livros cristãos. Jerry obteve o mestrado e o dou-torado em Missões e pastoreou igrejas enviadoras nos Estados da Califórnia e do Tennessee, EUA. Hoje, Jerry e Gayle vivem no Esta-do do Tennessee, EUA.

Jerry Trousdale

MIRACULOSOSMOVIMENTOS

Muçulmanos que amam Jesus

Jerry Trousdale

Movimentos miraculosos estão varrendo algumas partes do mundo muçulmano hoje. O Espírito de Deus está se movendo de maneira poderosa de uma forma que cremos não haver precedentes, pois centenas de milhares de muçulmanos estão entregando suas vidas ao senhorio de Jesus Cristo. Antigos sheiks e imãs, homens que colocaram bombas em igrejas cristãs e perseguiram impiedosamente os seguidores de Cristo, bem como homens e mulheres comuns que observaram os ensinos do Islã a vida inteira – esses e muitos outros estão encontrando a verdade da vida eterna através de Jesus Cristo e o número aumenta a cada dia.

Muitos desses muçulmanos chegam à Palavra de Deus por meios dramáticos, através de sonhos e visões ou por testemunharem milagres, pois homens e mulheres estão sendo curados de deficiências físicas e vícios; bandos de rebeldes empedernidos têm, voluntariamente, abandonado suas armas e milhares têm visto o poder do Espírito de Deus em suas vidas. Você lerá algumas dessas histórias neste livro e verá que o que Deus está fazendo entre os muçulmanos hoje realmente não tem precedentes.

Chegando junto às águas tomei uma posição onde pudesse ver de perto os rostos das pessoas que estavam sendo batizadas. Não pude deixar de notar uma mulher muito interessante. Ela me chamou a atenção porque permanecia em pé sob uma árvore a alguma distância da água com uma alegre expressão de antecipação que nunca mudava. Essa mulher estava claramente cheia de alegria por estar ali. Eu tinha a certeza de que ela desempenhava algum papel importante naquilo. (...)

Mesmo depois que quase todas as pessoas tinham ido embora, ela ainda permanecia debaixo da árvore. Finalmente, talvez uns trinta minutos depois que os novos cristãos já haviam retornado, não aguentei mais de curiosidade e perguntei a alguém: “Quem é aquela mulher sorridente debaixo da árvore?” Surpresa, a pessoa disse: “Você não sabe? Sem ela nada disso teria acontecido. Ela é Hadhi, a mãe do movimento! Isso é mais do que um Movimento de Discipuladores, é um Movimento de Oração e tudo começou há alguns anos na casa dela quando começaram a orar por nós”.

Movimentos miraculosos.indd 1 18/03/2015 10:17:33