movimentos ecologistas

28
Movimentos Ecologistas Área de Integração - Prof. Isabel Gil Grupo 4 Ana Beja Nº4 Sara Nazaré Nº13 12ºH

Upload: ana1991

Post on 14-Jun-2015

1.819 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Movimentos Ecologistas

Movimentos Ecologistas

Área de Integração - Prof. Isabel GilGrupo 4

Ana Beja Nº4Sara Nazaré Nº13

12ºH

Page 2: Movimentos Ecologistas

Introdução

“Há leis na natureza que, para funcionarem, não recebem salário, não tiram folgas, nem sequer gozam férias. Vigilantes permanentes, com a mesma medida para todos, velam pela saúde e pela ordem dos sistemas físicos e espirituais. Têm um defeito terrível: não aceitam subornos, nem, no mínimo, uma gorjeta.

O tempo útil para prevenir os abusos actuais que destroem a capacidade da Terra nos acolher, não vai iniciar amanhã: já começou ontem e pode acabar hoje…”

Page 3: Movimentos Ecologistas

Objectivos

Esclarecer o conceito ecologia; Identificar as grandes questões ecológicas

da actualidade; Relacionar a acção humana com os

problemas ecológicos; Esclarecer o conceito de responsabilidade; Pesquisar propostas de soluções para

problemas ecológicos; Apresentar uma opinião e critica sobre o

assunto.

Page 4: Movimentos Ecologistas

Aparecimento do conceito Ecologia

O termo ecologia foi proposto por Haeckel, em 1886, com o objectivo de estabelecer uma ciência que se dedicasse ao estuda das relações entre os organismos vivos e o seu meio.

A ecologia (do grego oikos- morada, logon- estudo) tem como primeiro objectivo estudar a biologia da Natureza, ou seja, conhecer o funcionamento dos ecossistemas e dos mecanismos que asseguram a sua estabilidade (= homeostasia). Ora a estabilidade e a capacidade de renovação dos ecossistemas foi posta em causa devido a progressos técnicos.

A consciência deste desequilíbrio conduziu à concepção da Natureza como um património – herança do passado e recurso para o futuro – que há que passar para as gerações futuras.

Page 5: Movimentos Ecologistas

Comparação de definições de Movimento Ecológico:

Wikipédia Estudo das interacções dos seres vivos entre si e com o

meio ambiente

Sobre visão contemporânea Envolvimento do ser humano como co-responsável pela

manutenção do equilíbrio desta interacção Alguns autores consideram Movimento Ecológico apenas

como mais um grupo social de interesse restrito, como o Movimento Feminista.

O movimento ecológico surge como uma nova forma de desenvolvimento racional e sustentável, mudando formas de produção, exploração de recursos com contrapartidas ambientais, consumismo irracional e inconsequente.

Page 6: Movimentos Ecologistas

A Responsabilidade Ecológica

Responsabilidade, segundo a enciclopédia Circulo de Leitores:

Obrigação de responder por actos próprios ou alheios, arcando com as consequências.

O Homem é criatura e criador do seu próprio ambiente, que lhe assegura a subsistência física e lhe dá a possibilidade de desenvolvimentos intelectual, moral, social e espiritual.

Page 7: Movimentos Ecologistas

História do Movimento Ecológico

A inquietação com a degradação ambiental destacou-se na Revolução Industrial.

Neste período a Europa passou por intensos movimento de migração sazonal e uma mudança de hábitos e costumes da civilização, explora, assim cada mais violentamente, os recursos.

Page 8: Movimentos Ecologistas

O Envolvimento das Nações

Com o crescimento do movimento ecológico em todas as esferas sociais, académicas e científicas as nações viram-se envolvidas por um tema que não poderia ser mais ignorado.

Foi então a partir da década de 70 que os governos se procuraram organizar para estudar e definir rumos para o planeta.

Page 9: Movimentos Ecologistas

Poluição

O conceito de poluição, de uma maneira geral, aplica-se a todas as intervenções dos humanos que de alguma forma perturbam (por vezes irremediavelmente) os equilíbrios naturais do meio ambiente. Ao mesmo tempo, a ideia de poluição aparece associada à presença de elementos tóxicos que impossibilitam ou dificultam gravemente a vida tal como nós a conhecemos, seja a nível local, seja a nível global.

Page 10: Movimentos Ecologistas

Todos os tipos de poluição são lesivos das várias formas de vida. Por vezes, provocam alterações dos ecossistemas que obrigam as espécies a adaptar-se às novas condições ambientais. A deslocação de populações é também um resultado possível. Há casos em que a degradação radical dos ecossistemas conduz à extinção de espécies.

A consciência destes problemas tem levado à adopção de medidas de controlo da poluição por entidades governamentais de numerosos países e por certos organismos supranacionais. O controle da poluição passa por uma grande diversidade de medidas, da imposição de regras à actividade industrial e do investimento em equipamentos de reciclagem até aos pequenos gestos do quotidiano.

Page 11: Movimentos Ecologistas

Tipos de Poluição

Page 12: Movimentos Ecologistas

Ameaças ou problemas fundamentais ecológicos:

Page 13: Movimentos Ecologistas

A destruição da camada de ozono que rodeia a nossa atmosfera devido a emissões de CFC´s e os gases de metano.

Page 14: Movimentos Ecologistas

A assustadora destruição da principal fábrica de oxigénio do nosso planeta: as selvas da Amazónia – este problema tem como consequência nefasta a aceleração do “efeito de estufa”

Page 15: Movimentos Ecologistas

A chuva ácida e os incêndios florestais de grandes espaços da Terra.

Page 16: Movimentos Ecologistas

A esterilização da Terra devido ao uso de fertilizantes químicos e pesticidas, assim como a desflorestação e a utilização intensiva de solos agrícolas.

Page 17: Movimentos Ecologistas

O que será da nossa humanidade com uma população três vezes maior que a actual?

Page 18: Movimentos Ecologistas

A deficiente e insuficiente educação ecológica ou ambiental.

Page 19: Movimentos Ecologistas

Situação Ecológica Actual

As espécies animais estão sob ameaça, estima-se que, entre 1850 e 1990 era eliminada uma espécie por ano; a partir de 1990, desaparece uma espécie por dia. A este ritmo, no ano 2000 desapareceria uma espécie por hora.

Um relatório do instituído do Ambiente revela que, em 2000, mais de 200 mil habitantes beberam água de má qualidade.

A universidade do Colorado estima que o nível médio do mar, no final do século, subirá 20cm, quase o dobro daquilo que estava calculado anteriormente.

A Survival Internacional – uma organização de direitos humanos – alerta para o risco de extinção de cerca de 70 povos indígenas.  

Page 20: Movimentos Ecologistas

Conselhos

Prefira produtos orgânicos, produzidos sem agro tóxicos e sem fertilizantes químicos

Não seja cobaia de experiências de multinacionais. Não consuma alimentos transgénicos ou geneticamente modificados. Os seus efeitos para a saúde e o meio ambiente ainda não são conhecidos.

Prefira móveis feitos de material reciclável/reciclado (vidro, metal etc.).

Quando for comprar um carro, dê preferência aos modelos movidos a electricidade. A queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, aumenta a liberação de gases que destroem a camada de ozono. A gasolina e o diesel são derivados do petróleo, um recurso não renovável de energia.

Page 21: Movimentos Ecologistas

Para lavar a louça, não utilize detergentes comerciais que produzem espuma desnecessária. Substitua-os por sabão em pedra dissolvido em água quente. Se necessário, adicione vinagre para limpeza de gorduras. Em panelas e formas queimadas, cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

Não use processos de lavagem a seco, que são altamente tóxicos. Compre somente peças que pode lavar pessoalmente.

Na compra de carpetes, evite fibras sintéticas em favor dos materiais naturais, como algodão e lã. E compre somente aqueles que não foram tratados com insecticidas, fungicidas e impermeabilizantes.

Page 22: Movimentos Ecologistas

Evite o uso de vernizes líquidos, que libertam gases tóxicos durante a secagem e podem durar meses no meio ambiente. Se for absolutamente necessário, use os de poliuretano de dois componentes e mantenha forte ventilação enquanto os odores estiverem presentes

Compre somente móveis com “selo verde”. A certificação da madeira quanto à sua origem é uma garantia de que provém de áreas de manuseamento florestal sustentável.

ü Exija que os fabricantes de frigoríficos utilizem a tecnologia greenfreeze, que não ataca a camada de ozono nem aquece o planeta.

Page 23: Movimentos Ecologistas

Prefira comprar fogões e fornos a gás. Os eléctricos consomem mais energia.

Evite a compra de produtos de limpeza que contenham cloro, formaldeído e solventes, como tricloroetileno, metileno, nitro benzeno etc. Se a informação no rótulo do produto não estiver clara, consulte o fabricante. Não compre produtos de composição desconhecida.

Ao comprar um produto, preste atenção na embalagem. Recuse as que não informam a sua composição química e escolha as ecologicamente correctas.

Use tintas com formulação não tóxica. Quando isto não for possível, prefira usar tintas à base de água, evitando aquelas à base de solvente. Você estará diminuindo a emissão de gases tóxicos. Além disso, os materiais utilizados na pintura poderão ser limpos apenas com o uso de água.

Page 24: Movimentos Ecologistas

Opinião Crítica sobre o assuntoO movimento ecológico utiliza a ecologia para analisar as relações entre as sociedades humanas e seu meio ambiente, a natureza, a biosfera. Introduz questões dinâmicas para movimentos ideológicos que ignoraram este dimensão essencial. A origem da crise ecológica contemporânea está na produção e no consumo e, portanto as respostas exigem uma modificação do funcionamento das sociedades humanas o mais rápido possível. O combate ecológico alia-se ao combate de transformação social. Para contribuir de forma positiva à transformação do funcionamento das nossas sociedades, deve-se integrar a um combate democrático colectivo mais amplo, com a instrumentalização da Educação Ambiental.

Page 25: Movimentos Ecologistas

Curiosidade

Profecia feita há mais de 200 anos por "Olhos de fogo", uma velha índia:

“Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios . Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris.”

Page 26: Movimentos Ecologistas

Filme

Page 27: Movimentos Ecologistas

Conclusão

As preocupações ambientais andam sempre na ordem do dia, principalmente quando assistimos impotentes aos incêndios que varrem o mundo e, em particular, Portugal. A nossa consciência ecológica é cada vez maior porque esta é a nossa Casa e da qual teremos de saber tratar convenientemente, para que possamos deixar uma herança melhor, que aquela que recebemos.

Page 28: Movimentos Ecologistas

Bibliografia

http://www.jureia.com.br/images/materias/mat_940588592_0701.jpg