montes claros - mg | março - 2017 | n° 8 - 8 páginas ...mente nas doenças do trato di-gestivo....

8
Montes Claros - MG | Março - 2017 | N° 8 - 8 páginas - Distribuição Gratuita

Upload: others

Post on 03-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Montes Claros - MG | Março - 2017 | N° 8 - 8 páginas ...mente nas doenças do trato di-gestivo. Da boca ao ânus, tudo pode ser examinado pela endoscopia digesti-va alta ( acresente-se

Montes Claros - MG | Março - 2017 | N° 8 - 8 páginas - Distribuição Gratuita

Page 2: Montes Claros - MG | Março - 2017 | N° 8 - 8 páginas ...mente nas doenças do trato di-gestivo. Da boca ao ânus, tudo pode ser examinado pela endoscopia digesti-va alta ( acresente-se

JORNAL INFONORTE - O JORNAL DA NOTÍCIA MINEIRA // MARÇO 20172

EXPEDIENTEDiretorFabiano [email protected](38) 99130-0554

Fale conosco(38) 99149-0878

Uma publicação da DesignPromoções Publicidades e

Representações Ltda.CNPJ: 03.711.624/0001-05

O farmacêutico é o profissional da saúde que se destaca pelo seu conhecimento

técnico e cientifico sobre medicamen-tos, deste modo surge um dos princi-pais papéis do farmacêutico, a criaçãode métodos para o uso correto e segurodos medicamentos. Um local bem conhe-cido do trabalho desse profissional sãoas farmácias. Elas são estabeleci-mentos de saúde que realizam a dis-pensa de medicamentos, ou seja,fornecem ao consumidor medicamen-tos, insumos farmacêuticos e correla-tos, e por esse motivo é obrigatória apresença desse profissional para o fun-cionamento desses estabelecimentos.

Temos notado um a procura cada diamaior do farmacêutico pelos clientes emfarmácias. Isso é fruto da melhoria que

A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO

Caroline Silva de OliveiraFarmacêutica da Farmácia Rede Mais Brasil Unidade Major Prates

esse profissional proporciona para otratamento das mais diversas doenças.É ele que fecha o ciclo do tratamento,depois da consulta, exames, a últimaetapa é a medicação, quando ele pre-cisará de todas as orientações para re-alizar o tratamento, assim minimizan-do os riscos, otimizando terapia medi-camentosa e reduzindo os custos.

É com imenso orgulho que eu, Caro-line Silva, sou farmacêutica a sete anoscom atuação em farmácia de dispen-sação. Tenho a maior satisfação de par-ticipar da felicidade dos meus clientes deterem seus problemas de saúde minimi-zados e curados. Não há alegria maiorque escutar um muito obrigado deles. Porisso, trabalho com muito empenho paracada dia prestar serviços de qualidade atoda a população de Montes Claros.

Page 3: Montes Claros - MG | Março - 2017 | N° 8 - 8 páginas ...mente nas doenças do trato di-gestivo. Da boca ao ânus, tudo pode ser examinado pela endoscopia digesti-va alta ( acresente-se

JORNAL INFONORTE - O JORNAL DA NOTÍCIA MINEIRA // MARÇO 2017 3

A história da endoscopiaem Minas Gerais inicia-se ao final da década de

cinquenta marcada pela vinda paraBelo Horizonte, a convite do Dr.Milton Machado Mourão, do profes-sor Rudolf Schindler.

Naquela época, não se pratica-va a especialidade na capital mi-neira ou em outras cidades do Es-tado de Minas Gerais. Poucoseram os centros estabelecidosno país, onde se praticava a téc-nica endoscópica como métodopropedêutico do aparelho diges-tivo. Em 1958, o mais renomadonome da endoscopia digestivamundial, Professor Schindlerdesembarcou no país, aos 70anos de idade, demonstrandomuita energia e disposição parao trabalho em endoscopia.

Em Montes Claros, inicia-se porvolta dos anos setenta com o pio-neirismo do Dr. Carlos RobertoCâmara e/ou Dr. Roberto Loyola.

Hoje somos muitos nessa es-pecialidade que contribui enorme-mente nas doenças do trato di-gestivo.

Da boca ao ânus, tudo pode serexaminado pela endoscopia digesti-va alta ( acresente-se às viasbiliares) e pela colonoscopia.

Para o intestino delgado, resta-nos o advento da cápsula endoscópi-ca. Tanto a propedêutica quanto aterapêutica endoscópica sãovastíssimas, alcançando-se re-sultados fantásticos, como nasbiópsias, mucosectomias, po-lipectomias, remoção de cálculosbiliares, remoção de corpo estra-nho, dilatações de estenoses,ligadura elástica e esclerose devarizes, hemostasia de vasos san-grantes, gastrostomia endoscópi-ca, colocação de balão intragástri-co, entre outros.

O exame propedêutico habitualpode ser feito em ambiente am-

ENDOSCOPIA EMMONTES CLAROS

Rui Brasileiro / Médico Endoscopista

bulatorial, por profissional qualifica-do, sem qualquer dificuldade. Fa-zendo-se um jejum prévio, borrifa-se um anestésico em spray na¨garganta¨ seguida de sedaçãovenosa . O procedimento dura cer-ca de 5 a 7 minutos.

Não tem mais jeito para pre-sunção, temos de ter certeza doque vemos, pois endoscopia é:¨scopia¨ = enxergar e ̈ endo¨ = den-tro, então, ver por dentro.

Associando-se aos métodos atuais,alcançamos muito, mas sem dúvi-da , equipamentos e técnicasavançadas estão porvir.

Montes Claros está bem repre-sentada no cenário norte mineirocom excelentes profissionais.Parabéns prá todos nós. Um olharpro futuro.

Page 4: Montes Claros - MG | Março - 2017 | N° 8 - 8 páginas ...mente nas doenças do trato di-gestivo. Da boca ao ânus, tudo pode ser examinado pela endoscopia digesti-va alta ( acresente-se

JORNAL INFONORTE - O JORNAL DA NOTÍCIA MINEIRA // MARÇO 20174

A vida deixa marcas. Em to-das as situações que vivemos, uma parte desses

momentos fica em nossa memóriaou em nosso corpo. Em grandeparte das vezes, a marca física ésempre mais impactante porque évisível, não nos deixando esquecerdo que aconteceu. Uma grandemudança na aparência devido a umacidente ou uma doença, por exem-plo, pode trazer grandes marcas navida desta pessoa e assim, ferindosua autoestima. Neste contexto, sur-gem algumas técnicas que trazemde volta ao paciente sua lembrançado que era antes deste trauma.

A Micropigmentação Reparadoraé uma modalidade dentro da estéti-ca que tem o objetivo de recuperar

AGULHAS A SERVIÇO DA AUTO ESTIMAElisa Maia Velloso

CaldeiraFisioterapeuta

Dermato-funcional eMicropigmentador

os traços corporais de uma regiãoque sofreu algum tipo de trauma,causando algum tipo de deformi-dade. Várias são as razões em queo paciente pode apresentar estetipo de situação e dentre elas, sãoas pessoas que acabaram de securar de um câncer de mama.

Pacientes que realizaram a Mi-cropigmentação Reparadora na re-construção mamilar, relatam depoi-mentos emocionantes, por reconstruirum aspecto corporal tão importantepara toda mulher, principalmentepara sua autoimagem e a redução dopensamento em torno da perda dabeleza e da sensualidade pós-mas-tectomia. " A melhoria que eu vi, eque foi gratificante, é de você olharno espelho e ver que agora vocêtem novamente algo que você per-deu, porque antes você chegavadiante do espelho e se assustavaconsigo mesma, o que me deixavabem para baixo" relata a paciente,que hoje está feliz com sua novaaparência.

O tratamento é indicado para oredesenho de todo complexo dearéolas mamárias e mamilos apósa cirurgia para a retirada de umcâncer, na restauração de peledevido a uma queimadura ou aci-dentes. As cicatrizes de uma cirurgiaplástica, também podem ser camu-fladas através da técnica da Mi-cropigmentação Reparadora e, fi-nalmente, no couro cabeludo parasuavizar a falta de cabelos.

O bom preparo do dermopigmen-tador na área é fundamental, levan-do-se em consideração que o tra-balho será executado sobre a regiãoda cirurgia. Por esta razão, o fisiotera-peuta dermato-funcional possui umpapel de grande importância avali-ando a qualidade da pele, bemcomo alguma deformidade, comoaderências, que poderão influenciarno resultado final do procedimento.

Os recursos para o sucesso datécnica são de crucial importância,sendo assim, a capacitação ade-quada, um aparelho de Micropig-mentação de excelência, agulhasespecí f icas e p igmentos dequalidade fazem toda a diferençano aspecto e resultados da mi-cropigmentação.

Page 5: Montes Claros - MG | Março - 2017 | N° 8 - 8 páginas ...mente nas doenças do trato di-gestivo. Da boca ao ânus, tudo pode ser examinado pela endoscopia digesti-va alta ( acresente-se

JORNAL INFONORTE - O JORNAL DA NOTÍCIA MINEIRA // MARÇO 2017 5

O hábito de vida, desdecriança, influencia nasaúde como um todo e

fortemente no sistema cardiovas-cular. Portanto, desde a infânciadevemos praticar atividade físicaregularmente, ingerir pouco sal,pouco açúcar e pouca gordura.

Várias das doenças que acome-tem o coração são silenciosas oujá se manifestam de forma graveou até mesmo com a morte. Comoexemplo podemos citar a hiperten-são arterial (pressão alta), o infar-

CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

Dr. Fernando Emídio Vargas / Cardiologista

melancia, etc), verduras, legumes,pouca massa e pouca gordura.

Devemos fazer avaliação car-diológica periódica (chek-up) apartir dos 35 anos de idade paraos homens e 45 anos de idadepara as mulheres, caso não tenhamfatores de risco maiores nem re-lato familiar de doenças cardiovas-culares.

Ao sentir uma dor no peito, prin-cipalmente se acompanhada desensação de angústia, falta de ar,náusea, sudorese, devemosprocurar imediatamente o atendi-mento médico. Orientação semelhantedeve ser dada caso uma pessoasinta dificuldade com a fala e di-minuição da força do braço e ou

da perna, mesmo que por umperíodo curto. Dor na panturrilha(batata da perna) ao caminhar éum outro alerta que possa estarhavendo uma dificuldade de supri-mento de sangue para os mem-bros inferiores.

As doenças cardiovascularesestão entre as principais causasde internação hospitalar e óbitona sociedade atual e cada vezmais se faz necessário as pes-soas redobrar os cuidados comalimentação, atividade física ehabilidade para conviver com oestresse e periodicamente sub-meter-se a uma avaliação médi-ca, mesmo se assintomáticos(chek-up cardiológico).

to agudo do miocárdio, angina dopeito (angor pectoris) ou dor nopeito, a insuficiência cardíaca, etc,bem como o acidente vascularcerebral (derrame), as obstruçõesdas artérias das pernas, principal-mente nos fumantes, que podemlevar a amputação do membro.

A recomendação das so-ciedades de cardiologia é que de-vemos praticar atividade física levea moderada, trinta minutos por dia,cinco dias na semana. Ingerir fru-tas de baixo teor glicêmico (kiwi,

Page 6: Montes Claros - MG | Março - 2017 | N° 8 - 8 páginas ...mente nas doenças do trato di-gestivo. Da boca ao ânus, tudo pode ser examinado pela endoscopia digesti-va alta ( acresente-se

JORNAL INFONORTE - O JORNAL DA NOTÍCIA MINEIRA // MARÇO 20176

A Associação Comercial Indus-trial e de Serviços de MontesClaros - ACI - escreveu mais

uma página em sua história na noitedo dia 13 de março. Associados, liderançase sociedade participaram da solenidadede posse da diretoria executiva e doconselho diretor, profissionais de diver-sas áreas que emprestam seu trabalhoem prol da instituição e por consequên-cia, a toda classe empresarial.

A ACI é conhecida por potencializarprojetos e sugerir novas ideias paraMontes Claros, além de realizar a Fenics.Os dirigentes vão atuar na gestão 2017/2020, sucedendo ao empresário EdilsonTorquato. O ex-presidente destacou quenos últimos quatro anos, cada diretorteve um papel importante e deu força namissão de presidir a entidade. "Tive asorte de fazer parte da ACI, pois renas-ci a partir do momento que me dediqueiao associativismo. Que todos continuema prestigiar e valorizar as ações destaentidade, afinal quase 70 anos dehistória não são por acaso".

Ao fazer um balanço sobre suagestão, Torquato destacou o apoioda imprensa, que sempre divulga asatividades e dá credibilidade ao traba-

LIDERANÇAS E ASSOCIADOS PRESTIGIAMPOSSE DE NEWTON FIGUEIREDO NA ACI

Diretores e conselheiros vãoatuar pela entidade de classe

para o triênio 2017/2020

senvolvimento Econômico, cujo cargoé graças ao trabalho realizado na ACI.Dessa forma, posso continuar contri-buindo com a cidade e a região. Acredi-to que o outro legado seja a con-tinuidade dessa gestão com Dr. New-ton Figueiredo. Sua capilaridade e ex-periência abrilhantará ainda mais ahistória da ACI".

Geraldo Drumond, representando oConselho Superior, composto por ex-presidentes, pontuou que a noite serviupara exaltar todos que contribuem paraa grandeza da ACI. "Edilson Torquato,com seu desprendimento contribuiumuito para a entidade. A realização daFenics, que mesmo sob uma condiçãoadversa, cumpriu a tarefa de fomentarnegócios e driblar a crise. Em outraesfera, a instituição reafirma sua es-tratégia de sempre se envolver comquestões de maior relevância, defenden-do o empresariado na busca desoluções para os seus negócios. New-ton Figueiredo, por sua vez, um em-presário moderno, dinâmico e visionário,certamente bem representará a classedos empresários. O Conselho apostatodas as fichas no sucesso de suagestão, sempre bem disposto a contri-buir para seus projetos e ideias".

O novo presidente da ACI, NewtonFigueiredo, em sua fala, lembrou so-bre a importância de todas as entidadesparceiras, lideranças e bancos de fo-mento estarem unidos pelo desenvolvi-mento, na busca de recursos paraMontes Claros. "Vale a pena trabalharem prol dessa instituição, diretores deassociações e clubes de serviço pres-

tam trabalho voluntário e responsável,com o objetivo de dar segurança a nos-sas empresas e proteção a sociedade.O associado tem o direito de recebernosso apoio e para isso acontecer épreciso que estejamos cada vez maispróximos, que conheçam os diversosbenefícios que a ACI oferece, desdeplano de saúde a cursos e palestras. Ainstituição só muda de direção e pes-soas, mas a linha de trabalho nessescerca de 70 anos é a mesma, o deverde servir aos associados".

Figueiredo pontuou quatro forçasdeterminantes para conseguir vencer odesafio de presidir a ACI. "A força divi-na, que permitiu este momento; a forçafamiliar, que deverá compreender e con-tribuir para seus atos; a força societáriano Laboratório Santa Clara, que meapoiou nesta missão; e por fim, a forçada aceitação desta diretoria que tam-bém é conduzida à responsabilidade decontribuir para a ACI".

A força representativa da entidadepara conduzir lideranças, buscar recur-sos, gerar emprego e renda a MontesClaros e região foi pontuada comodiferencial num cenário que sinaliza re-cessão econômica. "Precisamos terdiscernimento e agregar soluções paratodos. O quadro de associados é deaproximadamente 1500 membros,porém, queremos ampliar muito mais.Para isso, vamos ter metas e planeja-mento para representar com dignidadeo desenvolvimento socioeconômico",frisou. A realização da 22ª FENICS tam-bém foi citada, cujos estandes estãosendo comercializados desde novem-bro de 2016 para facilitar a participaçãode todas as empresas.

Emílio Parolini, presidente da Fede-raminas, disse que "quando olhamospara o sucesso e o idealismo destaentidade destacamos que cada umdesses empossados coloca um tijolo,ao longo dos anos. A ACI é referênciaem todo o Estado graças a gestorescomo Edilson Torquato e agora New-ton Figueiredo. A parceria com a Fede-raminas deve se estreitar ainda maiscom serviços e projetos, como a Cam-panha de Natal, mobilizando centenasde associados mineiros.

Adauto Marques, presidente da Fi-emg Regional Norte e vice-prefeito deMontes Claros, foi categórico ao dizerque "agora é a hora de trabalhar, unirtodas as lideranças e dar um passo àfrente para mudar Montes Claros.Sozinhos não conseguiremos a chegara lugar nenhum, mas juntos podemosmuito mais."

Dr. Newton Figueiredo é graduado em Farmácia Bioquímica e é um dossócios-fundadores da rede de Laboratórios Santa Clara. Seu vice é o

empresário Leonardo Vasconcelos. A chapa única foi eleita em Assem-bleia Geral Ordinária, no dia 23 de fevereiro

lho da diretoria. "De todas as iniciativasque defendi como presidente, tenhoorgulho de ter deixado um legado paraMontes Claros. O Codemc - Conselhode Desenvolvimento Sustentável deMontes Claros já é realidade e está mos-trando sua competência. Tenho plenaconsciência da responsabilidade ago-ra como Secretário Municipal de De-

Page 7: Montes Claros - MG | Março - 2017 | N° 8 - 8 páginas ...mente nas doenças do trato di-gestivo. Da boca ao ânus, tudo pode ser examinado pela endoscopia digesti-va alta ( acresente-se

JORNAL INFONORTE - O JORNAL DA NOTÍCIA MINEIRA // MARÇO 2017 7

Em comemoração aos 145anos da Santa Casa deMontes Claros, a institu-

ição lançou no ano passado o "Pro-jeto Amigos da Santa Casa". Deacordo com o superintendente dohospital, Maurício Sérgio Sousa eSilva, o objetivo da iniciativa é a re-forma e humanização dos quartosque compõem o Sistema Único deSaúde (SUS) na instituição.

"Levar conforto e tratamentohumanizado aos pacientes sempreforam alguns dos objetivos princi-pais da diretoria da Santa Casa. Areforma dos quartos, busca viabi-lizar obras de melhoria das insta-lações dos quartos que compõemas enfermarias da Santa Casa deMontes Claros, de forma a ofere-cer aos pacientes um ambientemais humanizado, climatizado ebem estruturado, tornando-os maisaconchegantes para os pacientes,e funcionais para o desenvolvi-mento do trabalho do corpo labo-ral, que muitas vezes permanecempor longos períodos internados nainstituição", diz.

SANTA CASA E GRUPO FELÍCIO ENTREGAMNONO QUARTO HUMANIZADO DA INSTITUIÇÃO

Diretoria da Santa Casa e o padrinho José de JesusFelício durante o descerramento da placa inaugural

Quarto humanizado pelo Grupo Felícioabrigará três leitos

O Projeto "Amigos da SantaCasa" é realizado através deapadrinhamento por parte das em-presas da região. Assim, cada "ami-go" (pessoa física, entidade declasse ou empresa) poderá apadrin-har um ou mais quartos de uma de-terminada enfermaria. Até o mo-mento, a instituição conta com 43dos 62 quartos que compõem o SUS,apadrinhados.

Maurício Sérgio explica que o

primeiro quarto humanizado,apadrinhado pelas FaculdadesPitágoras, foi entregue à popu-lação no dia 06/10/2016. "Ontem(09/03), com muita alegria e satis-fação, entregamos o nono quartohumanizado, que foi acolhido peloGrupo Felício", diz.

Durante a entrega da obra, quecontou com a presença de mem-bros da Irmandade Nossa Senhoradas Mêrces, do Provedor Heli Peni-

do e de colaboradores da institu-ição, o Presidente do Grupo Felí-cio, José de Jesus Felício, ressal-tou que a iniciativa de ajudar aopróximo deve ser uma missãodesempenhada por todos. "É pre-ciso trabalhar para promover o bem.É satisfatório saber que estamosajudando não na reforma da obraem si, mas sim no tratamento davida da pessoa que utilizará esseambiente", diz.

Page 8: Montes Claros - MG | Março - 2017 | N° 8 - 8 páginas ...mente nas doenças do trato di-gestivo. Da boca ao ânus, tudo pode ser examinado pela endoscopia digesti-va alta ( acresente-se

JORNAL INFONORTE - O JORNAL DA NOTÍCIA MINEIRA // MARÇO 20178

Alexandre Pires Ramos

O Rotary International,através dos 8 RotaryClubs de Montes Claros,

vai implantar uma rede de pre-venção e tratamento do AcidenteVascular Cerebral no Norte de Minas.A parceria foi consolidada junto aSantaa Casa de Montes Claros, queé referência para o atendimento asvitimas do AVC na região, que rece-beu recursos da Fundação Rotáriapara a implantação de 20 leitos es-pecializados para tratamento dadoença. O treinamento dos profis-sionais está sendo realizado peloSAMU Macronorte em 12 cidades daregião, envolvendo mais de 4 milpessoas, entre médicos, enfermeiros,fisioterapeutas, fonoaudiólogos e as-

PROJETO PODE SALVAR VÍTIMAS DE AVCsistentes sociais.

O suporte financeiro para o proje-to foi liberado pela FundaçãoRotária, no valor de 300 mil dólares,mais de 1 milhão de reais, tendo aparticipação de 15 mil dólares dosrotarianos de Montes Claros, 124 mildólares dos rotarianos de Modesto,na Califórnia(EUA) e 5 mil dólares doRotary Club de Contagem CidadeIndustrial.Esta é a segunda vez queMontes Claros é beneficiada com umgrande projeto patrocinado pelo Ro-tary, sendo a primeira em 1992,quando o Hospital Aroldo Tourinhofoi totalmente ampliado e equipadopara assistência materno-infantil.

Os Rotary Clubs de Montes Claros,a Santa Casa e o Samu Macronorteestão aguardando a visita do Minis-tro da Saúde, Ricardo Barros, para

a inauguração e início das atividadesda Unidade de AVC Santa Teresa deCalcutá, que foi a inspiradora dosrotarianos para a implantação doprojeto, que será custeado com re-cursos do Sistema Unico de Saúde.O Rotary International está indican-do o projeto do Norte de Minascomo modelo, para outras regiõesdo Brasil e exterior, que têm no AVCe no infarto do miocardio as maiorescausas de mortalidade. A área metro-politana de Belo Horizonte e o paísTaiwan estão se apresentando comocandidatos ao benefício.

O governador do Distrito 4760do Rotary, Alexandre Pires Ramos,está estimulando os 84 clubes dodistrito a aproveitarem os recursosda Fundação Rotária nas áreas desaúde, educação, recursos hidri-

cos e segurança, aproveitandoque neste ano a Fundação Rotáriaestá completando 100 anos e édos maiores parceiros para a er-radicação da pol iomiel i te nomundo,junto com a OrganizaçãoMundial de Saúde, UNICEF egovernos dos países envolvidos.Os projetos devem ser enviadosatravés dos Rotary Clubs das ci-dades.

No periodo de 6 a 9 de abril próxi-mo o Distrito 4760 estará realizan-do a sua Conferência Distrital, nacidade de Tiradentes, onde pre-tende reunir mais de 1000 rotari-anos, para debater temas como aética e a responsabilidade da so-ciedade civil na recuperação doPais. O projeto AVC será um dostemas a ser abordado.