montagem de uma exposição

15

Upload: ludovina-raposo

Post on 28-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Como planificar e montar uma exposição

TRANSCRIPT

Page 1: Montagem de uma exposição
Page 2: Montagem de uma exposição

Quando queremos montar uma exposição, temos de assegurar espaço suficiente, protecção para as obras expostas, espaço de circulação, iluminação conveniente,…

Page 3: Montagem de uma exposição

Na montagem das exposições, além das infra-estruturas e da flexibilidade do equipamento (que deve apresentar cores neutras), é muito importante garantir a segurança e protecção das peças e dos visitantes.

Page 4: Montagem de uma exposição

A principal característica é a sua configuração. Convém que o espaço seja amplo, com limites regulares, com a entrada e a saída bem situadas e se possível, com janelas viradas para norte, para evitar a entrada directa de raios de sol.

Page 5: Montagem de uma exposição

Por vezes, precisamos de manter os objectos expostos afastados do contacto directo com o público. Assim, podem ser necessárias vitrinas, ou outros acessórios que vedem o acesso.

No caso de objectos bidimensionais, é fundamental poder utilizar as paredes para pendurá-los, que também podem servir de fundo a obras tridimensionais. Podem ser importantes painéis, fundamentais para “moldar” o espaço de circulação.

Page 6: Montagem de uma exposição

Possíveis elementos para a montagem de uma exposição que comporta objectos variados:

Uns são próprios para serem dependurados em painéis; outros são objectos para serem colocados em estantes; outros são objectos raros que deverão ser colocados em vitrinas; outros ainda são imagens ou filmes que serão apresentados em monitores ou em projectores.

A escolha das estruturas de apoio à montagem da exposição deve ser feita atendendo à natureza dos materiais a expor.

Page 7: Montagem de uma exposição

Devem ser de estrutura simples e passíveis de serem utilizados em diversos espaços, conforme as necessidades. Os painéis, para além de constituírem uma excelente base para a colocação de trabalhos, são uma forma de organizar o espaço da exposição, funcionando como biombos divisórios conforme o interesse da montagem.

Page 8: Montagem de uma exposição

Uma boa iluminação é importante para se poderem observar os aspectos mais minuciosos.

Page 9: Montagem de uma exposição

Ao definir as características formais e as dimensões das diversas partes da exposição, devemos reflectir sobre as questões ergonómicas.

Por exemplo: uma relação equilibrada entre o visitante e o ambiente, o visitante e o objecto …

Assim devemos respeitar as características dos potenciais visitantes tanto do ponto de vista da antropometria estática e dinâmica, como da segurança, da percepção da informação, da audição, da temperatura ambiente, dos efeitos psicológicos da iluminação, das características das cores, dos interesses específicos dos vários níveis etários, da motivação, da existência de visitantes com deficiências físicas, etc.…

Page 10: Montagem de uma exposição

O grau de atracção imediata provocada no visitante por uma exposição determina o seu êxito!

Importância do grau de visão

Page 11: Montagem de uma exposição

Já que expor é uma actividade cultural e social, é importante apresentar os objectos, ou a sua representação, num ambiente apropriado.

Apresentar, mostrar, expor são actos de significado. É, assim, necessário ordenar, respeitando a relação entre sistemas linguísticos, sociais, culturais, históricos…

Conforme a natureza do que queremos expor, assim devemos estruturar a exposição, criando um referencial mais ou menos limitado e coerente.

Page 12: Montagem de uma exposição

Podemos referir como diferentes fases do trabalho de montagem de uma exposição:

1. Pré-planificação (inclui os vários contactos e pedidos de autorização, escolha do espaço e do acervo)

2. Planificação detalhada (pesquisa e produção de suportes, padrões de comunicação visual, orçamento, apoios, patrocínios, equipa, cronograma, divulgação e marketing comercial…)

3. Implementação – Desenvolvimento – Produção – Instalação

4. Avaliação5. Manutenção6. Recolha de dados e revisão

Page 13: Montagem de uma exposição

Na montagem: Definir o tema e título da exposição Marcar a data da inauguração Fazer uma pequena maqueta (estudando os espaços) Assegurar os materiais de montagem Fazer etiquetas, títulos, etc. para todas as peças Vedar a área de exposição ao público Pintar a área de exposição Montar a iluminação Colocar as peças junto dos locais onde vão ficar Dispor as peças autónomas Afixar as etiquetas correspondentes às peças Limpar a área de exposição

Page 14: Montagem de uma exposição

Na implementação: Planificar programas educativos

complementares (calendarizar acções, workshops, ateliers…)

Informar os meios de comunicação Fazer distribuição de cartazes de

divulgação Elaborar lista de convidados e enviar

convites Preparar notícia para o jornal

Page 15: Montagem de uma exposição

Quando montamos uma exposição, esperamos criar um espaço apetecível!

Pois bem, ao terminar uma exposição, é fundamental organizar a sua desmontagem, de modo a que a próxima exposição possa contar também com um espaço apetecível!