monografias apresentadas para … · web viewpara atingir esse objetivo, inicialmente foram...

33
MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NO ANO DE 2009 – UFSJ Almeida, Helberte João França. Concentração de renda e pobreza no Brasil no período de 1970 a 2007. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professora Orientadora: Simone de Faria Narciso Shiki. Acompanha CD-R.

Upload: lamkiet

Post on 24-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NO ANO DE 2009 – UFSJ

Almeida, Helberte João França. Concentração de renda e pobreza no Brasil no período de 1970 a 2007. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professora Orientadora: Simone de Faria Narciso Shiki. Acompanha CD-R.

O presente trabalho procura mostrar o quadro de pobreza e concentração de renda no Brasil, tendo como pano de fundo as políticas econômicas e sociais, que buscavam romper com essa condição, concentrando-se no período do governo Lula e nos programas Fome Zero e Bolsa Família. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os principais textos que analisam o período em questão, bem como dos períodos anteriores. A extensão da análise aos períodos anteriores justifica-se tanto em termos de busca dos elementos geradores desse quadro de pobreza, como para um estudo comparativo que ressalte o diferencial de políticas utilizadas e seu impacto sobre a concentração de renda e a pobreza, no Brasil. Em termos conceituais, a concentração de renda pode ser entendida como uma parcela da população concentrando recursos em seu domínio. Quanto à pobreza, esta pode ser definida como um estado de carência na qual vivem os indivíduos impossibilitados, por insuficiência de renda, de satisfazer suas necessidades básicas. No Brasil, a concentração de renda foi construída ao longo dos séculos. O crescimento econômico dos anos de 1970, dada as deformidades no processo de industrialização do país, serviu para agravar as distâncias entre os mais ricos e os mais pobres, e a década de 1980 foi marcada não só pela continuidade do processo de concentração, como também pelo esgotamento do modelo de desenvolvimento centrado no Estado. Os anos de 1990 foram destinados ao controle da inflação, porém, ao final do período, verifica-se a continuidade do processo de concentração de renda no país. No período de 2000 à 2005, ocorre expansão das transferências diretas do governo federal, tendo como resultado diminuição da pobreza e menor concentração de renda, o que levou à redução nas disparidades de renda nas camadas sociais mais baixas. Ressalta-se que as políticas sociais estão subordinadas às estratégias macroeconômicas conservadoras e antiinflacionárias, ou seja, seu papel vem sendo o de reduzir os efeitos malignos das políticas recessivas. A mudança do papel do Estado com alteração estrutural do modelo econômico vigente se faz necessária na economia brasileira, para que aliada às políticas sociais se tenha uma política de geração de empregos. Palavras-chaves: pobreza, concentração de renda, políticas sociais.

Andrade, Alira Amana Soares de. A capacidade de seqüestro de carbono por tipo de floresta: Um estudo de caso para a microrregião São João Del Rei. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professora Orientadora: Eneida Maria Goddi Campos. Acompanha CD-R.

Page 2: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Este trabalho tem como objetivo analisar a capacidade de sequestrar carbono das matas nativas dos municípios pertencentes à microrregião de São João Dei Rei e a evolução desta capacidade nos últimos cinco anos. Partiu-se da hipótese de que a taxa de sequestro de carbono é significativa e justifica a preservação das florestas e matas remanescentes, principalmente daquelas que mais prestam este serviço ambiental. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, tendo sido selecionada para validação dos resultados a microrregião São João Del Rei. Os procedimentos metodológicos usados basearam-se na análise estatística dos dados de evolução das áreas florestais para a região em estudo, bem como o cálculo da capacidade de sequestro de carbono por tipo de vegetação presente na microrregião, segundo Scolforo e Carvalho (2006); Carvalho e Scolforo (2008). Quanto aos resultados obtidos, foi possível constatar que o bioma Mata Atlântica, com sua fisionomia Floresta Estacional Semidecidual, foi o que apresentou maior capacidade de sequestrar carbono na microrregião São João Del Rei, sendo responsável pela captura de 5.758.787 toneladas de CO2, em 2003, 5.574.290 em 2005 e 5.519.157 em 2007. Entretanto, perdeu capacidade de sequestrar 239.630 toneladas de CO2 nos 5 anos tomados como base neste estudo. Já o bioma Cerrado foi responsável pela captura de 4.422.661,2 toneladas de CO2, no ano de 2003, 4.391.731,7 toneladas de CO2, em 2005 e 4.353.524,7 toneladas de CO2, em 2007, divididos entre as fisionomia Campo, que foi responsável pela captura de 4.320.274 toneladas de CO2, no último ano da análise, e a fisionomia Campo Rupestre, que capturou 33.250,7 toneladas de CO2

neste mesmo ano. Os resultados confirmaram a hipótese inicial, o que demonstra a necessidade de políticas para preservação das florestas e matas remanescentes que mais sequestram carbono.

Andrade, Nilton Eustáquio Gaudêncio de. A política monetária e seu impacto na economia. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Mauri Antônio de Souza. Acompanha CD-R

Este trabalho tem como finalidade confrontar teorias sobre conceitos da política monetária e seus mecanismos procurando focalizar os seus objetivos e os seus efeitos na economia. Inicia-se discutindo conceitos da política monetária através da análise de seus objetivos, metas e mecanismos para assim chegar numa visualização mais clara do seu funcionamento diante do impacto dessa política na economia. Sendo a política monetária definida como a atuação pelo Banco Central sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros visando um controle eficaz da economia muitas são as considerações sobre sua importância. Cabe ainda ressaltar que o responsável direto por exercer a política monetária é o Banco Central, visto que todos os instrumentos da referida política são proferidos através de suas determinações. Segundo YEDA CRUSIUS (1985:157), "a política monetária, que implica o controle da quantidade de moeda na economia, é o segundo instrumento fundamental posto á disposição do governo para controlar a economia (a política fiscal é o primeiro). Quando os indivíduos possuem mais moedas, eles tendem a gastar mais. Em contrapartida, se a quantidade de moeda diminui, a demanda agregada tenderá a cair; através do controle da quantidade de moeda, as autoridades monetárias podem influenciar a economia." Diante do contexto verifica-se a importância da política monetária e seus mecanismos no sucesso da economia. Palavras – chave: política monetária – mecanismos – economia.

Page 3: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Barros, Rose Berg de. A importância da governança corporativa: Abordagem da Lei Sarbanes Oxley. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professora Orientadora: Simone de faria Narciso Shiki. Acompanha CD-R.

Em razão de diversos escândalos e fraudes ocorridas em mercados de todo o mundo, envolvendo empresas de capital aberto e, consequentemente, afetando economias e acarretando prejuízos para inúmeros investidores, as práticas da boa governança corporativa começaram a receber maior atenção. Escândalos ocorridos em empresas até então consideradas sólidas, como Worldcom, Enron, Xerox e Adelphia, em que foram comprovadas fraudes contábeis, abalaram profundamente a credibilidade e a confiabilidade do mercado de capitais. Ao mercado bursátil foram atribuídos novos mecanismos e regulamentações que visam minimizar a possibilidade de informações errôneas por parte das empresas aos diversos interessados em seus dados e demonstrações. Nesse contexto, essa monografia tem como objetivo estudar esses novos mecanismos, principalmente, a Lei Sarbanes-Oxley, procurando identificar as alterações promovidas por essa Lei e sua importância para reduzir o risco de crises no mercado financeiro. Lei Sarbanes-Oxley, também conhecida como Sarbox ou Sox, é considerada a mais importante mudança na legislação do mercado americano desde a criação das bases da lei atual. Com o principal objetivo de restabelecer o equilíbrio dos mercados e restaurar a confiança dos investimentos, foi possível identificar entre seus principais mecanismos a defesa da Compliance, Accountability, Disclosure e Fairness. Além disso, ressalta-se a imposição com força de lei da total responsabilidade dos executivos e administradores, expressa na seção 404 da Lei. Portanto, a lei Sarbanes-Oxley reescreveu literalmente as regras para a governança corporativa, relativas à divulgação e à emissão de relatórios financeiros. Sob as 68 seções da lei reside uma premissa simples: a boa governança corporativa e as práticas éticas do negócio não são mais requintes, são leis. Palavras-chaves: Governança; Sarbanes- Oxley.

Borges, Rodrigo Geraldo. O banco Grameen e o desenvolvimentro do microcrédito no Brasil. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Roberto Galvão de Brito Lira. Acompanha CD-R.

Page 4: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Este trabalho visa analisar o instrumento do microcrédito através da experiência desenvolvida pelo professor Muhammad Yunus. A análise inicia-se apresentando a problemática do microcrédito e sua complexidade no âmbito da escassez de oferta a

crédito para as camadas mais necessitadas da população, demonstrando a necessidade de o desenvolvimento de meios para se atingir esse segmento da população. O Trabalho então apresenta e elucida a estrutura do Banco Grameen, criado por Muhammad Yunus que é tomado como exemplo em diversos países para o desenvolvimento do microcrédito, exemplificando também, experiências similares criadas no Brasil, apontando para a necessidade de uma melhor discussão do tema no Brasil, haja vista que, as experiências aqui desenvolvidas são ainda pouco abrangentes e esse segmento de oferta de crédito é de extrema relevância em um país com alto grau de concentração de renda.

Cabral, Rafaela de Almeida. Análise comparativa dos indicadores de referência dos serviços de limpeza urbana no município de São João Del Rei, nos anos de 2007 e 2008. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professora Orientadora: Eneida Maria Goddi Campos. Acompanha CD-R.

Este trabalho teve como objetivo geral identificar e medir as variáveis e parâmetros de referência sobre os serviços de limpeza pública em São João del Rei, segundo o formulário do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS (2004), comparando dados de 2007 e 2008, a fim de diagnosticar as melhorias em relação ao setor de limpeza para o município em questão. Esta análise permitiu, ainda, diagnosticar a viabilidade de implantação de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos no município (PGIRSU). A partir do estudo de variáveis e parâmetros propostos pelo SNIS foi possível obter informações sobre o setor, e ainda organizar uma base de dados de fontes primárias e secundárias, sem a qual não se poderia calcular os indicadores sobre os resíduos sólidos urbanos. Os manuais sobre gerenciamento de resíduos anualmente publicados pelo Ministério das Cidades e as Leis em Saneamento ambiental, assim como Leis próprias em Resíduos Sólidos, tanto na esfera Federal quanto Nacional, nortearam a investigação sobre a possível criação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em São João del Rei. Quanto aos resultados, constatou-se a dificuldade que os órgãos responsáveis pelo setor de limpeza local tem devido à falta de dados organizados, ao desencontro de informações e ao desconhecimento de técnicas eficientes para melhoria do setor. Entretanto, a criação de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos no município é viável pelo fato de já existir um plano semelhante em relação ao setor de saúde. Assim sendo, este trabalho contribui na consolidação da base de dados e, também, no levantamento de diretrizes para gerenciamento adequado dos resíduos. Os resultados do presente estudo poderão ser levados aos órgãos de interesse, além da população e empresariado, assim como aos diversos segmentos da sociedade. A consolidação das informações facilitará a participação do município no diagnóstico do manejo dos resíduos sólidos, a partir do envio dos dados ao órgão gestor, via prefeitura municipal, caso seja de interesse da administração pública. E será também um passo importante para a captação de recursos e a construção do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos.

Page 5: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Camara, Laércio Augusto. Análise da modernização agrícola nos municípios da mesorregião Campo das Vertentes nos períodos 1985, 1996 e 2006. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Claudiney Guimarães Ribeiro. Acompanha CD-R.

A atividade agrícola brasileira é historicamente grande geradora de divisas e empregadora de mão-de-obra para o país. Dada sua importância, estudos com o intuito de mensurar ou classificar variáveis do setor primário ganham importância no cenário econômico. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho foi construir um Índice Relativo de Modernização Agrícola (IRMAi), para conhecer o nível de modernização agrícola dos municípios da mesorregião Campo das Vertentes nos anos 1985, 1996 e 2006, utilizando-se de dados do Censo Agropecuário dos respectivos anos. Dado que a mensuração da modernização agrícola envolve a análise de uma multiplicidade de variáveis, para a construção IRMAi utilizou-se o método da análise fatorial em componentes principais. A partir da construção de vinte e um indicadores de modernização agrícola, foi possível obter os escores fatoriais e a proporção de variância explicada pelos fatores, que permitiu construir um Índice de Modernização Agrícola (IMA i), o qual foi utilizado para o cálculo do IRMAi. Com base nos resultados da pesquisa, observou-se que a mesorregião apresentou baixo nível de modernização para os anos 1985 e 1996 e uma melhora para o ano de 2006. Porém, percentual significativo de municípios ainda apresenta níveis baixos de modernização. Assim, torna-se necessária a adoção de políticas que permitam melhorar o estágio de desenvolvimento agrícola em que estes municípios se encontram, visando o aperfeiçoamento das técnicas agrícolas adotadas de forma a torná-los mais eficientes e produtivos. Palavras-Chave: Modernização, agricultura, Campo das Vertentes, análise fatorial, índice relativo.

Carvalho, Vanilce Regina de. Resumo teórico sobre o modelo de Economia Solidária. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Roberto Galvão de Brito Lira. Acompanha CD-R.

Esta monografia tem como objetivo principal, expor um estudo sobre a teoria da Economia Solidária e sua viabilidade econômica, partindo de uma análise de sua atuação e desempenho no Brasil, que vai muito além da geração de emprego e renda. Entre as diversas formas de Economia Solidária, os Clubes de Trocas merecem destaque especial. Eles têm o papel fundamental nesse contexto, pois é uma organização que promove o intercâmbio de produtos e serviços entre as pessoas, privilegiando os valores humanos e sociais sobre a especulação e as condições materiais.

Corrêa, Thais Castro de Oliveira. A questão agrária e a agricultura familiar no município de Entre Rios de Minas - MG. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Roberto Galvão de Brito Lira. Acompanha CD-R.

Page 6: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Com o objetivo de expor sobre a importância da agricultura familiar, o presente trabalho demonstrou, a princípio como se evoluiu o processo de reforma agrária no Brasil desde a época de sua colonização, ao mesmo tempo em que procurou enfatizar a importância da mesma para a sobrevivência do pequeno produtor rural que, não tendo condições de competir com um mercado globalizado e altamente competitivo e tecnológico, necessita de auxílio técnico para colocar seus produtos a venda e, com isso, obter renda para sustentar suas famílias. Assim, além da história da reforma agrária, foi demonstrado o trabalho da Secretária Municipal de Agricultura de Entre Rios de Minas – MG junto ao pequeno produtor que, a partir de um projeto confeccionado com a ajuda de organizações especializadas, buscou levar ao município de Entre Rios de Minas os produtos advindos da associação criada especificamente para os pequenos produtores da região. A partir da implantação deste projeto, verifica-se que o mesmo tem buscado valorizar o trabalhador rural e dar-lhe condições de sobrevivência com dignidade. Palavras-chave: agricultura familiar – sobrevivência – produtos caseiros.

Costa, Darlan Bergamaschi Souza. Análise socioeconômica e de projetos da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Ivis Bento de Lima. Acompanha CD-R.

Este trabalho busca através de, analise socioeconômica, analisar a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena com auxílio das ferramentas econômicas. Para tal, delimitamos o cenário socioeconômico de atuação desta Escola de Ensino Técnico Profissional, conhecendo sua trajetória, enfatizando o espaço que conquistou no cenário regional e nacional, entendendo assim o motivo que levou esta Instituição a optar pelos projetos de extensão que desenvolve, verdadeiros elos de integração entre a escola e o mercado de trabalho da região em que atua. Palavras chaves: Análise socioeconômica, Ensino Técnico Profissional, Ferramentas Econômicas, Projetos de Extensão.

Costa, Hudson Chaves. Índice relativo de qualidade ambiental para os municípios da mesorregião Campo das Vertentes nos períodos 1980, 1996 e 2006. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Claudiney Guimarães Ribeiro. Acompanha CD-R.

Page 7: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

A degradação do meio ambiente sempre representou um dos grandes desafios nos diversos países do mundo e pode ser considerada como um processo caracterizado por desmatamentos para atender a demanda da população para novas áreas onde possam fixar-se, a derrubada de matas e a queima da vegetação tendo por objetivo aumentar as áreas limpas para atender atividades econômicas de produção. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho foi construir um Índice Relativo de Qualidade Ambiental (IRQA i), para os municípios da mesorregião Campo das Vertentes nos anos 1980, 1996 e 2006 utilizando-se de dados do Censo Agropecuário dos respectivos anos. A qualidade ambiental pode ser observada através da análise da degradação oriunda da atividade agropecuária. Assim, é possível observar que quanto maior o impacto desta sobre a área rural, menor a qualidade ambiental de um determinado município, contribuindo para um maior nível de degradação ambiental. Dado que a mensuração da qualidade ambiental envolve a análise de uma multiplicidade de variáveis, para a construção do IRQAi utilizou-se o método da análise fatorial em componentes principais. A partir da construção de quatro indicadores (um biológico, dois econômicos, um demográfico), foi possível obter os escores fatoriais e a proporção de variância explicada pelos fatores, que permitiu construir um Índice de Qualidade Ambiental (IQAi), o qual foi utilizado para o cálculo do IRQA i. Com base nos dados da pesquisa, observa-se que o IRQAi médio da mesorregião foi de 50% em 1980, 45% em 1996 e 53% em 2006. A microrregião menos degradada (maior qualidade ambienta) foi a de Barbacena e a mais degrada (menor qualidade ambiental) foi a de São João Del Rei em todos os períodos analisados. O município que se destacou em 1980 foi Capela Nova, apresentando maior nível de qualidade ambiental, enquanto o município de Carandaí apresentou o mesmo resultado para o ano de 1996 e o município de Barbacena para 2006. Com a pesquisa foi possível constatar que o nível de degradação ambiental originada das atividades agrícolas na mesorregião Campo das Vertentes se encontra num estágio relativamente elevado. Assim, torna-se necessária a adoção de políticas que permitam minimizar os impactos que as atividades agrícolas têm sobre o meio ambiente, permitindo que a mesorregião tenha um crescimento sustentável, sem pressionar os recursos naturais existentes. Palavras-chave: Qualidade Ambiental, Degradação Ambiental, IRQAi, Análise Fatorial, Indicadores de Qualidade Ambiental.

Dias, Élder Carlos Rodrigues. Análise comparativa entre a modernização conservadora e a fase de valorização da agricultura familiar no Brasil: Aspectos teóricos e políticas públicas. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Ivis Bento de Lima. Acompanha CD-R.

Page 8: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Este estudo consistiu em uma comparação entre a modernização conservadora da agricultura brasileira e a fase de valorização da agricultura familiar no Brasil, onde foram analisados aspectos teóricos e as políticas públicas, a saber, crédito agrícola e o investimento em tecnologia agrícola. Como conclusões, verificou-se que a modernização conservadora, embora tenha obtido um grande crescimento de produção e desenvolvimento de tecnologia para o setor, em termos sociais, representou um retrocesso para ao setor agrícola, já que, em virtude da condução das políticas públicas, verificou-se a concentração de renda, o êxodo rural, o acúmulo de capitais pela elite agrícola, entre outros problemas. Já em relação à agricultura familiar, embora esta apresente uma preocupação social muito maior que o modelo anterior, também se apurou que na principal política do PRONAF, o crédito rural, a concentração de recursos tem contribuído para desigualdades regionais no setor. Também na política de desenvolvimento tecnológico, verificou-se a diminuição dos investimentos no setor, contrariamente ao que era adotado no modelo anterior, conduta esta que pode comprometer o desenvolvimento sustentável a agricultura familiar, bem como a competitividade da agricultura patronal. Palavras-chave: Modernização – agricultura – políticas agrícolas – PRONAF.

Elias, Bruno Ferreira. A evolução da linha de crédito rural e seu comportamento antes e pós-crise financeira internacional. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Alexandre Rodrigues D’Almeida. Acompanha CD-R.

O projeto procurou evidenciar a importância do crédito rural para o crescimento da produção agrícola brasileira, destacando os principais objetivos de sua criação, seu comportamento desde o período antecessor a sua institucionalização em 1965, passando por períodos de altas taxas de inflação na década de 80, pela estabilização econômica após a implantação do Plano Real, e pelas turbulências devido à crise financeira internacional, ou crise dos títulos podres do mercado imobiliário americano, desencadeada no segundo semestre de 2008. Destacaram-se também as principais finalidades e modelos de crédito rural praticadas no mercado, que possibilitam um auxílio maior ao produtor, desde o início da produção até finalmente a comercialização do produto. A importância dos Bancos Públicos na contenção dos efeitos da crise, uma vez que os Bancos Privados além de reduziram seus volumes de crédito, tornaram-se altamente seletivos na concessão de empréstimos. E o comportamento do crédito rural foi analisado através da relação deste com o crédito total e com o PIB. Palavras chave: Crédito Rural, Bancos Públicos, Crise Financeira.

Ferreira, Daniele Silva. Regulamentação Bancária: Uma reflexão sobre a crise econômica de 2008. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Alexandre Rodrigues D’Almeida. Acompanha CD-R.

Page 9: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

O setor bancário representa um dos setores mais importantes para a sociedade por lidar com os recursos financeiros de toda uma economia. Para um bom funcionamento deste setor, a regulamentação deve ser vista como um elemento essencial. Neste sentido, este trabalho procurou mostrar o grau de alavancagem como um dos principais mecanismos para regular o sistema bancário e realizou uma breve análise deste aspecto com a atual conjuntura de crise econômica mundial. Para tanto, apresenta-se na primeira parte alguns elementos de regulamentação no setor bancário no contexto internacional (Acordo de Basiléia) e no nacional (PROER e PROES), bem como o conceito de alavancagem. Do mesmo modo, na segunda parte foram identificadas as causas da crise econômica, que em síntese mostram a falta de regulamentação do sistema bancário norte-americano. Além disso foram apresentados alguns dados que permitiram fazer um breve comparativo da situação brasileira com o contexto de outros países.

Ferreira, Douglas Marcos. Assimetria na distribuição regional da inflação e os reflexos cambiais nos estados brasileiros. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Claudiney Guimarães Ribeiro. Acompanha CD-R.

A presente monografia procura estudar o comportamento inflacionário brasileiro sob o atual regime inflation targeting, mas do ponto de vista da sua distribuição geográfica. Ainda, analisar os efeitos de choques cambiais e homogeneidade nas inflações regionais. Para tanto, considera o IPCA calculado pelo IBGE. Inova-se relativamente aos demais trabalhos pela proxy adotada para a taxa de inflação e/ou utilização de variáveis exógenas. Além de alguns objetivos explorados devido à metodologia utilizada. A análise empírica está baseada na Econometria de Séries Temporais, principalmente, na metodologia dos Vetores Auto-regressivos (VAR). Emprega-se a priori testes de equivalência para as médias e medianas para analisar a homogeneidade entre as séries. Posteriormente realiza-se o teste de Causalidade no sentido de Granger para encontrar relações de precedência temporal entre as variáveis. A fim de calcular as reações em cadeia ao longo do tempo em todas as variáveis do VAR, recorrer-se-á às funções de Impulso Resposta. Em síntese, a simetria detectada pelas estatísticas descritivas e confirmada pelos testes de equidade das médias e variâncias, não é mantida ao se analisar o teste de Causalidade de Granger e as funções de Impulso Resposta do modelo VAR estimado. Quando se considera a possibilidade de uma política cambial, percebe-se que um choque nesta variável gera efeitos semelhantes sobre as regiões, demonstrando, talvez, que as divergências podem ser causadas por variáveis locais que nacionais. Palavras-chave: Inflação Regional; Regime Inflation Targeting; Modelo VAR.

Franco, Thiago Alves. Economia e Direito: Uma análise institucional para o mercado brasileiro. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha. Acompanha CD-R.

Page 10: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

O crescimento econômico brasileiro, assim como, as ações dos agentes econômicos estão intimamente ligados as ações do sistema judiciário nacional. Os magistrados de direito através de seus veredictos influem diretamente na condição da economia. Fatores como celeridade, custos de acesso, imparcialidade e previsibilidade são determinantes quanto à escolha de ferramentas oriundas de políticas internas e externas. E o êxito desta escolha, que determina os resultados quantitativos do sistema econômico como volume de negócios, contratação formal, investimentos estrangeiros a até mesmo o PIB depende do bom funcionamento do sistema judiciário. E neste trabalho dividido em cinco capítulos: A Nova Economia Institucionalista (NEI), A Instituição Direito, A Evidência Empírica Confrontada: Economia X Direito, A Reforma Judiciária Brasileira, As Implicações da Reforma e suas Aplicações na Economia Brasileira será procurado demonstrar o real vínculo e suas implicações quanto a relação institucional entre os magistrados do direito e os economistas. Palavras-chave: Crescimento econômico, celeridade, custos de acesso, imparcialidade, previsibilidade, direito, economia.

Gomides, Marina Célia Oliveira. A importância sócio-econômica e cultural da produção de queijo artesanal na região das Vertentes. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Ivis Bento de Lima. Acompanha CD-R.

Minas Gerais é reconhecidamente o estado mais tradicional na produção de queijos do Brasil, merecendo destaque o queijo artesanal por ser um produto secular. O início de sua produção consta desde o século XVII. A produção artesanal de queijos desempenha um importante papel social, econômico e cultural para o estado de Minas Gerais e para o Brasil, essa atividade mantém no campo cerca de 30 mil famílias de pequenos produtores (EMATER – MG, 2002). Segundo a Revista Globo Rural (2002) apud Araújo (2004), anualmente, o Estado de Minas Gerais produz 215 mil toneladas de queijo, o que representa metade de todo queijo que o Brasil consome (2,3 kg per capita/ano), com sua produção espalhada por 519 dos 853 municípios mineiros. Assim, diante desse quadro, fica evidente que a produção de queijos nessas regiões deve ser incentivada. Na região de São João Del Rei a produção de queijo minas artesanal é uma herança que vem sendo passada de geração a geração há séculos, e ainda hoje tem presença muito forte na economia regional, servindo como complemento de renda aos pequenos produtores. Contudo a região ainda não foi englobada a lei que permite a venda deste. Então, hoje, a maior luta dos produtores é conseguir inserir a região no mapa determinado pela EMATER das regiões com tradição na produção de queijo minas artesanal. Palavras-chaves: Queijo minas artesanal, importância sócio-econômica, importância cultural.

Gouvêia, Adriângela Magalhães. Bubalinocultura como atividade alternativa de renda na pecuária: Estudo de caso do Laticínio Bom Destino em Morro do Ferro (MG). São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Ivis Bento de Lima. Acompanha CD-R.

Page 11: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Este trabalho teve como objetivo principal a analise da bubalinocultura (criação de búfalas) na Fazenda Bom Destino em Morro do Ferro, distrito de Oliveira. O estudo foi dividido em duas partes, a primeira buscou conhecer a origem, características e a situação da criação de búfalas no Brasil e em Minas Gerais, contextualizando o município que apesar do PIB Agropecuário ser o segundo maior Valor Agregado, a população ainda direciona para a cidade, contribuindo com o êxodo rural. E a segunda procurou a analisar as viabilidades dessa atividade na fazenda e no Laticínio Bom Destino, que substituiu a tradicional atividade pecuária de bovinos leiteiros para investimentos na produção de Búfalas leiteiras em 2000. O que trouxe um diferencial e uma rentabilidade para a fazenda e para o laticínio, os produtos feitos com leite de búfalas. Usando inclusive na embalagem de seus produtos o “Selo de Pureza” concedido pela Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos ABCB. Palavras-chave: Bubalinocultura, laticínio, diferencial, rentabilidade, leite de búfala.

Hanson, Jean Michel Martins. A inovação tecnológica no mercado fonográfico: Mudanças no padrão de consumo. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professora Orientadora: Edna Lúcia Neves. Acompanha CD-R.

No presente trabalho analisa-se a influência de novas tecnologias na indústria fonográfica. Para isso, recorrer-se-á ao histórico deste ramo da indústria do entretenimento, procurando demonstrar de que maneira novas tecnologias determinam novos padrões de consumo musical. Adicionalmente, será demonstrado de que maneira ocorreu a atual concentração deste mercado, hoje controlado por poucas empresas, embora pequenas empresas tenham sempre tido relativo destaque e importância para este setor.Além disso, serão levantados alguns dos fatores aos quais contribuíram para que a indústria do disco ganhasse legitimidade cultural junto ao público e crítica. Por fim serão demonstrados alguns dos aspectos da atual configuração deste setor, bem como o desempenho deste nos últimos anos no mercado brasileiro. PALAVRAS-CHAVE: 1. Indústria fonográfica - 2. Indústria do Entretenimento - 3. Inovação Tecnológica.

José, Josimar Herberthy Machado. Zoneamento ecológico econômico do estado de Minas Gerais: Uma análise comparativa entre as regionais Sul e Zona da Mata. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professora Orientadora: Eneida Maria Goddi Campos. Acompanha CD-R.

Page 12: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

O Zoneamento Econômico Ecológico é um importante instrumento de gestão, que tem por finalidade propiciar um diagnóstico sucinto sobre o meio físico-biótico, sócioeconômico e sobre sua organização institucional e oferecer, ainda, diretrizes de ação, as quais deverão refletir os diferentes interesses dos cidadãos. Neste sentido, o presente trabalho faz uma análise comparativa das categorias de variáveis do componente geofísico e biótico e componente socioeconômico (potencial produtivo, potencial institucional, potencial natural e potencial humano) entre as regiões Sul e Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, a partir dos resultados obtidos no Zoneamento Ecológico Econômico (Scolforo et al, 2008). Tal estudo permitiu identificar, a partir do confronto de diversas variáveis medidas no ZEE, qual a região possui maior potencialidade (desenvolvimento, conservação e preservação) e também limitações. A regional que mais se sobressaiu, em termos de indicadores mais favoráveis, foi a Regional Sul. Isso se deve ao fato de ter alcançado resultados positivos em indicadores considerados importantes para o desenvolvimento de uma região, como renda, educação, etc. A regional que apresentou pior desempenho foi a regional Zona da Mata, porque se mostrou limitada em alguns indicadores, considerados como essenciais para a prosperidade regional, indicando uma necessidade maior de estimulação de políticas públicas e sociais e investimentos nestes indicadores. Pretende-se disponibilizar as informações para as autoridades governamentais, tanto em nível estadual, quanto municipal, buscando subsidiar, a elaboração de políticas públicas (desenvolvimento, investimentos e financiamentos de projetos), de acordo com as peculiaridades dessas regiões. Palavras-chave: Zoneamento Ecológico Econômico; Minas Gerais.

Júnior, Jayme Marques. A modernização agrícola nos municípios da microrregião de Andrelândia. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Ivis Bento de Lima. Acompanha CD-R.

A atividade agrícola brasileira é historicamente grande geradora de divisas e empregadora de mão-de-obra para o país. Este trabalho tem como objetivo fazer um diagnóstico do nível de modernização agrícola nos municípios da Microrregião de Andrelândia, utilizando um conjunto de indicadores que caracterizam seus padrões tecnológicos. Este é de grande importância, pois se torna necessário conhecer este nível de modernização agrícola para que futuramente sejam mais bem destinadas as verbas públicas municipais que serão aplicadas com políticas públicas mais bem direcionadas. A modernização agrícola está associada a uma produção apoiada no uso combinado e intensivo de insumos modernos, tais como máquinas e tratores, fertilizantes químicos e corretivos e controle químico de pragas e doenças, que resulta em alta produtividade do trabalho e da terra. Dada sua importância, estudos com o intuito de mensurar ou classificar variáveis do setor ganham importância na economia. PALAVRAS CHAVES: modernização agrícola; insumos; Andrelândia.

Lara, Oscar Leão. Sistema tributário e processo de reforma tributária no Brasil. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Wilson Luiz Rotatori Corrêa. Acompanha CD-R.

Monografia não possui resumo.

Page 13: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Martins, Denise Cristina Hess. Uma análise evolutiva do Programa Saúde da Família (PSF) na cidade de São João Del Rei no período de 2004 a 2008. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Roberto de Galvão Brito Lira. Acompanha CD-R.

Em 1994, o Presidente da República do Brasil – Itamar Franco, através do Ministério da Saúde criou o Programa de Saúde Familiar, seu objetivo era reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases, substituindo o modelo tradicional, trazendo a saúde para perto da família e, com isso melhorando a qualidade de vida do povo brasileiro. No município de São João Del Rei, este programa foi implantado em 2000, pelo Prefeito Fernando Félix Vera Cruz, com objetivo de atender primeiramente as regiões mais carentes do município, implantadas, obedecendo às normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com subdivisões no território municipal, delimitando no máximo o atendimento para cada equipe de 4.000 pessoas. Em 2000, existiam apenas cinco equipes e desde então vem ampliando sua abrangência, tendo em 2008 oito equipes. Este estudo fez uma análise quantitativa da evolução do programa no município das equipes dos bairros Senhor dos Montes (0202) e Guarda Mor (0701), no período de 2004 a 2008, visando fazer uma análise evolutiva do PSF, o que podemos destacar os ganhos com o programa em termos de redução de doentes dos casos estudados, destacando a equipe 0202. A conclusão extraída da análise mostra que o PSF alcançou um resultado positivo no âmbito geral, houveram reduções do número de casos existentes na maioria das doenças analisadas, podemos concluir que o Programa Saúde da Família vem cumprindo sua função.

Nazário, Jucirlei Antônio Martins. Índice de preços e custos da cesta básica ampla de São João Del Rei e Belo Horizonte. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha. Acompanha CD-R.

Este estudo procura apresenta a evolução dos preços e custos dos principais produtos da cesta básica ampla de São João Del Rei em comparação com a de Belo Horizonte, composta por 45 produtos com forte representatividade dos hábitos de consumo de uma parcela significativa da população de ambas regiões. Trabalho que tem como referência temática, CUNHA (2003), BORGES et all (2003), TORRES et all (2006) e outros que discutem a importância da construção de indicadores regionais, como os desenvolvidos por Azzoni et all. (2000). Percebe-se entanto que, ao longo do período, o poder de compra do trabalhador sanjoanense tem-se depreciado em comparação ao da capital, pelo que demonstra a analise comparativa do salário mínimo liquido em relação aos custos das cestas básicas amplas. Apontando assim, para uma convergência entre os gastos essenciais das famílias de São João Del Rei e Belo Horizonte, cujos índices de preços indicaram tendência á redução do seu diferencial, com o índice de São João Del Rei variando acima do índice de Belo Horizonte. Alertando assim, para necessidade de realização de pesquisas de preços e custos, focando o comportamento dos agentes produtivos em relação a maneira em que estes estabelecem seus níveis de preços, para que conjuntamente a autoridades governamentais e algumas entidades privadas possamos desenvolver mecanismos e políticas públicas para melhorar o poder de compra dos consumidores sobretudo de baixa renda e às tendências para fusões e aquisições que vem ocorrendo no segmento de estabelecimentos supermercadistas em geral.

Page 14: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Oliveira, Grasiele Marques de. Análise do indicador de educação do Índice de Desenvolvimento Humano - Municípios de Minas Gerais nos períodos de 1991 e 2000. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Luiz Eduardo Vasconcelos Rocha. Acompanha CD-R.

Neste trabalho o objetivo principal é avaliar o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios de Minas Gerais, levando em consideração principalmente o Capital Humano na região nos anos de 1991 e 2000, utilizando o Indicador de educação e dados do Atlas de Desenvolvimento Humano de 2000. Para atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação, renda e longevidade, assim como suas relevâncias para a construção do (IDH). Realizamos também um estudo isolado do indicador de educação, demonstrando de que forma seu cálculo é realizado e como a alteração de apenas uma variável poderá afetar o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios de Minas Gerais. Será apresentada uma proposta para que o indicador de educação seja mais representativo no que se refere à quantidade de Capital Humano no estado. Desta maneira será demonstrado um novo modelo para o cálculo da educação, considerando neste ao invés da taxa de alfabetização a taxa de ensino básico, elevando o grau de capital humano no indicador, para que possam ser avaliados os resultados desta variável no Índice de Desenvolvimento Humano nos municípios de Minas Gerais. Com base nos resultados da pesquisa, observou-se que com a alteração de apenas uma variável no indicador de educação a região apresentou baixo nível de capital humano para os anos 1991 e 2000. Assim, torna-se necessária a adoção de políticas que permitam melhorar o nível de capital humano em que os municípios de Minas Gerais se encontram, visando também melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano. Palavras-Chave: Índice de Desenvolvimento Humano, Capital Humano, Indicador de educação.

Oliveira, Rogério Gomes de. Sistema Previdenciário Brasileiro: Uma análise de desempenho após reformas de FHC e Lula. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Alexandre Rodrigues D’Almeida. Acompanha CD-R.

Este trabalho tem como objetivo principal analisar o desempenho do sistema previdenciário brasileiro de acordo as duas concepções existentes no debate sobre o tema, a de seguro social e a de seguridade social. O trabalho apresenta as características de sistemas previdenciários em geral, como são organizados, sua evolução no tempo; assim como o surgimento no Brasil, sua evolução e as reformas já realizadas. As duas visões analisadas neste trabalho são então apresentadas, sendo a concepção de seguro social apresentada primeiramente com suas características, seus argumentos e propostas de reformas. Consecutivamente é apresentada a concepção da seguridade social, seus argumentos e propostas de reformas. As conclusões obtidas após a análise de todo o material pesquisado vem, em seguida, sugerindo que após debate entre as duas correntes, que a existência de uma crise na previdência depende de qual perspectiva ela é analisada, e o conflito que existe entre esses dois conceitos explica muitas das contradições que cerca a previdência no Brasil.

Page 15: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Paiva, Dênis Mateus de. O pensamento estruturalista e o desafio da globalização. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Alexandre Rodrigues D’Almeida. Acompanha CD-R.

Este trabalho retrata o pensamento Cepalino desde seu surgimento, suas passagens até o desafio atual de enfrentar um mundo globalizado. Serão abordadas questões acerca dos antecedentes e do surgimento da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), tais como as mudanças decorridas no padrão comercial internacional e as relações de países periféricos e países centrais. Tratando, pois, da evolução do pensamento Cepalino após a formação da instituição, abordando as relações de troca entre países centrais e países periféricos, além de introduzir a discussão da integração econômica como possível forma de superar as barreiras colocadas pelo subdesenvolvimento. Abordando o avanço do pensamento neoliberal e sua influência sobre a nova ótica de pensamento da CEPAL, além de questões que dizem respeito a integração comercial, e da questão do desafio imposto pelo mercado globalizado aos países periféricos. PALAVRAS CHAVE: Estruturalismo, CEPAL, Centro-Periferia, América Latina, Integração, Desenvolvimento, Globalização, Substituição das importações.

Pereira, Ana Flávia Silva Alves. Multinacionalização e marketing internacional: A estratégia de crescimento da Companhia de Bebidas das Américas – AMBEV. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professora Orientadora: Simone de Faria Narciso Shiki. Acompanha CD-R.

Monografia sem resumo.

Rabelo, Hermes Augusto Oliveira. Análise da capacidade de substituição de formas poluentes de energia por energias renováveis no Brasil. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professora Orientadora: Eneida Maria Goddi Campos. Acompanha CD-R.

Page 16: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

A crescente demanda por energia no mundo tem causado grandes impactos ambientais e sociais que tem levado governos e sociedades, em todo o mundo, a pensar em novas alternativas para geração de energia, só que o petróleo é uma fonte não renovável no horizonte da vida humana. Diante disso, a busca de fontes renováveis de energia já é uma realidade no cenário mundial. Ao substituir as fontes tradicionais por energias renováveis, pode-se contribuir para a redução dos impactos ambientais, evitando a emissão de toneladas de gás carbônico na atmosfera, além de impulsionar o desenvolvimento local, como é o caso da energia eólica no nordeste do Brasil. Dada a importância das energias renováveis, o presente trabalho estimou a capacidade de substituição e/ou complementação da energia elétrica consumida na atualidade, por energia eólica e solar, nas regiões brasileiras, tornando como base o ano de 2008. Para tanto, foi traçado, primeiramente, um histórico sobre a evolução da energia no mundo, com destaque para o Brasil e, posteriormente, apresenta-se algumas formas de produção de energia renováveis e suas respectivas vantagens econômicas e ambientais. Através dos dados obtidos, como a energia total consumida por região e o potencial de geração eólico e solar, foi possível estimar a proporção da energia consumida que pode ser substituída pelas energias renováveis. A análise dos resultados comprovou o grande potencial brasileiro na geração de energia solar e eólica, cabendo destacar a geração de energia solar nas regiões sudeste, norte e nordeste, e a geração de energia eólica na região nordeste. Tal fato coloca o país em uma posição de destaque quanto à capacidade de obter uma matriz energética cada vez mais limpa. Palavras-chave: Energias Renováveis, Impacto Ambiental, Hidrelétrica,Biomassa, Energia Solar, Energia Eólica.

Resende, Patrícia Roberta das Mercês. Taxa de fecundidade feminina na região Campo das Vertentes. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Wilson Luiz Rotatori Corrêa. Acompanha CD-R.

A taxa de fecundidade, junto com a migração, é um dos principais determinantes da dinâmica demográfica. Mesmo com a clara constatação da diminuição da taxa de fecundidade feminina há alguns fatores que provocam diferença da taxa entre as mulheres, como por exemplo, grau de estudo, nível de renda, inserção da mulher no mercado de trabalho e local de moradia. A gravidez na adolescência é uma das maiores preocupações no momento, pois traz risco à saúde da mulher e na maioria das vezes não foi planejada e é indesejada. O objetivo desse trabalho é analisar a taxa de fecundidade feminina na região Campo das Vertentes, realizado estudos comparativos entre áreas geográficas e grupos sociais, com foco especial no grupo das adolescentes. Serão usados dados da amostra expandida dos censos demográficos de 1991 e 2000 fornecidos pelo IBGE. Para moldar os dados será usado o programa SPSS.

Rodrigues, Lora dos Anjos. Índice de Desenvolvimento da Família (IDF) e convergência de renda: Uma análise espacial para os municípios do estado do Ceará, 1991 e 2000. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha. Acompanha CD-R.

Page 17: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

O trabalho, primeiramente, estima o Índice de Desenvolvimento da Família (IDF) para o estado do Ceará. Devido à grande heterogeneidade econômica e social do estado, o índice foi desagregado para as mesorregiões, microrregiões e municípios, permitindo identificar as disparidades regionais. O IDF é composto por seis dimensões, quais sejam, Ausência de Vulnerabilidade (AV), Acesso ao Conhecimento (AC), Acesso ao Trabalho (AT), Disponibilidade de Recursos (DR), Desenvolvimento Infantil (DI) e Condições Habitacionais (CH). Cada uma dessas dimensões representa, em parte, o acesso aos meios necessários para as famílias satisfazerem suas necessidades e, em outra parte, a consecução de fins, ou seja, a satisfação efetiva de tais necessidades. Posteriormente, o trabalho faz uma Análise Exploratória Espacial do IDF e da renda per capita dos municípios cearenses. Enquanto o teste de autocorrelação espacial I de Moran permitiu definir a estrutura das correlações a nível global, os mapas de dispersão de Moran e as estatísticas LISA (Local Indicators of Spatial Association) definiram a estrutura das correlações a nível local. Por fim, o trabalho analisa o processo de convergência da renda per capita dos municípios no estado do Ceará no período de 1991 a 2000, utilizando os testes de _-convergência, Drennan e Lobo e _-convergência espacial global absoluta e condicional. No caso específico da convergência condicional, utilizou-se do IDF para testar a existência de estados estacionários distintos. Todos os testes indicaram a ocorrência de um lento processo de convergência da renda per capita municipal. Os resultados apresentados pelo trabalho podem de certa forma, contribuir para a adoção e supervisão de políticas públicas que visem reverter as desigualdades regionais no estado do Ceará.

Sá, Gabriela Abreu de. Participação feminina no mercado de trabalho brasileiro no período de 1998 a 2008. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha. Acompanha CD-R.

O ingresso da mulher no mercado de trabalho brasileiro aumentou de forma expressiva nos últimos anos, bem como as taxas de desemprego feminino. Com isto, este trabalho se propõe a analisar a situação do mercado de trabalho brasileiro e a participação feminina na composição do mesmo no período de 1998 a 2008. Através de dados da PED, PNAD, PME e RAIS observamos que a participação feminina no mercado de trabalho tem contribuído para a redução das diferenças entre homens e mulheres economicamente ativos. Mas, mesmo com maior escolaridade, elas continuam realizando trabalhos aquém de seu nível educacional e com rendimento mais baixo. Palavras chaves: Mercado de trabalho, participação feminina.

Salum, Vinicios Gama. Arrecadação Tributária: Uma análise do município de São João Del Rei. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professora Orientadora: Edna Lúcia Neves. Acompanha CD-R.

O presente trabalho busca elaborar uma análise da arrecadação tributária do município de São João Del Rei no período de 1989 a 2007, mostrando as características e importância dos impostos municipais sobre a geração de receita própria. Apresenta, também, uma relação com o quadro geral dos Municípios brasileiros e sua constituição orçamentária. Por meio da análise descritiva e econométrica, constatou-se que o Município de São João Del Rei pode melhorar sua eficiência na arrecadação tributária e diminuir a sua dependência em relação às transferências governamentais.

Page 18: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Santos, Andreza Tatiana Pereira dos. Indicadores de gestão para os coletivos incubados pela incubadora tecnológica de cooperativas populares. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Jânio Caetano de Abreu. Acompanha CD-R.

Este tema de pesquisa foi proposto com o objetivo de pesquisar um instrumento de gestão que auxilie o processo decisório dos associados em seus coletivos, esses incubados pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São João del-Rei – ITCP/UFSJ. Os indicadores são instrumentos de medição capazes de expressar, quantitativa e qualitativamente, uma determinada situação que se deseja avaliar, podendo se referir a algo que já foi feito ou algo que se projeta fazer. Através do uso de indicadores de desempenho, torna-se possível monitorar e manter o controle das organizações, uma vez que, por meio deles, é possível identificar os pontos críticos que comprometem o seu desempenho e, dessa forma, auxiliar o processo de implementação e gerenciamento das melhorias. Foram utilizados como recursos metodológicos, pesquisa bibliográfica e documental, em fonte de papel (DENCKER, 1998) e eletrônica, além de um trabalho de campo para monitoramento da atividade dos coletivos e aplicação de questionários para a obtenção de informações, qualitativas e quantitativas, que alimentam um formulário de levantamento, denominado “Modelo para Avaliação do Desempenho do Coletivo”, segundo um conjunto de indicadores propostos para serem aplicados. Na maioria dos empreendimentos solidários analisados observou - se uma crescente confiança na aplicação de indicadores para a melhoria do funcionamento desses coletivos e nas condições para a decisão coletiva e da performance empreendedora; elementos para análise retrospectiva e prospectiva no sentido de orientar as decisões autogestionadas. O estudo foi de grande importância aos envolvidos; pois os associados acreditam que com o uso desses indicadores os próprios podem conduzir à melhoria de suas atividades, fortalecer as medidas alinhadas com o ambiente atual e alcançar os objetivos estratégicos. Sem perder seus princípios. Palavras-chave: indicadores de gestão, ITCP/UFSJ, incubação, cooperativismo popular e do trabalho e economia solidária.

Serpa, Ana Paula Garcia. Segundo governo FHC: Um estudo da mudança de condução da política monetária para a retomada do crescimento. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Claudiney Guimarães Ribeiro. Acompanha CD-R.

Page 19: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

O segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, iniciado em 1999, foi marcado por mudanças significativas na condução da política monetária. A alteração do controle para o instrumento taxa de juros e pela implantação do Regime de Metas para a Inflação, criaram as bases para que a economia pudesse ser acompanhada de forma mais eficiente de modo a não comprometer os outros instrumentos de política monetária. Através da flexibilização da taxa de câmbio, incentivou-se as exportações e pouco a pouco houve reversão nos déficits de balança comercial e cada vez mais a economia dava sinais de que a inflação inercial estava extinta em nossa economia. As mudanças implementadas foram essenciais para que se construíssem as bases para o desenvolvimento que ocorreu no governo seguinte. As análises de comportamento de três componentes da política monetária: agregado monetário, taxa de câmbio e taxa de juros, reforçam a idéia de que todos sofreram efeitos advindos de crises mundiais, nacionais, mas, porém os resultados foram revertidos sempre através da adaptação do mercado comprovando que com austeridade e uma política monetária bem definida, os efeitos sobre a economia se reverteriam através dos próprios agentes econômicos e sua preparação para cada realidade. Palavras-chave: política monetária brasileira, flexibilização do câmbio, agregado monetário M1, taxa de juros.

Silva, Berenice Fátima da. Análise de viabilidade econômica para um florestamento de Acácia-Negra e potencialidades em Minas Gerais. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Luiz Moreira Coelho Junior. Acompanha CD-R

O presente estudo teve como objetivo analisar a viabilidade econômica de um florestamento de acácia-negra e verificar as potencialidades de implantação desta espécie no estado de Minas Gerais. Formou-se um fluxo de caixa para um horizonte de 11 anos, no qual foram analisados os custos incorridos e as receitas obtidas, ao longo do investimento, o que permitiu verificar a viabilidade do investimento, determinar o ano de maximização dos lucros, e assim definir qual a idade de corte que proporciona a maior rentabilidade. Foi utilizada a teoria da produção para delimitação dos estágios de produção e análise marginal dos custos e receitas. Também, utilizaram-se os indicadores para seleção de projetos, como o Valor Presente Líquido (VPL), Benefício Periódico Equivalente (BPE), Razão Benefício/ Custo (B/C), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Custo Médio de Produção (CMPr). Em ambos os métodos usados foi verificada a viabilidade do investimento, sendo que a maximização dos lucros ocorreu no quinto ano, o que determinou a idade ótima de corte para a floresta. A análise do florestamento para o estado de Minas Gerais foi vista como um investimento bastante promissor.

Souza, Agostinho João de. Plano Cruzado ao Plano Real: A busca pela estabilidade monetária, o crescimento sustentável e o pleno emprego. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Mauri Antônio de Souza. Acompanha CD-R

Page 20: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

O primeiro governo civil depois de um longo período de ditadura (1964 a 1985) encontrou o país numa situação de endividamento que perdurou ao longo da década e esteve na origem da deterioração das contas internas do país (crise fiscal do Estado), na queda da atividade econômica e na disparada da inflação. Neste contexto, tentativas de equacionar o controle da inflação, com controle do déficit público e a busca pelo pleno emprego foram tentadas em sete planos econômicos. O objetivo inicial foi alcançado, mas a política econômica adotada neste período, fundamentada em altas taxas de juros, como forma de manter no país o capital externo, provocou queda no investimento e na renda, deixando para um segundo momento conquistas hoje cobiçadas, como a busca pela estabilidade monetária, o crescimento sustentado e o pleno emprego. O trabalho faz uma análise do Plano Cruzado ao Plano Real até o primeiro governo Lula, e procura mostrar os condicionantes econômicos e desafios enfrentados pelo país na busca pela melhoria da qualidade de vida de sua população.

Valadão, Thiago Matias. Análise da qualidade dos serviços de telefonia fixa no Brasil antes e depois da privatização (1972-2006). São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professora Orientadora: Eneida Maria Goddi Campos. Acompanha CD-R.

Ao longo dos anos, tentou-se universalizar a telefonia fixa no Brasil e promover um serviço com alta qualidade. Para alcançar estes objetivos, o governo federal tomou esta responsabilidade para si, criando a empresa Telecomunicações Brasileiras S/A (TELEBRÁS) em 1972. No entanto, a TELEBRÁS, no seu período de existência, não conseguiu alcançar o seu objetivo, pois, as crises econômicas que o Brasil sofreu ao longo de sua existência fizeram com que o governo federal reajustasse as tarifas telefônicas praticadas pela empresa abaixo da inflação, e o contingenciamento de investimentos prejudicou a atuação da empresa no setor. Estes fatos impediram a universalização da telefonia, fazendo com que a empresa prestasse um serviço de má qualidade. No ano de 1997, o Brasil apresentava uma baixa densidade de telefone fixo instalado de apenas 11,7 (telefone fixo instalado por 100 habitantes). Assim, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, entendeu-se que a melhor forma para que a telefonia no Brasil fosse universalizada era a privatização de todo o sistema de telecomunicação, pois, as empresas privadas teriam condição de fazerem os investimentos necessários no setor. No ano de 1998, aconteceu a privatização do sistema de telefonia no país, quando surgiram as empresas concessionárias de telefonia fixa TELEMAR, SERCOMTEL, BRASIL TELECOM, TELEFONICA e CTBC TELECOM, e as empresas-espelhos, Vésper, GVT e Vésper SP. Neste estudo, a análise multivariada dos dados do setor, divulgados pelas empresas atuantes, mostram que o sistema foi universalizado. Em 2001, havia 47,8 milhões de telefones fixos instalados no Brasil, enquanto que a meta imposta às empresas era de 39,5 milhões. Mas o grande aumento das tarifas telefônicas colocou em questão essa universalização, pois, impediu o acesso das camadas mais baixas da população ao serviço. Pesquisas realizadas pela ANATEL, indicam que a qualidade de serviço prestado por essas empresas ainda não é satisfatória, o que foi confirmado neste estudo.

Page 21: MONOGRAFIAS APRESENTADAS PARA … · Web viewPara atingir esse objetivo, inicialmente foram apresentados os Indicadores que compõem esse índice, sendo eles os indicadores de educação,

Vieira, Gisele Aparecida. Endogeineidade monetária e a crise Subprime: Uma abordagem Pós-Keynesiana. São João del-Rei. Universidade Federal de São João del-Rei/Coordenadoria do Curso de Ciências Econômicas, 2009. Professor Orientador: Wilson Luiz Rotatori Corrêia. Acompanha CD-R.

Após Keynes várias foram a correntes de pensamentos que apresentaram afirmações acerca da moeda: velhos-keynesianos, novos clássicos, novos keynesianos e pós-keynesianos. Definimos como objeto de pesquisa a corrente de pensamento pós-keynesiana. Nosso objetivo é apresentar os pressupostos pós-keynesianos da moeda e mostrar as divergentes subdivisões existentes dentro deste para logo após fazer uma avaliação da atual crise dentro de tais pressupostos. A metodologia a ser utilizada será basicamente uma revisão de literatura, ou seja, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Temos que para os pós-keynesianos horizontalista a oferta de moeda se pela demanda dos agentes financeiros e o Banco Central define apenas a taxa de juros de curto prazo. Já para pós-keynesianos estruturalistas a moeda pode ser criada endogenamente tanto pela oferta quanto pela demanda dos agentes. A crise subprime originou-se quando a economia passava por uma fase ascendente trouxe conseqüências para toda a economia real.