modos de produçãp

15
Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: [email protected] Escola Cenecista Dr. José Ferreira

Upload: matheus-rodrigues

Post on 10-Aug-2015

31 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Sociologia

Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues

E-mail: [email protected]

Escola Cenecista Dr. José Ferreira

Modos de produção

Objetivo: Discutir os diferentes modos deprodução e reprodução da vida materialhumana, existente ao longo do processo dedesenvolvimento/acúmulo sócio-histórico detecnologias e conhecimentos. Objetiva-se,também, problematizar as relações de trabalhoexistentes em cada um dos modos de produçãotrabalhado.

Definição de modo de produção

Os modos de produção são formados peloconjunto das forças produtivas e pelo conjuntodas relações de produção, na sua interação, emum certo estágio de desenvolvimento.Simultaneamente, designam as condiçõestécnicas e sociais que constituem a estrutura deum processo historicamente determinado.Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfl6kAH/os-21-conceitos-marxismo#, acesso em: 22/02/2015.

Modo de produção comunal primitivo

Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.

Tal modo baseia-se no uso coletivo dos meiosde produção, nas relações familiares e nocooperativismo, semelhantemente ao queocorre em muitas aldeias indígenas. Assim, nomodo de produção comunal primitivo, não haviapropriedade privada, uma vez que todos os bense modos de produção eram coletivos.Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/sociologia/modos-producao-precapitalistas.htm, acesso em: 17/04/2015.

Modo de produção escravista

Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.

• [...] o modo de produção escravista foi oprimeiro a estabelecer o conceito depropriedade privada. Os senhores, a minoria,eram proprietários dos escravos. As relaçõesaqui não são de cooperação, como no modocomunal primário, mas sim de domínio esujeição, uma vez que os escravos eram vistoscomo instrumentos, objetos, animais etc.Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/sociologia/modos-producao-precapitalistas.htm, acesso em:

17/04/2014.

•Outro importante fato referente a esse sistema é que, apartir dele – e do surgimento da propriedade privada –surgiu a necessidade de se criar um órgão para garantir obem-estar, a justiça, a ordem e a manutenção dos direitosdos proprietários de terras: o Estado.Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/sociologia/modos-producao-precapitalistas.htm, acesso em: 17/04/2015.

•Assim, no modo de produção escravista, as relações deprodução eram relações de domínio e de sujeição: senhoresx escravos. Um pequeno número de senhores explorava amassa de escravos, que não tinham nenhum direito.

•Os senhores eram proprietários da força de trabalho (osescravos), dos meios de produção (terras, gado, minas,instrumentos de produção) e do produto de trabalho.Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.

Modos de produção asiático

O modo de produção asiático predominou no Egito, na China,na Índia e também na África do século passado.

Tomando como exemplo o Egito, no tempo dos faraós, vamosnotar que a parte produtiva da sociedade era composta pelosescravos, que eram forçados a entregar ao Estado a maiorparcela do que produziam.

Fatores que determinaram o fim do modo de produçãoasiático:• a propriedade de terra pelos nobres;• o alto custo de manutenção dos setores improdutivos;• a rebelião dos escravos.Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.

Modo de produção feudal

Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.

A sociedade feudal era constituída por senhores eservos. Os servos não eram escravos de seus senhores, poisnão eram propriedade deles, apenas os serviam em trocade casa e comida. Trabalhavam um pouco para o seu senhore outro pouco para eles mesmos.

Num determinado momento, as relações feudaiscomeçaram a dificultar o desenvolvimento das forçasprodutivas. Como a exploração sobre os servos no campoaumentava, o rendimento da agricultura era cada vez maisbaixo. Na cidade, o crescimento da produtividade dosartesãos era freado pelos regulamentos existentes e opróprio crescimento das cidades era impedido pela ordemfeudal. Já começavam a aparecer as relações capitalistas deprodução.Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.

Modo de produção capitalista

Capitalismo é o sistema socioeconômico emque os meios de produção (terras, fábricas,máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) sãopropriedade privada, ou seja, têm um dono.

Os proprietários dos meios de produção(burgueses ou capitalistas) são a minoria dapopulação e os não proprietários (proletários outrabalhadores – maioria) vivem dos saláriospagos em troca de sua força de trabalho.Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/capitalismo/, acesso em: 17/04/2015.

Características do Capitalismo

1.Toda mercadoria é destinada à venda e não aouso pessoal.

2.O trabalhador recebe um salário em troca doseu trabalho.

3.Toda negociação é feita com dinheiro.

4.O capitalista pode admitir ou demitirtrabalhadores, já que é dono de tudo (o capital ea propriedade).Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/capitalismo/, acesso em: 17/04/2015.

Fases do CapitalismoCapitalismo comercial: a maior parte dos lucrosconcentra-se nas mãos dos comerciantes, queconstituem a camada hegemônica da sociedade; otrabalho assalariado torna-se mais comum.Capitalismo industrial: com a revolução industrial, ocapital passa a ser investido basicamente nasindustrias, que se tornam a atividade econômica maisimportante; o trabalho assalariado firma-sedefinitivamente.Capitalismo financeiro: os bancos e outras instituiçõesfinanceiras passam a controlar as demais atividadeseconômicas, por meio de financiamentos para aagricultura, a indústria, a pecuária e para o comercio.Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.

Modo de produção socialistaA base econômica do Socialismo é a propriedade

social dos meios de produção, isto é, os meios deprodução são públicos ou coletivos, não existindoempresas privadas. A finalidade da sociedade socialistaé a satisfação completa das necessidades materiais eculturais da população: emprego, habitação, educação,saúde, etc. Nela, não há separação entre proprietáriodo capital (patrão) e proprietários da força do trabalho(empregados). Isso não quer dizer que não hajadiferenças sociais entre as pessoas, bem como saláriosdesiguais em função de o trabalho ser manual ouintelectual.Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.