modelo de plano de desenvolvimento individual para alunos com deficiência

4
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO 1- DADOS DA ESCOLA Nome da Escola: Código da Escola:(INEP) Ato Autorizativo: Endereço: Telefone: Município: 2 -Assinatura(s) do Responsável (eis) pela elaboração: Professor (es) Professor(es) de Educação Física Especialista da Educação Diretor (a) Responsáveis pelo (a) aluno(a) Aluno(a) Data da elaboração: ___/___/____ 3 - DADOS DO ALUNO: Nome do aluno: Data de nascimento: Responsáveis pelo aluno: Ano de escolaridade: 4 - NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS APRESENTADAS DECORRENTES DA DEFICIÊNCIA OU TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO : 5- PROPOSTA CURRICULAR PREVISTA NO PROJETO PEDAGÓGICO PARA A TURMA: Em anexo É o mesmo plano de curso para turma 6- RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO História de vida do aluno: Levantar dados desde a gestação, se o aluno andou e falou na época certa. Se teve alguma doença ou acidente que pode ter deixado alguma seqüela. Com que idade e onde o aluno começou a frequentar a escola? Como foi o percurso até o momento? Se houve alguma mudança de escola, citar o motivo. Há quanto tempo está na atual escola? Qual ano em que está enturmado? Participa de algum projeto no turno ou extra turno? Qual o objetivo do projeto? Quem é responsável por ele? Há algum diagnóstico clínico? Qual o profissional que atesta? O aluno faz uso de algum medicamento? Qual? Ele tem algum acompanhamento clínico? Qual e quanto tempo? A escola já realizou algum contato com o(s) profissional (is) responsável (is) pelo atendimento? O aluno frequenta algum atendimento pedagógico extra escolar? Qual? Qual o nível de escolaridade das pessoas da casa? Quem ajuda a criança nas atividades escolares? Qual a pessoa de referência do aluno na família? Como a escola obteve estas informações?

Upload: pipatcleopoldina

Post on 05-Dec-2014

16.063 views

Category:

Documents


49 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Modelo de Plano de Desenvolvimento Individual para alunos com deficiência

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO 1- DADOS DA ESCOLANome da Escola: Código da Escola:(INEP)Ato Autorizativo:Endereço: Telefone: Município:

2 -Assinatura(s) do Responsável (eis) pela elaboração:

Professor (es)

Professor(es) de Educação Física

Especialista da Educação

Diretor (a)

Responsáveis pelo (a) aluno(a)

Aluno(a)

Data da elaboração: ___/___/____

3 - DADOS DO ALUNO:Nome do aluno: Data de nascimento: Responsáveis pelo aluno:Ano de escolaridade: 4 - NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS APRESENTADAS DECORRENTES DA DEFICIÊNCIA OU TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO :

5- PROPOSTA CURRICULAR PREVISTA NO PROJETO PEDAGÓGICO PARA A TURMA: Em anexo É o mesmo plano de curso para turma

6- RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO

História de vida do aluno:

Levantar dados desde a gestação, se o aluno andou e falou na época certa. Se teve alguma doença ou acidente que pode ter deixado alguma seqüela. Com que idade e onde o aluno começou a frequentar a escola? Como foi o percurso até o momento? Se houve alguma mudança de escola, citar o motivo. Há quanto tempo está na atual escola? Qual ano em que está enturmado? Participa de algum projeto no turno ou extra turno? Qual o objetivo do projeto? Quem é responsável por ele? Há algum diagnóstico clínico? Qual o profissional que atesta? O aluno faz uso de algum medicamento? Qual? Ele tem algum acompanhamento clínico? Qual e quanto tempo? A escola já realizou algum contato com o(s) profissional (is) responsável (is) pelo atendimento? O aluno frequenta algum atendimento pedagógico extra escolar? Qual? Qual o nível de escolaridade das pessoas da casa? Quem ajuda a criança nas atividades escolares? Qual a pessoa de referência do aluno na família? Como a escola obteve estas informações?

Page 2: Modelo de Plano de Desenvolvimento Individual para alunos com deficiência

7 – DESCRIÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ALUNO:

CONHECIMENTOS DIFICULDADES

Cognitivos e Metacognitivos:

Escreva sobre percepção, atenção, compreensão, memória, organização do pensamento, concentração, raciocínio, vontade, linguagem, relação do aluno com o erro/ acerto

Motores e Psicomotores:

( flexibilidade, tonicidade, movimentos involuntários, possibilidade d executar intencionalmente determinados movimentos com o corpo, equilíbrio estático e dinâmico, controle mental das ações motoras, lateralidade e domínio de esquema corporal) Se possível pedir ao professor de Educação Física para fazer esta avaliação.

Interpessoais/Afetivo:

Escreva sobre auto-estima, auto-imagem, relação dele com a família, equipe da escola, colegas, segue regras, empatia, persistência para atingir seus objetivos, resolução de conflitos, controle das emoções, grau de autonomia, percepção do par educativo.

Comunicacionais:

Escreva sobre oralidade, leitura, escrita e interpretação como recurso para se comunicar.Caso haja queixa sobre o aluno apresentar qualquer problema de comunicação procurar detalhar que tipo de problema é este. Verificar se há antecedentes na família, se houve algum encaminhamento para fonoaudiólogo

Língua Portuguesa:

Matemática:

Ciências:

História:

Geografia:

Page 3: Modelo de Plano de Desenvolvimento Individual para alunos com deficiência

8 – PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ACESSÍVEL PARA O ALUNO

Levantamento dos conhecimentos e capacidades necessários para que o aluno tenha acesso à proposta curricular para a turma:

Plano de Intervenção Pedagógica:Escreva as estratégias e recursos

acessíveis que serão utilizados para que o aluno atinja os objetivos propostos a turma

Exemplos:Ao final do ano letivo o aluno deverá ser capaz de:

− produzir textos adequados a diferentes objetivos, destinatário e contexto;

− Exemplo: Estratégias : Exemplo: Contar histórias e pedir que o aluno reconte e/ou escreva a história ouvida− Recursos: Livro de histórias infantis

- Utilizar as diferentes fontes de leitura para obter informações adequadas a diferentes objetivos e interesses;

− Estratégias: Ler e/ou ouvir diferentes tipos de textos de acordo com a proposta feita pela professora.

− Recursos: revistas, jornais, livros, catálogos, listas, regras de jogos.

− Resolver situações-problema e, a partir delas, construir os significados das quatros operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) e deles se apropriar;

− Estratégias: Propor a turma uma situação problema para que resolvam em duplas

− Recursos: tampinhas, palitos,

− identificar características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções;

− Estratégias: Trabalhar com blocos lógicos classificando

− Recursos: blocos lógicos, caixas, embalagens, malha quadriculada, etc

− identificar as características do espaço urbano e rural;

− Utilizar fotos, revistas, filmes, e aulas passeio

− identificar os meios de transporte e de comunicação;

− Levar alguns brinquedos para representar os meios de transporte e propor a dramatização de algumas situações em que tenham que identificar os meios de transporte adequados.

− Repetir a estratégia com os meios de comunicação.

Page 4: Modelo de Plano de Desenvolvimento Individual para alunos com deficiência

9 - AVALIAÇÃO DESCRITIVA DOS CONHECIMENTOS E CAPACIDADES DESENVOLVIDAS PELO ALUNO.

-Forma e periodicidade da avaliação (quando , como e qual o instrumento utilizado)

Exemplo: 1° bimestre: avaliação escrita, teste oral, participação, caderno em dia, etc, individualmente2º bimestre: avaliação escrita em dupla

Avaliação descritiva bimestral  por conteúdoEste espaço é para fazer a avaliação descritiva do aluno por conteúdo, ao longo dos bimestres. Colocar aqui o registro da ficha individual do aluno que consta no final do diário do ciclo por bimestre. Observação:É importante utilizar vários instrumentos de avaliação no decorrer do bimestre para dar mais oportunidade do aluno de apresentar resultados positivossempre procurando atender suas necessidades especiais.

-Descrição do desenvolvimento global do aluno.Relatar o que tem contribuído para o crescimento do aluno no relacionamento com as pessoas, seu amadurecimento, auto-confiança, auto-imagem.

- A avaliação dos apoios oferecidos e estratégias pedagógicas utilizadas .Apoios são adaptação feitas como: engrossar o lápis com fita adesiva para facilitar o manuseio pelo aluno com dificuldade motora, ampliações de texto para alunos com baixa visão, etc.Colocar aqui quais os apoios e as estratégias que foram positivas ou não.

Encaminhamentos necessários e/ou propostas de continuidade

10- AVALIAÇÃO EDUCACIONAL APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Será preenchido ao final do ano letivo dizendo quais as capacitades consolidadas pelo aluno e se este será aprovado ou não.