modelo de atividade 15

6
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E. E. “PROFº SEBASTIÃO DE CASTRO” Av. Ricieri José Marcatto, 600 – Vila Suíssa – Mogi das Cruzes – SP – Tel. 4761-8425 Nome: _____________________________________________________________ série: 8ª série A Data........./......... ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Simulado para o Saresp 1. Leia o anúncio de emprego. De acordo com o texto, justifica-se a contratação de funcionário, pois a empresa: (A) vai inaugurar outra filial, e candidatos com inglês fluente, mesmo sem experiência na área, serão os previamente escolhidos. (B) está buscando investidor para a nova filial, e candidatos com noções básicas de inglês e experiência no exterior estarão entre os preferidos. (C) quer iniciar atividades no país, e candidatos com conhecimentos elementares de inglês e prática na área de alimentação terão mais oportunidades. (D) pretende abrir nova unidade, e candidatos versados em língua inglesa e com experiência administrativa terão maiores chances de concorrer à vaga. (E) está estudando a viabilidade de empreendimento no Brasil, e candidatos com domínio da língua inglesa e formação superior serão os selecionados. 2. O gráfico apresenta os resultados de uma pesquisa feita para identificar o que tem influenciado turistas nacionais e internacionais a optarem pela visita ao estado do Ceará. Com base nos dados apresentados nesse gráfico, pode-se afirmar corretamente que, sobre a influência para a escolha da viagem ao Ceará, (A) a internet é o fator preponderante para os turistas internacionais. (B) as agências de viagem são o fator preponderante para os turistas nacionais. (C) a televisão ou o rádio são fatores igualmente importantes para os turistas entrevistados. (D) o conhecimento prévio do local é o fator preponderante, independentemente da nacionalidade. (E) a propaganda é fator mais relevante para o turista nacional do que para o turista internacional. 1

Upload: vanessa-mourao

Post on 14-Jul-2015

273 views

Category:

Education


28 download

TRANSCRIPT

Page 1: Modelo de atividade 15

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

E. E. “PROFº SEBASTIÃO DE CASTRO” Av. Ricieri José Marcatto, 600 – Vila Suíssa – Mogi das Cruzes – SP – Tel. 4761-8425

Nome: _____________________________________________________________ série: 8ª série A Data........./.........

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

Simulado para o Saresp

1. Leia o anúncio de emprego.

De acordo com o texto, justifica-se a contratação de funcionário, pois a empresa:(A) vai inaugurar outra filial, e candidatos com inglês fluente, mesmo sem experiência na área, serão os previamente escolhidos. (B) está buscando investidor para a nova filial, e candidatos com noções básicas de inglês e experiência no exterior estarão entre os preferidos.(C) quer iniciar atividades no país, e candidatos com conhecimentos elementares de inglês e prática na área de alimentação terão mais oportunidades.(D) pretende abrir nova unidade, e candidatos versados em língua inglesa e com experiência administrativa terão maiores chances de concorrer à vaga.(E) está estudando a viabilidade de empreendimento no Brasil, e candidatos com domínio da língua inglesa e formação superior serão os selecionados.

2. O gráfico apresenta os resultados de uma pesquisa feita para identificar o que tem influenciado turistas nacionais e internacionais a optarem pela visita ao estado do Ceará.

Com base nos dados apresentados nesse gráfico, pode-se afirmar corretamente que, sobre a influência para a escolha da viagem ao Ceará, (A) a internet é o fator preponderante para os turistas internacionais.(B) as agências de viagem são o fator preponderante para os turistas nacionais.(C) a televisão ou o rádio são fatores igualmente importantes para os turistas entrevistados.(D) o conhecimento prévio do local é o fator preponderante, independentemente da nacionalidade.(E) a propaganda é fator mais relevante para o turista nacional do que para o turista internacional.

1

Page 2: Modelo de atividade 15

3. O gerente de um hotel entregou o texto a seguir à sua secretária para que ela fizesse as devidas correções, antes de enviar a mensagem às funcionárias cujo trabalho será recepcionar turistas nacionais e estrangeiros durante a Copa do Mundo.

Para que o texto estivesse de acordo com a gramática normativa, a secretária substitui o trecho(A) Lembrem-se de chegar por Se lembrem de chegar.(B) às 7 horas por às 7hs.(C) passados por passado.(D) afim por a fim.(E) hospedarão por hospedaram

4. Considere a charge, supondo que o diálogo ocorra entre dois gerentes de uma empresa.

Nesse contexto, é correto afirmar que o gerente emprega a ideia de aprender malabarismo em sentido:

(A) próprio, esperando que os colegas da área de finanças tratem com bom humor os clientes.(B) próprio, esperando que o pessoal do financeiro tenha criatividade para administrar orçamentos.(C) figurado, esperando que os funcionários da empresa aceitem a iminente redução de salário.(D) figurado, esperando que a equipe financeira aprenda a se divertir enquanto realiza as tarefas.(E) figurado, esperando que o setor financeiro seja versátil na solução dos problemas econômicos.

LEIA O TEXTO E RESPONDA 5 E 6

DICAS VALIOSAS PARA USAR O MSN SEM PROBLEMAS1 Conversar com desconhecidos é perigoso. Na internet, você encontra todo tipo de pessoa e pode esbarrar com alguém mal-intencionado.2 Se não confiar na pessoa do outro lado do monitor, não dê informações pessoais sobre você, como seus horários, seu telefone ou endereço.3 Mentir sobre a sua idade não é legal. Se você tem 12 anos e diz ter 18 pode se envolver num papo inadequado para sua faixa etária.4 Não envie fotos suas pelo MSN. Você nunca sabe onde sua imagem pode parar no labirinto infinito da internet.5 Confie a seus pais se participar de uma conversa estranha. Você só conquistará a confiança deles para usar o programa de mensagens na base da honestidade.6 Não fique muito tempo no MSN. O uso exagerado do computador causa estresse mental e problemas musculares. Precisamos fazer exercícios e sair ao ar livre.

FONTE: RAMAL, Andrea. Dicas valiosas para usar o MSN sem problemas. O Globo, Rio de Janeiro, 22 nov. 2008. Globinho. p. 5.

5. É correto afirmar que a presença do pronome “você” nas dicas 1, 2 e 4 tem como destinatários:(A) crianças e jovens apenas, pois adultos não usam o MSN. (B) crianças e jovens que utilizam o MSN pela primeira vez. (C) pessoas adultas que nunca se comunicaram pelo MSN. (D) todos os usuários do MSN, sem diferença de faixa etária.

6. Pode-se perceber que as recomendações são dirigidas principalmente a crianças e jovens pelo conteúdo

2

Page 3: Modelo de atividade 15

das dicas de número:(A) 1, 2 e 3. (B) 3, 4 e 5. (C)3 e 5. .(D) 2 e 4.

7. Leia o texto e responda à questão.

Antítese é a figura de linguagem que consiste no confronto entre ideias opostas. Assinale a alternativa em que o fragmento transcrito é uma antítese:(A) “Por tanto amor, por tanta emoção”(B) “Preso a canções/Entregue a paixões”(C) “Doce ou atroz, manso ou feroz”(D) “Nada a temer/Senão o correr da luta”

8. Leia o texto e responda à questão.

MISS DOLLAR A casa que tinha o número indicado no anúncio era de bonita aparência e indicava certa abastança nos haveres de quem lá morasse. Antes mesmo que Mendonça batesse palmas no corredor, já Miss Dollar, reconhecendo os pátrios lares, começava a pular de contente e a soltar uns sons alegres e guturais que, se houvesse entre os cães literatura, deviam ser um hino de ação de graças. Veio um moleque saber quem estava; Mendonça disse que vinha restituir a galga fugitiva. Expansão do rosto do moleque, que correu a anunciar a boa nova. Miss Dollar, aproveitando uma fresta, precipitou-se pelas escadas acima. Dispunha-se Mendonça a descer, pois estava cumprida a sua tarefa, quando o moleque voltou dizendo-lhe que subisse e entrasse para a sala. Na sala não havia ninguém. Algumas pessoas, que têm salas elegantemente dispostas, costumam deixar tempo de serem estas admiradas pelas visitas, antes de as virem cumprimentar. É possível que esse fosse o costume dos donos daquela casa, mas desta vez não se cuidou em semelhante coisa, porque mal o médico entrou pela porta do corredor surgiu de outra interior uma velha com Miss Dollar nos braços e a alegria no rosto. Fonte: ASSIS, Machado de. Miss Dollar. In: Contos Fluminenses. Porto Alegre: L&PM, 1999. Fragmento.

Podem-se identificar marcas de discurso indireto no seguinte trecho do conto:(A) “Antes mesmo que Mendonça batesse palmas no corredor, já Miss Dollar, reconhecendo os pátrios lares, começava a pular de contente…”(B) “…Mendonça disse que vinha restituir a galga fugitiva.”(C) “Miss Dollar, aproveitando uma fresta, precipitou-se pelas escadas acima.”(D) “É possível que esse fosse o costume dos donos daquela casa, mas desta vez não se cuidou em semelhante coisa…

Leia o texto e responda as questões 9 e 10

Retrato falado do Brasil

3

Page 4: Modelo de atividade 15

Sérgio Abranches

Comecei a aula com uma pergunta: "O que diferencia a questão social no Brasil e nos EUA?". Silêncio geral. Imaginei que os alunos não tivessem lido o capítulo. Afirmaram que sim. Foi só então que eu, imaturo, sem o olhar treinado para capturar atitudes e comportamentos em pequenos gestos, percebi o constrangimento da turma. O sinal, característico, que retive como lição das formas sutis do preconceito era o olhar coletivo de soslaio para o único negro na sala. Dirigi-me a ele e denunciei: "Seus colegas estão constrangidos em falar de racismo na sua frente". Esta cena se repete toda vez que falo em público sobre a desigualdade racial no Brasil e há aquela pessoa negra, solitária, na platéia. Recentemente, numa palestra para gerentes de um banco, havia uma jovem gerente negra. Uma das raras mulheres e a única pessoa negra. Enfrentou duas correntes discriminatórias para estar ali: ser negra e ser mulher. Os colegas se sentiam desconfortáveis porque eu falava do "problema dela". "Ela" não tinha problema, claro. Era uma pessoa natural, do gênero feminino e negra. Nascemos assim. O problema é os outros não quererem ver a discriminação. Essa inversão típica é que caracteriza a questão racial no Brasil. É como se os negros tivessem um problema de cor, e não a sociedade o problema do preconceito.

(ABRANCHES, Sérgio. Retrato falado do Brasil. Veja, São Paulo, ano 36, n. 46, p. 27, nov. 2003.Adaptação.)

9. O texto diz respeito à:(A) desigualdade racial nos Estados Unidos.(B) desigualdade racial no Brasil.(C) diferença de oportunidades entre homens e mulheres.(D) diferença de oportunidades entre ricos e pobres.

10. A sociedade não quer enxergar a discriminação racial por achar que:(A) esse problema pertence ao negro.(B) essa questão é idêntica nos EUA e no Brasil.(C) muitos gerentes de banco são homens negros.(D) a mulher negra tem oportunidades na carreira.

11. Em “Ela não tinha problema, claro." o termo destacado foi empregado para demonstrar o preconceito:(A) do autor do texto.(B) dos colegas da negra.(C) da gerente negra.(D) dos colegas negros.

12. As idéias desenvolvidas no texto revelam um autor:(A) solidário com os alunos brancos.(B) compreensivo com os racistas.(C) solidário com os negros.(D) compreensivo com as mulheres.

Proposta de Redaçãoo

4

Page 5: Modelo de atividade 15

Leia o texto abaixo "Geração celularizada" e em seguida produza uma Carta do leitor para ser publicada no jornal “Gazeta da Hora”, na seção Idéias em confronto, com o propósito de emitir um posicionamento crítico acerca da opinião sobre o celular na vida cotidiano das pessoas.

Geração Celularizada28/07/2011 21:23:55

Geração Celularizada Até pouco tempo atrás o celular não era tão indispensável na vida das pessoas como hoje, as pessoas se encontravam mais ou se falavam pelo telefone de casa.O tempo passou e as novas tecnologias tornaram a vida das pessoas um pouco mais fácil e o celular colaborou para essa comodidade.Hoje em dia, os celulares vêm mais equipados do que nunca: câmera fotográfica, de vídeo, calculadora, despertador, tocador de música, rádio, jogos etc., no entanto, não nos esqueçamos que o telefone foi concebido para nos comunicar.

INSTRUÇÕESSua carta deverá, obrigatoriamente , atender às seguintes exigências :

ser redigida no espaço destinado ao texto definitivo;

apresentar argumentos que fundamentem o seu ponto de vista;

ser redigida na variedade padrão da língua portuguesa;

não ser escrita em versos;

conter, no mínimo, 15 linhas (corpo do texto);

ser assinada com UM dos seguintes pseudônimos: Um cidadão brasileiro ou Uma cidadã brasileira.

Será atribuída nota zero à redação em qualquer um dos seguintes casos:

fuga ao tema ou à proposta;

carta composta apenas de cópia de fragmentos da coletânea de textos;

letra ilegível;

identificação do candidato (nome ou assinatura);

carta escrita em versos.

5

Page 6: Modelo de atividade 15

Leia o texto abaixo "Geração celularizada" e em seguida produza uma Carta do leitor para ser publicada no jornal “Gazeta da Hora”, na seção Idéias em confronto, com o propósito de emitir um posicionamento crítico acerca da opinião sobre o celular na vida cotidiano das pessoas.

Geração Celularizada28/07/2011 21:23:55

Geração Celularizada Até pouco tempo atrás o celular não era tão indispensável na vida das pessoas como hoje, as pessoas se encontravam mais ou se falavam pelo telefone de casa.O tempo passou e as novas tecnologias tornaram a vida das pessoas um pouco mais fácil e o celular colaborou para essa comodidade.Hoje em dia, os celulares vêm mais equipados do que nunca: câmera fotográfica, de vídeo, calculadora, despertador, tocador de música, rádio, jogos etc., no entanto, não nos esqueçamos que o telefone foi concebido para nos comunicar.

INSTRUÇÕESSua carta deverá, obrigatoriamente , atender às seguintes exigências :

ser redigida no espaço destinado ao texto definitivo;

apresentar argumentos que fundamentem o seu ponto de vista;

ser redigida na variedade padrão da língua portuguesa;

não ser escrita em versos;

conter, no mínimo, 15 linhas (corpo do texto);

ser assinada com UM dos seguintes pseudônimos: Um cidadão brasileiro ou Uma cidadã brasileira.

Será atribuída nota zero à redação em qualquer um dos seguintes casos:

fuga ao tema ou à proposta;

carta composta apenas de cópia de fragmentos da coletânea de textos;

letra ilegível;

identificação do candidato (nome ou assinatura);

carta escrita em versos.

5