moção "sistema de certificação ambiental" david da silva

1
Proposta Sistema de certificação ambiental nos edifícios Autor David Alexandre da Silva, JSD Oeiras O sector da construção civil assume em Portugal uma importância considerável em termos de peso no PIB. É dos principais sectores produtores de riqueza e empregadores no nosso país. Contudo, esta dimensão é acompanhada por uma construção desmedida e um impacto ambiental acentuado, contribuindo para uma grande produção de resíduos, ruído, consumo energético e descaracterização paisagística. Destes resultam os graves problemas de ordenamento do território e de gestão ambiental que a eles estão inerentes. Tendo em conta os novos desafios ambientais, e ainda os de primeira geração (poluição de solo, ar e água), o governo anterior o sistema de certificação energético, a cargo da ADENE, que prevê a implementação de medidas de melhoria de desempenho energético e de qualidade do ar interior. Reconhecendo o sucesso deste sistema, e considerando os seus resultados positivos, a JSD acredita que é possível ir ainda mais longe. Assim propomos a adopção e implementação de um sistema nacional de certificação ambiental nos edificados, que englobará: 1. As medidas já previstas de melhoria do desempenho energético no Sistema de Certificação energético (quer em electricidade, calor e qualidade do ar interior) 2. A implementação das normas ISO 14001 e 9001 nas fase de construção e exploração. 3. Uma avaliação contínua de desempenho ambiental. 4. Medidas de eficiência no consumo/uso de recursos 5. Medidas para a diminuição de impacto ambiental contínuo, nas suas vertentes de ruído, resíduos, emissões atmosféricas e efluentes. 6. Medidas de eficiência hídrica. 7. Planeamento tendo em conta a integração do edificado no ambiente Caso seja adoptado, este sistema será único a nível europeu, colocando Portugal no mapa no que concerne a medidas de sustentabilidade. A JSD assume assim, uma posição de promoção do desenvolvimento sustentável, fomentando uma criação de riqueza socialmente responsável e justa para as gerações seguintes.

Upload: jsd-oeiras

Post on 16-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Proposta do companheiro David da Silva apresentada no Conselho Regional da JSD Lisboa de 28 de Julho de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Moção "Sistema de Certificação Ambiental" David da Silva

Proposta

Sistema de certificação ambiental nos edifícios

Autor – David Alexandre da Silva, JSD Oeiras

O sector da construção civil assume em Portugal uma importância considerável em termos de peso no PIB. É dos principais sectores produtores de riqueza e empregadores no nosso país. Contudo, esta dimensão é acompanhada por uma construção desmedida e um impacto ambiental acentuado, contribuindo para uma grande produção de resíduos, ruído, consumo energético e descaracterização paisagística. Destes resultam os graves problemas de ordenamento do território e de gestão ambiental que a eles estão inerentes.

Tendo em conta os novos desafios ambientais, e ainda os de primeira geração (poluição de solo, ar e água), o governo anterior o sistema de certificação energético, a cargo da ADENE, que prevê a implementação de medidas de melhoria de desempenho energético e de qualidade do ar interior. Reconhecendo o sucesso deste sistema, e considerando os seus resultados positivos, a JSD acredita que é possível ir ainda mais longe.

Assim propomos a adopção e implementação de um sistema nacional de certificação ambiental nos edificados, que englobará:

1. As medidas já previstas de melhoria do desempenho energético no Sistema de Certificação energético (quer em electricidade, calor e qualidade do ar interior)

2. A implementação das normas ISO 14001 e 9001 nas fase de construção e exploração.

3. Uma avaliação contínua de desempenho ambiental.

4. Medidas de eficiência no consumo/uso de recursos

5. Medidas para a diminuição de impacto ambiental contínuo, nas suas vertentes de ruído, resíduos, emissões atmosféricas e efluentes.

6. Medidas de eficiência hídrica.

7. Planeamento tendo em conta a integração do edificado no ambiente

Caso seja adoptado, este sistema será único a nível europeu, colocando Portugal no mapa no que concerne a medidas de sustentabilidade. A JSD assume assim, uma posição de promoção do desenvolvimento sustentável, fomentando uma criação de riqueza socialmente responsável e justa para as gerações seguintes.