mitologia orixá

3
Na mitologia yoruba, orixás (yoruba Òrìsà; em espanhol Oricha; em inglês Orisha) são ancestrais divinizados africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada Orixá aproxima-os dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais. Cada orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários. Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, cada orixá foi também associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros. Para manterem os seus Orixás vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente. 1 Índice [esconder] 1 História 2 África 3 Brasil 4 Bibliografia 5 Ligação externa 6 Ver também 7 Referências História[editar | editar código-fonte] Na mitologia, há menção de 600 orixás primários, divididos em duas classes, os 400 dos Irun Imole e os 200 Igbá Imole, sendo os primeiros do Orun ("céu") e os segundos daAiye ("Terra"). Estão divididos em orixás da classe dos Irun Imole, e dos Ebora da classe dos Igbá Imole, e destes surgem os orixás Funfun (brancos, que vestem branco, como Oxalá eOrunmilá), e os orixás Dudu (pretos, que vestem outras cores, como Obaluayê e Xangô). Exu, orixá guardião dos templos, encruzilhadas, passagens, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos. Ogum, orixá do ferro, guerra, fogo, e tecnologia, deus da sobrevivência. Oxóssi, orixá da caça e da fartura.

Upload: daniel-sampaio

Post on 02-Oct-2015

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Afro

TRANSCRIPT

Na mitologia yoruba, orixs (yoruba rs; em espanhol Oricha; em ingls Orisha) so ancestrais divinizados africanos que correspondem a pontos de fora da Natureza e os seus arqutipos esto relacionados s manifestaes dessas foras

Namitologia yoruba,orixs(yorubars; emespanholOricha; eminglsOrisha) so ancestrais divinizados africanos que correspondem a pontos de fora daNaturezae os seus arqutipos esto relacionados s manifestaes dessas foras. As caractersticas de cada Orix aproxima-os dos seres humanos, pois eles manifestam-se atravs de emoes como ns. Sentem raiva, cimes, amam em excesso, so passionais. Cadaorixtem ainda o seu sistema simblico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaos fsicos e at horrios. Como resultado dosincretismoque se deu durante o perodo da escravatura, cadaorixfoi tambm associado a um santo catlico, devido imposio docatolicismoaos negros. Para manterem os seus Orixs vivos, viram-se obrigados a disfar-los na roupagem dos santos catlicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.1ndice

[esconder] 1Histria 2frica 3Brasil 4Bibliografia 5Ligao externa 6Ver tambm 7RefernciasHistria[editar|editar cdigo-fonte]Na mitologia, h meno de 600 orixs primrios, divididos em duas classes, os 400 dos Irun Imole e os 200 Igb Imole, sendo os primeiros doOrun("cu") e os segundos daAiye("Terra").

Esto divididos em orixs da classe dos Irun Imole, e dosEborada classe dos Igb Imole, e destes surgem os orixs Funfun (brancos, que vestem branco, comoOxaleOrunmil), e os orixs Dudu (pretos, que vestem outras cores, comoObaluayeXang).

Exu, orix guardio dos templos, encruzilhadas, passagens, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos orculos.

Ogum, orix do ferro, guerra, fogo, e tecnologia, deus da sobrevivncia.

Oxssi, orix da caa e da fartura.

Loguned, orix jovem da caa e da pesca.

Xang, orix do fogo e trovo, protetor da justia.

Ayr, usa branco, tem profundas ligaes comOxale comXang.

Obaluaiy, orix das doenas epidrmicas e pragas, orix da cura.

Oxumar, orix da chuva e do arco-ris, o dono das Cobras e das transformaes.

Ossaim, orix dasFolhas sagradas, conhece o segredo de todas elas. Junto com Oxssi, protege as matas e os animais.

OyouIans, orix feminino dos ventos, relmpagos e tempestades. Tambm a orix das paixes.

Oxum, orix feminino dos rios, do ouro, deusa das riquezas materias e espirituais, dona do amor e da beleza, protege bebs e recm-nascidos.

Iemanj, orix feminino dos mares e limpeza, me de muitos orixs. Dona da fertilidade feminina e do psicolgico dos seres humanos.

Nan, orix feminino dos pntanos e da morte. Protege idosos e desabrigados. Tambm dona da chuva e da lama. me de Obaluai e junto com ele, dona das doenas cancergenas. Mais velha orix do panteo africano.

Yew, orix feminino do Rio Yewa. Protetora das moas virgens e dona da vidncia.

Ob, orix feminino do Rio Oba. Dona da guerra e das guas.

Axab, orix feminino e pouco conhecido, da famlia de Xang.

Ibeji, orixs crianas, so gmeos, e protegem as criancinhas.

Irco, orix da rvore sagrada, (gameleira brancano Brasil).

Egungun, Ancestral cultuado aps a morte em Casas separadas dos Orixs.

Iyami-Aj, a sacralizao da figura materna, a grande me feiticeira.

Omolu, Orix da transformao.

Onil, orix do culto de Egungun.

Onil, orix que carrega um saco nas costas e se apia num cajado.

Oxal, orix do Branco, da Paz, da F.

OrixaNlouObatal, o mais respeitado, o pai de quase todos orixs, criador do mundo e dos corpos humanos.

IfouOrunmila-Ifa, If o porta-voz de Orunmila, orix da adivinhao e do destino, ligado aoMerindilogun.

Odudua, orix tambm tido como criador do mundo, pai de Oranian e dos yoruba.

Oranian, orix filho mais novo de Odudua.

Baiani, orix tambm chamadoDad Ajak.

Olokun, orix divindade do mar.

Oloss, orix feminino dos lagos e lagoas.

Oxalufan, qualidade de Oxal velho e sbio.

Oxaguian, qualidade de Oxal jovem e guerreiro.

Orix Oko, orix da agricultura.

frica[editar|editar cdigo-fonte]Nafricacada orix estava ligado a uma cidade ou a uma nao inteira; tratava-se de uma srie de cultos regionais ou nacionais.

Sng emOyo, Yemoja na regio deEgb, Iyewa emEgbado, Ogn emEkitieOndo, sun emIlesa,OsogboeIjebu Ode, Erinl emIlobu, Lgunnde emIlesa, Otin emInisa, Osl-Obtl emIf, Oslfon emIfone sgiyan emEjigbo.

A realizao das cerimnias de adorao ao rs assegurada pelos sacerdotes designados para tal em sua tribo ou cidade.