missionários da misericórdia - vicariatonorterj.com.br · além de debater, aprofundar o tema da...

8
Sede Atendimento Rua São Francisco Xavier, 75, na Tijuca - CEP: 20550-010 - Tel.: (21) 2569-6312 / (21) 2568-8374 E-mail: [email protected] / [email protected] - Site: www.vicariatonorterj.com.br Vigário Episcopal: 3ª-feira de 14h às 18h e as 6ª-feira de 9h às 12h Secretaria: 2ª-feira a 6-feira, de 8h às 12h e de 13h30 às 18h Expediente Vicariato Norte [email protected] Tradicionalmente, no mês de outubro, a Santa Igreja se dedica a rezar e fazer memória aos missionários, que espalhados por todos os recantos do mundo mantem acesa a chama da fé e da esperança. Entretanto, neste ano, o compromisso é maior e nos motiva a agir ainda mais com misericórdia e compaixão por aqueles que precisam. Pelo batismo, somos todos chamados a ir em missão e abraçar o compromisso de caminharmos ao encontro do próximo, levando amor, conforto e muitas vezes dignidade. Que a exemplo do maior missionário que caminhou nesta terra, Cristo Jesus, possamos nós responder a esse apelo do Senhor e colocar nossos corações a serviço do irmão! Missionários da Misericórdia

Upload: halien

Post on 16-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Missionários da Misericórdia - vicariatonorterj.com.br · Além de debater, aprofundar o tema da CF, a jornada debateu o papel central da educação ambiental para a formação

Sede

Atendimento

Rua São Francisco Xavier, 75, na Tijuca - CEP: 20550-010 - Tel.: (21) 2569-6312 / (21) 2568-8374E-mail: [email protected] / [email protected] - Site: www.vicariatonorterj.com.br

Vigário Episcopal: 3ª-feira de 14h às 18h e as 6ª-feira de 9h às 12hSecretaria: 2ª-feira a 6-feira, de 8h às 12h e de 13h30 às 18h

Expediente Vicariato Norte

[email protected]

Tradicionalmente, no mês de outubro, a Santa Igreja se dedica a rezar e

fazer memória aos missionários, que espalhados por todos os recantos do mundo

mantem acesa a chama da fé e da esperança.

Entretanto, neste ano, o compromisso é maior e nos motiva a agir ainda

mais com misericórdia e compaixão por aqueles que precisam.

Pelo batismo, somos todos chamados a ir em missão e abraçar o

compromisso de caminharmos ao encontro do próximo, levando amor, conforto e

muitas vezes dignidade.

Que a exemplo do maior missionário que caminhou nesta terra, Cristo

Jesus, possamos nós responder a esse apelo do Senhor e colocar nossos corações a

serviço do irmão!

Missionários da Misericórdia

Page 2: Missionários da Misericórdia - vicariatonorterj.com.br · Além de debater, aprofundar o tema da CF, a jornada debateu o papel central da educação ambiental para a formação

Somos Igreja para Servir e Amar

A Igreja é, por natureza, Missionária (Cf. AG, n.2). Sua missão evangelizadora, iniciada no dia de Pentecostes, foi sempre impregnada de um profundo dinamismo missionário. A exigência de um novo espírito missionário tornou-se cada vez mais aguda. A Igreja se vê interpelada e convidada a ser no meio do mundo um sinal transparente e esperançoso de salvação universal em Cristo. É possuir em nossas ações o mesmo sentimento de Jesus “ao ver as multidões, encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor” (Mt 9,36), ou seja, uma

experiência do bom pastor. E esse sentimento puro e verdadeiro nasce de uma vida de oração que brota da fé e de uma vivência cristã que nos encaminha assumir uma opção radicada na missão. De fato, amados filhos e filhas, a vivência missionária pertence à entranha da vida cristã, como nos exorta o papa Paulo VI na Evangelii Nuntiandi: “mais do que um direito, é um dever do evangelizador. E é também um direito dos homens seus irmãos o receber dele o anúncio da Boa Nova da Salvação...” (EN, n. 80). Ser missionário é um convite de Deus para cooperar com o seu plano de salvação universal.

Ser missionário é propagar a misericórdia de Deus. E misericórdia não é simplesmente dizer palavras de comiseração e perdão. É, efetivamente, a prática de fazer o bem ao semelhante, a partir de quem mais precisa. Às vezes as pessoas precisam mais do carinho, do cuidado, da atenção, da compreensão, da amizade e do aconchego do que da ajuda material. Esta também é necessária, mas acompanhada do amor e manifestação de fraternidade. Muitas vezes pessoas de determinados encargos até fazem sua obrigação de atender as outras, mas com a expressão facial carrancuda e manifestação de desagrado e mau atendimento. O texto bíblico lembra: “Quem olha com doçura obterá misericórdia” (Provérbios 12,13). Quem é misericordioso é o próprio beneficiário quando faz do ato de misericórdia um ato de amor ao próximo!

Missão significa envio. O missionário é alguém enviado como portador de um encargo importante. Até a um tempo atrás a figura do missionário era mais ligada àquele que – normalmente religioso ou sacerdote – era enviado a terras distantes, onde Jesus Cristo não era conhecido; a continentes não cristãos, como a Ásia ou a África para ali plantar a fecunda semente da cruz do Senhor Jesus.

Hoje é muito claro para a Igreja que missionários somos todos, pelo simples fato de sermos batizados e inseridos no mistério pascal de Jesus Cristo. Somos missionários porque somos servidores da única missão, que é a de Jesus Cristo. E esta missão consiste em “anunciar aos pobres a Boa nova, devolver a vista aos cegos, fazer os coxos andarem e trazer a libertação aos cativos e proclamar um Ano da Graça do Senhor” (cf. Lc 4, 16-21). Portanto, todo lugar, não só a Ásia ou a África; não apenas as latitudes longínquas são terra de missão onde os cristãos são chamados a ir sem bordão nem alforje, carregando apenas a Palavra do Senhor a semear a boa semente do seu Evangelho de amor, justiça e paz.

Que neste mês dedicado às Missões, possamos renovar, através da participação ativa, consciente e plena de nossas ações paroquias, o desejo de “estar” com o Senhor. Uma vez feita esta experiência, apaixonados por sua causa e transbordante de amor, levarmos todos ao Seu verdadeiro encontro.

Incentive na sua paróquia a criação da COMIPA (Comissão Missionária Paroquial), será um grande gesto concreto neste mês.

Com minha bênção,Pe. Claudio Santos

Vigário Episcopal

2

Page 3: Missionários da Misericórdia - vicariatonorterj.com.br · Além de debater, aprofundar o tema da CF, a jornada debateu o papel central da educação ambiental para a formação

3

Corações em festa

Neste ano Santo da Misericórdia, celebramos com alegria os 80 anos de Missão e Evangelização da Paróquia dos Sagrados Corações. Somos chamados a olhar a missão como uma grande e imensa obra de Misericórdia quer espiritual quer material.

Todos somos convidados a “sair” como discípulos missionários, e por os talentos, a criatividade, a sabedoria e experiência de cada um de nós para levar a mensagem da Ternura e Compaixão de Deus a todas as famílias.

Outubro que é o mês das missões, é a oportunidade para agradecermos e bendizemos a Deus pelos nossos irmãos padres e leigos dos Sagrados Corações que doaram a sua vida respondendo ao chamado de Jesus (Ide e evangelizai a todas as nações). Pelo batismo que outrora recebemos, somos chamados também hoje a responder com atitudes concretas e atuais, o convite: “Fazei todos discípulos meus”.

Cuidar da casa comum é a nossa missão. Este é o tema escolhido para a Campanha Missionária em 2016. O lema é extraído do livro do Gênesis e revela admiração do Criador pela criação, “Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1,31). A temática retoma a Campanha da Fraternidade ecumênica deste ano e amplia nosso horizonte para missão em todos os continentes.

“O Papa Francisco adverte que a existência humana se baseia sobre três relações intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a Terra (LS.66). Em nossa Casa Comum, tudo está interligado e unido por laços invisíveis como, a única família universal; E nós recebemos de Deus a missão de cuidar dessa relação: Isto tem a ver com a missão da Igreja”

Cada povo e cultura têm direito de receber a mensagem de salvação que é dom de Deus. E a necessidade dela redobra se considerarmos quantas injustiças, guerras, crises humanitárias, aguardam hoje por uma solução.

Os Missionários sabem por experiência que o Evangelho do Perdão e da Misericórdia pode levar alegria e reconciliação, justiça e Paz.

Ao celebrarmos os 80 anos da nossa Paróquia dos Sagrados Corações, nós somos agradecidos a todos que conosco contribuíram e construíram esta comunidade para Viver, Anunciar e Contemplar o Amor Misericordioso de Deus.

Parabéns! Felicidades a todos nós!Aos Sagrados Corações! Toda Honra e Toda Glória!

Pe. Geraldo Abílio Ribeiro, ss.cc.

Pároco

A Paróquia dos Sagrados Corações, na Tijuca, se prepara para celebrar uma data importante na história da comunidade: 80 anos de fundação. Por ocasião desta data, o NorteCom convidou o pároco local para partilhar as alegrias e

emoções deste marcante jubileu.

Page 4: Missionários da Misericórdia - vicariatonorterj.com.br · Além de debater, aprofundar o tema da CF, a jornada debateu o papel central da educação ambiental para a formação

4

Aprofundando os debates acerca do tema da Campanha da Fraternidade deste ano que tem como tema "Casa Comum, nossa responsabilidade" e o lema "Quero ver o direito brotar com fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Am 5,24), os vicariatos Norte e Urbano se uniram pela primeira vez no último dia 24 de setembro, na Paróquia São José e Nossa Senhora das Dores, no Vicariato Norte, para a realização de um evento comum para debater o tema.

As jornadas são fruto de uma parceria da Arquidiocese do Rio de Janeiro com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Além de debater, aprofundar o tema da CF, a jornada debateu o papel central da educação ambiental para a formação de valores na sociedade considerando questões como sustentabilidade do planeta, as políticas vigentes e aumento da pobreza decorrentes dos graves problemas ambientais enfrentados em todo o mundo. Outro objetivo é estimular que as comunidades possam criar núcleos da Pastoral da Ecologia nas paróquias da arquidiocese.

A programação do evento contou ainda com palestras e orientações dadas pelos representantes das pastorais do meio ambiente, da criança e de favelas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, além de oficinas de artesanato e de coleta de óleo de cozinha que ajuda na redução dos impactos ambientais e sustentabilidade a partir da realidade da experiência das paróquias e comunidades.

A próxima jornada ambiental será no Vicariato Sul, dia 22 de outubro, das 12 às 16 horas, na Paróquia Santa Terezinha, Botafogo, ao lado do Shopping Rio Sul. Mais informações, entre em contato pelo correio eletrônico: [email protected]

Vicariatos se unem para promover jornada ambiental

Os zelados e zeladores do Movimento da Mãe Rainha organizarão, nos dias 4 e 5 de novembro, uma romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

O primeiro embarque será realizado, às 13h30, na Paróquia Santo Afonso, na Tijuca, e posteriormente, na Praça Amambai, no Engenho de Dentro.

Para garantir a vaga, basta enviar o nome completo, número do RG e CPF para o e-mail [email protected]. O valor da passagem é de R$ 260 e será preciso a participação de 30 pessoas para a realização da peregrinação. Participe!

Zeladores de Schoenstatt promovemperegrinação a Aparecida do Norte

Page 5: Missionários da Misericórdia - vicariatonorterj.com.br · Além de debater, aprofundar o tema da CF, a jornada debateu o papel central da educação ambiental para a formação

5

No ano da Misericórdia e aproveitando o mês de setembro, dedicado à Bíblia, a catequese do Vicariato Norte realizou, no dia 17 de setembro, uma feira especial expondo trabalhos confeccionados pelas crianças das diversas paróquias.

O evento aconteceu no Instituto Francisca Paula de Jesus, no bairro do Cachambi, e contou com a presença de sacerdotes, catequistas e familiares dos pequenos.

Além de conferir as tradicionais maquetes, os visitantes puderam participar de jogos interativos, todos voltados para a temática da misericórdia.

Segundo as organizadoras, Eline Faria e Mariana Nunes, coordenadoras da Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes, o objetivo principal foi simbolizar as passagens bíblicas, coroando o mês da Bíblia.

“Foi um momento de muita integração das crianças com as catequistas que apresentaram um bonito trabalho para as comunidades do vicariato”, resumiu Mariana.

Catequese promove feirabíblica sobre misericórdia

Page 6: Missionários da Misericórdia - vicariatonorterj.com.br · Além de debater, aprofundar o tema da CF, a jornada debateu o papel central da educação ambiental para a formação

6

Como acontece tradicionalmente todos os anos, os membros dos Círculos Bíblicos do Vicariato Norte realizaram, no dia 3 de setembro, a assembleia do movimento.

O encontro foi realizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Novo, e teve como tema os escritos do profeta Miquéias, texto bíblico indicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, para o Mês da Bíblia.

Além de representantes das paróquias, o evento contou com a presença do vigário episcopal do Vicariato Norte, Pe. Cláudio dos Santos, e do palestrante, o teólogo José Luiz Negri.

Círculos Bíblicos reunidos em assembleia

Qual paróquia não conta com secretários apoiando no atendimento e na organização do dia a dia da comunidade? Nenhuma! No mês de setembro, nossas homenagens foram para essas pessoas, que muito mais que um trabalho fazem de seu atendimento uma missão e são incansáveis na dedicação pelo bem paroquial.

No último dia 22, os secretários das paróquias do Vicariato Norte participaram de um dia de confraternização na Casa de Retiro Nossa Senhora do Carmo, em Bacaxá, na Região dos Lagos.

Entre momentos de oração e recreação, os colaboradores tiveram a oportunidade de vivenciar um saudável momento de descontração e partilha.

O NorteCom parabeniza a todos, em especial, os secretários vicarial Rosa Passos e Adson Apolinário.

Merecida homenagem

Page 7: Missionários da Misericórdia - vicariatonorterj.com.br · Além de debater, aprofundar o tema da CF, a jornada debateu o papel central da educação ambiental para a formação

O NorteCom parabeniza os clérigos que no mês de outubro celebram aniversário natalício e de ordenação sacerdotal.

Aniversário de Nascimento

Aniversário de Ordenação

7

Fr. Emerson Carlos Silva

Pe. José Luciano Jacques Penido

Pe. Carlos Antonio Pereira

Pe. Fábio Luiz de Souza

Pe. Mauro de Almeida

Diac. Celso Luiz da Hora Couto

Pe. Mário Prigol

Pe. Ricardo Pereira Calvo

Capela São Sebastião

Santo Afonso

Basílica Imaculado Coração de Maria

Nossa Senhora de Salette

Capela São Pedro, Príncipe dos Apóstolos

Nossa Senhora da Consolação e Correia

Santo Afonso

Basílica Imaculado Coração de Maria

15

18

29

01

04

15

28

28

Page 8: Missionários da Misericórdia - vicariatonorterj.com.br · Além de debater, aprofundar o tema da CF, a jornada debateu o papel central da educação ambiental para a formação

P róx imo às ce l eb rações de

encerramento do Ano da Misericórdia, que

acontecerá na solenidade de Cristo Rei, em 20 de

novembro, vamos recordar aquela que foi

escolhida por Deus para divulgar o rio de

Misericórdia que brota do Coração de Jesus.

Santa Maria Faustina Kowalska

nasceu na Polônia Central, na aldeia de Glogowiec,

no dia 25 de março de 1905. Camponesa, de

família numerosa e de sólida formação cristã,

recebeu no Batismo o nome de Helena.

Jovem ainda, sentiu o chamado à vida consagrada. Aos dezesseis anos, deixando

a casa dos pais, seguiu para a cidade de Varsóvia, onde começou a trabalhar como doméstica.

E foi lá que, através da oração, amadureceu sua vocação religiosa.

A princípio, seus pais não queriam que seguisse esse caminho. Entretanto, numa

tarde de 1924, ela teve uma visão de Jesus Cristo flagelado, que lhe dizia: Até quando te

aguentarei? Até quando me serás infiel?

Assim, em 1925, ingressou na Congregação das Irmãs da Bem-Aventurada

Virgem Maria da Misericórdia, adotando o nome de Maria Faustina, ao qual ela acrescentou:

“do Santíssimo Sacramento”, tendo em vista seu grande amor a Jesus presente no Sacrário.

Trabalhou em diversas casas da congregação. Amante do sacrifício, sempre obediente às suas

superioras, trabalhou na cozinha, no quintal, na portaria, sempre alegre, serena, humilde,

submissa à vontade de Deus.

Com frequência, era acometida por visões e revelações, até que seu confessor e

diretor espiritual lhe sugeriu anotar tudo. Assim, em 1934, ela começou a escrever um diário,

intitulado “A Divina Misericórdia em minha alma”.

Em seu diário, irmã Faustina escreveu que à perfeição chegamos através da união

íntima da alma com Deus e não por meio de graças, revelações ou êxtases.

Santa Faustina sofreu muito por causa da tuberculose que a atacou e, no dia 5 de

outubro de 1938, com 33 anos de idade, faleceu. Santa Faustina foi beatificada em 18 de abril

de 1993 pelo então Papa João Paulo II e foi proclamada santa em 30 de abril de 2000 pelo

mesmo Sumo Pontífice.

Bispo Animador: Dom Luiz Henrique da Silva BritoVigário Episcopal: Pe. Claudio dos SantosEditor: Igor MarquesRevisão ortográfica: Maria Célia Mello (Paróquia Sangue de Cristo) Edição: Marco Santos (Paróquia Nossa Senhora da Luz)Equipe: Alba Moraes, Eurídes Silva, Igor Marques, Marcelo Félix, Maria Alice Pereira, Paula Alberigi, Rodrigo Tiradentes, Rosanea Rangel, Sandra Santos, Sônia Oliveira, Valério Motta e Zaira Lima.

Expediente NorteCom

Santa Faustina5 de outubro

8