missiologia - gráfico história do cristianismo

18
Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 1 - (informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

Upload: ipi-pirajui

Post on 02-Mar-2016

79 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 1/18

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 2/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 2 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

Início – ?-1876 a.C.

•  TecnologiaA roda é inventada cedo, e existem evidências (antes de 4000 a.C.) de cerâmica e métodos agrícolas. O cobre éusado no Oriente Médio antes de 3000 a.C., e depois, o bronze. Faraós constroem pirâmides nos anos 2000 a.C., eos egípcios desenvolvem técnicas de mumificação. No Egito, Babilônia, Índia, e China, astrônomos estudam asestrelas. O povo escreve em tábuas de barro, enquanto os egípcios fazem papiros de canas. Sistemas numéricos

são desenvolvidos, alguns em base 6 ou 12, assim como geometria básica e maneiras de marcar tempo.•  Poder Mundial

Governantes chegam ao e caem do poder em áreas locais, mas ninguém planeja dominação mundial. Na maiorparte, eles não sabem muito sobre o mundo além de suas fronteiras. A civilização tem berço no Mediterrâneo(Egito, Creta, Grécia), no Crescente Fértil (Sumérios, Acadios), e no vale do Indo.

•  CulturaA escrita primitiva é em forma de figuras. Os Egípcios começam a ter figuras representando sons. Cuneiforme é umsistema de formas em cunha que representam sílabas, e era usado no Oriente Médio naquela época. O uso depotes, vasos e cerâmica é primeiramente prático, mas começa a demonstrar algumas características decorativas. Amaioria dos artesanatos aparece relacionado à religiosidade—templos e objetos sagrados.

•  Religião e FilosofiaAs religiões mais primitivas são locais, baseadas na natureza, e com vários deuses. Nos anos 2000 a.C. o Egito

segue o culto Ísis-Osíris, com um tema de morte e ressurreição relacionado à inundação anual do Nilo. Em Ur, porvolta do tempo em que Abraão viveu ali, são achadas as primeiras tentativas de um código de lei. Stonehenge éconstruído na Inglaterra como um centro de adoração.

•  Além do Oriente MédioNas Américas, Sul da África, e Norte da Europa, as civilizações são ainda bastante primitivas.

Da Escravidão à Colonização – 1876-1375 a.C.•  Tecnologia

Armas e ferramentas são de bronze. Carruagens estão mudando a arte da guerra. Templos, túmulos, emonumentos estão sendo construídos com sofisticação crescente. Matemáticos estão engatinhando em algunsprincípios básicos da geometria. Alguns procedimentos médicos e cirúrgicos estão sendo usados. Egípcios medem otempo pelo sol e inventam o relógio.

•  Poder MundialA tribo dos “Hicsos” invade o Egito e rege por quase um século (1655–1570 a.C.) até que o Faraó Amasis estabeleceo Novo Reino. (Ele é possivelmente o “novo rei” que “não sabia nada sobre José”—Êxodo 1:8.) Hititas prosperamna Ásia Menor e conquistam o leste da Babilônia. Tutmose III (1504–1450 a.C.) expande o Império Egípcio atéCanaã, Síria, e Sudão.

•  CulturaO rei Hamurabi (1792–1750 a.C.) estabelece leis na Babilônia. O povo em todo o Oriente Médio está usando aescrita acadiana cuneiforme para recibos de venda. Os egípcios começam a tornar sua linguagem de figuras em umalfabeto, enquanto na Grécia e Creta eles estão escrevendo símbolos que começam a parecer letras (B Linear).

•  Religião e FilosofiaDeuses da natureza local são comuns. O Egito brinca com o monoteísmo sob Aquenaton, mas logo traz de voltaseus múltiplos deuses touro, bezerro, cobra, e rio para se juntar ao deus do sol. Mitos hindus estão se

desenvolvendo.•  Além do Oriente Médio

A dinastia Shang centraliza o poder na China e começa um período de avanço tecnológico e cultural. Tribos arianasse alastram pela Índia. A civilização Olmec se enraíza ao redor do Golfo do México.

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 3/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 3 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 4/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 4 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

Juízes e Reis – 1375-930 a.C.•  Tecnologia

Algumas Culturas estão desenvolvendo armas e ferramentas feitas de ferro, que é mais forte que o bronze,previamente usado. Os filisteus são o Povo do Mar que se firma na costa do Mediterrâneo por volta de 1200 a.C.Negociando pelo mar com outras culturas, eles têm a última tecnologia, enquanto os israelitas (na maioriafazendeiros das áreas interiores) têm pouca tecnologia. Nas histórias bíblicas há descrições da armadura superior e

das carruagens dos filisteus.•  Poder Mundial

Há um vazio no poder mundial, o qual Davi e Salomão preenchem eventualmente. O Egito foi uma força dominanteantes, mas se enfraquece desde a morte de Ramsés II em 1237 a.C. Os previamente poderosos hititas desaparecempor volta de 1200 a.C. Assíria reina, mas depois se torna dormente. As cidade-estado gregas estão fortes nasguerras de Tróia (s.1240–1180), mas os Dórios invadem pelo norte, criando um tipo de Era das Trevas para aGrécia. Os Fenícios negociam por todo o Mediterrâneo, e os arameanos negociam com a Ásia, mas o poder militarpor todo o Oriente Médio não está seguro. Depois que Davi derrota os filisteus, Israel começa a se tornar em umagrande nação, graças à astúcia de Salomão nos negócios e sua política de defesa.

•  CulturaA escrita continua a se desenvolver em vários lugares, enquanto os Fenícios espalham seu sistema de alfabeto portodo o Mediterrâneo. Os Gregos parecem ficar para trás na escrita e outros desenvolvimentos culturais na era dastrevas dórica. Na China, a dinastia Shang introduz a escrita entre as classes mais altas, e o primeiro dicionárioaparece.

•  Religião e FilosofiaOs Gregos montam sua coleção de deuses e deusas nessa época. As batalhas descritas em livros religiosos hindus(especialmente o Mahabharata) estão acontecendo, e o Vedas Hindu (hinos aos deuses) são compostos.

•  Além do Oriente MédioOs fenícios estão criando colônias na Espanha e Norte da África. Na África do Saara, o povo Bantu migra para novasáreas, possivelmente procurando novas fontes de alimento em reação ao crescimento da população. Na Índia, astribos arianas de pele clara invadem o vale do Ganges. Na China, a dinastia autoritária Shang cede para a maisdócil e gentil dinastia Chou. Nas Américas, a cultura Chavín traz ordem aos Andes.

O Reino Dividido – 930-586 a.C.•

  TecnologiaNos anos 900 a.C. os assírios desenvolvem jangadas para seus exércitos cruzarem rios. Nos anos 800 a.C. rodas dedisco são usadas na Europa. Por volta de 700 a.C., os italianos inventam a dentadura. Nos anos 600 a.C., os gregosinventam as colunas dóricas e iônicas. Em 613 a.C. os chineses observam e relatam o que seria mais tardechamado de Cometa Halley. Por volta de 600 a.C., os navegadores fenícios circundam a África.

•  Poder MundialA Assíria é o maior poder no Oriente Médio, com o Egito se opondo de vez em quando. As enfraquecidas Israel eJudá são frequentemente vítimas nessas lutas. É então que os babilônicos se tornam poderosos, conquistando acapital da Assíria em 612 a.C. e varrendo todo o Crescente Fértil. Enquanto isso, os atenienses experimentam aidéia da democracia, e em 753 a.C. é fundada uma pequena vila chamada Roma.

•  CulturaHomero escreve Ilíada e Odisséia nos anos 800 a.C. Os jogos Olímpicos começam na Grécia in 776 a.C. A patinaçãono gelo torna-se popular no norte da Europa. A Babilônia cria escalas musicais de cinco e sete tons. Por volta dosanos 600 a.C. o Aramaico, um idioma sírio, é falado por todo o Oriente Médio.

•  Religião e FilosofiaNa Grécia, Hesíodo registra a mitologia através da escrita. Na Índia, os guias de rituais do Hinduísmo (Brahmanas)começam a ser escritos. Em Delfi, sacerdotes e profetas fazem parte da adoração de Apolo. Em Esparta, Dracoimpõe as leis draconianas, muitas envolvendo a pena de morte. Lao Tsé, o fundador do Taoísmo, nasce (604 a.C.).

•  Além do Oriente MédioOs celtas invadem a Grã-Bretanha por volta de 900 a.C. O sistema indiano de castas se desenvolve por volta de 800a.C. A dinastia Chou começa na China (771 a.C.). O Japão é estabelecido como nação em 660 a.C.

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 5/18

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 6/18

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 7/18

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 8/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 8 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

A Igreja Primitiva – 30-100 d.C.

•  TecnologiaOs romanos constroem. Além do Coliseu em Roma, eles constroem estradas, aquedutos, e prédios públicos portodo o Império. Essas estradas irão ajudar missionários cristãos a espalharem o evangelho.

•  Poder Mundial

As fronteiras do Império Romano estão estáveis, mas a liderança não está. Tibério (14;37 A.D.) é sucedido pelolouco Calígula, que é assassinado em 41 A.D. e sucedido por Cláudio. Cláudio por sua vez é envenenado em 54 A.D.e reposto pelo problemático Nero, que comete suicídio em 68 A.D. . Nero provavelmente começou o incêndio emRoma (64 A.D.) para livrar terras para os seus projetos pessoais, mas ele culpou os cristãos pelo fogaréu e começoua caçá-los. Os judeus se revoltam contra os romanos em 68 A.D., resultando na destruição de Jerusalém em 70A.D. e o último cêrco de Massada em 73 A.D..

•  CulturaCom exceção das poesias de amor de Ovídio, a literatura romana é predominantemente histórica (Lívio, Plínio) ecomédias grosseiras (Plauto). A erupção do Monte Vesúvio em 79 A.D. preserva para historiadores futuros imagensda vida diária em Pompéia durante esse período.

•  Religião e FilosofiaO Judaísmo é ao mesmo tempo admirado e temido em Roma. Cláudio expulsa os judeus da cidade, mas os romanosgeralmente gostam da ética judaica. Religiões tradicionais de várias culturas são aceitas em Roma, mas novas

seitas são ilegais. O cristianismo se encaixa debaixo do judaísmo por um tempo, mas logo após 60 A.D. fica claroque o cristianismo é uma nova fé.

•  Além do Oriente MédioLondres é fundada em 43 A.D. . O Budismo é introduzido na China.

A Igreja no Império Romano Pagão – 100-312 d.C.•  Tecnologia

Em 105 um oficial da corte chinesa inventa o papel, descobrindo que fibras de plantas podem ser cortadas em tirase coladas em folhas, encharcadas em água, e feitas em papel. (Os chineses protegem esse processo secreto tãobem que a fabricação de papel não chega a Europa por outros mil anos.) Os chineses também inventam o carrinhode mão. Enquanto isso, os construtores romanos estão aprendendo sobre cúpulas. O Panteão, uma cúpula de 43,2metros de diâmetro, é completado em 128.

•  Poder MundialO Império Romano domina o mundo ocidental, alcançando sua maior extensão sob o imperador Trajano em 117,quando o império cercou completamente o Mar Mediterrâneo. A autoridade dos imperadores romanos crescedurante esse período. Não só lhes é permitido rejeitarem o Senado, como alguns insistem em ser adorados comodeuses. Imposto como ato de patriotismo, a adoração de imperadores é fora de cogitação para os cristãos, e elessofrem perseguição severa por recusarem-se a fazê-lo. Por volta dos anos 200 há uma desordem crescente noimpério: generais romanos lutando pelo poder entre si; os godos atacando repentinamente o território romano; eos persas capturando a Mesopotâmia e Síria. O imperador Diocleciano toma o poder em 284 e temporariamentereverte a crise mas também faz ilegal a adoração cristã em 303, desencadeando um período de intensaperseguição.

•  CulturaO Império Romano se espalha em muitas terras com muitas culturas. Na maioria dos casos os romanos têm o bomsenso de respeitar os costumes locais ao invés de impor o seu. E assim, as influências gregas espalhadas por

Alexandre são permitidas continuarem, resultando no que é conhecido como a cultura Greco-Romana. Aprosperidade alcança o seu ponto mais alto no Império Romano entre 96 e 180 com “os cinco bons imperadores”(Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio, e Marco Aurélio). Mas os anos seguintes (180–288) enfrentamrepetitivamente ataques bárbaros. A conseqüente escassez de mão de obra e recursos trazem uma criseeconômica.

•  Religião e FilosofiaVárias religiões significativas continuam na Ásia. Os hindus na Índia adoram a muitos deuses e acreditam emreencarnação, sem nenhum fundador, credo, ou uma única escritura. Muitos asiáticos seguem a Buda, que viveu s.563–483 a.C. no norte da Índia e ensinou que para escapar do ciclo sem fim de morte e renascimento as pessoasteriam que se livrar de todos os apegos com as coisas do mundo, assim atingindo o Nirvana. Outros seguem aConfúcio, um chinês contemporâneo de Buda, que não acreditava em adoração a deuses ou em vida pós-morte masdeu um guia para a moralidade e um bom governo. Em adição, o taoísmo é popular na China, tendo como ideal deviver uma vida meditativa simples em conexão com a natureza. O judaísmo é expressivo na Babilônia, Alexandria,

e comunidades em muitas cidades significativas. Uma rebelião final judaica ocorre na Palestina 132–135, a qual osromanos abafam, dispersando os judeus por todo o império. A filosofia popular dos romanos até 200 é oEstoicismo. O filósofo Plotino (205–269/70) promove o Neo-Platonismo, seguindo o pensamento de Platão eensinando que o mundo material é irreal.

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 9/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 9 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

•  Além do Oriente MédioJunto com a Baía de Hudson pequenas casas circulares subterrâneas são construídas. No que é hoje chamado desudeste dos Estados Unidos habitações permanentes na forma de abrigos cupulares e casas de madeira aparecem.As primeiras verdadeiras cidades e estados políticos na América do Sul são desenvolvidas no norte do Peru porvolta de 150. Nos anos 200, os Maias embarcam em um período intelectual e uma renascença artística que dura600 anos. No terceiro século, a cidade de Tiahuanaco (hoje Bolívia) alcança uma população de 45,000. Os

primeiros colonizadores, os Maoris, chegam na Nova Zelândia por volta dos anos 100, provavelmente vindos dasilhas do norte. A Coréia conquista independência da China por volta do ano 150. Em 166 os primeiros mercadoressírios chegam a China, que é devastada por uma praga entre 177 e 184. Por volta de 200, o Japão invade a Coréia,e navegadores da Indonésia colonizam a ilha de Madagascar. Os asiáticos colonizam a Polinésia oriental por voltade 300. Na África do terceiro século, Gana torna-se rica através de negócios, colônias africanas romanas serevoltam (240) e as tribos Bantu se expandem até a África do Sul (260). Após uma revolta judaica na Palestina, osromanos renomeiam Jerusalém Aelia Capitolina em 132 e proíbem judeus de entrarem.

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 10/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 10 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 11/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 11 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

A Era do Império Romano Cristão – 312-800 d.C.

•  TecnologiaO Oriente Distante domina o campo de tecnologia. Por volta do ano 500 os chineses e japoneses inventamestêncils, formas cortadas em um material à prova de tinta através do qual tinta pode ser pintada ou esfregada. Opróximo passo envolve um procedimento de impressão usando blocos de madeira (s. 740). Papel monetário é usadopela primeira vez durante a dinastia Tang na China (618–906). O zero começa a ser usado em 683 na Cambódia e

Indonésia, e um matemático árabe logo o traz para a Europa (“O que é isso?” “Ah, nada!”). Na Pérsia, moinhos devento são usados para moer farinha. Em 674 a marinha bizantina põe fogo na frota árabe esguichando napalmatravés de tubos de bronze. Canetas de pena são vistas na Espanha em 635—penas de ganso são enterradas emareia quente para remover material em excesso, mergulhadas em ácido para endurecê-las, e então afiadas comoinstrumentos de escrita. Um importante avanço na agricultura é o arado de aivecas (s. 600). Puxado por um par debois, pode arar o barro pesado do Norte da Europa.

•  Poder MundialO Império Romano começa forte mas vai se enfraquecendo. Em 320 Constantino, que torna o cristianismo legal,move a capital do Império para o leste, de Roma para Bizâncio, renomeando-a Constantinopla. Isso leva a umadivisão em 395 entre os impérios oriental e ocidental. Em 410 os godos capturam Roma e os hunos avançam a Gaul(hoje a França). Em 476 um chefe germânico depõe o último imperador romano ocidental. O Império RomanoOriental, conhecido como Império Bizantino, continua por outro milênio. O período após a queda do ImpérioRomano Ocidental é conhecido como a Era Medieval. Ferozes tribos bárbaras vagam por toda a Europa, dividindo-a

em vários pequenos reinos. Mas no final do anos 700 os reis francos (Carlos Martel, Pepino o Breve, e Carlos Magno)uniram com sucesso muito da Europa Ocidental—a tempo de lutar contra o florescimento dos exércitosmuçulmanos que haviam varrido o Norte da África e a Espanha.

•  CulturaSob Constantino e o imperador sucessor cristão do Império Romano, a cultura torna-se mais e mais exteriormentecristã. Mas tudo muda com a queda do Império Romano Ocidental em 476. O próximo período é chamado a EraMedieval, sendo seus primeiros anos a Era das Trevas. Destrutivas tribos bárbaras quase acabam com toda acivilização ocidental. Ao mesmo tempo, o Império oriental (Bizantino) desfruta de grande prosperidade. Com odeclínio do Império Romano, a Igreja Católica Romana torna-se a mais poderosa instituição na Europa Ocidental, ea igreja não parece interessada em preservar a arte ou literatura pagã dos gregos ou romanos. Muitas dashabilidades criativas desenvolvidas no mundo antigo são perdidas. Pouquíssimos recebem qualquer educação.

•  Religião e FilosofiaNa Índia o clássico literário Sânscrito produz muitos trabalhos sobre os deuses hindus. Sacerdotes hindus recebem

apoio imperial e monastérios budistas florescem. O budismo penetra no Japão no sexto século e influencia oshinto, a religião indígena japonesa. Seguidores do shinto adoram muitos deuses chamados “kami” que sãoconsiderados a força básica nas montanhas, rios e outros aspectos da natureza. Mais tarde o budismo prospera noTibete enquanto o taoísmo cresce na China. Nascido por volta de 570, Mohammed funda o Islamismo, que significa“render-se.” De acordo com o Islamismo, os profetas de Alá incluem Abraão, Moisés, Davi e Jesus, mas Mohammedé o mais importante. Por volta do ano 750, os muçulmanos conquistam todo o Norte da África e vão até a Espanha,enquanto alcançando até o Afeganistão ao leste. Certamente, o cristianismo é agora a religião do Império Romano,e vários líderes de igrejas estão escrevendo teologia. O maior pensador deles é Agostinho, que escrevebrilhantemente sobre tanto a fé individual como a sociedade cristã.

•  Além do Oriente MédioNos anos 300 os habitantes do nordeste da América do Norte começam a fazer vilas. Pelos anos 500 aqueles quevivem pela costa leste estão cultivando milho e manufaturando cerâmica. A manufatura de cestas se espalha aonorte do México. Pelos anos 550 a cultura pueblo começa no norte de Utah. A agricultura começa no que é hoje oIllinois e Tennessee nos anos 700. No México a cidade de Teotihuacán com sua enorme pirâmide do sol floresceentre 400 e 550. Ao mesmo tempo as civilizações no Equador e Andes central alcançam seus clímaxes. Pelos anos470 a civilização maia domina o sul do México, tendo seu maior desenvolvimento 600–900. Em 350 os hunos, umatribo mongoliana, invade a Índia e a Pérsia, entrando na Rússia em 355. Nos anos 400, Khmer (hoje em dia aCambódia) torna-se uma nação distinta. Os polinésios alcançam as ilhas havaianas nos anos 450. De 624 a 750, osmuçulmanos conquistam todo o território do Afeganistão à Turquia, ao sul do Saara, e atravessando a Espanha. Aárea hoje conhecida como Etiópia e Eritréia floresce por volta dos anos 400 enquanto negócios fluem entre o Egitoe a Índia. Pelos anos 500 negócios começam entre a costa do Mar Vermelho e o interior da África.

O Santo Império Romano – 800-1517 d.C.

•  TecnologiaOs chineses são os pioneiros na impressão de livros (s. 868) e avançam a imprimir com tipo móvel em 1040. A Chinatambém inventa canal locks (983), a bússola magnética (1090), e a pólvora (s. 590). Pelo século 15 a pólvora muda

completamente a natureza das guerras. Enquanto o arco longo é desenvolvido em Gales entre 1250 e 1300, ofuturo é mais explosivo. O canhão é inventado na China (1280), canhões de mão na Europa (1318), e o gatilho naAlemanha (1411). Invenções mais pacíficas incluem rudder (Arábia, 1180), a lente de aumento (Inglaterra, 1200),tinplate (Boêmia, 1250), relógios (Alemanha, 1300), relógios de alarme (Alemanha, 1350), o parafuso (Alemanha,1405), os óculos (Itália, 1286) e lentes concavas (Alemanha, s. 1450)

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 12/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 12 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

•  Poder MundialEm 800 o papa Leo III coroa Carlos Magno como imperador, estabelecendo o Santo Império Romano. Carlos Magnofaz muito para unir a fragmentada Europa, dependendo do sistema feudal para estabelecer seu reino,recompensando os nobres leais (vassalos) em doando a eles bens (fiefs). Mas quando ele morre, seus herdeiros sedesentendem, eventualmente dividindo o império em porções bem similares aos estados modernos da Itália,Alemanha e França. O império dividido não se sai muito bem contra as forças invasoras dos

•  CulturaA Era das Trevas continua até o final de 900 na Europa Ocidental, com a maioria da população analfabeta. Mas aeconomia européia é reavivada no começo dos anos 1000, seguida de avanço marcante na cultura nos anos 1100.Esse período é chamado a Alta Idade Média. O comércio se desenvolve e cidades surgem pelas rotas de negócios. Aclasse dos mercadores e artesãos surge, e associações são organizadas como uma defesa contra práticas injustas denegócios. O aprendizado e as artes são rejuvenescidos enquanto os cristãos buscam novos meios de glorificar aDeus. Dante (1265–1321) escreve a Divina Comédia. Chaucer (1340?–1400) junta os Contos de Canterbury. Giotto(1267?–1337) essencialmente inventa a arte da pintura moderna. Leonardo da Vinci (1452–1519), com seustrabalhos artísticos e invenções, torna-se o protótipo do homem da Renascença. A Renascença (que significa“renascimento”) começa na Itália por volta de 1300 e se espalha lentamente por toda a Europa nos próximos doisséculos. Esse é um movimento intelectual e artístico que tenta redescobrir o melhor da civilização antiga enquantoexplorando novo potencial humano. Enquanto muitos desses trabalhos são religiosos, o foco está passando daautoridade divina à possibilidade humana. E apesar das artes terem atingido novas alturas, a vida comum passa porsufocos, com a brutal Guerra dos Cem Anos entre a Inglaterra e França (1337–1453) e a praga bubônica que matamais de um quarto da população da Europa (1347–1350).

•  Religião e FilosofiaDurante o século 11 os indonésios começam a se converter ao islamismo. Essa religião ganha ainda mais adeptosem 1453 quando o Império Otomano Muçulmano conquista o Império Bizantino Cristão. Na Índia, os hindusconquistam alguns aderentes do budismo. Um líder bengal chamado Caitanya (1485–1533) torna-se tão devoto aodeus hindu Krishna que seus seguidores o consideram uma encarnação desse deus, dando início ao movimento HareKrishna. Na China, o budismo cresce e diminui em popularidade, mas acha nova vida no Japão. Durante a IdadeMédia o mais importante filósofo judeu é Moisés Maimonides, que tenta demonstrar a compatibilidade dastradições de Aristóteles e as judaicas. O grande filósofo muçulmano desse período é Averroës, também um devotoestudante de Aristóteles, crendo na eternidade da matéria mas negando a imortalidade pessoal. Tomás de Aquinoé o líder do pensamento cristão da Idade Média, até que sábios como Wycliffe e Erasmo começam o que gera aReforma.

•  Além do Oriente MédioNa América do Norte central vilas de casas de madeira são construídas e os habitantes pescam, caçam e plantam.Por volta de 1000 os iroquois estão construindo longas casas no que é hoje Nova Iorque e os navajos e apachesestão alcançando o sudoeste da América do Norte. Por volta de 1325 Tenochtitlán (hoje a Cidade do México) éfundada como a capital dos astecas, que dominam o México até 1521. Na América do Sul os incas movem emdireção ao sul onde é hoje o centro do Chile (1438), expandindo bastante as suas fronteiras. Pelos anos 1000 aChina torna-se militarista, capturando Pequim dos mongóis em 1151. Em 1189 Gengis Kan torna-se o líder mongol.Em 1214 ele recaptura Pequim e cria um império que vai do leste do Mar da China ao leste até o Mar Cáspio aooeste. Os chineses rebelam-se em 1325. Em 1401 o Sião ganha controle de toda a península da Malásia. Na Áfricaum império berbere é fundado no Saara ocidental nos anos 800, a dinastia Hausa da Nigéria por volta dos anos 900e o reino do Congo em 1300–1400. Em 1435 os portugueses trazem os primeiros escravos africanos para a Europa.

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 13/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 13 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 14/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 14 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

A Reforma – 1517-1648 d.C.•  Tecnologia

Estudantes de matemática moderna têm de agradecer aos escoceses pela descoberta dos logaritmos em 1594,levando à invenção da régua de cálculo (Inglaterra, 1622) e da calculadora (Alemanha, 1623). A lapiseira já existedesde 1565. Avanços científicos importantes em 1590 incluem o telescópio e o microscópio composto, e em 1592 otermômetro também é inventado. A França faz granadas (1528), enquanto a Inglaterra inventa a máquina de

tricotar (1589). Durante esse período avanços são feitos na conquista dos mares. Uma máscara de mergulho éusada na Espanha em 1528. Na Alemanha, começando em 1569, a projeção de Mercator para mapas permite anavegadores traçar um curso com exatidão em qualquer lugar do mundo. Os holandeses inventam dragas paralimpar barro e mato de canais de água (1589). Em 1624 os ingleses fazem o primeiro submarino.

•  Poder MundialLutas na Europa. Muitas lutas. Nações lutam. Religiões lutam. Velhas rixas são trazidas à tona. Líderes tomampoder e territórios. A Reforma ocorre em meio a esse conturbado caldeirão político. O imperador Carlos V do SantoImpério Romano luta com o rei Francisco I da França pelo controle da Europa entre 1521 e 1559, além de ter quecontender com os nobres germanos que Lutero está agitando. A Reforma está despertando noções deindependência, enquanto o povo por toda a Europa joga fora o jugo de líderes opressivos. Pelo final da Guerra dosTrinta Anos (1618–1648), o mapa da Europa é completamente redesenhado.

•  CulturaA Renascença e a Reforma se desenvolvem lado a lado nos anos 1500, ambos enfatizando liberdade individual.Erasmo, Michelângelo, Shakespeare e muitos outros criam obras-primas em escolaridade, arte, e literatura. Oespírito da era é o prazer das coisas boas da vida—iguarias culinárias, roupas e decoração—ao menos para aquelesque têm recursos para isso. Os padrões de vida sobem com o crescimento do comércio, com os mercados europeusconseguindo mercadorias e matéria prima de terras distantes. Mas mais uma vez, o melhor da cultura é levadoabaixo pelas realidades da vida comum. A Guerra dos Trinta Anos entre católicos e protestantes (1618–1648) deixaa Alemanha em condições de dar pena. Cidades inteiras e vilas desaparecem.

•  Religião e FilosofiaNa Índia muitos membros das castas mais baixas convertem-se ao islamismo para escapar do sistema de castashindu. O guru Nanak (1467–1539) funda a religião Sikh, ensinando que aqueles que buscam a Deus acharãodivindade neles mesmo. A religião Shinto, com seu âmago ético de lealdade e religiosidade familiar, ganha forçano Japão nos anos 1600 enquanto o Japão torna-se mais isolado. No oeste, a Reforma balança a autoridade daigreja romana. O conceito da “santidade do crente”, significando que cada pessoa pode interagir com Deusindividualmente, muda radicalmente o jeito que as pessoas pensam sobre si mesmas. Um novo humanismo emerge

nas artes e ciências. Na filosofia, o racionalismo se desenvolve, com os pensadores tendo a razão como mais que aexperiência como a fonte de conhecimento. Um deles é René Descartes (1596–1650), considerado por muitos o paida filosofia moderna. Francis Bacon (1561–1626), um filósofo inglês, ajuda a desenvolver o método científico,acreditando que a verdade pode ser descoberta através do pensamento indutivo. Thomas Hobbes (1588–1679), umdiscípulo de Bacon, sugere que tudo que acontece pode ser previsto por meios de leis científicas exatas.

•  Além do Oriente MédioNo começo dos anos 1500 os muçulmanos controlam as rotas terrestres para o Oriente, assim controlando osnegócios entre a Europa e Ásia. Então os europeus começam a fazer comércio pelo mar, estabelecendo colôniaspara apoiar esses negócios. Portugal toma controle do Brasil e estabelece postos de negócios no oeste da África. AEspanha ganha controle de muito da América do Norte e Central. Em 1521 Fernão de Magalhães alcança asFilipinas, levando à conquista desta pela Espanha em 1564. Durante os anos 1600 os holandeses e ingleses tomamposse dos negócios com a Ásia, com os holandeses colonizando a Indonésia e os ingleses a Índia. Em memória desua esposa, o regente muçulmano na Índia, Shah Jahan, constrói o Taj Mahal (1630–1650). Na América do Norte nos

anos 1600, os ingleses e franceses mudam-se para partes do Canadá e exigem seções do que é hoje os E.U.A. Ogrande desastre desse período é um terremoto na província Shansi da China em 1556 no qual é estimado que830,000 pessoas morreram.

A Era da Razão e Avivamento – 1648-1789 d.C.

•  TecnologiaA Inglaterra torna-se o líder tecnológico do mundo com invenções como a junta universal (1660), o megafone(1670), a bomba de vapor (1698), fundição de aço e coque (1709), motores a vapor (1712, 1765, e 1782), ametralhadora (1718), o carrinho de bebê (1733), e a caneta de pena de aço (1769). Os ingleses também fazem astrês contribuições revolucionárias para a indústria têxtil—a lançadeira volante (1733), o filatório (1764), e o tearmecânico (1785)—e três ajudas chaves para a navegação—o octante (1731), o sextante (1757), e o cronômetromarinho (1759). Os franceses, enquanto isso, parecem focar-se em viagens, inventando o ônibus puxado a cavalo(1662), a carruagem a vapor (1769), e em 1783 o balão de ar quente e o pára-quedas. E na América do Norte,

Benjamin Franklin está inventando algo novo quase todo dia. Duas invenções principais seriam: o pára raio (1752) eóculos bifocais (1784). Toda essa nova tecnologia desperta a Revolução Industrial, começando na Inglaterra e logose espalhando pela Europa continental e Américas.

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 15/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 15 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

•  Poder MundialDurante o reinado do rei Luís XIV (1643–1715), a França torna-se o poder predominante da Europa. A Alemanhaestá bastante enfraquecida pela Guerra dos Trinta Anos. Na Inglaterra o Parlamento Puritano executa o rei CharlesI e estabelece uma Commonwealth liderada por Oliver Cromwell (1649), mas uma década mais tarde um novoParlamento restaura a monarquia sob Charles II. Esse conflito constante é triangular—puritanos, anglicanos, ecatólicos competindo pelo poder. A Inglaterra começa a colonizar o mundo além no século 17. Isso adiciona à sua

rivalidade com a França. As duas nações brigam em uma série de guerras na Europa, Américas, e Índia, levando aoTratado de Paris (1763). O tratado faz da Inglaterra o maior poder colonizador e marítimo do mundo, enquanto aFrança recebe apenas duas pequenas ilhas da costa das novas terras descobertas. Isso faz os franceses mais quesatisfeitos em emprestar ajuda à Revolução Norte Americana (1775–1783).

•  CulturaA Alemanha leva dois séculos para se recuperar da Guerra dos Trinta Anos (1618–1648). Milhares deixam aAlemanha (e outros países europeus) para irem às Américas, mas os estabelecimentos americanos ainda estãotodos a oitenta quilômetros da costa. Os resquícios do feudalismo ainda são vistos na Europa, e algumas relaçõesde servidão ainda permanecem em todos os países exceto na Inglaterra. Cidades continuam a crescer com ocomércio se intensificando. Pelos anos 1787 a Europa tem oitenta cidades de mais de 10,000 habitantes; Londrestem um milhão de residentes e Paris metade disso. Os ganhos econômicos fazem surgir uma classe média compostade mercadores, artesãos, lojistas, e outros. Essa burguesia é mais forte na Inglaterra e França. John Milton (1608–1674) compõe o seu clássico Paraíso Perdido. Bach (1685–1750) e Mozart (1756–1791) compõem algumas dasmelhores músicas que já foram compostas.

•  Religião e FilosofiaDurante a dinastia Manchu Qing na China (1644–1911), um culto imperial exalta o imperador como o Filho do Céu.O quinto Dalai Lama (1617–1682) reconhece o imperador Qing como uma encarnação de quem “vai ser um buda.”Na Índia governadores muçulmanos militantes alienam muito da população hindu enquanto tentam impor oislamismo por todos os seus alcances. No norte e oeste da África, movimentos de reforma são criados parapurificar o islamismo. No Ocidente, esse período é conhecido como a Era da Razão. O seu mais importante filósofo,Jean-Jacques Rousseau (1712–1778), crê que apesar da sociedade corromper os indivíduos, as leis devem expressara vontade geral do povo. O filósofo escocês David Hume (1711–1776) diz que todo pensamento e conhecimento ébaseado em experiências sensoriais. O pensador alemão Immanuel Kant (1724–1804) torna-se o mais influentedessa era, argumentando que por Deus transcender a experiência humana, sua existência não pode ser provada oudesaprovada através da razão.

•  Além do Oriente Médio

A população está decrescendo na África porque muitos estão sendo vendidos como escravos. Em 1652 a CompanhiaHolandesa das Índias Orientais funda a Cidade do Cabo para fornecer navios em rota para o Oriente. Logo oscolonizadores holandeses vão chegando em grandes números e vão colonizando progressivamente o continente. Em1788 Serra Leoa é estabelecida como uma colônia para africanos que escaparam da escravidão ou serviram noexército britânico. As guerras russo-turcas começam em 1676 e continuam por um século. O Império TurcoOtomano enfraquece e a Rússia expande. A China ganha controle de Taiwan por volta de 1700. Um negócio inglêsestabelece a cidade de Calcutá na Índia em 1690, mas ela é capturada por um exército indígena Bengali em 1756.Presos no famoso Buraco Negro de Calcutá, muitos prisioneiros britânicos morrem. Em 1788 a colônia britânicaAustrália começa com onze navios de prisioneiros sendo enviados para lá para aliviar as superlotadas prisõesinglesas.

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 16/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 16 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 17/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 17 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

Era de Missões e Denominações – 1789-1914 d.C.•  Tecnologia

A Revolução Industrial que começou na Inglaterra nos anos 1700 espalha primeiro até a França, Alemanha, e osE.U.A., e então para o mundo. O desenvolvimento de energia a vapor e hidráulica leva à produção em massa e aocrescimento de fábricas. Mais tarde, a gasolina e outros combustíveis derivados de fósseis fornecem energia àsmáquinas. Partes trocáveis. Essa é a chave para a produção em massa nessa nova era. No início dos anos 1900

Henry Ford domina essa idéia e começa a montar carros numa linha de montagem móvel. Em meados dos anos1800 a Revolução Industrial faz com que as pessoas em muitas partes do mundo mudem sua maneira de viver. Aspessoas se mudam do interior para as cidades, trabalhando em fábricas ao invés de fazendas. Novas estradas eferrovias fazem as viagens e o transporte de mercadorias ficarem mais fácil.

•  Poder MundialA Revolução Francesa cria caos enquanto milhares são guilhotinados. Em 1800 Napoleão Bonaparte chega à cena,restaurando a ordem à França, conquistando o Santo Império Romano pelo ano 1806 e controlando virtualmentetoda a Europa exceto a Inglaterra até 1808. Mas o sem sucesso ataque de Napoleão à Rússia em 1812 é o começode seu fim. Sua derrota final ocorre na Batalha de Waterloo perto de Bruxelas em 1815. Seguindo a derrota deNapoleão, o Congresso de Viena desenha as fronteiras das nações para servir seus governantes ao invés de seuscidadãos, frequentemente dividindo as nacionalidades entre países diferentes. (Essas imprudentes divisõescontinuarão a causar conflitos em gerações porvir.) Durante os 1800, a Grã-Bretanha, França, e Alemanhaespalham seus impérios coloniais pelo mundo. A Bélgica, Holanda, e Portugal também têm colônias importantes.

Os Estados Unidos (com a ajuda francesa) ganha a luta com a Grã-Bretanha na guerra de 1812 e é forte o suficienteaté 1823 para abraçar a Doutrina Monroe, protegendo as nações independentes da América Latina dos poderescolonizadores da Europa. Nos anos 1800 os E.U.A. expandem ao oeste, exigindo toda a terra da Califórnia como oseu “destino manifesto.” o Norte e Sul batalham na Guerra Civil, mas a nação emerge intacta, e quando chega oséculo 20 é quase tão forte como as nações européias. Bismarck une o Império Alemão em 1871, com a Alemanha eFrança possuindo os exércitos mais poderosos de seus dias. Logo eles se encontrarão no campo de batalha.

•  CulturaA Revolução Industrial, que começa na Inglaterra nos anos 1770 e na Europa continental após 1815, mudafundamentalmente o mundo ocidental. A população muda de pequenas vilas para grandes cidades, criando umvasto proletariado urbano de trabalhadores analfabetos ganhando um mínimo e não tendo nenhuma propriedade.Favelas sujas são o resultado, com as massas vivendo em condições horríveis. Sem nenhuma preocupação com obem estar de seus empregados, donos de fábricas oferecem pouco salário para muitas horas. Mulheres e criançasde até 6 anos de idade são contratados em grandes números e explorados implacavelmente. Desemprego em massatorna-se um problema pela primeira vez na história. Muitos europeus buscam uma vida melhor nas Américas. Aindasim a Revolução Industrial estimula a economia, pondo mercadorias nem sequer sonhadas antes nas mãos demuitos. Jornais, automóveis, e filmes tornam-se parte da vida diária, oferecendo todo um novo combinado deinteresses e valores. As artes desse período correm soltas . . . de Beethoven a Wagner até Sousa e ragtime . . . deConstable aos Impressionistas e Picasso . . . de Charles Dickens a Walt Whitman. Estilos clássicos alcançam seuspicos e novos artistas buscam novas avenidas, ás vezes mais populares, ás vezes mais obscuras.

•  Religião e FilosofiaA influência das religiões orientais (especialmente o Budismo) cresce com pesquisadores ocidentais começando aestudá-las. Em 1893 um ascético hindu chamado Vivekananda vai ao parlamento mundial de religiões em Chicago,impressionando a todos com sua espiritualidade. O Japão declara o shinto a religião do estado em 1868 com arestauração imperial. Enquanto o islamismo continua a expandir, o egípcio Rashid Rida (1865–1935) começa omovimento islâmico fundamentalista, rejeitando todas as autoridades exceto o Alcorão. O filósofo G. W. F. Hegel(1770–1831) desenvolve uma teoria da história conhecida como a sua dialética. Isso afeta um outro escritor, KarlMarx, que escreve as teorias que sustentam o sistema político do comunismo. Arthur Schopenauer (1788–1860)

argumenta que nós não experimentamos o mundo como ele é realmente, porque quando o representamos para nósmesmos, nós o mudamos. Outro alemão, Friedrich Nietzsche (1844–1900), afirma que Deus está morto e todo ocomportamento humano é motivado pela sede por poder. Esses três filósofos podem ser desconhecidos para apessoa comum, mas as idéias deles servem como base para movimentos sociais importantes do século vinte.

•  Além do Oriente MédioEm 1790 a “Fome da Caveira” devasta a Índia. Dois anos depois 800,000 morrem da praga no Egito. As GuerrasNapoleônicas na Europa (1803–1815) dão aos países da América do Sul a oportunidade de ganhar independência daEspanha. Em 1903 o Panamá declara sua independência da Colômbia para fazer um tratado com os E.U.A. paraconstruir o Canal do Panamá, que abre em 1914. Em 1897 a China aluga Hong Kong para a Inglaterra por 99 anos. AAustrália recebe poder limitado da Inglaterra para governar a si mesma em 1850. O Japão derrota a China (1894–1895) e Rússia (1904–1905) e anexa a Coréia (1910). Escravos libertos começam a se estabelecer na Libéria em1822. O Egito abre o Canal de Suez em 1869 mas vende o poder de controle para a Inglaterra em 1875. O ImpérioOtomano tenta aniquilar os armênios (1894–1896), matando centenas de milhares, mas as Guerras Balcânicas de1912–1913 acabam virtualmente com a presença otomana na Europa

7/18/2019 Missiologia - Gráfico História Do Cristianismo

http://slidepdf.com/reader/full/missiologia-grafico-historia-do-cristianismo 18/18

Instituto Bíblico Betel Japonês - Curso de História do Movimento Missionário - pág. 18 -

(informações e ilustrações retiradas da Enciclopédia Digital Ilumina)

Época de Conflito e Tecnologia – 1914 d.C.- Presente•  Tecnologia

O uso de eletrônicos explode. O telefone melhora mais e mais, fazendo com que as pessoas se comuniquem decada vez maiores distâncias. Pelos anos 1940 a transmissão por rádio faz possível mandar ondas a quase qualquerlugar do mundo. A televisão vem a seguir. Os primeiros computadores eletrônicos são construídos em 1940 pararesolver problemas matemáticos complexos. Daí então os computadores ficam cada vez mais rápidos, menores, e

os preços mais acessíveis. As últimas duas décadas do milênio têm computadores pessoais como coisas comuns—com a Internet oferecendo comunicação fácil entre todo o planeta. O desenvolvimento do transistor nos anos 1940e o do circuito integrado nos anos 1960 também levam à era espacial—com foguetes pondo satélites em órbita eespaçonaves levando pessoas à lua.

•  Poder MundialA Primeira Guerra Mundial começa em 1914 com a Alemanha, o Império Austro-Húngaro, a Bulgária, e o ImpérioOtomano declarando guerra contra os Aliados (Bélgica, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Japão, Montenegro,Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, e Estados Unidos). Os Aliados vencem, reduzindo o tamanho da Alemanha porum oitavo enquanto tirando do Império Otomano todas as suas terras exceto a Turquia. (E mais uma vez, a divisãodo mapa pós-guerra ignora divisões étnicas chaves, resultando em muito conflito mais tarde.) Ditaduras emergemapós a guerra em muitos países, mais notavelmente na Rússia (comunismo), Itália (fascismo), e Alemanha(nazismo). O militarismo nasce no Japão com a invasão da Manchúria em 1931 e China em 1937. Em 1938, aAlemanha tenta novamente, marchando triunfantemente à Áustria e à Czechoslovakia e Polônia em 1939. Pelo ano

de 1945, os Aliados (liderados pelos E.U.A., Inglaterra, Rússia, e China) vencem a Segunda Guerra Mundial contraas Potências do Eixo (Alemanha, Itália, e Japão). Os E.U.A. e a Rússia emergem como os dois poderes dominantes,travando uma “Guerra Fria” e vivendo em um impasse até a queda do governo comunista da Rússia em 1991.

•  CulturaDuas guerras mundiais afetam drasticamente a cultura do século vinte. A Primeira Guerra Mundial (1914–1918)devasta muito da Europa Ocidental, matando cinco milhões de civis. Além do mais, a influenza espanhola causadezenas de milhões de mortes adicionais. Muitos refugiados tentam voltar às suas casas depois da guerra,descobrindo que suas cidades nem sequer existem mais. Depois da guerra, a Grande Depressão deixa milhões pelomundo sem trabalho e sem casa. Depois da Depressão, outra guerra devasta o mundo. A humanidade nunca viunada como a Segunda Guerra Mundial (1939–1945). O total de mortes incluindo militares e civis é mais de 55milhões, com a Europa Oriental e o Leste Asiático sofrendo as piores perdas. Logo após, milhares de refugiadosemigram para os E.U.A., Canadá, América Latina, e Israel. A última metade do século vinte experimenta umaexplosão na população mundial acompanhada de incríveis avanços em tecnologia, ciência, bens consumíveis,comunicações, e todos os campos de conhecimento. A arte do cinema desperta e, junto com a TV, começa adominar a imaginação popular.

•  Religião e FilosofiaA religião shinto é o fator chave energizante dos japoneses durante a Segunda Guerra. Em 1959 o décimo quartoDalai Lama foge do Tibete por causa da repressão comunista, e pelo ano de 2000 mais de 6% do mundo é budista,sendo esta a religião estatal de cinco nações asiáticas. Até 2000 os hindus representam mais de 13% da populaçãomundial penetrando no ocidente com a meditação transcendental, a yoga e o pensamento Nova Era. O islamismocresce de 12% da população mundial em 1900 para mais de 21% em 2000. Cinco filosofias dominam o século vinte.O positivismo lógico defende que uma afirmação é significativa apenas se ela pode ser verificada através daexperiência sensorial. O existencialismo afirma que as pessoas devem criar seus próprios valores, pois não existempadrões objetivos. A fenomenologia afirma que o propósito da filosofia é descrever fenômenos acuradamente eindependentemente de suposições científicas. O pragmatismo mantém que a verdade de qualquer idéia édeterminada pelo seu efeito. A filosofia analítica é um movimento que tenta resolver problemas filosóficos atravésda análise da linguagem.

•  Além do Oriente MédioApós a Primeira Guerra Mundial os britânicos ocupam a Palestina. A Arábia Saudita é criada como uma nação em1932 e petróleo logo é descoberto ali. Em 1948 Israel torna-se uma nação. Em 1964 a Organização de Liberação daPalestina é fundada. Chiang Kai-shek forma o Governo Nacional Chinês em 1927, mas é enfraquecido pela oposiçãocomunista. Nos anos 1930 a agressão japonesa espelha a alemã quando o Japão invade a Manchúria (1931) e aChina central (1937). Em 1941 o Japão se junta à Alemanha e Itália na Segunda Guerra Mundial e é derrotado em1945 com o derrubar da bomba atômica. Em 1949 os comunistas de Mao tomam a China. A Guerra da Coréia (1950–1953) e a Guerra do Vietnã (1964–1975) focam as atenções dos super poderes em pequenas nações asiáticas. Ogrande lance dessa época é a morte do colonialismo. A Europa era dona de muito do mundo em 1914, mas o mapade 2000 mostra muitas nações independentes. Talvez a mudança mais significativa é vista na África do Sul nos anos1980 e 90, com uma derrubada relativamente pacífica do poder composto da minoria branca.